_"Nenhum dos dois dará o primeiro passo, porque ambos pensam que não é mútuo."_ (Fiódor Dostoiévski)
@joao_aguilera Жыл бұрын
Eu amei o final. Nem apenas da maldade, lascívia e inveja vive o homem, para mim foi quase orgástica a maneira como o livro termina. Terminei em lagrimas sentindo o amor de Aliocha. E olha que o perfil bobinho deslumbrado nunca me definiu.
@MrGerhilde5 ай бұрын
Fico absolutamente encantada quando, após ler um determinado livro, corro aqui para assistir a resenha e a visão de Tatiana. É como se fosse um coroamento agradabilíssimo e um desfecho cheio de completude.
@isabelaoliveira92707 жыл бұрын
Simplesmente AMO o fato de que você, Tatiana, não faz aquilo que 90% dos leitores e Booktubers fazem. Você não le o livro só por le, não faz uma resenha rasa, não diz que gostou de algo só por que a maioria gostou... Adoro o fato de que você não se contenta em simplesmente ler e resumir o livro, você analisa, faz boas abordagens, e usa livros e textos de apoio. Já aconteceu de RARAS vezes eu discordarem de você em algumas resenhas, mas você certamente é a melhor booktuber. Hahahahaha te adoro!
@inaciooliveira32746 жыл бұрын
Isabela Oliveira ,Ela é ótima!!
@NoSamba5 жыл бұрын
Nem todo mundo tem mesmo desempenho pra fazer resenhas. As resenhas da tal você considera fraca não significa que eles o fazem por obrigação (visualização). Todos que produz esses conteúdos amam livros e quem não gosta nem passa perto. Eu seu erro é considerar uma resenha fraca de algum youtuber como "pseudo-leitor".
@matheusrosa85363 жыл бұрын
gosto mto tambem
@CostaComedyClub3 жыл бұрын
Falou tudo
@Na-sp3hb3 жыл бұрын
Falou tudooo
@ezequielleandrojr.87766 жыл бұрын
O Grande Inquisidor e o diálogo do "diabo" com o Ivan são os pontos altos do livro!
@G.Lopes.968 ай бұрын
Para o meu gosto, o capítulo "A Revolta", é o ponto alto.
@G.Lopes.968 ай бұрын
Superando até os dois capítulos citados.
@pessoanormal8733 ай бұрын
Na minha opinião o capitulo final e o capitulo que o Aliocha vela o mestre zoźimo e acaba tendo uma revelação religiosa são os pontos altos,
@KTMota17 жыл бұрын
O barato dos seus vídeos Tatiana, pelo menos para mim que sou formada em letras com especialização em literatura, é que vc não se limita em dar sua opinião sobre o livro, procura mostrar que há possibilidades de textos aprofundados sobre o livro, dá dicas de livros sobre literatura e etc, um verdadeiro trabalho de formação de leitores. Muito massa!
@francosenajr25608 жыл бұрын
"Vai a gente escrever um livro de qualquer jeito né? sai uns livros de youtubers" kkkkkkkkkkkkkkk
Rapaz, pensei em algo parecido... qual seria a linha tênue entre um grande escritor e um esquizofrênico paranoide? Olha a complexidade dessa obra!!!? Agora, esse estória (não li) meio que parece Dois Irmãos. Estou doido para ler Dostoievisk! Assim que terminar minha quota do primeiro semestre/18 esses livros estarão na minha lista do segundo semestre!
@GracielleFreitas4 жыл бұрын
depois que ela falou isso, vim imediatamente procurar o comentário com a frase pra curtir HAHAHAHAHAHAHAHAHA
@virtualsouljazz4 ай бұрын
Hoje, 02/09/24, eu terminei de ler "Os irmãos Karamázov", uma missao hercúlea, rsr... e não podia deixar de vir aqui ver a sua resenha. Eu achei que o livro tem bons e ótimos momentos, mas tbm achei que tem muitos momentos enfadonhos. Ou seja, o livro poderia ser mais curto, um pouco mais enxuto. Mas sim, é um livro excepcional, porém não é melhor do que Crime e Castigo com certeza! Sobre o final, foi o unico ponto que discordei de vc. Achei que foi emocionante e sublime.
@suelipereira71713 ай бұрын
Preciso ler
@gustavoandrade344 Жыл бұрын
O melhor que eu já li. A profundidade da análise de temas como ressentimento, religiosidade, orgulho, culpa, é absolutamente impactante, além das reflexões sobre as possibilidades que as personalidades humanas e os desdobramentos de suas ações oferecem à sociedade. Épico!
@alanaguimaraes39647 жыл бұрын
Eu me sinto burra em demasia quando vejo pessoas como você. Admiração me define.
@inaciooliveira32746 жыл бұрын
Alana Guimarães,Tamo junto!
@pedroh.71545 жыл бұрын
Siim eu também!
@CASSIANODEALMEIDA5 жыл бұрын
Boa (/) (sinceridade).
