Minha família veio ao Brasil em 1876 via Hamburgo, Alemanha. Como meu sobrenome é alemão e quando vivi na Alemanha os locais me apresentavam outros Lammel's, nunca houve dúvida quanto nossa origem, mas tudo mudou quando passei a namorar uma garota de Praga que me afirmava que haviam muitos Lammel's nos Sudetos (montanhas da República Tcheca, fronteira com Alemanha e Polônia). No ano em que vivi em Praga, a moça e eu fomos para uma cidadezinha chamada Bulovka e lá encontrei a documentação da minha família com certidão de nascimento de meu tataravô e bisavô (que veio bebê para o Brasil). Se eu não tivesse beijado ela embaixo do grande relógio de Praga, eu não teria ficado na capital tcheca e, claro, jamais aceitaria o seu convite para investigar mais sobre a história da minha família. Imensamente grato aos acidentes da vida. ;) Ah, aliás, eu escrevi um livro sobre isso 'Dia 922, Uma longa história sobre estrada'.
@grasicsc16 ай бұрын
que história bacana!
@gabrielcavadinha6 ай бұрын
Rapaz você é que nem eu. Tem uma cara 100% de brasileiro miscigenado, mas com o passaporte europeu por causa do tataravô que veio da Europa há mais de 100 anos haha
@gabrielcavadinha6 ай бұрын
No meu caso é o bisavô
@henri56316 ай бұрын
@@manolotv1711 gente como vc eu desejo apenas tudo que há de pior nesse mundo. Fudido
@aldolammel6 ай бұрын
@@manolotv1711 busque um psiquiatra antes que possa ser tarde demais. Há muita raiva e problemas de identidade aí hein...
@edamin20236 ай бұрын
Brasil, o melhor país do mundo, o melhor povo do mundo, com mais tipos de problemas que o resto do mundo... Sou descendente de alemães, russos, judeus, libaneses. Sou brasileiro... Já fui para outros países, mas não me iludo, o Brasil, mais do que nunca neste mundo tremulando em conflitos, é o melhor lugar de se viver.
@guariba636 ай бұрын
O Ufanismo de Brazuca é rizível...
@BlueCaliStar1065 ай бұрын
Você disso tudo! O Brasil é o melhor país do mundo apesar dos muitos problemas aqui.
Brasil é um espetáculo. Que tenhamos um país sem tanta desigualdade
@gui36816 ай бұрын
Minha linhagem mistura alemão, italiano e africanos. O Brasil é o centro da diversidade no mundo.
@User356756 ай бұрын
Os colonos alemães trouxeram uma bela cultura e ajudam e sempre ajudaram muito pro desenvolvimento do Brasil. Aqui em São Paulo temos menos colonos alemães e muitos Italianos e Russos, minha familia veio de Gazzo Veronese no norte em 1931 e mudou-se pra São Paulo e hoje nós temos uma São Paulo com essa cultura que os colonos trouxeram muito visível, assim como em todos os lugares onde chegaram os alemães. Um povo simples e de coração inocente, abraço a todos colonos alemães, aos povos Gaucho, Catarinense e do Espírito Santo.
@semiramisgreece12676 ай бұрын
Meus avós paternos vieram da Itália. Mas tudo que sou, tudo que tenho e todo amor que tive, vieram dos meus avós maternos, caboclos brasileiros com muito orgulho. Amo minha raiz brasileira e para mim não tem nenhuma importância sentimental ter esse sangue europeu nas veias. Pois Todo amor, carinho, atenção, hospitalidade e alegria que tive, foram valores aprendidos com esses maravilhosos caboclos descendentes de portugueses, negros e índios.
@doloresribeiro76506 ай бұрын
PARABÉNS ❤❤❤❤❤ EU DA MESMA FORMA. A DIFERENCA NA MINHA VIDA VEIO DOS AVÓS MATERNOS DE ORIGEM INDÍGENA. ❤❤❤❤ OS LEGITIMOS DONOS DA TERRA!!!!!!! DIZIMADOSI POR COLONOS VINDOS DA EUROPA😢
@rosavilarinho56654 ай бұрын
@@doloresribeiro7650, também se dizimavam entre eles e até se comiam uns aos outros! Eram canibais! Os portugueses trouxeram a religião,a cultura e nunca os escravizaram! Lutaram com eles contra certas tribos violentas! Como o Brasil era imenso,era preciso mão de obra em grandes quantidades e como a África vendia escravos,os portugueses foram lá comprar!! Assim como muitos outros! Não foram os portugueses que inventaram a escravidão!
@rosavilarinho56654 ай бұрын
@@doloresribeiro7650,todos esses colonos alemães, Sírios, italianos e sei lá mais o quê, é que puseram o Brasil no estado em que hoje se encontra!!
@rosavilarinho56654 ай бұрын
@@doloresribeiro7650,ah! E mais uma coisinha! Portugal aboliu a escravatura 100 anos antes do Brasil!
@BlueCaliStar1065 ай бұрын
EU DESCENDO DE ALEMÃOS E TENHO MUITO ORGULHOI DISSO! Meus ancestrais alemães, que eram das cidades de Berlim, Wolfsburg e Hanôver, e antes de virem ao Brasil, passaram uma temporada na Espanha, mais precisamente em Madri e Santigado de la Compostela, onde vieram a ter conexões com meus ancestrais espanhóis também. Saíram de lá por causa das péssima políticas, imigração descontrolada e por que queriam investir no agro, e lá as terras e não eram férteis. EU TENHO MUITO ORGULHO DESSA HISTÓRIA DE IMIGRAÇÃO DOS MEUS ANCENTRAIS E SER DESCENDENTE DE ALEMÃO É UM PRIVILÉGIO MUITO GRANDE.
@tambuque6 ай бұрын
É impressionante o apagamento da importância da Imperatriz Dona Leopoldina na nossa história de modo geral e ainda mais no processo de recebimento de imigrantes alemães. É inconcebível nem sequer mencionar que tínhamos uma imperatriz austríaca, que muitos germânicos vieram ao Brasil após a vinda da então princesa ao país e que, inclusive, o nome de São Leopoldo foi dado à colônia por causa dela! Realmente lamentável
@eliseukrauspenhar35506 ай бұрын
É verdade!!!!
@fernandamontes21256 ай бұрын
Uma Princesa que foi muito importante para o Brasil, sofreu muito aqui e é pouco reconhecida.
@LyegePrado6 ай бұрын
Percebi a mesma coisa.
@ricardonascimento94616 ай бұрын
Acho que foi citado, sim, não foi aprofundado mas citaram.
@donramonn126 ай бұрын
Apagamento de quÊ?? ela está na História ai pra quem quiser ver. Simplesmente não tem como um video de KZbin mencionar tudo. Inclusive vc esqueceu de Amélia de Leuchtenberg, segunda esposa de Dom Pedro I. vc está apagando ela também.. kkkkk.
@Angelo-Clara6 ай бұрын
Bom dia! Parabéns pela reportagem, principalmente ao trazer os impactos positivos e também os pontos problematicos do processo imigratório. Sou capixaba e convivi com docendentes de alemães. Aqui na região temos duas cidades formadas em sua maioria por pomerananos: Vila Pavão e Santa Maria de Jetibá. Penso que em uma reportagem futura seria interessante mencionar a colorização que aconteceu longe do eixo "sul-São Paulo"
@marcelorj6 ай бұрын
A DW sempre apresenta vídeos muito informativos, com assuntos interessantes e diferenciados.
@SaiForaCaraPálida6 ай бұрын
DÍVIDA HISTORICA NA SUA CARA !
@encrackens6 ай бұрын
Diferenciado no ponto de não adicionar pontos importantes. Como o plano de embranquecer o Brasil documentado.
@Daniel-xm1mj6 ай бұрын
eu só vejo eles falando de europa
@ednalvalima4136 ай бұрын
Eu vivo bem aqui hoje é nosso presente o passado já foi !
@marcusmartins84426 ай бұрын
@@encrackensse trouxesse só africano,.seria tão bosta quanto a África.
@alessandropenteado6 ай бұрын
Na cidade de Limeira SP assim como as demais cidades da região , os alemães vieram da antiga Prussia Oriental ( hoje Kaliningrado e Polônia) e também da região do Holstein ( pós guerra dos ducados) . Limeira é o berço da imigração privada no Brasil. Os imigrantes de forte tradição Luterana contribuiram muito para o desenvolvimento do interior paulista e do Brasil.
@ellenhl35986 ай бұрын
Meus avós vieram em 1923 e viveram um tempo em Limeira, Fazenda Itapema.
