Eles sempre deixam as referências, na descrição do vídeo.
@Sol-if7pw3 ай бұрын
Sobre essa questão dos desertos alimentares e pessoas que comem ultra processados todos os dias, também vou dar o meu relato: por muito tempo não teve restaurante universitário com desconto no meu campus. Então eu já tava na lanchonete TODOS OS DIAS, quando não comia salgadinhos. Eu me sentia horrivelmente culpada por isso, mas não tinha a mínima condição de eu pagar os 14,00 reais da janta todos os dias de aula. E nem mesmo prepar marmita para levar, já que só a minha ida até a faculdade eram 2 horas do meu dia e isso custava muito o meu tempo. É triste pensar que muitas pessoas ficam nessa situação de reféns da comida barata.
@danielgarcia-wt5ed3 ай бұрын
Passei por uma situação parecida na UFVJM no campus Mucuri.
@amandapoffo41843 ай бұрын
Para quem gosta desse assunto e gostaria de se aprofundar, tem o podcast do Joio e o Trigo, Prato Cheio. Eles falam sobre a influência das grandes empresas na alimentação do dia a dia das pessoas.
@lorena_95052 ай бұрын
O prato cheio é incrível!!! Deviam convidar alguém do joio pra vir nas entrevistas ❤
@AleIrentti3 ай бұрын
Faço dieta há anos inclusive por praticidade (cozinho e congelo para não gastar em restaurante e marmitex) e o pessoal que faz dieta mais restrita nas academias sempre fala que somos acostumados por comer pouco ultraprocessados… cozinho meus legumes na água com um pouco de sal e as pessoas ficam chocadas porque precisam de sabor (sendo que o legume na água é maravilhoso). Semana passada fui no Mc pela primeira vez no ano matar a vontade e comendo algo tão maravilhoso como a batata de lá entendo como é fácil perder o paladar pro natural comendo muito ultraprocessados… É uma guerra injusta, o sabor é muito diferente e não tem como não gostar. Equilíbrio é importante, não precisa comer perfeito todos os dias, mas pelo bem de nossa própria saúde gostar de legumes, frutas e afins é necessário. Amei o vídeo meninos ❤
@StonerOnLane2 ай бұрын
é só saber temperar que você consegue deixar gostoso e saudável, não precisa comer vegetal com gosto de cru
@diacronico.3 ай бұрын
Recomendo a obra "Donos do mercado" que relaciona a ascensão dos hipermercados com os produtos ultraprocessados.
@lorena_95052 ай бұрын
Sim!!!! Esse livro é maravilhoso!!!
@gabrielbelinazo45663 ай бұрын
Engraçado que eu aprendi tudo isso com a Rita Lobo quando eu comecei a me interessar por cozinha... ela sempre usou o guia alimentar e o grupo de pesquisa da USP pra falar de alimentação saudável...
@taketakk3 ай бұрын
Sou padeiro, não quero desanimar ninguém, mas é muito pouco provável que o pão francês que vocês consomem não seja ultraprocessado. Muitas padarias usam farinha preparada para pão francês, vai margarina na formulação, emulsificantes, anti-mofo, enzimas; em padarias que não têm área de produção, a massa do pão é ultracongelada, e são usados aditivos para não formar cristais de gelo e danificar amido e glúten. Ainda, vários estudos indicam uma prevalência de padarias que usam bromato de potássio, um aditivo proibido desde 2001 mas que segue sendo usado rotineiramente, os padeiros chamam de bisnaguinha ou gordurinha, procure qualquer grupo de padeiros profissionais em foruns ou redes sociais e verá que eles trocam dicas e recomendações desse tipo de aditivo sem qualquer pudor.
@muitoImprevisivel3 ай бұрын
Aquele cheiro de pão francês no forno, não quer dizer mais nada?
@taketakk3 ай бұрын
@@muitoImprevisivel não entendi a pergunta
@muitoImprevisivel3 ай бұрын
@@taketakkquis dizer que não dá pra confiar em mais nada
@Jordan65432113 ай бұрын
Conhece alguém q morreu por comer pão francês? Então segue o baile
@thiagovalerio80943 ай бұрын
Belo comentário
@BiaSolarpunk3 ай бұрын
Orgulho do meu Brasil! Essa nação que tem de tudo pra ser sustentável de tudo
@gabriellima81993 ай бұрын
Um vídeo muito completo, passando pelas nuances biológicas, históricas, sociais e políticas da questão. Mais importante: ajuda na hora de tomar decisões práticas de consumo
@joaochiarelli34653 ай бұрын
Excelente video, uma obra que é muito importante para ser lida sobre este debate eh "A Geografia da Fome" de Josué de Castro, que aponta que a falta de acesso ao alimento para populações mais pobres não decorre da insuficiência de produção de alimentos, mas o acesso aos alimentos. O programa Fome Zero é adotar como política publica o acesso ao alimentos. Parabéns pela escolha do tema.