@Chapolinhoo4 жыл бұрын
Mas vcs são burros msm
@stefannylarissa32094 жыл бұрын
@@Chapolinhoo 😂😂😂😂😂
@desmistificador10004 жыл бұрын
_"Só existe um caminho para a salvação: tornar-se responsável pelos pecados de todos os homens. Assim que você se tornar responsável com toda a sinceridade por tudo e por todos, verá imediatamente que isso é realmente assim e que você é, de fato, o culpado por todos e por todas as coisas"_ ― Fiódor Dostoiévski, Os Irmãos Karamazov
@armandoribeiro918 Жыл бұрын
Tai uma besteira sem tamanho. Herança direta daquela mentira chamada cristianismo.
@djsapo84684 жыл бұрын
Nesse livro Dostoiévski está demostrando as personalidades das pessoas. Pessoas de pouca personalidade q se espelham em outras e, pessoas de muita personalidade que são espelho para outras. É, pessoas de personalidade forte: que não querem ser outra pessoa, q não tem inveja de ninguém q acreditam no seu talento e capacidade.. E também tem as pessoas de personalidade fraca, q normalmente se espelham em alguém. Pessoas que querem ter a vida e o mesmo sucesso de outras pessoas.
@hugojosesales2 жыл бұрын
A descrição de são petersburgo e a própria vida que dostoievski dá a cidade em crime e castigo me foi A MELHOR DESCRIÇÃO DE UMA CIDADE QUE JÁ LI.
@Jennifer-ki4up8 жыл бұрын
Domingo salvo com sucesso
@francisarthusopaiva30884 жыл бұрын
O teatral em Crime e Castigo faz sentido. Aquele entra e sai do quarto de Raskolnikov parece uma cena dramática de teatro. Realmente Dostoiévski escrevia para jornal ao modo folhetim, acaba escrevendo muita coisa desnecessária como as indas e vindas dos personagens, mas no geral é ótimo quando aprofunda em um personagem
@pedrolefu57438 жыл бұрын
os irmãos karamazov, talvez junto com em busca do tempo perdido, é o melhor livro que já li. sou completamente envolvido com essa história, que me comoveu de uma maneira que mais nada na vida nem na arte o fizeram. o final me fez chorar (num momento em que eu não chorava há mais de cinco anos) e todas as ideias contidas no livro não estão nem perto de se dissolverem em minha mente. concordo com carpeaux. e digo isso: é impossível encontrar-se com dostoiévski sem causar uma revolução pessoal.
@mariGDA7X4 жыл бұрын
eu entendo. foi um choro compulsivo e ao mesmo tempo sereno. foi um dos melhores finais que já li.
@josefreire2391 Жыл бұрын
Dostoiévski é isso mesmo! Não chorei com o final de Os Irmãos Karamazov, apesar de achar o livro mais incrível que oi até aqui também, mas chorei no fim de Crime e Castigo, que me salvou há uns anos atrás.
@vanevalter78616 жыл бұрын
Dostoiévski para mim é um dos maiores autores de todos os tempos!!!! aliás, o próprio Lima Barreto já dizia para lermos os russos por sua densidade e seu capacidade narrativa. Concordo com a Tati que Crime e Castigo é o melhor livro dele. Já o li três vezes e a cada releitura fica melhor ainda. Um sonho de um homem ridículo,memórias do subsolo e Recordações da casa do mortos são também espetaculares!!!! Os irmãos Karamázov ainda não adquiri, mas o Grande inquisidor li algumas vezes e gostei imensamente. Espero em breve comprar estes livros da editora 34 e aumentar meu acervo desta fera russa.Tolstoi,Chekov e Gogol também valem muito a pena conhecer, são série A!!!!!!!
@michellesantosnascimento11336 жыл бұрын
Esse é um dos meus livros preferidos, amo Dostoiévski...E me atrevi a fazer umas observações: - O melhor e mais incisivo capítulo é o "A revolta" (o antecessor ao "O grande inquisidor", que em comparação ao da revolta, pra mim, é superestimado); - Ivan não era ateu, mas deísta, porque nota-se uma ressentimento por Deus não fazer algo pra amenizar o sofrimento, principalmente das crianças, e dizia "se é que ele existe", que pra mim soou várias vezes como "vamos lá, me mostra a sua cara" ... E também pelo episódio de "ver o diabo (delírio?!)", e por essa frase “Se o diabo não existe e foi criado pelo homem, este deve tê-lo feito à sua imagem e semelhança.” e por essa frase: "Entrego meu bilhete na entrada (ao céu). Como homem de bem tenho o dever de entregá-lo o mais rápido possível. Não recuso admitir Deus (letra maiúscula), mas muito respeitosamente, devolvo-lhe o meu bilhete”; - Kolia, apenas um garoto de 14 anos, mas que maturidade, foi um dos que mais me fez pensar; - Recomendo também o discurso do promotor (no julgamento de Dimitri), que realmente superou as expectativas.
@andrecosta7966 Жыл бұрын
Mas o que mais fez sofrer foi Ilyuchenka, o garotinho do final...
@joaozinhopro4769 Жыл бұрын
Parabéns pela Análise. Um forte ponto do livro é o garotinho que devende a honra do Pai ( emocionante) !!!!!
@G.Lopes.968 ай бұрын
A revolta é sensacional! Sim, é o melhor capítulo!
