Eu falo isso pros pacientes: o problema não é a memória, mas a atenção. Se não teve atenção, não envia pra memória… nosso HD não armazena tudo.
@NilzaSilvaLemosdeOliveira5 күн бұрын
Meu médico me falou isso para mim, quando vou fazer algo presto atenção no que estou fazendo melhorou muito minha memória
@catiarosa25944 күн бұрын
@@NilzaSilvaLemosdeOliveiraisso!!
@cabecorra91Күн бұрын
Meu problema provavelmente é os dois mesmo.
@tales19854 күн бұрын
O grande problema é que em meados de 2010 foi aberta a caixa de Pandora: popularização dos smartphones (chegada do 4G, redes sociais com timeline infinita). E não há 'receita de bolo' fácil para se livrar da má influência disso.
@avogelberg5 күн бұрын
Feliz Ano-Novo para todo mundo, com muita saúde e muita Ciência !! 🙂🌎🪐
@marcelogiroldi37823 күн бұрын
Pessoas correm o tempo todo porque estão sempre competindo uns com os outros . Todo mundo querendo ser melhor que todo mundo. Vida simples é o caminho pra saúde!
@celsinaazevedo63784 күн бұрын
Acabei de sair de um vídeo que estava vendo em 2x, então aparece esse como sugestão. Um baita tapa na cara. Obrigada Doutor, vídeo necessário!
@danielneto424 күн бұрын
Eu assisto tanta coisa no 2x que quando tenho uma reunião online não consigo ter paciência com as pessoas falando tão "devagar", me da vontade de acelerar os outros. Esse video mesmo eu vi no 2x. Mas eu vou lembrar do assunto Dr Auzio
@LeafarR16573 күн бұрын
Parece um bom momento para tentar mudar os hábitos. Eu também fazia isso com os podcasts que eu gostava de escutar em 2x, quando eu escutei o podcast em velocidade normal, pareceu muito estranho, mas depois acostumei.
@Matt1-md5kq2 күн бұрын
Lembrou certinho?
@raphaelcamanzi1506Күн бұрын
@danielneto42 já assistiu o filme Click, com o Adam Sandler? Não é muito recente, mas o tema é bem atual
@Lacremon5 күн бұрын
Minha maior dificuldade em sala de aula hoje é justamente a falta de atenção plena. Está muito difícil dar aula.
@profpedro.carinhato2 күн бұрын
Digo o mesmo; sou professor universitário e tem sido cada vez mais difícil competir com o celular dos alunos.
@jeferson.ska_5 күн бұрын
É o que me ocorre quando estou estudando, muitas vezes paro para mexer no celular. Resultado: deficiência no aprendizado
@biancanascimento82525 күн бұрын
Concordo, Drau. As chances de eu esquecer algo que me foi dito são muito maiores se eu estiver com o celular do que sem ele.
@angelaregina5 күн бұрын
Drauzio Varella, a sua mente é brilhante!
@kevinheart75053 күн бұрын
Ótimo conteúdo, continue com o bom trabalho. Pessoas bem-sucedidas não se tornam assim da noite para o dia. A maioria das pessoas você vê como riqueza à primeira vista, uma ótima carreira, propósito é o resultado de trabalho duro e permanece ao longo do tempo. Rezo para que qualquer um que esteja lendo isso tenha sucesso na vida. Não há atalhos para ficar rico, mas há maneiras inteligentes de fazer isso. Profissional, Anita Sapp Lee tem sido minha consultora/trader.
@krzysztofamelia3 күн бұрын
Obrigado à Sra. ANITA SIM!!! Esse é o nome exato dela (ANITA SAPP LEE), então muitas pessoas a recomendaram bastante e eu estou apenas começando com ela.
@JacksonWest-fi3mn3 күн бұрын
Que Deus abençoe os serviços de Anita Sapp Lee, ela mudou milhares de vidas ao redor do mundo (Estados Unidos, Colômbia, Argentina, México, Equador, Espanha, Peru e muitos lugares). Um bom nome é melhor que prata ou ouro.
