Por que tiravam fotos de escravizados?

  Рет қаралды 13,377

Caçador de Histórias

Caçador de Histórias

Күн бұрын

Пікірлер: 116
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Seja membro deste canal: kzbin.info/door/O8rNREGFlTCB000r5uQB4g Se inscreva no nosso Curso de História da África: historiadaafrica.historika.pro.br/ Apoie o canal Caçador de Histórias para que possamos continuar trazendo à tona a História da África e dos Afrodescendentes: apoia.se/historiadaafrica ou pelo PIX: afrohistorica@gmail.com Aulas e Palestras / Contato pelo telefone: +55 (34) 9 9115 6930 ou pelo E-mail : afrohistorica@gmail.com
@anacarolinaramos1797
@anacarolinaramos1797 11 ай бұрын
Eles quererem mostrar uma escravidão pacífica era o auge
@fatimaminango9611
@fatimaminango9611 Жыл бұрын
Eles pedem pra esquecer o nosso passado sombrio, eles sabem que é revoltante...Por mais que doer temos que saber, muito obrigado senhor professor...
@Theo_pastoralemao
@Theo_pastoralemao 6 ай бұрын
Pra falar a verdade eles têm medo é de pedidos de reparação real, pois é tão revoltante que pode resultar em ações drásticas, como tirar os bens materiais de famílias de escravocatas
@marciaandrade9079
@marciaandrade9079 2 ай бұрын
​@@Theo_pastoralemaoisso seria justo
@gefersonsantos983
@gefersonsantos983 Жыл бұрын
A região Sul de Minas Gerais tem muita história, sobre a escravidão.. mas eles sempre tentam apagar a realidade
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Excelente observação.
@yin_xing
@yin_xing 7 ай бұрын
Tem pessoas dentro do movimento antirracista, que querem destruir as senzalas, as poucas que sobraram. Mas isso é um erro. Isso não suaviza o que aconteceu, apenas destrói a história.
@GOTTliebMachIIne
@GOTTliebMachIIne Жыл бұрын
Nenhum negro retratado esboça o menor sorriso para foto. Todos estão sérios, cansados.
@ricardo5682
@ricardo5682 Жыл бұрын
a famosa frase : "É para inglês ver" Surgiu justamente dessas manipulações dos escravocratas.
@DeMacedo.mp4
@DeMacedo.mp4 2 ай бұрын
Dãããã...
@ricardo5682
@ricardo5682 2 ай бұрын
@@DeMacedo.mp4 vai para o lugar que você merece!
@DeMacedo.mp4
@DeMacedo.mp4 2 ай бұрын
@@ricardo5682 kkk
@davimigueldasilva508
@davimigueldasilva508 Жыл бұрын
Eu sempre fico imaginando meus antepassados nessa Época. É muito louco imaginar que sou fruto de muita dor, sangue e tristeza.
@Vera.Andreozzi
@Vera.Andreozzi Жыл бұрын
Sou, documentalmente provada, trineta de escravizados; são avós do meu avô materno.
@rogersoaresfotografia
@rogersoaresfotografia Жыл бұрын
Belo vídeo professor. Como fotógrafo, ainda na época da faculdade de jornalismo no início dos anos 2000, estudamos sobre inúmeros fotógrafos documentais importantes do desenvolvimento da fotografia no mundo. Dom Pedro II em 1840 trouxe a primeira câmera para o Brasil, um Daguerreótipo, iniciando então os registros "oficiais". Ferrez era um contrato da Coroa, com o objetivo de mostrar que estava "tudo bem". Ele tinha um domínio técnico extremo, pois na época, o registro fotográfico era extremamente complicado, dado os recursos dos equipamentos disponíveis. Uma imagem poderia demorar alguns segundos para ser registrada. Por isso é comum notar partes borradas em algumas delas quando não capturadas sobre intensa claridade do Sol em campo aberto. A câmera não dispunha de um filme industrializado, com inúmeras possibilidades de fotos, como conhecidos antigamente, com filmes de 24, 36 exposições. Na época, era necessário se sensibilizar uma PLACA DE VIDRO com uma emulsão fotosensível e preservá-la na caixa ESCURA (caixapreta). Muitas vezes, o fotógrafo saia para uma expedição com 4, 6 placas, quando alguma não quebrava durante o transporte ou montagem. Ainda com forte influência da PINTURA, a fotografia dessa época, buscava sempre ENQUADRAR, compor uma cena pensando em todo o cenário e no caso de MARC, ele tinha um ROTEIRO OFICIAL do Império. Registrar a grandiosidade das fazendas, as "boas condições de trabalho" dos então escravizados e toda a harmonia da imagem, como o professor disse, era