É muito importante salientar algo que não é segredo para ninguém por aqui, mas precisa ser repetido, reverberado, para quebrar de vez o estereótipo: essa população conservadora saída do interior dos estados nordestinos nos anos 50-60 era majoritariamente (semi)analfabeta, ou seja, mesmo num período histórico marcado no âmbito mundial pelo avanço de tantas discussões, como feminismo, luta antirracista, essa população era excluída da escolarização básica, portanto não pode ser responsabilizada por sua própria ignorância, que, ela própria, a vitima. Quem fala aqui é uma filha de nordestinos, nascida no RJ, mas vivendo no Nordeste desde a adolescência.
@ChavosodaUSP Жыл бұрын
Siim! Muito importante ressaltar isso, obrigado ❤
@jlima5560 Жыл бұрын
@@ChavosodaUSP Existia um fenômeno de uma violência generalizada na década de 80 na periferia de SP e RJ, que não fazia sentido. Eu não sabia quem era mais violento a "Função" ou a "Policia", como cantou os Racionais, "quem é mais FDP eu não sei..." . Eu acredito que muitos que vieram do nordeste viveram aqui seus piores dias, trabalhando para classe média de SP para sobreviver. Eu mesmo sou uma vítima deste regime cruel e branco. Eu acredito que os nordestinos trouxeram em seu DNA o ódio das mazelas vividas no nordeste, veja que o povo de lá sempre trouxe muita violência para SP, acredito que isto seja uma herança da escravidão, das mazelas, da dificuldades passadas por gerações, do ódio que foi todo despejado nas periferias de SP e RJ. Juntou o ódio com o abandono do estado e o resultado foi este: Embu das Artes "minha cidade" foi considerando um dos lugares mais violentos do mundo em índice de homicídios. Aqui quem fala é mais um "sobrevivente".
@Um_marujo_alegre_e_bom Жыл бұрын
Engraçado que eles nunca precisaram saber dessas merdas pra construir esse estado, e nem pra te sustentar... Talvez.... Só talvez... Toda essa ladainha de vcs seja inútil.
@niselira2865 Жыл бұрын
@@Um_marujo_alegre_e_bom realmente, para construir um estado, em nenhum lugar do mundo se precisa saber ler e escrever, saber que não se bate em criança, e que ensinar menino a ser um bruto pode prejudicar suas futuras relações. Mas isso tornasse tudo justo, eu estaria olhando esses trabalhadores, meus pais inclusos, do ponto de vista utilitário, somente como mão de obra, e não como seres humanos que tiveram seus direitos básicos negados pelas elites locais e continuaram sendo explorados a baixos salários e alienados longe de sua térrea natal, na maioria das vezes, sem direito sequer a desenvolver consciência de classe, para se proteger da exploração que sofriam.
@johnnykayapo Жыл бұрын
@@Um_marujo_alegre_e_bomconsciência de classe é a mais elevada faculdade mental, e pra isso n precisa nem ser alfabetizado
@ChavosodaUSP Жыл бұрын
Quando terminarem de assistir ao vídeo, recomendo que ouçam a música “Saudade da Minha Terra”, de Chitãozinho e Xororó, tão popular entre os nordestinos que vivem aqui em São Paulo e sonham em voltar pras suas casas.
@brunoalvespinto Жыл бұрын
valeu Chavoso!!!
@gersineysantos6052 Жыл бұрын
👏🏾👏🏾👏🏾
@sarin6587 Жыл бұрын
Salve mano saiu som meu pela klmusica si pude da uma atenção lá mano noiz kzbin.info/www/bejne/en6Vc3Z9r5yBZpo
@mahriguerreira Жыл бұрын
Semestre passado eu fiz uma eletiva sobre imigração contemporânea no PPGH da Unifesp, onde sou mestranda, e um dos conceitos que trabalhamos nas aulas foi justamente esse.. o do eterno retorno, que conforme as gerações vão se sucedendo vai se perdendo pouco a pouco
@washingtonluisdosanjos809 Жыл бұрын
Em menos de 32 minutos você sintetizou de maneira cristalina o que São Paulo é de verdade. Sou paulistano, meus pais são paulistanos, meus avós eram do interior de São Paulo... Sempre trabalhei em "bairros nobres" da cidade e desde sempre o abismo socioeconômico me incomodou demais. Como você bem disse, vendem uma imagem de que a cidade é acolhedora e acessível a todos, ledo engano. São Paulo é hostil e segregadora, a verdade é esta. Ademais, parabéns pelo brilhante vídeo.
@nicoleleite5577 Жыл бұрын
Po, que foda. Sou do litoral de sp, Santos, e tentei morar em Sp pra cursar artes visuais. Minha mãe nordestina, veio do sertão pro litoral pra sobreviver e os irmão dela td pra grande SP. Morei em Sp e tudo me atravessou, ser podre nessa cidade é literalmente sobreviver no inferno. Moro no sul no brasil hj. Morei lá em sp tempo suficiente pra penar, mas não o suficiente pra desconstruir a visão de grande cidade das oportunidades, ainda mais pro trabalhador da cultura que acorda e dorme ouvindo que viver de arte só da pra tentar em Sp. Mas o teu video, e minhas memórias dos meses que vivi lá, deu uma desestabilizada aqui, mas foi bom. Obrigada chavoso, tu é muito foda cara. Grata demais pelo conteúdo que vc disponibiliza pra gente, grata por compartilhar tuas reflexões, sua sensibilidade e inteligencia é foda demais!!!! Abraçooooooo
@carolinaamparo3373 Жыл бұрын
Eu sou de Salvador, moro num bairro periférico no litoral, sempre vejo e escutei que SP é maravilhoso e os defeitos são pequenos, e agora que estou amadurecendo percebi que não é tudo isso. O sonho de muitas pessoas é mudar pra São Paulo (é a Nova Iorque do Brasil) e ter uma vida bem sucedida depois de trabalhar por anos, mas não é meu sonho, tem gente que fica cheia de orgulho em falar que é de São Paulo porque tem mais coisas, porque vende tal coisa, pq tal coisa é mais barato, etc, mas eu não vejo tudo isso e nem me enche os olhos. Sou pobre, mas vivo bem, e sei que se eu sair daqui pra ir pra SP minha vida vai mudas drasticamente e não vai ser pra melhor. Seu vídeo é muito esclarecer, amo seu trabalho, você é um cara foda, espero um dia ir aí só pra turistar e ver seu trabalho ao vivo, ou se você tiver oportunidade de novo de vir a alguma universidade daqui da Bahia (recomendo a UFBA) vou ir com toda certeza escutar você.
@danilomatias9669 Жыл бұрын
Eu sou filho de nordestinos, nascido em São Paulo, vivo aqui até hoje. Meus pais vieram pra cá na década de 70. Em 2020, depois de muito tempo, fui com minha mãe visitar os parentes na região nordeste. Visitei parentes em Recife/PE, Pesqueira/PE, Paulo Afonso/BA, Piranhas/AL. Em todos os lugares que visitei parentes, todos eles eram muito mais bem sucedidos ( financeiramente, profissionalmente, pessoalmente ) que os parentes que vieram pra SP, inclusive, mais bem sucedidos que meus pais. Lembro que foi um choque quando constatei isso e conversei com esses parentes sobre. Além claro da questão de qualidade de vida. Esses parente que permaneceram no Nordeste, aparentavam um envelhecimento muito mais lento que meus pais. Então reparei em como a energia e a vida em Sampa sugaram a vitalidade dos meus pais. Enfim...Hoje em dia cogito seriamente em ir pro Nordeste ou pelo menos pra fora da cidade de SP.
