Leo, acompanho sempre seu canal. Muito boa a matéria, pois pudemos ter a visão dos dois lados da historia: a do lado brasileiro e a do lado português. Também, estão muito bons os comentários exaltando a importância da Imperatriz Leopoldina para a independência do Brasil. Na verdade, foi ela a primeira mulher a governar o Brasil quando D.Pedro I teve que se ausentar em viagens pelo Reino e foi ela que de fato assinou a Independência. Quando o mensageiro trouxe a carta da Imperatriz à D.Pedro I, de que ela havia assinado a Independência, ele apenas consumou o ato com o grito da Independência. Contam os historiadores, que a Imperatriz de origem austríaca foi criada para ser uma estadista Era muito culta. Ela foi a conselheira política do marido e apesar de toda a adversidade do clima mais quente e da nova cultura que ela teve que se acostumar, ela era apaixonada pelo Imperador e pelo Brasil. Contam, também, que o povo brasileiro, principalmente os mais humildes a adoravam, por ser uma pessoa muito humana. Na ocasião do falecimento da Imperatriz, o povo mais simples, inclusive os escravos, saíram às ruas a chorar inconformados com a perda da sua protetora. Sem dúvida, ela também foi uma das mais importantes figuras da história do Brasil.
@PortugueseWithLeo3 жыл бұрын
É verdade, foi uma falha não ter nem mencionado o nome dela no vídeo. Eu não tinha noção da importância dela, e fico feliz por ter aprendido isso com todos os comentários.
@marie35873 жыл бұрын
@@PortugueseWithLeo pois... mas nao existe decreto de independéencia, pode procurar; isso é um mito o Conselho aconselhava aquele quadro onde aparece a D. Leopoldina com os politicos em redor como se fosse ela que mandasse, foi pintado 100 anos depois de ela morrer e foi usado pelos movimentos feministas para levantar o papel da mulher A D. Leopoldina ajudava o marido mas desfazia_se em filhos como acontecia com todas as mulheres daqueles seculos sem planeamento familliar e estava constantemente doente pelas repetidas gravidezes O rei continuava a ser D. Joao VI e D. Pedro era o principe herdeiro e regente nomeado pelo pai D. Pedro nomeou ela regente na sua ausencia mas os poderes seriam ratificados Ele fez-se nomear imperador 5dai que ela fosse imperatriz mulher do imperador como a rainha e esposa do rei) porque o rei continuava a ser D. Joao VI e tudo isso tinha de ser legalmente reconhecido pelas outras monarquias para que fosse valido o processo foi concluido em 1825 os homens da independencia do Brasil eram portugueses uns nascidos no Brasil outros nao A cidadania brasileira so apareceu em 1824 quando D. Pedro outorgou a constituiçao parlamentar do Brasil nao sei porque querem mudar a historia
@Dani-kv1xx3 жыл бұрын
@@marie3587 NAO SENHORA!! DOM PEDRO I TINHA SANGUE ESPANHOL SIMMM!! 🇪🇸🇪🇸👈 A MAE DO PEDRO I ERA A ESPANHOLA A FAMOSA CARLOTA JOAQUINA!!! E NOSSO IMPERADOR DOM PEDRO II TINHA SANGUE AUSTRÍACO!!!! DOM PEDRO II ERA FILHO DA NOSSA IMPERATRIZ AUSTRÍACAA DONA LEOPOLDINA!!!!! E NOSSA PRINCESA ISABEL ERA BRASILEIRA,FILHA DE UMA ITALIANA!! NOSSA FAMOSA ITALIANA 🇮🇹👈 TERESA CRISTINA!!!! DOM PEDRO II E A PRINCESA ISABEL,NASCERAM NO BRASIL,NO RIO DE JANEIRO.
@Dani-kv1xx3 жыл бұрын
@@marie3587 Ninguém NUNCAA IRÁ MUDAR A HISTORIA!! A HISTORIA DO BRASIL ESTAO NOS LIVROS DE HISTORIA PARA SEMPREEE!!! E FOI SIM NOSSA IMPERATRIZ AUSTRÍACA DONA LEOPOLDINA,QUEM ASSINOU A PAPELADA PARA A INDEPENDENCIA DO BRASIL!!!!!! E ISSO ESTARA PARA SEMPRE NOS LIVROS DE HISTORIA!!!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🕊 BRASIL TE AMO.
@pdr33013 жыл бұрын
A independência não foi consumada com o grito de D Pedro, já que ocorreram diversas batalhas contra os portugueses nas províncias.
@eduardofernandes235510 ай бұрын
Portugal e Brasil estão eternamente conectados pelos laços da história, língua e sangue.
@HospedeDoTempo3 жыл бұрын
Ouvir esta bela história pela voz de um cidadão português a torna ainda mais fascinante.
@PortugueseWithLeo3 жыл бұрын
Muito obrigado!
@fabiolimadasilva33983 жыл бұрын
D. Pedro I e IV foi um PÉSSIMO marido mas um homem destemido. Nos Açores reuniu um exército para destronar D. Miguel e garantir o trono para a filha. Como brasileiro sinto muito orgulho de saber dessa parte da história pós-abdicação do nosso imperador.
@HospedeDoTempo3 жыл бұрын
@@fabiolimadasilva3398 aponta-me o rei que amou mais a esposa que a pátria e te direi qual a mulher que amou mais ao marido que aos filhos.
@Edgar2023ES2 жыл бұрын
Sem duvida que ele enfeitou bastante.
@Edgar2023ES2 жыл бұрын
@@HospedeDoTempo, ele disse que este rei foi pessimo para a esposa e não disse que foi só ruim. A coitada foi humilhada, rebaixada e definhou.
@claudiotoffoli53553 жыл бұрын
Só faltou destacar a atuação decisiva da Princesa Leopoldina de Habsburgo, mulher de D. Pedro, que foi a verdadeira mentora da Independência. Eu me bato pela valorização das mulheres, especialmente dessa personagem que foi e ainda é adorada no Brasil (há até uma escola de samba em sua homenagem, a Imperatriz Leopoldinense) e, junto com José Bonifácio, viabilizou o processo da independência. Leopoldina precisa ser melhor estudada.
@jakelocutora3 жыл бұрын
Verdade, essa Mulher foi tudo para o Brasil, pena que a Historia apaga sua Memória.
@eduardoxavier78783 жыл бұрын
Verdade! De fato a independência do Brasil foi tomada no dia 2 de Setembro de 1822 graças à atuação de Dona Leopoldina.
@Werner_pol3 жыл бұрын
Kkkkkkkkkkkk
@andreiafernandes11543 жыл бұрын
Sem dúvida ela foi uma mulher notável de MT bom coração e passou MT mal pela safadeza do marido...
@RafaelMachado-uu5xd3 жыл бұрын
Que cara mais forçado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ele se bate. O que o cara mais faz por likes.
@tiosukita3 жыл бұрын
Leo, muito obrigado pela homenagem ao Brasil e reconhecer que a nossa ligação é maior que o fato de apenas dividirmos a língua portuguesa.