@leonardoRB141721 күн бұрын
@@G.Lopes.96 Sim . Excelente. O diálogo do Ivan com o diabo também é demais. E eu particularmente também gostei das memórias deixadas pelo mestre do Aliocha.
@meurer13daniel8 жыл бұрын
24:14 MORRI hiuhdisuhiduhashdihasd Aliás, quando você estava comentando sobre isso, tive o mesmo pensamento. Se ele escrevia de qualquer maneira só pra conseguir o cheque, imagina se sentasse na cadeira e fizesse um trabalho "bem feito"...
@juliotimberlake18 жыл бұрын
A Tati é minha heroína. Além de ler essa obra imensa e importante, ainda lê todos esses livros de apoio. Quando eu ler esse livro eu vou voltar aqui
Não que eu goste muito de Freud, mas segundo ele Os Irmãos Karamazovi é um dos maiores romances já escritos. Concordo com ele.
@natafelipe6905 Жыл бұрын
Hoje, dia 01/10/23, acabo de terminar essa grandiosa obra. Sem palavras para descrever esse magnífico livro. Dostoiévski foi um gênio.
@giselevilasboas48238 жыл бұрын
Tati, por mim eu passaria a manhã inteira vendo seus vídeos, mas o dever me chama! 😩 Quando eu assisto a você, sofro um misto de deslumbramento em lhe ouvir e desespero por querer ler tudo e não ter tempo... 😪 Suas resenhas fazem com que a gente queira ler tudo o que você recomenda. E obrigada também pelos vídeos em que você não recomenda, pois aí a gente já risca da lista! Sucesso! 😘
@vanevalter78615 жыл бұрын
Excelente como de costume!!!! Sou fã da literatura russa que considero a melhor do mundo. Dostoiévski,Tolstói e tchekov são espetaculares!!!! Em relação a crítica de Vladimir Nabokóv sobre Dostoiévski, claro que ele tem todo direito de não gostar. Nunca li o autor de Lolita mas sei da alta qualidade de sua obra. Sei que Nabokóv tem seu valor e é considerado um ótimo escritor, mas para mim enquanto ele é um ótimo escritor, Dostoivski é extraordinário!!!!!!
@monicasantoss13 жыл бұрын
Eu , como você, dou muitas risadas em várias passagens das obras de Dostoievski - nos Karamazov, principalmente. Dostoievski, um gigante!
@IamNicoleDuarte3 ай бұрын
Tatiana, sou sua fã. São videos leves e cheios de detalhes relevantes sobre cada livro. Recomendo demais essa página!
@veraveruska99654 жыл бұрын
Estou lendo ele agora! Quero muito me apaixonar por essa leitura, ainda não estou morrendo de amores!
@aspirantesdosaber79093 жыл бұрын
De todas as frases de Dostoiévski, esta é a que mais gosto:"As ideias sempre mudam com o tempo; mas o coração permanece o mesmo". Joseph Franklin a relembra de alguma carta do escritor depois de seu exílio.
@filipefrancoafonso3 жыл бұрын
0:51 Ivan: "DEUS EXISTE?? SIM OU NÃO???" O diabo: "Ah então é sério? Meu amigo, juro, não faço a menor ideia, palavra de honra!" Kkkkkkkkk
@ketelynpinheiro34403 ай бұрын
eu morri de medo e ri tanto nesse capítulo 🤣🤣🤣🤣🤣
@igormacedo2012 Жыл бұрын
Eu li crime e castigo também, achei sensacional. Porém, os Irmãos Karamazov supera muito pra mim. Tocou profundamente na minha alma esse livro.
@wagnerdetonando7027 Жыл бұрын
Em relaçao a herança, relatada no minuto 7.30.. Dmitri já havia recebido uma parte e esbanjado. Obviamente era provavel que ele tivesse direito a mais. Porém é preciso deixar claro que dos 4 irmãos, dmitri era o que mais havia arrancado dinheiro de fiódor.
@lidolendo8 жыл бұрын
aêeeeee Tati! Russinhos! arrasou! bjooo da Isa
@pabloraoni16918 жыл бұрын
Sem perder de vista as discussões ideológicas que permeiam o cenário das histórias, uma das grandes questões que ele apresenta, sem dúvida, é a temática da consciência. Em Dostoievski, mais que um mero componente de uma classe social, ou um agente dotado de razão, o personagem carrega em si conflitos existenciais que vão além do traço dicotômico, da trivial busca por um lugar ao sol, ou do desejo animalesco de sobrevivência e poder, afinal: "O segredo da existência humana não está apenas em viver, senão também em saber por que se vive". Decerto, muito além dessa amálgama de instintos, seus personagens carregam questionamentos acerca da existência em si, e em suas atitudes é perceptível o peso catatônico de sua consciência. Em Os irmãos Karamazov, o tormento da consciência pode ser percebido em Ivan, quando, mesmo sem ter materialmente cometido o parricídio, ele sabe em seu interior, a despeito das sugestões de Smierdiakov, que, em sua mente, fulminara o próprio pai. Com efeito, desde o momento em que ele notou que o desejo da morte do velho também se enraizou no coração, e que assim aceitara, que cultivara esse desejo, de forma que, ainda que não sendo o autor do crime, sua consciência o condenou, e o levou às chagas do tormento, da histeria, da lancinante existência calcada em um estado de espírito culpado, mesmo que de mãos limpas. Ora, foi essa tomada de consciência de si, foi esse olhar para dentro que dissecou a sua pulsão para o mal, seu estado diabólico, tanto que, em um momento do livro, inclusive, Ivan chegou a ter uma conversa quase que tautológica com o capiroto, o que demonstra como, muitas vezes, o peso da consciência é muito mais esmagador que uma eventual sanção jurídica ou social, pois “há homens que nunca mataram e que, no entanto, são piores que os que mataram seis pessoas”.
