Tem uma brasileira que mora na Alemanha que contou em seu canal (canal da cris) sobre a língua alemã não ter a expressão "opção sexual", mas sim algo mais próximo de "orientação/condição sexual" e com isto a população questiona menos sobre a sexualidade ser uma opção. Como na lingua portuguesa usou-se muito a expressão "opção sexual" muita gente ainda "argumenta" o sentido optativo que existiria na sexualidade. A Cris é uma mulher LGBT casada com uma Alemã e entrou neste tema da língua moldando a visão social em um dos vídeos.
@gabrielsilva-pl3dx2 жыл бұрын
Que interessante
@maraneris23932 жыл бұрын
Olha aí...
@higorjr41012 ай бұрын
Chama-se "principio relativisco de Sapir Whorf". Resumidamente, essa teoria afirma que o seu idioma materno influencia na sua cognição. Em outras palavras, se vc é japonês, q fala japonês, vc pensa diferente de um alemão ,que fala alemao.
@jr0bkcАй бұрын
😮
@gustavodelfino23312 жыл бұрын
Adoro a Jana 100% nem aí! "Eu tô reclamando porque eu quero reclamar, eu posso."
@luccagreco2 жыл бұрын
Apenas o vídeo mais esperado da América Latina, quiçá de todas as Américas, quiçá do globo todo. Obrigado pela ótima análise, Jana! E pelo deboche também, obviamente
@elizeup9602 жыл бұрын
Fraca e boba
@Mozarteen2 ай бұрын
Recomendo o vídeo: A CHEGADA - CENAS EM DETALHES: A Linguagem como Visão de Mundo Do Pablo Villaça. Se vocês não se emocionarem...
@rafaelcruz99732 жыл бұрын
Eu pessoalmente não deixo a ótica estadunidense afetar a minha experiência cinematográtifca porque sei apreciar a qualidade técnica do filme (e é um filme espetacular) com a consciência de quem o fez e pra quem o fez. Quando eu comecei a ter um olhar crítico para isso, notei que sempre que os filmes deles falam de guerra ou quando tem um país "malvado" que eles têm que derrotar, é SEMPRE Russia ou China, sempre. É um imaginário coletivo que se instaurou no país e é como a maioria deles veem o mundo, e isso está presente na maioria dos produtos culturais estadunidenses, do mais conservador ao mais progressista.
@carlafernandescarvalho20232 жыл бұрын
Sim, também fico em paz com isso. Amo Star Trek e é o mesmo, inclusive com a ideia de tradução, assume-se que é linguista e tradutora e, talvez, até uma pesquisa como fizeram com hieróglifos. Somos nós vendo a produção cultural deles. O filme é ótimo. Os comentários da Jana são ótimos também.
@inahypier16462 жыл бұрын
Engraçado, eu estava me lembrando dias atrás, da primeira versão de O dia em que a Terra parou, quando uma senhora na pensão onde morava a personagem da Patrícia O'Neal, dizia ( mais ou menos assim),para todos "que não é de outro mundo, é daqui mesmo, e nós sabemos bem de quem", e acompanhando a fala com trejeitos faciais que deixavam bem claro quem era o Quem.....
@thalesweber2 жыл бұрын
Eu acho que dá pra entrar nesses dois lados. Dá pra ter um olhar critico a respeito de como estadunidenses veem gostam de enfiar guerra e conflito e tudo, e como o "inimigo" ou o "malvado" é sempre Russia e/ou China. E também dá pra apreciar o trabalho de pesquisa e a execução tecnica do filme em si. Eu particularmente já acho incrivel eles terem feito um filme sobre comunicação com alienigenas, porque sempre se colocam no lugar do embate e etc.
@cartermariano2 жыл бұрын
@@carlafernandescarvalho2023 Fico pensando se o episódio 'Darmok' é um preferido entre Linguistas ou tradutores. Foi pelo menos o episódio que me motivou a fazer o ENEM pra Letras e me tornar tradutor.
@OliveiraFogo Жыл бұрын
Eu, pelo contrário, a ótica estadunidense, ou melhor contexto, sempre me afeta. E para mim, o texto (a obra) e o contexto (quem faz, quando faz, pra que faz etc.) são inerentemente importantes e indissociáveis. E um imaginário coletivo é construído, e grande parte desses filmes servem de propaganda e formação na sociedade capitalista imperialista.
@lus.n70092 жыл бұрын
"O filme 'A Chegada' é o momento em que linguistas finalmente se veem representadas, mesmo que seja falando com alienígenas. "
@JanaViscardi2 жыл бұрын
hahahaahah
@elizeup9602 жыл бұрын
Exato! Visibilidade provocante.
