Um outro sintoma desse fenômeno que vivemos por conta do neoliberalismo é que nossos pensamentos e idéias a maioria das vezes são projetados para o trabalho, por exemplo se você começa a cultivar um hobbie logo pensa em como você poderia ganhar dinheiro com ele, quando chega o fim de semana você já pensa em como vai usar o tempo pra estudar e ser mais eficiente ou útil para o sistema. Mesmo me dando conta disso o meu pensamento ainda me direciona a isso. Tudo o que você faz na vida precisa ter uma utilidade financeira caso contrário é perda de tempo.
@JulianaMottaJADM5 ай бұрын
Nossa, fatooooo! São muitas camadas.
@garotagenial5 ай бұрын
Com certeza!
@anacardoso25175 ай бұрын
verdade. Faz parte do sistema
@miriamkronemberger95865 ай бұрын
Eu todinha, até semestre passado ter início de burnout. Mas ainda assim tenho dificuldade de me deixar relaxar e aproveitar o ócio.
@bellaluna225 ай бұрын
com certeza! fico feliz de ver gente falando sobre, é EXAUSTIVO pensar em ser produtivo o tempo todo
@joaopedroferreiradomingues9567 Жыл бұрын
Li Realismo Capitalista do Mark Fisher e tomei como lição muitos pensamentos colocados por ele na obra para o dia a dia, precisamos nos libertar da futilidade para retomar a vida de modo integro, sem a alienação de pessoas mal intencionadas lhe ditando o ritmo. Quanto mais futilidade, mais alimentamos o neo liberalismo e mais ainda deixamos uma sociedade derrotada para as gerações do futuro próximo. Não vejo a hora de ler essa obra do sul Coreano.
@LueDi5 ай бұрын
Sacrifiquei minha vida. Desde os 12 trabalho. Não por opção, mas pra ter como comprar comida, pagar materiais escolares e não guardar as minhas coisas dentro de uma caixa de papelão. Tenho 28. Perdi datas importantes. Me afastei de amigos. Deixei de aproveitar a vida. Nunca consegui chegar a ganhar 1 salário mínimo, apesar de trabalhar e estudar desde sempre. Hoje, colho depressão, ansiedade e TOC. Quem vai pagar meu remédios, tratamentos com psicologo e psiquiatra? Minha conta está vazia pq eu trabalho para sobreviver esse mês. Eu estudava enquanto os outros dormiam. 16hs por dia 7 dias na semana. Vc mesmo colhe o algodão, vc tece as linhas, vc torce a corda, vc faz o laço, vc coloca no pescoço, vc sobe na cadeira q vc mesmo fez, e o sistema fica no seu ouvido( vc n é bom o suficiente, a culpa é sua, trabalhe enquanto eles dormem, a culpa é sua por n ter tempo pra sua família, vc n é o suficiente) e por fim o sistema te empurra.
@AlexWanderley5 ай бұрын
Vc não está só: quem não trabalhou também tem depressão, ansiedade, TOC. Melhoras pra ti! Vivamos a vida!
@HezekiahCarneiro4 ай бұрын
Depressão pega quem trabalha,quem está desempregado pobre, rico, pessoas de todas camadas, não se sinta assim, busque ajuda , confie em Deus, o que está no seu controle você faz, e o que não está você entrega pra Deus, Ele te sustentará, apenas confie nele e trate essa depressão e esgotamento que você tem, não está só
@SayuBaka3 ай бұрын
Eu espero que você ache um caminho para conseguir algum conforto em algum lugar.
@luizfelipe47653 ай бұрын
Seu desabafo é lindo e aterrador, do fundo do coração lhe desejo melhoras. Você não está sozinho e embora isso não mude como você se sente no fim do dia e no dia seguinte... agir e se reeventar pode fazer a diferença para que você tenha uma vida com boas memórias, grata e saudável. Eu lhe desejo essa prosperidade!busque ajuda e não se entregue pois a vida clama e lhe chama a viver. Aproposito eu amo a forma que você escreve, é muito profunda.
@TheTatiana14152 ай бұрын
Tb comecei c 12 anos. Tenho 27 e me sinto insuficiente. Não sou concursada, me sinto mal por não ter tempo pra minha filha. Me sinto mal por ter colocado uma criança no mundo pra ser pobre. Sou professora contratada e todo fim de ano, somos demitidos e só voltam a nos contratar em fevereiro. Até lá, temos que espremer o salário de Dezembro pra poder comer. Sem falar nos desafios na sala de aula e o sistema botando o dedo na cara do professor e o culpando por todo o fracasso na educação. Enfim. É como se carregasse o mundo nas costas. Sem descanso. Apenas cobranças e mais cobranças.
