Gostou? Ouça mais de 100 episódios do BBC Lê nessa playlist: kzbin.info/aero/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB
@Niponcosplayloja2 ай бұрын
Vocês sempre fazem matérias sobre coisas que eu sempre quis saber. Parece que lêem minha mente
@muriconsol7772 ай бұрын
Novidade: eles leem.
@lucasbaker20122 ай бұрын
Eles lêem!
@Marcvitoria2 ай бұрын
Hahaha Digo o mesmo.
@Marcvitoria2 ай бұрын
Hahaha Digo o mesmo!
@carlosguttooliveira63602 ай бұрын
O Algorítmo está cada dia mais avançado que está captando até a mente dos seguidores... rsrsr...
@silveira_btw2 ай бұрын
Reportagem impecável e necessária. Parabéns à BBC!
@maristelaangelitadullius56732 ай бұрын
Tá longe de ser impecável. muito
@lrcarvalho2 ай бұрын
Sou gaúcho, católico, branco, mas respeito todas as religiões, especialmente as de matrizes africanas. No sul do estado, especialmente Pelotas e Rio Grande creio que seja muito maior o numero de pessoas que sejam de religião africana. E a matéria acaba com um fato: todas, todas as noites, e não só em Porto Alegre, é possível se ouvir algum tambor ou cantiga de matriz africana. Parabéns pela reportagem!
@juvskolimowzski80432 ай бұрын
Porquê o seu respeito às religiões é em especial às de matrizes africanas?
@Mshekyp2 ай бұрын
Eu sou do nordeste da Igreja Adventista dos Santos dos Últimos dias. Não apoio essa doutrinação de matrizes africanas, eles são pagãos e bruxos!
@Rafael-sccp2 ай бұрын
@@juvskolimowzski8043pq possuem maior conexão e história com o Brasil do que as outras? Tipo faz mais sentido...
@lrcarvalho2 ай бұрын
@@juvskolimowzski8043 tenho muitos amigos que cultuam essas religiões.
@DillservEletricista2 ай бұрын
@@Rafael-sccp, na verdade a história da formação, estrutura e construção da região metropolitana do RS e várias cidades do RS, tem muita influência nos costumes e cultura, já que existe muito preconceito nisto.
@rodrigocastro83062 ай бұрын
Sou mineiro e umbandista a 30 anos e amo minha religião. Essa reportagem é realmente muito interessante,parabéns!
@neidinhasilva51062 ай бұрын
Boa tarde. Eu sou médium e venho de uma família de médiuns, trabalhadores da umbanda. Conheço casa espírita porque já fiz tratamento e estudei lá; continuo estudando obras da codificação, espírita e espiritualista, há muitos estudos disponíveis no KZbin. Sempre frequento a umbanda que gosto muito e respeito. Não discrimino nenhuma religião, respeito e busco viver bem com todas as pessoas. A minha família é grande e as religiões são diversas: catolicismo, evangélicos, umbanda, espírita... E não há brigas, discussões e nem intrigas, todos se dão bem e se respeitam. Hoje me considero espiritualista, universalista. Que Deus abençoe a todos nós e que possamos nos tornar pessoas melhores e praticantes do bem, na religião em que estamos 🙏
@carlosbrasil62482 ай бұрын
Vc já viu espírito ?@@neidinhasilva5106
@mariadelourdesalves81032 ай бұрын
Não sabia disso, mas os gaúchos são propensos à religião de modo geral. O bezerro de ouro é especialmente adorado nessa região.
@costeladejanela2 ай бұрын
Perdeu a oportunidade de ficar calada.@@mariadelourdesalves8103
@vitux02 ай бұрын
Meu pai abriu a fossa que ele chama de boca para falar que o que aconteceu no RS com as enchentes e os desastres naturais que mataram tanta gente inocente foi por causa da ira de Deus contra sua religião e demais religiões de raízes africanas, falando que Deus agiu dessa forma por que o estado é dominado pelo diabo. É impossível medir o quanto odeio esse homem e tudo que ele representa.
@mdalcorta2 ай бұрын
Sou gaúcha e moro fora do RS há alguns anos. Frequento a umabanda e sempre me chamou a atenção como em alguns outros estados do Brasil, as religiões de matriz africana são um grande tabu, pois no RS sempre foi uma coisa bem normal conhecer essas religiões, frequentar terreiros, etc. Quase todo mundo por lá já teve algum contato com uma dessas religiões. Muito bom ver que essa percepção tem algum embasamento.
@emylelimafambre2 ай бұрын
Sim,eu sou do Espirito santo e quando cheguei aqui fiquei pasme ,no espírito santo é tabu os terreiros que tem são bem escondidos.Temos mais igreja cristãs 😊
@rosangelalahteenmakileite5702 ай бұрын
@@emylelimafambreSou do espírito santo também, já frequentei vários terreiros,fico admirada com a imagem de Iemanjá em Camburi,mas quando vc chega perto vc vê o quanto de descasso que as pessoas públicas e a população tem a respeito com a religião africana,a imagem está totalmente sem manutenção. Lembro de Cosme e Damião que era uma festa para as crianças.
@Feolips2 ай бұрын
Sim, aqui em Sergipe, apesar de velada, existe sim uma segregação.
@lauradiogenes65092 ай бұрын
No RJ alguns adeptos da igreja evangélica nas favelas expulsam e destroem centros de umbanda. Alguns bandidos até se dizem evangélicos, mas duvido muito. Se fossem realmente evangélicos seriam pessoas de bem.
@gabrieljunglist2 ай бұрын
É verdade, sou de Porto Alegre e morei em Salvador 4 anos, fiquei surpreso em saber que lá é bem escondido, a maioria da população é crente e tem "medo" das religiões afros, aqui é comum!
@lukinowles2 ай бұрын
Eu sempre cresci imerso na variedade de religiões da comunidade pobre em que cresci na zona leste de Porto Alegre. Me catequizei por influência da família, frequentei vários terreiros, andei na igreja evangélica, visitei centro espírita. Depois de crescer eu fui perceber o como era demonizada essa religião e que tristeza muita gente vive por causa disso. Dá orgulho da comunidade, cada um no seu, seja tocando tambor de madrugada, acordando de manhã para a missa, há um respeito mútuo de espaço, e independe de raça, tá todo mundo unido.
@adrianamedinacalvaocalvao7372 ай бұрын
..só podiam ser mais silenciosas, "todas"..., pq apesar de morar em um local "tranquilo", ...pelo menos deveria pela localidade..., tenho que participar auditivamente 🙉🙉...de todos os credos próximos, os cultos são em alta potência de caixas de som..😵💫😵💫 e os batuques dos terceiros pela madrugada, são exaustivos ora quem precisa restaurar o sono. 😔...e creio que até as entidades e divindades, tb estejam exaustos....Amem, sem acento, pra que amemos mais...
@marcioflaviomenezes98022 ай бұрын
Critico a BBC por seu caráter essencialmente colonialista. Mas este post sim, merece o meu respeito e admiração.
@terezazerlottini34102 ай бұрын
O verdadeiro sinal de que um ser humano conhece a real espiritualidade é o respeito a fé dos outros, mesmo quando diverge da sua.
@OripesCarlos2 ай бұрын
Esse é o grande problema 😵💫. Respeitar é uma coisa, colocar a realidade encima da mesa, é virtude "CRISTÃ". Doa a quem doer 👍🏿🆗
@oscarmedeiros84072 ай бұрын
@terezazerlottini3410 todos tem o direito de escolher como professar a sua fé mas isso não quer dizer que todos fazem boas escolhas.