@Chorseification Жыл бұрын
Sempre feliz em ver conterrâneos da Bahia nesses espaços. Moro hoje em Salvador e tive uma brevíssima experiência com SP e se não fosse a guarida de uma amiga não sei como teria sido a experiência mas o que ficou pra mim foi uma cidade com custo se vida elevadíssimo e claustrofóbica. Salvador ficou parecendo cidade pequena na escala. Não conseguiria manter um aluguel sem optar por uma cidade vizinha ou periferia e olha que Salvador não é barata.
@Um_marujo_alegre_e_bom Жыл бұрын
Só tem vigarista
@gymarcelo2822 Жыл бұрын
eu sou de SP e acho simplesmente bizarro que é essa imagem que vocês tem da nossa cidade kkkkkkk, não vejo a hora de cair fora daqui
@flamah10n Жыл бұрын
Eu vou é sair de SP e ir morar lá nas dunas hahahaha igual uma família de lá.
@thaaaaaaaaaaay Жыл бұрын
que professor, meus amigos... que professor! tão novo e com tanto conteúdo, tanta vivência, vc numa sala dando aula, seja universidade, seja escolas, é mais que necessário
@joaolima172 Жыл бұрын
Sou piauiense, filho de piauienses, cheguei a SP criança no final dos anos 80, morei anos em favelas do ABC, sofri violência de bandido e da polícia, sofri esculacho de quem deveria proteger a sociedade, vi amigos sendo presos ou assassinados, mas tive sorte, não sei como mas consegui estudar, fazer prouni, conquistei um teto, me considero um sobrevivente e entendo perfeitamente o que você está falando no seu vídeo. Sempre que eu tinha um tempo eu colocava uma mochila nas costas e saia pra diferentes estados do nordeste e toda vez que alguém me perguntava o que tinha de bom em SP eu dizia: O MELHOR DE SP SÃO OS NORDESTINOS.
@joaolima172 Жыл бұрын
Gostaria que TODOS pudéssemos viajar como você fez, para enxergarmos o qto a nossa visão é limitada. Lembro de nos anos 90 entrar num busâo em Salvador e um senhor cego subir com uma sanfona e começar a tocar Vida de Viajante, de Luis Gonzaga e Gonzaguinha. Que bagulho bonito da p****
@fctyrtyrtyrty Жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fiquem no nordeste entao
@diariodesopi Жыл бұрын
@@fctyrtyrtyrty smt
@Pedro-et2puАй бұрын
Ingrato
@vitorbvinhal830320 күн бұрын
pior parte de sp sao os nordestinos
@anikofon3311 Жыл бұрын
Como paulistana, eu TB sempre pensei "se aqui é ruim, imagina no resto do Brasil" e ouvir de você e entender q eu tô errada dói, dói bastante.
@taisbatistamartins7530 Жыл бұрын
Sou professora de Geografia, História e Sociologia e ver seu vídeo me fez pensar em quanto tenho responsabilidade de dar informação e formação aos meus alunos. Obrigada pela aula. Força e fé ✊🏻❤
@alefrom92 Жыл бұрын
Você como professora, também acredita nessa ladainha rasa e infantil de que o capitalismo precisa explorar os mais pobres pra se sustentar como o sem noção do vídeo?
@giovannaalvesdefarias7268 Жыл бұрын
Sou filha de goiana com um pernambucano que vieram para São Paulo nos anos 80 para trabalhar, e em toda a minha vida, hoje eu tenho 18 anos, nunca vi o meu pai chorar, seja por alegria ou por tristeza. Sempre vi meu pai com essa "casca" que ele criou para si, tendo atitudes horríveis e que infelizmente foi algo replicado das gerações anteriores da família dele. Realmente a selva de pedra nos obriga a tomar um posição para a sobrevivência, você tem que seguir o seu caminho sem olhar para a pessoa ao lado que passa por dificuldade. Sempre escutei de parentes que morar em São Paulo deveria ser bom por conta dos eventos, shoppings, etc. E o que mais me espanta é que se não lutarmos não vamos sair desse lugar, já que a elite faz questão manter os seus privilégios e nem ter contato com a periferia; um belo exemplo disso é só pararmos para ver o que acontece com a tentativa de construção de linhas de ônibus e metrôs em bairros nobres. O resto vocês já sabem ...
@yaspacegames9862 Жыл бұрын
Também só vi meu pai chorar uma vez vendo um filme (tava escuro), nem na morte da mãe dele ele chorou, e ele nasceu em campinas com um pai que veio do interior de minas, essa visão de ser "macho" vem de longe infelizmente :(
@Psiquee Жыл бұрын
Minha vó estava me contando uma história da sua infância recentemente. Os pais dela eram baianos e migraram para o interior de São Paulo. Quando ela ainda era criança, uma das minhas tias ofereceu uma possibilidade de emprego para as crianças em uma fábrica de doces, exaltando as mil maravilhas da cidade de São Paulo e as inúmeras chances de empregabilidade. Como crianças naquela época eram vistas como "mão de obra" para as famílias e o estudo era pouco valorizado, ele aceitou. Chegando em SP, duas das minhas tias foram morar em casas de patroas para trabalharem como empregadas domésticas e a família inteira passou fome. Como resultado, voltaram para o Interior sem nada da propaganda se concretizar e teriam morrido de fome se tivessem continuado lá. São Paulo sempre foi um antro de trabalho escravistas de nordestinos e estrangeiros.
@camilaguimaraesnunes5825 Жыл бұрын
Como disse Criolo "não existe amor em sp", se você não se adequa à vitrine de São Paulo, não vai existir amor, inclusão e respeito a você. Isso me deixa tão triste porque é uma cidade tão diversa e cheia de cultura, mas sem o mínimo de respeito às diferenças, mas afinal é isso que o sistema prega né. Enfim vídeo incrível, ele é utilidade pública, obrigado Tiago por existir, amo seu trabalho, venceremos. ♡
@kallianematos1822 Жыл бұрын
meu pai se mudou pra portugal quando eu ainda tinha 3 anos, ficou la por 12 anos e veio me visitar e visitar a familia no meu aniversário de 15. a distancia afetou completamente a nossa relação, não conseguiamos nos entender. ele passou por várias situações terríveis la, mas nos ultimos anos tinha se tornado taxista, conseguiu "dignidade", e sempre sonhou em ser famoso, tinha um perfil no tiktok com mais de 16 mil seguidores, e estava conseguindo realizar as coisas que tinha sonhado pra ele, vale lembrar tambem que financeiramente ele se dedicou tanto a mim quanto ao meu irmão, conseguiu nos proporcionar de certa forma uma boa educação e vida confortável. no fim do ano passado ele foi assaltado durante o periodo de trabalho, e não resistiu. muitos arrependimentos ecoam na minha mente, mas o que me corroi no fim de tudo, é a revolta de saber que ele precisou ir embora, precisou deixar familia amigos e a filha pra conseguir uma vida um pouco melhor pra nós, e é inconcebivel a injustiça, nós nascemos pra ser explorados ao ponto de não poder desfrutar da presença daqueles que amamos. é uma realidade muito cruel, principalmente pq não é uma realidade só minha, conheço inumeras pessoas com historia parecida. enfim, o vídeo alem de esclarecedor, também é doloroso, pq é real.