@alessandropenteado6 ай бұрын
@@ellenhl3598 Sim as fazendas históricas como a Itapema, Ibicaba, Quilombo e Morro Azul. Foram os primeiros núcleos migratórios. Inclusive vieram com os alemães , belgas e dos países baixos
@betobrasil3606 ай бұрын
Meus antepassados, vieram da Prússia, região vinícola do Rio Mosel, ou Mosela(?). Em 1829, para São Leopoldo/RS. Em torno de 350 dias a viajem. Dos sete, morreram três, na quarentena.
@SaiForaCaraPálida6 ай бұрын
Ganhando terras e fácil cara pálida 🤡
@betobrasil3606 ай бұрын
@@SaiForaCaraPálida entra para o MST, e pega tuas terras, olho Grande.
@simonespiess33306 ай бұрын
Sou bisneta de alemães, tanto de mãe, quanto de pai. Meus bisavós vieram fugidos da guerra e da fome, sem subsídios para iniciar a vida por aqui, nunca teriam prosperado. Minha avó paterna contava como foi o início.
@anabh14806 ай бұрын
PRIMEIRO OS ALEMÃES E OUTROS POVOS, VIERAM PARA O BRASIL E COMERAM NO PRATO QUE HOJE COSPEM... RESPEITE, PORQUE SE A ALEMANHA ESTIVESSE BOA PARA MORAR NAQUELA ÉPOCA, NENHUM EUROPEU TERIA VINDO PARA CÁ...
@guariba636 ай бұрын
Subsídios recebidos de quem, por favor?
@carlosferreira64206 ай бұрын
@@guariba63eles não receberam subsídios
@zoeirokin6 ай бұрын
Vc esta mentindo. Nao houve subsidio algum para os imigrantes.
@paulojorgefriedrich91756 ай бұрын
meus ancestrais tambem vieram e passaram muitas dificuldades ,promesas que nao foram cumpridas em fim o brasil sempre foi o que ate hoje e , o pais das maracutaias politicas
@severinopedrodasilva19096 ай бұрын
Devemos lembrar que nossa ligação com os povos germânicos são de longa data pois não devemos esquecer que nossa família real tem origens, por parte da Leopoldina e casa de Habsburgos, No Brasil colonial no período holandês o Maurício de Nassau era germânico e muitos judeus de origem alemã/holandesa estiveram no nordeste como financiadores da industria do açúcar. Hoje ha bairros na capital pernambucana com Arquitectura típica desta região da Europa.
@leonardos29256 ай бұрын
O DNA holandês no nordeste do Brasil é negligente. Os fenótipos também são muito raros comparados com o caso do sul do Brasil. Os alemães nunca foram "expulsos" do Brasil, os holandeses foram. Adicionadamente, os alemães vieram em massa para o Brasil, e fundaram colônias só deles... isso não aconteceu na invasão holandesa, pois eles dependiam muito dos portugueses. Essa natureza comercial deles (e urbana) propiciou um controle melhor - e menor necessidade de colonização em massa. Acho que eles também não falaram dos holandeses porque, além desses pontos; os holandeses já tinham indentidade própria a muito tempo nessa época (não se consideravam alemães). Esse fenômeno migratório alemão foi tão único no Brasil porque eram criadas colônias autosuficientes e a integração foi relativamente tardia comparando com os Estados Unidos, por exemplo. É uma cultura muito forte aqui, eu lembro até hoje da disciplina impecável e da rigidez alemã que a diretora do meu colégio (que eu gostava por já ter sido minha professora) tinha; ela é de família alemã. Depois de estudar, entendi de onde isso veio. Essa educação prussiana, hoje eu agradeço bastante por ter sido exposto á ela: por ter me formado autodisciplinado, respeitoso e determinado (na época eu não gostava muito).
@calopes686 ай бұрын
No livro A História Alemã do Brasil, publicado em 2001 pela Câmara Brasil Alemanha e editado por Klaus Wilhelm Lege, é relatado que a presença germânica no Brasil começa na data do nascimento do país, 22 de abril de 1500. Faziam parte de Pedro A. Cabral, 35 artilheiros alemães, integrantes de uma unidade militar instituída em Portugal a qual dotada de privilégios próprios, participava de todas as grandes viagens de exploração dos portugueses. Também estava na comitiva o Mestre João, (Johannes Varnhagen, de Emmerich), assessor científico, astrônomo e médico de Cabral, que ajudou na orientação da travessia do Atlântico, observando a constelação do Cruzeiro do Sul, que tem sido orientadora dos navegantes. Além desse fato e dos que você citou, existem muitos outros que ocorreram ao longo da nossa história. ligados ao povo germânico.
@jaquelinemartins99336 ай бұрын
😂😂😂 E daí?
@severinopedrodasilva19096 ай бұрын
@@jaquelinemartins9933 pq a pergunta é so uma observação dentro do contexto da repostagem...nada alem ...
@severinopedrodasilva19096 ай бұрын
@@leonardos2925 obrigado acrescentou muito ao meu conhecimento, sobre os holandeses. obrigado!
@igor486246 ай бұрын
Sou tataraneto de alemães vindo ao Brasil para o RS, mas minha família se assentou no oeste de Santa Catarina, segundo meu avô eles não ganharam terras e foram alegados aqui, quando meu avô chegou em Santa Catarina era um lugar isolado só mato! Hoje é uma das cidades com maior IDH do Brasil. Terra da sadia! Perdigão, Aurora, seara!
@rejanebelle6 ай бұрын
Terra de fascistas!
@Stoner664.206 ай бұрын
@@rejanebellecomentariozinho infeliz e mentiroso eim
@Adrianoarabe6 ай бұрын
@@rejanebelle frustrada?
@rejanebelle6 ай бұрын
@@igor48624 Aurora foi pega com mão de obra escrava!
@rejanebelle6 ай бұрын
@@Stoner664.20 Aurora foi pega com mão de obra escrava! Vai pesquisar e veja se o comentário e mentiroso!
@gilceojairklein71846 ай бұрын
Sou a sexta geração dos Klein que sairam em 1826 de Idar-Oberdain e Birkinfeld por parte de pai e Schmalz de quarta geraçao que veio de uma região da Prussia que hoje faz parte da Polôniade por parte da mãe, da minha mãe. Minhas duas avós não falavam português. Minha primeira lingua foram o dialeto Hunrik da família do meu pai e um dialeto próximo ao Pomerano, mas era diferente, falado pela família da minha mãe.
@marinhoizaias6 ай бұрын
Conteúdo ímpar! As ondas de migração europeia são um tema muito interessante para mim. Sou do RJ e sempre reparei porque certas cidades tem mais gente branca, indígena ou preta rsrs DW como sempre mandando muito bem nesse tema, parabéns!
@laudelinadealbuquerque6856 ай бұрын
Convém que vá ler sobre a eugenia, racismo e conceito de raça pura no Brasil, e talvez entenda.
@marinhoizaias6 ай бұрын
@@laudelinadealbuquerque685 infelizmente fez parte da nossa história mas passado é passado. Precisamos entendê-lo para olhar pra frente
@Alexander_Merisi6 ай бұрын
@@laudelinadealbuquerque685 tu não sabes de nada
@guilhermemoreira32706 ай бұрын
@@laudelinadealbuquerque685verdade, muitos negam, mas é fato!
@PetistaGaydoMep6 ай бұрын
@@laudelinadealbuquerque685 eu gosto de raça pura que rebole e dance batecú.
@attilafleury27596 ай бұрын
Li o livro do Rodrigo! Sensacional. Recomendo que o adquiram.
@bethysimoes6 ай бұрын
Matéria excelente e emocionante.
@carlosferreira64206 ай бұрын
Deveria ter ocorrido em todo o brasil! Mas como não deu, então bora comemorar a imigração de alemães! 🇩🇪🇩🇪❤🇧🇷🇧🇷
@wesleylimadasilva22206 ай бұрын
"Em todo o país", do jeito que é SC, prefiro o meu estado da maneira que é hoje
@zesegatto6 ай бұрын
Se preocupa não. Alguns estão vindo da Europa e indo pro Paraguai fugir do "governo autoritário" de lá e ganhar um monte de vantagens (que a população local não tem) dos políticos vira-latas daqui.
@Roberto-wt7kr6 ай бұрын
@@wesleylimadasilva2220 SC é o melhor lugar do país pra se viver.
@motorasdectba.6 ай бұрын
Muito legal, sou descendente de alemães e curri história, por isso adorei seu trabalho parabéns! Aquele@braço dos motorasdectba, eu sou Carlos Gramkow.