@oaz40543 жыл бұрын
Só tenho a agradecer a nossa querida pequenina mas valente pátria mãe Portugal, pela proteção das 5 regiões do nosso imenso Brasil, das invasões externas, e mantendo a unidade do seu império, todas as regiões predominam a língua portuguesa, Norte, Nordeste, Sudeste, Centro oeste e Sul, hoje o Brasil acolhe pessoas do mundo inteiro, mas sempre mantendo as nossas origens portuguesa. Gigante pela própria natureza, és belo, és forte, impávido colosso... São Paulo SP BRASIL
@MateusOliveira-dy5qy3 жыл бұрын
Nunca imaginei que Dom Pedro pudesse ter tido um papel tão relevante tbm na história portuguesa. Muito interessante !
@LP_10003 жыл бұрын
Sim, foi um escândalo no Brasil, o nosso rei abdicou pra ser coroado em Portugal, a antiga metrópole que ele lutou contra. Deixou o Brasil recém nascido nas mãos de regentes, e esse foi o período de maior instabilidade política da história, com maior números de levantes locais. De quebra, ainda deixava seu filho (posterior Pedro II) menor de idade incapaz de formar governo. Ele lutou em Portugal contra o próprio irmão em favor de sua filha. Aqui mesmo no Brasil antes ele passou por muitos escândalos conjugais e ataques tiranicos como a imposição da constituição e prisão dos liberais constituintes como Bonifácio. Por isso, e por muitos, é considerado um dos governos mais desastrosos do Brasil. Infelizmente, ele tem bastante competição.
@marie35873 жыл бұрын
@@LP_1000 infelizmente no Brasil muitos ensinam a história de maneira devastadora!!! deveriam pensar global considerando o xadrez político da altura praticamente todos os países e colónias sofreram terríveis guerras civis os movimentos do liberalismo e ou republicanos como lhes queiram chamar eram imparáveis e originavam revoluções por todo o mundo desde que na Inglaterra no século XVII o rei D. Carlos I tinha sido condenado à morte e o novo poder endinheirado da burguesia tomou as rédeas dos destinos dos países Daí que D. João VI, D. Pedro I e II, José Bonifácio, Leopoldina, todos eles perceberam que não havia maneira de lutar contra esses movimentos que tinham dado origem à Revolução Francesa, à independência dos EUA, às invasões de Napoleão, etc. Ao outorgar a independência e a constituição liberal, D. Pedro I incluiu a burguesia e assim tanto o Brasil como Portugal ficaram do lado dos vencedores (Inglaterra, EUA, França). Veja-se os vencidos que apoiavam o absolutismo (Áustria, Espanha, Rússia) foram altamente penalizados, a Áustria ficou sem falida e sem parte do território, teve de se "colar" à Alemanha, a Espanha invadida, perdeu as suas colónias, e ficou país vassalo da França. O Brasil ficou "inteiro" e Portugal com os seus outros territórios na África e na Ásia. Podemos acreditar como li algures que o liberalismo não queria descendentes das monarquias em qualquer país da América, portanto vimos que o Maximiliano foi condenado à morte e que D. Pedro II talvez pudesse vir a sofrer atentados ele ou a sua família se não tivesse ido para Portugal em 1889.
@cartman99593 жыл бұрын
@@LP_1000 nosso rei? O Brasil nunca teveisso
@terror12342 жыл бұрын
@@cartman9959 Brasíl era uma colónia de Portugal e nunca teve disso ? 🤣🤣🤣
@cartman99592 жыл бұрын
@@terror1234 tavam mais pra imperadores do que pra reis
@fabiolimadasilva33983 жыл бұрын
Nas vezes que estive em Portugal, sempre sentia um certo orgulho em ver estátuas de D. Pedro IV em Lisboa e no Porto. Um personagem único que garantiu a reputação nos dois lados do Atlântico. O único soberano europeu sepultado na América...
@BrunoOliveira-eo8fo2 жыл бұрын
E a filha D. Maria II de D. Pedro I foi a única(o) monarca de um País europeu a nascer fora da Europa em uma antiga colônia. Ela nasceu no Rio de Janeiro.
@fabiolimadasilva33983 жыл бұрын
D. Pedro i e IV era português demais para ser imperador do Brasil e brasileiro demais para ser rei de Portugal... :D Foi um grande soldado e péssimo marido mas um pai consciencioso. Legou aos portugueses uma rainha nascida no Rio de Janeiro e que sabia o valor da educação. Grato por sua homenagem ao meu país!
@dianag.castro36573 жыл бұрын
D. Pedro IV foi amado. Portugal. Preferiam-no Miguel pelas suas ideias liberais. D. Pedro é recordado com carinho pela luta nas Guerras Liberais. Filho de Rei era sagrado para os Portugueses da época, especialmente o Herdeiro ao Trono. Era algo muito enraizado na alma dos Portugueses.
@sebastiannegrete31013 жыл бұрын
Leo, eu "aprendi" Pt Brasileiro, mas meu sonho é morar em Portugal. Eu realmente aprecio o esforço para contar a história de 2 grandes países. Saudações do Chile❤
@johnsonjohnson61693 жыл бұрын
Que fofo 💕!
@realharlow3 жыл бұрын
se quiseres aprender português este canal é bom, e serás bem vindo em Portugal
@sebastiannegrete31013 жыл бұрын
@@realharlow obrigado!!!
@autonomo61242 жыл бұрын
@@realharlow devolve o nosso ouro
@realharlow2 жыл бұрын
@@autonomo6124 não!
@leandrolimaoliveira3 жыл бұрын
Maria Quitéria nasceu na minha cidade, Feira de Santana, que, na época, era parte da cidade de Cachoeira.
@mskinternational3 жыл бұрын
I would love to learn more about Portuguese rule in India (in Bombay, Goa and Daman Diu). And influences of local languages in India on Portuguese. Looking forward!
@marie35873 жыл бұрын
Madhur K Goa was built to be a huge capital kzbin.info/www/bejne/pZ7Vm5eja6mLec0 kzbin.info/www/bejne/a6K6qGdohNKoY9E
@adriennesavazonimorelato86453 жыл бұрын
Ele pediu que seu corpo viesse para cá.
@anabelasilveira68123 жыл бұрын
Sou brasileira amo Portugal meus avós eram dos Açores orgulho falar português e ter descendência portuguesa
@yamatotaichou87723 жыл бұрын
Não seria “ter ascendência “?
@rikkichadwick35483 жыл бұрын
@@yamatotaichou8772 nope.
@marie35873 жыл бұрын
ascendéncia o visconde de Maua tinha ascendéncia açoriana!
@rikkichadwick35483 жыл бұрын
@@yamatotaichou8772 aqui utilizamos apenas descendência no dia a dia , apesar de sabermos o que ascendência significa, soa muito formal . O nosso português é mais simplificado.
@marie35873 жыл бұрын
@@rikkichadwick3548 pode ser que descendencia no sentido de sermos descendentes de alguém! tenho descendencia de açorianos e meus ascendentes sao açorianos por exemplo porque descendentes sao os filhos; isso nao da para mudar!
@RenanGarciaBorges Жыл бұрын
como um brasileiro que so estudou sobre a independencia no brasil em escolas brasileiras, adorei escutar um pouco vindo de um portugues! Obrigado pelo otimo video!