@them4n0el2 жыл бұрын
Nossa, que vídeo perfeito. A parte do determinismo linguístico me fez pensar em 1984 (Orwell), que traz uma discussão interessante sobre como a redução das palavras em uma língua poderia servir como um mecanismo estatal de controle social. A “novafala” que a obra orwelliana propõe, creio, daria um bom vídeo.
@Nam-cs3tr2 жыл бұрын
Bem parecido com o mundo real só que no caso do Brasil foi a diminuição dos idiomas aqui falados como forma de controle social pela coros portuguesa. Enfim, língua é poder né. Fico feliz de hoje em dia mais e mais gente buscarem aprenderem idiomas originarios
@sisifa.cansada Жыл бұрын
George, o entreguista.
@BrunoFAlexandre2 жыл бұрын
Acho incrível como eu posso achar A Chegada um dos melhores filmes da última década e ainda concordar com a maior parte do que você disse.
@Jackson_jpb2 жыл бұрын
Eu sou de exatas, mas gosto tanto de ver você ensinando linguística. Fico maravilhado com as nuances da comunicação. Eu gostei muito desse filme e foi nele que conheci a teoria Sapir Whorf
@FlaviaCarvalho2 жыл бұрын
Jana você reclama com tanta classe...nem reclamou tanto assim...reforço, amei o video❤
@SrPeevish2 жыл бұрын
6:10 eu grito ESTADUNIDENSE toda vez que ouço/leio "americano" kkkk
@rodiceiarodrigues11472 жыл бұрын
Somos 2
@helienecarneiro19152 жыл бұрын
Me too kkkkk
@louisenobrega61832 жыл бұрын
é Estados Unidos da AMÉRICA. A gente faz a mesma coisa com o Brasil...
@FernandaArno2 жыл бұрын
Vim por indicação do Ora Thiago (que comentou sobre seu vídeo no vídeo mais recente dele) e adorei, já me inscrevi e vou maratonar seu canal todinho 👏👏👏
@dihkis2 жыл бұрын
eu assisti esse filme no cinema, não acredito que faz 6 anos já mdsss como leiga, achei legal o filme, mas vc tocou em uns pontos q na época eu não tinha percebido. vc poderia fazer mais vídeos assim, gostei
@luizclaudino2 жыл бұрын
Gosto muito desse filme por ele me proporcionar reflexões que nunca tinha feito quanto a linguagem. Mas suas críticas sobre o ponto de vista estadunidense batem 100% com o que também me incomodou na obra. Obrigado pelo vídeo com adicionais e comparativos do conto, que até então desconhecia a existência.
@lorenzopriottodossantos31062 жыл бұрын
Jana, faça mais críticas de filmes ou livros relacionados ao seu conteúdo porque esse vídeo ficou simplismente perfeito! Ótimo conteúdo, parabéns!
@JanaViscardi2 жыл бұрын
Eba, farei! :)
@letraduz2 жыл бұрын
@@JanaViscardi um que talvez possa ser interessante é anabomber que fala sobre linguística forense e terrorismo hahaha xerooo
@danivalentevalente Жыл бұрын
Endosso o pedido da colega! ❤
@marcio6032 жыл бұрын
Excelente vídeo Jana! Obrigado por compartilhar! Adorei ver essa discussão sobre o filme com todas essas pontuações e comentários que fez! Não pare! :)
@JanaViscardi2 жыл бұрын
Muito obrigada 😁
@AdrianaElizabeth762 жыл бұрын
Quando você mencionou a catequização dos indígenas, me veio à mente a cena do filme "Caramuru: A Invenção do Brasil" (2001), quando os protagonistas estão conversando (para nós em português) sem se compreenderem, rsrs Muito boa a análise, já estou em busca do conto.
@naomyduarteg2 жыл бұрын
Sou física e fiquei pensando em como a Jana ia explicar o princípio de fermat, porque eu particularmente acho super difícil explicar isso pra quem não fez cálculo 😂. Mas mandou bem, Jana! Adorei a análise. Meu sonho a Jana comentar o livro Sobre os Ossos dos Mortos 👀
@JanaViscardi2 жыл бұрын
A alegria de ter sobrevivido ao princípio de fermat 😂😂 não conheço o livro, vou procurar!!
