Gostei da explicação matemática sobre, mas penso que existe algo mais sim, talvez como variáveis ocultas, mas que não interagem diretamente nas medições por determinado tempo e sim por um todo.
@brunocavoli5153 Жыл бұрын
O canal que merece milhões de inscritos.
@JonasGFX Жыл бұрын
Concordo amigo!
Жыл бұрын
Muito bom! No estudo de transformadas de Fourier, existe justamente um teorema relacionando uma função e sua transformada de forma bem geral em uma desigualdade conhecida justamente como princípio da incerteza de Heisenberg. Ou seja, esse princípio já está embutido na própria matemática usada para tratar a mecânica quântica.
@uaifisica Жыл бұрын
Sim! Inclusive, achei incrível quando vi isso pela primeira vez! Sempre que algum fenômeno físico aparece como consequência imediata da matemática utilizada no tratamento dele, eu acho que a coisa ganha muito mais beleza! Kkkk
@zorildoargolo7418 Жыл бұрын
@@uaifisicaprincípio da incerteza é consequência de uma interpretação física e filosófica da teoria quântica e neste sentido usando uma descrição estatística nota-se que restrições experimentais impõem o princípio da incerteza. Portanto, embora a matemática seja usada para formalizar e expressar relações de incerteza ou o princípio de incerteza, sua interpretação e implicações vão além da matemática e estão fundamentadas na natureza probabilística e não deterministica do mundo quântico. Em física, a matemática nao tem valor nenhum se não é corroborada por resultados experimentais e neste sentido o princípio de incerteza é amplamente testado e verificado experimentalmente. Partindo da matemática da para se criar qualquer teoria, onde por exemplo, posição e spin não comutem ou mesmo que coordenadas espaciais não comutem entre si (caso esse proposto pelo matemático Alain Connes no que ele chamou de geometria não comutativa) e encima disso propor versões maus gerais de teorias quântica (a propria teoria de cordas prever que coordenadas espacias nao comutem para cordas abertas sob fortes campos). A questão é, essas teorias são corroboradas por fortes evidências experimentais? A resposta é não. Portanto, até o momento são pura especulação. Um fenômeno físico não pode ser uma consequência imediata da matemática!
@linuxp00 Жыл бұрын
Felipe, acho que é bem lógico ainda imaginar que as relações de incerteza se dão a todo momento, pois as partículas interagem entre si no vácuo quântico que também oscila criando e aniquilando partículas, movimentos brownianos proveniente de choques com outras partículas, perturbações eletromagnéticas ou nuclear, efeito Casimir, entrelaçamentos, difração e refração.
@uaifisica Жыл бұрын
São coisas diferentes! As relações de incerteza aparecem mesmo quando vc coloca a situacao artificial de que a partícula está isolada em um universo com mais nada sem interagir com nada.
@linuxp00 Жыл бұрын
@@uaifisica hum, interessante
@aderaldojosedasilvafilho2478 Жыл бұрын
Ótima explicação. Eu tinha muitas dúvidas sobre o Princípio da Incerteza e agora elas aumentaram ainda mais. Eu acho que nem o próprio Heisenberg conseguiu convencer a ele mesmo sobre essas relações malucas.
@carlosmagnofilho2218 Жыл бұрын
Filipe, vídeo sensacional. Realmente muito bom. Seu canal pode não ter a edição e o suporte que canais maiores tem, mas você possui o que realmente importa, que é a didática, clareza no raciocínio e riqueza de conteúdo. Te desejo sucesso.
@terraqueo89 Жыл бұрын
Realmente, o princípio de incerteza tá relacionado com a cinemática, então antecede qualquer dinâmica. Nunca tinha pensado por esse lado! Valeu, manin! Clareando as ideias como sempre hahaha
@marcelopereira9984 Жыл бұрын
Excelente explanação sobre o princípio da incerteza de Heisenberg.
@mdotavio Жыл бұрын
Explicação fantástica. Como um mero apreciador do assunto ainda preciso estudar muito, mas as colocações feitas foram perfeitas e dão o perfeito rumo do que estudar para compreender melhor o assunto. Parabéns!
@viniciusvalino6465 Жыл бұрын
Felipe, eu estudo em Tuebingen e conversei com o Roderich Tumulka, um grande especialista em interpretação da quantica. é importante notar que sua explicação de quântica não é a única, apesar de ser a mais usada hoje. Eu e ele, por exemplo, preferimos muito mais a versão de Bohm, que explica a incerteza de maneira instrumental tb. Eu diria que a versão de David Bohm é muito mais clara sobre os conceitos da quântica e continua obedecendo a não localidade de Bell. Inclusive bell acreditava nessa versão
@linuxp00 Жыл бұрын
Ainda existe o tratamento de Feyman que relaciona um peso a cada possível trajetória do elétron ou qualquer partícula na verdade, como uma superposição das probabilidades de trajetória
@uaifisica Жыл бұрын
São coisas diferentes. As relações de incerteza surgem difetamente das relações de comutação. E isso é totalmente independente de qualquer interação.