@mariaarlete53803 жыл бұрын
Excelente explicação. Você é claro e objetivo. Agora você precisa vir a São Paulo conhecer o local do grito e o museu que está sendo restaurado e será (espera-se) no próximo ano para as comemorações do bicentenário da Independência. É lá que está o mausoléu com os corpos de D.Pedro, dona Amélia e a filha deles, a princesa Maria Amélia e a Imperatriz dona Leopoldina. Apesar de todos os problemas, vale muito a pena conhecer São Paulo.
@eduardaferreiraschafer32863 жыл бұрын
Pedro teve filhos com Amélia? Pensei que fosse só com a Leopoldina
@marie35873 жыл бұрын
@@eduardaferreiraschafer3286 tee sim a princesa Maria Amelia que infelizmente faleceu aos 19 anos de tuberculose na ilha da Madeira (Portugal) onde se foi tratar sem sucesso A sua mae, D. Amelia que acompanhou o marido D. Pedro quando este regressou a Portugal em 1831, continuou a viver em Portugal até ao fim da sua vida, triste por ter perdido o marido e a unica filha Foi ela que acompanhou a educaçao da filha de D. Pedro e de D. Domitila, depois da promessa que fez ao marido que sentia que ia morrer
@eduardaferreiraschafer32863 жыл бұрын
@@marie3587 Ah sim. Já tinha ouvido falar mas não tinha associado ainda. Obrigada
@marie35873 жыл бұрын
@@eduardaferreiraschafer3286 de nada:)
@marie35873 жыл бұрын
Maria Arlete Talvez os portugueses tivessem feito errado de deixarem ir os restos mortais de D. Pedro I e de D. Pedro II para o Brasil ja que tem havido muitas calunias sobre os portugueses que construiram o grande Brasil estavam muito bem no panteao dos Bragança em Lisboa!
@GeraldoJose3 жыл бұрын
O "Dia do Fico" é realmente especial. Uma verdadeira e precoce declaração de independência. Mas, na verdade, a transformação do Brasil em reino unido a Portugal deflagrou todo o processo de independência. Esse é um acontecimento muito singular na História mundial, pois o Rio de Janeiro foi a única capital de um país europeu nas Américas. A fuga da família real portuguesa é uma história épica, que deveria constar com honras em qualquer narrativa sobre as Guerras Napoleônicas. É quase uma Waterloo tropical (rsrs).
@alvafaleiro3 жыл бұрын
Deveria haver um filme de Hollywood épico. Acho que nem temos noção da operação logística envolvida e da estratégia. Falando dos ingleses, para o bem ou para k mal são aliados de Portugal a centenas de anos.
@adriennesavazonimorelato86453 жыл бұрын
Realmente foi algo singular na história mundial.
@marie35872 жыл бұрын
@@adriennesavazonimorelato8645 foi uma epopeia, entre 10 mil e 15 mil pessoas em cerca de 30 navios atravessando o Atlântico com receio da perseguição dos exércitos de Napoleão e das tempestades do oceano.. muitos quase só com a roupa que tinham no corpo quase 3 meses de viagem marítima..
@helcium_nz3 жыл бұрын
Muito legal ouvir essa nossa história pela perspectiva de um português. E é exatamente assim que aprendemos aqui no Brasil.
@valter19893 жыл бұрын
Gostei, vale destacar que aqui na Bahia a independência foi somente no ano seguinte no dia 2 de Julho, e entre os heróis e heroínas está Maria Quitéria.
@dirceuduraessanfordbarros22323 жыл бұрын
Meu parabéns pela perfeita explanação. Lembro que nós brasileiros, nos orgulhamos de termos as nossas raízes de Portugal. Agora, particularmente, os meu avós eram portugueses de Trás Monte. Obrigado, da CIdade de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.
@eletroarte35463 жыл бұрын
Esta linda narrativa só vem a confirmar a imensa ligação histórica, afetiva e de profundo respeito entre Brasil e Portugal. Parabéns pelo vídeo, Leo.
@Mariosergioladw3 жыл бұрын
D. Pedro viveu pouco, mas teve uma vida muito movimentada e intensa. Junto com a mulher, dona Leopoldina, foram os personagens principais da independência.
@NeMeSis7PT3 жыл бұрын
Vejam no impérios AD aqui no KZbin a história de Portugal e do Brasil, muito bom.
@M.Luisapereira3 жыл бұрын
Adoro esse canal !!!!
@FooPeper3 жыл бұрын
Também adoro esse canal.
@unplannedsyntax3 жыл бұрын
Amo o Brasil e a História Luso-Brasileira! Este video é muito especial, então!
@tiagodealbuquerque81473 жыл бұрын
Óptimo vídeo! Pena que faltou falar sobre Leopoldina Habsburgo, peça-chave na independência.
@po9543 жыл бұрын
Leo, aprendi muitas coisas novas com sua colocação da história Luso-Brasileira durante esta época.
@ivanneves63992 жыл бұрын
Me emocionei . Sou neto de português e conheci Portugal e foi muito emocionante. Tem muitos portugueses no Brasil e para mim, são brasileiros como nós.
@joseantoniotrillo12643 жыл бұрын
Muito Obrigado polo video. Saúdos desde Santiago de Compostela.
@palomaballio65053 жыл бұрын
Parabéns! José Bonifácio , Patriarca da independência( meu conterrâneo), santista, temos muito orgulho dele. Quando viajar ao Brasil, vá a Santos/SP. É uma cidade muito aconchegante.
@eddiesantos49783 жыл бұрын
Grande Santos, 3a vila fundada no Brasil.
@eu45133 жыл бұрын
Gostei muito! Sou da cidade brasileira onde Maria Quitéria nasceu, muito bom vê-la citada aqui!
@marcelofg11193 жыл бұрын
Obrigado, Léo. Algumas das informações que você trouxe aqui, eu nunca tinha ouvido falar. Respondendo à alguns comentários, cobrando sobre a Imperatriz Leopoldina, esse canal é de Língua Portuguesa e não de história. Não tem como, precisaria de 2 horas de vídeo. Parabéns pelo conteúdo. Eu aqui morrendo de saudades da "minha" Madeira.
@suecosaci3 жыл бұрын
Moro em Santos, cidade de José Bonifácio. temos aqui o Panteão dos Andradas onde jazem os rstos da família dos Andradas
@xanfelix3 жыл бұрын
Dom Pedro I foi uma figura histórica das mais interessantes. Ele foi um militar violento e autoritário, mas também um amante carinhoso com tantas mulheres que teve. Era o imperador e tinha toda a cultura que a sua posição exigia, mas também saía às escondidas do palácio . . .sempre com seu amigo Chalaça . . . para beber anonimamente nas tabernas do Rio de Janeiro. Podemos gostar ou não da história do imperador, mas nunca ignorá-la. Um homem notável! Léo, parabéns pelo seu trabalho! Esse canal é muito bom!