@claudiaml54 Жыл бұрын
Sinto pelas suas perdas: pela presença e vida de seu pai.
@luizgustavofreitas7886 Жыл бұрын
Sou do extremo sul da cidade de São Paulo e já tive esse sentimento de que são Paulo eh foda, locomotiva do país, e blá blá blá! Hj percebo o quão degradante eh a cidade, o quanto ela esmaga os seus moradores. Se um dia jurei amores por aqui, hj penso muito na ideia de ir morar noutro lugar. Vídeo incrível!
@Di_aeon Жыл бұрын
é uma cidade construida sobre as pessoas que esmaga, o quanto eles puderem sugar eles sugam depois te descartam. A elite não liga pra nada além de lucro, se pudessem teriam escravos até hoje
@halftsantoz862 Жыл бұрын
Mas uma coisa não anula a outra né São 2 fatos da mesma moeda. A diferença é que tem gente que aproveita e tem gente que se mata pra sobreviver
@sabrinamarquessantos1954 Жыл бұрын
Sou filha de uma bahiana e de um mineiro e nasci aqui em São Paulo, fiz agora 30 anos e a cada dia sigo gostando menos de viver aqui, de trabalhar muito, pegar transporte cheio, não ter tempo para fazer algo que trás algum prazer na vida e ficar me iludindo com a cerveja no final de semana! Meu sonho hoje é sair daqui e ir pro interior levar uma vida de muito trabalho com a natureza e poder contemplar o belo!
@AnaJulia-lz1iv Жыл бұрын
segunda vez que eu tô vendo esse vídeo e percebo que ele é muito importante para ser visto apenas uma vez. se vc tiver lendo esse comentário se lembre de assistir vídeos assim novamente pq nosso cérebro esquece com o tempo coisas assim importantes, conteúdos importantes assim não podem ser esquecidos.
@brunomarcelo3394 Жыл бұрын
Ótimo vídeo, antigamente eu pensava que quem nasceu em São Paulo achava que aquilo lá era o Brasil, uma visão que inclusive muita gente realmente tem até hoje, mas depois de morar alguns anos na zona norte de Natal RN percebi que na verdade são os sudestinos que se consideram "o Brasil", é uma coisa que precisa ser desmitificada para entender que na verdade o Brasil é um país muito diverso e que só chega até nois coisas que a mídia quer que chegue, geralmente vindo sempre de SP e RJ ou outros estados do Sudeste (sou mineiro, mas filho de nordestino pq aqui tbm se aplica a regra de que muitas pessoas da periferia são nordestinos ou filhos de nordestinos)
@ijtl Жыл бұрын
Eu sou paraibano, morei 2x em SP e "tive" que desenvolver essa casca, imagina pra quem vive aí. Concordo em tudo q vc disse e me arrepiei com as citações. Forte abraço.
@flamah10n Жыл бұрын
não é regra mano , é relativo.
@jaisonotaviomorais Жыл бұрын
Exato. Eu sou filho de mineira. Embora, não conheça meu pai. Meu padrasto é pernambucano. São Paulo é feito, construído e mantido por norte e noroeste do país.
@fernandaventuras Жыл бұрын
sou paulistana, nascida na zona sul (alô alô, Pedreira), filha de uma pernambucana e um paranaense. morei no Paraná e no interior de São Paulo ao longo da infância. isso você falou sobre a diversidade é real, mas apenas "da ponte pra cá", o pessoal da Faria Lima e etc não dá a mínima pra gente. sempre que me perguntam sobre vir pra São Paulo pra viver e trabalhar eu já digo logo: só vai ser bom de verdade se você tiver dinheiro. São Paulo não é fácil.
@fctyrtyrtyrty Жыл бұрын
qualquer lugar vc só tem valor com grana
@rafaellaalves4287 Жыл бұрын
Seu vídeo é muito importante! São Paulo é o epicentro do apartheid brasileiro, espero que seu relato como um morador alcance o máximo de pessoas possíveis e descredibileze ao máximo o mito meritocrático de que em grandes cidades a chance para crescimento pessoal é altíssima, sim, realmente é mas apenas para aqueles com condições suficientes para bancarem a si mesmos e seus sonhos. Para a a outra e maior parte da população brasileira o "sonho de crescer na vida" acaba quando percebem que terão que acordar às três da manhã para pegar o transporte público e chegar no trabalho às 8. Moro no interior de Minas e mesmo sendo pobre tenho uma vida muitíssimo mais confortável do que teria se morasse em uma grande metrópole.
@alicellch Жыл бұрын
Fim de semana perfeito, sexta com vídeo da Bira e domingo com chavoso
@lucasbandeira7509 Жыл бұрын
Você é embaçado irmão, nós somos cria de uma indústria cultural que vende o progresso e “mascara” o racismo, xenofobia, desigualdade. Ce é muito necessário paizão. Parabéns pelo trampo
@Laos340 Жыл бұрын
nasci e cresci em são paulo e moro aqui até hoje. Pra vcs terem noção em toda a minha vida foram poucas as vezes q tive oportunidade de ir no centro de são paulo ou nos pontos turísticos mais famosos. Além de que também foram poucas as vezes em que eu saí de são paulo, tanto da cidade quanto do estado. Fui pro Paraná algumas vezes só, acho bem triste isso e pretendo mudar no futuro. Essa infelizmente é a realidade de mts pessoas que moram praticamente isoladas de tudo.
@robertodossantos8409 Жыл бұрын
Assistindo você aqui do interior do Maranhão.
@SaturnzCenas2077 Жыл бұрын
SP é o lugar mas desigual que eu já pude ver em toda minha vida..Obrigado pelo vídeo, glórias em seus caminhos pelo bom trabalho.....
@emily25at Жыл бұрын
eu sou nordestina, nunca fui para sp, mas tenho muitos amigos que são de sp que vieram viver aqui no nordeste, contudo em 2015 (estava na 5 série) um menino veio morar e estudar aqui, porém esse menino odiava todo mundo e falava coisas muito pesadas para uma criança de 10 anos e ficava chamando a gnt de pobre sendo que a nossa escola era uma das melhores escola particular da nossa cidade (não que isso importa, mas isso me fez pensar que a visão dele sobre a gnt era que todos nós somos pobres, burros, etc), mas lembro-me que mesmo ele fazendo esse show, todos da escola ainda o acolheu e tentou mostrar (com educação) que a gnt n era o que ele achava.
@lcastro Жыл бұрын
Meu pai voltou de sp quando eu nasci, e em 2015 eu fui pra sp. Apesar de ter crescido no Piauí, tive muito influência de querer morar em sp por ele. Hoje eu valorizo mais minha cidade e o ritmo de vida daqui.