minimamente calculado, das roupas, ferramentas, quantidade de pessoas, idades e gêneros. Tudo era previsto antes da imagem ser capturada. Pois diferente de uma fotografia JORNALÍSTICA de GUERRA, MARC FERREZ estava a serviço das elites e tinha que seguir um roteiro. Somente anos depois no Brasil, muito tempo após a Abolição, que irá surgir o Fotojornalismo de denúncia. Mesmo com toda a "produção" voltada a agradar os olhos do Imperador, podemos ter uma ideia de como eram algumas atividades, por mais maquiadas que estivessem. O objetivo não era mostrar a REALIDADE, mas uma FANTASIA, uma propaganda. E mesmo assim, sabendo que o contexto é FAKE, dói de imaginar como o povo Preto sofreu durante séculos. A fotografia como memória nem sempre contará fatos felizes. Quem sabe, pelo ponto de vista dos Senhores de Engenho e seus herdeiros, tais imagens ainda possam gerar "orgulho" de seus lucrativos negócios, mas nunca para quem foi explorado. Parabéns pelo canal professor.
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Que análise magnífica. Obrigado por sua contribuição.
@rogersoaresfotografia
@rogersoaresfotografia Жыл бұрын
@@HistoriadaAfrica imagina, curtindo muito cada uma de suas valiosas aulas. Não desista e espalhe cada vez mais conhecimento. ! ! ! Por puro interesse pessoal estou fazendo um curso Livre de História das Religiões, algo que sempre esteve presente em mim....adoro conhecer também sobre esse nosso forte traço cultural ancestral. Se tiver vídeos seus sobre o Panteão Africano e seus cultos e ritualísticas no decorrer do tempo (escrito), manda aqui pra eu assistir.....rsrsrsrsrs
@AlexAlvesxd
@AlexAlvesxd Жыл бұрын
Eu vendo essas fotos e rostos dos escravizados, me doeu tanto, eu realmente não tenho como mensurar o que aconteceu mas eu senti muita dor e só posso fazer minha parte pra lutar cada vez mais contra o racismo
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
É sobre isto.
@yin_xing
@yin_xing 7 ай бұрын
Além do racismo, da desigualdade social!
@AdemirPimentel-bh1yv
@AdemirPimentel-bh1yv 6 ай бұрын
Compre uma fazenda e arranje trabalhadores brancos e bem,lute contra os escravos negros pague bem tá?
@AdemirPimentel-bh1yv
@AdemirPimentel-bh1yv 6 ай бұрын
Pense bem ganhar a liberdade e perder as as ferramentas, fazer o que com a liberdade eles comiam onde?
@AdemirPimentel-bh1yv
@AdemirPimentel-bh1yv 6 ай бұрын
Você poderia contar onde foram parar os escravos depois de libertos sem ferramentas,!
@carlosrenatocostamaciel94
@carlosrenatocostamaciel94 2 ай бұрын
Embora sejam documentos de uma época cruel, fiquei impressionado com a resolução de algumas imagens. Essa da colheita de café numa área declive então é impressionante. Tenho fotos antigas de uns cinquenta anos ou mais e nenhuma tem essa qualidade. Que registro!!!
@juzafranca7522
@juzafranca7522 Жыл бұрын
É tão evidente que era uma encenação que os balaios e abanadores estão todos vazios.
@gomesdacosta8885
@gomesdacosta8885 Жыл бұрын
Muito obrigado professor, deus te protege de todos os malis professor. Voce é muito corejoso na Tua misçãos !!!🙏🙏🙏✊❣️😭
@pretapraiana7727
@pretapraiana7727 5 ай бұрын
Faz mais desse vídeo analisando as fotografias dos escravizados por favor?! 🙏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
@sydneyhskianto6230
@sydneyhskianto6230 2 жыл бұрын
PROFESSOR... honro seu esforço, trabalho, intenção, energia ofertada aqui... particular amorosidade... As fotografias sem duvida é uma das principais fontes de informações... que podemos resgatar nossa memoria coletiva... Certamente sabe que a memoria não reside somente nesta materialidade... através dos relatos dos mais velhos reside maior parte das verdades... Ou seja através da oralidade dos ancioes... É obvio que não é somente num mas quando varios dizem algo com muito norte parecido... ali tem uma certa verdade... Tb chamo atenção para as fotos dos indigenas brasileiros... outra situação... tb ha fotos imagens de indigenas norte americanos... Isso talvez seja tese para doutorado... Parabéns por esse trabalho...
