➡️ Aprenda Cálculo de verdade, começando do zero (pré-cálculo) até o nível avançado! Clique aqui e entre para o Dominando o Cálculo: www.temciencia.com.br *Livros de Cálculo recomendados* - Stewart: Cálculo (Volume 1) amzn.to/3FWCzm9 - Stewart: Cálculo (Volume 2) amzn.to/3nndQB4 - Apostol: Cálculo - Volume 1: Cálculo com funções de uma variável, com uma introduçâo à Àlgebra Linear amzn.to/3lD4ukc - Apostol: Cálculo II: Cálculo com funções de várias variáveis e Álgebra Linear, com aplicações às equações diferenciais e às probabilidades amzn.to/3njA3zP - Spivak: Calculus amzn.to/3lNfJX2 - Courant: Introduction to Calculus and Analysis (Volume I) amzn.to/42NvTRc - Courant: Introduction to Calculus and Analysis (Volume II/1) amzn.to/3LVaRtD - Courant: Introduction to Calculus and Analysis (Volume II/2) amzn.to/40kWyCW _links afiliados: ao comprar, uma pequena porcentagem é revertida para o canal sem aumento de preço para você_ *Seja membro* e me ajude a continuar produzindo esse tipo de conteúdo: kzbin.infojoin
@adrianomoschini8783 Жыл бұрын
Pq o senhor não citou Hamilton Guidorizzi, Lethold, George Thomas? Concordo contigo em grande parte; o professor universitário já foi aluno, alguns foram docentes na educação básica, alem disso, os docentes hoje e os que serão na educação basica foram e estão sendo alunos, ou seja, alguns já passaram por isso, mas o sistema não muda, pelo contrário, se retroalimenta. Nas licenciaturas a disciplinas de educação ocupam em torno de 50% do curriculo, excluindo fisica e estatistica, temos que os cursos de licenciatura em matemática não possuem tanta matemática assim; o discente hoje na licenciatura será o professor de amanhã na educação básica; o metodo ê mais importante que o conteúdo? São muitos os motivos das reprovações e evasão escolar nos cursos de matemática. Gostei do video , bons argumentos, me identifico com a maioria deles. E a analise e estudo das variaveis complexas? O curso de licencitura em matemática na universidade mencionada possui 420 horas em docência e apenas 120 em análise. Profmat, com inscrições abertas, provas com alternativas. No edital com conceito 5, nivelando as universidades; não é essa a realidade das universidades no Brasil.
@ArletevonGoethe10 ай бұрын
Obrigada 🙏 vai me ajudar a enfrentar engenharia quimica kkk
@pedrinhofelix24372 жыл бұрын
Vídeo fantástico!! Eu também senti um abismo gigantesco entre o ensino médio e a faculdade. Entretanto vou acrescentar um detalhe: hoje as escolas publicas de alguns estados nem com o ENEM estão mais preocupadas. O que rege a grade escolar é a avaliação estadual (SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE e etc), que está num nível abaixo do ENEM, pois o resultado delas traz algum benefício a escola. Lamentável, o aluno é só um número. Sou professor do ensino médio e tenho que lidar com alunos que não sabem ler, não sabem as quatro operações e etc. Como chegaram ao ensino médio? Só Deus sabe rsrsrs
2 жыл бұрын
Seu comentário é perfeito. O sistema trabalha para o sistema… Esses “indicadores de desempenho” se tornam a razão de ser das escolas. A realidade é muito triste mesmo. O sarrafo vai abaixando cada vez mais e as coisas só pioram.
@o_trystan_2 жыл бұрын
ouço alunos falando que não sabem nem como funciona o Enem, e muito menos sabem sobre os assuntos que cai na prova...
@qqqlllbbb Жыл бұрын
@@professormarciorocha6432 oi colega, muito pertinente seu comentário, concordo com tudo. Vou deixar uma sugestão pro amigo, procure ler o livro "A falácia do sócio Construtivismo, porque os alunos brasileiros deixaram de aprender a ler e a escrever," de Cátia Simone Benedetti. Pra resumir, a neurociência prova, Veja bem, há provas de que tanto o amontoado de loucuras pedagógicas do sócio Construtivismo quanto Paulo Freire criam lesões cerebrais permanentes que nunca mais saem. Sim, foi isso o q vc leu. É assustador. A coisa tá é muito mas muito série, e já temos mais de 40 anos de destruição sistemática da capacidade cognitiva de nossos alunos. Se o amigo quiser uma sugestão de uma obra q vai ser uma ponta de lança, vai abrir as portas da compreensão de um dos fatores mais fortes da destruição do nosso sistema de ensino, procure este livro. Tudo de bom pro amigo.
@rafaelsilvaruy3515 Жыл бұрын
@Professor Márcio Rocha força professor, não esmorecer perante as mazelas, não sou professor, apenas estudante de engenharia mecânica, isso é efeito Paulo Freire, bando de ignóbeis deficientes em conhecimento
@helmutalexanderriegg1673 Жыл бұрын
Deus sabe todas as coisas. Mas, não vamos usá-lo como resposta à sua pergunta. Vejo o sistema se degradando por causa das políticas aplicadas. "Separar o joio do trigo" continua sendo uma ação importante nesta seara, mas vem sendo substituída pela inclusão de todo mundo, mesmo os despreparados. Consequentemente, o baixo desempenho gera uma frustração para alunos e professores e consome recursos que poderiam estar muito melhor aplicados.
@jmiluminado Жыл бұрын
Sou estudante de Matemática na UFF, e pra diminuir o índice de reprovação em cálculo introduziram não somente Pré-Cálculo no 2º Período, mas também Matemática Básica no 1º. Assim fazem uma revisão aceleradíssima e bastante analítica do que deveríamos ter aprendido no EM no 1º semestre e no segundo fazemos quase que o mesmo, mas com foco bastante voltado pra cálculo. Somente a partir do 3º Período iniciamos Cálculo I, II, III e IV. Confesso que ingressei no curso com sede de estudar a matéria, já estava iniciando meus estudos em casa com 2 livros que tinha comprado por conta própria e me desapontou um pouco quando me deparei com essa grade, a ponto de pensar em trocar o curso de Matemática para Física. Mas assim que iniciei os estudos de Matemática Básica e Pré-Cálculo entendi as lacunas de aprendizagem que eu tinha e o quanto foi necessário trabalhá-las previamente. Hoje sou grato ao passo-a-passo dado pela Universidade Federal Fluminense e faço parte, até o momento, dos 50% que não reprovaram am Cálculo.
@oigor.ribeiro Жыл бұрын
mas isso não é bom, cara! vc não percebe: na medida em que adicionam matérias de ensino básico na grade curricular, atrasa-se o curso. Acredito que a universidade não tem que ficar a cargo de ensinar aquilo que não foi dado na Escola. Se não, A ESCOLA É UMA FARSA, NÃO? O SISTEMA DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO TBM É UMA FARSA, NÃO? já que entram dentro do curso sem ter requisitos para tal.
@Michel-rt1rz Жыл бұрын
Muitas engenharias ofertam uma cadeira de pré cálculo ou uma cadeira revisando a algebra de funções, assunto pré requisito pro calculo A. Eu acho isso certo!
@ruamopedro6552 Жыл бұрын
É essa universidade que tá querendo facilitar a disciplina de cálculo porque tem muito negro reprovando e que por isso o conteúdo seria racista? Ou é a UFRJ?
@angelo7667 Жыл бұрын
@@ruamopedro6552 É a UFRJ.
@ruamopedro6552 Жыл бұрын
@@angelo7667 que lixo, hein.
