Excelente vídeo. Valor histórico inestimável. Todo o percurso entre raiz da serra até Petrópolis, foi construído com material importado da Inglaterra. Permanecendo, ainda, durante muitos anos , como uma concessão inglesa. Até os tijolos de carvão, para funcionamento da caldeira, eram importados. A ferrovia funcionava , segundo relatos e registros históricos, britanicamente. Infelizmente, nada restou. Todo o percurso histórico, foi tomado por favelas, um completo descaso com a memória nacional. Se é que existe alguma memória por estas bandas que chamamos de Brasil. Mais a mais, todo o leito da linha ferroviária,se transformou em area de invasões-, a serra de Petrópolis, virou uma Faixa de Gaza. Tristes trópicos. Estamos condenados ao eterno subdesenvolvimento.
@arthurmagalhaes6614 жыл бұрын
Que curioso, então elas usavam carvão mineral processado ? Eu imaginava que tinham sido convertidas para queimar óleo, bem + abundante por aqui, pois o carvão mineral nacional e de média qualidade.
@pedrogomes44912 жыл бұрын
@@arthurmagalhaes661 Sim, ainda se usava carvão. Soube que nessa época, o pessoal da Leopoldina estava planejando troca lo pelo óleo, principalmente na outra linha que seguia para Cantagalo. Mas foram surpreendidos com a decisão da alta cúpula da RFFSA em desativar as cremalheiras.
@marcosviniciusfotografiaef25364 жыл бұрын
Essa vídeo e raridade, já foi muitas vezes até Petrópolis pela estrada velha, e tinha há curiosidade de saber como era esse trem.
@fernandobomdemais1216 жыл бұрын
Que saudades desses tempos o que é bom acaba no país.
@serralheriaomega57005 жыл бұрын
Onde e possivel ver uma dessas locomotivas ainda ha alguma em museus ou em patio ferroviário ou foram todas destruidas?
@carlosleomouraduque4 жыл бұрын
São João del Rey Minas gerais !! Ótimo passeio
@1994lrc4 жыл бұрын
A locomotiva da Leopoldina está no Museu Imperial em Petrópolis, e a Baroneza, a locomotiva do Barão de Mauá está em Nogueira, Petropolis.
8 жыл бұрын
legal.
@joaquimvalery50166 жыл бұрын
Alguém saberia informar o modelo da Maria Fumaça usada nessa ferrovia em Petrópolis, qual aparece nessa gravação?
@BrazilRailway6 жыл бұрын
As locomotivas usadas no trecho de Serra (cremalheira), eram de fabricação Alemã (Esslingen), Suiças (SLM) ou Americanas (Baldwin). Numa das tomadas, a cremalheira numero 12 é uma das suiças SLM (de 1924). Mas no vídeo há outro momento onde uma delas se parece com uma das alemãs Esslingen. Eram no total 30 locomotivas de cremalheira na Serra de petrópolis. Preservaram duas. A linha fechou em 1965.
@scottagamer6 жыл бұрын
Sabia do trecho da MRS para descer a serra até Santos, com 8 km com inclinação de 10%, onde operam as recém adquiridas suíças, que são atualmente as maiores locomotivas a cremalheiras do mundo. Existe algum outro trecho que seja necessário o uso de cremalheiras no Brasil?
@BrazilRailway6 жыл бұрын
Existiu, além da Serra de Petrópolis, a Serra de Teresópolis no RJ. Ambas desativas nos anos 60. Só usavam vapor.
@scottagamer6 жыл бұрын
Obrigado pela informação.
@pedrogomes44912 жыл бұрын
@@scottagamer Tem a Estrada de Ferro do Corcovado, no Rio, que segue até o mirante do Cristo Redentor no topo do morro. Assim como esse trecho da Estrada de Ferro Santos Jundiaí citado por vc, tbm dispõe de eletrificaçoes alem das cremalheiras, sendo a primeira ferrovia elétrica brasileira.
@pedrogomes44912 жыл бұрын
@@scottagamer Esse trecho da cremalheira, inclusive foi construído pela EFSJ nos anos 70, para substituir o antigo sistema funicular, hoje desativado.