@rosemere2143
@rosemere2143 6 ай бұрын
Maratonei, excelente trabalho.
@josewsantos7327
@josewsantos7327 3 ай бұрын
Como eu tenho aprendido desde que encontrei este canal! Muito obrigado pela generosidade de compartilhar seu conhecimento!
@wilsonbarbozalima3168
@wilsonbarbozalima3168 7 ай бұрын
Meus parabéns, professor aprendemos muito com suas aulas!
@AdemirPimentel-bh1yv
@AdemirPimentel-bh1yv 6 ай бұрын
Então fala aí onde os libertos sem ferramentas e sem comida foram,o professor sabe fica passando pano para criar raiva e revolta nos decendentes de negros demonstra o dio.
@tjgregorio1767
@tjgregorio1767 Жыл бұрын
Professor, fiquei com uma dúvida. A primeira foto é de uma fazenda de café com escravos de 1890, dois anos após a "abolição"?
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Obrigado pelo comentário. Exatamente, esta é a data que está no repositório! As leis não foram suficientes para acabar com a prática da escravidão!
@MegaRosemarry
@MegaRosemarry 3 ай бұрын
Se até hoje tem.escravidao imagine há dois anos da escravidão
@RomuloCrispim77
@RomuloCrispim77 6 ай бұрын
Professor. Me lembrei do filme "O menino do pijama listrado" em que o comandante do campo fez filme, mostrando que o tratamento dado aos judeus era bom, mas tudo num passava de farsa. O objetivo era o mesmo. Passar a ideia de que estava tudo bem. Sendo que não verdade as pessoas nas situação estavam vivendo um inferno.
@costsill
@costsill Жыл бұрын
Bom dia Mestre , seu canal nos mostra o que as Escolas não tem interesse em mostrar a verdadeira História da Escravidão apoiada pelo Vaticano no Passado.
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
Obrigado.
@ivanilde5682
@ivanilde5682 2 жыл бұрын
Professor Flávio, que bela interpretação. Abriu minha mente para o assunto de analisar uma foto. Nunca mais vou olhar para uma fotografia da mesma maneira. Show. Que o Eterno te abençoe Mestre.
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica 2 жыл бұрын
Obrigado pelo carinho. Nosso objetivo é realmente contribuir.
@RerumOptimaTV
@RerumOptimaTV Жыл бұрын
Que canal perfeito!!! Já me inscrevi e vou recomendar a todos que se interessem!
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica Жыл бұрын
O prazer é nosso.
@ju-robertsilver3059
@ju-robertsilver3059 Жыл бұрын
Esse canal é incrível ! Belíssimo trabalho professor
@joaomorais6572
@joaomorais6572 Жыл бұрын
Na primeira foto o indivíduo que está calçado e bem vestido tem uma postura extremamente arrogante!!!
@TheViniciusOP
@TheViniciusOP 2 жыл бұрын
Boa tarde professor! Estou estudando história contemporânea. Você poderia fazer um vídeo sobre neocolonialosmo na África?
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica 2 жыл бұрын
Que bom Vinicius. Que bom ter um colega por aqui! Vou fazer sim, um vídeo sobre neocolonialismo!
@TheViniciusOP
@TheViniciusOP 2 жыл бұрын
@@HistoriadaAfrica obrigado, amigo!
2 ай бұрын
Sei que é tardia minha postagem; mas tirar fotos dos seres humanos escravizados era questão de poder. Quanto mais seres humanos escravizados, mais poder tinha o proprietário. Ainda hoje é assim!
@magnoliabenone9110
@magnoliabenone9110 8 ай бұрын
Muito obrigada pelas informações.
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica 8 ай бұрын
Eu que agradeço
@wallacefsdutra
@wallacefsdutra Жыл бұрын
Só de falar escravizados e não escravos, se nota que não é um ignorante.