@brunacoliveira Жыл бұрын
Em Brasília todo mundo com mais de 62 anos (a idade da cidade) é de outra cidade. Quando eu era criança, na escola, a gente tava conversando sobre avós, e os avós de todo mundo era de outro estado. Aqui muita gente mais velha veio do NE, MG ou GO.
@biajaqueline9893 Жыл бұрын
Gente, que vídeo sensacional! Sou moradora de SP, no leste, leste de São Paulo, no desconhecido buraco Ermelino Matarazzo, e é muito doido pensar que as pessoas de foram não veem São Paulo com quebradas e favelas, eu sempre soube, até porque eu sou de uma delas, assim como minha família em geral KKKKKKK, mas vendo pela ótica que o chavoso passou, faz todo sentido as pessoas verem desse jeito. Conforme ele foi falando, fui lembrando de várias vivências, pessoas que moram ao meu redor. Como minha cunhada, que é filha de nordestinos, se não me engano, Piauí e Ceará, que vieram pra cá tentar arrumar trabalho
@oimatheusmesquita Жыл бұрын
Eu tive a experiência de ir para São Paulo e ficar na casa de uma família na Zona Leste e eles disseram para mim: Vamos te mostrar a SP de fim de semana e a do meio da semana... No fim de semana, que foi quando cheguei parecia tudo mais tranquilo, claro que eu vi a simplicidade das pessoas e tudo tinha um ar de ser muito cansado e hostil, mas no metrô era bem tranquilo para uma cidade grande, fui nos pontos turísticos e foi tudo muito daora. Mas quando chegou a hora de passear no meio da semana, tipo uma segunda feira, cara aquilo foi o maior choque de realidade que eu tive, pois era muita gente para um espaço pequeno, tudo tinha muita fila, pessoas com a aparência de absoluto cansaço e saco cheio, me lembro até de uma senhora que teve muita dificuldade de sair do metrô com a mala dela, pois ela tava no meio do vagão e não conseguia sair pela porta, até que alguém que estava próximo conseguiu ajudar ela ao ver o desespero da mesma. O meu pai é motorista e quando ele fazia viagens pelo Brasil de caminhão, ele me dizia que jamais me levaria para SP por medo da violência e por ser uma cidade muito cruel.
@gabigabriela1095 Жыл бұрын
Sou de Manaus e infelizmente, como você falou, se há muita gente vivendo bem há um preço por isso. A grande concentração de riqueza do Amazonas fica em Manaus. A Zona Franca de Manaus foi projetada para gerar desenvolvimento no estado todo, mas seu objetivo foi desviado e o interior do estado sofre por isso até hoje. A situação dos municípios do Amazonas é desoladora. Sai governador e entra governador e nada é feito para o interior do estado. Sou defensora da Zona Franca mas precisamos de novos modelos econômicos para o estado do Amazonas. Enfim, gostaria de dividir um pouco como é o contexto daqui. Te convido para vir um dia conhecer nosso povo que apesar da luta diária, é super acolhedor. Abraços, Chavoso!
@lsg9491 Жыл бұрын
Cara excelente vídeo, muito obrigado por ter feito ele e assim compartilhar um pouco do que é São Paulo. Mostrar que a periferia de São Paulo existe, e ela é em sua maior parte nordestina, mineira, imigrante etc. Esses trabalhadores que constroem e mantém essa cidade de pé, e que a burguesia, faz questão de sempre que pode, pisar em cima e desmerecer. E a mídia trata como se simplesmente não existisse.
@matheuseduardo9786 Жыл бұрын
Vídeo fundamental Thiago! Obrigado por compartilha esse conhecimento com a gente. Sou do interior de São Paulo, Jardinópolis - SP, infelizmente essa é a minha realidade do dia a dia, a competição, a exploração, só trás um ciclo de ódio, em meio a isso, os imigrantes da região nordeste sofrem preconceitos diariamente, sempre senti uma frustração dentro de mim, sempre com uma imagem de que "se aqui no estado mais rico é assim, imagina em outras regiões" uma imagem que são Paulo cria pra gente, não entendia, graças ao seus vídeos, pude ter acesso ao conhecimento, hoje me dedico ao estudo e com o sonho de ajudar a transforma essa realidade, obrigado dms mano, só gratidão e tamo junto camarada!
@iimaculada Жыл бұрын
Quando visito meus familiares num povoado do Piauí eles acham que somos super ricos só por morar aqui em SP. As crianças sonham em vir pra cá, e os adultos realmente acham que tudo aqui são flores.
@igohayo Жыл бұрын
Visão mano! Vale lembrar tb que Santos, litoral de Sp, tem o maior aglomerado de palafitas da América Latina! E representa muito sua fala, pois olham pra cá pra baixada através da vitrine q vendem pra turista, praia e futebol, e na resistência, nas margens, no mangue, vivem milhares que fazem as cidades ditas desenvolvidas seguir funcionando... Importante demais trazer esse tema, tu é brabo demais! 🏹✊🏾
@thaynaartmann6609 Жыл бұрын
Isso é a realidade de MTA gente em sp . Meu pai veio do interior do Rio grande do Sul pra trabalhar nas grandes metalúrgicas da região metropolitana de sp. A família da minha mãe veio de uma pequenininha do interior de sp em busca de trabalho numa cidade grande do estado. É doido pensar como nossas dinâmicas sócias e de vida são baseadas e forjadas na dinâmica do trabalho. Obrigada chavoso pelo tanto que vc compartilha com a gente
@fctyrtyrtyrty Жыл бұрын
fica sem trabalhar entao, faz igual esse vagabundo do video, só fique de papo kkkkkkkkkkkkkkkkk
@thaynaartmann6609 Жыл бұрын
@@fctyrtyrtyrty tá fazendo o q aqui?
@thiagocosta8415 Жыл бұрын
Salve camaradas todos juntos na luta dos nossos ideais.
@leticiasilvamarques4844 Жыл бұрын
Extremo da ZO não mencionado mas presente! Jaraguá, Taipas, Pirituba, Perus... um abraço!! Vídeo top
@mariaraquelaferreira9330 Жыл бұрын
Vim do interior de São Paulo pra Minas, senti exatamente toda essa diferença que você descreveu. É muito libertador poder viver num mundo mais inclusivo e autêntico
@Silas.silva3 Жыл бұрын
Que análise profunda mano. Penso nisso em relação as empresas também, onde as fachadas são bem cuidadas mas as condições de trabalho acabam sendo tão precárias como todas as outras
@Ryan-ik3yj Жыл бұрын
A única coisa que eu ganhei por morar em SP foi ansiedade e depressão, uma das coisas que eu mais planejo é sair dessa cidade. Muito obrigado pelo vídeo S2
@betysaoliveira Жыл бұрын
Assistir esse vídeo só me faz lembrar da história do meu avô, que saiu da Paraíba com 18 anos junto com dois irmãos dele para arrumar trabalho em São Paulo. Chegando aqui foi trabalhar em construções de prédio e não tinha dinheiro pra nada, dependendo do mês dormia na construção e por causa de todas essas dificuldades se tornou alcoólatra super cedo. Ele conseguiu se reerguer no interior de sp, depois de tratar o vício. Mas infelizmente os irmãos dele não.