@rodrigolima19126 ай бұрын
Em Juiz de Fora- MG, no período de maio a agosto de 1858, chegaram cerca de 225 famílias num total de 1.162 imigrantes. Em apenas 4 meses, a população da cidade aumentou em 20%. Vieram de Hamburgo.
@amandaazevedo33476 ай бұрын
Em juiz de fora tem muitos descendentes de alemão.
@uncleiroh79106 ай бұрын
Meu avô paterno era branco, alto e de olhos verdes. A gente não sabe muito bem, mas se diz que era de família alemã. Meu pai nasceu em Tapiratiba, interior de São Paulo na fronteira com Minas. Gostaria de saber se sou descendente de alemães, mas a minha família não tem documentos.
@patricioferreira54956 ай бұрын
Aqui em Juiz de Fora quando não me confundem com judeu, me confundem com americano mórmon...
@vitorsena49446 ай бұрын
@@uncleiroh7910o meu era assim tbm... mas desconfio que ele tem mais origens italianas ou portuguesas do que qualquer outra coisa, até pq no RJ a presença alemã é pequena
@guariba636 ай бұрын
Os alemaes de Juiz de Fóra nao eram de Hamburgo, mas da Renania... Os navios que os levaram para o Brasil é que partiram de Hamburgo.
@glfontao6 ай бұрын
Os primeiros imigrantes alemães, embarcados nos veleiros Argus e Caroline, se estabeleceram em Nova Friburgo aos 03 de maio de 1824; antes, portanto, do Rio Grande do Sul. Aliás, vale lembrar que a primeira congregação luterana em terras brasileiras igualmente foi estabelecida em Nova Friburgo, tendo sido o Reverendo Friedrich Osvald Sauerbronn o primeiro pastor luterano aportado no Brasil.
@martaemerich13966 ай бұрын
Exatamente. Meu tataravô Johann Heinrich Emmerich chegou com esse grupo.
@geralbdt5 ай бұрын
Eu não sei porque não falam nada do pastor luterano sauerbronn. O primeiro pastor luterano do Brasil.
@esromcupti5 ай бұрын
Meus tatas eram de Friburgo. Johann Philipp Heckert e Anna Margarethe Schott.
@jeb40376 ай бұрын
Sou descendente de povos germânicos, antigamente Prússia! Agradeço a Deus pelos meus antepassados que vieram para o Brasil! Sou Brasileiro com muito orgulho, amo essa terra ❤
@SaiForaCaraPálida6 ай бұрын
Mas só ganharam Terras no Brasil não e mesmo? E quantas terras brasileiros ganharam na Alemanha?
@leaodegaza76566 ай бұрын
@@SaiForaCaraPálidanem querem ver latinos lá
@Thainara-r2p6 ай бұрын
@@SaiForaCaraPálida lá vem os frustrados com sua origem choraminhar naqueles que sentem orgulho de suas origens. 😂😂😂
@SaiForaCaraPálida6 ай бұрын
@@hon8177 ROUBADOS ??? ROUBARAM TERRAS BRASILEIRAS ISSO SIM !!! NO QUE FORAM ROUBADOS ME DIZ AI???
@SaiForaCaraPálida6 ай бұрын
@@hon8177 ESCRAVAGISTAS QUE GRILARAM TERRAS FORAM ROUBADOS??? SABE O QUE E GRILAGEM??
@ritaairesanderaos49656 ай бұрын
Adorei a reportagem, sou filha de portugueses e passei a infância e adolescencia no meio dessa cultura em Porto Alegre, estudei em uma escola protestante mas era católica, a maioria das crianças eram filhos ou netos de alemães, fomos muito acolhidos por eles e tivemos uma infância muito feliz.
@lcheringer1006 ай бұрын
Em 5 abril de 1824 chegam ao porto do Rio de Janeiro dois navios vindos da Alemanha - o Argos e o Caroline... e neles 284 alemães (62 homens adultos mais suas esposas e filhos) que emigram para o Brasil... e serão então enviados em sua maioria para a região da atual Nova Friburgo (onde já haviam vários suíços). De fato, algumas famílias teriam ido para o Sul - provavelmente para São Leopoldo do Sul. (PS: as famílias que foram para o Sul vieram depois em outros navios).
@eliseukrauspenhar35506 ай бұрын
Algumas famílias? O que mais tem é Alemão aqui no Rio Grande do Sul, nas ruas do interior tem gente falando o Alemão misturado com português.
@babibaum6 ай бұрын
O meu antepassado alemão veio no navio Argus. Ele foi de nova Friburgo para a região de São Leopoldo poucos meses depois.
@mac42356 ай бұрын
Alguns vieram para Minas Gerais, há várias fontes na internet sobre isso, claro que não tantos quantos os que foram para Nova Friburgo e Sul do Brasil.
@mhptube646 ай бұрын
Sim, há uma incorreção no vídeo. Os primeiros alemães, aqueles que deveriam ter ido para a Bahia, vieram para Nova Friburgo. Os imigrantes seguintes foram para São Leopoldo, iniciando a grande imigração de alemães para o sul do Brasil. Assim, o verdadeiro berço da imigração alemã no Brasil é Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, que é também o berço da colonização suissa.
@lcheringer1005 ай бұрын
@@eliseukrauspenhar3550 sim... porque seriam parte deste grupo que veio nos navios Argos e Caroline... mas já se sabe que os alemães que foram para o Sul vieram depois em outros navios. Ok...
@kikosp20026 ай бұрын
Parabéns Guilherme Becker por este documentário .... As biografias pessoais vão sw cruzando. Meus bisavós vieram da mesma região que a sua vó , Südoldenburg, e foram morar em Rolante(1926). Os descententes da família Bohlke ainda moram no vale dos Sinos. Meu Tio-avô Bernard Uptmoor 1922 veio para Santa Cruz do Sul . Meu Pai e meu tio no inicio dos anos 50 . Todos em buscar de um vida melhor. Que os migrantes de hoje possam ter as mesmas possibilidades ... por isso parabéns por este olhar crítico para a situação na Alemanha hoje
@marcosmollica62906 ай бұрын
Ótimo trabalho Obrigado.
@eddie_lukaisch49416 ай бұрын
Meus avós paternos era da Letônia, cidade de Liepaja 🇱🇻
@geralbdt6 ай бұрын
e os alemães dois dois primeiros navios contratados por Dom Pedro I, vieram pra Nova Friburgo-ŕj, pra substituir os suíços, foram mais de 300 alemães chegados em 3 de maio de 1824, antes de São Leopoldo.
@soniacristinadesouzagraca61276 ай бұрын
Meus ascendentes foram para nova Friburgo, de nome Kutcher, mãe de meu avô era Magdalena, casou com João Corrêa de Souza, português, e o sobrenome dela não foi para os filhos , não sei se eram alemães ou austríacos
@martaemerich13966 ай бұрын
Exatamente. Meu tataravô Johann Heinrich Emmerich chegou com esse grupo.
@JuanCoelho6 ай бұрын
Minha família veio da Alemanha em 1872, mais precisamente 3 dos meus oito tretravós por parte parterna são de origem Alemã. Imenso orgulho em descobrir isso. São 152 anos de história da minha família aqui no Brasil.
@gustavo-en7cv6 ай бұрын
@@JuanCoelho É bom lembrar que esses imigrantes foram responsáveis por m@t@r os povos originários no oeste dos estados do sul e no interior de São Paulo, pois o governo dava terras que eram habitadas por indígenas, além disso, praticaram r@cismo e seus descendentes praticam até hoje. Outro fato importante de lembrar é que vinha muitos criminos0s, muitos dos descendentes são criminos0s hoje, envolvidos em máfias, crime organizado e corrupção na política, além de serem baderneiros e promíscuos. Portanto a história da imigração europeia por Brasil não é tão romântica como os descendentes de europeus costumam encher a boca pra se vangloriar.
@gustavo-en7cv6 ай бұрын
@@JuanCoelho É bom lembrar que esses imigrantes foram responsáveis por m@t@r os povos originários no oeste dos estados do sul e no interior de São Paulo, pois o governo dava terras que eram habitadas por indígenas, além disso, praticaram r@cismo e seus descendentes praticam até hoje. Outro fato importante de lembrar é que vinha muitos criminos0s, muitos dos descendentes são criminos0s hoje, envolvidos em máfias, crime organizado e corrupção na política, além de serem baderneiros e promíscuos. Portanto a história da imigração europeia por Brasil não é tão romântica como os descendentes de europeus costumam encher a boca pra se vangloriar.
