Uau, Manu, você está se superando nesses "encontros marcados com você mesmo". Nessas horas ter trabalhado como roteirista profissional com certeza ajuda muito, pois seu roteiro está perfeito: uma progressão de ideias primorosa (a ordem em que sucedem e o ritmo em que sucedem), nunca se perde, rico em conteúdo sobre as mais diversas áreas do conhecimento, didático, provocador, inteligente, embasado, com referências... Espetacular, de verdade. Jamais cansarei de recomendar esse canal. É meu vídeo favorito até hoje. Reflexões suficientes pra uma era inteira da minha vida. (Isso que já comecei a me aventurar na psicanálise por sua influência) Muito obrigado. A contribuição sua e da Flor pra um mundo melhor é muito grande. Acessíveis e riquíssimos. Estejam sempre bem!
@acso2807014 жыл бұрын
Diego Henrique Silveira Dâmaso assinadíssimo embaixo 😬
@amandasilvamarangoni4 жыл бұрын
simmmmm
@leticiavilela93454 жыл бұрын
Perfeita colocação. A organização e encadeamento de ideias e as analogias tão ricas facilitam muito a compreensão. Antes de ver o vídeo acharia quase impossível tratar com tanto zelo e em tão pouco tempo de um tema tão complexo e com tanto embasamento.
@leticialopes77464 жыл бұрын
cada vez mais eu tenho certeza de não querer ter filho.. não quero ser responsável pelo psicológico cagado de uma pessoa.. muito bom o vídeo, como todos sempre são!!
@mazur59213 жыл бұрын
Fuga?
@kleizson3 жыл бұрын
penso exatamente o mesmo
@lucianacerqueira71123 жыл бұрын
É exatamente sobre isto o vídeo...não somos perfeitos, mas podemos fazer sempre o melhor logo que perguntamos, como? Assim como na vida. O narcisismo é a falha que "pode" nos levar a nenhum caminho. Podemos aceitar e nos moldar.
@caiolimao1592 жыл бұрын
Lembre-se que se trata da experiência do bebê, e não (apenas) da "mãe" e do "pai". O bebê é (vai sendo, pode ser ) sujeito de sua história...
@oficinasdeartecasadosbonec6272 Жыл бұрын
Melhor vídeo seu de todos !
@ruanfernando4 жыл бұрын
Nú! Maravilhosa explicação, gosto demais do jeito que você fala. Ainda não sei como entender a minha relação com isso tudo que você disse. Trabalhava como vendedor e, apesar de resolver muitos problemas diariamente, não batia as metas. Nenhum dos meus superiores reclamou sobre isso e inclusive achavam que trabalhava bem, mas tive inícios de pânico e cheguei a pedir demissão. Me convenceram a ficar e fui realocado para o RH da empresa, mas não tenho nenhuma experiência na área. É uma empresa financeira, então as cobranças de produtividade são constantes, jamais sobre mim (acho que no final das contas os donos simpatizam comigo, mesmo sem o perfil da empresa). Entretanto, me sinto incompetente e que não faço por merecer o meu salário, e agora no meio da pandemia pedi novamente para ser demitido - não me demitiram. Dois momentos chave da minha infância: quando tinha uns 3 anos, me lembro (ou mais provavelmente me contaram) de estar olhando uma prateleira na casa da minha vó com as mãos para trás, para deixar claro que não encostaria em nada que pudesse quebrar. Depois, com uns 6, peguei o meu pai falando mal de mim porque estava empolgado com o carro novo da família e abaixando e subindo o vidro elétrico, enchendo o saco. Minha sessão de terapia hoje foi exatamente sobre um ideal que eu criei de que sou muito foda e bom em todas as coisas, mas que me impede de agir sob o risco de ver que não é bem assim. Falei com a minha psicóloga que a sensação é como aquela frase "melhor ficar calado e as pessoas acharem que eu sou idiota do que abrir a boca e terem certeza", porque não tenho espaço para a falha. Sinto uma síndrome do impostor não só no trabalho, mas também em outras relações ou situações sociais da minha vida. É isso que você falou, tenho medo de não ser amado se não for perfeito, de acordo com o que eu acho que o outro espera de mim. Finalmente decidi tomar antidepressivos e mesmo ainda estando na primeira semana sinto que os pensamentos estão mais fracos, consegui interagir em um grupo que é super acolhedor mas me sentia um outsider mesmo já o frequentando há mais de 8 meses.