@PMfixman2 жыл бұрын
Eu ia acrescentar no meu comentário algo parecido sobre como a Jana lidou com o conceito, mas fica bem melhor partindo de uma especialista. Mas o ruim mesmo para mim foi não entender bulhufas de como o determinismo linguístico que a protagonista inferiu se relaciona com o princípio de Fermat a ponto de que ela passasse a ter a capacidade de vivenciar presente e futuro acontecendo ao mesmo tempo, mas parecendo "lembranças" do futuro. Já foi discutida essa questão de passado, presente e futuro serem ilusões pq todos esses instantes estariam ocorrendo concomitantemente. Como isso se relaciona com Fermat eu não entendi tb. E eu conheço o princípio inclusive sob o aspecto matemático, e tb tenho boas noções de relatividade geral (mas aí minha matemática começa a falhar), e algo de mecânica quàntica. Aí mistura tudo isso e a moça, com o determinismo linguístico, passa a ter essa experiência inusitada. Na época em que assisti o filme eu pretendia até dar uma pesquisada para saber se algum físico me tirava dessa confusão, mas o tempo foi passando e eu me esqueci do caso. Vou anotar e voltar a procurar.
@paolacossetin Жыл бұрын
@@PMfixmantalvez pelo meio mudar a velocidade e trajetória, pode se preferir que o meio (o pensamento alienígena) muda a trajetória da percepção do tempo, pq na teoria da mudança do meio no casoudo feixe de luz ele ganha uma inclinação e vemos ele diferente, mas é o mesmo feixe, e como a teoria tem a ver com a luz e a luz doa astro distantes que vemos hoje dão tem temos passados tenha ver com isso.
@PMfixman Жыл бұрын
@@paolacossetin Acho essa hipótese bem ousada e não a conheço. Mas vou dar uma pesquisada para ver o que encontro. Obrigado.
@fffelipebatista2 жыл бұрын
Eu sempre amei esse filme justamente pelo fato de ele retratar a vida e o trabalho de uma linguista em uma situação caótica de identificação de uma língua. Entretanto, me perdi, e sua ótica foi completamente importante para que eu assumisse outros pontos de vista com criticidade, Jana! Muito obrigado por essa análise de 40 minutos - e por todo o tempo extra que usou para produzi-la.
@vivianegmoraes2 жыл бұрын
Poooo, eu vou fazer de minhas as suas palavras!! Adorei esse filme, mas porque olhei por outros ângulos, outras viagens e tal… mas, sim, do ponto de vista da linguística, Jana deu aquele aulão maroto, cheio de conhecimento, sagacidade e ironias deliciosas… valeu, Jana!!!!
@arthursdc2 жыл бұрын
Jana, que vídeo legal! torcendo pra você fazer outros desse gênero :)
@JanaViscardi2 жыл бұрын
Muito obrigada 😁
@macacocintilante2 жыл бұрын
Jana pode tudo. Amei as reclamações e discussões. ❤️
@AlexandreTomaz2 жыл бұрын
Muito bom 👏🏻 👏🏻 👏🏻
@luisagabrielag2 жыл бұрын
Sensacional, Jana! Amei esse filme e sempre quis saber mais sobre o tema. Excelente vídeo!!!
@camilarosacarvalho52392 жыл бұрын
Te amo, Jana. Vc é sensacional. Sempre se lembre de que vc é maravilhosa. Seus apontamentos são deveras necessários. Um beijo.
@JanaViscardi2 жыл бұрын
Muito obrigada por seu comentário, Camila! Tô numa fase meio difícil por aqui e realmente me senti abraçada.
@camilarosacarvalho52392 жыл бұрын
@@JanaViscardi eu tb estou passando por um momento muito difícil na vida, mas seus videos me ajudam a lembrar que uma crítica pode tirar um sorriso da gente. Vc é um poço de água limpa.
@xlimamoura2 жыл бұрын
Esse filme é um dos meus favoritos. Obrigado pela análise tão detalhada ✨
@phelipe_matos2 жыл бұрын
Muito bom te ver por aqui.
@JanaViscardi2 жыл бұрын
@xlimamoura2 жыл бұрын
@@phelipe_matos mas olha, muito bom de ver por aqui tbm!
@xlimamoura2 жыл бұрын
@@JanaViscardi ♥️
@wn90152 жыл бұрын
Conheci recentemente seu canal... não faz ideia de como essa analise foi gratificante para mim. Estou passando por uma recuperação de um Derrame, com isso a percepção de tempo foi muito alterada, essa é uma das obras que mais me auxilia a interpretar essa nova percepção, com essa forma q vc abordou o livro, fortificou mais ainda minha nova forma de interpretar! Ótimo trabalho!