@arq.raimundofilho62864 ай бұрын
Olá! Moro em Macapá - AP, mas não sabia que alemães tinham morado aqui antes do século 19. Novidade!
@BrendaPataFofa6 ай бұрын
Graças a Deus vieram! Nosso país é um lugar muito melhor de se ver e de se viver graças à imigração alemão. Povo trabalhador, honesto e culto. Que venham mais! Danke schön 🙏💙 D dáblio ou D vê ?? Não é Deuscht Welle??
@andriusmachadonunes47095 ай бұрын
late mais viralata! late mais! ridículo!
@dansmith22275 ай бұрын
@@andriusmachadonunes4709 invejoso 😂
@andriusmachadonunes47095 ай бұрын
@@dansmith2227 outro vira-lata ridículo! Vai procurar tua turma!
@leonardos29256 ай бұрын
Meu avô materno veio da Alemanha. Eu sou de um lado da família virtualmente totalmente alemão e do outro com ascendência portuguesa aqui do Sul do Brasil. O lado paterno da minha familia com certeza carrega alguns genes altamente seletivos pra alta inteligência, e logo mais a frente eu exemplifico apenas alguns aspectos relacionados. O mais importante é o quanto no Sul as diferenças são mínimas e a integração é máxima entre esses grupos. Na familia do meu pai são 8 irmãos e ele é o mais bem sucedido deles de longe - mesmo tendo crescido no interior e sem oportunidade de estudar. Meu pai é muito respeitado nos dois lados da família, e eu nasci com confortos que acredito que nenhum dos meus pais cresceu. Eu nasci na região da capital (meus dois pais são do interior e de regiões de colonização alemã) e estudei nas 3 melhores universidades do Estado; uma federal, uma estadual e uma particular. Essa influência alemã me lembra das fotos de infância: mostrando a maioria das pessoas com cabelos loiros, sejam adultos ou crianças (que às vezes têm cabelos loiros até os 3 ou 4 anos). O Sul do Brasil sempre foi um lugar europeu e sem rivalidades étnicas entre esses grupos, e com as minorias! Na verdade, costumamos ser tolerantes por vários motivos e muitas minorias perseguidas em outras regiões vêm pra esse lugar que, de fato, é mais conservador e respeitador da individualidade alheia. Não nos importamos com suas opções, reconhecemos o SEU livre árbitrio; você não será desrespeitado. O problema de um certo pessoal aí é a insegurança, se você não tem ela vai ser considerado moderado ou liberal (o que no fundo é basicamente o movimento da direita no Brasil). O Sul é apenas diferente, temos tanto um orgulho regional quanto nacional, e acredito que esse patriotismo todo que temos um dia irá acabar - quando a paciência com esse desastre econômico e essas experiências leigas se esgotarem. Que o Brasil se reerga do que está virando, e que não seja crítico do que é bom por puro ranço. Aqui, indubitavelmente, existe uma cultura de martelar o que se destaca. É um efeito que eu chamaria de "regressão á mediocridade".
@robertbravo3256 ай бұрын
A primeira colônia alemã do Brasil foi em nova Friburgo, antes de s.leopoldo
@martaemerich13966 ай бұрын
Exatamente. Meu tataravô Johann Heinrich Emmerich chegou com esse grupo.
@robertbravo3256 ай бұрын
@@martaemerich1396 sim muitos descendentes dessa família em Friburgo!
@geralbdt5 ай бұрын
Foi, é e sempre será. 3 de maio de 1824. Nova Friburgo berço da colonização alemã no Brasil.
Minha família Muller vieram da Baviera. Meu tio bisavô era o Lauro Muller. Tenho primas e fomos a Itajaí ver o museu que tem muitas informações e foi especial esse momento.
@OlaNessa6 ай бұрын
Nome de rua. 🤗
@HistoriasdoBrizola6 ай бұрын
Sou Paranaense descendente de Italianos gauchos e vivo em SC em uma cidadezinha de colonizacao alemã, povo (em larga maioria) discreto, educado, limpo (ruas, casas, jardins, etc etc), bonito e altamente focado no trabalho....melhor lugar para criar meus filhos adolescentes.
@awavasco6 ай бұрын
? Limpo, bonito? Ué! É necessário dizer que eram limpos e bonitos?
@HistoriasdoBrizola6 ай бұрын
@@awavasco quando comparado ao "resto", sim!
@jaquelinemartins99336 ай бұрын
😂😂😂
@zesegatto6 ай бұрын
Aquela eugenia descarada colocada em palavras.
@marlisilvaa73366 ай бұрын
😂😂@@awavasco
@celsomoraesdacunha31036 ай бұрын
Excelente trabalho. Parabéns.
@JuliaWolff51695 ай бұрын
Sou descendente de alemães no sul, viva a imigração germânica ❤
@grasicsc16 ай бұрын
parte da minha família veio para o Brasil em 1926 desembarcando no RS, aos poucos foram espalhando alguns para SC, outros vieram cerca de 1870 como o pai da minha mãe que tem origem austríaca e sobrenome bem raro no BR. Ja por parte paterna é brm comum aqui no BR e mais ainda na Alemanha
@cassiamagalypina2736 ай бұрын
Minha avo tb chegou em 1926 ela veio da Rússia ,na época que a Ucrânia fazia parte! O nome dela era kalena mitrak
@JuanCoelho6 ай бұрын
O meu hexavô (6ª geração) também tem origem austríaca. Chegou ao Brasil em 1859. Família Föger.
@SaiForaCaraPálida6 ай бұрын
@@cassiamagalypina273 Ainda negam a dívida histórica KKKKKKKKKK
@grasicsc16 ай бұрын
@@JuanCoelho meu é Nosswitz
@Alexander_Merisi6 ай бұрын
@@SaiForaCaraPálidavolta pra terra dos seus 😂
@eduardobaccaroschrepel40356 ай бұрын
Nossa família, está no Brasil a dois séculos e na sexta geração vindo da Prússia. Honramos nossa descendência e costumes dos nossos antepassados, hoje a Alemanha. Somos altos, loiros de olhos azuis e verdes, amamos o sangue de nossa origem. Na guerra e na paz, sempre ALEMANHA !
@zesegatto6 ай бұрын
É, se o do bigodinho tivesse concluído seus planos seríamos todos "lindos" iguais a vc. Que pena que não rolou, né?
@hugobourguignon546 ай бұрын
Sou descendente de um dos primeiros alemães/prussianos que chegaram ao Brasil. Heinrich Bourguignon, vindo de Frankfurt, no final de 1823. Chegou no Rio de Janeiro, destino Nova Friburgo no início de 1824, e depois rumou para fazer a vida no estado do ES, Sul do ES (Piúma e região). Com todo respeito, vejo todo mundo que aborda o tema imigração alemã com esse descaso para com o pessoal que chegou com meu antepassado. Chegaram no navio Argus, travessia difícil, cheia de contratempos. E sim, o sobrenome sobreviveu, e sobrevive até os dias de hoje, intacto. E eu sou apenas um exemplo disso. Gostaria de pedir mais respeito, e reconhecimento aos alemães que vieram antes dessa data "oficial" do "bicentenário" Sem querer criticar quem fez a matéria, ou o historiador. Mas História se faz assim, com provas e contraprovas. E o engraçado é que o próprio diz que houveram outros grupos que vieram antes do grupo do RS mencionado, e estavam espalhados pelo Brasil. Mas ora, então pq não foi atrás dessas informações? Desbrave novos mares, ficar colado aos "fatos oficiais" te faz apenas "mais um". Fatos novos, que não só confrontam a história oficial, mas que também nos aproxime da verdade absoluta sobre o fato, só enriquecem a beleza da cultura alemã no Brasil.
@user-fx8xg8xj1y6 ай бұрын
A matéria fala da imigração em massa. A primeira colônia alemã, que eu conheça, é São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, fundada em 1828.
@ederwisniewski6 ай бұрын
a travessia foi dificil para todos os colonos daquela época, muitos desembarcaram no EUA antes de chegarem ao Brasil, o RS na época nao tinha um porto como existia no sudeste, o que esta documentado foi 39 familias que chegaram para cuidar da terra com promessa de sementes e terra para o plantio, além de uma quantia monetaria, talvez o seu familiar não pertencesse ao grupo de trabalho braçal, porque sempre soube se que Dona Leopoldina trouxe da Austria muitas pessoas da sua confiança para trabalharem para ela, ou seja eram funcionarios da coroa Portuguesa, deve ser isso, e talvez a mesma frota que trouxe o seu familiar trouxe os colonos para o Rs, Porque as datas coincidem.
