Salve Gustavo. Eu sou de Canoas RS e o térreo do meu ap ficou alagado, e o condomínio todo sem água nem luz. Não perdi minhas coisas, mas meu ap ficou inabitável pela situação. O terreno onde foi construído meu condomínio (do Minha Casa Minha Vida) antes era um "banhado". Acabei vindo junto com minha mãe para um abrigo para Deficientes Visuais em Porto Alegre, fomos resgatadas de barco do meu ap por voluntários. Na rede municipal de Canoas, onde eu trabalho, as escolas que não alagaram estão sendo usadas como abrigo para famílias que precisam. Quando a água começou a subir, a maioria das pessoas achou que logo logo iria baixar, que era só ficar em casa no máximo um ou dois dias que tudo voltaria ao normal. Quem precisou ser resgatado saiu com pressa, levando só a roupa do corpo, no máximo o que coube em uma mochila. Não se podia perder o momento onde havia um barco ou helicóptero para sair do prédio. A água da enchente se misturou com o esgoto, ficou muito suja. Como eu e a minha mãe (idosa e com baixa imunidade) tivemos que entrar na água até o peito para poder chegar até o barco, tivemos de tomar antibiótico. O contato com a água da enchente pode ser muito prejudicial. Temo pela saúde de voluntários e profissionais que entram na água da enchente, geralmente para salvar pessoas e animais domésticos, ou para levar mantimentos para pessoas ilhadas, que não querem sair de casa para tentar evitar saques e assaltos. Estou vendo muita solidariedade, de todo tipo de pessoa. É uma das coisas que me faz continuar acreditando na humanidade.
@JoseNildodeSouzadeSouza7 ай бұрын
Minha solidariedade a vc e a sua mãe! Tudo é muito sofrido mas temos a nossa humanidade em cada um de nos pra nos tornarmos solidariamente, responsáveis uns pelos outros! Seu exemplo de vida e de proteção à sua mãe nos torna todos seres humanos! Grande abraço!
@dr.strangelove58357 ай бұрын
Doei o que pude, camarada Gustavo. Você tem minha credibilidade e confiança. 🫡
@LutaTrabalhadora7 ай бұрын
Gustavo Machado, agradeço muito que você tenha lembrado de "nós" do Sul e dado sua opinião, estou preparando um vídeo sobre tudo o que vivemos aqui e ainda estamos vivendo, peço que me sigam para acompanhar mais de "perto".
@nivaldinho76337 ай бұрын
Gustavo já me inscrevi, deixei o like, ativei o sininho, compartilhei o vídeo, mandei pra minha vó, virei membro, comprei seu livro, te segui no Twitter, no Instagram, me desinscrevi pra me inscrever de novo e taquei fogo nos livros do David Harvey aqui da livraria
@leonardooliveiraaaa18837 ай бұрын
Esse é fã mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkk
@ocurioso97547 ай бұрын
caraca kkkk aí sim!
@orientacaomarxista7 ай бұрын
hahaha obrigado
@Crazy2-tg9rs7 ай бұрын
Eu tenho medo de vc
@gustavomachado34887 ай бұрын
Basicamente o sistema todo consistia de 68km de diques e o muro com as comportas cobria uma faixa de 2,6km, aproximadamente. Além disso, de suma importância eram as bombas que retiram água de dentro da cidade e jogam no Guaíba. O sistema é eficiente. Entretanto, os últimos dois prefeitos extinguiram o DEP (Departamento de Esgotos Pluviais) e jogaram para o DMAE, departamento responsável por prover o tratamento de água. Sem estrutura decente e com o DMAE sendo sucateado para privatizar, essa situação chegou à cidade em um momento em que o sistema estava totalmente sucateado e negligenciado. Resultado: o sistema foi feito para proteger a cidade até um nível de 6m. O nível mais alto foi de 5,30 m. Ou seja, com um mínimo de manutenção, era para a cidade estar sem nenhum alagamento, podendo ajudar mais eficientemente inclusive os habitantes do interior. Só que o prefeito das empreiteiras, das incorporadoras, da burguesia local e das empresas da grande mídia daqui (que agora fazem de conta que não é com elas), nada fez e destruiu a cidade. Um Estado decadente e uma capital decadente receberam um golpe mortal.