@jenarabastos42495 ай бұрын
"Trabalhe enquanto eles dormem" vi essa realidade em uma fazenda. A pessoa levantava 4h da manha pra fazer o almoco e janta dai às 5am estaria batendo o ponto pra poder cuidar das vacas/bois/bezerros. Cuidava, ordenhava, limpava o lugar dos bicho, soltava e capturava, administrava os remedios(não nessa ordem mas basicMente ele fazia tudo sozinho). Ele conseguia terminar tudo por volta de 2 horas da manha, dai ia pra casa dele(que ficava a uns 200..300 metros do curral) pra poder dormir e recomeçar no próximo dia. Como era pouco estudado, nao tinha noção do quao explorado estava sendo enquanto esperava um colega ser contratado. -"ah, mas ele trabalhava isso tudo pq queria hora extra.." não. O kra mal recebia 1 salário minimo. Sem adicionais. Sem tickets. Sem receber nada de graça além da casa, agua, e energia(que nem era tão boa assim). Triste é pensar que aquele NÃO é um caso isolado, há outroa pelo Brasil a fora.
@franciele_fla5 ай бұрын
Pelo menos na fazenda não sente o cheiro tóxico da fumaça do trânsito na cidade grande, até mais cedo ainda estão acordados.
@k_ldrarik_ldrari27343 ай бұрын
Existem alguns casos de exploraçso no meio rural, mas talvez não seja este o caso. Trabalhadores rurais gostam de fazer as coisas sempre mais cedo por causa do sol, fazem tudo mais cedo e terminam mais cedo, lá pelas 17:30 já estão jantando e dormindo cedo. Sem contar o tipo de atividade, por exemplo a hora da ordenha seria a mesma hora que o bezerro mama, não é a hora que a pessoa escolhe, tem questões assim. É outra lógica que parece que vc ainda não entendeu. Hoje tem muita fiscalização do trabalho no meio rural.
@jeanfrancisco80843 жыл бұрын
Caraca, descobri seu canal a pouco tempo e ele é ótimo. Não pare com as postagens, falar a linguagem popular em vídeos sobre ciências humanas quebra o academicismo, aproxima o povo da sabedoria que tentam afastar as classes menos favorecidas. Parabéns.
@manoellemos3307 Жыл бұрын
Penso o mesmo, muitos discursos científicos ficam preso na bolha acadêmica, estourar isso por meio de uma linguagem mais simples é essencial, uma virtude!
@AdrianaAgrico10 ай бұрын
Parabéns, adorei sua discussão
@LerArte5 ай бұрын
Primeiro vídeo. Adorei.
@joeliudecosta34025 ай бұрын
Muito prazer em conhecer!
@verapedroso31423 ай бұрын
Concordo @jeanfrancisco8084 com as suas palavras.
@Democr785 Жыл бұрын
A propósito, " coach" é uma palavra que provoca arrepios!!!
@Senhor.Antonio6 ай бұрын
O trabalho enobrece o ser humano, enriquece o patrão e te garante uma bela de uma doença e a exclusão de momentos familiares.
@michelesilva84475 ай бұрын
Ansiedade e depressão
@cbfaraco5 ай бұрын
@@michelesilva8447 então fica em casa sem trabalhar e veja se sua família vai melhorar.
@marcosfaustino48495 ай бұрын
Esteja no mundo e não seja do mundo.
@marcosfaustino48495 ай бұрын
@@michelesilva8447mais foco e menos ansiedade ;)
@sheilasantos51085 ай бұрын
Exatamente.
@marymatheus36625 ай бұрын
Eu sempre fui viciada em trabalho. Nem gostava de tirar ferias. Essa sensação de não fazer o suficiente me persegue até hoje, quando já estou aposentada, após 35 anos de trabalho.
@cidineaoliveira9364 ай бұрын
Vira um vício mesmo
@dicas3setor3 ай бұрын
Descanse! Já entregou o que tinha que entregar. Desfrute do descanso com você e familia.
@danielcarvalhotoad2 ай бұрын
@@dicas3setor OU então busque outras formas de se manter ativa, com trabalho voluntário
@dicas3setor2 ай бұрын
@@danielcarvalhotoad verdade, ajuda muito também. Eu atuo em ONGs quem quiser ser voluntário, só me chamar. Abraços
@vivianeangelo16653 жыл бұрын
Necessário esse debate sobre auto exploração e violência sistêmica no excesso de positividade. " Chefe internalizado" se ter um chefe já é osso, imagina ter dois: um externo e outro interno.
@thalesandreCM6 ай бұрын
Esse vídeo abriu uma enorme janela na minha consciência. São conceitos de exploração que me pareciam muito visíveis no dia a dia, mas que agora estão muito mais claros após a discussão desse tema aqui no canal. É esse tipo de pensamento que criou o famigerado "Pobre de Direita", que jura que vai ficar rico porque se esforça mais que os outros rodando 12h por dia no seu uber, sendo livre e independente pra criar seu próprio horário.
@O_neres2 ай бұрын
Já o pobre de esquerda fica em casa pegando o bolsa família(fruto do trabalho de outro) e jogando no bets pra ficar rico 😂
@mauguidu4 ай бұрын
Melhor é a mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho, e aflição de espírito...Eclesiastes.