@MrPedrinhuw4 жыл бұрын
Ver o título e pensar: meu deus isso foi feito pra mim
@elidianeszimanski4 жыл бұрын
Total.
@matheusdedeus52554 жыл бұрын
Exatamente. Passei o final de semana inteiro me questionando quanto a isso, e aí me deparo com esse vídeo sagrado
@thaisoliveira55384 жыл бұрын
Pensei a mesma coisa 😬
@germannisa4 жыл бұрын
olha o narcisismo ai AHAHAHHA
@mcslls4 жыл бұрын
O vídeo que eu mais me identifiquei do canal. Nao me sinto a especial falando isso rs. Só me sinto imensamente grata por mais um dos insights que você me trás. Faço terapia há muito tempo e sempre batemos na mesma tecla de sentimentos de insuficiência. No fundo eu sempre desconfiei dessa presença forte no narcisismo mas a ideia de se sentir inferior talvez contribuía pra deixar tudo confuso por parecer se tratar de ideias opostas. Sua explicação abriu alguns caminhos que pretendo traçar mais a fundo com minha psicóloga. Muito obrigada de novo, Manu.
@Wallacegfsilva4 жыл бұрын
"Tem uma outra maneira na educação das crianças que é não só dizer: não, não pode, mas sim dizer, olha isso aqui, tem uma outra coisa aqui que você pode, tem uma outra coisa aqui que você pode fazer, tem um jeito que você consegue, tem um jeito que você pode fazer, tem um jeito que você alcança, se você botar aquele banquinho lá você alcança, nessa tomada você não pode mexer, mas talvez a gente possa jogar bola. Isso não é reprimir é reorientar sua pulsão, seu impulso, seu desejo para uma outra coisa. A tendência é: quanto mais reprimido, mais produção de ideal. Quanto mais te dizem não mais você diz um dia eu vou poder ou alguém vai poder ou eu nunca vou poder. Enquanto que quanto mais reorientado para outra coisa mais você é capaz de experimentar prazer não só naquilo que você queria fazer que você não pode fazer porque o mundo não é assim MAS em outras coisas e nesse sentido você vai se retirando um pouco do seu narcisismo e se concentrando em uma outra coisa que é maravilhosa e que acontece com as crianças que é na relação com o objeto mesmo: olha o desenho que eu fiz, olha essa coisa que eu montei, olha esse quebra cabeça que eu consegui fazer, olha as palavras que eu produzi, olha essa letra, olha eu aprendi a escrever. É sobre mim ainda, é sobre essa criancinha, mas já não é mais ELE, é um objeto EXTERNO a ele que ele com o qual ele consegue se identificar. E ele consegue então se amar também através desse objeto. Ele não precisa do ideal "um dia eu vou e tal", ele consegue se relacionar com objetos que ele produziu, que ele construiu e ai, daí vem o trabalho e toda nossa relação com o trabalho."
@elisatroian84354 жыл бұрын
"É um spoiler... Mas enfim, é uma história antiga." Hahahah achei tão engraçado isso (engraçado no sentido de fofo)
@Rafael-bj1hc Жыл бұрын
Não tenho palavras para descrever o quão bom é seu conteúdo. Obrigado.
@Canal_shhhasmr4 жыл бұрын
"quem já viu um bebê funcionando ... o primeiro momento desse bicho ai" kkkk parece eu falando de criança.
@polyanaferreira1211 Жыл бұрын
2023. Eu estou aqui assistindo esse vídeo pela vigésima vez! Sem dúvidas, um dos melhores do canal e que fez todo sentido pra minha construção enquanto pessoa ... agora eu entendo da onde vem esse "eu não consigo"... obrigado Manu...
@elzasmania43214 ай бұрын
Amei seu vídeo Emanuel. Consegui entender o porque de me criticar tanto e o porque de não conseguir me apoderar de minhas conquistas. Toda a minha gratidão a você.
@denysenunes1626 Жыл бұрын
Entrei a pouco na autoescrita, mal sei navegar no KZbin o que dirá dentro do canal, mas estou me virando. Fiquei muito impressionada com esse vídeo. Com a sensação aperto no peito e nó na garganta! Mas também feliz por ter tido acesso a esse conteúdo e a possibilidade que posso modificar minha trajetória. Obrigada.