@hugobourguignon546 ай бұрын
@@ederwisniewski Você pode ter razão. É provável que ele tenha vindo nessas condições. Ele de fato ganhou muitas terras, e quantia monetária. E pode ter acontecido isso mesmo de muitos terem rumado para o RS, vi comentários de pessoas aqui nesse vídeo dizendo serem descendentes desse pessoal que veio no Navio Argus. É bem famoso, um Google mostra, tem a lista dos passageiros do Navio. E o fato dessa informação estar disponível tão "fácilmente" que me faz ficar mais indignado. Mas, enfim... Mesmo que a História não reconheça, sou muito agradecido pela vida dele, e muito orgulhoso por ser descendente direto. Se Imigrar nos dias de hoje já é difícil... Imagina naquela época, vindo literalmente "quando tudo era mato"... Orgulho demais.
@Concursos-sg4bo6 ай бұрын
De beef bourguignon? Bonjour, François
@ContaRico6 ай бұрын
Meu tetravô, Johann Klein, vieste da região de Hirschfeld, atual Alemanha, em 1827 aos 31 anos. Estabelecendo-se na cidade de Poço das Antas - RS, com a promessa de encontrar fartura de terras no Brasil.
@justadude6416 ай бұрын
E você até hoje não sabe concordância verbal em português.
@betobrasil3606 ай бұрын
@@justadude641 ninguém quer saber, aqui não é aula de portugueis...kkkkk
@margaridajunges19056 ай бұрын
Minha mãe tem seu sobrenome: KLEIN!
@ContaRico6 ай бұрын
@@margaridajunges1905 olha que legal
@EmersonE-ef8jh6 ай бұрын
@@betobrasil360Bem dito primo
@Luth1us6 ай бұрын
O motivo foi uma idea eugenica. Queriam clarear a populacao brasileira, afinal aqui eram poucos europeus (brancos) e o pais ja sofria pressao internacional para acabar com o comercio de escravos. Entao, na epoca, a importacao tinha como exigencia, familias de origem crista e de brancos. Eram enviados agentes brasileiros que iam para Europa, responsaveis por recrutar essas familias, sendo pagos os custos da viagem e a promessa que ao chegarem aqui teriam sua propria terra.
@antoniomusicable6 ай бұрын
Conseguiram passar o episódio inteiro do podcast sem tocar nesse assunto. O quanto a situação como um todo é um escárnio com a população negra, escravizada à época, enquanto o governo realizava seu plano de Eugênia estendendo um tapete vermelho cheio de direitos para os imigrantes europeus. Não retratar esse contexto é bem complicado, essa é outra perspectiva dessa imigração que não pode ser esquecida.
@slakk88096 ай бұрын
@@antoniomusicableagradeça, se não o Brasil seria uma grande bahia ou haiti, e agora olhe o estado do haiti, e olha o estado da Bahia, dois lugares extremamente violentos, sujo, sem educação e por aí vai
@georgelucas53006 ай бұрын
@@slakk8809 não entendi. Pq seria igual esses países? Por 300 anos a Bahia foi o lugar mais rico e mais desenvolvido do Brasil. Ou vc acha que o brasil só tem 100 anos?
@slakk88096 ай бұрын
@@georgelucas5300oque vale é os dias de hoje, não os de antigamente, e hoje a Bahia é o estado mais violento do Brasil, e coincidência (ou não) o estado onde a população negra é majoritaria
@georgelucas53006 ай бұрын
@@slakk8809 kkkkkk então, segundo vc, violência tem a ver com cor de pele? teve um líder alemão e um líder russo que foram mais violentos do que muitos na história e os dois eram brancos. E na questão inteligência, se pegar um baiano desse e você da na mesma coisa. Só pelo nível de análise que vc tem
@alan-wp9tp6 ай бұрын
Meus tataravô veio em 1915 , ele e seu irmão gêmeo da Alemanha, eu tenho uma Bíblia em alemão deles de 1889 de relíquia
@manolotv17116 ай бұрын
que legal deve ser uma honra ser descendente de alemão
@valberm6 ай бұрын
Então na Bíblia deve ser possível traçar a genealogia, porque era assim que eles faziam naquela época, anotando quem se casou com quem numas páginas extras da bíblia.
@alan-wp9tp6 ай бұрын
@@manolotv1711 não é honra nem desonra só é, não tem escolha kkkkk q comentário b3sta
@EnkiPtah6 ай бұрын
Achei interessante você ter uma Bíblia tão antiga.
@guariba636 ай бұрын
Tenho uma Bíblia de 1867 e outros livros de oraçoes e canticos católicos da mesma década dos meus ancestrais alemaes que imigraram para Petrópolis. Petrópolis foi a maior Colonia alemä da América Latina com mais de 400 famílias e 1500 pessoas na fundaçao em julho de 1845.
@sandromatos92196 ай бұрын
Excelente assunto abordado 👍
@jorgeamorim76826 ай бұрын
Nessa época o Brasil não exigia B1 de português. Hoje a Alemanha exige B1 na língua deles p imigrar com intenção de trabalhar. 😂😂😂
@heloisaalmeida12436 ай бұрын
Para qualquer tipo de trabalho?
@lacivmvominj6 ай бұрын
Justo.
@marcioramosfoto6 ай бұрын
os interesses sao outros
@SaiForaCaraPálida6 ай бұрын
@@lacivmvominj Justo seria pagarem pelas terras brasileiras ja que nenhum brasileiro ganhou nem um metro de terras na Alemanha.
@normchandok44326 ай бұрын
@@SaiForaCaraPálidavoce esta falando de que época? Os imigrantes que ganharam terras foram uma minoria! Ganharam terras onde ninguém ousava desbravar! Não havia uma banda de música recebendo estes imigrantes, muito menos uma casa para alugar ou um restaurante com farta comida! A maioria dos imigrantes compraram suas terras e batalharam ao longo dos anos para desenvolver as cidades! Alguns mais prósperos, outros menos prósperos! Mas todos colaboraram com o seu trabalho e empenho , por exemplo , para que em 200 anos os habitantes destas cidades tenham um certo conforto e uma certa qualidade de vida! E mais um detalhe relevante, os preços de terras eram uma bagatela! Havia fartura de terras! Quer dizer se alguem esta reclamando de que não ganhou terras, é certamente porque não aproveitou a oportunidade de ir lá e pegar as ferramentas e a enxada. para derrubar a mata(tudo manualmente) e espantar os insetos famintos!
@margaberck93376 ай бұрын
Achei lindo seu relato ❤
@gemaior646 ай бұрын
Meus bisavós vieram da Prússia e foram morar no Rio Grande do Sul
@canalpesnochao6 ай бұрын
Em São Paulo capital os bairros Engenheiro Marsilac e Santo Amaro e a cidade de Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu só ganharam com a chegada dos alemães com industrias melhorias na agricultura
@adairruthes87526 ай бұрын
Sou descendente de alemães, oriundos de Trier. Vieram ao Brasil pelo Porto de Bremer, chegando ao Brasil em 10/1828. Na sequência se deslocaram para Rio Negro, Paraná, via porto de Antonina. Chegaram em Rio Negro em 06.02.1829, em 12 famílias. Consegui no AN a lista de passageiros. Meus tataravôs: Peter e Ana Bárbara Roth.(o sobrenome Roth foi transformado em Ruthes).
@alessandroflorencio95796 ай бұрын
Excelente podcast
@taniamarizafurlanheiderich75466 ай бұрын
Minha família veio para Petrópolis, cujo sobrenome é Heiderich.
@OttoHenning-q2h6 ай бұрын
Meu trisavô( Christian Henning),chegou a são Francisco do Sul em 1868
@tulioparrot86716 ай бұрын
Sou descendente das famílias KRUG, SCHMITH ( SCHMIDT) e MALLMANN (que chegaram em 1827 vindos da Renânia-Palatinado) que se estabeleceram em Alegrete-RS.
@guariba636 ай бұрын
Eu coneheço uma Graziela Mallmann, de Santa Maria do Sul que vive em Colonia na alemanha. Vc é parente dela?
@jacsonsommer64856 ай бұрын
Com muito orgulho, descendente de imigrantes alemães que colonizaram o RS. Alemão, Gaúcho e Colorado!