@morganargs3 ай бұрын
Além de toda a problemática a saúde da população, o custo ambiental para a produção dos ultraprocessados é gigantesco, durante o processo de fabricação (água, energia, poluentes...) e o grande problema que são as embalagens principalmente essas laminadas.
@miguelalebsiatafa3 ай бұрын
Como engenheiro de alimentos, só queria pontuar que leite UHT(ele chamou de Tetrapak) e de saquinho(pasteurizado) passam por processos praticamente iguais, mas na hora do tratamento térmico a temperatura muda, no caso do pasteurizado é em uma temperatura abaixo de 100°C, assegurando mais nutrientes e aproveitamento, porém com tempo de pratileira menor(7-15 dias), agora o UHT passa por temperaturas muito altas, cerca de 120-150°C por tempos curtissimos, assegurando um tempo de prateleira muito maior(3-6 meses), mas perdendo uma quantidade maior de nutrientes, MAS AINDA MANTÉM NUTRIENTES EM ÓTIMA QUANTIDADE. Em termos de aditivos, não pode aplicar em nenhum dos casos, se tiver é caso de denuncia e complicação enorme para as empresas.
@higornmc3 ай бұрын
Interessante. Eu tomo uma marca de leite UHT que só tem leite, enzima lactase e citrato de sódio, é bem tranquilo, mas tem outras marcas que tem mais coisas, a maioria com fosfato no meio do nome, são estabilizantes, e são marcas famosas, essas coisas não deviam contar como aditivos?
@miguelalebsiatafa3 ай бұрын
@@higornmc Aditivos não são problemáticos se forem os regulamentados mundialmente e alguns até tem vantagens nutritivas como alguns que tem fostato ou Vitamina C como acidulante, mas muitos que falam contra comentam sobre Água oxigenada, urina, adicionado de água e vários outros que foram usados em 1990 ou 2000 quando não tinha organização corretamente (e alguns produtores mal intencionados tentam utilizar ainda) e que hoje são regularmente fiscalizados no setor de qualidade dessas marcas, mas no seu caso que é com lactase, com certeza no rotulo não deve ter leite integral apenas, e sim leite sem lactose UHT ou com mais alguma definição, ou seja, outro produto com outra regulamentação. Estabilizantes ou aditivos que têm em diversos outros alimentos como o citrato de sódio não trazem problema nenhum ou se trazem a dose tem que ser altíssima para ameaçar ser um problema. O maior exemplo de quem não acompanha muito são os leites de vegetais, que são ultraprocessados complexos, e tem uma chuva de aditivos para ter aquela característica do produto, mas como são ótimas opções para quem tem intolerância ou alergias, são recomendados regularmente em dietas ou como fontes de alguns nutrientes essenciais.
@pedropagani2 ай бұрын
Quais nutrientes são perdidos na pasteurização e qual mecanismo para essa perda?
@miguelalebsiatafa2 ай бұрын
@@pedropagani Generalizando os mecanismos são ligados a temperatura desnaturar a proteína ou ebulição mesmo, como no caso com vitaminas C e A que tem no leite, de novo não perde por completo só diminui, e tem a questão que alguns minerais essenciais como o cálcio reagem com componentes do leite e por consequência se tornam mais difíceis de absorver no corpo. Por isso se um nutricionista fala de leite pasteurizado sobre mais nutritivo lembra que tem essa questão. Mas pra alimentos no geral, temperatura demais, ferver demais, sempre perde um pouco de nutrientes, vitaminas se perde muito fácil por conta da reatividade natural delas.
@higornmc2 ай бұрын
@@miguelalebsiatafa então, na prática, perdemos nada, mesmo se a gente recebesse leite cru, iríamos por para ferver para sanitizá-lo. Essas vitaminas acabam chegando até nós pelas frutas e coisa do tipo.
