Sobre o livro “o pacto da branquitude”, Dra. Cida Bento

  Рет қаралды 930

Psicóloga Karina Sabedot

Psicóloga Karina Sabedot

Күн бұрын

Пікірлер: 11
@MariaDasdores-k3v
@MariaDasdores-k3v 3 ай бұрын
eu amei o seu resumo, você é muito divaaa, amei também seus vídeo
@mariliaandrade1839
@mariliaandrade1839 Жыл бұрын
achei incrível os pontos que você apresentou. parabéns! 💕
@NoemiZeferino
@NoemiZeferino 2 жыл бұрын
Boa tarde prô!
@dinhoalpha836
@dinhoalpha836 2 жыл бұрын
Todo esse conceito perde totalmente o valor quando chega a internet, eu sou Branco filho de pai Negro e que foi Pai de Santo na década de 90, porem sempre recebi preconceito na periferia por não usar drogas ou não beber. Fui descobrir o que significa fassismo em 2009 quanmdo a melhor amiga do meu primo ( gay na época. ) falou pra mim no intervalo da escola " Não fala comigo, quem não bébe nem pode ser considerado gente. " ali eu entendi que existe pessoas que simplesmente usam argumentos sem noção para praticar atos ruins livremente. No fim hoje mais do que nunca sofro preconceitos por que fiquei com baixa visão, o que ironicamente me fez abrir o olho e ver quem realmente são as pessoas ao meu redor.
@marciagoncalves6498
@marciagoncalves6498 5 ай бұрын
Eu sou parda mestiça (não branca), porém, reconheço que a população branca trouxe desenvolvimento, tecnologia, costumes, arquitetura para o nosso país. As grandes empresas que tanto empregou pessoas sem estudo nas décadas de 70 e 80 eram de origem alemã e italiana. Nosso idioma provém da Europa (Portugal) e carregamos sobrenome ibérico e europeu: povo forte e aguerrido. Claro que temos a participação da população asiática e Africana, mas foram os europeus que mais fizeram por este país.
@GrasiCarter15
@GrasiCarter15 3 ай бұрын
mulher, vc não entendeu nada, quem trabalhou por esse país 400 anos? Quem gerou riqueza? quem ficou com a riqueza? quem ocupa os lugares de poder nesse país: judiciário, grandes bancos, política? Quem goza do estado de bem estar social que as americas e a africa ajudaram a produzir? O branco trouxe "desenvolvimento"? Para quem? Para os milhoes de indígenas exterminados? Para a maioria da população que vive de salário mínimo? Para os pretos que saíram com uma mão na frente e outra atrás em 14 maio de 1888 e nem podiam ter terrar enquanto os imigrantes europeus recebiam terras e incentivo do estado? Vc é mestiça por fora e branca por dentro.
@despertatuquedormes7483
@despertatuquedormes7483 2 ай бұрын
Ta precisando estudar história. O Egito é o berço da modernidade. As arquiteturas aqui montadas foram feitas pelas mãos negras. Aleijadinho era negro. Um arquitero ímpar. Pesquise sobre ele. A Africa foi salteada por séculos por isso ficou atrasada. E quem fez tudo isso... os europeus. Usando de maldade e ganância apenas. Essa sua fala é típica de racistas.
@whitehathackers100
@whitehathackers100 2 ай бұрын
Que europeu o quê! Você poderia rever o vídeo mil vezes, mas essa ideologia de supremacia branca já está impregnada na sua cabeça. É exatamente isso que os brancos fazem: se beneficiam das vitórias dos outros para si próprios, desmerecendo outras etnias. Os negros construíram o Brasil de diversas formas, incluindo a transmissão de saberes técnicos, a participação na construção de fortalezas e a criação de invenções: Fortalezas Portugal construiu fortalezas na costa do golfo da Guiné, que eram centros de negócios entre os países. Saberes técnicos Os africanos transmitiram oralmente saberes técnicos sobre metalurgia, marcenaria, ourivesaria, plantação, colheita e construção de máquinas de engenhos para seus descendentes. Invenções Negros, incluindo escravizados, criaram ou aprimoraram muitas invenções do nosso cotidiano, como lâmpadas, elevadores, máquinas de costura e semáforos. O branco conquistou às custas de outras etnias, excluindo essas mesmas pessoas na hora da vitória, dando a entender que foram apenas os brancos que construíram.
@NatashaSallesSoprano
@NatashaSallesSoprano Ай бұрын
por meio das mãos não brancas que eles escravizaram
@Rob-h3w
@Rob-h3w 9 ай бұрын
Essa é uma visão danosa. Nao ajuda em nada; piora
@GrasiCarter15
@GrasiCarter15 3 ай бұрын
kkkkkkkkk
A VIDA NÃO É ÚTIL - resumo e análise
7:06
Vestibuler com prof. Altemir
Рет қаралды 1,1 М.
The evil clown plays a prank on the angel
00:39
超人夫妇
Рет қаралды 53 МЛН
Cat mode and a glass of water #family #humor #fun
00:22
Kotiki_Z
Рет қаралды 42 МЛН
Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, e etnia
12:48
Prof. Basilio Historiando
Рет қаралды 23 М.
SÓ 1 por DIA para PERDER BARRIGA, DESINFLAMAR, TER ENERGIA E MAIS SAÚDE!
8:13
Nutricionista Patricia Leite
Рет қаралды 2,5 МЛН
#98 - Cida Bento e o Pacto da Branquitude | PRETOTECA
32:40
Rádio BandNews FM
Рет қаралды 10 М.
Kabengele Munanga - raça, racismo e etnia
5:26
Sociologia Animada
Рет қаралды 120 М.
O QUE É BRANQUITUDE?
8:11
Aza Njeri
Рет қаралды 6 М.
O QUE É O PACTO DA BRANQUITUDE: SAIBA AGORA | Alê Garcia
5:38
Alê Garcia
Рет қаралды 1,3 М.
The evil clown plays a prank on the angel
00:39
超人夫妇
Рет қаралды 53 МЛН