@cleidesantanadesouza37783 жыл бұрын
Adorei ouvir a história da independência por um português 👏👏👏
@eduardobmjr3 жыл бұрын
Cara, eu nunca gostei de aulas de História no colégio. Mas esses seus vídeos me fazem ter uma outra percepção, bem mais didática sobre a alguns pontos de toda a história de Portugal, sobretudo no que diz respeito também ao Brasil. Muito obrigado pelos seus vídeos! 👏🏼
@joaodeitajai55552 жыл бұрын
Acho o máximo Léo dizer : " Eu falei-vos " . Assim como " Eu falei consigo " Meu saudoso pai dizia ' consigo ' . Isso sim que é pronunciar a norma culta de nossa linda língua.....
@jucelioliveira81153 жыл бұрын
TE AMO MEU BRASIL 🇧🇷
@Dubisam3 жыл бұрын
A história é conhecida e antiga (para nós brasileiros), mas com a narração sua tudo fica revivido com mais entusiasmo. Obrigado! Estava aguardando esse episódio desde o início do mês.
@nilzasantos81853 жыл бұрын
Eu também fiquei ansiosa pelo vídeo. Muito obrigada. Excelente. Realmente faltou a mencionar a Dona Leopoldina, Imperatriz do Brasil.
@Edgar2023ES2 жыл бұрын
@@nilzasantos8185, que foi uma peca fundamental e sempre é pouco mencionada. Sem falar ainda que a coitada foi reduzida a zero por este traste de marido.
@edvaldopazebem3 жыл бұрын
Como sempre brilhante seu vídeo sobre nosso país. Eu tenho orgulho dos nossos dois imperadores, mas tenho profundo amor por Portugal que nos legou, entre tantas coisas, a nossa amada língua. Obrigado.
@eduardoroberto53383 жыл бұрын
Gostei do vídeo. Parabéns. Eduardo Roberto RIO de Janeiro BR
@claudioriodejaneiro42702 жыл бұрын
A historia dos historiadores brasileiro contada ha muito anos me fez perceber , que com a sua narrativa Com a sua verdade em transmitir , que os historiadores brasileiro foi fiel a história verdadeira . Brasil e Portugal são irmãos porém cada um seguiu seu caminho .
@alexandrespiric15863 жыл бұрын
Esta apresentação é muito rica e embora compacta esta muito bem conduzida! Parabéns! Gostaria de ressaltar que a independência foi assinada pela imperatriz austríaca Leopoldina que permanecera no Rio de Janeiro, com plenos poderes, enquanto Dom Pedro estava na então Província de São Paulo; ingleses e americanos incentivavam abertamente o movimento pela independência; a família Hapsburgo, governava 1/3 da Europa pelo Império Austro-Ungaro e as diversas alianças reais firmadas.
@DwanGarcez3 жыл бұрын
Ela não assinou a independência. É uma incompreensão disseminada. Ela assinou a ata do Conselho de Estado que decidiu por deliberar e recomendar a independência ao príncipe regente.
@marie35873 жыл бұрын
@@DwanGarcez claro ela so reuniu o conselho de Estado sob as indicaçoes de José Bonifacio Temos de pensar global, os movimentos liberais eram imparaveis por todo o mundo , passavam por cima dos reis, foi isso que D. Joao em primeiro, depois D. Pedro, Josê Bonifacio, Leopoldina (apesar de ela ter ideais absolutistas) perceberam na ausencia do marido, D. Leopoldina reuniu o conselho de Estado sob as indicaçoes de José Bonifacio e de outros politicos e eles enviaram a D. Pedro a opiniao de que a situaçao revolucionària no Rio de Janeiro estava a ficar fora de controlo e que seria expectavel que se declarasse a independencia So o principe herdeiro teria autoridade para tomar uma decisao de tamanha dimensao, ate jà sugerida por D.Joao se a situaçao viesse a piorar pois eles sabiam que os movimentos liberais/revolucionarios/republicanos/independentistas estavam imparaveis por todo o mundo e que as monarquias estavam em perigo pelos mesmos motivos rebentavam guerras civis por todo o lado D. Pedro tomou a decisao de lutar pela independencia mas levou ate 1825 para que o acordo de independencia fosse concluido, e aceite pelos paises estrangeiros
@DwanGarcez3 жыл бұрын
@@marie3587 👊🏻
@mandrei2 жыл бұрын
Leo, obrigado por mais este belo episódio sobre a história do Brasil. Como vemos, a ligação entre nossos países não é apenas a língua portuguesa e a colonização. Um abraço de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
@anagirlfromipanema95673 жыл бұрын
Nosso eterno Pedrinho
@mariadelcarmencobas813810 ай бұрын
Gostei muito da história da independência do Brasil.Adoro Portugal!!
@Mirabai_2 жыл бұрын
Que delícia essas aulas de História!!! Saludos da ex-capital do Império Português!!!
@kadupurcino92513 жыл бұрын
D. pedro amava o Brasil, ele se sentia mais brasileiro do que português! Era muito inteligente, falava vários idiomas! Um grande herói para a nação brasileira. Infelizmente seu brilho foi ofuscado por muito tempo pela ideologia que dominou a historia do Brasil por muitos anos. Vivemos num Brasil onde aos poucos vamos resgatando a nossa verdadeira historia. A verdade nunca perderá para a mentira. A verdade é inabalável!!! Obrigado pelo vídeo!
@d.d.04292 жыл бұрын
Sentia se mais brasileiro e voltou a Portugal?
@hectordanielcarvalho28093 жыл бұрын
Obrigado Leo por tua sintesis. Eu quero fazer questao em que o movimento independentista do Brasil foi mais pacifico que os otros da Hispanoamerica, e que a independenca do Portugal nao significou uma mudanca de regime que continuo ate 1889 ( monarquia constitucional ). Um fato que acho interessante e que foi o Portugues foi o unico trono europeio em America, os monarcas europeios nao gostavam dos riscos de cruzar um oceano num galeao a vela. ( muitas naves eram victimas dos ventos e naufragavam ). Eu espero tuas proximas entregas sobre a Historia com curiosidade. PD : Parabens por os goles de Darwin Nuñez, o rapaz uruguaio que o Benfica acolheu .
@leonardogalvao32173 жыл бұрын
Mais uma vez, Leo, excelente vídeo! Foi muito bom tomar conhecimento da perspectiva portuguesa sobre a independência. Não sabia que houve resistência portuguesa após o 7 de Setembro. A Revolução Pernambucana (06/03/1817) foi fundamental no processo de independência do Brasil.
@leonardogalvao32173 жыл бұрын
Para quem quiser saber um pouco mais sobre a Revolução Pernambucana, recomendo assistir 1817, A Revolução Esquecida Disponível na TV Escola aqui no YT
@alexandrequintelas37743 жыл бұрын
Como sempre, excelente video, Leo! Portugal e Brasil estarão sempre ligados, compartilham em grande parte da mesma História. Meus parabéns por mais um ótimo video, tão educativo, e pelo Canal tão relevante!
@Edgar2023ES2 жыл бұрын
Brasil e Portugal não compartilha a mesma história. Brasil era a roca e mina de Portugal. So a partir de 1808 que Brasil realmente comecou a existir e quando o Brasil conquistou a independencia, hedou uma divida enorme e um grande problema social: a escravidao.