@JanaViscardi2 жыл бұрын
❤️❤️
@MrPocketboy2 жыл бұрын
Amando Jana! Fala mais dessas intersecções filme/linguagem. E vc fala muito bem sim sobre
@rainacartinelli7232 жыл бұрын
Jana, adorei sua observação sobre a forma como os outros países foram abordados no filme. Você foi a primeira pessoa que abordou esse problema, o qual me incomodou profundamente quando assisti ao filme.
@maraneris23932 жыл бұрын
Tudo esse vídeo, Jana ❤️
@JanaViscardi2 жыл бұрын
❤️❤️
@ElianeFerreira102 жыл бұрын
Foi ótimo. Amei o vídeo
@flaviagarciadecarvalho2 жыл бұрын
Gostei muito do vídeo e estou compartilhando como um comentário sobre as representações da Linguística como ciência e da linguista como cientista. 😁👍
@camilasouza56392 жыл бұрын
Que prazer enorme assistir esse vídeo. Meu Deus. Estou no final de um mestrado em que me sinto exausta e sem interesse por nada. E ouvindo a professora debater um filme, e trazer tantos e tantos pontos instigantes sobre a linguística, a relação entre línguas e realidade, me relembrou o porquê de estudar... Estudar é vida neh ? Eu pelo menos, quando estudo , me sinto viva. Grata, professora Jana. Vou compartilhar o vídeo. ❤️
@JanaViscardi2 жыл бұрын
Um beijo pra vc! ❤️
@sandrakusterful2 жыл бұрын
Amei sua reclamação!
@sigotek2 жыл бұрын
Ninguém fala mal do meu Denis Villeneuve (brincadeira gente) rs. Foi um dos filmes mais marcantes que eu já vi. Uma melancolia profundamente linda e triste. Mas sim, tive que ignorar a narrativa do "bem contra o mal". A trilha sonora é lindíssima.
@JanaViscardi2 жыл бұрын
mas não se aborreça, tô falando mal dele não rs
@sigotek2 жыл бұрын
Nunca vou me aborrecer com vc Jana! Adorei a análise 💙
@GuilhermeGhee2 жыл бұрын
Jana! Que análise interessante... vc pontua tantos caminhos pra onde essa conversa pode caminhar. Sua produção é atemporal, e sempre será bom ver sua crítica... seja de um “notícias incríveis “ ou de algum filme que te chamou a atenção. Vc lê o instante e não somente ele. Assim como a linguista da obra.
@JanaViscardi2 жыл бұрын
muito obrigada, Guilherme
@modemasi2 жыл бұрын
So assisti hoje!! Melhor reclamação que já ouvi. Tomara que venham mais “reclamações” assim de outros filmes. Amei !!
@JanaViscardi2 жыл бұрын
🥰🥰
@sheilahansen91962 жыл бұрын
Jana, muito interessantes os seus comentários sobre o A Chegada! Tive vontade de assistir o filme de novo… Mesmo com a marca registrada de Hollywood (os conflitos e as guerras, a imagem de outros povos como “selvagens e autoritários”), eu gostei muito do filme, quando assisti há alguns anos… Vou ver agora com mais atenção aos elementos que você trouxe! Valeu!!! 🌷🙏🏽😘😘
@morgana21062 жыл бұрын
Uau! Adorei essa resenha, mesmo que tardia. Eu não li o conto, mas lerei. Depois, voltarei ao filme, que eu adoro.
@leonardopontes7556 Жыл бұрын
Vídeo maravilhoso Jana! Terminei de ver hoje, depois de 1 ano que havia começado a ver. É que estive lendo sobre Sapir e me lembrei do filme e me lembrei do seu vídeo (que havia a começado a ver, mas não terminei). Amo seu trabalho e inclusive já indiquei para um amigo que está estudando Letras!
@semavatar81062 жыл бұрын
Assisti o vídeo até o final....q vídeo bom!!!
@linguaciencia2 жыл бұрын
Adorei a análise e os comentários, Jana! Tu comentou coisas que eu não tinha percebido. E fiquei com muita vontade de ler o conto! Vou buscar. Me incomoda o extremo do determinismo linguístico, então adorei quando tu recomenda relativizar tudo isso. 💙
@Vivianipp2 жыл бұрын
Estou amando esses temas que vc tem trazido 🤩🤩🤩 Costumo indicar esse filme pra meus alunos do avançado (de inglês) quando estão estudando usos do present perfect, para ilustrar essa ideia do relativismo linguístico.
