Embora a grande maioria deles atualmente professem crenças cristãs ou muçulmanas, a fé tradicional de seus antepassados centrado em torno de divindades que são conhecidos como orixá.
@thomazferreira67175 жыл бұрын
3°
@marcelopimentel49608 жыл бұрын
Penso, sinceramente, que os adeptos dos Cultos Afro-brasileiros podem aprender e apreender muito da “Religião Tradicional Yorùbá”. Também acredito que esse relacionamento deve ser de mão dupla, e a Religião Tradicional Yorùbá também deve aprender e apreender de nossas práticas rituais (como o Candomblé, de Casas Tradicionais ou a elas afiliadas), os procedimentos realizados de maneira organizada, ora mais amena e descontraída, ora mais formal e circunspecta, porém sempre respeitosa.
@luizcavalcanti177 Жыл бұрын
Para bems pela as explicações do espirito de sabedoria
@izadhoracristina32155 жыл бұрын
Izadhora 3 F No tema cultura Yoruba Podemos perceber alguns aspectos no período de pré colonização onde havia uma monarquia diferenciada do europeu que costumamos ver... Houve-se um enorme egoísmo na sociedade onde vivemos; pelo fato de nossa construção social herdar as características afro-descentendes, quase não vemos esses aspectos relevantes na sociedade atual, pelo fato da nossa colonização ser europeia e catequizada pela igreja católica ... Devemos aprender muito com a cultural yoruba porque foi ela que também contribuiu para a construção afro-brasileira que vemos hoje; com aspectos que se parecem muitas vezes com o europeu em relação a monarquia e reinado, mas com uma ideologia contraria e sempre mostrando seu lado respeitoso e espiritual. De modo que a sociedade Brasileira ainda não enxergou isso, por motivos de ignorância ou até mesmo medo.... Falta um compartilhamento de ideias pois essa religião e cultura é muito complexa e tem muitos monumentos que podem ser extraordinários para alguns e mau vistos por outros....
@gilmarbasgalupemeirelles6389 Жыл бұрын
O cristianismo não é uma religião tribal, étnica ou racial e tem um modelo cultural único, mas uma fé profética, ética e bela.Por isso é vencedora.
@andrwwav6 ай бұрын
o cristianismo é uma religião que por muito tempo foi moldada a favor da civilização europeia e de etnia branca olha só, vencedora pois foi imposta no campones na idade media pois nenhuma outra forma de espiritualidade era bem vista na epoca e era até caçada, foi imposto nos indigenas e africanos nos qual foi usado o cristianismo para dizimar suas culturas, quando padres ameaçam que vc vai passa a vida no inferno realmente fica facil de se converter, oq nao deveria pois deveria catequizar e evangelizar atraves do amor de cristo. o que ela tem de ética e bela que seria os ensinamentos de Jesus, amai o proximo etc e tal, é quebrada por leis julgadores e preconceituosas do velho testamento que até hoje são usadas por fanaticos para sustentar seu preconceito e se tem uma coisa que isso não é etico atualmente é isso.
@pedropradoyt3 ай бұрын
De fato o cristianismo em sua essência é realmente fascinante, Yeshua ou Jesus foi um homem sábio e um líder politico revolucionario, suas ideias sacudiram o status quo do império romano e da sociedade judaica, ao estabelecer que somos todos iguais aos olhos de Deus ele empoderou e mexeu com a autoestima coletiva da grande massa de plebeus, os evangelhos de Cristo pregavam igualdade e fraternidade entre homens e mulheres, eram ideias marginais que circulavam nas periferias do Império Romano e ganharam uma força indomável. Diante de uma ameaça tão poderosa o Império fez o que sabia fazer, traçou sua estratégia de conquista, tomou as palavras que circulavam ao vento, organizou da forma que lhes convinham e colocou em um livro, organizou e hierarquizou a fé em Deus e, pronto, o poder estava renovado. Daí em diante agt sabe como foi, muita guerra e atrocidade em nome do Deus cristão. O cristianismo que era africano virou europeu e foi levado à força para todos os cantos do mundo. Portanto, meu amigo, o cristianismo venceu pela força brutal da colonização, não por causa de sua beleza.
@valddez.VL. Жыл бұрын
🔥🔥🔥🔥
@wulingwei54 жыл бұрын
abd em youruba sem c
7 жыл бұрын
Tenho notado em todos os babalawos de etnia ioruba, que eles consideram o ítã (parábola) que descreve uma qualidade momento da criação, de forma literal, não metafórica... São pouco cultos. Quando, um etnólogo vivencia a cultura ioruba e toma conhecimento dos seus itãs, conversando com os babalawos, ele sabe o que aquela parábola quis dizer, e o real sentido que traz ao contexto.