@jailtongramatica3 жыл бұрын
Sou professor de Língua Portuguesa e conheci esse canal por acaso. Desde então, a autoridade, a simpatia, a linguagem e, principalmente, os textos escolhidos me conquistaram. E eu, embora seja da área da linguagem, estou cada vez mais interessado na riqueza das ciências humanas. Thaís, parabéns! Recomendo a todos!
@JulianaMottaJADM5 ай бұрын
Adorei! Fiquei com muita vontade de ler. É isso mesmo. Eu tive Burnout em 2020 e foi horrivel demais. Hoje, tomo muito cuidado com a quantidade de trabalho e estudo que tenho, pois jamais quero voltar a me sentir daquele jeito. É absurdo como nos cobramos a sermos excepcionais. Eu trabalho e estudo pra um dos concursos mais difíceis do Brasil, muito elitizado, inclusive. Vejo que os candidatos já chegam com uma carga de conhecimento antes de começarem a estudar e já me comparei por isso. Agora, tenho empatia comigo mesma e entendo que não parti do mesmo lugar que eles e nem tenho a pretensão de me tornar uma "máquina" pra alcança-los. Tudo tem limite e não dá pra viver pra trabalhar/estudar. O descanso e a noção de que, às vezes, demoraremos mais pra chegar onde queremos faz parte e é natural. Vamos viver! Nossa vida é hoje!
@brigidamacedo62395 ай бұрын
O excesso de positividade lançado nas mídias sobre como você pode conquistar o sucesso, o excesso de positividade de quem não faz parte do seu nicho de mercado mas acha que você só precisa se esforçar um pouquinho… realmente, é esse excesso de positividade e junto com ela, a pressão social, familiar e internalizada em cada um que gera depressão, ansiedade e burnout na busca por resultados… além disso, muito se fala em TDAH quando, na verdade, muitas pessoas podem apenas ficar confusas com o excesso de opções e cobranças, patinando entre as possibilidades e perdendo energia entre elas em vez de se dedicar a uma opção prolongadamente e com solidez…
@andrealeanza70376 ай бұрын
Minha filha enviou esse vídeo no grupo da família. Sensacional! Muito bom! Motoristas de Aplicativo(Uber, 99 e etc.) pensam assim. É muito triste! Estão cegos. Parabéns!
@Pensandonarealidad4 ай бұрын
Tem gente que não entende que com 2 braços e 24 horas não tem como gerar riqueza. Os ricos têm 3 mil?5 mil 100 mil funcionários produzindo 😊
@leandroazevedo66183 жыл бұрын
Vi uma infinidade de vídeos abordando o livro, e nenhum deles foi tão esclarecedor.. 🥰😉
@jarbasvespasiano3540 Жыл бұрын
Sou professor de sociologia da rede estadual de São Paulo, estou fascinado pelo seu trabalho
@fernandosampaio34295 ай бұрын
Já caí nessa onda de coach. Foi como o escritor coreano falou, no início ajuda, mas como eles ficam dizendo que vc é capaz de tudo, basta querer, se vc não conquista algo vem a culpa e se continuar nesse ciclo, a depressão. Parei com essa positividade que só me levava pro limbo. Acho que a maioria dos coachs são sociopatas. Talvez só alguns pequenos escapem, mas logo estes correm risco de entrar em depressão, por não ver o crescimento na área. Se crescem e percebem toda a engrenagem suja por trás disso, aí a sociopatia se confirma.
@luciasilvaas40285 ай бұрын
Muito necessário este seu relato...
@maxxx50844 ай бұрын
Sociopatas ou só pensam no dinheiro que vão lucrar com isso
@cristinapinheiro29993 жыл бұрын
O curioso é que eu já sabia disso, há anos. Já havia sentido na pele. Chega a ser triste demais! Dormir 3h por noite. Não dormir. Abrir mão de casamento. Perder a adolescência. Perder os vinte e poucos anos. Excluir Natal. Excluir festas de família. Excluir eventos especiais. Excluir seu aniversário. Excluir folgas. Excluir férias. E se dar conta que por toda a "vida" fez o papel de ramister, com todo respeito aos bichinhos. Para nada! Nunca nada!!!! 😞 A depressão é certa. Como fazer o caminho de volta? Há um caminho de volta? Acho (de verdade) que não há um caminho de volta tamanha triste, chateação, desapontamento, angústia, solidão. Saí de casa aos 15 anos para ter melhor condição de estudo, trabalho etc. Meus parentes me excluíram da família. Minha mãe faleceu.
@cleomarsantos66 Жыл бұрын
Este tipo de fase na vida é como aquele mergulho, entramos por um lado e saímos do outro, e aí olhamos o quanto foi nadado. Mesmo não tendo como recuperar o passado, o que importa é haver chance para melhorar o presente. Felicidades.