@SelmiFly Жыл бұрын
Caramba ,faz 1 semana que cheguei até vcs ,a Flor e Manu . Muiiito massa ! Queria parabenizar , Explicar o que acontece é muito importante, pq não adianta falar que tudo tem a ver com a infância e a gente vai a um psicólogo e não sabe nunca o que está relacionado , pq não é explicado . Falamos do que lembramos ,mas e o que nao lembramos ? Influencia nas nossas vidas ? Estou feliz em estar aqui . Me agrada muito entender as pessoas, os pqs de tantos sentimentos complexos. Beijinho e obrigada 💋 ❤😊
@gabrielacoutinho8274 Жыл бұрын
Excelente explicação! Além de apresentar possibilidades para todos nós 👏🏼 Grande trabalho, Manu. Obrigada por ser uma companhia nesses tempos ❤
@lucijainevilar3 жыл бұрын
Cara, é tudo sempre com a gente mesmo, não sobre o outro. A questão é tentar se resolver mesmo sabe. É tirar a "culpa" e a responsabilidade do outro. Muita terapia pra nós viu!! E que vídeo, que sujeito interessante em suas falas e colocações.
@tatsilin4 жыл бұрын
Socorro!!! Economizei anos de terapia assistindo esse vídeo! Tô sem chão agora, sem saber o que faço com essa informação. Ok, ok, tô processando rs
@lovechangeseverything27094 жыл бұрын
Que tema ótimo né? Amei .
@gueberoliveira81024 жыл бұрын
Somos 2! Totalmente sem chão e sem saber o que fazer com esse narcisismo destrutivo que habita no meu ser.
@CLUBEDOGIUDESENHOS3 жыл бұрын
Primeiro vídeo sobre o assunto que assisto que realmente tem um desfecho interessante ,Parabéns!
@mariadapiedadecostapinto4443 жыл бұрын
Como conheço muita gente. Aconselho que te sigam porque é a forma mais lúcida e leve de ajudar nos e ainda é muito lindo .muito obrigada
@AssumptaFernandes76 Жыл бұрын
Puxa Emanuel você manda muito bem! É fácil entender sua explicação. Obrigada 🌹
@andriwsps2 жыл бұрын
Cara, que conteúdo sensacional. Tirou a venda dos meus olhos total! MUITO obrigado por esse serviço incrível que vc presta aqui.
@LuluaDutra4 жыл бұрын
Eu tô só o meme da Tedesco fazendo cálculos da minha infância...
@moniquefonseca4 жыл бұрын
Também kkkk
@LuluaDutra4 жыл бұрын
@@lovechangeseverything2709 Quem me dera parecer a Flor!!! 🙃 Sou fã dela desde sempre! Mas obrigada pelo elogio! (Pq achei elogio).
@LuluaDutra4 жыл бұрын
@@lovechangeseverything2709 Não... Sou da terra do Emanuel... Brasília.
@annaluisa5754 жыл бұрын
Eu tbm kkkkkkkk
@marcelogregorio70364 жыл бұрын
Kkkkk
@paolamanzoli97344 жыл бұрын
Esse vídeo não poderia ter vindo em melhor hora. Na quarentena a roupa de todo dia é pijama e as pessoas com quem a gente convive são as que nos conhecem de verdade. Não tem espaço pra altos investimentos narcísicos, nem pra tentativa de materializar um ideal... o espaço é todo ocupado por um real que dói.
@moniquefonseca4 жыл бұрын
Vou assistir novamente com certeza.Mas por agora eu acho que me identifiquei com essa questão de que qualquer não ou qualquer repressão,soasse para mim como fim do mundo. Na verdade eu já identificava em mim essa hipersensibilidade aos estímulos e as situações, sinto que não consigo expressar toda extensão do que eu sinto diante do mundo em si e acho que reajo a isso com apatia às vezes. A questão do não se acha o suficiente também sempre me acompanhou, enfim muita coisa para elaborar Manu obrigada!
@julianamunizdecastro884 жыл бұрын
Eu já ouvi que o excesso de proteção da mãe pode gerar essa 'coisa' de 'não sou capaz' também.
@lovechangeseverything27094 жыл бұрын
E você ? É capaz ou não ? Em qual se encaixa?
