objetivo do queer coding: demonizar trejeitos LGBTs resultado: eu me apaixonar pelos vilões da Disney
@jotahbrook3 жыл бұрын
exatamente, eu AMOOO o Scar
@vicenterosa253 жыл бұрын
@@jotahbrook metade do furries do mundo com certeza se descobriram assistindo rei leão kkkkkk
@jotahbrook3 жыл бұрын
@@vicenterosa25 mÃnokkkkk
@cinefilogay7 ай бұрын
na vdd esse não é necessariamente o objetivo do queer coding, codificar algo como queer pode ter vários significados. Exemplo: “X-Men” é uma obra codificada como queer que tem como intenção traçar paralelos entre a vivência marginalizada queer (e de minorias no geral) à vivência marginalizada de mutantes 😁
@Jaque7253 жыл бұрын
e o problema, obviamente, não é ter personagens vilões LGBT's (até pq geralmente eles são bem mais interessantes), mas sim que quase nunca há representatividade LGBT+ em personagens principais ou nos mocinhos, e se tem é algo muito mais sutil.
@Tcairoj2 жыл бұрын
Eu só conheço o Elliot do the magicians que é o melhor personagem da série, destaque de sobra, rei de tudo e ainda sim identificável até pra quem é hétero.
@Menina_Diamante Жыл бұрын
💜 - A Úrsula é trans 🖤
@QuaseVingativa3 жыл бұрын
A Disney tem um histórico muito forte de usar código queer nos seus vilões, mas nem sempre isso quer dizer que vem de um lugar de malícia, a própria Ursula por exemplo foi resultado da influência do Howard Ashman, um homem gay, na Pequena Sereia.
@RuivoRb3 жыл бұрын
Eu acabei de assistir Luca e, por mais que tenha me apaixonado pela história do luca e do alberto, me dói DEMAIS que eu não possa simplesmente afirmar que eles tenham se apaixonado e querido ficar juntos no filme, por isso não ter ficado "claro" e "oficializado" graças ao medo da retaliação do público homofóbico dizendo que isso não é assunto pra crianças e que "crianças não se apaixonam". Mas de qualquer forma, Luca já é um passo gigantesco. Se eu tivesse visto Luca nos meus doze, treze anos, talvez muita coisa em relação a minha vida afetiva e amorosa da época teria sido mais esclarecida pra mim.
@thiana3333 жыл бұрын
Mas tb tem Timão e Pumba representando os casais LGBT, inclusive adotaram Simba 🤗🤗🤗
@DanielMB19993 жыл бұрын
Eu sempre achei o personagem "Ele" genial. Não vejo ele como forma negativa na real
@zerefwill24332 жыл бұрын
Ele é perfeito
@izabelepereira46113 жыл бұрын
Pode trazer os queerbait nos animes? Principalmente aqueles que dão todos os indícios que há um personagem ou casal gay mas o autor insiste em dizer que se trata de um bromance? (ex.: anime Banana Fish e Yuri On Ice que claramente se trata de casais homoafetivos mas os autores insistem em dizer que são apenas "muito amigos".)
@juno92013 жыл бұрын
A autora de Yuri On Ice diz que aquilo é uma amizade? Como assim???
@amandaajala69803 жыл бұрын
No Japão existe diferentes demografias como bi-shounen e não vejo como queeebating como Sakura Card Captors que tem o Yukito e Touya e outros personagens Lgbt da da Clamp. Em No.6 a autora não diferencia amizade e de amor e também tem que levar em consideração que as obras são primeiramente voltada pros japoneses e a maneira deles lidarem com sentimentos amorosos é totalmente diferente da nossa.
@izabelepereira46113 жыл бұрын
@@juno9201 sim kkkkk eu fiquei ué meu anjo teve beijo e anel no dedo? Quero uma amizade assim tbm
@-piolho-3 жыл бұрын
@@izabelepereira4611 não li/assisti banana fish, mas yuri on ice sim e adoro! Só que eu não vejo um casal ali não, longe disso. Acredito que as coisas poderiam se encaminhar organicamente pra essa direção, mas não é o que caso. Amizades platônicas existem e retrata-las não é um apagamento.