@reginaldosilva7217 Жыл бұрын
10 anos de trabalho em coordenação de suprimentos para offshore me mostraram td isto. Somos impelidos pelos nossos gestores a cumprir metas que só se realizam totalmente no papel..
@CCarlquist6 ай бұрын
Você resumiu a minha vida até aqui... 😢
@lizzzmuda66985 ай бұрын
nesse livro do sociedade do cansaço tem um capítulo que ele fala sobre a celebração que não existe pois ela não é produtiva, deixamos de celebrar as momentos e fazer festas pois isso "gasta"
@idiananatalinobatistamacha26122 ай бұрын
😢força 💪
@jacgui15 ай бұрын
Interessante como tudo que ela explica sobre a positividade em excesso, sobre o sujeito do desempenho cai como uma luva na doutrina da prosperidade das neopentecostais, onde se você não teve sucesso (material, claro) é porque não teve fé de verdade, daí as pessoas que não atingem seus objetivos vão se sentindo um lixo, inferiores.
@Pensandonarealidad4 ай бұрын
Se não conseguir,é culpa sua😂😂😂
@leandrodenazare7603 ай бұрын
Leia Max Weber - A ética protestante e o espírito do capitalismo
@RafaRangelOficial Жыл бұрын
"Trabalhem enquanto eles dormem" frase motivacional para manter as pessoas trabalhando iguais burros de cargas.
@claudioantoniosuzukideoliv594 Жыл бұрын
Burro que não reclama leva mais carga.
@marcioramosfoto6 ай бұрын
O filosofo e um idealista nao e um cientista.
@RichartRupolo6 ай бұрын
@@marcioramosfoto Sim precisamos da filosofia pra idealizar, e das ciências para testar se é possivel por em prática.
@iagoBlopes5 ай бұрын
@@marcioramosfoto não necessariamente, o próprio conceito de idealismo que você está usando foi criado na filosofia, então você mesmo se utiliza da filosofia para pensar o mundo
@tiozaogames32345 ай бұрын
@@marcioramosfotonos tivemos um cientista que conseguiu uma forma de distribuir gratuitamente energia, porém não dava lucro e a indústria optou por outra ideia. 😂 Até cientista quer se ver livre da exploração mas o sistema não deixa.
@beatrizbarbosa22252 жыл бұрын
Nossa, estou muito impactada após assistir ao seu vídeo, que senti a necessidade de comentar. Estou em uma fase de projetos novos e em busca de conciliar TUDO na minha rotina, mas esse processo esta me esgotando. Fez muito sentindo para mim refletir sobre a questão da sociedade do desempenho e a estratégia do neoliberalismo em fazer-nos pensar positivamente, baseado na premissa da autoexploração, autoresponsabilidade e liberdade. Estou mergulhada (inconcientemente) nisso, e sendo a todo momento incetivada: eu posso, eu quero, eu sou capaz e só depende de mim meu sucesso ou fracasso. Reflito agora: mas a que custo? Muito obrigada pelo seu vídeo!!!!
@neriadrian1006 ай бұрын
Concordo com você. Fico me culpando por não seguir uma rotina à risca, todos os dias. Academia, trabalho, estudar para concurso, faculdade. No final das contas acabo me sentindo esgotado.
@penelope_eiko5 ай бұрын
Parabéns pelo excelente vídeo, Thais! Sua apresentação da obra de Byung-Chul Han foi incrivelmente clara, fluente e objetiva. Além disso, você transmite uma simpatia contagiante. Muito obrigada pela aula incrível! ❤️ Desejo muito sucesso para você e para o seu canal.
@paulamarques54525 ай бұрын
Como dizia Paulo Freire: "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor "
@anacardoso25175 ай бұрын
e nesse caso ainda é opressor de si mesmo
@Pensandonarealidad4 ай бұрын
Por isso que tem pessoas sem cultura sonhando em pagar 300 por mês pra uma empregada trabalhar 30 dias
@Study-tj9vr14 күн бұрын
Sinceramente, pq esse vídeo não tem milhões de visualizações? Mandou muito bem, que vídeo bem pensado e produzido 👏👏👏
@laniacamillycezario45603 жыл бұрын
Esse vídeo me faz questionar as formas de dominação do capitalismo, a forma de controle sobre mim, sobre minha vida e escolhas.
@verapedroso31423 ай бұрын
Cursei Letras, Direito e atualmente estou cursando Teologia. O tema deste vídeo é o que estou estudando. Estou amando o curso. E percebi como surgem as pregações, e como elas devem ser com base em nos filósofos. Agora entendo o ditado popular que a igreja é um hospital. Nem tudo é força demoníaca, as pessoas estão doentes, pelos inúmeros motivos.
@bornagain.81093 жыл бұрын
Me lembrei daquele filme do Mark Whahlberg " No Pain, no gain " , que é baseado em uma história real .Mostra bem essa cultura do " tudo posso " , e como esses " Coachs " acabam tendo uma influência negativa dentro de uma sociedade parecida como a que o Byung Chul Han descreve .