@Valdsontfilho3 жыл бұрын
A Tatiana é, de longe, das melhores coisas do KZbin! ❤️
@Raul-kg7vm8 жыл бұрын
"Sai uns livros de youtuber" najou, AMOOO!!
@du5768 жыл бұрын
Esse vídeo me deu muita vontade de ler o livro
@jobalima13234 жыл бұрын
Este livro me comoveu muito. E quando li as últimas páginas fiquei com a impressão de que está obra teria continuação. Foram mil páginas como se fossem apenas cem.
@nagibboulos1743 жыл бұрын
Tive a mesma impressão. Como explicado no prefácio, trata-se da biografia de Aliosha, e, portanto, esperava mais sobre sua vida após o desfecho do julgamento.
@G.Lopes.968 ай бұрын
Seria uma trilogia, mas o autor faleceu. Se não me engano o fato é exposto logo no prefácio.
@lima6679 Жыл бұрын
Amo suas observações. Toda vez que vou ler algum livro recorro ao seu canal.
@wesleeyCostha7 жыл бұрын
Há 03 anos comprei este livro, da editora 34, desde então, comecei lê lo. Tem sido uma das leituras mais difíceis, mas persisto. Cheguei justamente na parte do diálogo entre Aliócha e Ivan.
@ocanalliterario13 жыл бұрын
Minha obra favorita de Dostoiévski (até agora, pelo menos). Obrigado pela resenha!
@vitoorrr878 жыл бұрын
Meus parabéns!! Esta arrasando a meta dos doze livros para 2016, e que livros!!
@roseaquino99812 жыл бұрын
Li está obra na faculdade de Direito. Excelente guria
@maira6728 жыл бұрын
Do Dostô li Crime e Castigo, O Idiota e Os Irmãos Karamázov. CC e Os Irmãos estão "pau a pau", mas ainda coloco Os Irmãos no topo. E esses livros têm sim passagens muito engraçadas, especialmente CC, na minha opinião. O que me encanta no Dostô é como ele consegue explorar características e traços de personalidade tão peculiares de cada personagem e desenvolver isso no texto de uma forma que parece muito simples. Ele nao se perde nessa mistureba de personalidades.. a maneira de falar, a linha de raciocínio, os conflitos internos, as ações. Mas confesso que na maioria das resenhas que vi sobre Os Irmãos, a personagem feminina principal é deixada de lado. Não entendo pq não comentam sobre ela já que ela exerce uma influência muito grande tanto no pai, qto nos filhos, cada um a sua maneira.
@mlevi25216 жыл бұрын
Tatiana, faz pouquíssimo tempo que lhe assisto, em torno de uma semana. Sou péssimo em me expressar, ainda pior em encontrar incentivos para ler. Seus videos estão me servindo de grande apoio e precisava, mesmo que de forma simples, exprimir a gratidão que sinto pelo seu trabalho. Parabéns pelos videos!
@fabianaalves8937 жыл бұрын
Acabei de ler o livro! Amei muito! Impressionante a riqueza dos diálogos! Foi meu primeiro livro de Dostoiévski. Já quero ler os outros!
@tiamaral7 жыл бұрын
Como não gostar de um vídeo desses?
@elibia8 жыл бұрын
Recentemente reli esse livro. É um espetáculo de livro. As personalidades desses irmãos e até mesmo de personagens secundários são imensamente instigantes. Há uma versão cinematográfica de 1958 rodada nos EUA que é muito legal e Yul Bryner é quem da vida a Dimitri Karamazov.
@edmilsonerere7 жыл бұрын
Valeu, Tatiana! Acabei de ler "Os Irmãos Karamázov". Gostei do livro. O capítulo que mais gostei foi a parábola/poema "O grande inquisidor"!
@deborajj100 Жыл бұрын
Toda vez q penso em ler um livro, sem pestanejar eu venho no seu canal te ouvir. Isso faz com q a vontade aumente e as expectativas sejam criadas da melhor forma, mesmo qdo acontece de vc dizer q foi uma leitura "razoável" rsss. Então eu penso: SE TATI LEU, ENTÃO VALE A EXPERIÊNCIA TB🥰📚
@MsGabriel9258 жыл бұрын
Joseph Frank, no primeiro volume de sua enorme biografia de Dostoievski em 5 volumes, faz uma análise crítica sensacional mostrando os equívocos de Freud durante a interpretação do tema do parricídio. Essa biografia é uma obra de arte por si própria, e como você gosta de biografias de escritores, acho que deverias por como leitura obrigatória para os próximos anos. São mais de 4 mil páginas, mas vale muito a pena.
