Na época, a fazenda Ibicaba pertencia a Limeira SP. As consequências foram, os alemães começaram o plantio de Laranjas ( transformando o estado SP como o maior produtor mundial). além do centro de referência em citricos " Instituto Dieberger. Várias fábricas de máquinas em Limeira são fundadas por alemães e italianos. A contribuição dos alemães para a economia paulista foi enorme.O historiador e estudioso do assunto, Eduardo Heflinger é uma das maiores autoridades desse processo histórico Oriundo de Limeira e descendente desses imigrantes, têm vários livros publicados. Deveriam chamá-lo para depoimento.
@andersonreis32663 ай бұрын
Deixe de mentira
@alessandropenteado3 ай бұрын
@@andersonreis3266 ?????
@esromcupti3 ай бұрын
@@andersonreis3266 a fazenda Ibicaba era o poço dos horrores. "...A firma financiava a viagem dos imigrantes, que assim já chegavam ao Brasil endividados. Além do mais, era-lhes cobrado o transporte para o local de trabalho. Cobrava-se também pelas ferramentas e sustento diário, até a época da colheita. As dívidas eram pagas com empréstimos a juros entre 6% e 12% ao mês. Os imigrantes também eram obrigados a comprar mantimentos nos armazéns da fazenda a preços ditados pela firma Vergueiro & Cia. Em pouco tempo, as dívidas cresciam tanto que os imigrantes eram forçados a um regime de semiescravidão.31 Toda esta situação levou os imigrantes da fazenda de Ibicaba a se revoltarem. Os revoltosos, em sua maioria composta de suíços de fala alemã e de alguns colonos provenientes da Turíngia, foram liderados por Thomas Davatz. Por intermediação do governo suíço, parte destes colonos foram trazidos para a colônia de Santa Leopoldina a partir do ano de 1858. " ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Livros/APEES_23_Ra%C3%ADzes_da_Imigra%C3%A7%C3%A3o_Alem%C3%A3_Helmar_R%C3%B6lke.pdf
@rudineibasei83223 ай бұрын
No RS foi a mesma coisa os alemães e italianos tiraram o país da idade média!
@limalima15803 ай бұрын
@@andersonreis3266Respeite o Comentário Dos Outros. Se Você Conhece o Tema Faça Seu Comentário. Muitas Vezes Um Comentário Pode Agregar Conhecimento Tão Importante Que o Artigo Do Vídeo Não Comentou. Saudações.
@marinhoizaias3 ай бұрын
Essa série sobre a imigração alemã ficou muito boa, se relaciona muito bem com a escravidão no país e com as desigualdades sociais. Ficou muito bem elaborada para não criar heróis e vilões. Parabéns DW!
@SaiForaCaraPálida3 ай бұрын
TERRAS SÓ PROS BRANCOS 🤡
@marcelinopachuczki38063 ай бұрын
Meus ancestrais chegaram ao Brasil com passaportes prussianos, na época a Polônia encontrava-se subjugada e dividida entre vários países, entre eles a Prússia. Alguns trabalharam um tempo nos cafezais, depois nas indústrias da capital paulista, de onde trouxeram histórias dos acidentes que aconteciam lá, e depois vieram para Santa Catarina. As terras não eram de graça, tinham que trabalhar em obras públicas para paga-las, como construção de estradas, pontes e ferrovia. Enquanto os homens trabalhavam nestas obras, as mulheres e crianças cuidavam da casa, plantações e animais. Para construir as casas não havia lojas de materiais de construção, precisavam cortar e beneficiar madeira e fazer os próprios tijolos. Não havia lojas de roupas, a venda de parte das colheitas era usada para comprar tecidos, com os quais as hábeis mulheres de outrora confeccionavam as próprias roupas. As pessoas plantavam, criavam animais e tinham seus métodos de conservar alimentos para meses, pois não era possível como hoje comprar tudo em supermercados.
@gibajd82773 ай бұрын
Comentário bem realista, tenho por exemplo disso meus ancestrais.
@marcelinopachuczki38063 ай бұрын
@@gibajd8277 👍
@G.M.Spinelli3 ай бұрын
Meus taravós chegaram em 1886, não buscavam trabalhar nas fazendas, meu antepassado era engenheiro, (meu bisavó também), ele trabalhava nas estradas de ferro, dava trabalho aos italianos que escapavam das fazendas , meu vovó contava muitas anedotas sobre os sofrimentos daquelas famílias de colonos no campo.
@marcelinopachuczki38063 ай бұрын
@@G.M.Spinelli Minha avó materna, nascida no Brasil contava as histórias de seu pai, meu bisavô que não cheguei a conhecer, que chegou ainda garoto com a família. Ele falava polonês, alemão, russo, tcheco, ucraniano e no Brasil aprendeu português e italiano. Das indústrias em São Paulo contava dos acidentes que viu lá, como de um homem que morreu quando a roupa enrolou nas correias de um motor. Outro teve a longa barba enroscada, mas conseguiu soltar. Contava da vida na Europa, onde era preciso trabalhar duro e estocar comida durante o verão para passar o inverno. Quando chegaram aqui em Santa Catarina muitos se decepcionaram, uns poucos voltaram, outros foram para o Paraná, mas a maioria não tinha como voltar.
@tiburciusvanderleeuwen66973 ай бұрын
exatamente, da mesma forma outros imigrantes como italianos, poloneses, etc Mas tem gente que gosta de dizer que os imigrantes ganharam terras só para poderem se fazer de vítimas, dizerem que os imigrantes foram "favorecidos", quando não foram.
@rudineibasei83223 ай бұрын
O que fizeram bem. Porque os imigrantes eram abandonados a miséria e o sofrimento no Brasil! As histórias trágicas da minha familia são terríveis
@MatheusArantes-r3r3 ай бұрын
O povo alemão ganhou terra, dinheiro é semente
@rudineibasei83223 ай бұрын
@@MatheusArantes-r3r Não ganharam nada tudo foi bem pago
@rudineibasei83223 ай бұрын
@@hon8177 vai estudar meu amigo! A coisa foi bem trágica,
@MatheusArantes-r3r3 ай бұрын
@@rudineibasei8322é o ouro que ele roubam do meu povo na segunda guerra guri
@KaiserOTS3 ай бұрын
@rudineibasei8322 vai estudar meu amigo, você precisa saber ler.
@enzonavarro85503 ай бұрын
Meus antepassados do lado espanhol foram trabalhar em uma dessas fazendas pelo que diz minha tia avó, e com o dinheiro de trabalhar lá conseguiram comprar algumas terras no norte do Paraná
@hbbstn3 ай бұрын
Ou seja alemães foram atraídos por propaganda enganosa brasileira. Não tinha KZbin na época.
@locoderrapado66813 ай бұрын
También portugueses , italianos espanhios etc etc
@NASUNA-z4t3 ай бұрын
Praticamente a maioria dos imigrantes
@edneydenis78563 ай бұрын
@@locoderrapado6681Isso é verdade, mas cabe destacar que os italianos mesmo enganados, muitos prosperaram por aqui e criou uma lista de magnatas e empresários no Brasil. Já os alemães ficaram muito restritos ao Sul.