@julianamunizdecastro884 жыл бұрын
@@lovechangeseverything2709 Prefiro não abrir aqui no que me encaixo, pq acho q acho que nós humanos somos muito complexos
@lovechangeseverything27094 жыл бұрын
@@julianamunizdecastro88 🥶
@martamieko63792 жыл бұрын
Esta crença limitante gera comportamentos análogos, daí a sensação da farsa literalmente... O indivíduo não é livre pra ser autêntico.
@vvshai3 жыл бұрын
Caramba, não sabia que esse jeito de pensar e agir numa apresentação/reunião, como demonstrado no início do video, tava relacionado à síndrome do impostor. É exatamente assim que me sinto em apresentações, principalmente na faculdade. Aí dá branco e eu mal consigo falar, ansiedade no topo, e já cheguei a amanhecer com garganta inflamada depois de uma dessas que foi bem intensa. Mas ficava me questionando "a síndrome é quando a pessoa é capaz e acredita que não, já no meu caso eu não sou capaz mesmo, então não devo ter essa síndrome...". Olha que louco!
@Gmalgarin7 ай бұрын
Maravilhosa a costura que tu fez de diferentes assuntos até o desfecho do vídeo. Parabéns e obrigada!
@JesusSuppertramp4 жыл бұрын
sensacional! cristalino! 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿❤️
@iluskaviviani3 жыл бұрын
que vídeo genial!!!!! Eu não tenho esse sentimento de ser "impostor", mas na minha vida toda sempre as pessoas dizem que eu consigo muito mais, não exatamente como motivação, mas de certa forma como se eu me esforçasse muito, mas o resultado visível (geralmente em relação ao sucesso financeiro) fosse ruim. Tipo ver alguém despontando numa área e as pessoas me dizendo que eu faria melhor, que eu sou melhor..... se eu fizesse aquilo. eu não tenho essa certeza que as pessoas tem sobre mim.
@leonardoandrade7300 Жыл бұрын
Os últimos 1/4 de todos os vídeos sempre surpreende
@mwevanne4 жыл бұрын
Nossa, que vídeo incrível. Síndrome do Impostor pode ser um monstro terrível de enfrentar, dialogar com essa voz que propõe essa farsa é um passo que tenho usado... Tentando distinguir "o que eu fiz" (o trabalho realizado) do "o que eu acho sobre o que eu fiz" (minha percepção sobre o trabalho realizado), para então entender que eu não tenho controle sobre a percepção do mundo externo e que será esse julgamento externo que mediará o mérito da minha realização. Eu escrevo e desenho, embora não considere minha habilidade - nem meus estudos, nem minhas práticas, etc... - boa o suficiente para me julgar "escritor" ou "desenhista", então sigo adiante com esse fantasma me apontando o dedo. Assistindo o vídeo, eu consegui reconhecer em mim uma ânsia profunda para aceitação e aprovação, através de um trabalho que eu enxergue como algo realmente bem feito. Como eu não consigo observar um objeto que eu consiga materializar com essa qualidade, então qualquer reconhecimento que desperte é absorvido como "não-merecedor".
@CintiaSantos1002 жыл бұрын
Mano, que comentário! Contribui para mim ainda mais com o vídeo. Fiquei com a dica: separar "o que eu fiz" do "oque eu acho sobre o que eu fiz". Muito obrigada!
@marialethiciamata38623 жыл бұрын
Nossa, poucas coisas que li me fizeram me compreender tão bem quanto esse vídeo. Especialmente a perspectiva do "talvez não tenha sido exatamente assim" frente à minha narrativa subjetiva e enviesada de falta de amor e acolhimento. Essa perspectiva foi nova no meu pensamento sobre minha história. Obrigada, Manuel.
@jaquelinecruz5438 Жыл бұрын
Me lembrei da música do racionais, "quem não é visto, não é lembrado", a nossa existência marcada por visualizações, para eu sentir que existo tenho que ser vista pelos outros 🤔
@robertodemello19203 жыл бұрын
Uau! Show de vídeo, passando pela Grécia, psicanálise, História... brilhante!
@alinebaruchi19363 жыл бұрын
É muito difícil quando você sente que matou um animal inocente Eu entendo totalmente O teatro é muito importante para as pessoas que têm uma relação importante com animais Os moradores de rua têm um amor a eles que é acima de tudo Poder ter uma área para os bichinhos é saúde mental Eles sofrem se não puderem viver com eles Deixá-los conosco é tudo A gente se dá muito bem
@saycog10843 жыл бұрын
Muita informação em um só vídeo! Vale muito a pena assistir!