@lysvicente41185 ай бұрын
É verdade...até quando não estamos fazendo nada queremos fazer algo produtivo...meu filho que fala pra mim quando digo tó cansada...vc não pára😢sossega um pouco...sem fazer nada...😂
@antonioaugustovaladares43565 ай бұрын
O problema não é trabalhar de mais ou se esforçar de mais, a questão verdadeira se chama EQUILÍBRIO o ser humano é feito de matéria e espírito, é preciso cuidar dos dois Há um tempo pra tudo na vida Há um tempo de colher o que plantou e desfrutar
@JeanMaciel-kv3ys4 ай бұрын
Perfeito, o básico bem feito funciona muito bem
@iagomfrАй бұрын
Mulher! Cadê os vídeos de sociologia? Posta mais! Não para não! O conteúdo de vocês é muito bom!
@felipe_durante3 жыл бұрын
Melhor notificação do KZbin!
@anavaleriagalvaolima61993 жыл бұрын
Arrasou
@paulobodziak3 жыл бұрын
Concordo!
@aledepaula3 жыл бұрын
Vivi isso durante anos, até que meu corpo adoeceu.. cansei da minha própria culpa, minha cobrança constante
@joaopedrodefreitaslima29363 жыл бұрын
Uma luz na hegemonia do entretenimento da civilização do espetáculo. Obrigado por atender ao meu pedido, assim como o de muitos outros, Thaís. Por favor, continue com esse ótimo trabalho de comunicação de ciências humanas. Seu trabalho me ajudou muito quando estava lendo Bauman, pois sou das exatas, logo devo me apoiar em iniciativas como a sua para poder usufruir o texto ao máximo. Como sugestões para um próximo conteúdo, gostaria de sugerir Hanna Arendt, abordando "As Origens do Totalitarismo". Ah e por favor, arrume mais uma estante! As prateleiras já estão tortas com o peso de tantos livros, vai quebrar! Hahahahah
@bcjojô7 ай бұрын
Esta positividade perpetua o controle sobre o indivíduo, mostrando que todos participam da corrida até o fim mas desconsiderando que o local de partida não é igual para todos. O indivíduo pode acreditar tanto na idéia da suposta liberdade que se torna desrespeitador consigo mesmo e com os outros, chegando a atuar como um coach ou até como um chefe que cobra desempenho e deprecia quem encara a situação de maneira diferente. É comum encontrar pessoas comuns tendo atitudes de controle que são desrespeitosas e até desumanas, chamando de preguiçosos, procrastinadores ou pessoas de baixa auto estima, aqueles que já desprenderam muita energia e não querem mais fazer o que induz este discurso da positividade( tóxica), que sempre apresenta meia duzia de pessoas que deram certo mas não mostra o restante que abriu mão da sua vida, da família, da contemplação, da juventude, apenas para fazer crescer empresas. A verdade é que querer nem sempre é poder e as oportunidades definitivamente não são iguais para todos. Não abrir mão de sua vida é consequência da compreensão de que a maioria está fazendo sacrifícios apenas para ter direito a alguns bens de consumo ou para participar de um time de servos que se vê como time de elite, ou apenas para expor uma (fake)'face' de bem sucedido nas redes sociais. O discurso da positividade é um discurso de controle , parte do princípio que só existe uma verdade e se assemelha ao discurso da sociedade do controle citado por M Foucault, só que travestido da idéia de que faz quem é competente, quem acredita em si próprio, quem pensa que pode mudar e que quanto mais esforço fizer, mais chances terá de vencer.
@anabeatrizdasilvasantos63235 ай бұрын
Parabéns pelo seu excelente comentário 👏👏👏
@DenisBlum5 ай бұрын
Estou cursando a Formação Pedagógica em Sociologia e encontrar seu conteúdo por aqui foi maravilhoso! Muito obrigado!!!
@sandrarozaneferraz3 жыл бұрын
Um dos melhores canais que já vi. Aulas maravilhosas com muita informação, uma didática simples e fácil de entender. Com essas suas explanações fica fácil entender qualquer autor complexo.
@andrecoelho15223 жыл бұрын
Thaís, que video maravilhoso. Estou justamente lendo o sociedade do cansaço, e você abordou os assuntos de forma inigualável
@giovannaalice9195 ай бұрын
Sempre odiei papo de coach, sempre achei que tinha algo errado, mas depois de conhecer Han tive certeza. Finalmente consegui entender o mal desse discurso numa sociedade tão desigual, onde as 24hs de um não são as 24hs do outro. Sociedade do Cansaço foi o primeiro livro que li dele e alugou um triplex na minha cabeça. Passei dias pensando nesse livro, virou meu império romano 😅 todos os livro do Han, na verdade
@brunocesarcerqueira25255 ай бұрын
Considerando o que descobri recentemente o que é a Coreia do Sul hoje por baixo da aparente aparência de prosperidade, o que o autor fala faz mais sentido ainda.