@xxis8018 Жыл бұрын
A palavra CÁLCULO vem do latim "CALCULUS" que quer dizer "pedrinhas" .Na antiga Roma quando um pastor voltava com seu rebanho cada ovelhinha que pulava uma cerca ele jogava uma pedrinha no chão.Assim se o montante de pedrinhas estivesse maior que chegou,queria dizer que alguma ovelhinha se juntou ao rebanho e quando menos significava que alguma ovelhinha se perdeu. Dizer que está com cálculo renal significa pedra nos rins
@diegorosa69432 жыл бұрын
É realmente isso mesmo, descobri dá pior maneira, mas hoje aprendi. O livro Pré-cálculo para Leigos me ajudou muito com esse déficit do ensino médio.
@vitorpmh Жыл бұрын
Por mais que esse livro seja péssimo matemáticamente falando (na minha opnião e de um professor meu). Ja ouvi relatos como o seu. E pra mim, se ajuda alguém quer dizer que é bom!
@IfeehPlays Жыл бұрын
@@vitorpmh sabe me dizer algum melhor? Quero fazer cálculo, mas tô com medo aujsuwhshs
@RosivalRocha Жыл бұрын
O problema é que a matemática é pura lógica, e brasileiros são péssimos e lógica. Muitos não conseguem entender que é uma icônica, x é uma letra não pode ser um número, outra coisa muitos não desenvolveram raciocínio tridimensional e não conseguem imaginar objetivos em movimentos.
@vitorpmh Жыл бұрын
@@IfeehPlays Eu gosto muito do guidorizzi pois sou da matemática. Mas o do stewart é ótimo também. Veja bons vídeos no youtube sobre o assunto também. Tem vários em portuguÊs e vários em ingles. Canais como o do 3blue1brown.
@Lucas_Sid Жыл бұрын
@@IfeehPlays Pré Cálculo do Stewart, dps usa Guidorizzi e Stewart junto mlhr combinação p/ mim passei no cálculo I e II assim
@franciscoleildo60272 жыл бұрын
Você, xande super exatas e Felipe guisole são extraordinários.
@ivanfaria4212 Жыл бұрын
Uma dica que me ajudou a passar nas disciplinas de cálculo: tutorias e monitorias. Eu praticamente não perdia nenhuma, a linguagem que os tutores/monitores passavam o conteúdo era bem mais acessível quando comparada a dos professores, sem falar das dicas e macetes que salvavam na hora das provas. Se a sua faculdade oferece um programa de monitoria, não deixe de participar. E o mais importante, estude até sua mão cansar: faça resumos, resolva os exercícios da lista, procure vídeos explicativos, faça e refaça exercícios do livro até que você compreenda o mecanismo para resolver um tipo de problema, assim você vai lapidando e refinando suas competências matemáticas.
@UhesleiFagundes Жыл бұрын
Perfeito, Ivan, tbm só passei graças às monitorias. Poucos professores tem facilidade em dar aula dessa matéria e na hora da prova cobram muito além do ensinado. Acho que eles carregam um certo sadismo em ver os alunos se matando de estudar e a maior nota da turma ser um 5,5
@lorrenemacedo58848 ай бұрын
@@UhesleiFagundes Concordo plenamente
@jose1951muniz Жыл бұрын
Outra coisa... A interação do Cálculo com a Física condensa o conhecimento dessas duas matérias. Então a importância do estudo em conjunto estende-se por todo ciclo básico das exatas.
@henriqueers Жыл бұрын
Eu concordo em partes com o que você falou. Acho que se o professor só ensina o básico na sala de aula e depois cobra muito além nas provas, ele não está fazendo o serviço dele de ensinar corretamente. Eu gostava do jeito que o meu professor de cálculo fazia. Ele passava o básico nas aulas com exercícios simples, e depois liberava uma lista de exercícios muito mais complexos do que os da aula. Aí na prova os exercícios eram do mesmo nível de complexidade dos da lista. Ou seja, se você se esforçasse pra resolver os exercícios da lista, se daria bem, mas se ficasse no básico, se daria muito mal.
@etiehnenavarro7622 Жыл бұрын
Você gosta disso?! Professor ensinar fácil e cobra difícil?! Para mim, isso tem outro nome: preguiça e vagabundagem de pseudo-professores que não gostam do que fazem! Esse, na verdade, é o primeiro e único problema do ensino de Cálculo, e do ensino superior brasileiro em geral: PROFESSORES PREGUIÇOSOS, SEM AMOR À EDUCAÇÃO, e, na outra ponta, alunos conformados qie aceitam qualquer coisa!
@julianocamargob.7232 Жыл бұрын
A escola é apenas para te guiar, dar uma noção. O estudo você tem que fazer por conta própria, isso não é responsabilidade de ninguém a não ser de você mesmo. Isso eu percebi com 17 anos, quando entrei num curso de informática, Peguei a apostila antes de iniciar as aulas, o Excel me chamou muita atenção, me encantou tanto que li todo o conteúdo e fui treinar na Lan House, e lá já criei minha primeira calculadora de Equação de 2º grau. E isso tudo antes mesmo de iniciar o módulo de Excel nas aulas de informática. Resultado, Tirei de letra o Excel, mas fui péssimo nos outros módulos, Word, Access, Power Point,... Word até que entendi bem, mas com dificuldade, mas Power Point até hoje não sei nem como mexer. Desde os 8 anos de idade, estudo por conta própria em casa, eu era acostumado a pegar livros de matemática e ciências sozinho e ler a tarde inteira, por puro hobby. Hoje em dia sou ótimo nessas matérias, em especial matemática. Conclusão, Não foi as escolas e cursos que me ensinaram, Só me deram um sentido, uma visão, um impulso, Mas sim, o que eu me esforcei pra aprender em casa, foi o que realmente me fez aprender.
@Michel-rt1rz Жыл бұрын
Professor preguiçoso faz isso,ensina o basiquinho e quer que o aluno na prova resolva questões mais complexas.
@humbertorodriguezperez1214 Жыл бұрын
Trabalho braçal. Cálculo exige que o aluno resolva listas e mais listas de exercícios para praticar as técnicas. Lembro que eu melhorei quando fui resolver os exercícios do Demidovich, que eram mais fáceis, antes de partir para as listas propostas pelos professores. A bibliografia também era muito importante, cálculo A da Diva Fleming era o livro com a melhor linguagem para cálculo I, e o livro do Piskounov era o mais completo (era o único que explicava todas as técnicas de integração) para cálculo II
@jt1903 Жыл бұрын
De fato, o desempenho no Enem não é parâmetro para um bom desempenho em cálculo. Ao contrário do que muitos pensam, a nota do Enem não é calculada pelo número de acertos. O Enem privilegia questões de assuntos fáceis, que geralmente não servem para ajudar o aluno a entender Cálculo I. Enquanto isso, acertos em questões de assuntos como funções e logarítmos, dão uma nota menor ao aluno, pois a prova considera como difíceis. Assim sendo, é muito fácil um aluno tirar uma nota altíssima em matemática no Enem e mesmo assim reprovar em cálculo. Eu tirei apenas 678 em matemática no Enem e estou indo muito bem em Cálculo, e isso numa federal: fechei a primeira prova e provavelmente tirei nota alta na segunda, sendo que tem uma chance de eu não precisar fazer a terceira avaliação e passar de primeira. update: passei na matéria com 80% de nota. Poderia ter chegado em 90%, mas decidi que era melhor me dedicar mais às outras matérias, já que eu já estava aprovado antecipadamente. Agora, começo Cálculo 2.
@marcelocampos665 Жыл бұрын
A quantidade de dedicação necessária ao aprendizado do nível superior (se o curso for sério)é maior do que os alunos do ensino médio jamais sonharam.
@gomezz7597 ай бұрын
oq seria um curso sério?