@sergiosena33223 жыл бұрын
Olá, Leo. Obrigado pelo video. É muito interessante e alguns desses factos eu tive que estudar na escola. Não lembro muito das datas! Abraço do Uruguai.
@AdilsonNeuburguer3 жыл бұрын
Vocês se aprofundam na história do Brasil aí no Uruguai?
@sergiosena33223 жыл бұрын
@@AdilsonNeuburguer Com certeza. A historia do Brasil tem muito a ver com nossa historia, é nossa historia também. Há um episódio da bbc que chama-se "por qué Uruguay es un país independiente" o uma coisa similar, alí fala-se das lutas pela independencia do Brasil e o desejo de Artigas de formar parte das provincias unidas com Argentina. Depois tudo mudo. Abraço.
@OdenirCampos Жыл бұрын
Sou Brasileiro nativo e fiquei emocionado de ter nossa história da Independência contada por um cidadão Português. Eu conhecia nossa história somente estudando na escola, nos livros brasileiros, agora vendo um português contá-la foi muito emocionante! Parabéns pelo vídeo!
@larissateruya7494 Жыл бұрын
E eu que tenho prova da Independência do Brasil hoje? 😁
@marcosjpinto84503 жыл бұрын
Um abraço de um brasileiro-português.
@carloscorreaterracom3 жыл бұрын
Sou luso brasileiro e amo os dois países por paixão. Muita coincidência em crescer no bairro do Ipiranga e atualmente moro na beira da margens do rio em frente ao monumento aonde foi proclamada a independência do Brasil. Obrigado Léo por postar esse vídeo!
@zuccangelo3 жыл бұрын
Muito bom, Leo. Não esqueças de publicar em tua página no Facebook também, para que possamos compartilhar. Obrigado.
@PortugueseWithLeo3 жыл бұрын
Boa ideia, vou publicar agora!
@carlosnavea81383 жыл бұрын
...una historia llena de detalles intrigantes con un pronto desenlace! Gracias por el resumen y mis mejores deseos para tí y tu canal!
@juditesouza3 жыл бұрын
Podias contar a historia de Dna Maria II.
@isabelrodrigues85373 жыл бұрын
Um príncipe português dá a independência ao Brasil e torna-se imperador do Brasil e uma linda princesa brasileira, torna-se rainha de Portugal, D. Maria II. Só com portugueses está história linda era possível. Conforme em Portugal isto se aprende na escola no Brasil tb se deveria aprender.
@brenovianna10153 жыл бұрын
Léo cada dia fico mais fã do seu canal... amo história do brasil e Portugal
@jakelocutora3 жыл бұрын
Por favor fala sobre a Rainha D. Maria II a "Boa mãe e educadora".
@JulioFerreira.ferreira07julio3 жыл бұрын
Adoro ouvir os portugueses falando do Brasil. Soa imenso agradável. Ainda mais a mim, que sou monarquista. Só faltou falar de Dona Maria Leopoldina da Áustria, que assinou o decreto de Independência no dia 02 de Setembro de 1822, pois Dom Pedro I (IV) estava em São Paulo e não na capital (Rio de Janeiro). Um emissário envia-lhe o decreto assinado e cinco dias depois ele dá o brado de independência. Obrigado pelo vídeo e Ave-Império do Brasil ! 🔰🟢🔰🟡🔰🟢🔰🟡🔰🟢🔰🟡🔰
@aveimperio43793 жыл бұрын
Ave Império
@vitorferreira11823 жыл бұрын
O mais que pode ser é " Monárquico".
@AyaCorrea3 жыл бұрын
O Ramo de Petrópolis é o melhor, sem dúvida.
@JulioFerreira.ferreira07julio3 жыл бұрын
@Lachaille26 que Portugal restaure sua monarquia também 🇧🇷🇵🇹
@JulioFerreira.ferreira07julio3 жыл бұрын
@@vitorferreira1182 no Brasil o termo corrente é MONARQUISTA. Ambos os termos estão corretos e são adjetivos.
@Rabelo13013 жыл бұрын
Excelente síntese do Dia da Independência. Obrigado.
@eduardolima39363 жыл бұрын
Leo, como é interessante teus videos sendo eu Brasileiro, parabéns!!!
@linafeteira42213 жыл бұрын
Isso mesmo, mas realmente faltou destacar a Maria Leopoldina que foi a mulher de que teve grande importância na decisão de Dom Pedro I e não podemos esquecer que José Bonifácio também teve esse papel juntamente com Maria Leopoldina, o Brasil Paralelo conta a história com muitas riquezas, mas para um resumo de pouco tempo está mara ... parabéns ...
@marie35873 жыл бұрын
lina feteira o movimento do liberalismo espalhou-se pela Europa e pela América e era imparável, Sem a declaração de independência, teria havido guerra civil no Brasil como aconteceu nas outras colónias da Inglaterra e da Espanha Veja quem eram os vários protagonistas dessas ideias independentistas, uns por ideal revolucionário ou patriótico, outros por influências de movimentos da altura, outros por ambição pessoal, : além de D. Pedro, o príncipe herdeiro que apoiava os liberais, temos outros homens famosos "arquitetos" da independência, nascidos ou não no Brasil mas muito ligados à universidade de Coimbra onde os ideais do iluminismo e do liberalismo tinham grande impacto: - José Bonifácio, politico de enorme conhecimento!!!" um pequeno resumo da sua vida:. Nasceu em Santos, Brasil, em 13 de junho de 1763. Filho de Bonifácio José Ribeiro de Andrada e de Maria Barbara da Silva, Em 1777 foi para São Paulo, onde estudou gramática, retórica e filosofia. Ingressou na Universidade de Coimbra (Portugal) tendo frequentado os cursos de leis, matemática e filosofia natural, bacharelando-se em filosofia e leis em 1787...Viajou entre 1790 e 1800 por França, Itália, Alemanha, Dinamarca, Holanda e Suécia, como bolseiro da Academia Real das Ciências...Intendente Geral das Minas e Metais do Reino em 1800...incorporado na Universidade como Doutor em 20.6.1802...Major do Corpo de Voluntários Académicos em 1808; promovido depois a Tenente-Coronel. Intendente da Polícia do Porto em 1809. Desembargador da Relação do Porto... regressou ao Brasil, ...tinha uma longa carreira internacional, e foi um grande diplomata... temos informações sobre grande número de pessoas, por exemplo - José Clemente Pereira, ( Castelo Mendo, Portugal, 17 de fevereiro de 1787 - Rio de Janeiro, 10 de março de 1854) foi um magistrado e político luso-brasileiro de alta relevância para o Império Brasileiro, além de ter sido um participante ativo da Ordem Maçônica. Na Universidade de Coimbra, obteve o grau em Direito e Cânones. No tempo das invasões dos franceses em Portugal, José Clemente alistou-se no batalhão acadêmico que se organizou no país e que foi comandado por José Bonifácio de Andrada e Silva... -Tomás António Gonzaga (Miragaia, Porto, 11 de agosto de 1744 - Ilha de Moçambique, 1810), cujo nome arcádico é Dirceu, ativista político participante da Inconfidência Mineira - Joaquim Gonçalves Ledo (Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 1781 - Fazenda do Sumidouro, Cachoeiras de Macacu, 19 de maio de 1847) foi um jornalista e político brasileiro. O primogênito do comerciante Antônio Gonçalves Ledo e de D. Maria dos Reis Ledo, era irmão de Custódio Gonçalves Ledo. Aos 14 anos, mudou-se do Brasil para estudar em Portugal ...Retornou ao Rio de Janeiro em 1808 lutou a favor da independência - Cipriano José Barata de Almeida (Salvador, 26 de setembro de 1762 - Natal, 7 de junho de 1838) foi um cirurgião, filósofo e político . Destacou-se como um dos mais ativos combatentes em favor da Independência do Brasil. Diplomou-se na Universidade de Coimbra, em Cirurgia, Filosofia e Matemática, ambiente onde tomou contato com as ideias iluministas que floresciam nos meios acadêmicos da época... - Martim Francisco Ribeiro de Andrada(Santos, 19 de abril de 1775 - Santos, 23 de fevereiro de 1844) foi um naturalista e político, presidente da Câmara do Deputados e ministro da Fazenda no período Império do Brasil. Martim Francisco era graduado em Filosofia e Matemática em 1798 pela Universidade