@israelbenjamin13553 күн бұрын
Tenho acompanhado muitos traders ao longo dos anos, mas nenhum foi tão consistentemente preciso quanto Anita Sapp Lee... Ela é realmente uma inspiração para todos nós...
@mosisdaniel59493 күн бұрын
Achei que eu fosse o único que a conhecesse bem. Acho que sua boa reputação fala por ela agora.
@OliviaAlice-ht4vt3 күн бұрын
Bem, esta não é a primeira vez que vejo o nome dele em uma plataforma social. Acho que ele é extremamente brilhante. Como posso alcançá-la?
@kaiquebrandao65765 күн бұрын
EU QUERIA MOSTRAR ESSE VÍDEO PRO MUNDO TODO
@marciofernandes97764 күн бұрын
Dr. O senhor é um fenômeno. Nossa. Eu estava ouvindo esse vídeo e rolando a tela para ver os próximos vídeos 😅
@joaopagliuca66164 күн бұрын
Eu também tenho esse vício.
@naunsei4 күн бұрын
Eu também 😢
@YeahQuint3 күн бұрын
É tão bom ouvir o Dr Drauzio falar que nem tenho a coragem de acelerar o vídeo
@claricecavalheiro93365 күн бұрын
Um bom ano novo dr.. repleto de coisas boas, paz saúde, e muitas bençãos sobre nós 🙏🏻❤
@linaandreoli2 күн бұрын
Sou professora do ensino fundamental, existe um fenômeno silencioso de jovens sem atenção, nunca lembram de nada e estou falando de coisas ditas em poucos minutos durante a aula. Qualquer professor sabe do que estou falando aqui
@lucienemansur7981Күн бұрын
Sábias palavras, somos bombardeados de informações o tempo todo, temos que aprender a dosar e filtrar, é um alerta para todos nós. Além de tudo o que ele disse, uma das coisas que mais me deixam indignadas, é que hoje as pessoas estão tão viciadas no celular, que nem na direção elas largam ele, se acham capazes de fazer as 2 coisas ao mesmo tempo, e você vê isso o tempo todo, seja de carro, de moto e até de bicicleta. Outra coisa é a poluição sonora que ele gera, em público, num ônibus, ... Todo mundo é obrigado a escutar o que o outro está assistindo.
@natacruz93925 күн бұрын
Feliz ano novo dr.Drauzio.Saude, paz e muitas alegrias.❤❤❤Que continuemos juntos em 2025.
@Isabel1420511 сағат бұрын
Nossa, excelente vídeo! No fim do mês passado desisntalei as redes sociais mais uma vez, por conta dessa reflexão de "tempo perdido" e percebo que agora tenho tempo pra ler, desenhar, curtir minha família, enfim, coisas mais valiosas ❤️
@odirleizanini69004 күн бұрын
Devia de falar isso para os chefes que não deixam a gente terminar uma coisa e já pedem mais 5. E querem tudo ao mesmo tempo. Qual a chance de sair alguma coisa bem feita?
@ledaoliveiranunes98435 күн бұрын
É exatamente isso , Doutor! Perfeito! Muita gente tem esses comportamentos que você descreveu. Feliz Ano- Novo, Grande Doutor! SAÚDE! SAÚDE! ABRAÇO!🥂
@carmenluizarigottogenari65175 күн бұрын
Assunto ótimo, amei! Adorei as brincadeiras do vídeo também 😅 Muito obrigada por todo esse ano partilhando conhecimento precioso com a gente! Feliz Ano Novo pra você, Dr. Drauzio e também para toda equipe!
@p4r4n0id_4ndr0id5 күн бұрын
capitalismo: trabalho 8 horas por dia, mais umas 4 horas de extra pra conseguir pagar as contas, o pouco tempo que sobra é preciso arrumar a casa, cozinhar, fazer compras, sobra pouco ou quase nada pra assistir a um video. Então, sim, eu acabo assistindo tudo no acelerado mesmo pq infelizmente o tempo tá cada vez mais escasso.
@cabojatikuma40524 күн бұрын
Pois é! Geralmente essas dicas de como viver do jeito certo partem de indivíduos que já tem recursos para tirar ano sabático, aposentar, tirar férias quando bem entender, meditar por 1 hora, depois academia mais 1 hora, etc.