@Vanco102 ай бұрын
@@gomezz759 Por exemplo: engenharia
@deciochaves152 Жыл бұрын
Sempre estudei em escola pública, e desde o ensino fundamental consegui adquirir a maturidade pra perceber que as nossas aulas de matemática tinham deixavam muito a desejar sobre diversos assuntos. E o pior: vários "especialistas da educação" afirmavam e afirmam que tá tudo bem, não tem nada de errado com os métodos atuais. Comecei a criar minha estratégia de estudos à parte, utilizando, principalmente, livros mais antigos, que eram mais exigentes e ensinavam os assuntos de que eu realmente precisava pra ser aprovado no vestibular, vestibular que, em 2005, ainda era bem difícil, com duas fases. O ENEM sempre foi uma brincadeira de criança na frente do formato dos antigos vestibulares. Já na faculdade quase não tive dificuldades pra estudar cálculo.
@samuelarcanjo41328 ай бұрын
Fez certo. Atualmente, o objetivo da escola parece que não é realmente aprender uma disciplina... Ou, pelo menos, os métodos utilizados não estão muito adequados, como você falou.
@juliopatti7516 Жыл бұрын
Eu considero que quando cheguei tinha uma base boa matemática, inclusive acumulei algumas premiações em olimpíadas, por exemplo. De fato, não cheguei a reprovar nos cálculos, mas tive que estudar como jamais havia necessitado antes, e acredito ainda, que mesmo com uma base sólida, o nível da matemática de ensino médio não é continuamente interligado ao de cálculo. Isso dizendo pela engenharia, que já cheguei tendo que fazer e entender demonstrações do Guidorizzi. Atualmente eu faço matemática, meio que por hobby mesmo, e no meu curso, cálculo 1 é uma matéria de terceiro período (e não do primeiro, como na engenharia) e isso é mais coerente. Por outro lado, se o cálculo não for dado no primeiro período, não daria tempo de ter tantas matérias aplicadas dele, não é tão simples estruturar a grade de engenharia sem pular algumas etapas pois existem matérias sequencialmente conectadas do primeiro ao último período
Жыл бұрын
Interessante! Nunca tinha visto cálculo fora do primeiro período!
@marcosffontes Жыл бұрын
@ Na minha cidade tinha uma faculdade especializada em cursos de licenciatura. Nela o cálculo só entrava no terceiro período. Não tem como fazer isto na engenharia, mas funcionava muito bem para o público que ela atendia, normalmente pessoas que tiveram péssima escola básica.
@blucoder Жыл бұрын
Isso aí Bro, fiz 43/45 em matemática no Enem, e acabei de pegar minha nota 4 na primeira prova de cálculo, vambora
@saulojose155 Жыл бұрын
No meu caso, sempre gostei de matemática, e já comecei a estudar cálculo diferencial e integral no segundo ano do ensino médio, então já entrei mais preparado, tanto que no quarto período eu já estava pagando C3 e fui monitor de C1, com média 9.8 ~ 10. Quando você entende que a matemática do médio só será uma ferramenta para os assuntos de cálculo, a mentalidade muda. Cálculo é mais trabalho da mente para diversas situações interessantes, aplicando vários conteúdos de uma vez. Esse canal simplesmente é incrível! Eu queria ter conhecido ele meses atrás
@almirnunes17692 жыл бұрын
Excelentes orientações, principalmente para os que estão no ensino médio . Muito bom, Daniel
@rafaelleitecampos8677 Жыл бұрын
O Enem é básico demais pra universidade e complicado demais para o ensino médio. Até hoje eu digo que minha entrada na faculdade foi um milagre, pois minha base matemática é muito ruim. Minha dificuldade já começou na disciplina de Matemática Básica (Pré-Cálculo) pois era o ensino fundamental e o médio em um único semestre, e o professor não tinha pena não. Já fui reprovado duas vezes em cálculo I e Geometria analítica, espero passar agora.
@Araz2822 жыл бұрын
Cara, que canal bom. Por favor, continua com seus vídeos.
@videodomarco Жыл бұрын
quando eu entrei na faculdade o abismo foi gigante e um desafio imenso! ficou muito clara a defasagem do meu ensino até então. tinha muita dificuldade até entender que o problema não era somente com o novo conteúdo, mas com os degraus que eu ainda não havia pisado... passei em Cálculo I com muita luta e muita dificuldade, e aos poucos tudo foi ficando mais fácil, tanto é que não tive os mesmos problemas com Cálculo II nem mesmo com Cálculo Numérico (nosso enfoque era a computação).
@MrPriscillamorato Жыл бұрын
Na minha humilde opinião como professora, um dos fatores primordiais é buscarmos mudar a nossa mentalidade em ñ estudar apenas para provas, mas sim para um verdadeiro conhecimento e crescimento enquanto indivíduo...
@alvimgabriel44002 ай бұрын
Marx e Paulo Freire ensinavam isso. No sistema capitalista é bom que você não saiba matemática e filosofia porquê LEMBREMOS uma coisa nasce da outra , a escola te cria pra criar Operários do Burguês pra que você precisa PENSAR, questionar ,sentir? O Burguês faz isso pra você ! E não existe nenhuma MURALHA da China entre o Escravo agrícola e o trabalho assalariado. Precisamos abolir a Escravidão do salário redistribuindo as Riquezas!
Жыл бұрын
É isso mesmo, tenho presenciados isso nos meus alunos de cálculo. Por isso tô gravando um curso de pré cálculo, mas focando no essencial para o aluno.
@marcelorainha2 жыл бұрын
Como professor, creio que muitos alunos não entendem o que é o calculo ou que tipo de problema ele resolve. A algebrização da geometria, fez com que os problemas se tornassem distantes. Acredito ser possível ensinar taxas de variação ou calculo de retas tangente como objetos integrados, fazendo assim com que o "calculo" se mantenha presente no encimo pré-universitário. O salto em si é a ideia de limite que demorou 300 anos para ser formalizada. Acredito que calculo é difícil sim, mas que a sua essência está em resolver e definir problemas. Para os cursos de engenharia e agregados, acho que devíamos ensinar a modelar, depois usar um software para resolver o problema e por fim interpretar as soluções. Já para matemática e física teórica, as coisas são mais delicadas, pois o conhecimento construído ali será útil na forma de pensar futuramente. Já me alonguei demais. Abraço e parabéns
@jose1951muniz Жыл бұрын
Parabéns!!!... Uma bela análise do ensino brasileiro que está capenga, não só em matemárica.
@Vitor-je5uv2 жыл бұрын
Isso até encontra grupos, anéis e módulos. Seus concelhos nesse vídeo foram valiosos. Gostaria de acrescentar a falta do hábito de leitura que torna ainda mais difícil aprender matemática.
@TheLukeLsd2 жыл бұрын
Vdd
@igoraraujo4989 Жыл бұрын
Essa parte da álgebra pura,é loucura,principalmente se for a não-comutativa.