@lucaspassos54103 ай бұрын
A Bebel da Soberana seria uma otima convida para este tipo de conversa e sobre o meio ambiente
@CapsulaNerd3 ай бұрын
Dica para quem quer um substituto extremamente mais saudável para o Miojo: - Macarrão tipo ninho - Açafrão da terra - Páprica O macarrão ninho cozinha em mais ou menos 3 minutos também. 1 único ninho dá uma boa quantidade. Essa combinação de temperos naturais se aproxima bastante daquele sabor do tempero do miojo. Essa é a combinação básica, que você pode incrementar com lemon pepper, curry, pimenta do reino, colorau, cebola em pó ou outros temperos naturais. Eu era viciado em miojo a ponto de comer quase todos os dias. Substituí por essa receita e não sinto nenhuma falta dos originais, por assim dizer.
@WilianSamuel2 ай бұрын
Obrigado amigo, você é um amigo.
@higornmc2 ай бұрын
Ótima dica! Se a pessoa quiser levar a um outro nível, pode congelar porções de uns 500ml do caldo que sobrou do preparo de um fricassê ou salpicão ou coisa do tipo ou o caldo da carcaça do frango, aí, quando quiser, põe um pouco de água para ferver e põe o caldo congelado dentro, vai descongelar e cozinhar. então coloca um ou alguns ninhos para cozinhar nesse caldo até o ponto desejado, além de fazer o caldo com as ervas e temperos que gosta, aínda dá para personalizar mais na hora de preparar o macarrão: dá para por um pouco de ervilhas congeladas, brócolis congelados e etc. descongela no caldo antes de por o ninho, tomate em cubinhos pode funcionar, se quiser juntar um parmesãozinho ralado. um baconzinho torrado ou linguça em pedacinhos, também pode, só cuidado para não abusar desses embutidos, não recomendo usá-los sempre.
@Dougfulll2 ай бұрын
Eu faço meu próprio tempero kkkk
@Lanagrant-s8p2 ай бұрын
Vocês podiam fazer um vídeo desse estilo falando do uso dos agrotóxicos no brasil. Tem um livro chamado "neocolonialismo quimico " que é muito bom e explica bem.
@raven_serafim3 ай бұрын
pela presença massiva de pequenos agricultores na cidade onde moro, ainda temos acesso ao leite 'in natura', mas basicamente só pode ser consumido fresco
@dudsvas3 ай бұрын
Os rótulos dos alimentos deveriam indicar que tipo de alimento é: Natural, Processado ou Utraprocessado. Poderia ser com um selo, igual esse último adicionado de "alto teor", com as letras N, P e U.
@FernandaMantovani-lv3kv2 ай бұрын
Maravilhosa idéia!
@lidil.80522 ай бұрын
Eu sempre falei isso, mas que escuta? 😢
@lidil.80522 ай бұрын
Eu sempre falei isso, mas quem escuta? 😢
@ivanildopires82173 ай бұрын
já deixei meu like antes até de começar
@ostreselementos3 ай бұрын
gosto assim!
@christianeah2 ай бұрын
esse vídeo é de utilidade pública, tinha que passar na TV aberta
@joycevieira5523 ай бұрын
Eu penso q transporte público também é algo que entra nessa conta. Ano passado estava em emprego de home office e ganhava bem, o que me permitia ter mais tempo para cozinhar, minha alimentação ficou tão mais saudável, inclusive comecei a achar gosto de alguns alimentos ultraprocessados ruins, como salsicha (mas acho que isso tbm vem do fato de eu amar peixe e frutos do mar e ser um gosto muito diferente em comparação).
@BraianSilveira3 ай бұрын
Interessantíssimo, agora já da para ter uma noção boa do que estamos ingerido, vlw pessoal!
@natalialourenco62682 ай бұрын
Moro no Jardim Sao Luiz, zona sul de São Paulo, minha mãe foi hj na divisa com Itapecerica para comprar alguns vegetais. Na nossa região as vezes, fazer esse percurso indo para outra cidade vale mais a pena para comprar dos pequenos produtores, incentivo, preços menores e possivelmente agrotóxicos.
@eddemarchi53803 ай бұрын
Excelente episódio. Uns dos episódios mais gostosos e saudáveis de ouvir.