@douglasemsantos3 күн бұрын
Triste realidade
@Gabilessa1990Күн бұрын
Se pá, é melhor não ver do que ver assim. Talvez seja melhor ler 15 páginas de um livro. Deixar pra ver vídeo na folga. Assistir tudo em velocidade alta é a receita pra derreter o cérebro. Aindaaaa mais depois do trabalho, em que a mente já está cansada. Loucura total.
@p4r4n0id_4ndr0id9 сағат бұрын
@@Gabilessa1990 eu leio o tempo todo no meu trabalho. a última coisa que quero fazer é ler no tempo de folga. e isso tem um preço. não consigo ler um bom livro há anos. não dá vontade. saturação de letrinhas rs
@Gabilessa19907 сағат бұрын
@ kkkkkk
@cleidemarques92622 күн бұрын
Belíssima reflexão Dr Drausio
@reinaldofjr2 күн бұрын
drauzio te amo, obrigado por toda informação gratuita 🙏💕💕
@Kaiori894 күн бұрын
Otima dica. Obrigado.
@Day-happy-20245 күн бұрын
Dr. Drauzio, que dádivas seus ensinamentos! Muito obrigada!
@sergio.aqueri5 күн бұрын
esse pessoal de hoje parece zumbi, onde vai é com o celular na mão, surreal.......
@janelorena66055 күн бұрын
Exatamente
@prihelmberger4 күн бұрын
São casais juntos e no celular, usando celular quando saem pra comer fora ou no cinema. Na pausa do trabalho os colegas não conversam entre si e sim com outros no celular. Cresci nos anos 90 e sinto falta de conversar como antigamente. Desisti e passei a ler meus livros, praticar minha corrida e ler jornal de papel sozinha. Paciência.
@sergio.aqueri4 күн бұрын
@@prihelmberger disse tudo !
@eduardacarvalho17223 күн бұрын
te amamos Drauzio! Feliz ano novo s2 espero conseguir ir numa palestra sua nesse 2025.
@veronicasales44394 күн бұрын
So consigo ouvir o senhor em velocidade normal , dr Drauzinho❤
@dirceuantonioorth97362 күн бұрын
Você é imprescindível. Feliz você novo em 25.
@DJLucianoMarques4 күн бұрын
Sempre providencial ouvir o que o senhor tem para dizer, sempre relevante também; grato por tanto conteúdo bacana, objetivo e claro; aproveito e desejo um ótimo ano em 2025, sucesso e um abraço! 😃👌👏👏👏
@caomilho2 күн бұрын
ok doutor drauzio. muito obrigada ❤ um abraço
@leannealves84233 күн бұрын
Como sempre, perfeito e certeiro! 💙
@lucasbrito-gu3ze4 сағат бұрын
*Te amo, Draw !*
@stefanifmp5 күн бұрын
Excelente vídeo 👏
@ruth67675 сағат бұрын
Pura verdade. E quando alguém fala pessoalmente a gente quer ouvir em 2x 😢
@paulodesouzasantos59443 күн бұрын
Excelente explanação!
@catiarosa25945 күн бұрын
OBS: vídeo maravilhoso!
@uchwha3 күн бұрын
Estamos sempre tentando correr mais rápido que o tempo, mas a troco de quê? Ultimamente tenho notado esse tipo de comportamento esdrúxulo e é indescritível a sensação de ser refém. Este ano decidi que seria diferente. Existe aquele filme, no qual eu não recordo o nome, mas lembro que o personagem diz algo semelhante com: “todos nós estamos presos por correntes, a diferença é que alguns conseguem enxergar”. Essa Era da tecnologia está complicadíssima, principalmente no que diz respeito a retenção de informações. Minha geração vai sofrer um prejuízo cognitivo enorme lá na frente. Seguimos firmes por aqui.