@Bru3617 ай бұрын
Embora não seja gaúcho moro aqui na grande Porto Alegre e seu comentário atingiu de modo cirúrgico o que está acontecendo obrigado por ajudar a compreender nosso espanto e dor!
@gabriel80887 ай бұрын
Força aos irmãos do RS. Parece que hoje a situação voltou a piorar com a chuva.
@ram0s._17 ай бұрын
pior q ta chovendo faz tempo
@LutaTrabalhadora7 ай бұрын
Piorou, embora agora tenha parado, eu nem sei mais o que é o Sol :(
@diogosantos73317 ай бұрын
Salve, professor. Nossa solidariedade aos irmãos do Rio Grande do Sul.
@fabriziomarangoni4497 ай бұрын
Sou daqui do sul santa Catarina e o Eduardo leite azedo é o culpado ele fez um desmanche nas políticas públicas ambientais e hoje os nossos irmãos gaúchos está sofrendo essa tragédia esse talvez pode ser considerado o maior estrago ambiental da história do país incrível o nosso povo sempre sofre por causa desses políticos quantos brasileiros más vai ter que morrer e quanto mas o nosso povo vai precisar sofrer pro país mudar.
@LutaTrabalhadora7 ай бұрын
E esse bandido quer se passar de bonzinho!
@margaretebilhalba16427 ай бұрын
Obrigada pelo apoio e solidariedade ao nosso estado, Gustavo! Inclusive a tua análise específica em relação ao que estamos passando.
@odairjesus8837js7 ай бұрын
Boa noite Gustavo vs é conhecimento que liberta na política brasileira, e no marxismo oksp presente 🆗.
@jonathanrbr63247 ай бұрын
Com esse canal eu aprofundei meus conhecimentos sobre o marxismo, que havia estudado superficialmente na universidade, e hoje o marxismo tem sido fundamental pra construção da minha tese do doutorado
@camd04077 ай бұрын
Espero que não seja só para um trabalho acadêmico, como tem sido a tônica. É decepcionante ver que o marxismo é fundamental para uma dissertação ou tese, mas para que serve esse título acadêmico?
@irancabral54507 ай бұрын
@@camd0407Amada, como tu faz uma pergunta dessas, com tanta informação que esse canal aqui já colocou à disposição sobre o Marxismo? A Teoria e Método marxistas foram/são importantes para a leitura e interpretação de diversas realidades sociais, culturais, econômicas, políticas, etc.
@camd04077 ай бұрын
@@irancabral5450O sr. Não entendeu em nada a minha colocação. O marxismo não é importante apenas para um título acadêmico, afinal, do que vale apenas um título? A academia esvazia todo o conteúdo revolucionário marxista. Então, antes de julgar inapropriadamente, releia. OBS.: amada sou sim, mas por outras pessoas, não pelo sr.
@camd04077 ай бұрын
@@irancabral5450aliás, estou de saco cheio de ver falando de Marx em universidade como algo meramente teórico. É usado como uma muleta, somente. Vc realmente acha que existe engajamento nas universidades com a obra marxista com o intuito a que ele sempre a propôs? Pelamor!
@irancabral54507 ай бұрын
@@camd0407 Desculpe, passei batido o "não seja SÓ para um título acadêmico". Eu não tenho essa visão tão demonizadora da academia e, hoje, especialmente nas humanidades, é impossível e até inútil querer retirar o Marxismo (ou o que resta dele) da Academia. Até porquê, o que infesta a academia hoje, mesmo nos usos do marxismo são as teorias pós-modernas. Então, não é culpa da Academia em si ou da inserção do Marxismo nas Ciências Humanas e Sociais, até porquê a grande contribuição de Marx ao mundo, também veio do olhar acadêmico, visto que ele era formado em Filosofia (e, salvo engano, em Direito).
@ocurioso97547 ай бұрын
Obrigado por falar sobre o meu Rio Grande do Sul! Vamos ajudar pessoal, tem muita gente precisando!!
@adautocampos96547 ай бұрын
Minha solidariedade ao povo Gaúcho. Contribuí junto a CONLUTAS.