@Sanag2658 жыл бұрын
Olá, boa tarde! Que biografia é essa? Preciso comprar para ler. É em português?
@rogerriofre8 жыл бұрын
Os títulos dos cinco volumes, publicados no Brasil pela edusp, : DOSTOIÉVSKI I: As Sementes da Revolta - 1821 a 1849 DOSTOIÉVSKI II: Os Anos de Provação - 1850 a 1859 DOSTOIÉVSKI III: Os Efeitos da Libertação. 1860-1865 DOSTOIÉVSKI IV: Os Anos Milagrosos. 1865-1871 DOSTOIÉVSKI V: O Manto do Profeta. 1871 a 1881 autor: Joseph Frank Vi uma notícia que a versão resumida, em um volume foi lançada nos EUA, e não sei a previsão aqui no Brasil.
@Sanag2658 жыл бұрын
Obrigado, Rogério. Por conta da sua resposta, já comprei os volumes 1 e 2 na Livraria Cultura. Vou ter de comprar aos poucos os volumes. Muito obrigado mesmo por sua disponibilidade em especificar essa biografia do Dostoiévski. Tudo de bom!
@rogerriofre8 жыл бұрын
Sanag265 que bom que pude ajudar. Também tenho interesse nessa biografia, mas não sei se vou tentar os cinco ou esperar o resumido. Fiquei mais curioso após ter lido na biografia de Tolstói pontos discordantes entre esses dois autores incríveis, como o apoio de Dostoiévski a guerra.
@MsGabriel9258 жыл бұрын
+Sanag265 Fico muito feliz que tenhas decidido ler essa biografia por conta de um comentário meu, isso é muito legal. Eu só tenho os três primeiros, juntando dinheiro para comprar os últimos dois. Tem que ser aos poucos mesmo. O primeiro livro faz um panorama histórico muito legal sobre a infância, adolescência e início da vida adulta de Dostoievski, além de trazer um panorama perfeito das tendências literárias, artísticas e filosóficas da cultura russa. O segundo volume é um livro pesado, pois fala sobre a vida no presídio, mas é excelente também. É bom ler em paralelo com Recordação da Casa dos Mortos, e se tiver interesse, ler em paralelo também Contos de Kolimá, de Varlam Chalámov, que são contos curtos sobre a vida nos trabalhos forçados da União Soviética. É bom para se ver o quanto os trabalhos forçados na época soviética ficou muito mais desumano que na época do czarismo. Boa leitura.
@danilo7828 жыл бұрын
"Vai escrever um livro de qualquer jeito pra ver. Sai o livro dos youtuber's aí" kkkk, adorei!
@Rodion19934 жыл бұрын
Acabei de comprar um box que contém: Os Irmãos Karamázov e Crime e Castigo. Ansioso para lê-los.
@leonardoRB141720 күн бұрын
O Dostoiévski perdeu um filho pequeno chamado Aliocha. E meio que Iliucha e Aliocha é o mesmo nome, quase. Às vezes, o final do livro foi meio q o que ele gostaria de dizer pro filho pequeno. Mas realmente as páginas finais do Crime e Castigo ficaram também abaixo.
@rogeriovianaoliveira43208 жыл бұрын
Nao tenho dúvida, um dos melhores livros de todos os tempos. Fantástico o personagem Ivan e a passagem do Grande Inquisidor. Imperdível!!!!
@sergiob88738 жыл бұрын
Pra mim, a parte do Ivan discutindo com o demônio é a melhor parte do livro, e das melhores coisas que já li na vida.Vale destacar também a parte da saída do mosteiro, e também a relação com as crianças que atiram pedras.
@josinelcarvalho79543 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo. Cenário perfeito. Tem tudo que eu amo, livros e guitarras.
@flordelotus87376 жыл бұрын
Que bom que achei o seu canal. Eu li os Irmãos Karamazov, com 10 anos de idade. Foi uma experiência maravilhosa, que marcou a minha vida para sempre.
@narafrancini8 жыл бұрын
Me sinto como um patinho feio quando se fala de literatura russa. Ainda não li os GRANDES ROMANCES que TODO MUNDO coloca no pedestal (e isso me incomoda muito) mas já li (insisti) algumas novelas (6) e não gostei muito. Me parece que a literatura russa é a literatura perfeita porque ninguém faz uma crítica, não tem um ponto negativo, algo que não gostou do texto. Tati, você poderia fazer um vídeo sobre essa questão de colocar autores/livros/literatura de algum lugar em um pedestal.
@KeillaTeixeira8 жыл бұрын
Excelente sugestão
@ViniciusRochaMida58 жыл бұрын
Isso faz parte. Existem algumas obras e autores que passaram por tantas avaliações, se saindo bem em todas, que entram nesse "pedestal" que você citou. E ele tem nome, nós o chamamos de "cânone literário", do qual fazem parte obras "incontestáveis". Um exemplo não-russo é o próprio Machado de Assis.