@paulohenriquefranciscofeli834710 сағат бұрын
Importante vídeo amigo
@RicardoBruno9161Күн бұрын
Exatamente!!!❤❤
@daninhanegaarts3 күн бұрын
O melhor do KZbin ❤🫰🏾
@elisaguimaraes36055 күн бұрын
Assisti na velocidade normal o seu vídeo Dr. Faz sentido mesmo. Quando recebo um áudio que parece um pod cast, eu ouço no 1,5. Sei que muitos vão discordar principalmente pq o WhatsApp faz toda diferença nos dias de hoje, uma praticidade sem igual, e o que dizer do KZbin? Google? Sabendo usar, uma maravilha. Mas tenho saudade dos tempos que pra ligar da rua tinha que usar o tel público (orelhão), usávamos escrever cartas, quantas eu escrevi... Nem tenho Facebook nem Instagram, nunca quis ter por falta de tempo. Imagina se eu tivesse, a vida passa e as pessoas não tem noção, me vi desperdiçando minha vida no pouco que já consumo nas redes sociais. Tento diminuir meu relatório semanal, mas nem sempre consigo. Me dei conta que perdia 2 dias por semana no cel, quando chegava o relatório semanal. E tudo numa correria que estou percebendo minha memória péssima. Agora vou tentar ouvir áudios e vídeos sem acelerar, pq realmente dá ansiedade e a memórianãoguarda nada, e quando não tem nada que agrada a sensação é péssima. Obrigada Dr, o senhor sempre nos alertando... sempre com razão e para o bem de todos Gratidão ❤
@MarleneMariaTressoldiTress-c3e5 күн бұрын
Boa noite gosto muito deste Dr. DRAUZIO DEUS ABENÇOE SEUS FAMILIARES Feliz 2025 c/ muita Saúde ❤❤❤
@dietade17dias44 күн бұрын
Conteudo, muito bom.
@danielacardoso54484 күн бұрын
Doutor Drauzio é top demais 👏🏾👏🏾👏🏾
@lucienebr15 сағат бұрын
Nossa, eu não tenho a capacidade de ver as coisas em 2x. Ouvi comentários não me lembro onde de pessoas assistindo filmes ou séries com aceleração também, fiquei escandalizada. 😂 Mas eu me pego nessa coisa de "multitarefas" no meu trabalho. São muitas atividades, pouco tempo disponível, a gente se mete em enroscada querendo fazer tudo depressa, mais de uma coisa ao mesmo tempo... É questão de passar um mês no trabalho e já começar a me sentir com sintomas de burnout chegando... Tenho me observado para alterar alguns desses hábitos e comportamentos ruins. Além do impacto em memória ou a inteligência em si, como Dráuzio fala, há também o cansaço, esgotamento físico, mental e emocional, uma queda vertiginosa de nossa própria vitalidade - abre as portas para a chegada do burnout, da depressão... Não é apenas a "culpa" da tecnologia, redes com feed infinito e imediatismo... é algo mais imbricado no nosso modo de organização social, na nossa mentalidade social, querer nos tornarmos "indivíduos de desempenho". Ler "Sociedade do Cansaço" do Byung-Chul Han em 2023 me fez pensar muito nisso - me identifiquei muito com muito do que ele discute nesse livro.
@carlosaraujo31455 күн бұрын
Assistindo o vídeo na velocidade 2x, brincadeira 🤣. Obrigado Dr. Áuzio ❤
@lilianfelix50665 күн бұрын
Hartmut Rosa fala de aceleração no nosso tempo e da dissonância em relação a nossa capacidade humana de processar tudo isso
@clarabopra3 күн бұрын
obrigada pelo vídeo! 😊
@flavinhacasteloКүн бұрын
em uma consulta com a neurologista ela me falou exatamente isso. eu falei pra ela que estava com a memória ruim ela disse que não existiaa isso em jovens, que era falta de atenção.
@ramonlopes144Күн бұрын
Eu vejo o Drauzio e já deixo logo o like 👍
@naunsei4 күн бұрын
Assisti, ou melhor ouvi a maior parte do tempo, em x1 mesmo. Mas a maioria dos outros eu acelero rsrs Dr Dráuzio, que em 2025 vc continue com essa disposição para nos informar e orientar. Muito obrigada! 😊 A parte de aceitar Jesus foi ótima! Um dos meus ateus favoritos.
@franciscoassislemos72183 күн бұрын
Excelente vídeo
@OhJoyce3 күн бұрын
Esse negócio de acelerar o vídeo/ ou áudio deixa a gente sem paciência pra ouvir quem fala devagar. É um veneno.