@jrodrigomor_5 ай бұрын
Ótimo conteúdo em tempos de tanta superficialidade
@felipebezerra4446 Жыл бұрын
Ótima análise, parabéns! Após uma leitura e fichamento do texto de Han, elaborei um pequeno resumo de meus principais contrapontos. Segue abaixo: A "Sociedade do cansaço" se refere ao mundo ocidental, portanto, às sociedades capitalistas avançadas. Nesse contexto, achei contraditório Han (2017 , p. 99) diminuir a atualidade da luta de classes, dizendo que hoje a luta se dá mais entre o indivíduo consigo mesmo, sendo que ele culpa o neoliberalismo como intensificador dessa subjetividade que fazem as pessoas se autoviolentarem, autoexplorarem, etc. Para ele, não se pode mais distinguir entre agressor e vítima, explorador e explorado, etc. Ora, é possível sim identificar quem é agressor e algoz, explorador e explorado, etc. Não é porque as classes dominadas reproduzem a ideologia (hábitos/ações, opiniões/pensamentos, etc.) das classes dominantes que se torna impossível distinguir quem é quem. Na minha opinião, existe coação externa e coação interna, de tal sorte que ambas se reforçam quando atuam mutuamente no indivíduo, seja pelo patrão que exige metas inumanas, seja pelo próprio empregado que se cobra exaustivamente a si mesmo. No entanto, Byung-Chul Han limita a questão, ou pelo menos se centra inteiramente, à dimensão da coação interna. Ao meu ver, Herbert Marcuse confronta esse problema da repressão (externa e interna) de forma muito melhor em "Eros e Civilização ". Contudo, no que tange a Marcuse e Han, vejo mais pontos de convergência do que divergência.
@bastosbruna5 ай бұрын
Gostei demais da sua explicação extremamente didática, coerente e direta ao ponto! Com certeza o neoliberalismo, atrelado ao discurso da meritocracia (especialmente num país historicamente tão desigual como o nosso) tem cooptado muitas mentes, de maneira desconectada da realidade estrutural em que vivemos, baseada na exploração humana e dos recursos naturais, e no consumismo desenfreado. Transferir única e exclusivamente ao sujeito a tarefa de mudar a sua própria realidade, desconsiderando os vieses econômicos, sociais, culturais e históricos, suas mazelas individuais, limitações de toda ordem e a própria trajetória de vida é, no mínimo, cruel. Ganhou mais uma inscrita! 💛
@rorosaria262 жыл бұрын
Sou muito dedicada, gosto de ver falarem sobre esse assunto. A busca incessavel por sucesso também deve ser revista, vc não é um fracasso se tirar um tempo pra vc e ir viver
@sergiogoncalvesdecarvalho91104 ай бұрын
Nos trabalhamos muito para ganharmos mais, mais dinheiro, mais status, mais ego massageado, porém chega uma hora que a conta chega como cansaço, sensação de não viver o presente e os problemas de saúde como estresses depressão e falta de sentido na vida
@edeh19710 ай бұрын
Thaís foi magnífica. Obrigado pela clareza com que voce explicou o assunto.
@marizavictor15012 жыл бұрын
Concordo com o Leandro Azevedo ( comentário abaixo). Nenhum vídeo sobre o assunto foi tão claro, completo e definitivo, como o seu. Vc é muito talentosa. Obrigada. Entendi tudinho!
@NatyEstudos5 ай бұрын
Cara sua voz é MT didáticaaaa MT boa de ouvir. Adorei o tema.
@SakuraCarvalho13 жыл бұрын
Seus vídeos do Bauman me ajudaram muitoooo na faculdade!! Continue com o canal, você é dmais :)
@paulaalmeida87033 жыл бұрын
É raro comentar em algum vídeo, mas, abro essa exceção com satisfação para te dizer que o vídeo está muito bom! Parabéns! Continue disponibilizando conteúdos como esse para nos auxiliar a compreender melhor o mundo.
@michelesilva84475 ай бұрын
Há pouco tempo consegui me libertar de trabalhar demais,foi uma libertação que só descobri hoje.No começo eu não tinha ideia de vida além de trabalho.
@MarceloLemeD34 ай бұрын
Fez bem. Pago um preço alto até hoje.
@yamlucas5 ай бұрын
Foi uma grande observação desse autor. Fica claro como esse sujeito do desempenho é, de fato, uma forma de exploração auto imposta disfarçada de liberdade e positivismo. Parabéns pela explicação, Thais.
@jairhonorio54845 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo! Concordo plenamente. Vídeo útil postado há três anos e o KZbin não notifica como deveria, enquanto umas porcarias que, gente nem que ver, vêm notificações como enxurradas.