@tonyMar123 Жыл бұрын
Cheguei a cursar essa disciplina (passei), embora tenha trancado o curso por problemas pessoais na época. A minha experiência eh como aluno de escola pública. Vindo desse sistema, tive problemas até pra entrar na faculdade e olha que a relação candidato por vaga de matemática ta longe de ser a pior; a dificuldade maior do curso reside em sair com o diploma e nao entrar nele. Se a base das escolas particulares não ajuda muito no calculo I, imaginem com 4 meses de greve e sem professores de exatas (sim, falta tudo e olha que estou de regiao sudeste onde as coisas teoricamente funcionam melhor). Matérias como geometria e números complexos na matemática e e materias da química e da fisica eu só fui ver em um pré-vestibular pago pq o público era uma piada (professores geralmente iniciantes que davam um aulao no sábado). O curioso nisso tudo eh que alguns dos professores que davam aula nas escolas públicas zoavam esses alunos no pre-vestibular pago e majoritáriamente frequentado por alunos de escolas particulares; os caras passavam metade do ano em greve e ainda chamavam a gente de burro! eu sei que boa parte não queria nada mas alguns queriam e fora isso existe um problema estrutural e crônico na educação dos estados e municípios que está muito além da falta de empenho de um moleque de 16 ou 17 anos que talvez nem pai tenha ou que talvez seja pai de uns 2 ou 3 filhos. Quando eu me choquei com essa realidade, fiquei meio revoltado no inicio mas esse eh o sistema e essa foi uma justificativa pra me sentir melhor. Hoje assistindo o vídeo e lembrando disso tudo, me parece que para os alunos da escola pública (de maneira geral pq sempre existem as exceções) chegarem, alguma gambiarra tem que ser feita. Melhora-se o ensino público? Lógico que não; custa caro, desagrada elites e não dá voto. Eh mais facil nivelar por baixo, infelizmente. Se me perguntarem se sou a favor de jogarem o nível pra cima, vou dizer que não pq quem paga tem mais chance, logo as condições de partida não são as mesmas. Que se crie uma gambiarra melhor!
@BrazilianLucci2 жыл бұрын
Cara, seu canal é um dos que mais gosto aqui no youtube.. adoro seus vídeos..parabéns mesmo cara! tudo de bom!
2 жыл бұрын
✌️
@GeorgeMonteiro382 жыл бұрын
Parabéns pela qualidade do material. Sucesso amigo ! A melhor parte ENEF rs
@gustavotoledoroehe3206 Жыл бұрын
canal mto bom, edição boa, conteúdo interessante, e vídeo confortável de assistir, parabéns pelo canal, continue assim q o algoritmo esta te dando uma oportunidade, pelo que recebi esta recomendando pra bastante pessoa ultimamente eu to estudando pro enem no momento e quero fazer eng mecanica, meu plano é estudar calculo antes de entra na facul
Жыл бұрын
Valeu! E bons estudos!!
@malum2833 Жыл бұрын
Seu canal é de alta qualidade, espero que cresça!
Жыл бұрын
🤞
@carlloshr Жыл бұрын
Na Ufba tem 1 semana de pré cálculo. Eu lembro q n acertei nem metade da lista na época. Isso pq eu já fui premiado o melhor aluno em todas as escolas que passei na infância (todas públicas). Realmente é um abismo muito grande, não tivemos essa preparação
@nandodieckmann9318 Жыл бұрын
Realmente, de fato, essa disciplina é muito difícil. Irei iniciar licen. Em quimica e estou maratonando um serie de exemplos de calculo diferencial e integral.
@marceloemanoel16 Жыл бұрын
Pra vc ver que "antigamente" o ensino era melhor. Estudei em escola pública a vida toda e concluí o meu ensino médio em 2003, mesmo que no último ano não foi muito legal percebo que tenho menos dificuldades do que os alunos egressos do ensino médio atual.
@pancarpia Жыл бұрын
Muito bom o vídeo! Algumas "duras realidades" foram ditas, mas realmente são parte do problema da educação. Concordo plenamente que "nivelar por baixo" é péssima ideia. Eu ousaria até dizer que a raiz do problema no ensino da matemática está também "antes do ensino médio": ainda não temos meios, estrutura e ainda falta melhor formação de professores para criar bases sólidas de educação matemática. Mas um dia (lá longe) chegaremos lá!
@DouglasCastrodaSilva Жыл бұрын
na época q eu queria entrar na faculdade todos os meus amigos que já estavam cursando tinham reprovado cálculo então eu estudei calculo 1 sozinho antes de entrar na faculdade. Qnd entrei passei com a nota máxima. Na época q eu estava no ensino médio eu era bem ruim em matemática mas acho q isso era pq eu só estudava em véspera de provas. minha dica pra galera é estudar de verdade durante o curso e não deixar pro final
@nandodieckmann9318 Жыл бұрын
Exatamente essa tática que estou usando, estou estudando e assistindo muitas aulas no KZbin sobre calculo diferencial e integral . Irei inicial a facul em quimica estou me preparando assim como vc
@Michel-rt1rz Жыл бұрын
Na época em que enfrentei cálculo, não tinha vídeo no KZbin, era vc e os livros. O ideal era estudar em grupo com os colegas. Hoje vc tira a maioria das dúvidas na internet, facilitou demais!
@Gustavo_404 Жыл бұрын
@@Michel-rt1rzCom o conhecimento que têm na internet hoje, fora exceções, só não passa quem não quer kkkk
@mauroymgch339 Жыл бұрын
Estudo numa Federal, e até mesmo no pré-cálculo (obrigatório) o índice de reprovação é notável. E a maioria dos alunos vem de escola privada. Confesso que se não visse com meus próprios olhos não acreditaria.
@sergioaraujo41083 ай бұрын
Se tivesse uma disciplina com apenas matemática do ensino fundamental, ainda teria muita reprovação.
@Ro_D_Rigo Жыл бұрын
Que vídeo espetacular. Um manual de como resolver problemas reais, sem formulas mágicas ( sem trocadilho :D ). Mas também explicita como estamos longe destas soluções. Os números das avaliações da qualidade dos ensinos básico/fundamental só pioram e sem base não se constroi uma casa. Infelizmente eu não acredito que a solução seja fácil, ou minimanete rápida, principalmente quando o assunto é educação. Mas peço que vc siga em frente com seus vídeos, continue com seu conteúdo. ISSO sim pode fazer a diferença.
@hackintosh9992 Жыл бұрын
O conteúdo que você produz é muito legal, eu tenho uma base ruim em matemática, mas não vou desistir. Já tirei print desse canal porque vou salva ele todo na minha playlist de exatas.
@joseantoniosouza303 Жыл бұрын
Quando fiz graduação, achei os Cálculos do básico disciplinas super tranquilas! A exigência aumentou um pouco no profissional, com os Métodos Matemáticos, mas mesmo assim não era nada do outro mundo, e também achei muito interessante!!!
@marcelosouza7157 Жыл бұрын
Eu recomendo as vídeo aulas do Grings. Me ajudou muito na faculdade de Eng. Elétrica.
@alexandretorres5087 Жыл бұрын
Para referência. Eu estudei nos anos 90, vindo de uma boa escola pública federal. A professora consciente deu uma aula de revisão sobre funções, que muitos ali não sabiam o que eram. Depois limite,derivada e integral. Dificil mesmo foi a ultima. Não tinha livro, tudo era copiado do quadro. As listas eram de mimiografo ou xerox. Haviam livros na biblioteca, mas a prof. era melhor no quadro que o livro. a reprovação foi alta, mas menos de 50. Alguns professores nessa época eram famosos por serem carrascos absolutos. Vestibular incluia 35 questões de mat nessa época, objetivas. Alguns anos antes eu teria prova discursiva de mat. Sim, estão sucateando o ensino médio, já tavam naquela época, e mesmo que voce aprenda depois não eh a mesma coisa que aprender criança. Ensinem seus filhos além do que o colégio oferece
@PauloNeto99 Жыл бұрын
A minha maior dificuldade foi decorar todas as fórmulas de derivação e integração
@AlexandrePaivaBR Жыл бұрын
E já tem uma série de vídeos para ajudar a resolver este problema, aqui no canal, ensinando com teu talento tudo que um aluno precisa para dominar a matemática? Que desafio, hein, mas você é capaz, e a gente te apoia. Parabéns pelo vídeo e por este super papo.