@rosangelaaparecidamiranda8532
@rosangelaaparecidamiranda8532 Жыл бұрын
@wallacefsdutra, o prof Flávio é um historiador. Está longe de ser um ignorante. PROFESSOR E HISTORIADOR. Ñ SE ESQUEÇA!
@leomendesjs9098
@leomendesjs9098 Жыл бұрын
Todos países que inrrequeceu com a escravidão espero que eles tenha consciência de devolver o q nos roubaram.
@AdemirPimentel-bh1yv
@AdemirPimentel-bh1yv 6 ай бұрын
Mas a ferramenta é o aprendizado era dos donos de escravos quando meu bisavô foi libertado não deixaram ele trazer a ferramenta e aí?
@AdemirPimentel-bh1yv
@AdemirPimentel-bh1yv 6 ай бұрын
Rola uma inveja né?
@josevicentemartins9085
@josevicentemartins9085 5 ай бұрын
@@AdemirPimentel-bh1yv Diga por favor, devolver o quê a quem ? Bobagem, meu caro, pura demagogia
@mariaionecruz1194
@mariaionecruz1194 4 ай бұрын
Pura demagogia
@vithali123
@vithali123 10 ай бұрын
Sou de Direita e aprecio muito o seu conteudo, muito Bom 👏👏
@joaorobben446
@joaorobben446 2 жыл бұрын
ótima interpretação prof. é só olhar um pouco mais de perto que a gente nota todo o teatro. sempre nesses "fotos postais" de escravizados a maioria - quando não todos - estão olhando para foto, e sempre razoavelmente bem vestidos. fora a pouco carga - ou carga nenhuma - que eles estão carregando
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica 2 жыл бұрын
Obrigado. Excelente observação a sua.
@mariaionecruz1194
@mariaionecruz1194 4 ай бұрын
Antigamente todo mundo olhava pra foto, nao existia flagantes , fotos eram raras e preparadas em qualquer situaçao, fossem fotos de escravizados ou colonos italianos, analize uma foto de uma familia de imigrantes é a mesma posturas as tristezas eram outras, mas ainda assim tristes
@gildodossantos
@gildodossantos 2 жыл бұрын
Obrigado professor
@Alien_Investidor
@Alien_Investidor 8 ай бұрын
Cara, os Registros daquela época eram muito poucos, porém só Deus realmente viu tudo que essas pessoas sofreram, é só vc imaginar! Não havia ninguém pra impedir esses feitores e senhores de escravos de faser as Piores Maldades, as Piores torturas! Era uma época sombria, a Maldade que esses fazendeiros tinha estava impregnado na cara deles até nessas fotos! Maldito seja cada um desses fazendeiros e espero com Muita fé que eles tenham pagado em Vida por tudo o que fizeram com esse Povo. Embora eu seja um cara branco possivelmente nessa epoca eu seria morto por algum fazendeiro, se eu visse tratar um ser humano assim, com certeza eu tentaria quebrar um braço ou uma perna de um desses feitores.
@HamelBa-r4u
@HamelBa-r4u 6 ай бұрын
Valeu meu mestre
@zenaidebrito8260
@zenaidebrito8260 2 жыл бұрын
boa tarde professor obrigada por mais uma excelente aula.
@professorfabiomacedo9797
@professorfabiomacedo9797 Жыл бұрын
EXELENTE PROFESSOR! NÃO PARE COM ESSE TRABALHO.
@Sy_moniny
@Sy_moniny 5 ай бұрын
Estou amando o canal
@camilojosecorreiadepina5673
@camilojosecorreiadepina5673 Жыл бұрын
Imagina obrigar alguém a trabalhar de forma forçada e gratuita, depois de ser raptado e preso de forma ilícita e ilegal.
@Carioca-77
@Carioca-77 11 ай бұрын
Infelizmente, naquela época, não era ilícito e ilegal, por isso temos que analisar do ponto de vista daquela época. Também tivemos casos de escravisados que ao obterem a liberdade se tornaram fazendeiros e donos de escravos também.
