Рет қаралды 4,585
Nesse vídeo apresento a SINDROME DO PANICO, os SINTOMAS DA ANSIEDADE e também EXERCÍCIOS PARA SE LIVRAR DOS ATAQUES da ANSIEDADE E dos ATAQUES DO PANICO.
• SINDROME DO PANICO SIN...
"Ataques de pânico: o tsunami da ansiedade
Para que você se beneficie das intervenções dirigidas especialmente à redução do pânico, é importante ter certeza de que é com pânico que você está lidando. Se você teve um ataque de pânico, é provável que jamais o esquecerá. Talvez esteja se sentindo apenas um pouco impaciente ou até relativamente calmo, quando repentinamente foi pego desprevenido por uma onda de intensa ansiedade. A experiência do que denominamos “ataque de pânico espontâneo” é como se um “tsunami de ansiedade” tenha se abatido sobre você.
Um ataque de pânico é definido como:
um período ou episódio distinto de medo ou desconforto que se forma repentinamente, atinge sua intensidade máxima rapidamente, e se caracteriza por uma série de sensações físicas e cognições assustadoras. Normalmente, os ataques de pânico duram entre 5 e 20 minutos.
Segundo o DSM-V-da American Psychiatric Association, um ataque de pânico pleno é um período distinto de medo ou desconforto intenso que atinge máxima intensidade rapidamente (p. ex., dentro de, no máximo, 10 minutos) e inclui quatro ou mais dos seguintes sintomas:
■ Palpitações ou taquicardia,
■ Sudorese,
■ Tremores ou abalos,
■ Sensações de falta de ar ou sufocamento,
■ Sensações de asfixia,
■ Dor ou desconforto torácico,
■ Náusea ou desconforto abdominal,
■ Sensação de tontura, instabilidade, vertigem , desmaio,
■ Desrealização (sensações de irrealidade), despersonalização (estar distanciado de si mesmo),
■ Medo de perder o controle ou enlouquecer,
■ Medo de morrer,
■ Parestesias (anestesia ou sensações de formigamento),
■ Calafrios ou ondas de calor*,
Reproduzido do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, 5ª edição,
Esses sintomas lhe parecem familiares? Se você já teve ao menos dois ataques de pânico caracterizados por esses sintomas, você pode preencher critérios para um diagnóstico de transtorno do pânico. Porém, muitos ataques de pânico também ocorrem em diversos outros transtornos de ansiedade, e, portanto, um diagnóstico específico de transtorno do pânico não é necessário para que você esteja sofrendo, e motivado a tratar, os ataques de pânico.
Quatro características significativas do pânico
Existem quatro características do pânico sobre as quais você deve saber, pois cada uma delas desempenha um papel importante nas intervenções que visam reduzir ataques de pânico e transtorno do pânico.
Certas situações disparam pânico
É interessante que, embora ao menos dois ataques de pânico devam ocorrer “sem mais nem menos” para fazerem parte do transtorno do pânico, a maioria das pessoas que têm ataques de pânico sabe muito bem que o pânico geralmente é disparado por determinadas situações, tais como estar em lugares públicos, situações sociais, estar sozinho, ter que se apresentar em frente de uma plateia, e assim por diante. Na verdade, uma pessoa com ataques de pânico aprende rapidamente quais situações tendem a desencadear um ataque de pânico e assim evita estas situações. Lucia logo aprendeu que situações desconhecidas aumentavam sua ansiedade e o risco de um ataque de pânico, então restringia-se cada vez mais ao lar e ao trabalho.
Esse canal é sobre métodos, técnicas e dicas para reduzir a ansiedade e trazer bem estar, saúde e equilíbrio emocional, físico, e espiritual para as pesssoas
Assine o Canal!*
www.youtube.co...
Para dicas e materiais gratuitos se inscreva na lista abaixo:
www.youtube.co...
E ainda mais dicas no site:
www.youtube.co...
/ pauloantonioalmeidams
/ coachpauloantonioalmeida
/ pauloantonioalvesalmeida
/ pauloantonioalmeida
/ psipauloalmeida
Tem mais dúvida? Comente aqui ou mande e-mail!
Esclarecimentos: psicologopauloalmeida@gmail.com
Gostou do vídeo? Curta, compartilha e assine o canal pra não perder o que vem por ai!