@sabrinasilva2704 Жыл бұрын
Esse vídeo me tocou em um lugar que eu nem posso descrever, concordo com tudo. Sou nascida e criada em Suzano SP, hoje moro no Piauí e faço faculdade de Ciências Socias (um dos meus maiores influenciadores é o Chavoso). Pude observar tantas coisas citadas aqui que vão de encontro com as minhas indignações de sp. Hoje eu estou de férias (em sp) cheguei tem uns 15 dias, mas toda vez que venho pra cá, consigo sentir o impacto quase que instantanêo nas minhas ações, no modo como eu me apresento, como me visto, porque aqui eu sou cobrada a me portar diferente, ser mais bruta, reativa. Agora quando estou aqui, eu vejo como férias e não como um "vou voltar para casa" por esses dias eu tenho ido conhecer os lugares turísticos, o centro, restaurantes, museus...coisas que eu mesmo sendo daqui não tinha essa percepção, estou achando deslumbrante. Pude ter esse efeito direto em mim, nem parece que é o mesmo espaço em que eu acompanho todos os meus familiares e amigos morrendo a cada dia, me agonia muito, mas muito voltar e ver que as pessoas continuam pensando da mesma forma, em suas próprias realidades. Felizmente eu sempre fui muito aberta a conhecer outras realidades, mas isso não tirava de mim achar que elas seriam "atrasadas, desatualizadas", e isso eu vou quebrando aos poucos em cada viagem que faço, que assim como te impactou é algo que me impacta demais. Mas falo novamente "o acesso muda a vida das pessoas"- em sua grande maioria, as pessoas das periferias daqui desconhecem outra realidade que não seja a dela, ou no máximo pensam em uma ascensão social para proporciona-las ostentação. raramente ouço falar em uma qualidade de vida social, isso é triste. Toda vez que eu conheço um lugar onde as pessoas vivem bem e se preocupam com uma socialização que de fato busca a diversão e não o monetário, eu acho que estou habitando o impossível. Mas nada me ensinou mais do que a ZL de sp, pois as coisas que acontecem aqui da loucura do rodo cotidiano aos bailes, só quem vive sabe. Por mais que hoje esteja transitando por outros meios, a SP que eu conheço é aqui. Uma coisa que impacta diretamente também é que em algum vídeo do canal, o chavoso cita que só foi ver alguma mulher, negro, ou enfim algo que fuja dos clássicos na bibliografia do curso quando teve interesse em ir pesquisar. No curso que faço ( o mesmo Ciências Sociais- Licenciatura) nós já vimos uma autora mulher trans, tivemos metade do período analisando e aprendendo Crônicas antropológicas, o que eu particularmente amo. Enfim, o que eu enxerguei é que até o modo de ensinar é diferente, porque as preocupações são diferentes. O chavoso estuda na USP mas será que isso também não é um modo de reproduzir uma localidade acadêmica? São Paulo e as capitais têm a solução dos problemas, mas são problemas que elas mesmas criam e acabam iludindo do modo como somos acostumados, na maioria das vezes pela mídia. O que há pra fazer aqui é o que há pra fazer em qualquer outro lugar que o capitalismo se exacerbe, a representatividade, multiculturalidade existe mas em grande parte ela só é um mecanismo de venda. E uma das coisas que mais me incomodam daqui é saber que a maioria da periferia não vai ter esse acesso a um olhar de vida diferente.
@wvwwwv7306 Жыл бұрын
Também cresci com a ideia de que “aqui é o melhor lugar do país pra desenvolvimento e emprego” e nem por um segundo questionei esse mito tão enraizado nas nossas mentes até esse vídeo. Seu trabalho é lindo e muito importante, Thiago.
@Marcrubio16 Жыл бұрын
Mais uma vídeoaula excelente 👏👏👏
@TheFasj2000 Жыл бұрын
Tô no meio do vídeo me impressionando com a tua didática, chavão. Sorte de quem vai ser teu aluno quando ce formar
@anajuliach1852 Жыл бұрын
tava esperando o primeiro vídeo do ano!!!! mto bom ver vc viajando e curtindo irmão
@michaelaechols9032 Жыл бұрын
Além da produção deste conteúdo sendo excelente, a seção de comentários está cheio de reflexões sem preço! É uma linda biblioteca de conhecimento popular. Thiago, acredito que isso atesta ao poder da sua vulnerabilidade nos seus vídeos, que faz as informações que vc compartilha ainda mais impactantes. Parabéns pela sua habilidade criar um seguro espaço para uma diversidade de pessoas. Vc vai conquistar muito com essa capacidade. Estou esperando pelo dia quando posso te ver na TV/numa plataforma maior. Forte abraço xoxo
@pangeia2223 Жыл бұрын
Vídeo foda como sempre chavoso! Sou do interior de SP e realmente como você falou, quando você vai pra SP você sente a galera mais irritada, mas fechada, mais amarga, devido a esse grande capitalismo selvagem. Não que aqui o pessoal não seja, mais você vê que tem mais abertura pro sentimentalismo. Fora que MUITA gente que eu conheço pega 2h/3h de condução pra chegar no centro de SP que é onde elas acham um emprego melhor apenas, infelizmente.
@mariliasilvadasneves Жыл бұрын
Thiago, o seu vídeo chega até mim uma semana depois de eu ter migrado do bairro em que nasci, criei raízes, aonde está a minha família, amigos e história (Planaltina - DF, uma cidade-satélite, meio rural, meio urbana, de Brasília) para Ceilândia (cidade-satélite de Brasília que você já conhece). Eu, minha mãe, irmã e namorado migramos para cá pelo isolamento que Planaltina sofre com relação ao centro. Nós, que trabalhamos e estudamos no centro de Brasília levamos 2h para ir e 2h para voltar. Vivemos (literalmente) numa cidade-dormitório. E decidimos mudar para Ceilândia por uma certa autonomia do centro que existe aqui, apesar de ainda ser uma periferia que, inclusive, leva a sigla da Companhia de Erradicação de Invasões em seu nome “CEIlândia”. Enfim, migramos de uma periferia para outra, para poder continuar servindo ao centro. Continuamos vivendo de aluguel. Nada melhorou para a gente. Continuamos no quarto de despejo.
@yamararibeiro4870 Жыл бұрын
Moça seu comentário caiu do céu pra mim , também sou moradora de Planaltina DF , sou do Vale do Amanhecer, e estava pensando sobre isso de mudar para mais perto do plano , principalmente para aquelas regiões que tem metrô que ajuda na locomoção, pq é difícil de mais trabalhar e ter uma vida morando aqui , a definição de cidade dormitório caiu como luva em Planaltina kkkkkk .
@mariliasilvadasneves Жыл бұрын
@@yamararibeiro4870 Um salve para o Vale do Amanhecer!
@yamararibeiro4870 Жыл бұрын
@@mariliasilvadasneves ❤️❤️❤️❤️❤️
@Vmsgdhhfuyyysk Жыл бұрын
Sou do recanto das emas mano, aqui é a mesma fita.