@ruyneto20073 ай бұрын
@@edneydenis7856 Vale ser justo que no Sul as famílias ricas em sua maioria também são alemãs. Talvez nao como os Mattarazo, mas está bem também.
@brauliobergmann52713 ай бұрын
Tinha sim
@cgribl68473 ай бұрын
O povo era alemão, mas não existia uma Alemanha unificada, como um Estado, o que só veio acontecer com Bismarck, no final do século 19. Antes eram vários, reinos, principados, ducados, isto é, independentes, mas o povo era o mesmo! Tanto assim., que era conhecida como "As Quatrocentas Alemanhas".
@marcelosathler49163 ай бұрын
Se me permite, o povo era germânico, com predominância administrativa da Prussia, não? A diversidade incluiu até de idiomas diferentes, muitos germânicos sob domínio de falantes do idioma alemão nem na atual Alemanha vivia nem nunca falaram o alemão, como muitos pomeranos que para cá vieram.
@sergiobrito39573 ай бұрын
Alguns autores fazem essa diferenciação referindo-se a germânicos como etnia e alemães como nacionalidade.
@marcelosathler49163 ай бұрын
@@sergiobrito3957 sim, mas não existia a nação alemã, quando eles vieram, a Alemanha, nem quem vivia na mesma região falava a mesma língua ou tinha os mesmos hábitos
@tiburciusvanderleeuwen66973 ай бұрын
Na realidade chamar de povo alemão ao povo que existia antes da unificação é meio errado. Eram povos germânicos, como bem colocou, de diversos ducados, reinos, etc.
@Carmen-mz7jh3 ай бұрын
Não foi fácil para ninguém, os imigrantes sofreram muito aqui no Brasil mas contribuíram muito para o progresso do país.
@lloydgush3 ай бұрын
Galera tava literalmente escravizando imigrantes.
@KS-yn5zw3 ай бұрын
é muito bom isso pra quebrar essa ideia de que osimigrantes alemaes e italianos foram super favorecidos como muitos gostam de dizer
@nuno51813 ай бұрын
Depende a leva de migracao a que tu te referes. No periodo imperial foram favorecidos SIM. Vá ESTUDAR HISTORIA e tu vai saber como.
@dudu.cellos3 ай бұрын
A comparaçao é com os africanos que foram escravizados.
@dudu.cellos3 ай бұрын
@@hon8177 porque os africanos fazem parte da sociedade brasileira também oras.
@Jm4hz3 ай бұрын
Se você for vê que quase não tinha ninguém aqui como hoje,eles foram sim.
@nuno51813 ай бұрын
@@hon8177 putz.... E diz que estudou. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@thealexprime3 ай бұрын
Hmm, essa informação do final do video é importante. A razão de ter tido mais imigrantes germânicos no sul é circunstancial, estava proibida emigração para outros estados do Brasil . Em outras palavras a culpa é dos paulistas! 😂😂😂😂😂
@HwoarangGamer3 ай бұрын
Dos FAZENDEIROS de São Paulo, e não dos paulistas como um todo. Do jeito que você escreveu, é como se a população do estado inteiro tivesse responsabilidade nisso, fora que esse não era o desejo do governo nacional. É culpa única dos imbecis dos fazendeiros ainda acostumados com a escravidão. Além do mais, a proibição rolou de 1859 até 1896 e só por 3 anos que a região Sul teve de tempo livre pra só ela receber imigrantes germânicos em relação ao restante do país. Não foi um tempo tão grande pra justificar a diferença de germânicos entre o Sul e o resto do país.
@Roberto-wt7kr3 ай бұрын
Essa proibição durou pouco tempo. Tanto que a maior comunidade de pomeranos, por ex, é do ES.
@davidalves79493 ай бұрын
Podiam ter vindo para o Pará.
@PalestraItaliaMineira3 ай бұрын
O estado mais italiano e germânico do Brasil é o Espírito Santo
@esromcupti3 ай бұрын
Para evitar que os alemães voltassem o Brasil concedia a cidadania no porto de Bremerhaven. Assim eles automaticamente perdiam a cidadania deles ( na realidade a Alemanha ainda não existia, eram estados independentes )
@hbbstn3 ай бұрын
Não faz sentido. Quem poderia retirar a cidadania só o país de origem.
@Jm4hz3 ай бұрын
@@hbbstnele falou. Não existia um país.
@user-cz4wl2uc8x3 ай бұрын
@@hbbstnEntão os descendentes destes imigrantes não tem o direito da cidadania alemã! Meu pai nasceu na Alemanha, e veio adulto para o Brasil! Eu tenho cidadania alemã! 😊
@medbytiago3 ай бұрын
@hbbstn alguns países não permitem dupla cidadania até hoje, como no caso da índia e do Japão. Ao adquirir um outro passaporte, você automaticamente perde o seu de origem. Provavelmente era o que acontecia com os reinos germânicos.
@barnabe48913 ай бұрын
@@Jm4hzMas existia países de origem deles, o que o cara que você respondeu disse está certo
@josdesouza3 ай бұрын
Brasil de ontem e de hoje, o trabalho em condições análogas às de escravidão.
@esromcupti3 ай бұрын
A firma financiava a viagem dos imigrantes, que assim já chegavam ao Brasil endividados. Além do mais, era-lhes cobrado o transporte para o local de trabalho. Cobrava-se também pelas ferramentas e sustento diário, até a época da colheita. As dívidas eram pagas com empréstimos a juros entre 6% e 12% ao mês. Os imigrantes também eram obrigados a comprar mantimentos nos armazéns da fazenda a preços ditados pela firma Vergueiro & Cia. Em pouco tempo, as dívidas cresciam tanto que os imigrantes eram forçados a um regime de semiescravidão.31 ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Livros/APEES_23_Ra%C3%ADzes_da_Imigra%C3%A7%C3%A3o_Alem%C3%A3_Helmar_R%C3%B6lke.pdf
@nuno51813 ай бұрын
O sistema era o hoje conhecido "escravidao por divida". Nao importa que apos algum tempo os imigrantes conseguissem pagar a divida, o inicio era PAGAR PARA TRABALHAR.
@esromcupti3 ай бұрын
Eram tempos tempestuosos, que fermentavam e traziam inquietação que mexia com os nervos. Desta forma, um número razoável dos meus colonos tinha intenção de mudar-se conosco para as montanhas de Usambara, na África Oriental Alemã 23. Isto porém foi impedido pelo governo brasileiro, ao não permitir passar escritura das colônias vendidas aos compradores. Alguns, porém, entre eles aquele que durante a prisão conseguiu fugir, procuraram nova pátria, primeiro no Rio Grande do Sul e posteriormente no Paraguai”. pastor luterano em Califórnia, município de Domingos Martins, Gustav Treptau. ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Livros/APEES_23_Ra%C3%ADzes_da_Imigra%C3%A7%C3%A3o_Alem%C3%A3_Helmar_R%C3%B6lke.pdf
@JoaoLuiz-te8yn3 ай бұрын
Meus bisavós saíram da Itália e foram para o Reino Austro húngaro e de lá vieram para o Brasil, pois estava proibida a migração para o Brasil.