@marcossantos88182 жыл бұрын
Adorei o video. É bem isso mesmo. Prof, teria como fazer um video explicando em como construir essa base que falta aos estudos? Qual material de ensino fundamendal e médio o pessoal poderia usar. Dar um roadmap para a galera. Eu uso FME e noções de matemática do aref neto e estão me ajudando muito.
@joaocosta4986 Жыл бұрын
interessante, eu passei de primeira em todas as materias de calculo que tive na universidade, não é uma materia facil, mas eu consmegui entender numa boa
@rinaldobaptista985 Жыл бұрын
Terminei meu 2° grau no colégio Pentágono. Participei de olimpíada (interna) e laboratórios. Entrei para Engenharia (não conclui) na UERJ, em 1994 e, no primeiro semestre, peguei um professor "casca grossa" com alto índice de reprovação. Um bom professor incentiva seus alunos. Após ele, peguei outro professor "show de bola" e passei de primeira. Onde estava o priblema!?
@mia-qe9de Жыл бұрын
Esse tipo de professor é muito comum nas universidades públicas, o famoso incompetente que se acha por sua incompetência
@marcosffontes Жыл бұрын
Um profissional que reiteradamente só consegue 5% de aproveitamento na tarefa seria demitido no mundo real. A avaliação de servidores públicos deveria sair da ficção jurídica. Tive um professor péssimo na PUC , mas que também trabalhava em uma escola federal. Lá ele simplesmente NÃO dava aula , isto durante trinta anos.
@rinaldobaptista985 Жыл бұрын
@@marcosffontesDe fato, meu amigo, é um absurdo! Um engenheiro não deve ter o mesmo aprofundamento, em matemática, que um matemático, uma vez que usamos tabelas e computadores. Vou dar um exemplo de professor de verdade: Manoel Botelho. Este homem conseguiu escrever e editar um livro que desmistificou uma das matérias mais difíceis da Engenharia, o Cálculo Estrutural, usando matemática do 2°Grau sem qualquer derivada ou integral. O livro se chama Concreto Armado Eu te Amo (irônico, não?) Cara, a coisa ficou tão clara, fácil e útil que o livro ficou esgotado por tempos. Alunos de Engenharia e Arquitetura correram para adquirí-lo. Costumo dizer para os jovens que dou aulas particulares o seguinte: a matemática é fácil, mas possui alguns problemas complexos. Vamos simplificá-los! Marcos, acredite: alguns alunos tiveram somente uma aula comigo e se tornaram bons, não tendo necessidade de outra aula. Sabe por que? Eu mostrei que eles já sabiam a matemática, mas que em algum lugar foi posto, na mente, um bloqueio que não os deixava progredir. Meu trabalho foi tirar o bloqueio e o rio correu livremente. Afirmo que toda criança, jovem e velho têm capacidade de aprender qualquer coisa dependendo de quem ensina. Abs
@etiehnenavarro7622 Жыл бұрын
Professor ensinar fácil e cobrar difícil! Para mim, isso tem outro nome: preguiça e vagabundagem de pseudo-professores que não gostam do que fazem! Esse, na verdade, é o primeiro e único problema do ensino de Cálculo, e do ensino superior brasileiro em geral: PROFESSORES PREGUIÇOSOS, SEM AMOR À EDUCAÇÃO, e, na outra ponta, alunos conformados, que aceitam qualquer coisa!
@hugoboss3590 Жыл бұрын
ele falhou na única função dele que é ensinar o assunto kkkk
@brunovieira78811 ай бұрын
sr.professor, sou graduando e procuro pessoas a qual me inspirar e me esforço dia e noite todos os dias para ser como vc e outros nos quais me inspiro, obrigado pela motivação, inspiração e dicas, gratidão pelos sonhos que o sr. ilumina
@marcosffontes Жыл бұрын
Tive uma professora que deu curso de cálculo 1 por mais de vinte anos. Ela atribuía a alta reprovação as deficiências do ensino de primeiro grau.
@eduardovieira7001 Жыл бұрын
Uma das coisas que você não citou: cálculo I tem muitas turmas e a prova é a mesma para todas, porem, o nível dos professores é muito diferente. Eu comecei a assistir as aulas de um professor que participava da banca, e isso fez diferença.
@Nalupe232 жыл бұрын
Acho seus vídeos incríveis e que mostram muitas curiosidades sobre ciência, física, e principalmente matemática. Uma ideia para você comentar é sobre a Lei de Benford.
@felipesabadini37452 жыл бұрын
Grato! Sou dilmanas, mas pretendo cursar economia ou arquitetura um dia. Mas, principalmente por causa deste vídeo, só vou encarar essa empreitada quando estiver preparado.
2 жыл бұрын
Também não é pra ter medo! Além do mais o nível de cobrança muda dependendo do curso. Cálculo em economia é mais tranquilo que na Física, por exemplo.
@Zema12345 Жыл бұрын
Nunca tive tanta dificuldade em cálculo porém quando tive análise real foi desesperador. O salto é gigantesco fora que os livros de análise são pouco didáticos.
@irleicardososilva Жыл бұрын
Estudei sempre em escolas públicas, mas, tive muita sorte com os professores de matemática, me deram uma base muito boa pra cursar a faculdade de matemática, tive mais dificuldades com uma matéria do segundo grau técnico " RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS " do que com CÁLCULO.
@joshwolfegant84492 жыл бұрын
Ademais, acredito que em breve seu canal irá brilhar bastante! Os temas são muito bem apresentados e instigantes.
@renanhenrique5488 Жыл бұрын
Quando entrei na faculdade descobri que nao sabia nada de matemática, olha que tirei quase 800 no enem, oque me salvou de cálculo foi o livro Pré-calculo, um verdinho do Demana, debulhei ele todinho, fiz todos os exercícios dele e tudo ficou mais fácil.
@davidd355 Жыл бұрын
Acho que o sistema não vai mudar tão cedo, mas pelo menos a faculdade é um momento onde o aluno percebe sua dificuldade e tem realmente o desejo de melhorar. Nesses casos acho que o que podemos fazer é nos juntar e ajudar uns aos outros sem descriminar se a pessoa sabe isso ou aquilo 🤷🏼♂️. Virtus unita fortior!
@vaiestudar76722 жыл бұрын
Eu sempre gostei de ver demonstrações de fórmulas (ou até tentar demonstrar por conta própria)... Acho que por isso eu já tinha o conhecimento sobre algébra suficiente pra conseguir aprender cálculo sem muita dificuldade :) (assim... Eu não decorei todas aquelas fórmulas das derivadas ("/) mas as que eu demonstrei eu lembro 😅 mas fora isso eu achei de boa até 😅😅) Quer dizer... Eu ainda não estou no superior... Mas gosto de matemática então acabo estudando muuuito além por conta próprio 🙃 Mas acho que eu tenho o conhecimento suficiente pra dizer que eu sei 😅😅
2 жыл бұрын
The Force is strong with this one…
@Jhon_px Жыл бұрын
Valeu! Desde hoje quando vi este vídeo mesmo buscando sobre este tema nunca tinha visto um vídeo igual valeu 👍
Жыл бұрын
Muitíssimo obrigado!!
@andrebarros1718 Жыл бұрын
Faltou um ponto muito importante: a maioria dos professores universitários no mundo não tem nenhuma formação pedagógica. Isso só é exigido em poucos países. É comum ter professores que são ótimos engenheiros, cientistas, matemáticos, etc. mas são péssimos pra ensinar. Isso é mais comum na área de Exatas, menos comum nas Humanas, que geralmente possuem disciplinas de Psicologia, Pedagogia, Filosofia, etc. Esse argumento de "professor não é babá" parece mais desculpa pra tirar a responsabilidade desses profissionais, os quais também apresentam grande deficiência na formação. Fora isso, concordo com tudo.