@plrr238 жыл бұрын
Também gostei muito da sugestão
@narafrancini8 жыл бұрын
Vinicius Rocha Eu entendo mas a minha relação/problema/tensão com a literatura russa é exatamente essa perfeição. Com Machado de Assis, talvez por ter lido mais coisas e claro, ser um autor brasileiro, é possível você ver opiniões que gostam de uma coisa e não gostam de outra, os próprios contos que li, alguns eu não gosto muito e outros eu sou apaixonada. No entanto quando fala-se em literatura russa é a perfeição total rsrsrsrsrs Digamos que seja um assunto que preciso resolver ainda rsrsrsrsrsrs
@HassRachmaninov7 жыл бұрын
''Me parece que a literatura russa é a literatura perfeita porque ninguém faz uma crítica, não tem um ponto negativo, algo que não gostou do texto.'' Ou talvez porque não exista literatura perfeita, da forma que você está colocando, e o seu gosto simplesmente é voltado para outra escola. Bem mais simples.
@marialeticiaborges77618 жыл бұрын
É o tipo de livro que se degusta aos poucos e só cresce em significado. Para mim, me fez refletir a cada observação e mudou minha visão de mundo. Além de tudo, irônico e divertido. Na minha opinião, é uma obra subjetivamente revolucionária.
@andre992495 жыл бұрын
Tati, tem uma banda alemã The Ocean que tem um discaço chamado "Anthropocentric" baseado neste livro, além das obras de Nietzsche e Dawkins. Inclusive tem-se 3 músicas: "The Grand Inquisitor" I, II e III. Recomendo fortemente. Especialmente porque vai sendo citado no decorrer das letras algumas passagens bem interessantes. Ainda não comecei a ler este livro, estou na metade do fabuloso Crime e Castigo mas pretendo em breve.
@FranklinDaComunidade4 жыл бұрын
Sensacional saber isso. The Ocean é bom demais!
@fredsons.coelho1717 Жыл бұрын
Fantástico esse livro, um dos melhores livros da literatura mundial
@WelderCanesin6 жыл бұрын
Tatiana, confio nos seus comentários e Dostoiévski vc foi condição principal pra minha aquisição, acertadamente! Muito obrigado!
@taynnamanoel49988 жыл бұрын
Tati novamente animando minhas tardes de domingo! Nada melhor que uma resenha sobre Os irmãos Karamázov. Só me da mais vontade de ler. :D
@geraldolbarbosa8 жыл бұрын
Adorei a sua resenha sobre os Irmãos Karamázov, por causa desta resenha acabei comprando estes livros (vol.I e II) e O adolescente também do Dostoiévski no Amazon, só que não comprei por aqui. Adoro assisti as suas resenhas. Parabéns!
@janeherry7768 жыл бұрын
Ivan Karamázov virou meu crush depois dessa leitura hahaha
@jaisonknappelosekann1774 жыл бұрын
Estou na página 300. É a minha primeira leitura do Escritor eu denomino essa obra primeramente, como uma (escada). Ao longo do enredo, a leitura vai tornado-se cada vez mais interessante. Confesso que no início me atrapalhei com as familharidades, primevas nas apresentação dos personagens. Todos com suas questões pessoais de identidade, vão desmantelando o viés das suas características humanas, contudo se reconhecendo e se mostrando. Ao meu ponto de vista, cada um representa um aspecto de personalidade, diferente, e isso torna a história muito peculiar. Para além da simples história, o autor traduz aqui personalidades marcantes de humanidade seus conflitos e mazelas.
@mayumimori32797 жыл бұрын
Eu gosto tanto desse livro e desse vídeo que de dias em dias venho aqui e assisto :) tão bom :)
@alexandrearaujoortiz97665 жыл бұрын
Crime e castigo e pesadão,mas e muito bom.irmaos Karamazov e mais leve,no sentido da ironia e do humor.considero os dois livros maravilhosos.
@rogerriofre8 жыл бұрын
Outra coisa: A conversa entre Ivan e o demônio, tem muitas semelhanças com o capítulo O MAIOR DOS PESOS, in A gaia ciência, de Nietzsche. Tanto o tema como o encontro são semelhantes. Aqui o referido capítulo: "O MAIOR DOS PESOS E se um dia ou uma noite um demônio lhe aparecesse furtivamente em sua mais desolada solidão e dissesse: 'Esta vida, como você está vivendo e já viveu, você terá de viver mais uma vez e por incontáveis vezes; e nada haverá de novo nela, mas cada dor e cada prazer e cada suspiro e pensamento, e tudo o que há de inefavelmente grande e pequeno em sua vida, terão de lhe suceder novamente, tudo na mesma sequência e ordem - e assim também essa aranha, e esse luar entre as árvores, também esse instante e eu mesmo. A perene ampulheta do existir será sempre virada novamente - e você com ela, partícula de poeira!'. Você não se prostraria e rangeria os dentes e amaldiçoaria o demônio que assim falou? Ou você já experimentou um instante imenso, no qual lhe responderia: 'Você é um deus e jamais ouvi coisa tão divina!' Se esse pensamento tomasse conta de você, tal como você é, ele o transformaria e o esmagaria talvez; a questão em tudo e em cada coisa, ' Você quer isso mais uma vez e por incontáveis vezes?', pesaria sobre os seus atos como o maior dos pesos! Ou o quanto você teria de estar bem consigo mesmo e com a vida, para não desejar nada além dessa última, eterna confirmação e chancela?"