@OripesCarlos2 ай бұрын
@@oscarmedeiros8407 Já disse que os tempos são chegados, o nosso ciclo de ser enganados por esse sistema religioso podre, está no fim 🔚🛣️ GRAÇAS A DEUS 🙌🏿 😁 😂
@CarloQevedo2 ай бұрын
@@OripesCarlos Diálogos telepáticos com supostos deuses judeus invisíveis não têm nada de "realidade".
@BrutoClassico2 ай бұрын
Então respeite o islã enquanto eles querem eliminar você
@enilapp78612 ай бұрын
Sou gaúcha e vejo nas redes sociais muito ódio pelo meu estado e quem não mora aqui não conhece a diversidade de culturas que aqui tem, que é complexo, multicultural existe uma mistura de culturas assim como existe as colônias o que faz um lugar ser totalmente diferente do outro e que existe milhões de pessoas vivendo aqui e que tem qualidades e defeitos como todo mundo, não devemos generalizar. Eu amo meu estado, assim como vc ama o seu, tenho muito orgulho das minhas raízes.
@enilapp78612 ай бұрын
Estou aqui falando da minha experiência,sou gaúcha, minha vó materna é mestiça, com ascendência africana e branca, mas ela sempre me diz que é branca, não vou contestar pois isso a incomoda, pessoas antigas tem ainda o pensamento e os sentimentos de antigamente, que sim como em todo o mundo é racista, e aqui não é diferente, minha vó sabe pouco sobre sua origem e como todo o povo brasileiro sofreu em uma época com pouco conhecimento,estrutura e falta de recursos assim como minha vó Paterna que é descendente de imigrantes alemães e diferente da maioria não viveu em uma colônia alemã e sofreu muito por isso, assim como minha outra vó. Minha vó paterna sofreu preconceito por ser de origem alemã, quando era criança era apedrejada e chamada de nazist@( ela era só uma criança e isso me dói queria poder estar lá para protege-la), ela já é falecida, ela me contava que era proibida de falar a língua alemã e sua escola aonde outras crianças da mesma origem estudavam alemão foi queimada, não podia ter nem bíblia em alemão que era posto fogo e por ter passado por tanto sofrimento ela sempre dizia batendo no peito quando perguntavam se ela era alemoa: "sou brasileira nasci aqui", com sotaque carregando, morreu pobre, sofreu muitas humilhações na vida, como a maioria dos brasileiros, meu vó paterno com ascendência portuguesa ganhou terra mas seu irmão o roubou assim como todo bom brasileiro também tem uma história dessas pra contar.
@phisicanet2 ай бұрын
@@enilapp7861 o que falta as pessoas é conhecer a história daqueles que vieram antes de vc, exatamente o seu relato ... tenho 45 anos e a pouco tempo consegui rastrear a história da minha genealogia até por volta de 1845 ... muitos escravos, alguns filhos bastados de barões, portugueses, indígenas vindos do interior de SP, crianças sem registros de pai, pessoas analfabetas, até um desaparecido como voluntário da pátria na guerra do Paraguai .. muita dor, muito sofrimento, histórias que desaparecem sem rastro, muita injustiça e separação, uma história que reunida é de uma complexidade absurda ... hoje eu tenho certeza que 99% das pessoas não sabem o que são, pois não sabem de onde vieram, quais histórias a constituiu, acabam se resumindo em características pobres de significado. Abs
@helenaalmeida47852 ай бұрын
O próprio governo atual corrobora o ódio, pq eles acham que é uma sociedade de brancos.
@sankoffa2 ай бұрын
É pq o lado ruim se espalha de forma mais rápida, principalmente hj em dia por causa da internet. E infelizmente, o sul e o sudeste sempre tiveram preconceito contra o Norte e Nordeste (salvo raras exceções).
@Gan1medes2 ай бұрын
Começou com a fato de no passado quererem se separar do país, depois veio SC e o número crescente de neonazi, depois de 2018 os ataques contra nordestinos, negros, pobres ficaram mais explícitos, etc. Foram muitos motivos.
@eualessaalves2 ай бұрын
Fato curioso para mim, pois não sabia . Muito bom , obrigada BBC!
@felipebroch12 ай бұрын
Parabéns pela ótima reportagem. Axé 🙏
@maridossantos95832 ай бұрын
Obrigada BBC !!!
@Claudia-jz9pp2 ай бұрын
Gente eu não fazia ideia disso! Muito interessante.
@adrianajones80042 ай бұрын
Nem eu.
@escorcio40892 ай бұрын
Nem eu
@casajoaquim19682 ай бұрын
Parabéns BBC, um trabalho maravilhoso de esclarecimento. Recebam nosso saravá fraterno, do Centro Educacional Umbandista Casa Joaquim, Fé, Esperança e Caridade de Alvorada/RS.
@SoniaScherner2 ай бұрын
Excelente matéria! Parabéns pela pesquisa e pelas explicações.
@carmemstewart49682 ай бұрын
Poucos notaram o João Candido (Almirante Negro) era gaucho. O jogador de futebol Ronaldinho é gaucho.
@claudiobrasilpolska91372 ай бұрын
O Grande compositor Lupicinio Rodrigues
@iran_Automação2 ай бұрын
Moro no RS e isso é verdade. Em Porto Alegre e em cidades do interior é comum encontrar lojas de produtos religiosos de matizes Africanas.
@anathayzaoliveira51122 ай бұрын
Aqui em Santa Maria tem várias, principalmente no centro
@meuatabaqueecaridade.40222 ай бұрын
Parabéns BBC ótima reportagem.
@lck19142 ай бұрын
Reportagem inédita e isenta. As informações baseadas em dados quantitativos, história e entrevistas. Muito bom.
@enzito77432 ай бұрын
Muito boa reportagem
@gruporecordamaranhao745815 күн бұрын
Parabéns BBC pela matéria maravilhosa
@AlbinoRomeli-fh3co2 ай бұрын
-- Porque Deus Amou o mundo de tal maneira,que deu seu único Filho ,para morrer por nós !!
@zelmasouza92712 ай бұрын
Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.🙏 Aleluia!!!
@PedroHenrique-lj2wr2 ай бұрын
É por isso que seguimos a umbanda ou candomble. Conhecemos o verdadeiro amor de Zambi, Oxalá, olorum e todos os orixas por nós
@solidao73112 ай бұрын
@@PedroHenrique-lj2wr eca
@PedroHenrique-lj2wr2 ай бұрын
@@solidao7311 Por isso seu ID é solidão? Kwkaksks mano, intolerante e fake não são um problema, existem coisas q me preocupam mais, tipo, fome, miséria, guerras, enfim, eu e o meu terreiro fazemos ações pra mudar isso, já vc não me parece muito, então não me preocupa sua opinião... "Ecaa" kakakaksks
@kellyvasconcellos38462 ай бұрын
@@PedroHenrique-lj2wr E o que eles fizeram para provar o amor?
@rafaelcruz-bistro95452 ай бұрын
Morei quase tres anos no Partenon, numa subida de morro. E, sim, podia ouvir noite sim noite não, o som poderoso do batuque. Me mudei para Viamão e, toda terça, um tambor ecoa na vizinhança acompanhado de palmas e cantos. Não é minha fé, não é minha crença, mas faz parte viva, colorida, sonora e indissociável do meu universo.
@salusf12622 ай бұрын
Rapaz... foste pras piores áreas do estado do RS que inclui Alvorada. Que bom que gostaste.
@adrianagomes68402 ай бұрын
Que lindo depoimento!
@taniascheiddeoliveira19142 ай бұрын
Eu moro em um morro no Partenon tb.