@euexcelsiorvivenciandouniv43243 ай бұрын
Um amigo trouxe a questão do "apartheid alimentar" aqui num post, isso nos faz pensar no quanto se alimentar adequadamente e até msm de forma básica, principalmente para os grupos D e E da população é outra questão que direta ou indiretamente se relaciona também ao transporte e é claro a "bendita" especulação financeira 🤦😤🙄
@raffaspicker1292 ай бұрын
Atualmente estou me formando em nutrição, e é incrível ver vocês abordarem esse assunto com tanta maestria. Obrigado por divulgar assuntos de forma tão clara e irreverente ❤
@fabianafernandes94333 ай бұрын
Excelente vídeo de conscientização sobre os perigos de uma má alimentação principalmente em divisões sociais. 💯👏👏👏
@davidmarquesnevesАй бұрын
Um dos melhores episódios de podast que já assisi, parabéns.
@nataliamoraes46413 ай бұрын
Essa conversa me fez repensar minha alimentação. Obrigada, cientistas!
@cybercrocz3 ай бұрын
Que episodio bom! To mandando pra todo mundo que eu conheço, parabens pelo trabalho maravilhoso!!
@jessepaulo3 ай бұрын
Muito bom o vídeo, mesmo me deixado meio depre. Esse nosso Br😢 A bolacha com carinha sabor tipo morango tb me era o ponto fraco, apesar de ter me empanturrado de tudo quanto é "tranqueira"😅
@Aline.Avelar3 ай бұрын
Nossa! O Vídeo de hoje foi fantástico! Parabéns!
@mariaemiliaindalencio35332 ай бұрын
Adorei o vídeo, muito esclarecedor. O Emílio, meu xará tem mesmo o dom de ensinar
@reinaldoferreira19113 ай бұрын
Sempre muito informativo. Grato
@tiagonunes95152 ай бұрын
Sei que em algum momento vcs comentaram sobre a falta de tempo adequado para as pessoas prepararem alimentos saudáveis, mas eu acho que isto é fundamental e vale o reforço. Nao é só uma questão financeira que viabiliza o ultraprocessado. Tanto as extensas jornadas de trabalho, as vezes mais de um emprego, os deslocamentos usualmente maiores e mais distantes, são uma enorme barreira que deve estar sempre na equação. Redução da jornada de trabalho é hoje uma das medidas que mais pode impactar positivamente na qualidade de vida do trabalhador
@woli57262 ай бұрын
Esse foi um dos episódios mais importantes que vocês já fizeram. Até chamei minha mãe pra assistir. Obrigado pela oportunidade de conhecimento!
@gui_octagonal53943 ай бұрын
Um dos melhores vídeos e provavelmente o mais importante do canal, parabéns! (Só não cravo como o melhor porque faltou a Camila)
@AlexandreSouza-p6j2 ай бұрын
Convidem a incrível Rita Lobo para o programa! Ela tem um conhecimento absurdo sobre o tema e acho que ainda existem várias nuances que podem ser aprofundadas. Como sempre, um excelente programa que deixa vontade de continuação.
@zulma20403 ай бұрын
Seus programas são sempre imperdíveis. Obrigada!
@lucasfer.b3 ай бұрын
Muito boa essa primeira observação que a indústria de alimentos não precisa ser uma vilã! A gente precisa é usar todo esse aparato produtivo pra outra coisa.
@soniaguerrieri23023 ай бұрын
Como não amar esses vídeos recheados de bom humor? Melhor e mais saudável que os biscoitos recheados!😍😍
@ostreselementos3 ай бұрын
Obrigado, Sonia!
@margaretezouein95143 ай бұрын
Meu pão de forma é ultra processado? Fiquei arrasada
@gabrielboalento53712 ай бұрын
Também fiquei com essa dúvida.
@indigrigri2 ай бұрын
Sssss
@ShayeraHollz3 ай бұрын
Episodio perfeito pra ter o Rodrigo Góes como convidado!
@ostreselementos3 ай бұрын
FAKE NATTY??? 😜
@nataliasimoni74543 ай бұрын
Sugestão chamar algum profissional do ITAL para falar sobre esse assunto do potno de vista de tecnologia e segurança de alimentos.
@plinioback2772 ай бұрын
Excelente conteúdo. A situação é similar com o saneamento básico em que haveria redução brutal das doenças com a universalização do fornecimento de água e coleta/tratamento de esgoto, que reduziria os custos no SUS
@brit1603 ай бұрын
29:48 Engraçado.. comigo era justamente o contrário, percebi que se eu comia tudo no mesmo dia, iria ter que passar o restante do mês sem nada!