@prihoffmann11146 ай бұрын
Com muito orgulho descendente de charruas, os verdadeiros pais da cultura gaúcha
@Stoner664.206 ай бұрын
@@prihoffmann1114mas se tu tem tanto orgulho, porque usa um sobrenome alemão? 🤔
@IrineuBrenoStrassburger6 ай бұрын
Como descente de alemães, posso dizer que o Brasil é Alemão por excelência. No Brasil as colônias alemães que formaram,. Continuaram a falarmos dialetos de origem.
@joaoantoniogermano52332 ай бұрын
Ótima informação , parabéns !
@adaisahalpern79936 ай бұрын
A vinda da Imperatriz Leopoldina abriu as portas para germânicos no Brasil.
@cristianomendes20286 ай бұрын
É normal romantizar o passado. Na Alemanha principalmente haviam muitos judeus asquenazi que migraram pra cá e tbm povos de outras origens. Muita gente pensa numa certa pureza quando fala que decende de povos da Europa mas ai esta o engano. A pureza se tratando de humanidade é o maior dos erros.
@triconex48166 ай бұрын
Judeus da Alemanha eram quase todos Asquenazitas, não Sefarditas.
@cristianomendes20286 ай бұрын
@@triconex4816 é verdade confundi, e coloquei o certo agora
@pacifico64026 ай бұрын
Mais facil achar um judeu de nacionalidade polonesa do que alemã
@cristianomendes20286 ай бұрын
@@pacifico6402 mas na Alemanha tinha muito tbm, ainda mais se tratando do século 19.
@georgelucas53006 ай бұрын
Inclusive muitos deles vieram morar em Pernambuco que já tinha um histórico gigante de judeus sefarditas
@jonihoppen6 ай бұрын
Fiz um documentário e está no KZbin os Hoppen no Brasil. Hoje o desfio e tocar o bandoneon alemão da família.
@antoniocarlospille59706 ай бұрын
Sou filho de alemão. Meu pai veio para o Brasil em 1.923 com 22 anos de idade, logo após a primeira guerra mundial. Perdeu quase toda a família durante a guerra e pós guerra de tifo preto. Sobreviveram ele e uma irmã. Ela ficou na Alemanha e foi criada pelos tios. Meu pai desembarcou em Santos e foi direto para o RS. Logo em seguida foi para o interior de SC ( Itá), cidade que hj está submersa pela barragem do rio Uruguai, ficando apenas as torres da igreja da cidade velha, como atração turística. Meu pai morreu em 1.983 com 82 anos de idade. Seu nome..... João Henrique Pille.
@vandaarriscado61926 ай бұрын
DW Brasil gostei muito deste DW Revista . Ideia era criar colonos militares ! Muito bom conhecer a história da vinda dos alemães .😊
@ederwisniewski6 ай бұрын
O que eu aprendi repassado dos meus avós é que os Alemães que vieram foram na sua maioria da regiao da Prussia e Pomerania, e alguns da Silesia, eram majoritariamente luteranos e a cidade de Sao Leopoldo recebe esse nome para homenagear o avó da imperatriz dona Leopoldina, que se chamava Leopoldo, é importante incluir nessa timeline que os Alemaes da época chegaram no epicentro da revolucao farroupilha que acontecem 10 anos depois, e muitos se viram envolvidos em uma briga entre imperialistas e federalistas ou revoltosos, também é importante dizer que a cidade de sao leopoldo a epoca compreendia territorios até aonde hoje é caxias do sul e com a chegada dos Italianos teve que ser refeita a divisao das terras.
@pedrocavalcante58226 ай бұрын
A escritora Raquel de Queiroz escreveu um pouco sobre os imigrantes alemães no sul do Brasil.
@SaiForaCaraPálida6 ай бұрын
Ta tudo nos registros históricos e públicos.
@ledamara11796 ай бұрын
Meus antepassados se estabeleceram no Paraná. Colônia Papagaios Novos,no município de Palmeira _Pr
@ebemaria286 ай бұрын
Meu bisavô materno, veio da Alemanha o o Brasil em 1860.
@gustavocastilho85026 ай бұрын
Parabéns pelo trabalho
@viniciusvecchio6 ай бұрын
O país deve demais a essas pessoas.
@DuransWatanabe6 ай бұрын
O que? Cada coisa, olha, ninguém liga para descendentes, volta para o teu país então, sua família veio obrigada? Não Nem a sua nem a minha
@matheuswolfgang93096 ай бұрын
@@DuransWatanabe vc ja voltou para o seu? ahaha ahaha cada neandhertal.
@zesegatto6 ай бұрын
Acho que deve mais aos indígenas, de quem roubou as terras, e aos descendentes de africanos trazidos a força da África pra trabalhar como escravos.
@rosavilarinho56654 ай бұрын
O país não deve nada a ninguém! Todos vieram por necessidade! No mínimo todos se serviram do país que os portugueses criaram!
@rosavilarinho56654 ай бұрын
Depois da 2° guerra mundial, muitos alemães fugiram para não serem condenados por serem nazis!
@assisjunior76776 ай бұрын
Nova Friburgo primeira cidade a receber imigrantes não portugueses e africanos. Os suíços chegaram em 1818 e logo depois em 1824 os alemães. Que até hoje temos muita influência da colonização alemã.
@alejandroperaltanunez20306 ай бұрын
Y los negros eran torturados😂😂😂😂
@torrecillas9996 ай бұрын
Meus bisavós vieram para k Brasil em 1914 por causa primeira guerra e depois voltaram e vieram de novo por causa da segunda guerra, não entendi nada quando a chei um documento de SP do ano de 1927e uma carteira de trabalho alemã de 1935
@celloxx6 ай бұрын
Várias ondas de imigração alemã vieram para terras brasileiras. O que sei da minha família é que os Haessel, depois aportuguesados para Hessel, vieram em uma das primeiras ondas migratórias para o interior de SP, na época de D Pedro II. Meus bisavós eram de origem humilde, e lutaram muito para se estabelecer.
@Mochilaosemvolta6 ай бұрын
Alemães e italianos aqui no estado de São Paulo serão sempre muito bem vindos ❤❤❤❤❤❤❤.
@flaviaq5016 ай бұрын
😍😍😍😍
@DenSR5 ай бұрын
Os imigrantes de língua alemã que chegaram no navio Argus em 1924 foram para a já existente colônia de Nova Friburgo no RJ, criada antes da independência de 1922 e, que não tinha atingido os objetivos que o império queria com os suíços e, os imigrantes do navio Caroline que foram para o RS em São Leopoldo se estabeleceram por lá e foram muito bem sucedidos na intenção do que o império planejava e, por isso, tomou-se a sua chegada como data oficial da imigração alemã no Brasil.
@luizxavier66476 ай бұрын
Todos os 210 milhões de brasileiros descendem de outros povos. Os meus antepassados chegaram há mais de 10 mil anos atrás atravessando o Estreito de Behring da Ásia para a América do Norte. Eles não podem reclamar de falta de terras, pois tinham do Alasca até à Patagônia à sua disposição. Os animais chegaram muito antes deles. Alguns se deram mal quando caiu um meteoro ou cometa no sul do México.
@elen___monteiro6 ай бұрын
Você fez um teste de ancestralidade?
@luizxavier66476 ай бұрын
@@elen___monteiro Não, não fiz. Mas, o meu rosto arredondado e olhos abauloados são fortes indícios que meus ancestrais são originários da Ásia, talvez da região que hoje é a Mongólia. São, provavelmente, os primeiros habitantes da América. Entraram pelo Alasca e levaram centenas de anos para chegar ao sul da América. Milhares de anos depois chegaram os vikings, posteriormente (ontem na história) chegaram os portugueses e espanhois.
@elen___monteiro6 ай бұрын
@@luizxavier6647 eu sou curiosa e fiz o teste. Meu haplogrupo é C, surgiu a partir da linhagem CZ, leste da Eurásia. O haplogrupo C é encontrado na Ásia e nas Américas. Testei o meu pai, e o Haplogrupo dele surgiu na Sibéria. Meu teste: 47% Europa 35% Américas. 10% África 8% Oriente Médio. Achei interessante!
@BernardoIlg-md6jc6 ай бұрын
E os povos indígenas que foram expulsos de suas terras pelos nossos ancestrais? (Minha familia é de São Leopoldo) Será que eles não merecem um podcast também?
@zoeirokin6 ай бұрын
Vai reclamar com os portugueses, verdadeiros genocidas de indigenas da epoca
@DanielBruzzivaz6 ай бұрын
Faz um vídeo 😂😂
@joydivision9826 ай бұрын
Alemães e italianos matavam indígenas pra expulsá-los da terra...até contratavam os "bugreiros" pra fazer o serviço....pobres decendentes de Maias e Astecas, por bondade pereceram....