@onofreeliasjunior44318 ай бұрын
Parabéns, menina. Uma das explicaçoes mais simples e compreensiveis de socidade do cansaço q ja vi
@caiomorabito4785 Жыл бұрын
Eu achei muito interessante desse livro que ele além de demonstrar o mal sobre essa positividade do trabalho no neoliberalismo, também demonstra a forma que o neoliberalismo manda na cabeça dos identitárismo com a total positividade
@pamelazigant3 жыл бұрын
Eu não sabia que precisava desse vídeo até ver esse vídeo ❤
@gordon362 жыл бұрын
Excelente! Li o livro, entendi algumas coisas, outras não por completo. Aqui, consegui organizar melhor as mensagens dele! Livro super interessante e obrigado pela ajuda!
@celinaribas19662 жыл бұрын
Explicação MARAVILHOSA!!! Simplesmente não achei outra melhor!!!
@paulofaro47732 ай бұрын
Que vídeo show! É muito doido ver a ideia de liberdade do indivíduo no ser usada como uma ferramenta master de exploração 😮😮😮 Esse cara sabia do que tava falando
@abaaderm90613 жыл бұрын
Os vídeos são tão incríveis que a gente nem percebe o tempo passar!
@Steph-tk3 жыл бұрын
Eu não conhecia ele, vou procurar ler o livro. Mas preciso dizer, sua voz é lindíssima! Sobre o vídeo, sensacional. Eu gosto muito de páginas como "coach dos fracassos" que ele tira um pouco o peso dessa super produtividade besta e opressora. Tem vários aspectos que precisam ser levados em consideração para "vencer na vida." Esse povo que faz a gente se sentir improdutivo por terem 24 anos e já possuírem 5 empresas, 10 carros, e etc... mas você vai ver é um pessoa que já nasceu rica, branca, com acesso a saúde, educação de qualidade, com vários conhecidos e QI para os melhores empregos. Não dá pra se comparar...Sucesso não é só querer, é preciso levar em conta várias coisas, inclusive refletir sobre o que é sucesso para você! É muito relativo. Para mim é ter saúde mental, tempo para passear, viajar e principalmente, poder compartilhar um pouco da minha vida com meus familiares e amigos. Trabalho o suficiente para viver, não vivo para trabalhar.
@giovannamendespollis76403 жыл бұрын
Que felicidade ver essa notificação!
@crismarques.mentora2 жыл бұрын
Sua linda! Que PERFEITA reflexão!!! Minha angústia, dores no peito, garganta e costas foi embora, na hora!!! 💕🌌♾️
@nayandarou6 күн бұрын
vi vários vídeos sobre o assunto, o seu conseguiu esclarecer pra mim de uma forma tãaao simples! muito obrigada!
@skadoss4 ай бұрын
mt top... mas só quem se viu preso em uma rotina miserável, sem perspectiva de melhora, sem tempo para estudar e subir de vida sabe que o tempo é precioso.. se vc nasceu em uma condição social de opressão e do nada surge uma oportunidade para vc estudar sem precisar trabalhar, tenho quase ctz que a pessoa que se veja nessa situação daria o melhor de si, de modo a exaurir-se .. afinal, a dor vc vai ter de qualquer jeito, então bora sofrer em algo que va nos levar pra frente, ao inves de correr atrás do próprio rabo, tendo apenas o mínimo para sobreviver. Estudo pro vestibular, sou fluente em inglês, espanhol e ja assisto filmes sem legenda em francês.. estou engatinhando no Japonês e no Alemão..
@mellnogami27223 жыл бұрын
Maravilhosa! Como sempre, entregando conteúdo com qualidade, de maneira didática e divertida ❤
@mabe95353 жыл бұрын
O seu canal é incrível! Sua didática é maravilhosa e os vídeos são muito bem feitos! Por favor, não pare de postar! Eu poderia passar horas vendo aulas suas!
@Natlangk3 жыл бұрын
Privilégio de ter aula com você, professora incrível ❤
@karolinamerlin3728 Жыл бұрын
Descobri hj esse canal! Desculpem-me pelo palavrão mas PQP que canal MARAVILHOSOOOOOO!!! Como é bom saber que existe esse tipo de conteúdo tão rico, tão democrático e tão fidedigno às obras!!! Thaís, não pare NUNCA, por favor! Mais uma inscrita! Louca pra maratonar por aqui ❤️👏🏼👏🏼
@Jeff-x3q5 ай бұрын
Esse vídeo está mais atual do que nunca.
@cesarmonteiro66892 жыл бұрын
"Quanto tempo perdi em Coimbra..." Não sabia que bastava assistir seus vídeos e ler os autores que recomenda. Show!!! Parabéns!!!
@wesllleywees644 Жыл бұрын
Até que em fim a luz no fim do túnel!! Era só eu o tempo todo sabotando eu mesmo "preciso disso, preciso daquilo", quando na verdade é uma pressão interna/externa social que eu mesmo deixei internalizar!! Obrigado professora.