@fhys1233 ай бұрын
11:40 da pra chegar nas ilhas Cliperton e de Saint Paul. E qual é o próximo especial de ilhas?
@luizedmont3 ай бұрын
Excelente vídeo! Se é pra contribuir, meu vício em ultraprocessado foram bolachas recheadas.
@tassiakadekari47552 ай бұрын
estou viciada nesse podcast!
@curiosidadeboa3 ай бұрын
Excelente video. MST ❤ Ps. O video da Rita Von Hunty é legal tb 👍
@elizabethgodoi3162 ай бұрын
Excelente programa, queridos, obrigada!
@ostreselementos2 ай бұрын
Obrigado pela presença! ❤️
@AdrianoDefao12 ай бұрын
Muito instrutivo. Parabéns!!
@patriciaqueiroz6923 ай бұрын
Uau! Mais um video excelente
@Gustavo_Nanni3 ай бұрын
Pirula é 3 elementos: opção de pão de forma bom : as meninas da Sapadaria aqui em SP, consumo tem anos e amo ❤
@Jenygno3 ай бұрын
Amei o programa, mas fiquei pensando na cerveja, Chopp, energético, gin, etc....Emílio faz um programa sobre bebidas também.
@TheDougfc13 ай бұрын
Podcast maravilhoso
@ostreselementos3 ай бұрын
Obrigado! Ficamos muito felizes que tenha gostado! 🎙🙌
@JeffersonDasilva-us6kv3 ай бұрын
Marcando presença Herentals Belgica ❤
@AnaRodrigues-nt9wn3 ай бұрын
Se for comer pão de forma, para 3 minutos pra ler a tabela nutricional. A wickbold mesmo tem uma linha "do forno" que os macros não são tão terriveis.
@Brunogardelin3 ай бұрын
Que legal esse vídeo! Parabéns
@vanessalopes83092 ай бұрын
Que aula!!
@lilianasperanzoni29963 ай бұрын
Aqui na itália, Não tem requeijão e catupiri...proibido Margarina tem 1 /2 opções qdo tem.
@andreiacantizano69612 ай бұрын
Moro há 16 anos na Alemanha e voltei chocada de uma viagem de 50 dias dos EUA. O EUA parece que está parado nos anos 90. Eu entrava na sessão de pães e sentia o cheiro de açúcar. Sem contar com as quantidades absurdas e embalagens plásticas.
@adairwolff6902 ай бұрын
muito instrutivo...
@chrisduarte49402 ай бұрын
Elementos, gosto demais de vocês, assisto todos e já curto antes de terminar o vídeo. Só não curti essa edição que corta as pausas, achei acelerado, tirando a naturalidade do encontro e da conversa. Bjo procês!
@edsonxecks31072 ай бұрын
Quando li pela a primeira vez O Paradoxo dos Gêmeos da Relatividade, que diz que um gêmeo que viaja para o espaço , na velocidade da luz , retorna mais jovem que seu irmão que ficou estacionado na Terra. Real analisei essa questão : um gêmeo que se alimentar de forma não saudável , envelhecera mais do que seu irmão que se alimentou de forma não saudável ... Então , se fosse pegar uma geração , sendo que desta geração pego todos que estão com cinquenta anos , teremos umas mais velhos do que outros , uns bem mais velhos que todos , outros bem mais jovens que todos .... Isso também incluí quem faz exercícios físicos , ou pela a forma que se faz os exercícios físicos , sedentarismo, não dormir direto, alcoolismo ... Live excelente , a história dos alimentos processados surgindo da guerra , é interessante.
@maykonquandt86923 ай бұрын
Apenas uma correção: Todo suco, independente de embalagem de vidro ou longa vida, é constituído 100% da fruta, ou seja, não vão aditivos. Quando o suco é diluído, sua denominação é alterada para néctar ou refresco, e então pode ser adicionada de aditivos.
@henriquebarreto41243 ай бұрын
Mas sucos de caixa são basicamente sucos de maçã com aditivo de sabores variados, não?
@maykonquandt86923 ай бұрын
@@henriquebarreto4124 Nem todos. A escolha da embalagem é puramente mercadológica, e quando não, tecnológica (pela pasteurização). Por mais que a sociedade associe a embalagem longa vida á um suco misto ou néctar, ainda tem sucos integrais em caixinha. Mas realmente, é um movimento da indústria a adição de suco de maçã para realçar sabor.