@carolsepulveda3911 Жыл бұрын
Eu amo ser baiana. Tenho muito orgulho das lutas que iniciamos aqui ❤️
@77profeta Жыл бұрын
Estou a dois meses morando fora de sp. E te entendo plenamente. Muito obrigado leke
@luisfernandovilar9733 Жыл бұрын
Brigado pelo conhecimento agregado, mano!! Tem visão de Brasil!
@ramonsilva-eq8vk Жыл бұрын
Obrigado pelos visões sempre mestre!
@corazon.123 Жыл бұрын
Ótimo vídeo, Chavoso. Muito obrigada por compartilhar com a gente sua visão a partir das oportunidades que teve de acessar outras realidades. É muito interessante toda essa diferença. Sobre SP, sou filha de nordestinos, mãe sergipana e pai baiano, sempre moramos em Diadema - de aluguel, mesmo com meus pais vivendo aqui há mais de 40 anos - e durante a graduação tive que me deslocar diariamente para o centro de SP para ter acesso a estudo e trabalho. Ou seja, durante anos da minha vida a cidade onde nasci e cresci virou apenas cidade dormitório. Ótima menção a Racionais e a Facção Central, ratifico totalmente o que vc diz sobre SP nos embrutecer, fazer com que nos tornemos indivíduos frios e egoístas. No fim, a cidade exige que a gente seja assim para sobrevivermos, né? Morar em SP nunca foi privilégio pra quem é pobre e periférico, de fato sempre foi uma tortura. Que não nos falte força, ódio de classe e amor ao nosso povo para mudar essa realidade. Tamo junto!
@tassiathematos8876 Жыл бұрын
Boto muuita muita fé em todo o vídeo, excelente! Me fez pensar em como realmente as cidades são muito diversas, sendo SP como uma capital gigantesca em número de moradores ou não. Que nem diz Elis Regina, "o Brasil não conhece o Brasil". Sou do Rio Grande do Sul e esses dias ouvi uma pessoa do Ceará falando que não sabia que no RS tinha pobreza. Eu nunca, nunca tinha ouvido isso e fiquei ??????, chocada, porque, obviamente, tem muita, muita muuuuuuita pobreza, como (ouso arriscar) praticamente todas as cidades. O vídeo também me fez pensar sobre as diferentes vitrines que as cidades e regiões podem ter, e como a visão das pessoas pode ser realmente errônea sobre o que acontece nesses lugares e contextos.
@ktsky4843 Жыл бұрын
aqui em sp o povo fala q o sul é maravilhoso, lugar mais desenvolvido do br, q as pessoas sao chiques e etc, acham q as cidades sao td como gramado...
@clarimp Жыл бұрын
Lindo o vídeo, Chavoso. Obrigada por compartilhar todas essas reflexões e vivências. Sou do Rio Grande do Sul e tinha bastante essa visão idealizada e higienizada de São Paulo
@wc6710 Жыл бұрын
Chavoso, sou da Bahia, em específico do interior do Sertão Baiano. Fiquei impressionado com a qualidade desse vídeo, te acompanho há muito tempo. Faço parte da geração 2000, onde infelizmente, alguns apontamentos retratados em seu vídeo, ainda permanecem no nosso contexto enquanto nordestinos interioranos, em pleno 2023. Claro, muita coisa tem melhorado, mas outras mil coisas continuam retrocedendo! Uma delas, é esse ideal da persona masculina, que ainda precisa ser muito viril, pois homens necessitam dessa personalidade “cabra macho” para sobreviver aqui, é a casca que o conservadorismo nos impõe nessa conjuntura a qual estamos inseridos. Minha mãe e meu irmão (além de outros familiares), moram na Zona Leste de SP, e percebo o quão essa cidade tem violentado seus corpos. Seja pela rotina, trabalho hostil, dificuldades com transportes e etc. Pretendo ir estudar aí futuramente, fazer faculdade na capital, contudo, já tenho essa visão formada de SP. O conteúdo está massa!!!!!
@alexanderdesmouceaux4395 Жыл бұрын
Acho fascinante também o fato de que a Coréia, também, tem essa sindrome de vitrine, por que Seoul vende demais essa imagem de prosperidade cultural e financeira, mas o país inteiro, a Coréia do sul, tem uns lugares que vc olha e parece um pedaço do interior do Brasil. Sem falar dos multiplos problemas trabalhistas que a parcela pobre da população Urbana enfrenta.
@fctyrtyrtyrty Жыл бұрын
boa é a Koreia no norte kkkkkkkkkkkkk
@Vmsgdhhfuyyysk Жыл бұрын
@@fctyrtyrtyrtyPelo menos eles não são vassalos dos imorais do norte🇺🇲
@thiagoribeiro1608 Жыл бұрын
Muito bom, excelente vídeo, sou do Piauí, mas já morei em São Paulo, realmente o conceito de "casca" tem muito haver com São Paulo, com outros estados também p nós homens, parabéns pela lucidez e por ajudar a esclarecer nossas ideias também.
@mariliaramos9569 Жыл бұрын
Sua reflexão é muito importante e me ajudou a confirmar algumas teses da minha cabeça também...então já to procurando aluguel em Salvador pra mudar pra lá kkk
@coralv5130 Жыл бұрын
chorando aki chavoso mto foda...... nasci e cresci numa periferia da leste em sp e me mudei pra bh ano passado pra estudar, com o auxilio da universidade eu consigo dividir um apto num bairro classe media com estrutura infinitas vezes melhor de tudo q eu ja tive (como assim a rua nao alaga quando chove????), tive e estou tendo muitas reflexoes sobre sp e sobre como eu literalmente sobrevivia no inferno, e entre outras coisas a vontade q todo pobre tem de dar uma casa pra mãe só aumentou nesse ano. alem de refletir sobre meus familiares, sobre a ascenção q lhes foi prometida e como minha vó mora de aluguel ate hoje. como a beira de corrego q a gnt ocupou cresceu e as casas ate hoje sao marcadas com numeros de quando a prefeitura ameaçava despejar todo mundo. mto obrigada por esse video e por seguir em frente sempre
@sabinomanda5098 Жыл бұрын
Mano, praticamente raro assistir um vídeo até o fim neste vale das sombras que são as redes sociais - com excessão aos seus vídeos! Parabéns pela narrativa brilhante e heróica em falar de muitos tabus atuais em nossa cultura contemporânea observando o exemplo da cidade de São Paulo. Muito obrigado e força para continuar neste caminho!
@taissonfioravante4752 Жыл бұрын
Sou do Paraná, mas muito me interessa conhecer a complexidade desse país todo. Obrigado pela oportunidade, Chavoso!