@viniciusvalino6465 Жыл бұрын
@@uaifisica Concordo, mas digo especialmente sobre seu comentário sobre a mecânica quântica ser probabilistica. Mas no caso da mecânica quântica de Bohm, a função de onda não é oq unicamente define a posição. Mais do que isso, na versão de Bohm existem outros elementos q na época de De Broglie eram consideradas variaveis ocultas
@viniciusvalino6465 Жыл бұрын
Nessa conversa que tive inclusive chegamos a conclusão que a incerteza pode tb ser somente devido ao comportamento ondulatório da matéria (na versão de Bohr, ou seja versão de não existir posição definida mas apenas uma onda q pode ser comprimida e esticada). No caso, ppodemos explicar de diversas formas a incerteza sem invocar o probabilismo. Q no meu caso e do Prof Tumulka é muito distante da realidade
@viniciusvalino6465 Жыл бұрын
@@linuxp00 tb pordemos ir por ai, até na visão de muitos mundos. Porém eu vejo que Bohm solucionou o caso. A versão dele é simples, sem misticismo e muito definida na realidade dos fatos. Inclusive deixando a prova de von Neumann no chinelo hahaha. Apesar disso, Einstein ainda não aceitou como versão final da quântica por conta da não localidade. Talvez Einstein mudasse de opiniao com a desigualdede de Bell, mas talvez aderisse ao Superdeterminismo
@sanchesk835 Жыл бұрын
Dissertação espetacular amigo, abração desde de Oxford - UK
@sebastiaorodrigues83325 ай бұрын
Gostei dessa explicação vc é ótimo e bem simples
@c.abrini Жыл бұрын
Nem vi mas já sentei o dedo no like!! 😊
@kduabelhucher4201 Жыл бұрын
Muito bom, obrigado pelo vídeo. Estou ansioso pelo curso de relatividade \o
@wsf31 Жыл бұрын
Ficou bem claro. Muito importante abordar esses pontos que possuiem problemas de compreensão.
@nathangiovanni_Vegano Жыл бұрын
Gente, que vídeo excelente!!!! Lembrei de muita coisa. Já estudei isso a uns anos atras.
@andreluizmartin3497 Жыл бұрын
Valeu!
@josevieiradonascimentojuni59343 ай бұрын
Professor, parabéns pelo esclarecimento do tema Incerteza em MQ. Estou buscando uma forma adequada de ensinar o tema.
@raphaelmarquesfonseca6804 Жыл бұрын
Vídeo sensacional!
@alfredomeurer634 Жыл бұрын
Parabéns professor, como sempre as suas explicações são maravilhosas.
@wilsonmeira1298 Жыл бұрын
Não conhecia seu canal, gostei muito, bem didático.
@LucasGabriel-lc9ty Жыл бұрын
Então eu poderia considerar que, na escala quântica os valores para o cálculo da probabilidade de onde o eletron está são poucos, causando oscilações entre a media das posições para cada posição nos resultados, enquanto que para um corpo macroscópico, há uma infinidade de pontos que na soma da probabilidade da posição média, esse valor converge para um valor no qual o erro na precisão tende a zero, isto é, a configuração de um lápis por exemplo pode ser determinada precisamente usando a mecânica clássica por causa que na escala macroscópica a média de qlqr grandeza microscópica se confunde com dados macroscópicos?
@antoniocarlosgirodo4506 Жыл бұрын
GODTEI DI VÓDEO. VALEU ! MUITO. OBRIGADO.
@cassiomartins8017 Жыл бұрын
Que vídeo bom!
@viniciusbarreto286 Жыл бұрын
Sensacional
@hurakann Жыл бұрын
Gosto muito do seu canal. Parabens! Tenho me focado em outras atividades, então seus vídeos são aquele reforço pro conhecimento não cair no esquecimento. Acho interessante a parte dos 'detalhes', iguais os citados sobre os auto valores na relação de comutatividade.
@TALCOHOME Жыл бұрын
Muito obrigado, otimo video!!!!
@vinicius46661 Жыл бұрын
Brabo!!
@felipecavalcante8419 Жыл бұрын
material incrivel!!!!!
@LoboSolitario-ub4sb Жыл бұрын
Genial,ótima explicação.
@TheLeonam57 Жыл бұрын
Prof. Seus vídeos são sensacionais! Gostaria de saber se, atualmente, esta interpretação é unánime na comunidade científica. Obg.
@uaifisica Жыл бұрын
Valeu! Está sim. Isso é algo consolidado desde a metade do século passado.
@ProfRichardVilhena Жыл бұрын
Felipe posta um curso de termodinâmica, por favor!!!
@acucar_salgado9787 Жыл бұрын
Você poderia fazer um vídeo explicando a gravitação quântica? É algo q eu nunca entendi cm clareza
@AndreLuis-ib4xm Жыл бұрын
Ficou muito bem editado! Parabéns.