@edgarddanielutsch45193 ай бұрын
Meu antepassado Hermann Utsch, mestre metalúrgico fundidor, veio da Prússia para Minas Gerais, especificamente Morro do Pilar. Chegou em 1826. Temos cópias dos gocumentos originais obtidos no Itamaraty Ministério das Relações Exteriores. Sinto emoção ao ler os documentos em francês e vejo o sofrimento dele e ds familia solicitando ajuda ao governo brasileiro à época NÃO sendo atendido em suas necessidades. Foram praticamente abandonados aqui. Hermann Utsch trouxe a tecnologia moderna de fundição de ferro. Mas os louros históricos ficaram com o tal Intendente Câmara. Brasil uma história desonesta! Brasil é uma VERDADEIRA FRAUDE!
@rgheinzenn3 ай бұрын
"Ame-o ou deixe-o!"
@Daniel-rl6yx3 ай бұрын
A sim é só ver essa turma do faz o L com filmes sobre terrorista bonzinhos!
@italomiranda55803 ай бұрын
Como podemos nos informar mais à respeito da História de teu avô? Tens que foma de contato?
@rodromanelli3 ай бұрын
Olá Edgard, sua história faz parte da minha. Minha mãe descende do Herman Utsch, vindo de Morsbach. Meu avô nasceu na fazenda Mata Cavalo próximo à Conceição do Mato Dentro. Família Utsch ainda é presente na área de metalurgia na Europa.
@franciscostoffels67663 ай бұрын
Voce é um - - - - -@@rgheinzenn
@erikdavidantonio53683 ай бұрын
Conheço perfeitamente tudo isso, minha família foi uma das primeiras famílias de origem alemã que veio para São Paulo no século XIX. Praticamente mais de 25 anos "antes dos italianos".
@FabioLourenco-dz1dc3 ай бұрын
Esse ano se comemoram os 200 anos da imigração alemã para o Brasil e fazem 100 anos anos que meu avô saiu de Manheim na Alemanha e foi para o Brasil onde criou família
@Juliano-yf5nf3 ай бұрын
Emigração quando sai. Imigração quando entra. 😅
@viniciusteixeira67363 ай бұрын
A forma como está no título está correta. A Prússia proibiu a emigração, seus cidadãos saírem para o Brasil.
@hermicruz99372 ай бұрын
@@viniciusteixeira6736pois é
@adi837723 ай бұрын
Esse sistema de dívida continua até hoje, mas agora os agricultores pagam juros aos bancos, dando como garantia as terras. Quando dá certo chamam eles de latifundiários, quando dá errado viram sem terra e passam a ser escravos do movimento sem terra.
@eddie_lukaisch49412 ай бұрын
Meu bisavô veio da cidade de Liepaja na Letônia em 1926, partiram do porto de cherburg na França onde o passaporte foi vistado pelo Consul geral dos estados unidos do Brasil em 1926, vieram pelo navio a vapor EVON até o porto do rio de janeiro, eles foram iniciar a vida no Brasil em uma fazenda na região de Tupã e lá tinha e ainda tem uma colonia se letos, Varpa, a maioria das minhas tias avós da Letônia se casaram com europeus apenas meu avô se casou com brasileira, minha avó era alagoana, entrei em contato com o governo letão para pedir cidadania letã pois ela dada aos netos e filhos de letos mas a burocracia e tão grande que ei desisti 🇧🇷🇱🇻♥️🙏
@arionfranconi84113 ай бұрын
Os fazendeirizados trocaram os escravizados por emigrantezados.😢
@fabriciosilvadasilva89023 ай бұрын
Muito bom!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@geovanamartin3 ай бұрын
Fantástico o trabalho de vocês!
@Ferbava3 ай бұрын
Melhor canal do KZbin
@alessandroflorencio95793 ай бұрын
Excelente podcast
@holgergulck31843 ай бұрын
Super interessanter Bericht über die Auswanderer aus Preußen und warum es dazu kam, dass Preußen das Auswanderern nach Brasilien verbot. Leider ist hier in Deutschland immer noch viel zu wenig bekannt, dass auch viele Deutsche nach Brasilien und Lateinamerika ausgewandert sind und nicht nur nach Nordamerika.
@marcelopereque3 ай бұрын
Hoje se você for para Pomerode Sc procura emprego os alemães vão te olhar com desprezo, sendo que eles um dia já foram imigrantes vai entender a ignorância e ingratidão
@Fredericosoft3 ай бұрын
Sim eles são racistas. Se eu gaúcho, branco for me candidato, tenho emprego, mas mal sabem q eu sou de esquerda hehhehe
@FabioLourenco-dz1dc3 ай бұрын
Excelente vídeo
@Vagalume19493 ай бұрын
Muito bom encontrar aqui alguém falando em português que fala em nome da Deutch Wells. Magnifico
@rodrigoscheuer3 ай бұрын
Excelente, obrigado.
@saikofox16433 ай бұрын
meus avós chegaram ao Brasil em 1926 e 1927 vindos de Hamburgo para trabalhar nos cafezais, não tenho muitas informações. minha nasceu em Frasgurg Alemanha meus avós vieram do Volga Rússia
@alessandropenteado3 ай бұрын
Essas pessoas chamavam-se " Russland Deustsche" migram para a Rússia a no século XVIII e retornaram a Alemanha após a reunificação
@cassiamagalypina2733 ай бұрын
Minha avo ,tb chegou em 1926,tb veio pois via,fotos dos café, ela falava que sabia que existia pessoas negras ,mas só conheceu aqui no Brasil, trabalhou 5 anos em uma fazenda ,em Barra do Pirai,no RJ! Juntou dinheiro e comprou uma terra em araruama RJ,onde eu moro!
@Mussolinibenitooo3 ай бұрын
Todos os seus avós vieram da Alemanha ou Rússia?
@marielbrito4123 ай бұрын
Vocês poderiam fazer uma reportagem sobre os lugares/países que mais receberam migrantes alemãs no período, e qual o papel da América Latina nisso. E, atualmente, quais os países que mais receberam migrantes alemãs entre os séculos XIX e XX?
@Roberto-wt7kr3 ай бұрын
O Brasil foi o que mais recebeu na A. Latina.
@edneydenis78563 ай бұрын
Estados Unidos era o destino favorito dos alemães, seguido do Canadá. O Brasil foi quem mais recebeu na América Latina, especialmente no Sul, onde eles preferiam ir.
@samsg29873 ай бұрын
Os filhos desses fazendeiros são os donos do sistema no Brasil, que ainda governa a política brasileira, alguns ainda com fazendas outros com empresas, o Brasil foi desde o início criado para exploração e infelizmente a ideia portuguesa rege os cantos do Brasil ate hoje, diferente das colônias da América do Norte que os assentados eram donos da própria terra e formavam comunidades, esses assentamentos formaram vilarejos, cidades e até estados na América do Norte, enquanto o senso de comunidades se espalhava pelo país com pequenos sítios onde o agricultor era o imigrante ,diferenciado do sistema escravagista do sul do país.
@geocuriosidades3 ай бұрын
Eu sou da cidade de Limeira/SP de onde aconteceu esse episodio
@hbbstn3 ай бұрын
Meus antepassados só vieram ao Brasil pq a passagem era gratuita. Ir aos EUA era pago.
@Jm4hz3 ай бұрын
Ou seja. Só comprova o que de fato foi. Os que vieram para o Brasil ou eram pobres na Europa ou fugindo de guerras.kkk Não sei como ainda tem brasileiro se sentido melhor que o outro.