@PetistaGaydoMep6 ай бұрын
indios trairam o brasil quando fizeram o L... agora aguentem.
@zesegatto6 ай бұрын
Ótimo ponto! Fora os trazidos a força da África.
@PauloBernardes-i8e6 ай бұрын
Praticamente toda a indústria do RS e SC tem origem nas famílias de imigrantes alemães e italianos
@walberdealbuquerquebarbosa67026 ай бұрын
Sim, os alemães posteriormente desenvolveram essa cultura científica e industrial que influenciou os descendentes no Brasil, em 1900 a Alemanha era dos poucos países onde a educação era obrigatória, diferente de outros países
@laurogoldbach9866 ай бұрын
@@walberdealbuquerquebarbosa6702A alfabetização foi proposta com as pregações de Martin Lutero, no final dos anos 1400, especialmente na Escola Dominical. Não foi iniciativa de governo. A idéia era de que TODOS deveriam saber ler as Escrituras Sagradas, para não depender das opiniões de terceiros.
@magnobraga46196 ай бұрын
@@laurogoldbach986esse era o mais importante. Mas ele defendeu também a escola como forma de ensinar profissões práticas.
@Mussolinibenitooo6 ай бұрын
Nem todas, a própria WEG por exemplo é parcialmente portuguesa por ancestralidade.
@rossanamouramuniz7846 ай бұрын
A cidade Teófilo Otoni no nordeste de Minas recebeu imigrantes da Alemanha. Há uma praça em homenagem "praça germânica" . Há o cemitério "dos Alemães" , "Padaria alemã " .
@grasicsc16 ай бұрын
faz mais de 1 ano que o livro do entrevistado está no meu carrinho no site da Amazon, o preço salgado me faz pensar 2x se devo comprar
@ClaudioSilva-bu4dr6 ай бұрын
Já viu se tem em PDF?
@grasicsc16 ай бұрын
@@ClaudioSilva-bu4dr não vi, eu entedo que este livro deve ter sido um investimento alto do autor para levantar documentos e dados e se locomover, e muitas vezes a pessoa gasta o que nem tem pra isso, e o pior é que infelizmente, a parte que ele recebe deste é muito pequena se olhar o valor do todo. Tem editora que suga o autor.
@joalexsg97416 ай бұрын
O documentário em si é muito bem feito e lhes agradeço por isso mas gostaria de fazer uma observação que creio seja crucial para se entender esta questão da identidade étnnico-linguística. Assim como na Itália, os dialetos são, muitas vezes, legítimas línguas regionais distintas da supradialetal oficial. Assim como na Península itálica, havia, e até hoje já, línguas regionais que sequer do ramo germânico são, como o Sórbio (dialetos alto e baixo), língua eslava. O problema é que, ao contrário do que ocorre na Itália hoje em dia, onde todos são profundamente orgulhosos de suas línguas regionais -no caso focalizando as neolatinas mas sem desmerecer, em absoluto, as de outros ramos indo-europeus - na Alemanha, apesar de a política da União Europeia em defesa das línguas minoritárias lhes garantir alguns direitos, se nota uma tendência de hegemonia muito maior do Alto Alemão (Hoch Deutsch) oficial, a dita língua padrão, em relação às suas irmãs germânicas que a observada em relação ao 'italiano' oficial na Itália. Lembro de um incidente narrado por um jornalista do Espírito Santo em uma obra sua sobre o assunto, no qual mencionava como os primeiros Hunsrückler no estado responderam quando os chamaram de alemães: 'Mir sind ka Detische, mir sind Hunsrückler!" Uma distinção de sadio orgulho étnico que, infelizmente, não é mais compartilhado pelos Hunsrükler do Sul, que atualmente insistem em chamar sua bela língua de 'alemão Hunsruckler', como se apenas chamá-la de língua Hunsrückler lhe tirasse algum prestígio que crêem seja obtido pela associalção com o alemão! É importante lembrar que algumas destas línguas regionais têm história mais antiga ainda que o próprio Alto Alemão padrão,usado como língua oficial na Alemanha hodierna, tendo tido evolução paralela a este último, sequer tendo dele derivado. Ao reforçarmos esta noção equivocada de homogeneização de culturas irmãs mas distintas, reinforçamos o centralismo cultural hegemônico destes nacionalismos destruidores da riqueza maior de suas culturas ancestrais: a diversidade linguística nativa!
@allissonpereira96826 ай бұрын
sou descendente de alemao a minha familia foi para o sul antes de 1810 pois tem certidao de casamento dessa epoca em triunfo rs
@betobrasil3606 ай бұрын
Se foi em 1810, vieram no Brasil colônia. Antes da colonização.
@EmersonE-ef8jh6 ай бұрын
@@betobrasil360Dona Leopoldina era Austríaca família.imperial teve papel de traze imigrantes qualificados
@Q.A.S5 ай бұрын
Alguém sabe alguma história da família Schäfer?
@MauroVictorBarros6 ай бұрын
Brasil recebeu 15% dos alemães que emigraram. Os EUA receberam 80%. Os 5% restantes foram para outros países.
@kowalski2966 ай бұрын
Os americanos são os anglo-saxões mesmo.
@eliseukrauspenhar35506 ай бұрын
@@kowalski296 --- Olha no EUA tem de tudo, Indiano Chines e Mexicano nem se fala! No interior que se vê o Redneck !
@MauroVictorBarros6 ай бұрын
@@kowalski296 A expressão "Anglo-saxão" se refere aos europeus originais que formaram o país, que eram ingleses. No entanto acho que, posteriormente, os EUA receberam mais alemaes do que ingleses.
@EmersonE-ef8jh6 ай бұрын
@@MauroVictorBarroslógico
@MauroVictorBarros6 ай бұрын
@seilapo813 há um livro sobre a questão. Houve um apagamento da cultura alemã nos EUA por causa das duas guerras mundiais. Muitos sobrenomes foram anglicizados, por exemplo, Becker para Baker, Schmidt para Smith, etc... Outra coisa que contribuiu para o "sumiço" dos alemães nos EUA é que ele se espalharam muito pelo interior, zonas rurais.
@eduardofero6 ай бұрын
Japoneses, árabes, armênios, judeus, europeus... Dom Pedro queria mão de obra qualificada!
@Stoner664.206 ай бұрын
Quem imaginaria que 70 anos após a campanha de nacionalização, haveriam tantos compatriotas irritados com a origem e história dos colonos e descendentes. Viva a história do Brasil, viva ao povo alemão 🇧🇷🇾🇪🇧🇷🇾🇪
@julianadoth61982 ай бұрын
Cresci ouvindo sobre meu avô ser alemão, mas pouco sei sobre a nossa origem aqui no Nordeste , no Ceará. Somos a Família, Doth, Dodt, Dote...essa variação se deu ao fato dos cartórios não saberem a escrita de nosso sobrenome... estou a procura de mais informações.
@ezy.doesit6 ай бұрын
Hoje a Alemanha dificulta ao máximo a imigração de brasileiros pra Alemanha
@ronandigraciano15876 ай бұрын
É a gratidão .... kkkkk
@Robertacontinni6 ай бұрын
Nessa época quando eles vieram eram poucos comparados aos brasileiros que vão pra lá e alemães vieram trabalhar e muitos brasileiros vão pra bagunçar e outros imigrantes também Alemanha tá cheia
@ednalvalima4136 ай бұрын
Eu moro aqui na Alemanha 20 anos graças Deus🙏
@ericacaa6 ай бұрын
É pq os alemaes que chegaram aqui já haviam sido rejeitados pela formação do Estado alemao... mandaram os pobres td pra cá, então temos de direito de voltar pra lá pra trabalhar tb.
@ronandigraciano15876 ай бұрын
@@Robertacontinni Não acredito que ,todos os europeus que vieram, pra cá na época , nenhum deles não fizeram bagunça aqui também...
@JoaoLuiz736 ай бұрын
Conhecer a história é entender o presente e ter parcelas de visão do futuro.
@JorgeLuis-yd5bh6 ай бұрын
Alemanha é Brasil 🤝
@SaiForaCaraPálida6 ай бұрын
Alemanha deu algum metro de terra para Brasileiros?
@betobrasil3606 ай бұрын
@@SaiForaCaraPálida vai para o MST. Seu preguiça...
@SaiForaCaraPálida6 ай бұрын
@@betobrasil360 *VIVA O MST, VIVA O BRASIL !* Seu cara pálida herdeiro sem meritocracia.....
