Excelente dr! @dr.viniciuspaiva O meu paciente está com padrão espástico em MMII devido a demora em iniciar a fisioterapia e muito tempo sentado na cadeira de rodas. Tem força muscular, já temos ganhado bastante nas mobilizações articulares de joelho e tornozelo. Fez aplicação de botox total em MMII, que diminuiu a dor. Porém mantém o padrão de espasticidade nos dois joelhos que limitam o posicionamento em ortostase. Tem algo que possa ser feito?
@clebianobarbosa7113 ай бұрын
Bom trabalho
@dr.viniciuspaiva3 ай бұрын
Obrigado 👍
@Leole3009 ай бұрын
Posta mais sobre oque fazer após quebrar esse padrão, fortalecimento? Alongamentos? Quando ele é plegico alongo ou também trabalho força.
@dr.viniciuspaiva8 ай бұрын
Sugestão anotada!
@dr.viniciuspaiva7 ай бұрын
Olá! Obrigado pela sua pergunta! Sempre quebramos o padrão espástico com o objetivo de facilitar o posicionamento do membro para realizar alguma atividade com o paciente. O padrão espástico sempre leva ao encurtamento dos músculos envolvidos, então o alongamento é importante. O objetivo do tratamento do paciente sempre é de trazer o máximo de controle do movimento para o paciente e o fortalecimento muscular entra nisso. A espasticidade só vai diminuir ou desaparecer se o paciente tiver controle motor do membro afetado.
@analourdes7984Ай бұрын
7acwrtar esse pé que não planta nochão sem doer?@@dr.viniciuspaiva
@dr.viniciuspaivaАй бұрын
@@analourdes7984Olá! Poderia repetir sua dúvida, por favor! Não entendi!
@dhiancs2 ай бұрын
No caso de um PC (cadeirante) que já tem um padrão de inversão e extensão. Essa técnica funciona?
@dr.viniciuspaiva2 ай бұрын
Essa técnica é para quebrar o padrão espástico de extensão. A resposta é uma tríplice flexão ( quadril, joelho e tornozelo). Mas se o paciente tiver uma deformidade ou contratura no pé não vai reverter o padrão do pé.
@brunagomes87936 ай бұрын
Dr minha paciente fica com o membro inferior flexionado, como acabar com esse padrao?
@dr.viniciuspaiva6 ай бұрын
Olá! Bruna! Qual o problema da sua paciente? O padrão de espasticidade em flexão não é comum. Explica melhor o caso dela para eu poder te ajudar.
@saracosta85015 ай бұрын
Também queria saber 😢
@sindykerole908229 күн бұрын
@@dr.viniciuspaiva O meu paciente está com padrão espástico em MMII devido a demora em iniciar a fisioterapia e muito tempo sentado na cadeira de rodas. Tem força muscular, já temos ganhado bastante nas mobilizações articulares de joelho e tornozelo. Fez aplicação de botox total em MMII. Porém mantém o padrão de espasticidade nos dois joelhos que limitam o posicionamento em ortostase. Tem algo que possa ser feito?
@joãopaulozanini2 ай бұрын
Tenho um paciente acamado com sequelas de AVC, ele tem espasmos frequentes nos isquiotibiais, fica a maior parte do tempo com o joelho flexionado, tenho dificuldade para realizar a extensão, isso é normal?
@dr.viniciuspaiva2 ай бұрын
O normal é manter um padrão extensor do membro inferior. Ele tem quanto tempo de acamado? Já tinha algum problema antes? Você consegue realizar a extensão do joelho por completa ou tá limitada? Pode ser uma contratura muscular que não tá permitindo a extensão do joelho. Pode ser uma distonia por conta do local da lesão. Lesões nos núcleos da base provocam distonias, inclusive com movimentos balísticos (repentinos).
@joãopaulozanini2 ай бұрын
Ele tem 5 meses acamado, não tinha nenhum problema antes do AVC, consigo fazer a extensão completa do joelho, obrigado pela atenção.
@joãopaulozanini2 ай бұрын
O paciente não verbaliza mais, mas ao realizar a extensão nota-se que ele sente um pouco de dor
@dr.viniciuspaiva2 ай бұрын
@@joãopaulozanini Se você consegue fazer extensão completa, mas percebe que ele sente um pouco de dor, então tem que ficar atento a esse sinal e investigar. Nesses espasmos, ele pode ter batido e se machucado e ninguém viu.
@lilianerubio41532 ай бұрын
Tenho um paciente de AVC que ao ficar em pé a perna esquerda encurta totalmente, não consegue nem colocar o pé no chão, na postura deitado a perna fica totalmente esticada.