Seria interessante uma continuação com Mitsuyo Maeda, e posteriormente com a família Gracie.
@ricardokerscher3 ай бұрын
De maneira alguma! Achar que gracies estão em algum tipo de comparação com Kano Shihan é desrespeitar sua memória. Kano Shihan foi o maior educador japonês que existiu, seus feitos são incalculáveis. Os gracie utilizaram do conhecimento do Judô, que era pra melhorar as pessoas e a sociedade, pra transformar pessoas em pitboys violentos, incultos, brigões e com gana de fama e vitórias, através de mentiras, desrespeito, invasão de academias, ameaças, esquemas e muita violência. Foram inclusive julgados, condenados e presos por espancar covardemente Rufino dos Santos. NUNCA compare esse tipo de gente com Kano Shihan.
@davicassiano85613 ай бұрын
@@ricardokerscher É bom não generalizar a história. Hélio Gracie não apoiava esse tipo de conduta SEM CONTEXTO tanto que não se envolvia e quando ocorria, buscava sempre manter a honra. Ele desenvolveu o jiu-jitsu e uma nova filosofia, mas o Brasil é um país que não tem uma cultura de respeito além de ter bastante violência; no RJ muitos ganharam a faixa preta sem ele ser consultado na época. Hoje o jiu-jitsu de Hélio praticamente só existe na história, o jiu-jitsu de hoje é outro. É importante lembrar que o jujutsu por si já tem uma filosofia diferente do judô, e que passou a se desenvolver a partir da realidade aqui no Brasil. Se no Japão a filosofia era um caminho de harmonia (depois de uma bomba todo mundo fica bonzinho), no Brasil a filosofia era de sobrevivência e união.
@ricardokerscher3 ай бұрын
@@davicassiano8561 filosofia da sobrevivência e união? Estranho... esperando na tocaia em três e espancando seu rival? Xingando, ameaçando e desrespeitando outras modalidades? Mentindo? Forçando combates com regras que favoreciam o seu jogo? Por favor, né?
@davicassiano85613 ай бұрын
@@ricardokerscher Rufino também não foi inocente É um fato que cada um na sua própria história ninguém é perfeito, nem mesmo sei se posso acreditar 100% nas histórias refentoras de Jigoro. Mesmo assim Hélio, ainda que na sua velhice, trouxe ensinamentos e nessa idade trouxe a verdadeira essência do seu jiu-jitsu.
@ricardokerscher3 ай бұрын
@@davicassiano8561 qual é a verdadeira essência do "seu" jiu-jitsu se ele apenas copiou uma parte do Judô? Só pode ser tudo aquilo que eu citei acima....