@jadsonwilliams3 ай бұрын
@@Jm4hz Porque eles construíram tudo, eram pessoas trabalhadoras, que a primeira coisa que faziam eram escolas e igreja. Já os lá de cima morrem de preguiça e esperam do governo.
@MauroVictorBarros3 ай бұрын
Mesmo assim foram muito mais alemães para os EUA do que pro Brasil.
@worldinsights9303 ай бұрын
@@Jm4hz eles nao se sentem superiores pro serem ricos, e sim por serem brancos 😂😂
@NASUNA-z4t3 ай бұрын
@@hon8177Nenhum, pq tem muito brasileiro racista que os avós sofreram com as guerras e se mudaram de país. Mas quando é Árabes e Africanos fugindo de guerras civis e indo pra Europa, os brasileiros com síndrome de vira-lata, acham ruim quando são eles. Engraçado né?😅
@emillygoelzer12243 ай бұрын
Existe algum país no mundo 🗺 que tenha o nome referente a alguma mitologia antiga ? Egito: A palavra Egito vem do grego Aigyptos, que vem da expressão egípcia Het-Ka-Ptah, que por sua vez significa "A casa do Ka (alma) de Ptah" (Ptah era um dos mais importantes deuses egípcios). Israel: Israel é na verdade um outro nome do patriarca Jacó, que é considerado o ancestral de todos os judeus. Como dito na Bíblia em Gênesis 32:28, Israel significa "aquele que luta com Deus" porque segundo o texto bíblico Jacó lutou toda uma noite contra um anjo e venceu e por isso o mesmo anjo mudou o seu nome para Israel. Jacó (ou Israel) luta com o anjo Armênia: Armênia significa "terra de Haico". Segundo a tradição, Haico é o ancestral de todos os armênios e além disso ainda seria tataraneto de Noé (o mesmo da história bíblica da arca). Mônaco: O nome desse país vem de Monoikos, que é como os gregos chamavam o lugar. Monoikos significa "templo único", no caso, uma referência a "Hercules Monoecus" (que significa "o único templo de Hércules"), que era um templo em honra de Hércules que existia no local. O deus egípcio Ptá Macedônia do Norte: O nome Macedônia vem de Makedon, que segundo a tradição seria o ancestral dos macedônios além de neto de Zeus. Omã: Segundo uma das teorias a respeito da origem do nome do país, Omã viria do nome de um homem chamado Oman bin Loot (que assim seria o ancestral dos omanitas). Oman bin Loot seria filho de Ló (Loot em árabe) - por sinal, Ló é mencionado na Bíblia como sobrinho do patriarca Abraão, ancestral dos moabitas e amonitas e como o único sobrevivente (junto com suas 2 filhas) da destruição de Sodoma e Gomorra. Mapa medieval no qual se vê, sinalizada pela seta, o local onde acreditava-se que ficava a ilha Brasil Brasil: Segundo uma das várias teorias sobre a origem do nome do nosso país, Brasil viria de Hy Brazil (ou Hy-Breasail), também conhecida como Ilha Brasil ou Ilha de São Brandão. A ilha Brasil era uma ilha mítica existente na mitologia celta (esse mito teria alguma relação com a lenda grega das Ilhas Afortunadas). Segundo essa teoria, enquanto Hy significa ilha, Brasil viria da palavra celta bress, que também deu origem ao verbo inglês to bless (abençoar). Assim, Hy Brazil significaria "ilha abençoada" ou "ilha dos afortunados". Outra teoria diz que Hy Breasail na verdade significa "ilha de Breasal" e esse Breasal aí seria Bresal Bó-Díbad, filho de Rudraige, que foi um rei da Irlanda segundo a mitologia celta gaélica. Outra teoria diz que o Breasal em questão na verdade é Breasal Etarlam, um druida e mago vindo do povo dos sidh (fadas e elfos na mitologia irlandesa e escocesa). Como bem lembrado por mim { Emilly Goelzer } esqueci de colocar na lista o Vaticano, que apesar de atualmente ser a capital da cristandade católica também tem um nome referente a uma mitologia pagã. No caso, o lugar tem esse nome em homenagem ao deus etrusco Vaticanus (ou Vagitanus), que tinha um oráculo dedicado a si no local no período pré-cristão.
@filipesantosabreu48073 ай бұрын
Que bom que não vieram mais!
@nelsoncruzrondan10733 ай бұрын
A 2 semanas atrás no vídeo: "Alemães no Brasil 200 anos de uma migração em massa" eu expliquei que o termo correto seria Prussiano e não alemão e vários professores de Harvard vieram me corrigir, felizmente hoje acordo e vejo "Por que a Prússia proibiu a emigração para o Brasil". Infelizmente as pessoas são assim e sempre serão.
@lukinhas4873 ай бұрын
Não é errado se referir Alemanha, pois em sua grande parte os imigrantes vieram do que hoje faz parte da atual Alemanha. Os primeiros são do oeste na Alemanha e não da Prússia
@lukinhas4873 ай бұрын
200 anos se refere ao povo e não país
@marcelopportella3 ай бұрын
Errado, a Prússia tinha seu território onde hoje é Kaliningrado e Polônia, Lituânia.. e não onde fica o atual território da Alemanha. Perderam tudo na guerra, parte para os russos e parte para a Polônia. Era considerada o centro do militarismo germânico.. Alemanha perdeu um terço do território para a Polônia... até pouco tempo reivindicavam esta área.. Na Europa as fronteiras mundam e vão mudar novamente... estamos vendo ..
@moledo393 ай бұрын
O reino da Prússia no século XIX era muito maior. Compunha-se não só da Prússia propriamente dita mas também do Brandeburgo e da Silésia, além de outras regiões menores. A capital era justamente Berlim.
@barnabe48913 ай бұрын
Errado é o seu comentário, a maior parte do território ficava na Alemanha sim Tanto é que a capital da Prússia era Berlim
@gustavoh51433 ай бұрын
quando a alemanha foi unificada metade era prussia
@danielchristiansteinkellne62143 ай бұрын
Prussianos na verdade não são alemães mas sim povos bálticos primos do lituano( lituânia) e do letão ( Letônia) ,nas guerras religiosas da ordem alemã teutônia aprovada pelo papado estes prussianos foram conquistados pela ordem alemã daí com o tempo abandonaram sua língua baltica e adotaram o alemão como idioma e também se germanizaram na cultura....procurem na internet pois ainda existiam pequenos grupos que ainda falavam o prussiano hoje creio estão extintos devido às guerras e ao comunismo soviético depois...
@aranha64283 ай бұрын
excelente
@demetriosvettas88573 ай бұрын
Parabéns! Eu não conhecia essa história, apesar do meu avô ser suíço.
@cgribl68473 ай бұрын
@@demetriosvettas8857 Os suíços passaram enormes dificuldades também, para amenizar o sofrimento foi criada uma sociedade benificente internacional para ajudá-los. Seu avô era dos imigrantes que vieram para região serrana fluminense? Se foi, pode ter passado maus bocados quando aqui chegou.!
@demetriosvettas88573 ай бұрын
@@cgribl6847 não, amigo. Meu avô veio direto para São Paulo. Ele era ferramenteiro, e foi trabalhar numa indústria.