@taniarossi72122 ай бұрын
Não tinha ideia sobre isso.👏
@jtbilseniwisk89132 ай бұрын
Sou do RS e só conheci realmente a fé cristã depois q sai de lá. Estou feliz com Jesus e abençoo todos com suas religiões. 👍😂😍🌹
@Cristianandrade-ir3xb2 ай бұрын
Continue firme a perseverar a palavra do Senhor
@eneidalipinski18822 ай бұрын
Apesar de saber destes dados, acho incrível que a cultura e os cultos afro tenham sobrevivido ao conservadorismo e ao protestantismo dos imigrantes brancos.
@angelamariadefreitas69462 ай бұрын
Mas essas crenças são terrivelmente conservadoras, muito ou pouco progressista, vivem como demais religiões dentro de uma bolha com raras exceções 😢😮😢😮😢.
@TheIvanlui2 ай бұрын
Isso de deve ao fato do protestantismo ser historicamente a favor da liberdade religiosa. Muitos reformadores do século 16 e 17 deram a vida por isso. A reportagem foi previsa ao afirmar que a chegada de imigrantes luteranos foi um grande diferencial para as demais religiões não católicas.
@patricia935672 ай бұрын
Mas.o Rio Grande do Sul não é conservador.
@flabicheful2 ай бұрын
Eu não tenho religião nenhuma e nem gosto da ideia de religião tal como ela se instala nas sociedades. Mas tenho profundo respeito pela escolha esclarecida de cada um por uma religião e a esta necessidade . E reconheço que certas religiões tomam a responsabilidade de certos deveres sociais que o governo não consegue suprir.
@eneidalipinski18822 ай бұрын
@@flabicheful Entendo sua posição e acho lamentável essa substituição do Estado por grupos religiosos. Sempre fui cética e nos dias de hj acho meio esquizofrênico essa necessidade de explicações sobrenaturais, ingênuas e até certo ponto infantis para os fenômenos da natureza.
@marcosdelfuego65132 ай бұрын
Muito interessante 👏. Não sei se tem haver, mas parece ter uma relação também com capitais, pois aqui no Pará, a capital Belém tem uma grande quantidade em relação ao restante do estado, e no estado do Maranhão, além da cidade de Codó, a capital "São Luis" também tem uma expressão maior dessas religiões
@wilsonpires15352 ай бұрын
Após essa matéria estou mais rico ❤🙏🎶
@Andreluzpsi18 күн бұрын
Gratidão a BBC impecável trabalho para orientação da sociedade
@celsofabiobatistaalves10122 ай бұрын
Eu amo meu Deus com todo o meu coração com todo o meu corpo com toda minha alma e com todo o meu entendimento. Glória a Deus
@luarodriguessilveira32812 ай бұрын
Sou gaúcho, negro, católico e adorei a reportagem! Que vivamos em harmonia e fé!
@oamorvencera12852 ай бұрын
Primeira vez que vejo um gaúcho negro, peço desculpas pela minha ignorância, pois estou acompanhando concursos de dança tradicional gaúcha, e não vejo negros nos grupos, pensei que só tinha gente branca na região. Bom saber que lá tem gente da minha raça negra por lá.
@oamorvencera12852 ай бұрын
😊Ah, sou negra e católica, porém paulista 😊
@patricialara83642 ай бұрын
@@oamorvencera1285sogra da minha irmã,super negra e adora um CTG ,diz ela que essa é a religião dela ,por somos diversificado como um povo tudo junto misturado😅❤
@fernandodiniz60292 ай бұрын
@@oamorvencera1285 Não conhece Daiane dos Santos, Ronaldinho gaúcho e nego Di.
@PRISCILA8302 ай бұрын
@@fernandodiniz6029Ate eu esqueço q essas pessoas são Gaúchos 😂
@sophielc.45082 ай бұрын
Que Reportagem! Sensacional! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼grata!
@MagaelisАй бұрын
Boa noite pra quem de boa noite, bom dia pra quem é do dia! Axé Saravá é Mojubá 👏🏽✊🏽
@misllenecris2 ай бұрын
Não sabia disso, sempre achava que fosse a Bahia
@terezalipaus24222 ай бұрын
Eu tb A vida inteira ouvi dizer isso que a Bahia e a maior em religiao afro
@SaiForaCaraPálida2 ай бұрын
SULISTAS TINHAM MUUUUUUUITOS ESCRAVOS. IMIGRANTES ALEMÃES QUE VIERAM ROUBAR TERRAS E ESCRAVIZAR BRASILEIROS DE VERDADE. NUNCA VOLTARAM PRA EUROPA ESSES INVADORES
@jrbr95442 ай бұрын
Então, tbm sempre ouvi falar q na Bahia a gente tem q caminhar desviando das galinhas pela calçada...
@SaiForaCaraPálida2 ай бұрын
@@terezalipaus2422 SULISTAS TINHAM MUUUUUUUITOS ESCRAVOS. IMIGRANTES ALEMÃES QUE VIERAM ROUBAR TERRAS E ESCRAVIZAR BRASILEIROS DE VERDADE. NUNCA VOLTARAM PRA EUROPA ESSES INVADORES DE TERRAS
@caputcultusd75582 ай бұрын
Tenho certeza que Bahia é majoritariamente católica.
@patriciamaraka83262 ай бұрын
Parabéns pessoal ❤
@luizfernandoribulaitano28612 ай бұрын
É bem assim mesmo. Graças a Deus! ✌🏼❤️
@g.a.b.i.antonio2 ай бұрын
Muito interessante. Visitei Porto Alegre recentemente e reparei que havia mais negros do que eu imaginava! pura ignorancia. Outra coisa que chamou a minha atencao, foi o circulo no meio do mercado publico, achei curioso as pessoas parando la e colocando moedas e outras coisas. Agora entendi o motivo!
@mssilvah2 ай бұрын
Essa matéria me fez desconstruir minha visão ruim sobre o então Estado citado. Que legal o Rio Grande do Sul ter essa potencialidade religiosa! 👏🏿
@fernandopilolo22352 ай бұрын
Cara, sou aqui do RS, sou negro e crítico de muitas coisas aqui. Mas a verdade é que a maioria não é preconceituosa. Claro que tem gente muita preconceituosa sim. Não passo pano para isto. Mas a maioria não é. Se fosse a maioria, não teria eleito um governador negro em 1990, um senador negro (desde 2002) e um governador gay. Repito: existem problemas sim. Mas não é a maioria. Infelizmente, o povo que faz isto chama a atenção e reforça o estereótipo. Vou fazer uma analogia com consultório de médico urologista. Tem 10 homens na sala de espera. Mas apenas 2 estão diagnosticados com câncer na próstata. Os outros estão com hiperplasia. No entanto, aqueles 2 com câncer irão chamar mais atenção e holofotes. A mesma coisa ocorre com os preconceituosos no RS. Quem vier de fora, vai pensar: " estes 10 caras devem estar com câncer"
@mssilvah2 ай бұрын
@@fernandopilolo2235 muito bom saber disso, Fernando!
@andrealp.792 ай бұрын
Sinceramente,acho que em Santa Catarina tem muito mais pessoas preconceituosas. Rio grande do Sul, é um Estado evoluído e revolucionário. Sou paulistana ,mas respeito muito os gaúchos . Mineiros tbm.
@kellyvasconcellos38462 ай бұрын
@@fernandopilolo2235 O Brasil já teve um presidente negro.
@m1das_fn7142 ай бұрын
@@andrealp.79 meu pai é negro somos gaúchos e vamos todo ano pra santa Catarina e nunca vimos nada demais lá, povo fala mal só porque votaram no Bolsonaro
@elmorohernandez2 ай бұрын
Sou de Porto Alegre e confirmo tem muito batuqueiros e espíritas em Porto Alegre.