@Odiuu Жыл бұрын
Eu tenho muita admiração por ti cara ❤ , apesar de eu não viver na cidade de São paulo(e sim no litoral do estado) eu me identifico mt com esse vídeo, minha família veio de Minas Gerais para cá e vc simplesmente resumiu tudo kkkk ...eu também estou nessa fase de pensar em ir para a cidade de SP por causa de emprego e etc ...em fim parabéns pelo seu trabalho mt admiração ❤
@Rachel-sy7me Жыл бұрын
Sou paulista e paulistana e concordo, sp é difícil e ainda mais pra quem migra pra cá...minha bisa veio pra cá do Piauí bem novinha e casou com meu bisavô q por sua vez tbm era filho de imigrantes espanhóis e construíram a vida aqui com casa própria graças a deus, sp é formada por imigrantes e migrantes, isso tem que ser respeitado e são Paulo tem que ser muito melhor cuidada
@marcos47067 Жыл бұрын
20:23 parça na boa obrigado por esse papo, moro numa quebrada aqui no interior de SP e as ideia é essa msm nois tem que criar uma casca pra conseguir viver nessa porra, se tivesse a oportunidade sairia daqui facil, nessesario pra caralho essas ideia ai meu mano, continua tmj.
@liviamartendal5147 Жыл бұрын
Que aula de geografia!!! Sou estudante de geo, e passaria tranquilamente esse vídeo para os estudantes quando eu for professora. É possível abordar inúmeros temas a partir dele, como migrações, capitalismo, "cidades globais", entre muitos outros. Parabéns por estar compartilhando conhecimentos sociais/geográficos de forma tão sábia e realista! 👊🏼👏
@josecarloslima6753 Жыл бұрын
nmlk vc é monstro forte abraço , aqui jose carlos da cidade de campinas sp e da invasao da beira do rio ;
@marciocardozodecampos2343 Жыл бұрын
Feliz 2023, Thiago! Muito obrigado pela rica reflexão!🤜🏿🤛🏿😉
@babywonkaa Жыл бұрын
Nossa mano, não fazia ideia q as pessoas fora dq de São Paulo tinham essa visão!!
@gustavomustafe Жыл бұрын
Muito bom mano! Interessante demais pensar a partir dessas palavras que você propôs: “vitrine” e “casca”. Sou do interior de São Paulo, Araraquara. Sou homem, branco, gay e cis. Percebo tudo isso que vc falou na minha trajetória, de nos forçarmos a ter cascas, pra nós protegermos da realidade fria que é São Paulo. Meu pai trabalhou a vida inteira e hoje tenta sobreviver com uma aposentadoria horrível. É foda como o capitalismo suga as pessoas. Obrigado pelo vídeo, e pelas reflexões!
@jaerteantoniojunior7168 Жыл бұрын
Olá vi o seus vídeos, e você chegou a se reunir com uma Colega de Trabalho, Mayara Professora do Colégio Walfredo Arantes Caldas onde eu também estudei. Nasci na Capital também, meus avós vieram no Interior. Minha mãe nasceu no Paraná. Vivi na Vila Souza, Vila Penteado num cortiço e depois me mudei para Taipas. Metade da minha vida, eu transitava entre a Periferia e a Classe Média pois ia na Igreja Anglicana na Santa Cecília, á partir da década de 1990. A TV Globo SP ficava ali, mesmo desde criança eu via esses Contrastes (Apesar disso eu Amo essa Cidade de Arranha Céus, essa Selva de Pedra tão Bela e tão Desigual). Assim como você tive um pai alcóolatra, Ajudante Geral e minha mãe foi empregada e lavadeira num salão de beleza, perto da Avenida 9 de Julho. Posso dizer que hoje sou um Vitorioso, perdi meu pai assassinado por dois policiais, senão fosse a Igreja e minha mãe, não sei o que seria de mim hoje. Lá comecei a aprender inglês, depois fui para a Escola Yázigi como bolsista, e também passei por alguns Constrangimentos devido a minha Cor e Classe Social. Conheci pessoas de outros países e isso foi um Choque para uma criança preta e pobre moradora da Periferia de São Paulo, na década de 1990. Alguns anos depois, fundei uma Ong (Surgida do Centro Espírita que eu frequento) onde moro faço trabalhos sociais e etc... Não imaginava que seria um Professor, pois trabalhei como Mc Escravo (Atendente de Restaurante no Mc Donald's, Auxiliar de Limpeza e Porteiro. Até que eu minha irmã fizemos a Faculdade de Letras, hoje somos Professores do Estado e te digo que desde a sua época de estudante pra agora, as coisas estão Piorando Muito... Na Ong fiz parte de reuniões políticas, de posto de saúde e outros. No ano de 2013, na mesma época das Manifestações Políticas, Paramos a Avenida Elísio Teixeira Leite porque o Hospital Geral de Taipas estava Quase fechando, e Tiramos o Diretor desonesto de lá. Ou seja, devemos estar no Centro das Coisas para Ajudar a Mudar o que não está certo. Hoje também faço parte da Maçonaria, enfim. Desculpe te Alugar com a Minha História. Mas eu Admiro a sua Trajetória, e sempre acompanho o seu Canal, e suas Entrevistas nos Podcasts. Um Grande Abraço pra você, Muita Força e Muito Axé!!!!!!!!
@migomes4121Ай бұрын
Muito real esse vídeo sobre São Paulo. Essa cidade como diz a a música do crioulo é um buquê: buquê são flores mortas num lindo arranjo feito pra você.
@guilhermewillian5009 Жыл бұрын
Sou do Piauí, tenho 19 anos. Uma parte da minha família reside nas periferias de SP. Eu mesmo, quando tinha por volta de 4/5 anos morei pouco mais de um ano na cidade. Pela pouca Idade, não tinha dimensão do que estava vivendo, do que estava vendo a minha mãe viver (sobreviver!). Hoje, 15 anos depois, é que começo a entender um parte do sistema, pois, como foi retratado no vídeo, o Brasil a fora tem uma imagem de São Paulo totalmente diferente, eu não lembrava que SP tinha tantas favelas assim! Que elas eram tão Gigantescas! E eu vivi lá, dentro dessa realidade. Para você entender o quanto os mecanismos de educação e de propagação de dados nos iludem a pensar o contrário, ou, pelo menos, deixar de ver esse lado real. Gostei muito do vídeo e irei compartilhar com o meu grupo de pessoas, grupo de estudos. Elas precisam ouvir isso, pensar sobre isso!
@matheusconvencal3850 Жыл бұрын
Estou saindo do RJ e me mudando para SP. Video muito bom! Parabéns
@flamah10n Жыл бұрын
12:52 Ali na imagem o Pico do Jaraguá, Há uma aldeia de nativos lá embaixo na avenida que corta a aldeia, na base do parque.
@yarabande9230 Жыл бұрын
seu vídeo é muito universal mesmo falando de são paulo, do brasil, qualquer pessoa identifica esses padrões de onde ela vem. continua assim. valeu. abraços de Moçambique
@eduardoaslima Жыл бұрын
Muito foda o vídeo Tiago, se sinta bem vindo à Bahia sempre. Cole num paredão quando tiver a oportunidade
@ChavosodaUSP Жыл бұрын
Obrigado ❤ Já colei 😄
@briangomes9512 Жыл бұрын
Uma boa música para ouvir e refletir sobre essa realidade de êxodo rural no Brasil, é a música "Peão de Obra" do brilhantíssimo Wilson das Neves
@aguiadriverdriver707 Жыл бұрын
Vc e sangue bom, explana sem palanque, é pela causa e nao por polarização política, parabéns.