@jorgenagahashi58425 күн бұрын
Muita sabedoria Dr.Drauzio
@EvaBarros-v9m3 күн бұрын
Excelente vídeo... falo isso aos meus alunos mas, infelizmente, a maioria não dá atenção!
@elainebanh4 күн бұрын
Li isso no livro do Augusto Cury de 2014 sobre Ansiedade. Celular já é um problema Isso pq em 2014 o celular nem era tão evoluído como hoje…
@lucienebr15 сағат бұрын
Há, um recurso novo do Whatsapp que me parece interessante para evitar os áudios em 2x --> a função transcrever. Não é 100% perfeito, mas ajuda. Principalmente no meio profissional - não gosto que colegas enviem áudios pra mim, sendo que assim é muito difícil resgatar informações que forem necessárias. A função transcrever tá sendo uma mão na roda pra mim neste quesito também!
@thaiscastro4 күн бұрын
Eu assistindo na velocidade 1,25x. 😬 Mas eu guardo e procuro aplicar tudo que o Drauzio fala, de verdade.
@anacarolla20115 күн бұрын
Capitalismo
@Carlito1992Күн бұрын
Pra comer,conversar,falar...todo mundo apressado e ansioso. Minha memória é ótima(mesmo trabalhando a noite),já fui até chamado de lerdo por não falar apressado. Apenas digo:Não sou lerdo,só penso com calma.
@joaomanuel34652 сағат бұрын
fico muito triste mesmo, choro muito.
@BrazilMentionedHueHue4 күн бұрын
Me perdoa Drauzio, mas tem muito video no yt que eh extremamente enrolado, vc nao eh o caso, vc vai direto ao ponto
@donariaferrari8706Күн бұрын
Bem assim!!
@prodask23 сағат бұрын
exelente conteudo
@cidadaohumano2 күн бұрын
Eu assisto vídeo aulas em 1,25x ou 1,5x pra não terminar o ano sem ter visto todo o conteúdo e, principalmente, aprendido ate antes da revisão para a prova. Tenho 37 anos e tento passar em medicina pelo Enem. Porém, videos normais não acelero e hoje eu limito meu tempo de tela.
@F.T.S.Күн бұрын
problema: EXCESSO de *INFORMAÇÕES*
@igorzwicker4 күн бұрын
É curioso que, na academia, há quem não tenha a capacidade de ler um texto científico de uma lauda, mas lê rapidamente umas 400 mensagens de grupos de WhatsApp. Tempos modernos.
@gmenezesdea4 күн бұрын
smartphone é um dos problemas mais importantes do século. Ainda não posso jogar fora meu smartphone mas tenho tentado ao máximo esquecer que ele existe.
@anatassiaalmeida87934 күн бұрын
Já coloquei na velocidade "normal", querido Dr.
@rosangelamonteiro55364 күн бұрын
Eu estou vendo pelo KZbin e sinceramente não sabia que da pra acelerar vídeo 😮 Áudio as vezes no ZAP eu acelero 😅
@arthurbrandao4890Күн бұрын
merece um melhor microfone
@marcoitaliano3 күн бұрын
Tome bastante agua que vc nao perderá a memoria...
@oliveiranunesgabriel4 күн бұрын
Vídeo precioso, como sempre! No entanto, eu acredito que deveríamos avançar coletivamente nessa discussão, a fim de tentar responder: por que nos deixamos dominar pelas telas? Tenho duas hipóteses: 1) Os celulares, apps e redes sociais são desenhados para estimular o vício e com isso, a responsabilidade é dessas grandes empresas de tecnologia, que deveriam ser legalmente cobradas pelos danos que causam. 2) As pessoas atualmente estão cansadas e com a saúde mental comprometida. O celular para grande parte da população é uma forma de escapar da realidade. Nesse sentido, responsabilidade do Estado em oferecer uma solução ao problema de saúde pública
@larissacasteli12802 күн бұрын
Excelente reflexão, concordo! É um cobre e descobre que nos subetemos pra acalentar as dores, vejo que estamos ferr4doS 😥
@ninguem40183 күн бұрын
Tem algo grave que também precisa ser discutido: assistir vídeos lendo os comentários.