@alanfernandes77722 ай бұрын
@@brasilnews5984porque pira?
@emersonalmeida63992 ай бұрын
@@brasilnews5984os evanjegues
@Ritacassia-rg1xk2 ай бұрын
@@brasilnews5984Ridículo sua postura. Ridículo são vocês
@gisellecorrea18202 ай бұрын
espíritas não são de religião de matriz africana, não confunda as religiões. uma foi fundada por Alan kardec no sec XIX .
@Cristianandrade-ir3xb2 ай бұрын
@@gisellecorrea1820 Tudo mesma coisa
@maristelaangelitadullius56732 ай бұрын
Quando farão uma matéria linda como essa sobre os CHARRUAS?
@renan.a.19032 ай бұрын
Sou de Poa, de umbanda por mais q aqui no RS é onde tem menos declarados pardos e pretos, nunca tive essa percepção em Porto Alegre sinceramente sempre achei q na capital tem tantos pretos como brancos e pardos, centros afro, umbands tem uma em cada esquina onde cresci na zona leste, mas é logico se vai viajar pro norte do estado, centro e serra é perceptível tbm a grande maioria branca por descendentes de italiano, alemães, holandeses aí é logico q nessas regiões vão ter menos religiões afro ou qualquer coisa de matriz africana.
@bortolozzomenin2 ай бұрын
Minha família é da serra, Caxias do Sul é um dos lugares que mais tem mães de santo e, embora participem de uma religião afro, elas são na grande maioria dr origem italiana. Há muitos anos saiu até uma matéria na imprensa sobre isso, se não me engano foi na instinta TvCom, intitulada Mamas de Santo. Talvez ainda encontre algo sobre aqui no KZbin.
@kaoliveira32 ай бұрын
Esclarecedora essa reportagem!! É muito bom trazer um pouco de conhecimento e civilidade aos brasileiros, que preconceituosamente dizem que o Nordeste é onde se concentra o maior número de terreiros, mal sabem que o Sul do país lidera esse ranking!! É o preconceito de relacionar o negro pobre com macumba e o branco rico com a rede evangélica!
@fernandodiniz60292 ай бұрын
A maioria dos evangelicos são pobres, lógico que a maioria é pardo e preto. Geralmente os ricos seguem religião que o povao, que a maioria não tá seguindo, por isso seguem religiões afros, espíritismo, budismo, esoterismo, religião indiana, ou são ateus, tudo pra se diferenciar da maioria.
@fernandobrancher3657Ай бұрын
A diversidade de coisas, das mais variadas, me orgulha de ser gaucho... tem uma música antiga que diz que aqui é uma terra abençoada, que não falta nada, o rio grande tem tudo. Excelente reportagem!
@matheusbertelli2 ай бұрын
Eu tenho uma péssima experiência com terreiro, tem um na frente da minha casa que fica até 2h da manhã fazendo um barulho do caramba, na minha opinião é uma das religiões que não estão nem aí para os vizinhos, diferentemente de igreja que dá 22h já fechou geralmente.
@enilapp78612 ай бұрын
@@matheusbertelli também acho que a lei tem que ser igual para todos.
@canalpoderdoamor17832 ай бұрын
Sim. Além disso eles ficam estacionando na frente da garagem dos outros.
@gj40802 ай бұрын
Aqui onde eu moro tem uma igreja evangélica que não nos deixa nem assistir uma tv a noite..e começam a orar 5 da manhã.. até nos domingos.
@JulioCesar-cc7uc2 ай бұрын
@@gj4080 Duvido. Esse não é o costume de igrejas evangelicas.
@PedroHenrique-lj2wr2 ай бұрын
@@JulioCesar-cc7uc Pois próximo a minha casa tbm. No mínimo 3x na semana é infernal, já tivemos problemas sérios por isso. Os terreiros a rigor evitam esse tipo de problema, dado que ao contrário das igrejas colocam fogo nas nossas casas, as igrejas existe o respeito kakaka
@Ronaldo-gb7kd2 ай бұрын
Verdade sou Gaúcho e vi isso de perto , hoje moro na Bahia e aqui tem mais evangélico, no sul o negócio é sério mesmo não tem maioria negra ou clara tudo parelho vivendo juntos e compartilhando das religiões de matriz africana
@israellamberty16662 ай бұрын
O RS sustenta maioria branca na serra gaúcha, nas colônias italianas e alemãs, e boa parte do planalto médio, tbm tem colônias alemãs, ou seja pessoas brancas, com religião católica em sua maioria. É importante dividir o território pra entender o assentamento migratório das etnias. As matrizes africanas existem, e proporcionalmente estão divididas em partes pontuais do RS em grande escala. Mas isso não quer dizer que os negros estejam em uma escala "parelha" aos brancos, porque isso não é verdade.
@m1das_fn7142 ай бұрын
@@israellamberty1666 o RS não é tão branco assim, já fui em outros países que realmente eram brancos, RS tem muito pardo e mestiços, e a maioria dos brancos não são descendentes de alemães
@lucasvieira32832 ай бұрын
@@israellamberty1666 a segregação que tu prega só tem vez aqui nesse planeta limitado. Abre a cabecinha, pra espiritualidade não tem um melhor que o outro, somos todos iguais.
@lucianabmarin2 ай бұрын
@@israellamberty1666mania de vcs quererem fazer essa segregação que não existe, aqui é todo mundo vive junto, se respeita... E nossa bandeira é: liberdade, igualdade e humanidade. Já tá chato essa coisa de meter racismo em tudo! Ninguém aguenta mais isso.
@lilyrosee-s8j2 ай бұрын
@@lucianabmarinhahaha vc é ridícula
@OripesCarlos2 ай бұрын
SE NINGUÉM FALAR, NINGUÉM FICA SABENDO 😑. Por falta de bons orientadores sobre...😢
@reginamanes94512 ай бұрын
Pelo que eu percebi o RS apenas tem um povo que não esconde a religião que professa. Acho isso legal. Sou carioca, tenho praticamente 80 anos e sei que aqui no RJ metade do pessoal também "bebe da mesma água", apenas não declaram, são enrustidos. Veja que temos o ditado que diz "fulano acende uma vela para Deus e outra para o Capeta" você acha que é por quê? Ainda mais agora com esse modismo de ser evangélico... Eu me divirto muito com esses "crentes" , católicos, exotéricos, etc... Por isso que me declaro ecumênica. Afinal, Deus é um só, mudam só o nome e os preceitos no fim das contas.
@cascadea2 ай бұрын
Obrigada pela linda matéria ❤
@vitormiranda57962 ай бұрын
Eu quando morei em Porto Alegre me perguntava isso, lembro da quantidade de pessoas usando roupas brancas e os trabalhso feitos ao longo do lago Guaíba
@algumapsssoaai2 ай бұрын
Matam os pretos e depois roubam a cultura deles. Ao que parece isso nunca vai acabar.
@gisellecorrea18202 ай бұрын
e quem limpava essa bagunça toda ? ou ficava como no meu Estado ,uma sujeira a mais nas ruas .
@lourojosepapagaio2 ай бұрын
@@gisellecorrea1820que isso
@Cristianandrade-ir3xb2 ай бұрын
@@lourojosepapagaio Um insuportável fedor de podre
@viniciusoliveira98122 ай бұрын
@@gisellecorrea1820geralmente fica a sujeira para o serviço público, muito por causa dos ventos, cachorros de rua e pessoas que desrespeitam a religião chutando as oferendas
@EhHandleNow2 ай бұрын
Deve ser bem vista e respeitada qualquer religião tolerante a outras e que respeita seres humanos independente de cor, sexo e origem.