@caomiudo4187 Жыл бұрын
É bizarro essa cidade, vim de cidade menor para São Paulo buscar oportunidades como a maioria, em Grande Sertão: Veredas tem uma parte que os jagunços passam por uma pequena vila, tá destruida pela colera ou lepra se não me engano, os jagunços vivem indo de um lado pra outro passam por vilas e vilas, paisagens secas e prosperas, sempre me perguntei porque as pessoas daquela vila devastada só não iam embora de lá, me bate medo de eu estar fazendo o mesmo continuando aqui em São Paulo, quem sabe tem lugar melhor por ai, e a gente só esteja tão encantado com a vitrine que falte coragem pra olhar pros lados. Essa é a babilonia moderna. Ótimo vídeo e reflexões, muito legal ❤
@socialism0 Жыл бұрын
feliz ano novo tiagao saudades
@marilenepenha3977 Жыл бұрын
Excelente reflexão!!!
@thiagoapolinario4188 Жыл бұрын
Nasci, cresci e moro em cidade pequena. Da minha cidade a Juiz de Fora, que é a maior cidade perto, leva cerca de uma hora. Ao começar explorar cidades maiores, só de ver que se leva duas horas pra circular dentro da mesma cidade já foi um choque de diferença da realidade pra mim.
@igormota8500 Жыл бұрын
Muito bom esse vídeo, sensacional, o que esse sistema faz e fez com os nordestinos e Nortista e absurdo, muito bom relembra em entender o que aconteceu com nosso povo, eu como filho de nordestino e morei até os 11 em sp e aos 18 fiz a mesma migração que minha família fez e faz e, desde do momento que voltei não consigo acha São Paulo essa lindeza que e pregada, uma cidade onde a gente sofre diariamente e vejo maioria da minha família trabalhando e sendo (mão de obra barata) eu não consigo achar uma conquista a gente sair do que é nosso largando toda nossa família isso a gerações, trabalha dez doze anos tentado comprar uma casa e muitas vezes quando compra vai morar mais longe ainda de todo o centro. Enfim uma realidade vivida por muitos onde saímos dos nosso aconchego do no sertão em busca da tão sonhada acessão econômica e o que vemos e uma sociedade xenofóbica, racista e preconceituosa onde explora toda força garra e alma dos diferentes povos e com tudo isso vamos perdendo nossa verdadeira cultura onde temos que resistir com toda nossa alma.
@felipepacheco5334 Жыл бұрын
Obrigado pelas informações. Sobre os indígenas, me surpreendeu!
@josuemarques4258 Жыл бұрын
Sempre vejo as pessoas daqui de Salvador falando que adorariam morar em São Paulo, que é o sonho delas, etc. Tudo isso pq é vendida essa ideia de que se elas chegarem lá serão contratadas imediatamente para um emprego.
@ChavosodaUSP Жыл бұрын
Triste ilusão
@marinacosta5228 Жыл бұрын
Eu sou paulistana, moro na periferia da zn desde sempre e cordordo com tudo que você disse, sempre falo sobre isso com quem tenho oportunidade. além de tudo isso ainda acrescento: no fim do dia exaustivo ainda não temos uma praia, uma beleza natural, um refúgio, a paisagem não agrada os olhos... Isso vai matando mais por dentro
@fladuarte0 Жыл бұрын
Eu tive um movimento parecido que me levou às mesmas conclusões que vc. Saindo de São Paulo, um mundo se abriu e passei a refletir mais sobre o modo de vida daqui e como isso se reflete no nosso comportamento, nos nossos afetos... Vc traduziu em palavras tudo que venho pensando nos últimos meses. E é BEM real
@naodual9 ай бұрын
Sou de São Paulo, gostei muito do vídeo! Parabéns!
@miriandemelo1354 Жыл бұрын
Que aula!!!
@carolinamyrelacampos3540 Жыл бұрын
Perfeito Chavoso 🥰❤ moro na Cidade Tiradentes, trabalho na SMA em Alto de Pinheiros, minha avó é nordestina e minha mãe carioca... Mexo muito com mapas, e há um tempo tenho reparado nessas aldeias indígenas... Onde eu trabalho ninguém quer mexer com isso pois segundo eles "é muito complicado", mas onde eles veem problemas eu vejo oportunidades, pois quem seria melhor pra proteger nossa biodiversidade doq os povos originários? Me deu até uma ideia pra quem sabe no futuro fazer um mestrado. Muito obrigada, você é sempre muito necessário ❤
@TcheVml Жыл бұрын
Sou carioca. Eu já fui pra sp um pouco mais informado sobre a realidade do local, então n fui muito iludido. É uma cidade maravilhosa e horrível ao mesmo tempo. Você consegue encontrar todos os sonhos e todos os pesadelos da humanidade por aí. Ao mesmo tempo que vi obras de arte lindíssimas, comi maravilhosamente bem etc, eu vi morador de rua apanhando na entrada do metrô e entregador de ifood tendo que esperar do lado de fora do prédio em que eu estava hospedado, no frio, até vir alguém pegar a comida que eles estavam trazendo. É um lugar doente, que depende das pessoas exploradas para EXISTIR (como qualquer outra cidade grande, mas devido ao tamanho, as contradições ficam muito mais evidentes). Fico me perguntando o que acontecerá quando conseguirmos finalmente superar o capitalismo. Acho que boa parte dessa selva de pedra vai perder o seu sentido.
@eueaquarentena Жыл бұрын
Vc é maravilhosx, Tiago, excelente análise. Mto obrigado pelos ensinamentos e parabéns pelo trabalho Quando quiser vir pra Santos , tem lugar aqui em casa Grande abraço
@GABRIEL-kh8do Жыл бұрын
Isso que você falou sobre as pessoas de fora de São Paulo acharem que aí só tem branco, isso realmente é verdade! Eu sou do Norte de Minas Gerais, e aqui as pessoas por serem em sua maioria pardos e pretos, a gente tem a visão de que aí só tem branco por causa das novelas, a TV, etc. Eu cresci escutando que se alguém daqui fosse pra São Paulo, voltava pra cá branco kkk
@paulareisadvocaciaeconsult4679 Жыл бұрын
Caramba...estou perplexa! Parabéns pela clareza mano!
@alicealice3267 Жыл бұрын
Cara, acompanho você há anos, mas este vídeo é provavelmente o meu favorito de todos os que você fez. Sou estrangeira, moro no rio de janeiro e seu trabalho me ajuda a entender a realidade desse lindo e complexo país que é o brasil. Obrigada.
@bymortalha Жыл бұрын
morador do extremo leste d sp aqui chavoso, filho transgênero e bissexual de pais do interior do nordeste (interior do Pernambuco e interior de Sergipe), todo ano tem parente meu aqui, não porque somos ricos, porque todo ano vem alguém do nordeste pra trabalhar aqui, TODO ANO, as vezes, mais de uma vez no ano, e é triste chavoso, é triste fazer a casca endurecer todo dia (principalmente porque, no meu caso como cara trans, eu tive que aprender sozinho como ser o homem que são paulo idealiza e espera), e sinceramente? eu queria vazar de sp as vezes, eu me criei aqui mas aqui não dá paz nem sossego. Obrigado pelo conteúdo chavoso, tmj