@stan62 ай бұрын
tire a cidadania para a sua familia
@antoniofernandograf72893 ай бұрын
A Fazenda Ibicaca era em Limeira. Cordeiro era apenas um distrito
@carlosalbertoschneider40393 ай бұрын
👏👏👏👏
@Fredericosoft3 ай бұрын
Adaptando para os dias de hj,mvc trabalharia 30 dias, teu salário era R$ 2000, mas 1500 ficava com teu dono (hj empresário) e tinha vantagem.. se na época reclamava era chibatado, hj sai sem nada. Por isso a direita quer vc como eleitor, sem direitos, sem reclamação.
@leonardoschlosser47393 ай бұрын
Que pena que os índios assassinados nas próprias terras não tiveram uma chance de migrar tbm.
@edneydenis78563 ай бұрын
No século XIX, a população indígena já tava quase praticamente exterminada no Estado de São Paulo.
@lowrhyan5673 ай бұрын
@@edneydenis7856 Fonte?
@douglassiqueira19823 ай бұрын
Assassinados por quem? Ou acha que o poucas dezenas de portugueses e europeus ia matar milhões de indios. Todo povo europeu aqui se juntou a alguma tribo indígenas para atacar outras tribos, a história mostra isso claramente e em vários momentos. Ex: portugueses e temiminós destruíram a França Antártica composta de franceses e tupinambás. E há vários exemplos assim.
@cinzamarelo3 ай бұрын
O Dna indígena é muito maior hoje do que no passado. São a base do povo brasileiro junto dos portugueses.
@Kele-n5k3 ай бұрын
Graças a Deus
@sidineilanderdasilvapereir17493 ай бұрын
Interessante que ele falou em "vários desgastes e episódios" mas não especificou nenhum fora o relatório que estava sendo feito e seria enviado à Europa. Dá margem à se pensar QUE desgastes foram esses.... 😬
@esromcupti3 ай бұрын
quase todos foram presos na noite seguinte e foram obrigados, amarrados, alguns durante horas, a caminhar a pé para a delegacia. Foram xingados, maltratados, após os policiais terem invadido, devastado e roubado as suas casas. A polícia se constituía geralmente de pessoas de cor. Quando um desses “devia no cartório” e tinha escapado ileso de punição, simplesmente se recrutava na tropa policial. Quando apareciam na colônia, sempre provocavam pavor. Desta forma, estavam ali presos os melhores e mais abastados alemães. Também ali alguns deles ainda sofreram pesadas torturas, quando batiase com facões em suas costas. Além disso, para divertimento, atiravase, do lado de fora, contra as frágeis paredes de barro da delegacia. E simplesmente deixavam-nos passar fome. ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Livros/APEES_23_Ra%C3%ADzes_da_Imigra%C3%A7%C3%A3o_Alem%C3%A3_Helmar_R%C3%B6lke.pdf
@esromcupti3 ай бұрын
Rescrito de von der Heydt causou indignação por parte do Governo Brasileiro. O embaixador brasileiro na Prússia, em carta de 14 de novembro de 1859, lamenta junto ao ministro para Assuntos do Exterior a má impressão que o Rescrito causou no Brasil. O Rescrito trouxe desvantagens para o relacionamento entre o Governo Brasileiro e a Prússia. A Prússia, vendo esgotadas as possibilidades diplomáticas, viu-se constrangida, também devido ao clamor da intelectualidade alemã, a tomar atitudes que beiravam à intromissão em questões genuinamente brasileiras. Mas, ao mesmo tempo, esta decisão fez com que o Governo Brasileiro se voltasse com mais atenção aos imigrantes, apesar de o conteúdo do Rescrito ter colocado o nome do Brasil sob suspeita em toda a Europa, de receber mal e de forma displicente os seus imigrantes. A maioria dos emigrantes desta época, originalmente previstos para o Brasil, foi encaminhada para os Estados Unidos da América. A emigração para o Brasil foi naturalmente dificultada. Só conseguiam emigrar para o Brasil pessoas que pudessem arcar pessoalmente com as despesas de viagem ou as que conseguissem ludibriar as autoridades
@pedro.gulinelli3 ай бұрын
Porque eles precisavam de soldados pra lutar nas guerras contra a França
@pedrostringuetti11292 ай бұрын
Éééééé, barbaridade. Minha avó contava que os fazendeiros esperavam que os imigrantes comessem no cocho, como os escravizados da África.
@portalbaki54203 ай бұрын
INTERESANTE DEVEM TER TIDO ALGUMA POLITICA NECESSARIA
@AnaSilva-v3r2 ай бұрын
Erika Kokay! Do PT ? Credo!
@stan62 ай бұрын
Uma parte da minha familia era da Prussia mas creio que se consideravam polacos
@DRUIMAINICH3 ай бұрын
No tempo da guerra, Santa Catarina tinha a maior concertação de nazistas fora da Alemanha. Ainda bem que as coisas mudaram, né?
@PalestraItaliaMineira3 ай бұрын
São Paulo tinha a maior concentração e maior grupo nazi fora da Alemanha
@pedrojosesantor47462 ай бұрын
Eu gostava de ver os vídeos de vocês. Mas depois daquele que fala da rodovia construída pela China na Colômbia, ví que: "o buraco é mais embaixo"...
@saimedeabreu78973 ай бұрын
😊😊
@hervegirard19493 ай бұрын
Ai a explicação do porque não tem hoje 50 milhões de alemães entre Goias, Pará e Mato Grosso
@Wellington-r9l3 ай бұрын
Resumindo e traduzindo para o uma linguagem mais simplificada.... A proibição de imigrantes alemães para o resto do Brasil foi culpa de São Paulo. E quem saiu ganhando foi o Sul.
@joseatilasdarochamoleiro10383 ай бұрын
Agro é pop, agro é tech, agro é semi escravidão nos dias de hoje.
@padrekelson12873 ай бұрын
E sem esse Agro você não teria comida na mesa!
@AntonioCarlos-zt1mi3 ай бұрын
Vai no centro oeste e veja se lá tem trabalhador escravo, todos que são ou não qualificados, desde um mecânico, operador de máquinas e etc, ganham em média 5 salários mínimos, agora você como um esquerdista eleitor do PT continua sendo alimentado pelo agro.
@diegobluc3 ай бұрын
@@padrekelson1287 Obrigado agro por criar lobby e inviabilizar a industrialização no Brasil. Obrigado agro pela falta de investimento privado em 80% das cidades do interior do Brasil tornando tudo uma grande roça. Mais uma vez, obrigado agro por manter o Brasil um país que só exporta produtos in natura (não processados) onde a China compra 1 tonelada de minério de ferro por 80 dólares e a cadeira do meu computador feita do mesmo ferro custa 150 dólares. Obrigado agro, por manter o brasileiro médio em trabalhos sem mão de obra especializada ganhando salários mínimos. Obrigado agro por manter o maior país sul-americano como a fazendinha do ocidente
@padrekelson12873 ай бұрын
@@diegobluc Você bateu no Agro falando que culpa dele que o Brasil não é industrializado, mas não culpa os políticos e potências estrangeiras que não querem o Brasil industrializado, a função do estado é industrializar o país, não o Agro!