de Coimbra. - Manuel Antônio Farinha, primeiro e único barão e conde de Sousel (Souzel, Portugal - Rio de Janeiro, 27 de maio de 1842) foi um almirante brasileiro. Foi ministro da Marinha no 1º Gabinete de Dom Pedro I, formado em 16 de janeiro de 1822. Agraciado barão em 12 de outubro de 1825 e conde em 12 de outubro de 1826. Também era Grande do Imperio. - Tiradentes era o português Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792) nascido no Brasil, também parte de movimento revolucionário - José Álvares Maciel (Vila Rica, 1760 - Massangano, Angola, 1804) foi engenheiro e político. "...Aos vinte e um anos de idade seguiu para a Universidade de Coimbra a fim de seguir o curso de Filosofia Natural... Concluído o curso, seguiu para a Inglaterra para estudar as indústrias de Birminghan, nomeadamente as siderurgias e as manufaturas têxteis, tendo entrado em contato não apenas com industriais e técnicos, mas também com as ideias do liberalismo e da maçonaria. Entre dezembro de 1787 e março de 1788 encontrou-se, na Universidade de Coimbra com José Joaquim da Maia que já se havia avistado com Thomas Jefferson, embaixador dos Estados Unidos da América na França e dele obtivera uma promessa de apoio dos norte-americanos às aspirações de independência de Minas Gerais. Tão logo chegou ao Rio de Janeiro, em 1788, encontrou-se com Tiradentes..." e tantos outros..
@linafeteira42213 жыл бұрын
@@marie3587 Marie eu sei, tbm sei desses resumos, o que destaquei foi que Maria Leopoldina juntamente com José Bonifácio tiveram grande importância na história ... os detalhes são inúmeros, mas esses detalhes não podemos deixar passar por despercebidos ... tbm não podemos esquecer que Dom Pedro I confiou os cuidados de Dom Pedro II á Jose Bonifácio, mas parabéns vc fez um excelente resumo ...
@marie35873 жыл бұрын
@@linafeteira4221 os monarcas e suas esposas ou esposos no caso de rainhas, estavam treinados para se adaptarem às realidades e às circunstâncias dos países onde iriam reinar, era assim na Europa, eles ficavam em perigo se houvesse dúvidas de que não eram leais às causas do país Veja-se o caso da rainha da França, a Maria Antonieta, tia-avó da D. Leopoldina, ela foi acusada pelos representantes do povo francês de traição em relação aos interesses franceses a favor da Áustria, daí condenaram-na à morte e passou na guilhotina como tinha acontecido com o rei francês seu marido Períodos revolucionários são muito perigosos De relembrar que D. Leopoldina tinha adquirido cidadania portuguesa por ter casado com o príncipe herdeiro D. Pedro e, quando os embaixadores portugueses a foram buscar à Áustria, estava previsto que eles iriam ficar no Brasil uns dois anos e que iriam seguir para Lisboa onde iriam reinar sobre todo o império portugueses (ilhas do Atlântico, Brasil, territórios de Africa e Ásia) Tadinha desfazia-se em filhos, como acontecia com a maioria das mulheres antes do planeamento familiar Entretanto ela compreendeu com os outros que a causa revolucionária e independentista do liberalismo era imparável e percebeu que a solução seria apoiar o Brasil independente Se não tivesse morrido, teria acompanhado o marido para Portugal como o fez D. Amélia em 1831 quando D. Pedro abdicou do trono brasileiro Os monarcas, reis ou imperadores não eram donos dos seus destinos
@marie35873 жыл бұрын
@@linafeteira4221 Dom Pedro I confiou os cuidados de Dom Pedro II á Jose Bonifácio, é verdade, D. Pedro tinha muita confiança em José Bonifácio que era um homem muito culto! Vi essa parte - José Bonifácio, politico de enorme conhecimento!!! "...Nasceu em Santos, Brasil, em 13 de junho de 1763. Filho de Bonifácio José Ribeiro de Andrada e de Maria Barbara da Silva, Em 1777 foi para São Paulo, onde estudou gramática, retórica e filosofia. Ingressou na Universidade de Coimbra (Portugal) tendo frequentado os cursos de leis, matemática e filosofia natural, bacharelando-se em filosofia e leis em 1787...Viajou entre 1790 e 1800 por França, Itália, Alemanha, Dinamarca, Holanda e Suécia, como bolseiro da Academia Real das Ciências...Intendente Geral das Minas e Metais do Reino em 1800...incorporado na Universidade como Doutor em 20.6.1802...Major do Corpo de Voluntários Académicos em 1808; promovido depois a Tenente-Coronel. Intendente da Polícia do Porto em 1809. Desembargador da Relação do Porto. Superintendente do Mondego e Obras Públicas de Coimbra. Secretário Geral da Academia Real das Ciências em 1812. Regressou ao Brasil em 1819. Deputado à Assembleia Geral Constituinte do Brasil, Nomeado Ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros do Império do Brasil em 1822.Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil em 1822...Membro de várias Academias de países europeus...Conselheiro de D. Pedro I, tutor dos seus filhos…" D. Pedro I abdicou a coroa brasileira em 1831 e partiu com a esposa D. Amelia para Portugal. Antes de partir com a mulher para Portugal, D. Pedro I também nomeou José Bonifácio de Andrada como tutor legal, e Mariana de Verna Coutinho para continuar como aia e o afro-brasileiro veterano de guerra Rafael, para cuidar de seus filhos. Mariana Carlota de Verna Magalhães Coutinho, Condessa de Belmonte (Elvas (Portalegre), 5 de fevereiro de 1779 - Rio de Janeiro, 17 de outubro de 1855) foi camareira-mor na época do Primeiro reinado do Império do Brasil. Ela era a mulher de Verna de Magalhães, Conde de Belmonte, que viera de Portugal com a fuga de D. João VI para o Brasil. Foi a responsável pelos estudos iniciais de D. Pedro II, considerada como uma segunda mãe pelos filhos de D. Pedro I. Logo após a morte de D. Leopoldina, o próprio D. Pedro I tinha ido buscar a condessa Mariana Coutinho para o Paço de S. Cristóvão e a quem confiou os seus filhos pequenos. Outro tutor de D. Pedro II foi - o marquês de Itanhaém primeiro barão do mesmo título, em Portugal. Manuel Inácio nasceu na Fazenda de Marapicu, pertencente ao seu pai, o brigadeiro do exército português Inácio de Andrade Souto Mayor. Durante sua carreira militar, foi apontado general e conquistou várias medalhas e comendas entre elas a Grã-Cruz da Legião de Honra da França. Tendo estudado direito, tornou-se juiz. Ele falava ao menos cinco línguas. D. Pedro II desde criança, foi preparado para ser um bom governante, com os melhores professores que seu pai pode organizar e de acordo com um protocolo rigoroso que lhe ensinava o amor ao Brasil D. Pedro I também nomeou para cuidar dos seus filhos um afro-brasileiro veterano de guerra chamado Rafael, a quem D. Pedro ensinou a ler Rafael permaneceu leal ao imperador até sua morte em 1889.Lido na internet: "...Rafael, negro veterano da Guerra da Cisplatina, foi encarregado de cuidar de Dom Pedro II, então de tenríssima idade pelo seu pai o Imperador Dom Pedro I, quando este regressou a Portugal. Rafael, foi mandado vir em 1821 do sul, Pedro I conhecia-o bem. Foi um protetor incansável e extremamente abnegado de Pedro II ainda menino. Dormia no mesmo quarto, evitava que o Imperador chorasse ou se assustasse “com medo das almas de outro mundo” e outras fantasias tão próprias da solidão...Mais tarde Dom Pedro II ensinou Rafael a ler. Por muito tempo Rafael foi 1º Criado Particular do Imperador e em todas as viagens, mesmo ao estrangeiro, o acompanhou de perto....Rafael contava com 98 anos quando Dom Pedro II foi deposto em 1889...."