@DanDanJanJanJP6 ай бұрын
Hahahahahahaha! Que fanfarrão!!!!
@betobrasil3606 ай бұрын
@@DanDanJanJanJP volta para o MST, vai ganhar tua terra...
@uranus72366 ай бұрын
Quando minha sogra baiana disse que o pai dela era descendente de alemães que viviam na Bahia, achei que era engano dela. Pensei que fosse algum galego que ela chama de alemão. Mas eu pesquisei e realmente teve um navio de imigrantes alemães para a Bahia. No caso esse pai dela casou com a negra que seria sua mãe. Por isso foi rejeitado pela família. Isso explica a mistura maravilhosa que é minha esposa: que morenaca alta e de traços exóticos! Tanto que na juventude ela é a irmã foram modelos quando um olheiro as viu no shopping.
@jorgefjunior83236 ай бұрын
Willkommen in Brasilien! 🇩🇪 🇧🇷
@SaiForaCaraPálida6 ай бұрын
ONDE TERRAS SÃO DADAS PRA GRINGOS E NÃO PARA BRASILEIROS 🤡
@normchandok44326 ай бұрын
Quais gringos?
@SaiForaCaraPálida6 ай бұрын
@@normchandok4432 Ouviu o PodCast e não entendeu??? Ganharam TERRAS, SUBSIDIU E INSENÇÃO DE IMPOSTOS. E ainda tiveram ESCRAVOS. O que os ESCRAVOS que muitos eram brasileiros ganharam me diz ai??? Ganharam Terras também???
@SaiForaCaraPálida6 ай бұрын
@@normchandok4432 *Os que vieram ganhar terras, subsidio e isenção de impostos. Diferente dos que moravam aqui e foram escravizados e depois largados pra força militar matar* 🤡
@barnabe48916 ай бұрын
@@SaiForaCaraPálida A sua burrice me gera vergonha alheia
@alanjz40346 ай бұрын
Minha família veio neste ano de 1824. Família Zimmermmann, vieram os pais e 4 filhos para o Sul, descendo em São Leopoldo...
@pacifico64026 ай бұрын
Povo engenhoso,se voce dar madeira com martelo e pregos constroem coisas imagináveis. 😅
@ricardogastmann96886 ай бұрын
Assim como os italianos, poloneses, japoneses... até norte americanos no interior de São Paulo que trouxeram um tipo diferente de arado...🤗
@Dan54826 ай бұрын
Construíram também campos de concentração...
@SaiForaCaraPálida6 ай бұрын
Ganhando terras, subsidio e isenção de impostos e facil. Brasileiro ganhou isso também na Europa?? 🤔
@SaiForaCaraPálida6 ай бұрын
@@Dan5482 E muitos campos escravagistas. Vinicolas recentes no RS inclusive ainda tinha escravos.
@juniormoraissilvamorais78376 ай бұрын
Com terras e isenção de impostos é fácil.
@angelapenaloza68866 ай бұрын
Gostei muito desta informação
@cgribl68476 ай бұрын
Os alemães, quando vieram para Nova Friburgo, já fora proclamada a Independência do Brasil.
@luizsauerbronn26796 ай бұрын
Pois é, assim a primeira colônia alemã no Brasil (já independente) foi estabelecida em Nova Friburgo, RJ. São Leopoldo é a segunda.
@eliseukrauspenhar35506 ай бұрын
@@luizsauerbronn2679 --- O Que conta é a colônia que foi efetiva ou seja obteve sucesso em números, a imigração no Rio Grande do Sul deu tão certo que no passado falavam o "perigo Alemão" ou seja a emancipação do território pela massiva transformação étnica do estado.
@geralbdt6 ай бұрын
@@eliseukrauspenhar3550 o nome "colônia" vem da biologia, um grupo que se mantém unido pra se ajudarem. Nova Friburgo foi anterior, 3 de maio de 1824, mais de 300 alemães e liderados e unidos pela primeira igreja luterana do brasil. com o pastor frederico sauerbronn. nada de são leopoldo.
@evelynsa30286 ай бұрын
Muito bom
@felipefbm53996 ай бұрын
O Brasil recebeu meus antepassados vindos, da região da westphalia. Porem a Alemanha não me aceita, jamais, por lá. E também não faço muita questão pq sou brasileiro e amo minha pátria amada tupiniquim.
@zoeirokin6 ай бұрын
Na alemanha hoje so gostam que entrem pessoas que nao prestam e tem historico de violencia
@paulavergara90036 ай бұрын
Que interessante, adorei a reportagem !!! Super informativa ! Deu para entender por exemplo , a tradição da fabricação de calçados na região de São Leopoldo e Novo Hamburgo , provavelmente por terem vindo vários desses artesões que o vídeo fala. E tão maluco pensar que ninguém se preocupou pelo jeito de dar as mesmas oportunidades para os negros que vieram pra cá obrigados e depois da abolição, não tinham estudo, nenhuma formação técnica, nem trabalho nem terras. A política de branqueamento e o eurocentrismo é muito real !!!!!
@amosmarcondes95356 ай бұрын
Aos negros foram criadas leis que proibiam de terem terras. O projeto de embranquecimento do Brasil era claro e evidente. Era projeto de estado embranquecer. Mas os europeus não se misturaram ainda trouxeram as ideias de raça superior que era crescente no velho mundo!
@gustavo-en7cv6 ай бұрын
É bom lembrar que esses imigrantes foram responsáveis por m@t@r os povos originários no oeste dos estados do sul e no interior de São Paulo, pois o governo dava terras que eram habitadas por indígenas, além disso, praticaram r@cismo e seus descendentes praticam até hoje. Outro fato importante de lembrar é que vinha muitos criminos0s, muitos dos descendentes são criminos0s hoje, envolvidos em máfias, crime organizado e corrupção na política, além de serem baderneiros e promíscuos. Portanto a história da imigração europeia por Brasil não é tão romântica como os descendentes de europeus costumam encher a boca pra se vangloriar.
@betobrasil3606 ай бұрын
@@paulavergara9003 é real, na mente, de quem quer. Mas estória de branqueamento, não cola.
@juniormoraissilvamorais78376 ай бұрын
E os indígenas que perderam suas terras e foram caçadas
@EmersonE-ef8jh6 ай бұрын
@@juniormoraissilvamorais7837lógico
@claudiaroedel13686 ай бұрын
Minha família fez parte de dois navios que vieram da Alemanha para Minas Gerais em 1847. Era um projeto de Teófilo Ottoni para a construção de uma estrada ligando minas direto ao mar na Bahia. Mas viram enganados. T.O. chamou a cidade de "Nova Philadelphia". Os colonos acharam que estavam indo para os Estados Unidos da América.
@josenildoferreiraassuncao89636 ай бұрын
Chegaram com uma mão na frente e outra atrás e hoje se acham superiores aos que aqui já estavam. Vai entender...
@gloriaberthalet35036 ай бұрын
AHORA COMPRENDO PORQUE LOS BRASILEROS SON TAN HERMOSOS RUBIOS y OJOS AZULES GRACIAS a la MIGRACION ❤👋💯💖🧡💓💗🌟
@alexandreritter23426 ай бұрын
A Itália concede cidadania para os seus imigrantes. Já a Alemanha renega os seus. Agora se vc for um refugiado a Alemanha te dá casa, comida e cidadania. Triste um país que renega seus descendentes.
@lucioflavio81245 ай бұрын
Não é à toa que eles estão se perdendo para o islamismo eu vi uma reportagem não tem duas semanas Que eles fecharam duas mesquitas Muito grandes e importantes em uma cidade de média porte na Alemanha porque conseguiram comprovar que as transações da igreja tinham finalidades financiar Grupos terroristas a Europa já era e a tendência piorar Europeu tem um ego muito grande se tornaram um povo vulgar Sem princípios judaico cristão Por incrível que pareça a maioria são ateus já na América Latina esquerda toma conta Não são ateus mas vivem falando no nome de Deus em vão porque quem se alinha o feminismo e a desgraça de esquerdismo Não pode falar no nome de Deus nunca Isso chama-se hipocrisiafaça o que eu digo mas não faça o que eu faço
@gustavoborschardtklug6 ай бұрын
eu ainda vou ter condições de descobrir de onde exatamente vieram os meus antepassados, mais não sei nem quem foi, se foram os bisavós ou tataravós dos meus pais, e acredito que vieram da Pomerânia, mais não sei se na parte que tá na Alemanha, ou na parte da Polônia.