@thelmaalves71957 ай бұрын
Falou tudo meu professor de calculo coloca a teoria no quadro enche de numero e apaga ja a minhas professoras de quimica saõ maravilhosas ambas a gente sente prazer em estudar com elas
@eduardomatos63267 ай бұрын
Eu ia citar isso, mas você já falou tudo. Eu cursei engenharia em uma UF, na maioria das vezes eu torcia pro professor não cobrar presença pra eu ter tempo de estudar sozinho. As aulas eram horríveis. As optativas que fiz fora do departamento de engenharia me fizeram perceber a diferença de nivel dos professores de humanas pros professores de exatas. Pessoal da engenharia precisa de formação pedagógica pra se dizer professor.
@sergioaraujo41083 ай бұрын
Certamente existem bons e maus professores. No entanto os piores professores de matemática que tive na vida foram justamente os que tinham mais formação pedagógica, enquanto os melhores nunca tinham pisado numa disciplina de psicologia ou didática
@wellesmorgado47972 ай бұрын
Se você por acaso for estudar em Hahvahd, você vai dar sorte de pegar um bom aluno de pós como seu instrutor. Nenhum professor, de física ou matemática, provavelmente fez nenhum curso pedagógico na formação dele. Quem se vira é o aluno.
@thiagotgs5498 Жыл бұрын
Cara, conheci teu canal esse final de semana. E que grata surpresa. Parabéns pelo trabalho.
@JandersonVI Жыл бұрын
Matemática é feita de camadas. -Ter uma boa base matemática. 01-matemática básica 06°-09°ano 02-matemática intermediária 1° 3° ano, ensino médio 01 é 02 vai te ajudar a fazer um curso superior de matemática. Sugestão Rever conteúdo do ensino fundamental/fazendo excercicios. Rever conteúdo, teoria do ensino médio é exercício. Rotina iniciante 2 horas de estudo por dia. 3 bloco de estudo de 40 minutos cada. Pausa de 10 minutos. 40*3=120min líquido de estudo. Principais conteúdos /Aritmética /Álgebra /funções /Progressões /Trigonometria /Geometria /RACIOCINO LÓGICO
@viniciussolitario791011 ай бұрын
Que matérias recomenda pra ver a base ?
@guilermelopes1237 Жыл бұрын
Na minha opinião, Cálculo em si não é difícil Difícil é lembrar de TODO o básico de frações, profutos notáveis, as regras de potenciação, as regras de radiciação, entre outros, tudo de uma vez só, até pq o EM não aprofunda tudo Eu entrei na facul de Matemática pensando que função e equação eram a mesma coisa...
@GigaBigMonsterChad20 күн бұрын
Então não deve ser tão difícil, é só praticar os exercícios de vestibulares por exemplo que estas definições não vão ser esquecidas e entender a lógica por trás daquilo, quando eu aprendi produto notável eu não entendia aquilo , só sabia aplicar a fórmula como uma máquina sem pensar o porque daquilo, talvez pareça óbvio mas eu tinha esta dificuldade e até hoje tenho, eu nem sabia por exemplo que "produto" Era o resultado de uma multiplicação.
@MineAnimator Жыл бұрын
O problema do cálculo é que se a gente esquece como faz qualquer coisa (digamos que seja a de derivada), é preciso ver várias páginas para reaprender, porque para cada conta é preciso saber outras coisas de nível um pouco mais básico
@flavio-viana-gomide Жыл бұрын
Toda essa problemática e a sugestão final é muito interessante. Mas ela sozinha soluciona parcialmente. Na minha época não tinha pré cálculo e eu nem sabia que isso existia. E olha que eu entrei na universidade e. 2003. Não é tanto tempo atrás. E como podemos melhorar isso: você votar em candidatos que você sabe que realmente estão defendendo a educação com propostas reais. O governo está cortando orçamento na educação? Então, não dá para votar nesse candidato. E outra proposta é fazer com que a produtividade do professores não foque apenas em artigos. Se você quiser ser pesquisador: ok. Sua produtividade será focada nisso, mas se você quiser focar no ensino. Sua produtividade será baseada nisso. A solução não é exata e sim política.
@cjhmuller Жыл бұрын
1982. UFSC. Objetivo: Tornar-se um Bacharel em MTM. Quando ví pela primeira vez aquele livro gigante, capa vermelha do Leithold meu mundo caiu. Calculo I, II e III. Nunca tinha ouvido falar em derivadas, limites, integral, regra da cadeia!!! meu Deus. Deu a lógica. Reprovei no Calculo I e baguncou toda a minha grade curricular pois era pre-requisito p muitas outras materias. Tinha um professor, veterano da fcauldade, que chegava na sala de aula e sem falar com ninguem enchia o quadrao de ponta a ponta com expressoes algébricas, vetores, etc, etc, e se vc não fosse rápido já vinha atras o apagador. Concordo com minha parcela de culpa sobre a falta de preparação, porém naquela época os professores também não ajudavam em nada. Resumo da opera: No segundo ano abortei o sonho de tornar-se um Bacharel em MTM, mas até hj ainda conservo na estante o vermelhao do Leithold. Bela abordagem sobre as dificuldades enfrentadas no inicio desse maravilhoso CURSO.
@amandaandrade7777 Жыл бұрын
Não foi culpa sua não. Não desista.
@alexandretorres5087 Жыл бұрын
1982 kkkk acho q já partiu esse trem. Pior q nessa época nem calculadora cientifica, era na regua@@amandaandrade7777
@amandaandrade7777 Жыл бұрын
@@alexandretorres5087 bom, ele ainda pode estudar.
@eduardocruzism Жыл бұрын
Minha maior dificuldade com cálculo na época foi o fato não ter o Pré-Calculo fresco na cabeça... Depois que aprendi todo o pré-Cálculo, o calculo em sí acabou sendo trivial
@lorrenemacedo58848 ай бұрын
Fantástico, gosto desse canal
@ricardolichtler3195 Жыл бұрын
Eu peguei "recuperação" em Equações Diferenciais. Nunca resolvi tantos exercícios. Listas e listas. Cada equação de 10 simbolinhos gerava 4 laudas de papel almaço na solução... Na hora do exame, foi só a experiência dos exercícios que pode me indicar o caminho das soluções.
@jeffmaths Жыл бұрын
Concordo plenamente com você. Seu canal é sensacional. Suas opiniões são assertivas. Parabéns pelo trabalho espetacular!!!!
@tico25619 Жыл бұрын
Olá, Daniel. Sou licenciado pleno em Matemática pela UFES. Descobri o seu canal por acaso. Gostei bastante de seu vídeo sobre o assunto de Cálculo I. Na universidade, tive uma disciplina chamada Matemática Básica I, na qual foi uma base importante para o Cálculo I e, o mais importante, foi que o professor dessa disciplina foi o mesmo que me lecionou Cálculo I. E graças a Deus não fiz parte dentre aqueles que ficaram reprovados em Cálculo I, II e III. Sucesso para você e parabéns pelo canal. Como sugestão, pediria para você fazer um vídeo sobre dicas para alunos do Ensino médio a se dedicarem sobre Matemática.
Жыл бұрын
Pois é, esse cuidado com a base faz toda a diferença para o cálculo. Sobre sua sugestão, dá uma olhada nesse vídeo aqui: PRA QUE serve a MATEMÁTICA? Quando você irá realmente usar isso? kzbin.info/www/bejne/aXzTlHeKjNuhnq8
@tvprime48015 ай бұрын
Eu estou estudando bastante matemática para me sentir mais avontade na universidade, pos no ensino de escola pública não obtive bons professores, o meu professor do ensino médio por exemplo teve que pegar uma calculadora para somar quanto era 5×6, para você vê o nível em que eu estava.