@Wolfdel732 ай бұрын
Aquí na Argentina, a religião maioritariamente do matriz afro, é Batuque. Desde os fin dos anos 90, chegou Isese Lagba e Ifa, culto e folklore raiz da Nigeria. Eu só de AXÉ, só filho de Obatala faz 42 anos de iniciação. Mais amo todo o que acontece com ser humano a través da espiritualidade.
@panthokrator20062 ай бұрын
O batuque surgiu no RS, entre as cidades de Pelotas e Rio Grande
@zanattasilvia2 ай бұрын
Você sabe dizer se o Pai João do Exu Bi teve influência na sua bacia (família religiosa)? Existem relatos de que este patriarca levou o Batuque a Argentina. Podes confirmar isso?
@Wolfdel732 ай бұрын
@@zanattasilvia Baba João foi meu bis avô. ❤️
@florapink58472 ай бұрын
@caelsandersom-Batuque na Argentina??!!duvido disso, povo mais racista da América do Sul, isso sim é uma grande mentira.
@algumapsssoaai2 ай бұрын
@caelsandersomComo diabos os argentinos racistas vão criar uma religião negra de matriz africana se eles são brancos???
@brunochapuistrindade2 ай бұрын
Caramba e eu achando q na Bahia tinha mais do q aqui kkk curioso isso
@PauloVasconcelos-nf3ze2 ай бұрын
Não! A Baia tem muito menos terreiros.
@ivonerosa4562 ай бұрын
👍😂 eu também, pois na religião afro tem a referência ao candomblé, e sempre falam da Bahia! 😁
@Tododia8642 ай бұрын
Aqui em cada esquina tem uma igreja evangelica. Terreiros são minorias aqui. Acho que no Maranhão tem muito mais que na Bahia.
@PauloVasconcelos-nf3ze2 ай бұрын
@@Tododia864 Eu não sei se no Maranhão é assim mas o Nordestino em geral é o povo mais evangelico desse pais. Minha cunhada veio de Pernambuco pro Sul do país por um chamado de Deus segundo ela, ela queria ir para SP mas Deus dice não! Vc vai para o RS a região menos evangelica desse pais! SP já tem muitos evangelicos.
@ander63682 ай бұрын
@@PauloVasconcelos-nf3zemaioria evangélico no nordeste? Tá sabendo legal hein
@mariliachagas46212 ай бұрын
Ser "de religião" é algo mto nosso mesmo. Amo! ❤
@senhoromar22 ай бұрын
Oxe
@lucasandreateandreata72602 ай бұрын
Andei o rio grande do sul todo conheci muitos guauchos negros , mestiços , brancos adeptos das religioes afros , como tb muitas estautas dos orixas , como imanja em livramento , uruguaiana , oxum em poa etc pessoas usando guias etc pra mim nunca foi supresa !
@KukuKayan-sd7nf2 ай бұрын
Não imaginava que RS existia negros e pardos, pra mim só teria brancos de olhos azuis.
@lucasandreateandreata72602 ай бұрын
@@KukuKayan-sd7nf Eu não pq nunca vivi de estereótipo !
@m1das_fn7142 ай бұрын
@@KukuKayan-sd7nf pessoas brancas de olhos claros são minoria aqui, não sei porque pensam isso , aqui tem branco, negro, pardo , índio , gaúcho de verdade é mestiço e não europeu
@KukuKayan-sd7nf2 ай бұрын
@@m1das_fn714 Exato, nós aqui no norte imaginava totalmente diferente da realidade, nós pensava que o RS era só brancos de olhos azuis. Graças a Internet vai mostrando esse equívoco.
@rodrigosjd42112 ай бұрын
@@KukuKayan-sd7nf é que em parte é verdade. 80% dos gaúchos são brancos.
@Cristianandrade-ir3xb2 ай бұрын
Agradeço por em toda minha existência sempre andar onde pregam a Palavra do Salvador
@MarcioSantos-mq7ge2 ай бұрын
Matéria Sensacional!!! Sempre quis entender o porquê do Sul ter tantos terreiros.
@evanildagozzigross23532 ай бұрын
Cada uma pessoa e livre para cultuar aonde se sente acolhido,e se algum momento não quiser mais praticar a religião ou abandonar alguma fé tbem será livre para fazer,mas nunca esquecendo do respeito ao seu próximo!
@Tiago942472 ай бұрын
Disse Jesus: Eu sou o caminho,a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai se não por mim.João:14.6
@TeodoroMeyer-z2g2 ай бұрын
uma sugestão para uma matéria , porque negros e pardos que estão em igrejas evangélicas tem preconceito sobre essa religião e essa expressão cultural, meus vizinhos são evangélicos e negros e pardos e tem falas pre conceituosas e racistas sobre essa religião e pessoas que frequentam esses lugares , quando ouvi essas falas fiquei perplexo, pois falaram com tanta calma e sem medo de retaliação e eu sou branco e frequento um centro , fiquei extremamente abalado com isso..
@mayarasoares132 ай бұрын
Nenhuma novidade. Para os cristãos em sua maioria, tudo o que não vem da Bíblia é condenável e digno de ser execrado
@ecledisonnascimento94882 ай бұрын
Porque é uma religião falsa.
@MoRotta2 ай бұрын
O contrário também acontece, como zombam de e fazem chacotas, até fezes e urina sobre a fé e costumes dos evangélicos. Só não puxar sardinha para um lado apenas e verá. E infelizmente por conta de muitos preconceituosos o grupo todo fica marcado, mas na prática não é o que define a realidade
@LeonardoTL2 ай бұрын
religião não tem tom de pele
@joaomariareisjunior70222 ай бұрын
O RS foi colonizado em sua maior parte da população em uma época em que a umbanda estava em franca expansão. O fato de haver imigração estrangeira e a acomodação cultural e religiosa coincidentes com essa expansão e divulgação sobre a umbanda, pode ser um entre vários motivos. Tive um amigo de lá e era muito bom e tinha um alto grau de cultura e percepção da Espiritualidade em torno.
@fernandodiniz60292 ай бұрын
Na Bahia é onde mais tem o camdoble, que é realmente preto, que é raiz, no Sul tem mais a Umbranca, que é uma mistura de religiões, e inclusive já os vi na net descriminado o camdoble, o povo da umbranca.
@CarlosPereira-vq3ol2 ай бұрын
O estado do Rio grande do Sul e um estado controverso. Porém amamos oa Rio grande do Sul..pq Rio grande do Sul e brasil e Brasil e o nosso pais !!! Estamos juntos ....
@dytrisch72462 ай бұрын
O pior estado do Brasil em todos os sentidos...aafff
@PauloVasconcelos-nf3ze2 ай бұрын
Aqui em Alvorada esiste uma casa de matriz africana literalmente em cada esquina e não tem nenhum quilombo! E e. Porto Alegre é a mesma coisa!
@m1das_fn7142 ай бұрын
Aqui em Viamão também
@PauloVasconcelos-nf3ze2 ай бұрын
@@m1das_fn714 Sim ai se chama passo dos nego o quilobo
@insanojp2 ай бұрын
EM GRAVATAI É CADA RUA TEM UMA, TO MORANDO AGORA EM POA NA VILA JARDIM E AQUI É A MESMA COISA KKKKKKK
@viniciusoliveira98122 ай бұрын
Cachoeirinha tbm
@viniciusoliveira98122 ай бұрын
Fiz muita tele na região metropolitana, e é assim em toda região No interior deve ser menor
@gabriell.r.61302 ай бұрын
Gente que primor de matéria ❤ Salve às Religiões Afro 🤎✊🏿✊🏽
@manuela39292 ай бұрын
Não tenho nada contra nenhuma religião, mas acho que o direito de exercer a sua crença termina quando o direito de outro indivíduo começa. Sou contra sacrifício animal, sacrifício humano, mutilação de crianças e opressão feminina, em nome de crenças. Isso não passa de atos criminosos. Me refiro a qualquer religião com essas bases que citei acima. Deveriam fazer uma matéria sobre isso: crimes de crença!