@oioficial3173 жыл бұрын
@@-piolho- Se vc não vê romance entre o yuri e o Victor, reveja o anime
@nataliacaetano91943 жыл бұрын
Jonas, eu devo morar perto de você e da Nataly, porque eu sempre vejo vocês! eu queria muito contribuir porque eu gosto muito dos seus vídeos, acho eles muito importantes! mas nesse momento, não tenho nenhum tostão, mas quando eu tiver, eu contribuo... você pode falar mais do termo queer por favor? eu amei o seu vídeo sobre a teoria queer, eu já sentia essa teoria dentro do meu coração e agora preciso achar lugares seguros que falem sobre isso. E sobre os queers é muito melhor ver você falando sobre porque sempre cai como uma luva, não soa invasivo pra mim e nem como uma aberração que pelo menos alguns héteros fazem questão de dizerem que não entendem mas explicam isso que eles acham ser aberração mesmo assim. e eu não sei pesquisar essas coisas no Google e acabo achando umas fontes ruins. sou muito grata pelo seu trabalho
@jonasandrade49393 жыл бұрын
O que eu sinto muita muita falta, e o Ryan era meu herói na infância por isso, são personagens homens heterossexuais que são afeminados. Fala-se tanto sobre representatividade mas há pouquíssima representatividade de homens hétero que não correspondem ao ideal de gênero.
@tavin42022 жыл бұрын
concordo plenamente
@luizaglvao3 жыл бұрын
O trabalho que o Jonas faz é simplesmente impecável! Essa discussão é necessária, e vejo que o cenário já evoluiu muito, até dentro da Disney que recentemente colocou um casal gay no filme da Marvel (Eternos, o nome). Há esperança, pessoal haha
@nathaliafaria11773 жыл бұрын
Muito bom o video. E engraçado como isso fica no nosso subconsciente. Eu sou ainda confusa com a minha sexualidade e num trabalho espiritual que fiz depois de um episódio na minha vida em que havia tido uma espécie de relação com uma menina, eu senti o Ele dentro de mim como uma coisa "ruim" que estava dentro de mim. Hoje eu vejo a grande viagem que foi isso tudo e o quanto essas coisas mexem com nosso imaginários negativamente.
@gandalfdiggory2 жыл бұрын
Outro assunto que eu abordei no meu TCC sobre queerbaiting (que realmente está ligado a esse assunto, hehe). Eu não me aprofundei tanto nele, mas utilizei pra falar dos códigos de censura que ainda estão arraigados na produção cultural e que estão na gênese do queerbaiting. Além do Scar e da Ursula (que eu citei no meu trabalho), na Disney vc tem o Frollo do Corcunda de Notre Dame, o Le Fou de A Bela e A Fera (que eh pareado com o Gaston que tb eh um queer coding que vai pro lado hiper mssculino), a Cruella DeVille (que usa uma make de drag queen praticamente), o Jafar de Alladin... e por aí vai.
@juliacarina91713 жыл бұрын
Queer coding = julrose e Marcaniel (ladybug) gosto da representação desses casais no desenho porque em alguns países o desenho seria bloqueado se fosse mais explicito, e a criança acabaria crescendo sem ter nenhuma representatividade por morar em um país que censura, mas ao mesmo tempo é claro o suficiente para quem é conseguir perceber
@Fulanuendel Жыл бұрын
Agora entendi porque o os três vilões que você citou no final sempre me encantaram tanto 😅
@liviaboer21423 жыл бұрын
Muito bom o vídeo Jonas!! Me fez lembrar do documentário The Celluloid Closet, que inclusive tem aqui no youtube. Ele é de 95 e faz uma análise da representação e como eram retratatos personagens LGBTs em filmes da época. Vale muiiiiito a pena assistir!
@euqinecart333 жыл бұрын
O único defeito desse vídeo é que não é mais longo 🖤
@marinathea9902 жыл бұрын
Chocada com Scar, nunca tinha pensando nele ou na Úrsula assim. Ótimo vídeo!
@BrunoOliveira-si8tz3 жыл бұрын
O vídeo acabou e eu assustei, achei que eu tinha avançado sem querer. Quando finalmente chegou nos exemplos do tema do vídeo ele acabou. Queria ver você falando mais sobre o tema!
@eduardarodrigues80743 жыл бұрын
também quero, na hora que tava ficando bom acabou :(
@Hydora23022 жыл бұрын
Acho que finalmente entendi o porquê a Ursula é meu personagem favorito da Disney, seguido pelo dr facille e o scar
@neeumatiko3 жыл бұрын
Olá! Sou também ume criadore de conteúdo no KZbin, da Galiza. Muito obrigade pelo seu vídeo, adorei! Que bom topar canais assim de interessantes na minha língua com diferentes sotaques. Vou recomendar agora mesmo no Twitter o seu trabalho. Não sei se já falou noutros vídeos, mas conhece o termo "queerbaiting"? Ray de High School Musical foi acusado disso também. Fai referência à inclusão de personagens com os que a audiência LGBTIQA poda se sentir incluída, mas sem perder o público mais tradicional ao nom confirmá-lo. É uma estratégia de marketing muito criticada. De novo, muito obrigade! Já fiquei inscrite, sou mui fã :)
@pedroflorentino12953 жыл бұрын
Jonas te admiro demais! Sucesso!