@diegobluc3 ай бұрын
@@padrekelson1287 Amigo, o Estado oferece subsídios, os municípios oferecem redução nos impostos entre vários outros benefícios para a indústria vir. O estado não vai abrir uma empresa e industrializar, quem faz isso é o empresário e o empresário só vê lucro no agro pois produtos sem industrialização ou de baixo processamento não pagam imposto ou pagam um mínimo muito baixo na sua exportação ou venda para a indústria brasileira. Você acha que um empresário vai querer abrir uma indústria e vender um produto processado pagando taxa de exportação ou ele vai querer vender um produto in natura sem pagar imposto? A industrialização também significa ter mão de obra especializada, e essa mão de obra é mais cara do que a mão de obra barata e analfabeta que os patrões pagam. Todo empresário investe no agro. Eu mesmo já trabalhei com MUITA gente milionária na area da engenharia elétrica, grandes empreiteiras que constroem subestações de energia, e todos os donos dessas empresas tinham terras usadas para o agro e fugiam a todo custo da industrialização, para eles é melhor importar os cabos de aço do Japão, o metal da estrutura da China e os transformadores da Alemanha do que industrializar e pagar funcionário pra fabricar isso aqui no Brasil. Eu ouvi pessoalmente numa reunião com 70 empresários milionários que não tem nenhum beneficio pra eles fazer assim.
@lilianap27553 ай бұрын
Excelente o conteúdo de história.Para alimentar o raciocínio:os "poderosos " donos de terras nunca querem abrir mão de lucro .Mesmo que para isso sacrifiquem a dignidade de outros.Esta atitude é tipica da monarquia absolutista...recado aos desavisados que queiram rotular essa atitude como capitalista
@esromcupti3 ай бұрын
Sugiro a leitura do livro A imigração Polonesa no Brasil em 1891 ( tem grátis em pdf na biblioteca do senado). O livro irá corroborar a sua fala.
@HeinrichvonReuss37473 ай бұрын
Ou seja, agronegócio agindo na época como age até hoje. Vide o trabalho escravo na colheita da uva no RS. Agro é tech, etc...
@nuno51813 ай бұрын
Sempre fomos um grande fazendao com gente tosca no comando.
@willwender73233 ай бұрын
@@hon8177 Mato Grosso o salário é mais de 5k
@rodrigoutzig99673 ай бұрын
Não concordo com essa tese. Somos todos escravos de governos que cobram um absurdo de impostos e quase nada é devolvido em benefício do povo. Na verdade somos todos escravos até hoje.
@generalbenjaminarrola3403 ай бұрын
A elite do atraso
@edsontimoteoalves33253 ай бұрын
Essa história de trabalho escravo nas vinícolas gaúchas não está bem contada, os outros estados brasileiros também têm muito preconceito com os estados do Sul
@pedrobequer77243 ай бұрын
Parabéns Guilherme becker
@geovanamartin3 ай бұрын
A imigração no Rio Grande do Sul não foi diferente. Ninguém ganhou terras. Sou descendente de Franceses e Italianos. Primeiro eles foram abandonados no meio da Serra Gaúcha. Eles pagaram as terras com produtos. Minha Mãe conta que quando era criança ainda comia em prato e colher de madeira. Não foi fácil para ninguém! Trabalho, trabalho e trabalho! A cultura gaúcha é a cultura do trabalho, dia e noite! Até hoje as pessoas dão um valor para as terras. Elas sentem que passe o que passar, vender nunca. Até eu sou assim! Sabem o que eu fiz. Levei meu filho para a Europa! O Brasil é injusto demais para morrer aqui. Deus é o povo brasileiro que me perdoem. Tu podes morrer trabalhando aqui e nada muda neste país. É muito triste!
@betobrasil3603 ай бұрын
Discordo. Aqui se trabalha muito, e se conquista a dignidade financeira. Tudo no seu devido tempo.
@KS-yn5zw3 ай бұрын
@@betobrasil360se trabalha muito pq outra parte do país é um peso para o resto.
@betobrasil3603 ай бұрын
@@KS-yn5zw quem muito reclama disso, são os paulistanos.
@tml22123 ай бұрын
Ganharam terras sim. O que não signinfica é claro que tenham ganho tudo o que foi prometido. Inclusive o fato de receberem terras é uma explicação do sucesso das colônias do sul do Brasil em relação a São Paulo, já que no sul eles eram proprietários e o excedente da produção deles ficava com eles, o que permitiu uma acumulação de capital e um subsequente investimento desse capital (geralmente na própria região, impulsionando a economia local). Sempre importante lembrar que nem mesmo os portugueses receberam esses incentivos!
@betobrasil3603 ай бұрын
@@tml2212 complicado. Os meus antepassados, chegaram em 1829, e também não ganharam nada. Já era o fim do primeiro ciclo, da imigração.
@TalesBazz3 ай бұрын
Sorte dos que ficaram....
@eddie_lukaisch49412 ай бұрын
7:41
@gaiushenrique3 ай бұрын
A capacidade criativa e trabalho duro desses povos é o que criou civilização nesse país, nosso povo na verdade, temos muitos feitos pra nos orgulhar
@lorivalandradejanskenwizc85383 ай бұрын
Eles chegaram aqui e foram pras fazendas de trem. Quem fez os trilhos que eles andaram....a ta brotou do chão.
@FrancisNovello3 ай бұрын
Foi feito por escravos
@hyagootto74353 ай бұрын
@@FrancisNovellopelo que me recordo, por presos. O ritmo da construção foi frenético, aliás
@morwar_3 ай бұрын
Então tinha uma preocupação da então Alemanha em mandar as pessoas para o Brasil. Esse relatório é público?
@esromcupti3 ай бұрын
Todos os países tinham preocupação. A Suíça criou uma comissão para apoiar os órfãos pois a mortandade nos navios era pior que nos navios negreiros. ( La Genèse de Nova Fribourg, livro de Martin Nicoulin ). A Itália fez também um decreto proibindo a imigração por causa dos maus tratos ( decreto Pinetti) e foram vários dossiês ( vide Dossiê: Italianos no Brasil: e-imigração e retorno ) disponível no Google. O relato mais triste é sobre a imigração polonesa do padre padre Zygmunt Chelmicki. São histórias de horror como da mulher que perdeu a filha, o genro e os netos e foi do Paraná para o Rio de Janeiro para tentar embarcar de volta.
@vieiradosreismariadelurdes91053 ай бұрын
Nessa época ainda NÃO EXISTIA a Alemanha. Existiam vários Reinos. A Alemanha como País,é um País muito recente.
@morwar_3 ай бұрын
@@vieiradosreismariadelurdes9105 Eu sei disso, mas eles usam o termo Alemanha tanto que essa série é dita "200 anos da imigração Alemã no Brasil". A pergunta continua: Então a Prussia (pra deixar você feliz) tinha preocupação com seu povo. Esse relatório é público?