@iknowwhoyoupretendiam8 жыл бұрын
Thatiana vim aqui para avisar que era da ferrugem temporada 2 já está sendo postado por enquanto o capitulo 1 ainda não está completo mais vai lendo e quando estiver completo faz uma resenha pleasee bjkss linda !!!
@outsider16747 жыл бұрын
Eu ri em várias passagens do livro Os Irmãos Karamázov E refleti bastante nas partes mais "filosóficas"... Grifei muita coisa boa! (sem dó!) "E o que é o sofrimento? Eu não o temo, mesmo se ele for infinito. Agora, não o temo mais, mas antes o temia. Sabe, existe tanto, em mim, que eu vou vencer tudo, todos os sofrimentos, contanto que me diga e me repita, a cada momento: eu sou! No meio de mil sofrimentos, eu sou, torço-me sob as torturas, mas sou! Sou reduzido à imobilidade de uma pedra, mas existo, eu também: vejo o sol e, mesmo se não o visse, saberia que ele existe. Ora, quando se sabe que o sol existe, eis toda a vida." ( Acompanho sempre as suas resenhas e descobri muita coisa boa como O Lobo Do Mar, A velocidade Da Luz, A Montanha Mágica... Obrigado pelos ótimos vídeos!)
@ono-jn8ic7 жыл бұрын
Aboutsider isso é do Dmitri, não é?
@francelino17648 жыл бұрын
Como aguardei essa resenha... é o meu livro preferido :]
@marcos97588 жыл бұрын
mulher tu é mto completa plmdds ♥
@ruthmcampos3 жыл бұрын
Vim até aqui para saber um pouco sobre o livro, vou começar ler hoje e geralmente gosto de ter uma certa ideia sobre o que lerei 😊
@douglasfraga64058 жыл бұрын
Tati, eu tenho essa edição, mas como todo mundo fala com tanta pompa e circunstancia do Dostoiévski, nunca li. Sempre achei que não estava preparado para lê-lo, mesmo já tendo lido o Ulisses (por sua influencia inclusive. Muito obrigado, eu gostei bastante no final, durante a leitura achei chato mas o todo é fantástico). Como você disse que é divertido e eu confio muito no seu gosto, vou pegar para ler.
@TheRodolfovillar8 жыл бұрын
Morto com a crítica do Nabokov! Haha! Parabéns pelo vídeo!
@tamiparr8 жыл бұрын
Estava lendo os comentários aqui, e que bobagem quererem desvalorizar a crítica do Nabokov pela literatura dele! Desde quando é necessário ser um excelente escritor pra ser um bom crítico? E é claro que está tudo bem em não gostar de Nabokov (todos temos esse direito, como diz a Tati, hahaha), mas quem o chama de pedófilo e diz que ele precisou de um 'escândalo sexual' pra fazer sucesso, provavelmente não leu Lolita, ou foi incapaz de entendê-lo. Eu não li a crítica do Nabokov e pelo que a Tati leu, eu provavelmente discordaria dele, até porque acho que o principal valor do Dostoiévski não reside na qualidade da escrita, mas na complexidade psicológica dos personagens e da obra. Mas, de qualquer modo, acho que desvalorizar a opinião alheia dizendo que é 'dor de cotovelo' e 'inveja' é bem estúpido, e um tanto imaturo.
@maahcampos46024 жыл бұрын
Bom é muito importante separar o autor da obra,eu discordo completamente do Nabokov,porque parece algo pessoal que o impede de gostar de Dostoiévski e não de fato a escrita do autor(o que infelizmente é algo muito comum),mas ninguém é obrigado a gostar do Dostoiévski , mas precisa pelo menos reconhecer a importância do autor,ele é capaz de fazer pessoas que de fato existem ou existiram,ele tem uma capacidade analítica e de observação muito grande,pra psicologia ele é um prato cheio como tolstoi é pra sociologia,também acho infantil desmerecerem a obra do autor por uma opinião pessoal.
@francelino17648 жыл бұрын
Essa sensação ao final do livro, é porque (boatos) ele não foi finalizado , lembrando que esse é o último livro que o Dosto lançou , logo depois ele morreu , a tese é que a continuação seria focado quase que exclusivamente no Aliocha.
@marianafarias23968 жыл бұрын
Sempre excelente acordar aos domingos e "bater um papo" com você Tati :) video maravilhoso!
@fabizabr3 жыл бұрын
As resenhas da Tati são as melhores! Ela claramente curte o faz e lê por prazer.
@caldeirini4 жыл бұрын
Eu comecei a gostar a partir dos 21:00... eu detestei esse livro. Tentei achar o que o mundo fala sobre “a grande obra” de Dostoiévski e não consigo. Cansativo demais. Tem que ter coragem pra expressar essa minha opinião.