@uchwha3 күн бұрын
E digo mais: como a nossa opinião passa a ser modulada a partir do momento em que você lê um comentário. As vezes eu tenho uma opinião formada sobre algo (ou não) e após começar a ler um comentário, muda completamente. É claro que, em algumas ocasiões, se o comentário feito for agregar conhecimento ele se torna benéfico, mas o oposto também é verdade. Principalmente porque esses chats dão a liberdade para os outros falarem o que quiserem, isso inclui muitas críticas (não construtivas).
@claricecavalheiro93365 күн бұрын
Tenho depressão faço uso de medicamentos, e comecei a perceber como estou com falta de atenção.
@wallacecardoso96502 күн бұрын
Meu médico!
@jota-erre5 күн бұрын
So essa parada já da pra trocar um código e subir uma página de internet com a cor errada. É o que já aconteceu comigo.
@ERRO4032 күн бұрын
Os nossos gestores estipulam metas altas que são atingidas com um sacrifício pessoal insano, depois vão dobrando e triplicando as metas e no fim, sequer conseguimos comprar o básico pra sobreviver. Como sempre, colocando a culpa nos escravizados pelo sistema por seus problemas de saúde...
@ListadeLivros4 күн бұрын
Penso que assistir em velocidade mais rápida exige mais atenção e concentração sobre o que está sendo dito. Na velocidade 1X eu me disperso, acho tedioso, minha mente vai pra outros lugares.
@eliaslima30532 күн бұрын
É verdade
@evertonmarin5 күн бұрын
TEM OUTRO DETALHE QUE E IMPORTANTE QUE NAO FOI MEMCIONADO, O MODELO DE SOCIDADE CAPITALISTA QUE VIVEMOS NOS FAZ ADOECER E LEVAR UMA VIDA MUITO ACELEARADA
@Gabriel-rr1on4 күн бұрын
eu aí minha vida toda
@Nelsonsoma75 күн бұрын
Verdade
@ZoeMultiverse4 күн бұрын
Agora, uma curiosidade: e se for feito o contrário? Ao invés de consumir de cara um vídeo em 2x, seria válido consumir o conteúdo no modo normal e com fins de revisão consumir na velocidade 2x? Ou seja, só utilizar o formato para reassistir coisas que foram consumidas normalmente antes.
@alexandrehenrique25754 күн бұрын
Também tenho LAD (lesão axonal difusa)
@psi.isamaria5 күн бұрын
Parece que depois dos áudios 2x a nossa vida nunca mais foi a mesma. 😢
@luizareis72982 күн бұрын
Minha meta para esse ano é reduzir o uso do celular para 2h por dia
@samueljr.90544 күн бұрын
apodrecimento cerebral (brain rot)
@alyssonribeiropaiva3814 күн бұрын
Mais alguém assistindo a este vídeo acelerado?
@TheLetipimenta5 күн бұрын
Interessante
@ArthuricoS2 күн бұрын
Assisti esse vídeo em 2x
@joaolucascoutinho98025 күн бұрын
Assisti ao vídeo no 1x, como sempre. Nossa memória é seletiva e só merece coisas importantes, então... Bora decorar o hino do Curíntiaahhhhh 😂😂
@alexsandroseverino46555 күн бұрын
É verdade🎉🎉🎉🎉🎉
@tatianebarros56603 күн бұрын
Drauzio seu lindo! Eu só assisto conteúdos que eu gosto em 1x, mas me peguei até vendo filme em velocidade. "Até parece que eu perguntei se querem aceitar Jesus" Drauzio irônico.
@sergioguerra12465 күн бұрын
Isso de ver uma postagem e se perder na internet é algo q acontece comigo. Estressa mesmo. Tem uns vídeos q ñ me interessa absorver tudo e eu coloco em veloc 1,25. Há muito, muito tempo atrás li uma informação sobre a capacidade de "armanezamento" dos pc's e do cérebro humano. A nossa seria n vezes maior. Isso procede? Tem algum vídeo sobre isso? Grande abraço!!