@mariagabriela28974 жыл бұрын
Mandei pra todo mundo do meio acadêmico (onde vejo isso direto, inclusive, em mim).
@giovannijoaquim32974 жыл бұрын
Caracaaass!!! Ontem eu tive uma crise, mandei um áudio para uma pessoa que dizia "se precisar é só chamar" e desabafei entre palavras e soluços. Não obtive respostas do amparo que se dizia "estar ali" o silêncio pairou. Me senti culpado por ter exposto meus problemas. Agora entendo que eu sempre estive ali, e que esta tudo bem. Obrigado manu!!!
@davidsantossilvadavid67063 жыл бұрын
Não entendi qd vc disse que sempre estava ali Mas me identifiquei com essa parte de pessoas que dizem que estarão para o que precisarmos...e nem pro básico estão.
@gabrielam95084 жыл бұрын
M A R A V I L H O S O Pra mim esse é o melhor vídeo do canal, o que mais identifica a minha história! Vivo essa síndrome desde a pré adolescência e apenas adulta fui tomar consciência disso. É uma marca profunda na minha personalidade e venho melhorando devagar. Parabéns pelo vídeo, a catarse foi imensa!
@GiovaniMiguez2 жыл бұрын
argumento rico, límpido, didático! parabéns!
@danillomendes2k249 ай бұрын
Que vídeo perfeito 😮a cabeça chega fumaça 🤯🤯🤯🤯
@renatapacinibarbosamello28444 жыл бұрын
Sempre curiosa ao final dos seus vídeos.. eu sujeito percebo que tudo se criou, algo se perdeu, algo se ganhou ..mas tudo ( ou quase) posso transformar....construir!
@marciapinto34624 жыл бұрын
Você sempre me virando do acesso. 😭😭😭😭amei 🙏💖
@Alice-mr1wl3 жыл бұрын
No final pode acrescentar, para a pessoa que se indentificou com essa narrativa que além de ser uma experiência que sentiu mas que não necessariamente é verdade, como disse, começar a olhar os pequenos feitos do dia a dia que fez e deu conta , próprias produções de êxito , para ver que sim é capaz!
@mariliavieira23222 жыл бұрын
Um dos melhores canais. Sem dúvidas!
@vaniabritto96782 жыл бұрын
A melhor abordagem que já ouvi sobre síndrome do impostor. Nos trás reflexão sobre pontos essenciais para a compreensão desse sentimento tão presente. Os novos modelos de gestão nas empresas, pautados em metas inatingíveis e a críticas tão pesadas de líderes mal preparados, gera um cenário desanimador e desumano, cada vez mais propício para o despertar da sensação de "impostor". O mundo empresarial é muito cruel. Precisamos estar muito antenados a tudo. O autoconhecimento é a única porta para não cairmos nessas armadilhas. Muito obrigada por compartilhar. Adoro seus vídeos.
@gueberoliveira81024 жыл бұрын
PQP! A melhor sacudida dos últimos tempos! Queria que as minhas terapeutas tivessem falado isso na primeira sessão e tudo teria ficado mais fácil (ou não). Realmente tenho um complexo narcisista totalmente destrutivo. O pior é que além de ser onipresente, ele é totalmente cabeça dura e parece não estar aberto a diálogos. Manu, além das conversas, que exercícios mentais podem complementar esse processo de resposta a essa construção imaginária? Me ajuda porfa!!!!
@davidsantossilvadavid67063 жыл бұрын
Por favor Deixe o texto na tela quando vc tiver lendo Eu desfoco mto sem o texto de apoio Amei esse vídeo e tantos outros q tenho visto seus
@marianadiefenthaler81494 жыл бұрын
Meu sonho ter uma palestra com o manu
@tatigoncalves22664 жыл бұрын
Que explicação maravilhosamente completa e clara! Me vi em cada fala, e isso é ótimo! Adoro conteúdos profundos, que me fazem refletir o que me serve. Obrigada por esse vídeo, ele com certeza será útil para os meus próximos passos na carreira profissional! Obrigada!