@mariaionecruz1194
@mariaionecruz1194 4 ай бұрын
​@@Carioca-77meu avo contava uma historia assim, o escravisado se tornou proprietario de um armazem , comprou um casal de escravizados e era bem cruel com eles. Concluimos que muitos de nos se pudessem agiriam da mesma forma que os escravocratas do passado
@bethaniamuller9857
@bethaniamuller9857 Жыл бұрын
Mas qual escravizado q estará feliz em fotos? Ao longo de mais de 2000 anos de registro de escravidão em quase todos os lugares do mundo entre quase todos os povos… não esquecendo q ainda há escravidão c um nome um pouco menos feio mas as consequências p as pessoas são as mesmas. Infelizmente o mundo ainda é feio e pelo jeito continuará assim por muito mais tempo pq coisas feias acontecem diariamente mas muitos só se preocupam c próprio umbigo. Inveja ganância e poder estão ai sendo esfregadas na nossa cara todos os dias e quase todos tem um pouco de algo, talvez só esteja faltando a oportunidade. O ser humano em boa parte infelizmente é ruim, egoista, e boa sorte aos q perpetuaram sua espécie por essa terra
@leomendesjs9098
@leomendesjs9098 Жыл бұрын
Que a geração desses senhores paga, pelos maltratado nessa época esses humano.
@adilcarvalhosantos8397
@adilcarvalhosantos8397 2 жыл бұрын
Excelente trabalho!!!
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica 2 жыл бұрын
Obrigado, seja sempre bem vindo!
@hasd8887
@hasd8887 2 жыл бұрын
Grato pela informação e História
@teresagoncalves7227
@teresagoncalves7227 Жыл бұрын
Isso mesmo verdade tens muito razão,
@thiagovidal8972
@thiagovidal8972 Жыл бұрын
A cara de segunda feira da senhora entrega a farsa da encenação montada pra romantizar a cena.
@arturleandrocarvalho5341
@arturleandrocarvalho5341 Жыл бұрын
Trabalhando e NÃO RECEBENDO!🤑
@flavioSilva-vv8nu
@flavioSilva-vv8nu 6 ай бұрын
Percebi, na fotografia feita nalavoura que o "senhor" está com uma espécie de chicote na mão.
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica 6 ай бұрын
É sobre isto!
@gilmarbarbosahipolitohipol4942
@gilmarbarbosahipolitohipol4942 Ай бұрын
Foi um periodo triste e tenebroso da nossa história, porém,como negro q sou p vc ou outra pessoa n interpretar mal o q vou dizer,a escravidão no Brasil e no mundo veio do próprio negro africano q c as guerras tribais, as tribos vencedoras aprisionavam os integrantes das tribos derrotadas e vendiam p a Europa e América e entre os paises q compravam os escravizados estava o Brasil.Conclusão:A escravidão no Brasil n foi culpa só dos brancos,mas principalmente dos negros. É claro q as novas gerações de escravizados q veio posteriormente n sabia disso e n tiveram culpa.Tinham negros alforriados e c condições melhores q também tinham escravos.O próprio Zumbi dos Palmares q é muito idolatrado pelo movimento negro,era escravagista.Esse movimento negro q critico e n aceito pq é pura politica.Ter escravo naquela época era status e fazia parte do patrimônio do dono dos escravos.O negro mais rico e único no imperio,tinha muitos escravos q foi o barão de Guaraciaba.Ele tinha muitas fazendas,fundou dois bancos e a primeira usina hidrelétrica do Brasil e poucos sabem disso.N vou critica-lo pq se ele alforreasse os escravos,eles n tinham onde trabalhar pq n havia mercado de trabalho p os negros aforreados na época.
@MegaRosemarry
@MegaRosemarry 3 ай бұрын
O Brasil tem uma divida muito grande Conosco
@vagnerbene4236
@vagnerbene4236 6 ай бұрын
Mora em Magé cidade história. Magé e mais velha do rio de janeiro.. eu nunca vi fotos do escravos de Magé!!
@suelanesantosdematos8580
@suelanesantosdematos8580 4 ай бұрын
Eu li muitos comentários aqui. Algumas pessoas brancas não sabe que é muito fácil ter genes desse povo, somos colchas de retalho. Eu conheço um rapaz que é branco galego. Voces olhando nem imagina que a bisavó dele era negra e o bisavô descendente de índio.Eu era criança e conheci os bisavôs bem velhinos. Seria bom nos registos ter informação genética para calar a boca de muita gente.
@donramonn12
@donramonn12 Жыл бұрын
excelente vídeo e análises. E uma foto dessa era muito cara. Jamais seria atoa.