@heyjude34987 ай бұрын
Obrigada, Gustavo, por este vídeo. Além de ajudar na divulgação da campanha, é uma forma didática de mostrar o quanto que o capitalismo degrada a vida de todos nós, através de um exemplo triste que estamos acompanhando em tempo real. A esquerda precisamos se reaproximar do povo e fazer essas explicações a partir de eventos do cotidiano.
@JoaoGuilherme-cl6qw7 ай бұрын
Dando like e comentário para engajar!
@andrevillares7 ай бұрын
Parabéns ao canal e pela campanha de solidariedade! Parabéns também, mudando um pouco o assunto, ao Estudiantes, time aí da faixa localizada atrás de seu corpo, pela conquista da Liga da Argentina!
@orientacaomarxista7 ай бұрын
obrigado. é hepta
@heyjude34987 ай бұрын
Ótima iniciativa da CSP-Conlutas. Confesso que estou achando estranho várias organizações de esquerda só lançarem texto a respeito da catástrofe no RS (e no Maranhão) e não terem organizado nenhuma campanha de arrecadação.
@Henrique-zb8nm7 ай бұрын
Com todo respeito, mas não há comporação Enchentes iguais do Maranhão o RS vive todos os anos, o que aconteceu agora não foi igual
@heyjude34987 ай бұрын
@@Henrique-zb8nm desculpe, não entendi seu comentário. Não fiz nenhuma comparação entre o Rio Grande do Sul e o Maranhão, eu falei que as organizações de esquerda estão sem lançar campanhas de arrecadação em um momento como esse.
@saudacoescoloradas99037 ай бұрын
Maiores resultados (maior margem de lucro) em curto espaço de tempo. Eis a razão para a exploração predatória / destruidora dos recursos naturais, acabando com a biodiversidade e biomas regionais. A natureza busca um novo ponto de equilíbrio e chega num ponto. A questão é que este novo ponto poderá ser muito hostil a nossa sobrevivência.
@diogom73287 ай бұрын
Excelente. Comentário do engajamento.
@carlosacjuni257 ай бұрын
Boa, Gustavo!
@adautocampos96547 ай бұрын
Saudações, Gustavo!
@jacsonsantosazevedo3857 ай бұрын
Este disco do Jethro Tull é fenomenal.
@vlad2ponto07 ай бұрын
Excelente
@joaocabral84747 ай бұрын
Video extremamente necessário!Penso que um video sobre John Bellamy Foster e as chamadas correntes ecossocialistas seria bem interessante se ser abordado no canal
@helisonmartins71467 ай бұрын
Muito esclarecedorora sua explanação. Parabéns
@luisfsm777 ай бұрын
Excelente video.
@SidneyFerreira_7 ай бұрын
importante a participação/apoio das centrais sindicais.
@LaraFerraz-wt8jk7 ай бұрын
Muito Muito Bom Gustavo, como sempre fenomenal na argumentação,, explanação.
@ivyjmarinho7 ай бұрын
Cara! Eu só não assisto mais os seus vídeos porque fico muito triste. Uma tristeza profunda. Daquelas que só a verdade é capaz de nos submeter. Eu tenho uma menina e fico refletindo que se nem o Estado pode melhorar um pouco, reduzir um pouco os males do capital privado, e nós trabalhadores somos tão pequenos, o que fazer? (Realmente só uma Revolução). É triste. Triste demais. A gente tenta se organizar, mas...continuamos na mesma. Eu e minha esposa lutamos para tentar melhorar a vida da geração que vinha (filha), mas, por vezes, me pego a pensar: pra quê, né!? Só trabalho e estudo, o restante da família passando dificuldades que nunca acabam. É uma merda. Daí o cara infere de uma situação dessa no Sul que ela é um exemplo do que, mais cedo ou mais tarde, por fenômenos semelhantes ou diferentes, mas igualmente extremos, acontecerá com muitas outras áreas pelo País. Parabéns pelo bom senso, lucidez e cientificidade do material produzido nos vídeo.
@Victor-vx9nu7 ай бұрын
Comentário de engajamento.
@tomasbarros1257 ай бұрын
Salve. Esse canal precisa crescer o mais rápido possível
@bertapereira56007 ай бұрын
Gosto muito de suas aulas! Claro e objetivo!
