Essa questão de ver as coisas de costas tem uma interpretação teológica, pois Quinta- Feira se refere também ao Quinto dia da criação, onde Deus cria a natureza, pois se referindo a passagem em que o profeta Moisés pede para ver Deus cara á cara, mas é advertido que ninguém pode ver ELE face a face e continuar vivo, então Deus se mostra de costas para Moisés, simbolizando que Deus só podemos ver olhando para a natureza criada, como S. Paulo também diz na sua epístola aos Romanos que diz; Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Romanos 1:20
@AlineAimee8 жыл бұрын
Oi, Will! Muito obrigada por esse comentário! Sei que muitas coisas ficaram obscuras para mim nesse romance, e essa era uma delas.
@will23418 жыл бұрын
Eu que agradeço pela resenha !! Sucesso !!!
@leonardolopes82897 жыл бұрын
WILL Excelente explicação Will. Parabéns!
@paulamonteiromendes63756 жыл бұрын
Parabéns pelo esclarecimento!
@RodrigoConstantino19767 жыл бұрын
Um baita livro! Boa resenha. Chesterton é fantástico.
@RicardoBechelliBarreto9 жыл бұрын
Terminei de ler há alguns dias e já deu vontade de reler! Felizmente estão reeditando suas obras aqui no Brasil
@joaopedroamorimnorbutas11094 жыл бұрын
Sobre as traduções dos títulos desse livro O homem que foi quinta feira O homem que era quinta feira O homem que foi o dia depois da quarta O homo sapiens sapiens que era o quinto dia da semana
@giuseppepocaijr46427 жыл бұрын
Ótima resenha! Tenho o livro e nunca o li, apesar de ter lido Ortodoxia, O herege, Homem Eterno, Temperos da vida e A inocência de Padre Brown, vc acabou me fazendo ficar com vontade de encarar o livro, obrigado! E fazendo apologia a Chesterton, sempre digo que, se Gandhi e Martin Luther King, diziam que Chesterton, os ajudou a serem quem foram, não fará mal a ninguém lê-lo!
@leonardolopes82897 жыл бұрын
Esse romance é o que há de melhor na ficção chestertoneana. Um clássico!
@GiovaniRA8 жыл бұрын
Ótima resenha. Só uma correção: Chesterton não era pagão. Nasceu em família anglicana (protestante), vindo a converter-se ao catolicismo.
@AlineAimee8 жыл бұрын
+Giovani Rodrigues Opa! Obrigada pela correção!
@brunodalzotto8 жыл бұрын
Não só isso um dos maiores apologistas católicos.
@996211944 жыл бұрын
Que não demorará ser canonizado! 😍😍
@ClaireScorzi10 жыл бұрын
Que resenha ótima! Bom, sou suspeita pra falar, porque releio esse romance de tempos em tempos desde os meus anos de adolescência (a 1ª vez em que li estava de férias na praia) e ele me intriga. Quanto a esse ponto do final, sempre sou implicante com o proselitismo aberto em literatura - se é pra pregar vamos para o púlpito, e não para a literatura - mas não lembro de ter me irritado, talvez porque devido às alucinantes reviravoltas do meio do livro já não me surpreendesse tanto... Ah! Segundo li, o livro do Wells foi "The outline of History" e a resposta de Chesterton foi "O Homem Eterno". Hum. Eu também faria objeções a classificar Dostoievski como católico, acho que ele tinha relação com a Igreja ortodoxa russa. Adorei!!
@AlineAimee10 жыл бұрын
Você está certíssima! Eu devia ter dito "cristão", em vez de "católico", até porque o Dostoiévski era bastante hostil à igreja católica, culpando-a pela degradação do cristianismo no mundo. Que bom que gostou da resenha! :)
@ClaireScorzi10 жыл бұрын
Aline Aimee Gostei muito! Ficou bem ampla, detalhada, bem bacana!
@allisonlobato74526 жыл бұрын
Olá, eu li este livro. Gostei bastante, pois é bem dinâmico os personagens e a história toma rumos interessantes.
@CanalAsasDoMedo8 жыл бұрын
Li também, acho maravilhoso esse livro, para mim é um dos meus prediletos, gosto dessa mudança no final, mas não sei se posso dizer o por que aqui no comentário, medo de estragar a leitura do povo hahahha Muito boa a resenha, vou me inscrever no seu canal :D
@eugeniohongo23276 жыл бұрын
Olha, eu quando estava lendo o livro, adorava o jeito que o Chesterton descrevia as personagens, a cada discussões, mas… quando cheguei ao final, me senti perdido, psicologicamente abusado. A sensação que eu sinto até agora, é que foi uma das maiores obras que eu li, mas não sei o porquê que a classifico assim. Labirinto, enigma... rsrrssrs
@77eduardoantunes9 жыл бұрын
Você faz uma excelente resenha do livro de Chesterton! Aliás, esse livro fez muito sucesso com os leitores brasileiros.
@AlineAimee9 жыл бұрын
Obrigada!