@PAULOCESARSANTOCOSTA2 жыл бұрын
Amei amei amei. Não sou linguista mas tive contato muito superficial na minha graduação em Relações Internacionais com temas que tocam ou que são efetivamente da área, e adorava. O vídeo serviu pra eu pegar algumas referências aqui hahah
@laurafernandez28482 жыл бұрын
¡Ah! ¡Al fin! Al fin alguien que habla largo y tendido y con fundamento acerca del tal filme tan promocionado. Al fin. Por todo lo que dijiste, prefiero el cuento escrito.
@JanaViscardi2 жыл бұрын
:)
@MrWillianLima2 жыл бұрын
O melhor vídeo, amei.
@JanaViscardi2 жыл бұрын
🥰🥰
@marcianestardo11312 жыл бұрын
Genial!!!! Amei o vídeo em cada minuto. Eu, como seguidora assídua, eatava com vergonha de assistir vom 2 dias de atraso, mas tenho justificativa. Mudei de casa e ainda estou nadando em caixas por todos os cômodos. Ontem a noite nós cuidamos da parte mais importante da casa: a estante da sala. Era um tal de 'história', 'literatura', 'linguística', 'teatro', 'antropologia', 'linguística', 'teoria literária', 'islamismo', 'poesia', 'ficção científica', 'didáticos', 'marxismo' e mais 'linguística'... Meu marido propôs que nosso próximo mobiliário seja uma estante extra, somente para meus livros. Beijas, Jana.
@andrezacarine1562 Жыл бұрын
Adorei, Jana. Eu me formei em Letras e nunca fiz nada com isso, mas quando vejo seus vídeos eu me sinto de volta naquelas discussões e essa sensação de que estão incidindo luz em coisas que estavam na minha frente e eu não estava vendo antes. Gostoso demais
@antonioeusou2 жыл бұрын
eu amei, do começo ao fim
@moniqueamaraldefreitas10352 жыл бұрын
Jana, que vídeo ótimo! Nem senti os minutos passar e me senti contempladíssima nas suas reclamações haha
@lilianoliveira30312 жыл бұрын
Hahahaahhahaahaha olha aí, sabia que esse dia ia chegar! Nada como a calma e a paciência pra aguardar a sua análise! Muitíssimo obrigada ps: é bem capaz de estarem fazendo o remake que nem top gun kkkkkkkkkkkkkkk
@alvarocafe2 жыл бұрын
Agoooora sim, janerrrsss se divertindo
@alvarocafe2 жыл бұрын
Gente, que maravilhoso esse vídeo por favor mais Jana reagindo a filmes!! Eu sempre me incomodei um pouco com esse filme e me senti representado demais, e claro que você foi ainda mais longe e criticou o conto também S2
@kelvinyamaguti2 жыл бұрын
Jana, que vídeo incrível!
@nubiahuff2 жыл бұрын
Cada vez gosto mais dos teus vídeos 🥰
@violencnoviolet2 жыл бұрын
Vídeo sensacional, Jana! Adorei!
@pacellelucas2 жыл бұрын
gostei mt do vídeo, pf traga mais vídeos assim :))
@jessikacastellani5352 жыл бұрын
Gostei do filme, mas esse vídeo é ainda melhor
@fabiulasurdi57392 жыл бұрын
Eu gostei muito do filme por refletir sobre a linearidade do tempo, além de toda a questão linguística. Precisei assistir para um trabalho da pós graduação de Linguagem e educação EAD.
@wenyx12 жыл бұрын
Me inscrevi. Obg por existir. Abraço.
@JanaViscardi2 жыл бұрын
@LuisFelipe-xf4mh2 жыл бұрын
JANA VOCE É MARAVILHOSA! Na época que vi o filme fiquei procurando por reflexões assim na internet e não achei. Sempre que vejo um filme que ressalta essa ideia de que para ter graça tem que ter violência ou conflito internacional procuro vozes que critiquem isso e não encontro. Sempre que vejo todo esse "modismo" no youtube sobre fazer resenhas de obras atuais e dar ou não spoiler, e fico apenas tentando entender por que a gente se submete tanto à linguagem das redes, sigo não encontrando vozes que critiquem isso. Enfim, obrigado por nos ensinar a refletir sobre cada palavra e ação que nos rodeia, há tantas coisas que apenas replicamos que não fazem o menor sentido e quanto mais luz colocarmos sobre elas mais poderemos ver que há um universo de possibilidades de vivências diferentes!