@latonia2755
@latonia2755 9 ай бұрын
São fotos organizadas,tanto que se preocuparam com as roupas, mas não se preocuparam em calçar. Tbm quase ou raro se ver foto de dentro das senzalas.
@teresagoncalves7227
@teresagoncalves7227 Жыл бұрын
💔💔😭😭😭
Жыл бұрын
Tudo tem história.
@suelanesantosdematos8580
@suelanesantosdematos8580 4 ай бұрын
Esse povo lembra o povo hebreu. Com a diferença que Moisés tirou todos do Egito aqui eles ficaram na terra da servidão. A falha foi ai: eles não foram embora. Mas Deus vai levantar esse povo à cada amanhecer de luta. Graças a Deus as coisas têm mudado. Pisarão o racismo como o trator esmaga a cana e esparrama seu caldo no solo do meio dia,de modo que não preste mais.
@joaopedrodesouzafavero8167
@joaopedrodesouzafavero8167 5 ай бұрын
Na segunda foto . Tinha um telhado de amianto. Ja existia ?
@carlap4065
@carlap4065 Жыл бұрын
Obrigado bom saber
@doraliceteodoro9059
@doraliceteodoro9059 Жыл бұрын
Todos donos de fazendas e senhores poderosos que faziam essascoizsashorrorozas com nossos dependentes estão pagando por tudo no inferno e que continuem sem salvação é isso que desejo por tudo não existe perdão por isso e seus dependentes que hoje devem ter alguns vivos ainda e ricos através deles coloquem a cabeça no lugar e rezem por seus descendentes por tudo que fizeram porque não tem perdão foram muito cruéis que Deus o tenham são ricos por que até hoje existem pessoas que estão explorando este poderio que deixaram os pobres escravizados herdeiros pense nisso se hoje vcs tem grandes propriedades foram através de muito sofrimento dos escravos não bato palmas pra vcs por suas riquezas banhadas com tristezas sofrimentos e lágrimas do povo escravo ok
@AdemirPimentel-bh1yv
@AdemirPimentel-bh1yv 6 ай бұрын
Fotógrafo das elites ,claro quem iria pagar?
@LuReis940
@LuReis940 7 ай бұрын
Como diz o ditado enganação pra inglês ver. E uma parte triste e sombria da nossa história.
@Sy_moniny
@Sy_moniny 5 ай бұрын
Como o sr fez esse zoom tão bom?
@inkalitron
@inkalitron Жыл бұрын
Muito bom. Aprendi a olhar fotos nesse vídeo. Gostei do primeiro fundo musical. Qual nome ?
@guidodangelo193
@guidodangelo193 7 ай бұрын
Quanto ao que fazer, pergunta final, creio que cada comunidade deva decidir. Pessoalmente acho mais útil expor a história, documentar e deixar a decisão ser de cada comunidade e não haver uma lei que obrigue a algo todos... explicando: ao ser imposta uma lei, virá sempre um sentimento de agressão de fora às crenças e valores daquela comunidade. Ao se expor a história, a comunidade chega naturalmente ao conhecimento do horror.. o ser humano é naturalmente empático.. pode demorar, mas chega lá. Não creio que nesta altura do conhecimento e de sua facilidade de exposição e difusão, criar conflitos seja útil. Conflitos geram vítimas, que se transformam em martires. Das mais estupidas ideologias.. conflitos só interessam aos detentores de poder...Mas... esta é apenas a minha opinião
@AteuDispor74
@AteuDispor74 Жыл бұрын
Aulas!
@joberto90005
@joberto90005 Жыл бұрын
Gostaria que o professor me tirasse uma dúvida Jesus era Moreno branco qual era a cor de Jesus
@luisjunior6789
@luisjunior6789 Жыл бұрын
as fotos do Ferrez dos campos cafeeiros lembram os que contemporaneamente os nortecoreanos fazem ao divulgarem fotos institucionais do governo.
@AdemirPimentel-bh1yv
@AdemirPimentel-bh1yv 6 ай бұрын
Senzala eram recolhido para dormir.
@elianerodrigues-kd4xj
@elianerodrigues-kd4xj Жыл бұрын
OOOH MEU " DEUS" QUE JUDIACAO😨😭
@marcosnogueira4369
@marcosnogueira4369 Ай бұрын
A foto do min 17, provavelmente nem é no Brasil. Me parece nos Estados Unidos.