@Wanderleyws4 жыл бұрын
Tatiana, Parabéns! Sua abordagem é agradável e rica! Sua inteligência, simpatia e beleza favorece o interesse de quem assiste seus vídeos! Obrigado!
@rubenscostatkd6 ай бұрын
Achei interessante quando vc falou que o autor escreve às pressas, no livro humilhados e ofendidos, o personagem Ivan tb faz isso e ele explica a razão por de trás disso. Uma vez eu ouvi um grande artista dizer que quando a arte, intuição, criação, vem a ele, ele não altera, pois quer o mais puro possível, quem já leu as obras de Chico Xavier vai entender o que esse artista quis dizer com essas palavras.
@Catherine_Ea Жыл бұрын
Encontrei teu canal através desse video. Ele é incrivel, tenho certeza de que vai elevar minha experiencia de leitura a um novo patamar que eu não esperava conseguir chegar. Muito, muito MUITO obrigada mesmo!
@anitamarquesaraujo61557 жыл бұрын
Esse é um canal que vale muito a pena seguir! Muito construtivo. Amooo as suas análises!!!
@WiAntunes8 жыл бұрын
Eu li Crime e Castigo, preciso reler. Já Carpeaux analisa a religiosidade em Dostoievski, acho que pautado no seu próprio catolicismo e religiosidade.
@oliveirasdagabi8 жыл бұрын
Eu tenho uma edição de 1970 desse livro, muito bonito.
@luciahelena37328 жыл бұрын
Tatiana minha linda,você é genial. Jamais eu iria ter paciência de ler esse livro,apesar de ser tão famoso! Mas, através de ti conheço o romance todo.É óbvio que iria me enriquecer muito ao lê-lo. Meu Deus,acho fantástico,você falar com tanta clareza e rapidez sobre o romance todo. Super parabéns por nos enriquecer tanto literariamente! Abraços.....você é uma pessoa iluminada, inteligentíssima e linda!
@marceladonadelli17 жыл бұрын
Parabéns pelos seus vídeos, Tatiana. Vc fala de uma maneira muito clara e fácil de entender, tanto que mesmo sendo longos seus vídeos passam muito rápidos, pois é um prazer assisti-los. Parabéns mais uma vez pelo canal que acabei de conhecer, mas já adorei.
@carluciofreitas97424 жыл бұрын
Tatiana, você faz uma mudança física e intelectual ;para exercer uma ação piscologica que nos transforma através da leitura . Obrigado ´pela analise das leituras .
@waldonunez83112 жыл бұрын
Voy a comenzar a leer esta famosa obra , según Einstein , uno de las mejores novelas escritas y según Osho , tan importante como la Biblia ...gracias , desde Sudamérica 🌈🌴🌄
@niltin19865 жыл бұрын
Sempre fui apaixonado por Tolstói, de Dostoiévski ainda não havia lido nada. Tive uma experiência ruim na adolescência com Crime e Castigo, o livro não me desceu, evidentemente não tinha capacidade ainda pra compreender, e por isto fui colocando de lado Dostoiévski enquanto lia tudo de Tolstói. L Recentemente comecei a lê-lo e comecei justo pelos Irmãos Karamazov, acabei de terminar, e preciso ler tudo desse autor, estou muito impactado.
@lczd8 жыл бұрын
Esse vídeo veio em tão boa hora! Crime e Castigo é um dos meus livros preferidos, mas estou há algum tempo evitando Os Irmãos Karamázov. Tati sempre me fazendo tirar os livros abandonados da estante. :P
@paulolopes24736 жыл бұрын
Terminei hoje! Maravilhoso, mas realmente prefiro Crime e Castigo! Parabéns pelo trabalho Tati... isso sim é um vídeo sobre literatura.. Esses Karamazóv é tudo é doido.
@abner317938 жыл бұрын
Gente como amo esses vídeos de quase 30 minutos sobre calhamaços da literatura...rs Tati ótima como sempre.
@edgarcia29435 жыл бұрын
Você fica ótima com esse cabelo Tati.
@alessandraaprozzino56118 жыл бұрын
Adoro Dostoiévski. O primeiro que li foi Crime e Castigo, depois li Os Irmãos Karamazov e Noites Brancas. Quero ler todos dele. Legal quando você fala sobre os textos de apoio. Podia fazer um vídeo sobre como você escolhe esses textos.
@andreoliveira67208 жыл бұрын
Vc é de longe a melhor pessoa para se ouvir uma resenha sou seu fã! Sobre Dostoievski eu sou muito fã, Já li alguns livros e até tenho os irmãos karamazovi só que eu tenho de outra editora e quero da editora 34, pois ela é mais fiel por ser traduzido direto do Russo. Não irei assisti sua resenha pois tenho o livro como meta mas assim que terminar verei como de costume. Abs
@randaljulianomendes25407 жыл бұрын
Gostei, muito, dos comentários e também da indicação das literaturas de apoio. Avante nas leituras.
@lereternoprazer3238 жыл бұрын
Boa noite Tatiana! Já li quatro livro de Dostoievski e até agora "Crime e castigo", para mim, é o melhor. "Irmãos Karamázov " esta na minha lista faz um tempinho.Excelente vídeo Tatiana!!