@elainecristina37832 ай бұрын
Invadir cemitério e violar os restos dos mortos, isso é um desrespeito.😢
@manakaty35152 ай бұрын
Eles não tem coragem de falar isso.
@antoniorainha32942 ай бұрын
EU SOU CONTRA A PILANTRAGEM. MUITOS PASTORES EVANGÉLICOS ENCHEM O RABO DE DINHEIRO, USANDO P NOME DO SAGRADO DEUS. ENCHEM DE PRECONCEITOS OS INGÊNUOS FIÉIS. ESSES, DEUS NÃO VAI PERDOAR. O INFERNO OS AGUARDA PARA A ETERNIDADE.
@LeonardoTL2 ай бұрын
eu não vejo problema se for animal de abate (animais rurais para produção de carne) mas tem aquelas né? vai saber lá como eles fazem isso. ¯\_(ツ)_/¯
@Bruna_desenhoeluar2 ай бұрын
A quimbanda às vezes faz sacrifícios de pequenos animais, não acho bacana isso tbm não, fora que nada a ver, conseguir a realização de uma "benção" através da morte e do sangue de outro ser vivo, sem lógica. O antigo testamento está cheio desses sacrifícios tbem, nada a ver. Deus estranho o do antigo testamento precisar de sacrifícios. Ainda bem que as religiões abraâmicas aboliram essa prática.
@tsadmb2 ай бұрын
Sou portoalegrense netas de avós que foram de religião. Quando era criança era tudo muito tranquilo. Ja nos anos 2000 os terreiros iniciariam a ser fortemente perseguidos.
@PauloVasconcelos-nf3ze2 ай бұрын
Bará do Mercado publico todo mundo conhece!
@projetocantaviolao30082 ай бұрын
Excelente reportagem! Parabéns.
@ulysses55812 ай бұрын
Ultimamente percebi a expansão das religiões de matriz africana, antigamente eu só ouvia falar, hoje em um curto período de tempo conheci umas 5 pessoas no meu convívio (trabalho, escola, até mesmo relacionamento)
@rosi20192 ай бұрын
Sou do RS ,vivemos pacificamente com a Umbanda , Candomblé e a maioria dos gaúchos já visitaram casa em busca de um axé.Gosto de um batuque.❤
@claudiapenalvo52272 ай бұрын
Muito importante essa reportagem ❤
@cathara58542 ай бұрын
Po legal cara, não tenho religião, mas respeito aqueles que seguem esse caminho através de uma instituição
@missionariomiguelfranca.262 ай бұрын
Disse Jesus: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. João 7:37
@Obnd091882 ай бұрын
Exatamente... eis o motivo de tanta gente procurar religiões afro
@adrianamoitinho9092 ай бұрын
🙏
@Cristianandrade-ir3xb2 ай бұрын
@@Obnd09188 Herdarão o reino do céu?
@Obnd091882 ай бұрын
@Cristianandrade-ir3xb desenvolvem o reino dos céus durante a encarnação através do eu superior, e ao desencarnarem irão à colônias espirituais equivalentes ao quantum energético, se necessário terão nova encarnação pra evoluir, aprender, expiar algo, senão trabalharão no Astral ajudando pessoas a evoluíram... essa aula foi de graça hein 👏👏👏👏
@rejanesalete22412 ай бұрын
Moro a 34 anos em Salvador, as religiões de matrizes africanas,os terreiros na sua maioria fica no recôncavo,nascidades de São Félix, Santo Amaro da Purificação, São imensos.
@EstiloMariaDias2 ай бұрын
muito bom 👏🏽👏🏽👏🏽
@ffelegal2 ай бұрын
Que interessante!
@smoklhoe2 ай бұрын
Minha mãe mora na zona sul e tem que aturar estes macumbeiros deixando despacho a cada esquina da vila Assunção, Ipanema e Tristeza, além de vários outros lugares da cidade e muitas vezes com animais mortos, um verdadeiro absurdo nos dias de hoje. Isso deveria ser proibido e considerado crime, além da sujeira e o mal cheiro de carniça pois ninguém quer limpar com medo de dar azar. Se quer fazer trabalho faz na sua própria casa e não fazer bagunça para os outros limpar.
@Calendula_3.62 ай бұрын
Isso acontecia muito na minha cidade também (lá no Nordeste), onde se dobrava uma esquina e se via um despacho com tudo o que tem direito, muitas vezes com dias já e tudo espalhado. Não sou contra à liberdade religiosa, mas deveria haver mais ética nesse sentido (fazer as práticas em locais específicos e não nas esquinas ou estradas carroçáveis).
@PedroHenrique-lj2wr2 ай бұрын
Então, mas os panfletos evangélicos tbm suja e acabam sendo distribuídos, as pregações em praças públicas são poluições sonoras, o sal que jogam no chão tbm é inadequado, a demonizacao das outras religiões é um problema e a queima de terreiros é inadmissível...
@lisaliaf2 ай бұрын
Eu largo vela nas esquinas da Assunção, especialmente aquele caminho de sete cruzeiros entre a praça da tristeza e a praça do colégio santos Dumont, raras vezes vi despacho com bicho, só vejo um pessoal abrindo cruzeiros com pipoca de deixando vela. Usar a palavras "proibir" soa bastante medieval.
@StefaniRd2 ай бұрын
amo o meu país, Brasil, e amo o meu estado, RS. ❤️
@fabiobertotti83622 ай бұрын
Eu não consigo entender porque as pessoas não conseguem respeitar os outros não interessa se for a religião. Não pq não se respeitar os outros.
@agnaldoniltonsilva26432 ай бұрын
Luciano Huck fazendo ofertas para Emanja sabemos que as pessoas negra é de cano já que vários estudos fala que surgiu na África
@juliusbluesful2 ай бұрын
Rio de Janeiro também. É um centro em cada esquina. Vai vendo!
@carolinafd2 ай бұрын
Rio é uma igreja evangélica a cada esquina, nunca vi tanta igreja num só lugar
@Sr._.Arthur2 ай бұрын
@@carolinafdReal, aqui na minha esquina tem 1 (ou duas) igrejas evangélicas 🤡. Sou do RJ.
@OrestesMourao-jh8xs2 ай бұрын
Quanto aos sacrifício s de animais, a Ceia de Natal, é um Holocausto de matança de Perus, como no Círio de NS de Nazaré em Belém do Pará, também um Holocausto de Patos
@zuzubalando2 ай бұрын
Tudo muito parecido
@OrestesMourao-jh8xs2 ай бұрын
@zuzubalando enfim, sincretismo religioso sempre existiu desde da Pérsia, UR, origem de Abraão, com o tempo houve adaptações, hoje em dia,move a Economia.