@vieiradosreismariadelurdes91053 ай бұрын
@@morwar_ O Povo Alemão que veio há 200 Anos atrás eram de uma Região chamada Pomerânia. Essa Região foi dividida...atualmente uma parte desse Território é parte integrante do País: Alemanha e a outra parte é parte integrante da Polónia. ( Tanto é que o Papa João II ,que era da Polónia, quando veio ao Brasil visitou a comunidade Pomerana no Brasil) . Acrescentando que ao longo dos últimos 200 Anos,muitos dos Alemães no Brasil são descendentes de VÁRIAS ORIGENS do Antigo Império Áustria+ Hungria+ Alemanha e "Ucrânia"... Na Europa estão SEPARADOS TERRITORIALMENTE,mas no Brasil ESTÃO UNIDOS principalmente devido á HISTÓRIA dos seus ANCESTRAIS , estão unidos inclusive ATRAVÉS DE CASAMENTO 💒,Culturas, Dialéctica, através das regiões que Colonizaram, através da Religião,da Política,das várias variedades Industriais Empresas,das Terras que possuiem e produção de Alimentos e Animais nas mesmas localidades regionais que os unem dentro e fora do Brasil,seja na Europa,ou nos Estados Unidos,ou em Israel, etc..
@morwar_3 ай бұрын
@@vieiradosreismariadelurdes9105 Obrigado pela aula.
@bmandrakeeee83783 ай бұрын
de vez em quando você vê um cara com nome alemão dono de metade de um município do norte, aí você vai olhar direitinho e ele foi colono de algum programa de governo que simplesmente cedeu um mar de terra a ele -- até na política interna, já depois da família virar brasileira, eles foram favorecidos na repartição do bolo. Vai olhar se teve isso com algum negro, como os comentários aqui querem fazer parecer.
@demetriosvettas88573 ай бұрын
O Brasil era muito atrasado. Esse país confundia "escravo com trabalhador" .
@xCoiotex3 ай бұрын
a diferença entre escravo e trabalhador é bem sucinta, se voce levar em conta, a intensidade, horas de trabalho, salário, pausas para lanchar e descansar
@laurogoldbach9863 ай бұрын
Com a Abolição da Escravatura os Cidadãos de Bem estatizaram as obrigações trabalhistas e criaram o que chamamos de Previdência Social. No início era um sistema de seguridade, que foi confiscado pelo regime militar para expropriar os Fundos de Pensão.
@esromcupti3 ай бұрын
@@xCoiotex não havia diferença alguma. Até 1807 vigorava o sistema de vassalagem. Trabalhavam 16 horas por dia, comiam batata com água, castigos físicos, o senhor tinha que autorizar a casar, a mulher e os filhos eram obrigados também a trabalhar para o nobre. ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Livros/APEES_23_Ra%C3%ADzes_da_Imigra%C3%A7%C3%A3o_Alem%C3%A3_Helmar_R%C3%B6lke.pdf
@lukinhas4873 ай бұрын
Mais imigrantes teriam ajudado muito brasil
@Ag_lima3 ай бұрын
Não existia trabalho assalariado no Brasil, tudo era na base da escravidão. Quando os braços africanos começaram a minguar os fazendeiros tiveram dificuldades em lidar com trabalhadores alfabetizados.
@rafaelsouza45753 ай бұрын
Não sei se esses europeus de 1800 e poucos eram alfabetizados... Acho que não.
@lowrhyan5673 ай бұрын
Para de falar o que não sabe, escravos eram uma minoria.
@esromcupti3 ай бұрын
@@lowrhyan567 que o Sr. Pullig e outros pretendentes ao Brasil “sejam alertados, que não lhes será possível, diante das propostas apresentadas, tornarem-se senhores livres no Brasil, a não ser que tenham os meios necessários para custear a travessia, capital para aquisição de terras e a instalação; caso apostarem no seu futuro diante das propostas de empréstimo fácil dos agentes de emigração, estarão a mercê da dura sorte, terem que viver durante muitos anos na dependência de seus credores, prestando-lhes serviço obrigatório, não melhor do que escravos”. 36 ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Livros/APEES_23_Ra%C3%ADzes_da_Imigra%C3%A7%C3%A3o_Alem%C3%A3_Helmar_R%C3%B6lke.pdf
@tibiricadacosta12073 ай бұрын
Gente boa é imigração,olhe o i na frente da palavra !!!!!!!;😅
@rafaelsouza45753 ай бұрын
a Prússia probiu seus cidadãos de "emigrar", não foi o Brasil que os proibiu de "imigrar". De nada.
@niltonferreira2113 ай бұрын
Pela foto já dá para ver, é tudo jagunçada!
@ivoembalagens3 ай бұрын
Um especialista da USP e bem tendenciosa
@karamoojobell3 ай бұрын
Os melhores cirurgiões saem da gloriosa. A distância das outras universidades é abissal.
@fausto89323 ай бұрын
Muitas histórias. Vaaaaleu.
@Ivan07d3 ай бұрын
Quando vejo um erro de português na capa ou no título, já desisto de assistir o vídeo.
@Daniel000013 ай бұрын
Onde está o erro?
@Ivan07d3 ай бұрын
@@Daniel00001 🤦🤦🤦
@angelbor193 ай бұрын
Emigração. Sair do país e ir pra outro. Imigração-Chegar ao país para onde foi. O título está correto. A Alemanha/Prússia proibiu seus cidadãos de saírem de lá e virem para o Brasil.Proibiu a "emigração ".
@MarcioDascal3 ай бұрын
Vieram muitos prussianos
@reginamagnafranco42043 ай бұрын
Faltou falar da Lei de ferras de 1850 que proibia q negros posduissem terras. Os imigrantes tinham direito a terra, os nogros não.
@Neomalthusiano3 ай бұрын
Curti seu comentário, mas a restrição não era apenas para negros e sim para todos os brasileiros que não fossem apadrinhados da elite burocrática reinante. Esse pessoal que veio de fora acha muito o imigrante trabalhar para receber terra roxa, quando o normal eram brasileiros originários nunca poderem ter tido propriedade das terras (muitas vezes agrestes) que ocupavam. Era tudo dos sesmeiros e o brasileiro tinha que trabalhar para poder usar a terra que nunca seria dele, ao contrário dos europeus.
@CaduGames197Күн бұрын
Não tinham direito a terra
@mainchannel44423 ай бұрын
O sul do Brasil sempre foi um outro país, o que foi rapidamente reconhecido pela Alemanha, que permitia a imigração apenas para os três estados do sul. Infelizmente, nos últimos 40 anos, a migração interna de brasileiros não-europeus trouxe um "enriquecimento cultural" não muito bem-vindo aqui para o sul, que nos fez ter que subir muros e grades, além de tapar os ouvidos para música alta e de questionável qualidade assim como a fechar os olhos para a sujeira nas ruas. Ein Haufen Schweine.
@luiznuness3 ай бұрын
Só acredita nisso quem nunca esteve aqui no sul. Até parece que vocês próprios não tem gostos musicais questionáveis, que não tem os índices de contágio de HIV mais altos do Brasil e que não roubam uns aos outros. Basta ver o que aconteceu na catástrofe do RS, tem vídeos e vídeos de gauchos roubando gauchos, mesmo durante as enchentes e até abusando de menores (também gauchos) nos abrigos. Conta outra.
@PalestraItaliaMineira3 ай бұрын
Disse a região da mc pipokinha, vcs sempre foram pobres igual o nordeste, nunca nem chegaram perto do sudeste
@victoralves59513 ай бұрын
bairrismo foda esse seu viu
@fabioteixeiralima61673 ай бұрын
Deveria ter um vídeo sobre quem realmente construíram as 5 primeiras ferrovias do Brasil nesta mesma época. No museu da imigração tem uma foto de uma família Suiça segurando a bandeira do país, acredito que seja por volta da virada do século.