@mktajima Жыл бұрын
Muito pertinente este vídeo! É isso mesmo, o problema está antes do Cálculo, está na base. E as escolas fazem isso mesmo: focam em passar o aluno numa prova em vez de ensiná-lo as matérias como deveriam ser.
@hurakann2 жыл бұрын
Juro que li "por que o cálculo econômico é tão difícil", já pensei que hoje teria teoria dos jogos e complexidade da informação.
2 жыл бұрын
Está nos planos!
@iorguemaxwell Жыл бұрын
É difícil, porque o calouro passou no vestibular (ou ENEM) sem saber o que é uma função (além de não saber, também, o que é uma proporção...). Quem não acredita, que abra qualquer uma das últimas provas de Matemática do ENEM e conte quantas vezes aparece a palavra "função".
@matheuslemespereira5470 Жыл бұрын
Não achei difícil porém 90% da minha turma reprovou, agora em álgebra linear vi uma enorme dificuldade, mas consegui fazer parte dos 10% também.
@VictorFC Жыл бұрын
Pior que aqui comecei tirando um belo 4.5, mas depois foi um 9 e um 10. Depois que eu reforcei a base do conteúdo do EM ficou muito mais fácil. A matéria com mais reprovação na UTFPR é de longe física 3 (na minha turma foi 100%)
@midvisexual67106 ай бұрын
Eu comecei um bacharelado em física esse ano e estou tendo aulas de cálculo nesse início de curso, primeiro começamos com cálculo diferencial e acredito que a próxima disciplina seja o integral. Eu realmente tive um pouco de dificuldades no início, porém eu consegui entender a explicação da resolução dos exercícios e, com um pouco mais de estudo, estou conseguindo entender mais sobre cálculo diferencial e integral
@luizflh Жыл бұрын
Eu fiz Eng. da Computação numa pública. Adorei Cálculo e tirei notas bem altas. Pensei até em investir em matemática. Fazia todas as listas e estudava pelo livro do Howard Anton, achava muito bom.
@ryan9360 Жыл бұрын
que choque de realidade esse video me deu,me deu uma nova visão sobre a educação e o estudo
@cotoquinh0 Жыл бұрын
Vou fazer Administração obrigado por não me tranquilizar kk.Mas ótimo vídeo 🤯💖
@mynameismud49611 ай бұрын
Mesmo ainda estando no ensino médio,eu comecei a estudar o conceito de cálculo,pra quando entrar na faculdade ficar mais familiarizado.ainda estou aprendendo limites,mas espero conseguir entender os próximos conceitos
@cleitonsouza4160 Жыл бұрын
Cara, acho que vou adicionar 2 pontos. Essa do professor não ser sua babá deveria começar já no ensino médio, não são mais crianças, não deveriam precisar de cobrança, apenas orientação. E segundo, o sistema forçou os professores de matemática a adotarem o caminho de mínimo esforço e eu tenho bons exemplos pra provar. Sou formado em física e dou aula em duas escolas no fundamental 2. Em uma delas apenas leciono ciências, e naminha turms de oitavo ano, que é uma excelente turma, uma das alunas perguntou sobre o por quê "aprender delta e báskara", conversei com elas sobre o reducionismo de aprender fórmula e sobre como ideal era começarmos construindo o raciocínio evoluíndo dos produtos notáveis para o método de completar quadrados e só depois que aquela forma de pensar estivesse acentada poderíamos passar para uma aplicação do algoritmo que gera a tal formula. Lembrando, não sou o professor de matemática deles. Mas mesmo a turma sendo boa, eles mesmos demonstraram não ter interesse pelo trabalho de construção. O resultado é óbvio, vc professor vai tentsr construir um raciocínio, isso é trabalhoso e leva tempo. Pra resolver os exercícios mesmo os alunos que não pegam prontos da internet vão procurar aulas pra "facilitar o processo", as aulas do youtube vão pular direto para o algoritmo, e vc vai ficar conhecido como o professor que "complica o assunto" ao mesmo tempo que "o próprio assunto perde o significado" e vira uma receita de bolo.
@Pokoiolo1 Жыл бұрын
Vou começar a cursar engenharia eletrica em 20 dias, e tenho uma deficiência em matemática considerável. Eu culpo totalmente na pandemia kkkk
@giovannigiorgio8464 Жыл бұрын
Mn, tbm! Kkkkkkkk tô com medo kkkkkk
@caiqueconce2843 Жыл бұрын
o terror da Engenharia elétrica será o "eletromagnetismo" hehehe
@Vinicius14237 Жыл бұрын
Aaaaaaaaaaaaa vou começar na semana q vem em eng elétrica tbm, medoooo
@giovannigiorgio8464 Жыл бұрын
@@Vinicius14237 Já adianto! Vê logo cálculo 1
@Pokoiolo1 Жыл бұрын
Rapaziada... passei em calculo....
@gutoroque Жыл бұрын
Video extremamente verdadeiro. Estou no primeiro semestre de matemática e estou sofrendo muito com Geometria Analítica (nunca vi vetores na vida), culpa de um ensino público muito defasado. Gasto muita energia vendo vídeos aula no youtube e tenho que concordar quando você diz em "por a mão na massa". Não adianta só ver os vídeos, tem que resolver muitos exercícios.
@lucaslima7725 Жыл бұрын
O pré calculo na faculdade foi a revisão de toda matemática básica em dois meses.
@felipecotta3188 Жыл бұрын
Quando fiz cálculo eu percebi isto, que o maior problema é a matemática básica da 7 série no meu caso, estudando isso é fazendo MUITO MUITO exercícios consegui passar de primeira 😁
@TheEconomyBrasil Жыл бұрын
agr estudando pro enem tbm to tendo q revisar td matematica basica. bate no ego isso n tem como negar
@amandaandrade7777 Жыл бұрын
É sofrido, mas necessário.
@amandaandrade7777 Жыл бұрын
@@TheEconomyBrasil bate, e é bom que bata, sempre temos que voltar e rever algumas regrinhas. Faço cálculo 3 e as vezes tenho que rever algumas regras de logaritmo e identidades trigonométricas.
@amandaandrade7777 Жыл бұрын
@@mikaelphilipe3631 tenta estudar com o livro tópicos de física, e matemática elementar. Eu só aprendi com esses, eles pegam na sua mão e te ensinam tudo bem direitinho. Não tenho vergonha de usa-los, livros difíceis são para pessoas que já aprenderam e querem desafios.
@renanpaglarinidavela5020 Жыл бұрын
Eu cheguei no curso de Matemática e passei de primeira em CDI, mas eu reforcei bem tudo que eu não tinha aprendido no EM. Matemática básica apenas
@ma1977 Жыл бұрын
Quando fiz o 2º Grau Técnico em Eletrônica na FITO ( Fundação Instituto Tecnológico de Osasco) no início da década de 90 estudei Cálculo, de fato foi um pesadelo, Nosso professor Mestre Lourenço quando aplicou a 1ª aula do ano letivo já chegou avisando: "não percam estes conceitos e de preferência não percam minha aulas pois lá na frente irá lhes fazer falta"... começou com Limites e Derivadas, depois chegou nas Integrais por fim Cálculo I e II. Hahaha Estudar ali foi um desafio pois todas as disciplinas de exatas inclusive as técnicas eram cobradas com excelência, nota de corte era 7,0 em todas a matérias, mas quando chegou o bendito Cálculo começou a diáspora na sala, numa turma de 48 49 alunos ficaram apenas no 3º ano algo entre15 e 16 por sala kkkk Muitos reprovaram outros desistiram....