@Perceptos.musicalexpertise3 ай бұрын
Muito bom!
@oluka90023 ай бұрын
uma coisa muito engraçada que aconteceu comigo quando parei de comer bolacha, parei de tomar refrigerante, parei de comer salgadinho foi que eles simplesmente ficaram horríveis ekekek sinceramente não tenho a mínima vontade de comer qualquer coisa do tipo pq o sabor em si é RUIM PRA KRL QUALQUER UM que não toma coca cola vai ter a mesma opinião o CHEIRO É RUIM O SABOR É RUIM
@paulaqueirosz3 ай бұрын
Sim! Eu tive essa experiência também. Gosto químico duca... parece que o corpo rejeita...
@GuilhermeCaspar3 ай бұрын
Além de fazer o mesmo que você, passei a comer barra de chocolate que usam processos e ingredientes saudáveis, Chocolate Sul da Bahia, por exemplo. Depois, quando comi um dos tradicionais (Lacta, Garoto, Hershey...) a percepção de gordura e açúcar foi imediata e totalmente desagradável. Os mais saudáveis são mais caros, mas são muito melhores e nos levam a comer menos e saboreando. Abraço!
@oluka90023 ай бұрын
@@GuilhermeCaspar daora, nao gostava de chocolate tbm vou testar esse que vc falou
@paulaqueirosz3 ай бұрын
@@GuilhermeCaspar o mesmo acontece com café
@pamelalagesbento65923 ай бұрын
Adorei a receita Pi, vou fazer torta de limão kkk
@sheidy0193 ай бұрын
nasci no começo dos anos 2000 mas sempre ouço os mais velhos falando que "na minha época esse produto era mais gostoso" agora entendi o porque kkkkkk Ruas, no seu desenho não pode faltar a Trakinas verde radioativa de "limão"
@BiaSolarpunk3 ай бұрын
Pirulla, feijão é fonte de proteína também. Arroz, feijão e salada é a base de uma alimentação vegana saudável e completa
@paulaqueirosz3 ай бұрын
💚🌻
@jefgir10973 ай бұрын
22g de proteína por 100g de feijão (pesado cru)
@jefgir10972 ай бұрын
@@BiaSolarpunk Ué, do nada?
@BiaSolarpunk2 ай бұрын
@@jefgir1097 acho que entendi errado
@antoniocortijo43992 ай бұрын
Boa noite, tríade e comunidade.
@taigrahow3 ай бұрын
Curti muito esse vídeo. Mas me causou estranheza a edição. Muitos cortes nas pausas. Mas ficou bom, bem dinâmico. Esses cortes foram feitos por IA?
@ostreselementos3 ай бұрын
Obrigado pelo feedback! 😊 Os cortes são feitos manualmente, e o editor(a) sempre está creditado na descrição do vídeo. Que bom que gostou! ❤❤
@grandelago23 ай бұрын
Ótimo conteúdo como sempre, mas não curti muito a edição. Cortar todos os momentos de silêncio deixou o vídeo muito acelerado, parece que eu vi no 2x. Isso somado com a quantidade de informações dificultou eu acompanhar tudo
@reginamagnafranco42043 ай бұрын
Primeiro parabéns pelo conteúdo. Mas há uma variável que a gente não coloca que é o tempo. Um de vcs falou do tempo de preparação da comida. É aí que a coisa pega. Geralmente ou culturalmente é a mãe que cuida da alimentação da família e nós estamos tbm no mercado de trabalho, a gente enfrenta 10 horas de trabalho fora de casa e depois mais um tanto de horas para os serviços domésticos. Os homens, muitos, estão mais conscientes da sua responsabilidade doméstica, mas nem todos (meu marido só ia pra cozinha pra fazer comidas exóticas e extravagantes, nada de arroz, feijão, salada e legumes rsrsrs). A gente chega cansada e acaba optando pelo alinhamento mais rápido. Eu ia para as feiras, comprava alimentos de qualidade mas quantas e quantas vezes esses alimentos estragavam na geladeira. Aí consciência pesada pelo desperdício de alimentos e dinheiro tbm. Tive que me readequar mas só foi possível depois de me conscientizar. As coisas entraram no eixo mas eu tive que me adequar e "sacrificar" parte do meu período de descanso. Muitas mães não conseguem fazer e eu entendo bem isso. Essa falta de tempo é uma consequência do processo de urbanização. Esses dias estava procurando alguns dados para um possível artigo e fiquei chocada com uma coisa. A região metropolitana de São Paulo concentra toda a população do Paraná e Santa Catarina juntos (sinceramente não sei como esse lugar dá certo). O trabalhador/doras por causa das distâncias entre casa e trabalho com certeza não se alimentam direito e muito menos sua família pq são horas de deslocamento. Me deram subsídio para meu artigo. Obrigada.