@amariadelosangelesbasso3 жыл бұрын
Meu Deus, esse video é de utilidade pública
@valescafalqueto55473 жыл бұрын
Cara, muito bom! Parabéns!
@nathaliaborges99094 жыл бұрын
Fantástico !!!!👏👏👏
@lilianoliveira1924 жыл бұрын
Emanuel, às vezes você quer tanto deixar a coisa esclarecida, que se torna redundante/repetitivo. A gente entende da primeira vez rs. Só um toque pra não ficar cansativo.
@isabarbino3 жыл бұрын
Sensacional e esclarecedor para esse meu processo de redescoberta. Valeu, Manu!
@julianamiranda18334 жыл бұрын
To chocada. Ao mesmo tempo aliviada. Sabendo que se trata de uma ferida narcisista e que se trata dessa busca de amor conseguirei lidar melhor. Muito obrigada pelo vídeo.
@anamotta85304 жыл бұрын
Meu Deus Manu, em um vídeo vc me fez pensar mais do que meses de terapia! Amei!
@isabellacarvalho90194 жыл бұрын
Foi muito bom! Muito obrigada! Não só aprendi sobre mim, mas me deu uma resposta, uma esperança sobre uma nova história que vou buscar construir. Obrigada mesmo. Gostei bastante 😍
@cabocadeconcreto Жыл бұрын
eita q o homi foi ate walter benjamin, vai ser bom esse video hein
@gabeeviolet Жыл бұрын
Um dos vídeos mais interessantes do canal! Obrigada.
@rosemeireribeiro83194 жыл бұрын
delícia de conversa viu café filosófico adorando seus videos
@iamgaabs4 жыл бұрын
Obrigada, obrigada e obrigada! Te ouvir tem sido um acalento nesses tempos tão difíceis. ❤️
@michellemedeiros78163 жыл бұрын
Eu no processo de finalização da minha graduação agora, me bateu esse sentimento... esse vídeo veio como uma luva
@giliannealmeida31944 жыл бұрын
Descobrir seus fatores limitante e suas crenças!
@layaragao25084 жыл бұрын
Consegui entender de onde vem essa cobrança de sempre buscar a perfeição e aprovação da pessoas. Muito obrigada por fazer esse vídeo.
@glauciacosta20104 жыл бұрын
esse é o vídeo mais importante da história desse canal!
@aurorainspira3 жыл бұрын
Um dos melhores vídeos do canal! Sensacional!!
@mssbelik4 жыл бұрын
Um dos melhores vídeos que já vi aqui no youtueb
@iamgaabs4 жыл бұрын
Pra mim, o vídeo mais importante do canal (e vc nem falou nada dessa vez, Manu hahah) 💛
@suellensantos63254 жыл бұрын
Caramba, vou ter que assistir esse vídeo algumas vezes até conseguir assimilar tudo. Me identifiquei tanto e é muito bom tomar cada vez mais consciência de tudo o que se passa aqui dentro. Me sinto até um pouco mais leve. Muito obrigada por esse conteúdo Manu! ❤
@leticiatagliati9343 жыл бұрын
Meu deusss!!! minha última sessão de análise foi sobre isso kkkk chocadaaaa
@magdasilva10233 жыл бұрын
Amo você Emmanuel. Você é tão especial. Estou muito agradecida por toda esta informação que você nos traz.
@leoultz4 жыл бұрын
uau, que contextualização, que didática.
@TaahRichardelli4 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso! Obrigada por ele! Me encantou sobretudo a parte que você pensa um possível caminho para a "resolução" disso. Sou aluna de psicologia, interessada em psicanálise, mas por vezes me questiono o que dá então para ser feito hoje frente as nossas questões, pois tenho a sensação que nos estudos psicanalíticos a ênfase é dada na constituição na nossa história "primária", como se estivéssemos fadados a ela, sem caminhos para tomar as rédeas da própria vida em alguma medida.
4 жыл бұрын
Os primeiros 45 segundos descrevem fidedignamente o que eu senti em todas as entrevistas que já fiz
@fatimanicoli51614 жыл бұрын
Estou gostando muito dos seus vídeos. Minha mente chega a se cansar tal sua habilidade de expor o assunto ,avançando e retornando e avançando de novo. Chego a dar um intervalo para buscar condição real de acompanhar pra valer. Faço terapia há anos e faz muito sentido sua fala. O desejo de ver um filho se ajudar de forma menos solitária,lenta e sofrida, me faz pensar que ouvindo seus vídeos possa compreender porque ele à anos recusa buscar terapia mesmo consciente de que precisa.