@ma_li_al Жыл бұрын
Caramba, técnico naquela época era coisa de louco kkkk
@ma1977 Жыл бұрын
@@ma_li_al cara, escola semi particular que ainda mantinha o nível do antigo 2o grau público dos anos 70 para trás, dos anos 80 pra cá começou a filosofia Paulo Freire e vemos a educação pública como está
@ma1977 Жыл бұрын
@@ma_li_al a ideia era o cara se formar onde estudei para prestar vestibular na USP e passar direto sem cursinho, era punk kkkk se o camarada fosse para as exatas já iria com bagagem para o nível superior
@luizrealirecla9003 Жыл бұрын
Opaa, ótimo vídeo mano!! Sempre fui mais ligado a área de humanas, mas hoje vejo um deficit em exatas, se não fosse pedir muito eu queria umas indicações de livros não só para o calculo, mas também pra área em geral, quero entear no ITA, mas não tenho muito conhecimento ainda.
@TheLukeLsd2 жыл бұрын
Eu devo calculo 1 e vou fazer semestre que vem. O pior de tudo é que apesar de reprovar eu aprendi cálculo e fui bem em calculo 2, 3, 4 e Calc. Dif. Meio que a correria do segundo semestre em que veio cálculo 1 me deixou complicado de entregar tudo e eu saía do trabalho no mesmo horário que deveria entrar na faculdade em outra cidade. E no dia da recuperação eu preferi deixar cair em dependência e fazer depois e fui viajar pra ver pela primeira vez pessoalmente minha namorada (que hj é minha noiva e já moramos juntos) numa pequena brecha de dias de folga (já que nem feriados ou fins de semana interferem em minhas folgas) e de cabeça fria deixei pra depois. Agora vou fazer cálculo 1 após todos os outros cálculos e eu tenho capacidade de dar aula de cálculo 1 de boa. A vida é complexa. Mas realmente concordo que a matemática do enem é mais básica do que deveria ser e na escola somos muito pouco exigidos. Minha sorte é que desde sempre sou muito autodidata e adorava ler os livros didáticos por minha conta até mesmo de ensino médio quando eu ainda estava no fundamental e estudei muito por conta no ensino superior. Sempre estude muito!!! E como futuro professor com todas as disciplinas de prática pedagógica, didático e ensino e aprendizagem de matemática, além de histórias da matemática e história da ciência, legislações educacionais e filosofia e sociologia da educação, penso que é bem complicado pensar em como solucionar os problemas e cumprir os objetivos da educação na prática. Mas a gente tenta, né! Queria ter tido umas orientações antes de ter cursado. Mas tive e tenho ótimos professores no meu campus que ajudam muito. Ótimo vídeo!
@TacioPhilip Жыл бұрын
Sempre fui o melhor aluno da sala de aula nas matérias de exatas desde o ensino fundamental até o médio (onde fiz técnico em química). Aí entrei na USP para fazer bacharelado em física e minha primeira prova foi Cálculo I. Resultado: nota 0,25, devo ter acertado só meu nome! Levei uns 2 anos para entender o que era "estar na faculdade" (coincidentemente quando larguei a física e fui para química) :-P
@Ragecom7 ай бұрын
Achei que você fosse falar uma coisa objetiva tipo "no cálculo você tem noção do infinito pela primeira vez", mas você fez uma coisa muito mais profunda e diagnóstica da situação da matemática na cabeça de um jovem de uns 18 anos. Parabéns, conteúdo muito interessante.
@mastersoncosta Жыл бұрын
Já ensinei Cálculo 1 por três semestres, incluso neste, realmente acontece de tudo! 🙂 Pra quem está chegando, não tem segredo, tem que se dedicar mesmo.
@marcelookada533 Жыл бұрын
Olá boa noite! Concordo com tudo o que você disse, e só para acrescentar, a DEPENDÊNCIA DO BRASIL EM RELAÇÃO A TECNOLOGIA DE OUTROS PAÍSES faz com que as autoridades na área da educação e governo, simplesmente, não INVESTEM NA EDUCAÇÃO, TODOS OS RECURSOS QUE ELA DEVERIA TER. E pior ainda, muitas pessoas de grande talento estão fugindo do Brasil por melhores oportunidades em países onde a educação é o FOCO PRINCIPAL. ÉH! REALMENTE, O BRASIL É O PAÍS DAS CONTRADIÇÕES! ! ! 😢
@dropschar Жыл бұрын
Parabéns! Esse teu vídeo era pra passar em rede Nacional, pra incutir na cabeça população o quanto nossos governantes não tão nem aí pra formação dos alunos, em todos os níveis da educação.
@BaianoBSbr Жыл бұрын
Deus obrigado por ter me amostrado esse vídeo ainda no momento em que eu estou no início do meu nono ano
@JhonatanNeneh Жыл бұрын
Cálculo é fera demais! Deixo aqui o meu mais sincero agradecimento aos livros do Professor Hamilton Guidorizzi. Abria os livros dele e parecia que entrava numa nave e ia para o espaço sideral... Bons tempos!
@naulig Жыл бұрын
Quando eu estava na faculdade de Economia, a disciplina que mais reprovava (bem mais do que Cálculo I), era História do Pensamento Econômico. Era uma disciplina totalmente textual e com provas descritivas longas. Além da insuficiência em matemática, muita gente chega na faculdade simplesmente sem saber interpretar um texto de complexidade média e, pior, sem conseguir redigir um texto coeso, coerente. Escrever é algo pouquíssimo exercitado na maioria das escolas, aí na faculdade as pessoas sentem um choque. E uma disciplina bem legal como HPE acaba virando o terror.
@alexandretorres5087 Жыл бұрын
na computação o problema era matemática discreta que tinha curriculo da pos da mat. Primeira aula a prof. putaça que os alunos não conheciam indução matemática. Era uma loucura e fez o calculo parecer facil. Anos 90 tb ne.
@leandrohenrique3523 Жыл бұрын
Mais um inscrito. Excelente vídeo 👏🏻
@TheLmarcelopb Жыл бұрын
o enem não pode ser de tão alto nível. O problema da evasão escolar já é alto com a cobrança baixa em exatas. Agora, nem alunos bons tem acesso a conceitos algebricos em totalidade no ensino médio, eu mesmo soube o "e" ou "ln" na loucura do calculo 1. Enfim... quem passa por esse desafio aprende muita coisa pra vida, se é que podemos tirar algo bom da coisa toda.
@sergioricardo3063 Жыл бұрын
Olha, a cereja no bolo desse vídeo seria assistir o filme Stand and Deliver de 1988. No Brasil o nome do filme é O Preço do Desafio. Eu estava cursando cálculo quando assisti esse filme e percebi a grandiosidade da obra! O ator principal Edward James Olmos retrata com perfeição tudo aquilo que foi falado nesse vídeo. Vale muito a pena!
@piloto015 Жыл бұрын
ensinar com gráficos e desenhos animados tb ajuda. trigonometria e geometria analítica, pelo menos, é uma coisa linda de se ver. Como vc faz, inclusive
@isamagno7323 Жыл бұрын
Sério…essa fama do cálculo eh de décadas! Como pode?! A grande maioria já entra p faculdade se conformando c a reprovação. E mtas vezes essa disciplina trava o aluno…a ponto dele não conseguir se formar no tempo esperado, qdo não muda de curso ou de faculdade. Tá aí algo q os alunos precisam correr mto atrás p não virarem mais um na estatística da reprovação!
@joaovictor_ti Жыл бұрын
Esse video confirmou oq eu ja eatava pensando a muito tempo....não tem como eu ir pra faculdade so fom o conhecimento da escola, preciso estudar sozinho por uns 2 ou 3 anos antes