@rainhadoazeitte68032 ай бұрын
A voz do Thomas é tão bonita
@CarloQevedo2 ай бұрын
Assunto bastante complexo. Esses dias eu andava filosofando com o chatGPT (excelente instrumento para organizar ideias filosóficas) e, misturando física com filosofia, chegamos à conclusão que vida é movimento ou seja, se algo (dinheiro, deuses, glória, sexo, títulos acadêmicos, etc...) te move, se te é significativo e não faz mal à vida alheia, então é válido para você como combustível existencial, pois, apesar de termos uma base animal biológica, precisamos de mais do que pão para nos movermos e continuarmos no jogo da vida por livre e espontânea vontade. Pois bem, partindo dessa premissa (tem valor porque move) devemos reconhecer que a religião (exercício da espiritualidade) é um excelente motor humano (pelo visto mais eficiente até que a própria ciência, pois a religião fala às emoções/afetos e a ciência fala à razão/materialidade), independentemente dos fundamentos das religiões (deuses invisíveis, judaicos ou não) existirem objetivamente. Nota: a religião nos fala da vida como gostaríamos que fosse; a ciência nos fala da vida como ela é... Nascemos munidos de uma gigantesca carência parental (falta de atenção/afeto de papai/mamãe) e então os sacerdotes demagogos (padres, pastores, rabinos, pais de santo e afins) conseguem capitalizar muito bem em cima disso, doutrinando nossas mentes desde a infância de tal forma que, quando nos deparamos com alguém de mentalidade ateísta (agnósticos e afins) pensamos que o cara só pode estar louco (independentemente da lógica que o tenha conduzido às suas conclusões). Assim como a Souza Cruz (ou Ambev) conseguiu (e consegue ainda hoje) condicionar/doutrinar nossos antepassados a encontrarem conforto/consolo para sua ansiedade existencial e demandas sociais simplesmente enfiando uma chupeta de papel (que contém drogas viciantes e letais em seu interior) em suas bocas carentes, assim também os deuses invisíveis com suas promessas de afeto e permanência (paraíso, vida eterna) conseguiram não apenas seduzir como viciar bilhões de pessoas mundo afora. Claro que a mentalidade ateísta irá afirmar que os homens somente creem e se ajoelham diante de deuses invisíveis da metafísica porque foram condicionados a isso desde crianças (condicionamento sociocultural) ou seja, foram viciados em uma "droga da metafísica que contém promessas de afeto paternal", logo, mudando-se a educação, muda-se a forma de pensar, de sentir e de ver a vida, como em muitas sociedades seculares mundo afora (países escandinavos por exemplo). Até mesmo Einstein (na obra Como vejo o Mundo) afirmou ter ficado impressionado com as palavras do velho Schopenhauer quando este afirmou que "o homem até é livre para fazer o que puder, mas não é livre para querer o que ele quer". Ou seja, os nossos "quereres" são também condicionados socioculturalmente. Assim, um jovem curumim nos cafundós da floresta amazônica irá "querer" um arco melhor para abater alguma presa ao passo que o filho do Elon Musk provavelmente será condicionado a querer "colonizar" Andrômeda (a galáxia mais próxima da nossa). Supondo que algum dia a humanidade supere a fase infantil da existência (segundo Augusto Comte) e torne-se completamente secularizada, a ideia de deuses invisíveis (tão severos quanto protetores) prestando atenção constante aos atos de um macaco depilado (que Deus mesmo fez segundo as religiões) pela evolução ainda é muito consoladora para os crentes que não querem ou não conseguem superar o condicionamento social religioso sofrido em suas infâncias. Enquanto isso, ajudaria muito que os religiosos entendessem que existem milhões de pessoas que não pautam suas ações ou sua moralidade a partir de dogmas religiosos e que fazem o bem ao próximo (quando o fazem) por uma questão de humanidade e empatia. Dessa forma poderão exercer sua religiosidade sempre que lhes for apropriado e conveniente e deverão ser respeitados nessa escolha. P.S. Sou ateísta desde os 20 e poucos anos.
@benalhi83312 ай бұрын
@@wellsssteleikrné 😂
@aeciomichaellopessilva2 ай бұрын
Texto muito bom. Ótima reflexão. Quanto ao sujeito que pergunta pelo lançamento do livro, deve se referir ao comentário longo que fizestes. A estranheza dele reflete o hábito atual de não raciocinar, muito menos filosofar. Para ele a escrita de um livro é uma impossibilidade enquanto para você é uma possibilidade que demanda apenas mais esforço e dedicação, se já não o fez.
@CensuraDoYt2 ай бұрын
@CarlosQevedo Que vômito... desde os primeiros trechos dá para perceber que é ateu, é cada coisa que vc atribui a algo que vc nem acredita (um nojo disfarçado em relação as religiões), crenças suas sobre religiões como elas serem como gostariamos que fosse quando muitas tem ensinamentos que servem na prática, fora a ciência x religião o assunto preferido de gente como vocês que não tem sentido nenhum para pessoas religiosas, imagina o ego que deve ter kkk, flw.
@Olha_a_empadinha_1_real2 ай бұрын
@@CensuraDoYtpois eu sou ateísta e desde o início do texto dele eu fiquei com nojo de como ele passou pano para um dos maiores problemas que surgiu no nosso meio que é a crença religiosa! Ele passou é muito pano ainda! Faço uso da razão e sou totalmente contra, e ainda digo que o estado laico não está agindo o suficiente para manter as religiões fora de assuntos pautados na ciência, educação, justiça e política. Tá faltando muito ainda, precisamos de muito, mas muito mais ação! P.S.: se ele não falasse que é ateu, diria que no máximo é agnóstico, ainda assim parece uma pessoa que crê em algo e que só não tem religião definida mesmo. Ou seja, tá mais para um "à tôa" do que ateu.
@CensuraDoYt2 ай бұрын
@@Olha_a_empadinha_1_real Ó ser de racionalidade ateia superior, Ó ateuzinho de Internet kkk deveria fazer uso do seu cérebro, vivemos em um democracia e não em sua ditadura , flw.
@DanielaDelfino-jw5us2 ай бұрын
Respeito demais e gosto muito das músicas, ritos e a história dos orixás. Quando assisti a série Deuses americanos, me emocionava quando os deuses africanos apareciam. Acho que a ancestralidade do nosso povo não morre em nós, só penso que foi pela força dela que nosso povo sobreviveu. Meu pai, já falecido era gaúcho e Pai de Santo.
@zZeroST2 ай бұрын
Mitologia, a maioria dos escravos trazidos ao Brasil eram monoteístas, muçulmanos.
@OmartOmartt2 ай бұрын
Obg video historico
@mariorobertoabreu49112 ай бұрын
A um único Deus amarás e somente a ele darás culto.
@augusto85462 ай бұрын
se referindo ao seu deus usando letra minúscula? Já pode cair pro inferno kkk
@andre876786867Ай бұрын
O Deus é o mesmo pra todos........o ser humano é que faz essa diferença.....
@terezalipaus24222 ай бұрын
Eu ouvia dizer que a maioria dos gauchos eram Luteranos .Aqui na minha terra vem mts pastores luteranos assumir paroquias ( ES) dai minhas conclusoes.Nao tem nada a ver , só um comentário.Morria, e nao sabia disso Pensava ser a Bahia
@SaiForaCaraPálida2 ай бұрын
SULISTAS TINHAM MUUUUUUUITOS ESCRAVOS. IMIGRANTES ALEMÃES QUE VIERAM ROUBAR TERRAS E ESCRAVIZAR BRASILEIROS DE VERDADE. NUNCA VOLTARAM PRA EUROPA ESSES INVADORES
@BacatauMania2 ай бұрын
Luteranos só são comuns em locais de imigração alemã Na maior parte do estado os luteranos são uma minoria bem pequena, menor do que umbanda, espírita ou evangélicos mais comuns. Aqui ser o lugar com mais luteranos no Brasil, mesmo sem ter tantos, só mostra o quão fraca é a igreja luterana no país
@norisreginamborges46602 ай бұрын
Você ouviu o galo cantar mas não sabe onde. 🐓🐓
@giganto722 ай бұрын
A grande maioria dos gaúchos são católicos, assim como o Brasil também é de maioria Católica..