@ruykbarbosa40852 жыл бұрын
Adorei o vídeo. 👏👏👏
@ruykbarbosa40852 жыл бұрын
Jana, permita-me a intimidade😇, já que vc pediu dicas de filmes a serem comentados, eu sugeriria o Lola rennt ( Corra, Lola, corra). É um filme com tantas camadas semiológicas. Já assisti a ele zilhões de vezes por razões de ofício , mas sempre me deparo com detalhes interessantes e perspectivas de leitura. Super recomendo. Saúde e sucesso sempre. 😉👍🙃
@anylima84772 жыл бұрын
Quando assisti, lembrei de você. Pensei, bem que a Jana podia fazer um vídeo sobre. Desejo realizado. 😍
@kcarrasqueira2 жыл бұрын
Dei like antes mesmo do vídeo começar só pelo tema!
@edvaldotangerina952 жыл бұрын
A Jana fez doutorado em reclamações. Kkk simplesmente maravilhoso este vídeo. Depois de 6 anos eu aqui pesquisando justamente o filme a chegada e o aprendizado linguístico . Muita coincidência. Gratidão
@deboracabral8282 жыл бұрын
Jana!! Já disse o quanto te admiro hoje? VOCÊ É FODA!!!
@JanaViscardi2 жыл бұрын
Querida ❤️
@JanaViscardi2 жыл бұрын
APROVEITANDO: como tá o projeto da casa na frente do lago? NÃO ESPERO MENOS DE LINGUISTAS 😂😂
@fabio.lous_2 жыл бұрын
Eu diria que reclamou pouco... Hahaha Mas não vi o filme e nem li o conto. E aí da assim, cá estou eu vendo esse vídeo... 😂😂😂 Mas esse negócio de usar os tempos verbais para definir sobre o que está falando é massa demais!!! Me chamou atenção, não vou mentir
@vivianeas69652 жыл бұрын
Eu amo esse filme, justamente pela relação com o tempo. Jana, que maravilha este vídeo. Várias dicas, aprendizados de forma leve e bem humorada que é sua marca.
@JanaViscardi2 жыл бұрын
🥰🥰
@raakimbr2 жыл бұрын
Foi ótimo esse vídeo, Jana!
@baladevavd2 жыл бұрын
Adorei... Muito bom!
@renatacristina22732 жыл бұрын
Eu nem vi o video... e amo esse filme.. e to com medo de Jana ter odiado... mas independentemente de qq coisa, Jana é maravilhosa!!!
@mariana_bortoletti2 жыл бұрын
Mas quando que a chegada de alienígenas na Terra seria visto como qualquer outra coisa que não um conflito? Eles até poderiam ser pacíficos, mas certamente pareceria uma invasão e a gente veria como conflito. Fez muito sentido. Sobre a casa do lago, ela conquistou depois da função toda, a casa não aparece antes. Então, ela teria mais dinheiro do que quando era professora.
@carlanascimento36142 жыл бұрын
Te amo Janaaaa ! Bom dia amore! ❤️
@thaisverena11 ай бұрын
Um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. Com exceção das questões culturais típicas de filmes estadunidenses, eu não sabia dos outros aspectos que você trouxe e achei super interessante a sua crítica. Continuo amando o filme, mas agora com o conhecimento do que é real e o que não é. Adorei.
@fermoraes32 жыл бұрын
Boa noite! Não vi o filme, mas agora, verei 🙆🏻♀️🔥
@camilapuppe56542 жыл бұрын
Consegui assistir agora, e que video MARAVILHOSO, parabéns!!!!
@JanaViscardi2 жыл бұрын
Que bom que gostou
@wilianvitooliveira32882 жыл бұрын
Como ousa Jana.... esse filme é incrível!!!
@zenoluz7752 жыл бұрын
Nossa, Jana! Quantas observações que só uma linguística muito atenta como você vai perceber nesse filme que adoro. Altas risadas aqui. Procurarei o conto e reassistirei ao filme.
@carlossolrac25692 жыл бұрын
Nossa esse filme é total Geni e o Zepellin do Chico Buarque. rsrs Jana, eu estou "indignada" mas por outro motivo.. A ficção consegue ser mais real do que a realidade. Na vida real os americanos jamais chamariam uma linguista. Chamariam um religioso, que falaria em linguas(hanamacantaravasuya), diriam que era o Retorno DELE anunciando o apocalipse e venderiam ingressos para o céu... As histórias não são mais criveis. A ficção é a realidade...