@elisabetemoreira4878
@elisabetemoreira4878 Жыл бұрын
Gostei o rosto esta a. Tristeza
@andremorrodaformiga4148
@andremorrodaformiga4148 Жыл бұрын
🧐🔎✊🏿
@vandabastos1179
@vandabastos1179 5 ай бұрын
A maioria descalços.
@didagonsalves2536
@didagonsalves2536 Жыл бұрын
🙏🙏🙏...
@AdemirPimentel-bh1yv
@AdemirPimentel-bh1yv 6 ай бұрын
Mais não respodeu qual foi o destino dos libertos,sem comidas,ferramentas moradia,fingiu de morto ou tem vergonha de falar averdade seja honesto e responda eu sei que você fez de propósito mais tem gente que estuda sem passar pano.
@AdemirPimentel-bh1yv
@AdemirPimentel-bh1yv 6 ай бұрын
Analisar fatos do seculo passado,e mole ,totalmente fora de contexto temp e espaco!!
@morhamednovaconta2256
@morhamednovaconta2256 Жыл бұрын
Esse instituto ridículo está vendendo as fotos. Sendo que nem tem direito sobre isso, visto que é domínio público. Um absurdo.
@renatomendesdasilva5475
@renatomendesdasilva5475 3 ай бұрын
Meu avo era filho de escravo ! Tenho sangue de escravo nas veias ! Porem !! Não culpo ninguem pelo passado que ninguem que esta vivo hoje viveu ! NÃO CULPO MEU AVÔ PORTUGUES,NÃO CULPO MEU AVÔ NEGRO ! NÃO CULPO NENHUM BRANCO ! NINGUEM PODE CARREGAR CULPA DE UM PASSADO TÃO CRUEL ! EXISTIU ! FICOU NA HISTORIA! POREM ATÉ HOJE NINGUEM,NENHUM DE VC'S APRENDERAM NADA COM O PASSADO ! POIS! CULPAR OU SPONTAR ERROS DO PASSADO NAS PESSOAS DE HOJE EM DIA É A MAIS PURA IDIOTICE !!!
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica 3 ай бұрын
Que justificativa esdrúxula para justificar os crimes cometidos. Entendo que não culpe seu avô Português. Era seu avô. Mas caso ele tivesse (não digo que tenha feito)escravizado e estuprado mulheres e crianças é muito curioso que defenda as atitudes dele. Imagina se netos de nazistas começarem a dizer isto?
Como a Holanda enriqueceu com a escravidão?
30:09
Caçador de Histórias
Рет қаралды 29 М.
A fazenda mais ANTIGA do Brasil ainda de pé | CASTELO GARCIA D`ÁVILA
11:27
Fazendas Antigas
Рет қаралды 1,5 МЛН
OYUNCAK MİKROFON İLE TRAFİK LAMBASINI DEĞİŞTİRDİ 😱
00:17
Melih Taşçı
Рет қаралды 7 МЛН
отомстил?
00:56
История одного вокалиста
Рет қаралды 6 МЛН
Je peux le faire
00:13
Daniil le Russe
Рет қаралды 22 МЛН
110 Reino do Daomé: dos primórdios à República do Benim
1:32:31
Leitura ObrigaHISTÓRIA
Рет қаралды 263
Mãe Preta: A História de um Estereótipo
35:23
Caçador de Histórias
Рет қаралды 10 М.
Escravidão: um best-seller da História do Brasil | Laurentino Gomes e Leandro Karnal
50:35
Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
Рет қаралды 218 М.
Fotos reais de Africanos resgatados de Navios Negreiros
11:23
Caçador de Histórias
Рет қаралды 9 М.
Cabelo Crespo: Por que Foi Estigmatizado?
36:45
Caçador de Histórias
Рет қаралды 33 М.
"Marc Ferrez: Território e Imagem" por Ynaê Santos Lopes
39:32
imoreirasalles
Рет қаралды 17 М.
A Igreja Católica e a Escravidão Africana
28:11
Caçador de Histórias
Рет қаралды 28 М.
A queima de arquivos da escravidão no Brasil | Aula Especial
26:31
Caçador de Histórias
Рет қаралды 49 М.
Tempo e História - Luiz Gama (17/01/16)
28:24
Tempo História
Рет қаралды 96 М.