@IntelR Жыл бұрын
Existe alguma relação entre o princípio da incerteza e o teorema de noether da mecânica clássica? Eu pergunto isso pq tem uma certa semelhança, no sentido de que, por exemplo, uma relação de incerteza relaciona espaço e momento (lembra a conservação de momento linear, que relaciona simetria translacional com momento linear) e uma outra que relaciona energia e tempo (lembra a conservação da energia, que relaciona translação temporal e energia) Mas sei também que há uma relação de incerteza entre as componentes do momento angular, que não parece ter uma análogo clássico. Repetindo a pergunta, queria saber se vc já viu alguma analogia dessas ser estabelecida?
@uaifisica Жыл бұрын
Não, porque as relações de incerteza não tem relação com simetria! Com ou sem simetria, as relações de incerteza existem
@IntelR Жыл бұрын
@@uaifisica Poxa q pena kkkkk Mt bom o vídeo inclusive!
@celsoramos62705 ай бұрын
Se aplicar pi na inicial?
@josevieiradonascimentojuni5934 Жыл бұрын
Professor, a incerteza está na descrição do sistema ou no seu comportamento? Claro que esse comportamento pode ser descrito.
@josevieiradonascimentojuni5934Ай бұрын
Boa noite, Prof. Felipe Meneses. Este video sobre as relações de incerteza é que me trouxe mais clareza dentre os videos que tenho pesquisado. Parabéns! Me esclareça só um ponto, por favor. Quando você diz que a as relações incerteza têm uma origem na "cinemática da descrição da mecânica quântica", esse cinemática tem a ver com o determinismo de Schrödinger? Ou seja, sua equação prevê a evolução temporal do estado de uma partícula. Seria isso?
@uaifisicaАй бұрын
Quando me refiro à cinemático, me refiro às considerações que antecedem à dinâmica. É o contexto que te passa as informações do que são as grandezas da descrição. Nesse sentido, é anterior à evolução temporal
@josevieiradonascimentojuni59343 ай бұрын
Professor, parabéns pelo vídeo! Trago uma reflexão. Se for possível nos esclareça: qual é a razão última da impossibilidade de determinar simultaneamente com absoluta precisão duas propriedades/grandezas físicas e outras não?
@uaifisica3 ай бұрын
A descrição quântica tem isso como inerente! Nesse sentido, a pergunta inversa acaba sendo mais apelativa: qual é a última razão que nos leva a crer que é possível medir simultaneamente quaisquer duas grandezas com precisão absoluta? Kkkk
@josevieiradonascimentojuni59343 ай бұрын
@@uaifisica compreendo. Esse já é um debate metafísico.
@victorsilva9779 Жыл бұрын
Me desculpe, mas a verdade é que eu não entendi porque raios a comutatividade dos operadores que representam as grandezas está relacionada com suas incertezas. Alguém saberia dizer, por favor?
@uaifisica Жыл бұрын
Aí é curso de quântica. Eu só expus a relação com palavras porque o resultado é tecnico. Eu tenho a dedução no meu curso de quântica, inclusive
@ladislau. Жыл бұрын
Like 👍🏼
@lucasdetogni4392 Жыл бұрын
embora se chame "principio" da incerteza, é possivel obter a equacao por deducao matematica?
@uaifisica Жыл бұрын
Sim. Eu comento isso no vídeo
@chivoronco4853 Жыл бұрын
Bom e que acontece se dos observadores tentam medir a posicao e o momentum respectivamente de uma particula simultaneamente? E que nem o lobisome q morde o vampiro e viceversa? 8:02
@uaifisica Жыл бұрын
A segunda medição modifica a primeira
@kodikodi19894 ай бұрын
Não seria um erro lógico afirmar que a realidade passa a existir a medida que nos tornamos mais conscientes e lançamos olhos e racioncínio em direções diferentes considerando que a realidade micro está contida na realidade macro
@Everson_studies Жыл бұрын
Professor, primeiro, ótimo vídeo. Eu gostaria de tirar uma dúvida, vi que o senhor atualizou o curso de Física 1 e agora a playlist está com 40 vídeos. Ele está encerrado ou ainda haverá mais vídeos, se sim, o senhor tem noção de quantos vídeos serão?
@uaifisica Жыл бұрын
Só gravei de cinemática e leis de newton! Falta grande parte kkkk
@Everson_studies Жыл бұрын
@@uaifisica kkkkkk, obrigado, professor.
@carlosmagnofilho2218 Жыл бұрын
Opa Qual o minuto do vídeo?
@carlosmagnofilho2218 Жыл бұрын
Foi mal, não pude resistir
@bomdia2021 Жыл бұрын
A
@bomdia2021 Жыл бұрын
"Relações de incerteza" esse nome é importante pra transmitir melhor a ideia do bgh
@reginaldosilva5044 Жыл бұрын
A "incerteza" reivindicada como um dos princípios da física quantica em nossa ciência, na verdade, surgiu de sua incapacidade de medir algo específico. Isso não tem nada a ver com a natureza da realidade. É como dizer que se você não sabe como as coisas são em um determinado lugar, então você assume que elas podem ser "assim", com alguma probabilidade, e faz disso um "fim" do seu conhecimento nessa direção. Mas se você não sabe como medir esse algo, isso não significa que você está certo.