@linafeteira42213 жыл бұрын
@@marie3587 isso mesmo, vc está de parabéns, amo história ...
@PinheiroJoseLuis Жыл бұрын
Leo, sugestão de tema para um próximo vídeo: a imigração de portugueses para o Brasil nos séculos 1800 e 1900. Seria legal ouvir histórias do movimento "inverso" (ao que é hoje) que ocorreu naquela época. Especialmente se conseguir conversar com descendentes que viram seus antepassados indo embora para outro país.
@karolpopielarz54833 жыл бұрын
Ótimo timing, Leo. Ontem tive isto na escola, mas em polaco 😂
@PortugueseWithLeo3 жыл бұрын
Haha, a sério? Vocês aprendem isto na escola na Polónia?
@andreiafernandes11543 жыл бұрын
Então falaram de D. Pedrosvsky 😁😁😁
@karolpopielarz54833 жыл бұрын
@@PortugueseWithLeo sim, durante o último ano da escola secundária 😉
@Alan-bq5jd3 жыл бұрын
@@karolpopielarz5483 Como assim? A independência do Brasil?
@XAMURAI13K3 жыл бұрын
@@karolpopielarz5483 bem interessante...infelizmente em Portugal quando se fala da Polónia é só sobre a segunda guerra mundial. Adoraria visitar a Polónio um dia. Abraços do Luxemburgo :)
@alexandreloureiro35333 жыл бұрын
Olá Leo, como vai? Sou brasileiro, moro na cidade de Curitiba no estado do Paraná e acabo de descobrir teu canal e já vi vários vídeos e estou impressionado com o jeito tranquilo e didático que você tem para explicar essa linda e bela língua portuguesa. Agora, vendo estes vídeos sobre a história de Portugal e do Brasil, fiquei mais encantado ainda, pois adoro história. Estou ansioso para você fazer um vídeo sobre a Rainha Maria II, a carioca que se tornou rainha de Portugal. Grande abraço.
@eduardaferreiraschafer32863 жыл бұрын
Que sotaque fofooo
@portuguesnavegante56863 жыл бұрын
se voce pedir ele vai o sangue portugues não resiste a uma cara linda kkkk
@igorvieira74573 жыл бұрын
Dom Pedro quarto era sem dúvida uma pessoa corajosa e leal!
@1948lila3 жыл бұрын
Felicidades para nossos irmãos Brasileiros! Que JESUS abençoe a NAÇÃO maravilhosa. DePortugal
@allanximenes47402 жыл бұрын
No canal Brasil Paralelo tem uma série completa que fala da História do Brasil, é realmente de dar muito orgulho de ser brasileiro. Infelizmente a República virou uma disputa de poder constante.
@EdneiMonteiroO3 жыл бұрын
Uma personagem muito importante dessa hostoria é a Imperatriz Maria Leopoldina da Áustria, primeira esposa de Dom Pedro foi a principal responsavel pela independência do Brasil junto com Jose Bonifácio
@juanm50273 жыл бұрын
A lição com as dicas sobre pronúncia foi maravilha. Seria ótimo, caro doutor, poder ter mais alguma. 😜
@RenanSantos-px9ml3 жыл бұрын
Adoro esses videos de momentos históricos!
@alanaguiar3 жыл бұрын
Olha, primeira vez que vejo a história do meu país contada por um português. Um misto de curiosidade com querer conhecer mais a fundo o ocorrido com a família real no retorno à Portugal. Obrigado, Leo!
@leocellec91673 жыл бұрын
O Brasil já passou por tanta coisa, mas a gente tá precisando passar por algo que muitos países já passaram que é resolver o que é de interesse para o bem estar do povo daqui e não só interesses internacionais
@josesilviodelanamarques14733 жыл бұрын
Quero salientar também a figura da nossa imperatriz, Dona Leopoldina. Ela era austríaca, filha do Imperador Francisco José da Áustria e irmã de Maria Luísa, segunda esposa de Napoleão Bonaparte.
@henriquenascimento70523 жыл бұрын
As mulheres sempre são relegadas. É incrível.
@hectordanielcarvalho28093 жыл бұрын
" Cherchez la femme ! "
@dianag.castro36573 жыл бұрын
Houveram muitas alianças com a casa dos Habsburgo firmadas por casamento ao longo da História de Portugal. Leopoldina; um dos a casos, prima de D. Pedro devido a casamentos passados. Maria Ana de Áustria, esposa de D. João V era avó de D. Maria I, um exemplo entre muitos.
@alemarcondess3 жыл бұрын
Leo, parabéns pelo rico conteúdo. Percebe-se que vc tem um profundo apreço pelo Brasil e sua história! Grande abraço!
@valentinofael3 жыл бұрын
Mais um vídeo do Léo rico em informações e cultura !
@cycling_new3 жыл бұрын
Olá, podias fazer um vídeo a explicar os partícipios passados dos verbos, como por exemplo, o verbo ganhar, que muita gente diz tinha ganho mas, no entanto, é tinha ganhado, pois estamos com o ver auxiliar ter, quando temos o ser, já fica ser ganho. Obrigado
@luccahebe2 жыл бұрын
Você precisa vir para o 7 de setembro quando teremos a festa do bicentenário e a reinauguração do Museu do Ipiranga. O escritor Paulo Rezzutti tem ótimas biografias da família imperial.