@AlessandroAued3 жыл бұрын
Entendo demaaaais o queer coding. No colégio algumas meninas falavam, obviamente como forma de deboche, que eu parecia demais como o ELE das meninas super poderosas. ai ai...
@llazarus773 жыл бұрын
amei! quando for falar de queerbaiting não esquece de incluir dean e castiel de supernatural, por favor! fizeram o público de otário até o último segundo da série.
@neitokeru2 жыл бұрын
Eu amo esses viloes gays, o mais engraçado é que eu me sentia represantado por eles já que eram muito interessantes e meus amigos heteros tbm. As vezes esses termos militantes acabam mais piorando do que ajudando porque por conta disso agora os vilôes estão mais heteros para não esteriotipar ou ofender o movimento, mas ainda não temos destaque lgbtq+ para os mocinhos, logo no final das conta não temos mais nenhum personagem de destaque heroi ou vilão lgbt...
@neitokeru2 жыл бұрын
@@JonasMaria Entendo, ainda mais pra uma criança que pode associar tal personalidade e com pais preconceituosos reforçando ainda mais esse achismo.
@JonasMaria2 жыл бұрын
@@neitokeru sim! Isso que você pontuou é importante, muitos de nós gostamos desses vilões, mas a gente também merece alguns heróis
@neitokeru2 жыл бұрын
@@JonasMaria Com certeza!
@zerefwill24332 жыл бұрын
Os mocinhos geralmente são chatos
@AlessandroAued3 жыл бұрын
Jonas, eu já curtia seus vídeos, mas preciso dizer que esses últimos estão primorosos. parabéns!
@henrq33 жыл бұрын
Jonasssss, amei muito o tema do vídeo, pena que acaba tão rapidinho. Comecei as pesquisas pro meu pré-tcc esses dias e eu pretendo analisar justamente o queer coding em desenhos animados infantis, se vc tiver artigos ou livros relacionados ao tema, por favor me indique 🥺🥺
@lielmarin38143 жыл бұрын
Amei o vídeo, ansioso pra assistir os próximos!
@barbarasalviano3883 жыл бұрын
Oi Jonas, não sei se você conhece a KZbinr Rowan Ellis, ela é inglesa e faz vídeos muito elaborados e uns deep dives mesmo justamente sobre cinema queer, inclusive um sobre o queercoding da disney e seus vilões, é muito interessante, caso você queira procurar! Gosto bastante dos vídeos dela, são muito informativos, e o assunto desse vídeo me remeteu muito a ela. ❤️
@maisaoliveiraa2 жыл бұрын
Jonas sempre trazendo conteúdo de qualidade e informativo. Obrigada : )
@afonsobarroso13073 жыл бұрын
Eu indicaria tb como exemplo negativo o Jafar de Aladdin
@zerefwill24332 жыл бұрын
O ELE é um dos melhores personagens dos desenhos.
@patysketch61113 жыл бұрын
6:07 A ÚRSULA FOI FEITA COM ESTERIÓTIPOS LGBT????? O SCAR TBM??!! POR QUANTO TEMPO EU DORMI?
@amandaajala69803 жыл бұрын
A Úrsula foi inspirado em uma DragQueen.
@patysketch61113 жыл бұрын
@@amandaajala6980 Att, mas e o Scar? Eu ñ entendi
@amandaajala69803 жыл бұрын
@@patysketch6111 O Scar eu não pesquei também.
@izisilva3 жыл бұрын
Sempre maravilhoso, Joninhas ❤
@PedroVictorCarvalho3 жыл бұрын
Muito bom o video, não poderia deixar de comentar pra engajar (:
@ecolarosa24012 жыл бұрын
Quando era criança morria de medo do personagem Ele, só fui assistir a pequena sereia com mais de 19 anos e amei a mensagem da música "pobres corações infelizes", a Úrsula ironizando a imagem do que seria uma mulher ideal aos moldes do conservadorismo. Hoje aos 23 acho esses personagens incríveis, acabou que hoje em dia prefiro eles do que os mocinhos...
@amandaajala69803 жыл бұрын
Valentina já está na Netflix e nós estamos aguardando a análise.
@guicalotes2 жыл бұрын
Jonas, nada a ver com o assunto, mas sério, nesse você estava muito, muito lindo, tipo, deslumbrante. Meu crush eterno.
@nandoamador22343 жыл бұрын
Alguém está vendo Transparent na Amazon?