@jorelmota78343 ай бұрын
Que vídeo espetacular, gostei demais. Não sei por qual motivo, mas acabei de encontrar seu canal e percebi que faz um tempo que vc não posta, espero que vc volte pq se seus vídeos forem da mesma qualidade que esse assistiria com todo o prazer, espero que volte a postar e muito obrigado pelo conteúdo
@mcatop105 ай бұрын
Amei o canal ... Achei hoje. Como é bom ver gente assim nesse KZbin de exploração de conteúdos. ❤ Adorei bjojo
@andressal265 ай бұрын
Nao conhecia o seu canal e por acaso apareceu seu video pra mim, algo engracado é que esses dias o meu professor de Gravura estava indicando esse livro pra gente ler, muito bom!!
@analuisamartins14773 жыл бұрын
Já vim correndo !!! Amo seus vídeos
@daltonteles42693 жыл бұрын
Thais, a cada novo vídeo, fico mais impressionado com sua clareza, com sua interpretação.
@ryanguimaraes25383 жыл бұрын
Não some não, seus vídeos são excelentes
@vidaprimata21023 жыл бұрын
Vídeo novo. Q maravilha. Esse canal é sensacional.
@martacristiane45593 ай бұрын
Parabéns pela síntese, moça!! Agradável e inteligente!!
@pedrocastro41886 ай бұрын
Fico pensando no resgate a filosofia estóica pro Hype. Sinto que existe uma relação entre essa sociedade do cansaço e estoicismo quando mal utilizado. Mas devo estar viajando...
@verdadesocultas32585 ай бұрын
Adorei o seu canal. Precisamos de canais assim que façam as pessoas e a sociedade raciocinar sobre a sociedade em que vivemos.
@cidineaoliveira9364 ай бұрын
Eu trabalhei bastante...mas sempre com sabedoria. Eu descanso, sempre descansei...acho a Internet maravilhosa...porque enquanto assisto descanso.Sempre tive medo de trabalhar demais...vi minha mãe trabalhar demais...e ela não foi valorizada. Então eu sempre gostei de trabalhar mas com tempo para descanso. E sempre aproveitei minhas férias
@janiocarmo13333 жыл бұрын
Deixamos da sociedade disciplinar de focault e passamos para sociedade do desempenho e da busca pela autonomia individual. O inimigo agora é interior e não mais exterior, sempre estamos lutando contra a depressão , fadiga e cansaço.
@SophiaMiranda-c6g5 ай бұрын
Por favor! Fça um podcast no spotify com esse conteudo!
@christianezalazar46655 ай бұрын
Excelente tua exposição sobre a dominação sutil do neoliberalismo.
@guilhermeoliveira68483 жыл бұрын
Vídeo incrível como sempre, sua didática é impecável, Profª. Thaís! A temática não poderia ser mais atual...
@euniciosantosjunior89415 ай бұрын
Quando essa explicação passou por mim, ajudou demais no entendimento do livro. Pra mim não foi uma leitura fácil, tanto que recomecei a lê-lo após concluir esse video. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.
@patriciapimenta2215Ай бұрын
Muito boa síntese! Otima retórica. Parabens!
@guimapg105 ай бұрын
Vídeo maravilhoso! Quanto aos livros, são curtos, porém um pouco difíceis. Mas, com empenho e muita força de vontade - pois só depende de mim -, eu consigo! 😂
@estamos_passando_por_mudancas2 жыл бұрын
Olá Thaís, Muito obrigada pela riqueza de conteúdo e a forma agradável com a qual o compartilhou. Realizações e saúde para você e os seus. Um grande e grato abraço de Lisboa 🌸
@bomhumor675 ай бұрын
Li esse livro ano passado e já está na minha pilha de releitura em baixo do O Discuso a servidão voluntária de Etienne de La Boetie. Gostei mto do vídeo. Sucesso!
@joannadarccintra22045 ай бұрын
Cheguei aqui por acaso e adorei!!!
@softsuporte76 ай бұрын
Um dos vídeos mais reveladores e incríveis que vi ultimamente. Parabéns! Conteúdo muito necessário para nossa época tomada por gurus do sucesso self service e dos discípulos ávidos por vida instagramável.
@cleomarsantos66 Жыл бұрын
O trabalho garante utilidade para o que estudamos, permite termos plano de saúde, moradia melhor, filhos saudáveis e educados. A doença está nos excessos. Os livros dele no alertam para isso, assim, conhecendo o malefício, o filtramos.
@allan17826 ай бұрын
Tanto potencial... Porque parou com os vídeos?
@Estherfer Жыл бұрын
A voz e a ditatica dela é impressionante, muito bom top demaisss
@khalilfreitas95742 ай бұрын
Melhor aula que encontrei sobre o tema. Parabéns!!
@paoesteveaki Жыл бұрын
Seus vídeos são muito bons. Roteiro, edição, e tal. Tem tudo pra brilhar na área de educação e tecnologia.