@EduardoGouvea-r2w3 ай бұрын
Galera aqui comentando que o bisavô veio da conxixina da prussia: vcs não são considerados alemães nem aqui e nem lá. Vejo muitos escrevendo quase como se sentissem saudades de casa. E sim, se seus antepassados não foram escravizados e ganharam passagens eles foram favorecidos sim. Ponto.
@riograndedosulball2483 ай бұрын
E agora vem a pergunta de um milhão de dólares zimbabueanos: e daí? Que diferença faz na tua vida ter pessoas que são sensibilizadas pelas histórias que as famílias delas compartilharam em sofrimento nesse inferno de país? e daí se elas tentam manter alguma cultura dos ancestrais? O que te ofende tanto nisso? Que amargura no coração hein amigo
@danielchristiansteinkellne62143 ай бұрын
Vá encher o fiofó de linguiça
@PalestraItaliaMineira3 ай бұрын
Senti a inveja daqui
@AlexandreCoutinhoMunoz3 ай бұрын
Das ist das 👍
@JoséArtigas-o7b3 ай бұрын
Kkkkkkkk
@waldirmedeirosneto3 ай бұрын
EDITORIAL DW: o termo escravo não se aplicaria em muitas das vezes que foi citado, sendo mais adequado o uso do termo escravizado
@lowrhyan5673 ай бұрын
"Escravizado" não faz sentido algum. Escravo foi o nome dado a está condição humana e não significa que sempre foi escravo, dizer que "escravizado" seria mais próprio é o mesmo que dizer que não devemos chamar pedreiros de pedreiros e sim de pessoas pedreirizadas.
@jadsonwilliams3 ай бұрын
Os alemães chegaram aqui, e construíram tudo. Imagina se os baianos tivessem ido pra lá?
@phictograma3 ай бұрын
O que aconteceria se os baianos tivessem ido pra lá?
@jadsonwilliams3 ай бұрын
@@phictograma Bahia sendo o maior estado recebendo Bolsa família, te responde?
@marciolprado13 ай бұрын
Seja mais claro no seu comentário. Vocês quis dizer que os baianos não trabalhariam iguais aos alemães?
@5156151003 ай бұрын
Os povos germânicos são os mais superiores que existem, eles criaram praticamente tudo que usamos hj, depois vem os judeus, romanos, ISLAVOS, persas, asiáticos, por último ficam os africanos, tudo isso bem de jafé, Sem, e Cam, os descendentes de Noé
@jadsonwilliams3 ай бұрын
@@marciolprado1 Não, como falei: Bahia é o estado que mais recebe bolsa-familia.
@guariba633 ай бұрын
"Povos de lingua alemã"????!!! Eram ALEMÃES.... A própria Prússia era um Estado ALEMÃO! O Reino da Bavaria era um Estado ALEMÃO... E assim por diante...
@barnabe48913 ай бұрын
Mas não era um país
@guariba633 ай бұрын
@@barnabe4891 O que vc entende por "país"?
@guariba633 ай бұрын
@@barnabe4891 Alemanha é o nome de um território histórco onde viviam e vivem grosso modo os ALEMÄES... Se iguala geograficamente em grande parte ao território abrangido pelas fronteiras do Sacro Império Romano Germanico (em portugues). Haviam ALEMAES até fora deste Território, como na Prússia, Pomerania, Silésia, etc... E mesmo em territórios nao regidos por nobreza ALEMÄ, como Romenia e Rússia... Eram ALEMAES sem viverem neste território histórico. Pois o termo Alemao denomina uma ETNIA!
@gustavoh51433 ай бұрын
mas nessa época a Alemanha ainda não era unificada
@guariba633 ай бұрын
@@gustavoh5143 Mas mesmo assim o território e o povo deste território já se chamavam alemaes... Tanto que o Reino da Prússia é um Estado ALEMAO, o Reino da Bavária é um Estado ALEMAO, O Grao-Ducado de Hessia-Darmstadt é um Estado ALEMAO, e assim por diante... O Kurdos nao tem um Estado próprio, mas existem os Kurdos e o Kurdistao... Pasme!
@cesarlampert56873 ай бұрын
Escravidão sob vários eufemismos...mas sempre Escravidão...
@giakatz44713 ай бұрын
DW sempre tendenciosa 😂🇧🇷👹🤡🌎
@Roberto-wt7kr3 ай бұрын
Não tem nada de tendencioso, os alemães que foram proibidos de virem eram realmente quase escravizados.
@IsabelChagas-kl8br3 ай бұрын
Amwmque seja fwita avontade de deus
@Jeffersonkriger3 ай бұрын
Ns verdade a história do Brasil é um caos.. a escravidão foi um erro brutal, e depois da abolição as pessoas não tinham terras e ensino digno. Quando teve a independência não fizeram s constituição baseado nas necessidades do país e imitaram s norte americana 😅 a desigualdade social existe no nordeste até hoje por causa da centralização do poder que saiu do nordeste para o rio.. assim como rio grande do sul ja foi um país, minas tbm tentou e Pernambuco tbm conseguiu. O país nunca foi unido e quanto mais desigualdade social, mais a sensação de superioridade e lasca o país. Acredito que se tivessem tratado assim que foi abolido, todos os escravos a estudarem e dedicarem na área de empreendimento o país seria outro.
@nuno51813 ай бұрын
Eram várias "leis para ingles ver", nao só uma. Lei BILL Aberdeen. A lei eusebio de queiroz "acabou" OFICIALMENTE com o trafico, mas o CONTRABANDO e COMERCIO ILEGAL continuaram. Mais uma "lei para ingles ver". Pesquisa fraca e imprecisa.
@HeinrichvonReuss37473 ай бұрын
Bill Aberdeen foi uma lei inglesa... E foi levada a cabo, inclusive gerando diversos incidentes diplomáticos com o Brasil.
@giakatz44713 ай бұрын
Pesquisa dos maconheiros da USP 😂🤡👹🇧🇷
@edneydenis78563 ай бұрын
Não acabou totalmente, sempre tem os ilegais. Mas a Eusebio de Queiroz criminalizou de fato.
@nuno51813 ай бұрын
@@edneydenis7856 criminalizou? Para ingles ver MESMO. Cite UM UNICO traficante de escravos NO MÁXIMO PROCESSADO em tribunais brasileiros por causa desta lei. Rapaz a mao de obra escrava era a MÁQUINA que mantinha a economia do império. Nem o proprio imperador (nenhum dos dois) mexeu com isso.
@nuno51813 ай бұрын
@@HeinrichvonReuss3747 isso mesmo. O governo brasileiro literalmente CAGAVA E ANDAVA para trafico de escravos. Como a garotada diz hoje: "fazia a egípcia". Era só parolagem e lero lero para posar de bonito, afinal estavam chegados os tempos em que a barbarie da escravidao OFICIAL nao era mais bem vista nos circulos civilizados e intelectualizados do mundo. E nosso imperador nao queria passar tanta vergonha, destoando do DISCURSO. Mas na PRÁTICA....parolagem