@jussarateixeira85652 жыл бұрын
Gostei do filme quando assisti (provavelmente quando foi lançado). Não problematizei nada na época mas fiquei com vontade de rever depois da sua análise. E com certeza vou ler o conto original. 👏👏👏
@vcacciaguerra2 жыл бұрын
Sensasional, Jana! Concordei tanto que facilmente suas palavras poderiam ser minhas, se eu fosse tudo isso de Linguista, claro! Enfim, adoraria que você comentasse o papel da área no filme Stargate (1994). É um filme antigo, mas cult absoluto. Ainda que nunca faça o vídeo, recomendo que volte lá e assista com este viés. Vai achar no mínimo curioso. Abraço.
@Ismooll22 жыл бұрын
Você trouxe muitos elementos para discussão. Amei!
@eloraestaciopaula84062 жыл бұрын
Reflexões incríveis, muito agregadoras, assistiria muitos mais.
@JanaViscardi2 жыл бұрын
🥰🥰
@phillipecosta37032 жыл бұрын
Amei a crítica! E olha que gosto mto do filme rs Jana, depois seria legal ver/discutir Solaris hein! Recomendo! O Stanislaw Lem fala sobre esse problema da comunicação entre os animais, humanos etc no livro e isso é retratado muito diferente em dois filmes, um do Soderbergh e outro do Tarkovski. Beijão!
@reismaur2 жыл бұрын
Janaa, muito obrigado por esse video, fazia tempo que queria ouvir mais sobre a questão do relativismo linguístico. Já animei para ler essa referência que vc compartilhou. Outra coisa é que, sobre o filme, achei muito curioso essa adição da questão militar em relação ao conto original, me fez pensar na prática do exército americano de patrocinar filmes que retratam o exército numa luz que eles aprovem. não sei se foi o caso de a chegada, mas fico indagando sobre quantos filmes metem guerra no meio só pra ter esse apoio na produção, inclusive esses de heroi fazendo sucesso.
@inaciopaiva15362 жыл бұрын
Acho que dificilmente para qualquer profissão teria um filme representasse satisfatoriamente a vida de algum profissional.
@JanaViscardi2 жыл бұрын
isso, exatamente.
@castanhatropicana7 ай бұрын
Eu, como empregada doméstica, me vi perfeitamente representada em "Que horas ela volta?". Meus patrões me querem bem, mas não tão bem quanto eles (elas, iles, elis, ilus, elus ou seja lá o gênero que queiram usar).
@sheillaabreu59427 ай бұрын
A chegada é um dos filmes mais lindos que eu já vi na vida. Ele é muito mais que conflito, tem uma mensagem filosófica maravilhosa. Eu choro todas as vezes que vejo.
@gmgrifoni2 жыл бұрын
Com certeza assisti até o final! Antes de mais nada, parabéns pelo seu trabalho! Como você mesma dia, essa discussão é extremamente interessante. Penso que a perspectiva determinista, seja para a linguística ou mesmo em outras questões, desloca o papel ativo do indivíduo na formatação de sua própria realidade. Quando estudei há alguns anos a perspectiva de relativismo x determinismo moral, tive uma percepção similar: de que o caminho do meio (como você diz) é o que mais se aproxima da realidade. Nesse sentido, fico me questionando se há uma ou mais formas linguísticas que avancem em um grau de complexidade e assertividade simbólica que as tornem mais necessárias em algum momento histórico futuro. Isso seria possível ou mesmo desejável?! Grande abraço.
@priscilabasilio67132 жыл бұрын
Um dos meus filmes preferidos mereria uma análise da Jana. Adorei! Maravilhosa!
@JanaViscardi2 жыл бұрын
Eba!
@DannielaBrazil2 жыл бұрын
Só amor pra esse video e por esses temas.
@camilarealoficial2 жыл бұрын
Ain Jana, aí meu coração, eu amoooo esse filme, olha lá em! Rsrsrs Comecei a ver agora, vamos ver... "Eu tô reclamando pq eu quero reclamar e eu posso!" Hauahuahauau é sobre!
@vivienlit12 жыл бұрын
Delícia de vídeo, Jana!!! Assisti ao filme há um tempão, sem prestar muita atenção em nada, meio mais um entretenimento tedioso. Agora quero rever, ler o conto, reclamar também, uai! Grata, muito, pelas informações nada tediosas!!! Beijos!!!!