@paulaqueirosz3 ай бұрын
Muito bem pontuado.
@daniel_hddd3 ай бұрын
3 miojo da o mesmo preco de um macarrao de 500 gramas , sendo que 3 miojos nao da 300 gramas . miojo é a maior enganação de economia
@glennrichard45603 ай бұрын
Mas aí pode depender da marca, há alguns dias vi no mercado um miojo de 0,49. Imagina a qualidade desse câncer 😂😂😂
@jesus_de_biz3 ай бұрын
A questão é que o miojo soa como uma "refeição completa"
@juliarezende75852 ай бұрын
O problema é que você não come o macarrão puro. Vc precisa temperar, o que pode ser +caro e/ou +trabalhoso é + demorado
@RatoDeSKINNER2 ай бұрын
Vc tá certo. Mas é muito bom
@diegofreyre6862 ай бұрын
@@juliarezende7585 Ué? Macarrão alho e óleo não? Mesmo vc só temperando com alho, sal, azeite e orégano fica infinitamente melhor q um miojo com tempero q parece raspa de tinta Suvinil.
@liananara28972 ай бұрын
36:48 apareceu uma propaganda de pão de forma bem nessa minutagem kkkkkkk
@GuilhermeCaspar3 ай бұрын
30:14 50g 1 pão francês 600g 12 pães 200g 1 embalagem antiga de trakinas (hoje tem 126g) Gostaria e entender o ultraprocesso que coloca a mesma quantidade de farinha em 200 g de biscoito que o processo que produz 600 g de pão. Indicar fonte caso já exista. Obrigado.
Eu gostava de Diplik, salgadinho de milho de conchinha e da versão doce colorido e aquele suco q tinha 1 esquimó ou jarra desenhados.
@Bruno.Alowishus2 ай бұрын
Por volta dos 40m de vídeo que é mencionado "tipo" segundo a legislação brasileira produtos que tem nacionalidade por exemplo "chocolate suiço" só utilizar a nomenclatura se for fabricado na Suiça, se for feito no Brasil precisa utilzar a nomeclatura "chocolate tipo suiço", só um adendo e curiosidade pra quem lê rótulos e se depara com esse tipo de informação, outro exemplo disso é o queijo minas, se for fabricado em outro estado precisar rotulado como "queijo tipo minas". além disso muito bom o conteudo do vídeo, eu sou técnico em nutrição, tenho mais facilidade em entender essas informações, mas sem dúvida alguma é fácil pra quem não entende bem da área entender o conteudo. abraços!
@christiandutra4402 ай бұрын
54:37 alguém tem recomendação de apps de classificação de alimentos saudáveis? Substâncias etc
@paulaqueirosz3 ай бұрын
Obrigada por não culparem o feminismo pelo aumento no consumo de ultraprocessados. Um monte de gente joga a culpa da epidemia de obesidade nas nossas costas pq "as mulheres não cozinham mais" e não na falta de tempo, pobreza, aumento no custo de vida e carater viciante dos produtos
@naiarazamarchi65872 ай бұрын
me livrei do café e demorou um mês e meio para melhorar e hoje estou a 4 meses sem, bebendo meu só chá ou água pela manhã
@AnjoEscarlate243 ай бұрын
Corrigindo: Os refrigerantes já sofreram mudanças em sua formulação pra reduzir a quantidade de açúcar adicionado por substitutos menos calóricos, tipo, a glucose foi trocada por suco de maçã e/ou edulcorantes. Algumas marcas zeraram as calorias dos sabores originais. É uma tentativa de deixar de ser a grande vilã. 31:30
@heluilson3 ай бұрын
Muito bom o episódio, mas fico na dúvida em 30:17. Como um pacote de 100 gramas de biscoito tem a mesma quantidade de farinha de 12 pães (que são praticamente farinha e água)? isso dá mais de meio quilo de pão dentro de um pacote de 100 gramas
@henriquebarreto41243 ай бұрын
Quantidade de calorias, não é a quantidade de massa.