@brunochapuistrindade2 ай бұрын
Luterano?? Nada vê Tem pouco luterano aqui kkk
@rovianmouradevargas93092 ай бұрын
Pois o gaúcho tem por essência cultivar as suas tradições, suas origens, os ensinamentos herdados dos pais. Assim sendo, o gaucho valoriza aquilo que é ensinado pelos seus anceatrais.
@notbadsir2 ай бұрын
Apesar de ter matriz africana, hoje quase todos umbandistas que conheço são brancos. A religião se difundiu bem mais que imaginamos
@arashipower2 ай бұрын
A Umbanda é uma religião brasileira. O fundador é branco e espirita.
@marcosffontes2 ай бұрын
Fui recentemente em grande centro umbamdista , nao tinha uma pessoa negra lá
@D1993Ferrer2 ай бұрын
@@marcosffontes tb tenho percebido isso aqui no Rio de Janeiro. A maioria dos que visitei a um tempo atrás eram de brancos classe média. Na minha infância n eram tanto era mais misturado. Como agora tb percebo mts negros neopentecostais.
@elainecristina37832 ай бұрын
@@arashipowero povo diz que veio da África, que é religião de preto.
@lilyrosee-s8j2 ай бұрын
Que curioso isso pratica a religião e a cultura negra e depois exaltam as características alemãs e italianas
@agnaldoniltonsilva26432 ай бұрын
Eu vi um documentário sobre o mansa abubakari segundo que ele veio para a América antes de Colombo em 1310 é foi em inglês
@fatimaacardia61962 ай бұрын
Enqto o ser humano acreditar em um Deus que barganha,ele vai se destruir e tbm destruir os outros,com crenças hilarias e irreais que a religião oferece. Todo tipo de crença religiosa é o ópio da humanidade.
@SaiForaCaraPálida2 ай бұрын
SULISTAS TINHAM MUUUUUUUITOS ESCRAVOS. IMIGRANTES ALEMÃES QUE VIERAM ROUBAR TERRAS E ESCRAVIZAR BRASILEIROS DE VERDADE. NUNCA VOLTARAM PRA EUROPA ESSES INVADORES
@marcusviniciussanttos2 ай бұрын
De certa forma concordo com você e tenho algumas pontos de vista diferentes, acho que é bom a pessoa se sentir a necessidade ter uma espiritualidade, mas concordo que o sistema religioso gera divisão entre as pessoas e é um sistema extremamente corrompido, a religião é um grande negócio que destrói a crença genuina das pessoas.
@fagnerichigo12 ай бұрын
Assinando em baixo!✍✍✍✍✍✍
@anikmarinho17592 ай бұрын
Que Deus que barganha? Barganha um dá o que o outro quer, Deus tem tudo e nós temos nada
@CarloQevedo2 ай бұрын
@@anikmarinho1759 Temos a liberdade de pensarmos e pesquisarmos por nós mesmos... e isso tem o seu valor.
@henriquerodrigues46432 ай бұрын
Feliz descoberta!
@zavarese2 ай бұрын
A Umbanda tem influência religiosa afro - indígena - católica. Então é muito comum ter católicos - umbandista.
@Gabrielojovem2 ай бұрын
Pois isso está errado pelo próprio catecismo da igreja católica. As pessoas mal sabem da religião que seguem.
@marcosdiego44492 ай бұрын
A pessoa que adere qualquer outra religião, desconhece, mas é excomulgado automaticamente. Pois são duas coisas incompatíveis, as pessoas faz essa mistura por falta de conhecimento.
@lesliegimenez36812 ай бұрын
Catolicismo popular é fé como qualquer outra. Não é pq fugiu da ortodoxia que automaticamente passa a ser "burrice" da pessoa, pq não entende da própria religião, etc. A umbanda é, por definição, sincrética ao catolicismo, desde a origem. Então sim, é bem comum católicos serem umbandistas e vice versa, num combinado de crenças que cabe ao indivíduo determinar 😊 Fazer parte dos registros da Igreja oficial não é a única forma de ser católico 😊
@Gabrielojovem2 ай бұрын
@@lesliegimenez3681 Prezada Leslie Gimenez, parece que há um equívoco em relação aos ensinamentos do Catecismo e ao Magistério da Igreja Católica. O Catecismo instrui os fiéis a compreenderem e respeitarem as crenças alheias, promovendo a unidade e a paz, sem, contudo, abandonarem sua própria fé. A Bíblia é clara ao considerar pecado qualquer tentativa de comunicação com espíritos; práticas espíritas são explicitamente condenadas nas Escrituras (Deuteronômio 18:10-12). Portanto, tanto a Bíblia quanto os dogmas da Igreja Católica são contrários ao sincretismo religioso.
@Gabrielojovem2 ай бұрын
@@lesliegimenez3681 Prezada Leslie Gimenez, parece que há um equívoco em relação aos ensinamentos do Catecismo e ao Magistério da Igreja Católica. O Catecismo instrui os fiéis a compreenderem e respeitarem as crenças alheias, promovendo a unidade e a paz, sem, contudo, abandonarem sua própria fé. A Bíblia é clara ao considerar pecado qualquer tentativa de comunicação com espíritos; práticas espíritas são explicitamente condenadas nas Escrituras (Deuteronômio 18:10-12). Portanto, tanto a Bíblia quanto os dogmas da Igreja Católica são contrários ao sincretismo religioso.
@ajinacios2 ай бұрын
Respeito deve ser a regra.
@fredericogamadeoliveira55942 ай бұрын
Nunca vi em poucos minutos tantos comentarios intolerantes. Quanta ignorancia e falta de respeito.
@macsuelribeiro84732 ай бұрын
Nossa, me revoltou abrir os comentários!
@SaiForaCaraPálida2 ай бұрын
SULISTAS TINHAM MUUUUUUUITOS ESCRAVOS. IMIGRANTES ALEMÃES QUE VIERAM ROUBAR TERRAS E ESCRAVIZAR BRASILEIROS DE VERDADE. NUNCA VOLTARAM PRA EUROPA ESSES INVADORES
@caputcultusd75582 ай бұрын
Bem vindo a internet, você tem que lidar com pessoas que pensam diferente de você. É daí que surge a oportunidade pra iniciar debates sobre o assunto, ficar dando uma de moralista não vai nos levar a lugar algum.
@SaiForaCaraPálida2 ай бұрын
@@macsuelribeiro8473 SULISTAS TINHAM MUUUUUUUITOS ESCRAVOS. IMIGRANTES ALEMÃES QUE VIERAM ROUBAR TERRAS E ESCRAVIZAR BRASILEIROS DE VERDADE. NUNCA VOLTARAM PRA EUROPA ESSES INVADORES. FATO HISTORICO !!!
@CarloQevedo2 ай бұрын
@@caputcultusd7558 Perfeito.
@claudiasouza99842 ай бұрын
No bairro de Ipanema, em Porto Alegre, tem uma grande estatua em homenagem a Oxum. Tolerância religiosa é um direiro básico. Nenhuma fé pode ser imposta.
@EngenheiroMaestri2 ай бұрын
A ligação entre o Custódio (príncipe do Benin que escolheu o RS para seu exílio) e o presidente da Província era forte. Custódio jogava búzios para Borges de Medeiros, pois ele foi em dois mandatos durante 25 anos, ou seja, o Santo era Forte.
@Cristianandrade-ir3xb2 ай бұрын
Infelizmente essas pessoa influentes apelam para estas práticas