@brunopapa98312 жыл бұрын
Jana... Que maravilha de conteúdo. Sobretudo sobre a sua área. É muito interessante que os assuntos que você trás me prende uma tal maneira. Me identifico demais. E eu sou "apenas" um Arquiteto. Não sei se sobre a linguística, mas talvez algo muito próximo dessas várias formas verbais e não verbais de comunicar me chama a atenção. Não li nenhum autor de sua área. Mas só esse citação desse livro já é algo ótimo a se refletir. Nossa. Quem fala aqui é um fã seu. Mais da sua pessoa ( que, respeitosamente, conheço muito pouco) mas também fã do seu trabalho ao menos aqui nesse canal. Eu desde pequeno fui um rapaz muito tímido e tinha poucos amigos, digamos assim, filho de um casal, pai militar e duas irmãs, acredito que tudo isso soma para esse atração que eu tenho para a comunicação não verbal, gestual ou figurativa, que também é trabalhada na arquitetura. Enfim. Um fã seu. Se me permite, um beijo e abraço carinhoso.
@JanaViscardi2 жыл бұрын
Obrigada ❤️
@cayodomingues2 жыл бұрын
Por mais videos de 40 minutos da Jana sincerona!! Amei o video Jana e amei a crítica! 😁🥰
@kjpsouza2 жыл бұрын
Hahahahaha te amo, Jana! Melhor parte é o lembrete no final... berros, rialto!
@luizianesc2 жыл бұрын
Aaaah, o que você acha daquele documentário sobre o Dan Everett da língua Pirahã? Lembro de boas discussões na aula. Lembrei agora de alguns filmes que dão um bom caldo: Nell (1994), O enigma de Kaspar Hauser (1974), a língua criada em Avatar. Você falou de tradução e logo lembrei de filmes como O tradutor (2018) e A intérprete (2005). E embora eu saiba que não é a sua especialidade (mas tem tudo a ver com Comunicação, Linguística e ativismos) é filme de inclusão PCD, principalmente quando envolve a comunicação e a sociedade, tipo o da Hellen Keller sobre o Milagre de Anna (1962), Black (2005), O escafandro e a Borboleta. De livro lembrei agora da "A garota sem nome- A incrível história real de uma criança criada por macacos". Beijas!!!!
@holiveirathoth2 жыл бұрын
O vídeo que eu queria e não sabia. "Qual linguista professora universitária tem uma casa maravilhosa na frente de um lago?" Hahahahahaha Eu gosto demais dessa história! Sobre o "roteiro": a diferença entre o acidente da filha no conto e a doença incurável dela no filme, foi uma decisão do roteirista que acho interessante (embora eu não saiba se eu concordo). Ela saber que a filha vai morrer adulta em um acidente traz uma questão de que ela poderia intervir, impedir o acidente, a filha viver até a adultez e tals... A decisão parece ser "vai deixar o acidente acontecer ou não?" Isso é realmente bem diferente de uma doença incurável. Se a filha nascer, ela vai morrer doente ainda criança. Não tem possibilidade de "impedir" a doença. Ou seja, a escolha é ter ou não a filha. Se escolher ter, ela vai adoecer e morrer (com certeza). Pro roteirista é mais dramático. As vezes concordo, as vezes não. É o filme mais importante da minha vida, por uma coincidência pessoal e o impacto da frase que a linguista fala: “Despite knowing the journey and where it leads, I embrace it and welcome every moment.” Essa história ganhou outras cores pra mim agora, Jana!!!
@JanaViscardi2 жыл бұрын
@Ale-tz4zf2 жыл бұрын
na vdd aquilo já é o futuro, depois dos acontecimentos ela pode ter ganhando muito mais relevância, ela virou autora tbm, e já estava casada com o físico.
@isadorawatanabe Жыл бұрын
Já sou seguidora do canal, mas vim ver esse vídeo pela indicação do canal Ora Thiago.
@FlaviaCarvalho2 жыл бұрын
Amei o video...❤
@jessimelo052 жыл бұрын
Vídeo incrível, adorei!! Um filme que acho que seria legal ver algo sobre é o Sonho em outro Idioma do Carlos Contreras!!
@diegosgbr2 жыл бұрын
Chocado que tem tipo um pouco mais de uma semana que eu vi esse filme de SEIS ANOS atrás e AGORA você lança esse vídeo. Timing perfeito? Zeitgeist? Fiquei aqui pensando "pq diabos esse filme entrou no nosso radar ao mesmo tempo?" Sensancional... Tô amando o review, mas tive q parar pra desabafar aqui. PS: seus brincos nesse vídeo, em específico, eram pra homenagear as naves espaciais?
@meirereis33832 жыл бұрын
amei...meus 5centavos de reclamação ... você é demais