@heluilson3 ай бұрын
@@henriquebarreto4124 bom, ele falou "quantidade de farinha", e mesmo se fosse calorias, fui calcular e está muito longe desse valor. Uma duzia de pães tem cerca de 1700kcal, e um pacote inteiro de biscoito recheado varia de 320kcal até 500kcal
@guilhermevieira52773 ай бұрын
Acho q ele viajou ali
@henriquebarreto41243 ай бұрын
@@heluilson e se for um cacetinho?
@jdn12222 ай бұрын
Pessoal, quais são os aplicativos? queria passar a usar, mas não conheço nenhum.
@lorena_95052 ай бұрын
E tem as cozinhas solidárias do MST. Em São Paulo tem o frente alimenta também, que compra de pequenos agricultores e doa cestas com alimentos frescos.
@isabelaveiga13412 ай бұрын
Fiquei sem café quando fui passar uns dias na casa do meu irmão. Ele não toma café e não queria comprar para deixar estragar. Foi exatamente 3 dias, dor de cabeça e um leve enjoo. Depois passou!!
@FabianTecBR2 ай бұрын
Quando falam em ultraprocessados a maioria pensa na comida enlatada. Mas o pão 7 grãos fitness é bem mais que a ervilha enlatada que na maioria vai água e sal.
@ostreselementos2 ай бұрын
Boa observação! 🔍
@marcosdscheurich2 ай бұрын
Pão de forma aqui na Alemanha tem data de validade de mais ou menos 15 dias
@humsagazz3 ай бұрын
Caramba, agora que percebi que o Ruas com esses óculos e esse topete se parece muito com Gusta... Quero dizer, Nivaldo Lima e vc.
@ocryptoverso992 ай бұрын
Maravilhoso! adorei o conteúdo. Mas deixa o Ruas falar tadinho, toda hora ele vai falar você corta. Ótimo vídeo abraços!
@maisaboatopereiradamasceno81283 ай бұрын
Cadê a Rita Lobo que não está nesse programa , 😂. Só consigo pensar nela e no prof. Carlos Monteiro, claro. Eu aqui em Minas participo do estudo do NUPENS
@tadeofurtado3 ай бұрын
Pirulla, vou dar uma dica sobre "pão de fôrma". Compre um pão caseiro ou brioche pouco processados. Eles são ricos em gordura e açúcar, mas não são ultra processados. Corte bonitinho, ainda fresco. Congele em saquinhos, de duas em duas fatias. Quando for comer, basta colocar na frigideira ou sanduicheira, que fica igualzinho novo. Não é "light", mas é melhor do que o pão de fôrma cheio de aditivos.
@pedropagani2 ай бұрын
Esse video todo sem falar da sintese da amônia, talvez o principal fator responsável por acelerar a produlção de alimentos?
@motorita28822 ай бұрын
Bolacha torta de limão é maravilhoso!
@biazombine4 күн бұрын
Fiquei intrigada com a relação leite condensado X leite e fui procurar. O leite condensado de fato é mais calórico (justamente por ser condensado, tem menos água!), mas não entendi em qual sentido 1 colher equivale a 7 litros de leite. Fiz a comparação em calorias, de acordo com a TBCA. Uma colher de leite condensado (15g) tem só 48 kcal. Isso equivale a aproximadamente 140 ml de leite desnatado, metade de um copo! E se for comparar com o leite integral seria menos ainda, 80 ml. Talvez a comparação que o Pirulla fez tenha sido só uma hipérbole e meu TEA nao me permitiu entender? Estou intrigada até agora kkkkk
@brunovital42073 ай бұрын
Lembro quando eu era criança, comia muito fandangos de presunto. Aquilo tinha tanto sal que meus labios ficavam brancos. É absurdo o que essa indústria faz, nao tem a menor necessidade da quantidade de sal e açúcar que eles colocam
@Fasato3 ай бұрын
Alimentos processados que em seus ingredientes trazem elementos ultraprocessados, se transformam em ultraprocessados? Ex: bolo que se faz em casa que vai uma margarina, ou um fermento químico, açúcar refinado, isso sem mencionar os que vão essência de baunilha, achocolatado, leite condensado, pasta americana, granulado, cereja de xuxu com groselha.