@MariaOliveira-gs4iy4 жыл бұрын
adorei a abertura e a musiquinha
@leilareginaD3 жыл бұрын
Esse vídeo é pra assistir repetidas vezes e em cada vez ter mais e mais percepções. Cara, você se supera a cada fala sua! Gratidão por cruzar meu caminho aqui no youtube e eu te seguir!
@gabrielrodrigano4 жыл бұрын
Manu! Você é sensacional, você me fez viver uma onda de insights e o tanto de perspectiva que eu rompi através desse vídeo! Obrigado por existir e obrigado por ser você!!!!!!!
@guilhermegeo14 жыл бұрын
Maravilhoso. Obrigado.
@rodrigocara984 жыл бұрын
Sim!
@thaisvalladao85524 жыл бұрын
É ISSO! EU SOU NARCISISTA! mas esse que se culpa e se julga o tempo todo. identificado isso, bora levar para terapia e reconstruir minha história. Obrigada. Vi seu video, em minuto por minuto e anotei tudo. Foi essencial.
@lp59273 жыл бұрын
Vc é narcisista?
@eubeatrizdantas3 жыл бұрын
O video que fez um BUM na minha cabeça! Muito bommm
@leticiarusso65554 жыл бұрын
As vezes sabemos sabe o q acontece dentro da gente...mas consciência brota qdo escutamos do fora...nossa Emanuel obrigada...💪🏽🙏🏽✌🏼💛
@mariaalicemelo66654 жыл бұрын
Obrigada, obrigada, obrigada. Difícil expressar em palavras, o alívio das suas, obrigada.
@andressacosta11954 жыл бұрын
Emanuel, que vídeo incrível! Muito obrigada! Vc consegue tornar a psicanálise muito mais acessível..que trabalho importante tem feito!
@lovechangeseverything27094 жыл бұрын
E você se acha uma farsa ? Ou não se identifica?
@fernanda972393 жыл бұрын
simplesmente... obrigada!
@guianton3 жыл бұрын
uau, acho que esse é o melhor video do canal (e olha que ja vi inumeros)
@larissaforesto68394 жыл бұрын
Olá, Emanuel. Adoro seus vídeos. Gostaria de uma indicação para quem quer começar a entender um pouco melhor sobre as ideias de Freud e como elas podem impactar a nossa vida a partir do momento que a noção sobre elas se instalam. Fiz faculdade de direito e durante a graduação eu li "o mal-estar na civilização"; por meio de alguns textos esparsos e vídeos - como o seu - tive algum contato com a literatura freudiana, mas gostaria de aprofundá-lo. Comprei tbm o livro "A identificação dos sonhos", mas confesso a minha dificuldade na compreensão de alguns conceitos; talvez seja melhor começar - de fato - por algo mais simples (se é que isso é possível em se tratando de Freud). Desde já, agradeço.
@Ana-oz6qo4 жыл бұрын
Pqp que leitura fantástica!
@Valeriadumaresq8 ай бұрын
Muito lindo esse vídeo 😍 Obrigada ☺️
@deboraflores36764 жыл бұрын
Intenso e maravilhoso.
@camilacaldas70474 жыл бұрын
Honestamente... não tenho palavras pra descrever as mudanças que suas contribuições fazem na minha vida.
@nelalua2 ай бұрын
No ponto!
@julianamunizdecastro884 жыл бұрын
Manu, eu de novo! Poderia comentar também sobre a mãe narcisica. Fica como sugestão de um vídeo algum dia desses. 😊 Obrigada por esse novo quadro! Dá para perceber o quanto vc estruturou e trabalhou bastante para que os vídeos sejam bem amarrados. Tenho sentido isso!
@yurirocha16274 жыл бұрын
Que sintonia incrível. As vezes parece que problematizo alguma coisa e você lança um vídeo sobre.
@sofiapacheco49654 жыл бұрын
Muito bom! Obrigada pela generosidade destas partilhas, Manu. Abraço transatlântico de Lisboa❤
@sonsdanatureza23844 жыл бұрын
eu so tenho uma palavra pra definir esse video obrigado !!!