@brunaolii3 жыл бұрын
Meus deus jonas eu nunca tinha feito essa associação
@FileCode14593 жыл бұрын
eu adoro esse tema do Hayes Code, uma pena esse video ser tão curtinho, porque há tanto a se dizer! mas com relação a Disney, ela continua conservadora, porém menos. acredito que ela tenha liberado algumas coisas pq vê que dá audiência. um exemplo muito curioso é a animação A Casa da Coruja (The Owl House), onde a personagem principal é bissexual, e se apaixona por uma de suas colegas de escola, que é lesbica. A série teve uma primeira temporada de sucesso, onde os criadores deixaram extremamente evidente, através dos comportamentos das personagens, que elas tinham sentimentos romanticos uma pela outra. os criadores, de algum jeito, conseguiram fazer com que elas realmente ficassem juntas na segunda temporada, mas em troca disso a Disney cancelou a série
@mariaedut15 Жыл бұрын
E eu tinha um medo do Her das meninas superpoderosas quando era criança... Acho que é pq fui criada na igreja e ele ela um pouco a figura do "satã" cristão 🤦🏻♀️
@jonasandrade49393 жыл бұрын
Vídeo super necessário, mas uma pessoa heterossexual tem tanta percepção sobre um personagem queer quanto alguém LGBT, pois toda a sociedade vive o gênero, de modo que mesmo em trejeitos pequenos em uma escola, por exemplo, meninos heterossexuais que estão dentro do ideal de gênero masculino percebem que tem algo diferente naquele colega de escola, mesmo algo mínimo. Portanto, uma pessoa LGBT e uma pessoa heterossexual, dentro do ideal de gênero, possuem a mesma probabilidade de perceber uma personagem queer.
@nay64533 жыл бұрын
Adorei o vídeo, obrigadaaa
@tayanagomes7703 жыл бұрын
te amo jonas
@camposdamorte3 жыл бұрын
Caraca, a Úrsula eu nunca tinha percebido isso, vou até assistir outra vez pra ver como percebo a personagem agora adulto
@claragrica3 жыл бұрын
O design dela foi baseado na drag queen Devine
@AlessandroAued3 жыл бұрын
Já estou esperando o queer baiting e o queer catching.
@sophiavieira97902 жыл бұрын
Agora entendi, porque eu gosto tanto de vilões da Disney
@felipelapes2 жыл бұрын
Eu amo o Scar. Não tem como ver aquele Leão e não pensar "hmmm tem alguma coisa aí nessa gatinha, tem um queer a mais aí" kkksk Uma Gay bem Clodovil
@jigs20163 жыл бұрын
E a Elsa cantando: livre estouuuuu, livre estouuuuu!!!
@mendonzamundi3 жыл бұрын
O Hades do Hércules também é outro caso negativo de Queer Coding
@tonaguiarr3 жыл бұрын
sempre videos ótimos
@Gloriabelfrey Жыл бұрын
Porque nunca existiu um herói,um vilão gay
@gandalfdiggory2 жыл бұрын
Quanto ao Ele, eu tenho mixed feelings. Por um lado ele tem isso de vilanizar, mas funciona como uma sátira incrível com o discurso judaico-cristão que associa a homossexualidade ao demônio.
@cinefilogay7 ай бұрын
Acho que codificar vilões como queer nem sempre vem com a intenção de ataque ou de marginalizar a nós ainda mais, a própria Ursula é uma homenagem do Howard Ashman, gay, à divine
@princesagourgeosglammour24923 жыл бұрын
Alguem aqui é fa de miracolous? Se sim, vcs acham que rola isso?
@thiagofernandes85693 жыл бұрын
Muito bom esse video
@uriflegler95923 жыл бұрын
muito bommm
@alessagillespie35963 жыл бұрын
amei o vídeo
@caio_s3 жыл бұрын
Queer coding? Posso confirmar, há muitas pessoas queer em programação e codificação de computadores
@carmonobre8023 жыл бұрын
Homens lindos e informativos
@heyfellows90172 жыл бұрын
Estranho? Me senti tão into it
@Anagarieella13 жыл бұрын
Muuuito bom
@MariaClara-ik8zu3 жыл бұрын
Muito detalhe amei
@mimikalc2 жыл бұрын
Queerbait em sherlock bbc eu fui eu tava
@SignaBallaminut3 жыл бұрын
Eu sei que a Ursula foi criada com inspiração numa drag queen, mas tanto a Ursula quando o Scar não vejo nada de queer neles.
@renebmoreira3 жыл бұрын
💜
@coelhadalua84072 жыл бұрын
Não te apoio, mas viva como quiser não to querendo ficar batendo boca.
@yuripietro57182 жыл бұрын
Saia daqui
@inglydibrito53793 жыл бұрын
Mas nos casos como o de ham com o Ortega que era gay poderia ser uma forma de representatividade?🤔