@evemanoel29212 жыл бұрын
Tinha 17 anos e adquiri esse livro num sebo e lembro do impacto que foi, inclusive usei um trecho dele numa audição de teatro. Emprestei meu exemplar e perdi, hoje reencontrei a mesma edição e readiquiri iniciando a releitura com um misto de emoção, sentimentalismo e ânsia de reviver o frenesi que foi lê-lo a primeira vez.
@paisdasentrelinhas10 жыл бұрын
Line, que aula maravilhosa eu tive agora aqui com você! Lembro que li esse livro com menos idade, mas lembro de nada dele, só que me causou uma sensação de estranheza tão grande que essa capa nunca me saiu da memória. Agora preciso reler! Eu comentei naquele post sobre a sua história com a leitura e agora meio que compreendo como você chegou naquela reflexão, principalmente quando você fala que ele te remeteu ao mito da caverna. Beijos, vídeo maravilhoso! PS: Seu cabelo tá cada vez mais deuso!
@AlineAimee10 жыл бұрын
Taticca, acho que o blogger comeu seu comentário porque ele nunca entrou! :( Que bom que gostou do vídeo! E obrigada pelo elogio à juba! :D Beijoca!
@paisdasentrelinhas10 жыл бұрын
Aline Aimee ahhhhh :( vou lá comentar novamente!!
@Nhafoxxx10 жыл бұрын
Gosto de livros q pertubam!!! Vai entrar para a lista de leitura!!!! Beijos Ps: vc ta linda!!!
@sottermoure29892 жыл бұрын
Li e gostei. Os livros de Chesterton são grandes livros, com muitas camadas, e não se esgotam numa única leitura. Ele uniu narrativa policial, surrealista, analogias religiosas e teológicas, com seu peculiar senso de humor. Gostei da sua análise também. É um desafio recomendar a obra sem dar spoiler. Parabéns pelo canal.
@MarciaCogitare10 жыл бұрын
Excelente video, parabéns, e Chesterton me parece não ser tão conhecido por aqui, é bacana apresentar pra galera um autor que te dá espaço para interagir com a obra dele e linkar um zilhão de possibilidades. Dele só li ortodoxia e outras coisas soltas, é um autor que usa muito bem o humor na escrita, eu gosto muito disse jeito meio "lambão" dele,rs. Depois do teu video me deu vontade de encarar este título, depois que ler, volto aqui pra trocar figurinhas. Hug
@AlineAimee10 жыл бұрын
Ah, que ótimo! Se ler, venha, sim, me contar! E obrigada pelo elogio! Beijo!
@77eduardoantunes9 жыл бұрын
Para entender o livro, deve-se ler também Ortodoxia, do mesmo autor.
@AlineAimee9 жыл бұрын
Já li! :)
@avantsomsmusicaspararelaxa9223 жыл бұрын
Li este livro em 1995, e de inicio bem difícil, para se tornar um grande espetáculo lúdico, grande livro, as vezes imagino um filme deste livro, e seria algo surreal!
@Wadmy10 жыл бұрын
Tive que assistir o vídeo assim que vi que o título analisado seria o homem que foi quinta-feira. Li esse livro em inglês, sem saber NADA a respeito dele. E tive esse mesmo problema que você, com o final. Não estraga o livro, porém a virada é tão grande na narrativa que eu fiquei chateada com o autor. Senti como se ele estivesse me doutrinando. Vou, com certeza ler também o seu post no blog. Ps - espero muito também seu vídeo sobre o muito barulho por nada, do shakespeare (esse é o título do much ado bout nothing, não? Nã lembro direito). Mas, pelo que vi, vou ter que esperar bastante, já que está na lista para o ano que vem. Abraços e tudo de bom.
@AlineAimee10 жыл бұрын
Eba, mais uma entusiasta do Shakespeare! \o/
@joseneto58336 жыл бұрын
O filme é muito distante do livro ou é fiel?
@77eduardoantunes9 жыл бұрын
Chesterton: "Barril de cerveja ao lado do altar." Fernando Pessoa.
@AlineAimee9 жыл бұрын
Hahaha É uma descrição muito acertada! :)
@riscopodcast54878 жыл бұрын
Esse livro é sensacional, foi ele quem me fez querer levar a sério a escrita! Eu gostei mto do final pois no meio eu achei q tivesse matado a charada do fim, pq tudo levava a crer que esse final seria totalmente previsivel, qdo tudo inverte minha cabeça explodiu!! Rsrs
@allisonlobato74526 жыл бұрын
facebook.com/events/617215075363751/?ti=cl Fizemos uma palestra sobre este livro. Que pena que não gravamos.
@77eduardoantunes9 жыл бұрын
O personagem Domingo encantou Borges.
@AlineAimee9 жыл бұрын
eduardo antunes silva antunes silva Não me surpreende. :)
@AnaClaraR.Cantanhede4 жыл бұрын
Este tipo de leitura não é muito meu estilo mas estou começando a me interessar mais
@tiagobolado42503 жыл бұрын
Compreensível, tenha um bom dia.
@apolojuniorcordeiro10 жыл бұрын
com certeza lerei esse livro !!!
@AlineAimee10 жыл бұрын
:)
@sergeiclaret16528 жыл бұрын
Li dele, Tipos Variados e O Defensor, fantásticos!, mas desse, não gostei nada! Sucesso p/o canal!