@wilsonfreitas477 Жыл бұрын
Vídeo muito bom. Uma pequena contribuição: em 1815, na elevação do Brasil à Reino Unido, D. João VI ainda era o Príncipe Regente, pois sua mãe a Rainha Dna. Maria I só viria a falecer no Rio de Janeiro em 1816. Descobri recentemente que o Reino Unido de Portugal e Brasil mencionava especificamente o Algarve, pois o último seria território particular da Coroa Portuguesa. Está correta essa informação?
@aveimperio43793 жыл бұрын
Grande D. Pedro Viva a casa de Bragança
@fabriciolopes31732 жыл бұрын
Achei maravilhoso q um pedaço d história d Brasil fosse relatado pelo ponto d vista lusitano. Parabéns
@titoaracena Жыл бұрын
Ponto de vista não. Factos!
@brunxcardster2 жыл бұрын
Honrado por escutar a história do meu país, Brasil. Meu bisavô era fabricante de armas, Português, tendo se estabelecido em Minas Gerais (temos ainda na família 3 modelos de armas de fogo artesanais e totalmente adornadas por ele). A Revolução Pernambucana também foi sobremodo importante...De toda sorte, um belo resumo do processo de independência. Vida longa e próspera ao Brasil e a Portugal ! Só conheço Argentina e Chile, mas sinto um magnetismo por conhecer Portugal.
@marcelo46833 жыл бұрын
Se gostei. Que bom ver um trecho da história do Brasil pela perspectiva de um português. Obrigado por compartilhar.
@gurmont3 жыл бұрын
Não conhecia a história sobre Maria Quitéria!!! Parabéns pelo canal Leo.
@sergiotorquato60392 жыл бұрын
Muito bom, Leo. Acho que um grande fator para a independência foi a falta de postura das Cortes Gerais que desejavam abertamente retirar do Brasil o "status" de Reino, fazendo -o voltar ao regime colonial. Isso provocou os ânimos de todos os que ainda desejavam manter o Reino Unido do lado de cá do Oceano Atlântico. O príncipe Pedro de Alcântara viu nisso a oportunidade perfeita para cortar laços com as Cortes. Não com seu velho pai, a quem ainda concedeu o título nominal de Rei do Brasil, mesmo com o país independente. A morte de D. João VI sacramentou de vez a separação das Coroas e D. Pedro viu -se na obrigação de optar por uma delas, deixando a outra, momentaneamente, com D. Miguel. D. Pedro só voltaria a brigar pelo trono e defender a causa liberal depois de abdicar à Coroa brasileira em 1830.
@fabiodias4321 Жыл бұрын
Leo é lindo demais, ate a voz dele é linda❤❤❤
@regisdecastrodornelles68483 жыл бұрын
Muito bom ver este resumo do que foi a independência do Brasil, parabéns pela qualidade sempre presente nos teus vídeos.
@marciohiperativo32782 жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo Leo. Saudações do Brasil.
@nitendogamecube2 жыл бұрын
Viva Ao libertador D Pedro l português brasileiro o meu muito obrigado. D Pedro l ainda deixou no Brasil seu filho tão amado o imperador D Pedro ll ❤️ a que tenho tanto orgulho. Viva os imperadores brasileiros!
@Nevesthiago6 ай бұрын
Sou neto de português, viva Portugal ❤❤❤
@GustavoAlves-sw2rt3 жыл бұрын
Léo , como sempre, postando vídeos de história de um jeito simples e incrível 💯❤️👏
@mrbr45873 жыл бұрын
Olá Prof. Leo. Sou também professor e historiador profissional (tenho mestrado na USP e doutorado na UFF, onde sou pesquisador). Gosto de seu canal, parabéns! Sugiro as seguintes leituras da historiografia brasileira sobre o tema: FRAGOSO, João L R, Gouveia, Maria de Fátima e BICALHO, Maria Fernanda. Uma Leitura do Brasil Colonial: bases da materialidade e da governabilidade no Império. IN: FRAGOSO, João L R, Gouveia, Maria de Fátima e BICALHO, Maria Fernanda (org.). O Antigo Regime nos Trópicos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. JANCSÓ, István (org). Independência: história e historiografia. São Paulo: Hucitec, 2005. MALERBA, Jurandir (org). A Independência Brasileira: novas dimensões. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006. COSTA, E. V. "Introdução ao Estudo da Emancipação Política do Brasil." In: COSTA, E. V. Da Monarquia à República, pp. 19-52. DIAS, M. Odila. "A interiorização da metrópole, 1808-1853." In: MOTA, C. G. 1822 Dimensões, pp. 160-184. CARVALHO, José Murilo; BASTOS, Lúcia; BASILE, Marcello (orgs.), Às armas, cidadãos: panfletos manuscritos da independência do Brasil (1820-1823). São Paulo: Companhia das Letras, 2012
@pjm.m3 жыл бұрын
Gosto como hobbie pessoal bastante de história, e quero aproveitar este meu comentário para lhe agradecer e dizer que tomei anotações dos livros que sugeriu ... Embora a suas sugestões sejam com certeza validas e aprofundem o tema, não vejo a históra de um modo geral a ser tratada por autores (e tbm ensinada) no Brasil sem ser alvo de algum tipo de manipulação ou julgamento, devido em grande parte a um subjacente vieís ideológico transversal. Além do outras questões que vão para além deste comentário ... Uma vez que a história que nos liga e nos fez separar é comum, achei estranho (como investigador) só ter referido autores brasileiros e nenhuns portugueses, porque obviamente aqui ambos os lados têm muito a dizer sobre o assunto, para além do documentado e guardado em Portugal (nomeadamente em lugares como a Torre do Tombo). É apenas uma observação , e mais uma vez obrigado pelas sugestões ! 🙂
@mrbr45873 жыл бұрын
@@pjm.m Eu conheço bem a historiografia portuguesa, mas não sou especialista na História de Portugal embora tenha participado da constituição da cátedra Jaime Cortesão na USP, à época chefiada por minha orientadora, Profa. Vera Lucia do Amaral Ferlini. Assim, posso citar o próprio Cortesão e Godinho, aos quais estudei.
@hannahwalmer11243 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo muito informativo :).
@joaquimmarquesdejesus24732 жыл бұрын
Muito bom! Muito interessante ouvi um português falando acerca do Brasil.
@leticiam.29082 жыл бұрын
Oi muito legal ouvir nossa história por um português e com muito respeito. Eu tenho descendência de italianos e portugueses. Ganhou uma inscrita.
@ricardo_09012 жыл бұрын
04:25 09 de Janeiro, mais conhecido como dia do meu aniversário! hehehehe... Parabéns pelo video, man!
@geoografico3 жыл бұрын
Amo esse sotaque Português, estive em Portugal em 2018, um país muito aconchegante.
@RicardoGagliardiFotografia3 жыл бұрын
Excelente aula Leo. Ótimo.poder de síntese.
@eduardorivas46083 жыл бұрын
¡Muy buen video Leo y te has explicado muy bien, saludos desde Venezuela! (y)