@AnorakOptGordon7 ай бұрын
Grande Gustavo. Teu canal é excelente camarada. Parabéns. Talvez o melhor canal sobre teoria marxista.
@LucasFernandes-qw2qe7 ай бұрын
Pix doado ao CSP-Conlutas. Estamos juntos camaradas.
@huandney7 ай бұрын
Vídeo essencial! Boa, camarada.
@Luc_G247 ай бұрын
Já havia doado pra outras instituições, vou doar para essa agora também, seguimos!
@marcelocarvalho75287 ай бұрын
.... Diante deste cenário tem muita pessoa dizendo que não precisa de estado. O velho da Havan vai reconstruir tudo. Tamo fu...
@persiahippie68147 ай бұрын
Vamos doar o pix para cozinha solidária!
@bifedeboneca7 ай бұрын
avante
@Trosko_907 ай бұрын
Solidariedade com os irmãos rio-grandenses!
@miltonjota81147 ай бұрын
Parabéns. Grandes pontos abordados!
@RodrigoRocha19807 ай бұрын
Principais conclusões: 1. A tragédia no Rio Grande do Sul é um reflexo das falhas do capitalismo, que ignora as condições naturais e de vida da maioria das pessoas em busca de eficiência e lucro. 2. A centralização urbana e o planejamento anárquico contribuem para a agravação dos problemas sociais e ambientais, como poluição, transporte inadequado e insegurança. 3. O papel do Estado é limitado dentro do capitalismo, pois ele está a serviço da economia capitalista e das grandes empresas, o que impede ações efetivas em prol das necessidades da população e do meio ambiente. 4. A solidariedade é fundamental para atender às necessidades básicas das pessoas atingidas pela tragédia, e a luta revolucionária é necessária para mudar a sociedade capitalista e garantir a sobrevivência da espécie humana. Temas em destaque: 1. Tragédia no Rio Grande do Sul - Citação: "Estamos vivendo uma tragédia no Rio Grande do Sul, com desabrigados e danos materiais e psicológicos." (0:30) 2. Campanha de solidariedade da CSP-Conlutas - Citação: "A CSP-Conlutas está organizando uma campanha de solidariedade para atender às necessidades mais básicas das pessoas atingidas pela tragédia no Rio Grande do Sul." (1:30) 3. Eficiência do capitalismo - Citação: "O capitalismo e sua eficiência ignoram completamente as condições naturais e as condições de vida da maioria das pessoas." (4:30) 4. Centralização urbana e planejamento - Citação: "O capitalismo leva a uma centralização urbana absurda, criando aglomerados urbanos com milhões de pessoas, sem planejamento adequado." (10:30) 5. Papel do Estado e limites do capitalismo - Citação: "O Estado capitalista está a serviço da economia capitalista e das grandes empresas, limitando sua capacidade de agir em prol das necessidades da população e do meio ambiente." (17:00) 6. Luta revolucionária - Citação: "Organizar uma luta revolucionária para mudar a sociedade capitalista não é uma opção que nós temos, é uma necessidade de sobrevivência da própria espécie humana." (24:00) Conceitos políticos e econômicos citados: 1. Capitalismo: Sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e na busca por lucro. 2. Eficiência do capitalismo: A busca por lucro e eficiência no capitalismo ignora as condições naturais e de vida da maioria das pessoas. 3. Centralização urbana: Concentração de população e atividades econômicas em grandes cidades, levando a problemas sociais e ambientais. 4. Planejamento anárquico: Ausência de planejamento adequado nas cidades, agravando os problemas sociais e ambientais. 5. Papel do Estado: O Estado capitalista está a serviço da economia capitalista e das grandes empresas, limitando sua capacidade de agir em prol das necessidades da população e do meio ambiente. 6. Luta revolucionária: Ação coletiva para mudar a sociedade capitalista e garantir a sobrevivência da espécie humana. Temas de mais destaque do conteúdo: 1. Tragédia no Rio Grande do Sul e solidariedade (0:00-2:30) 2. Eficiência do capitalismo e suas consequências (2:30-8:30) 3. Centralização urbana e planejamento anárquico (8:30-15:00) 4. Papel do Estado e limites do capitalismo (15:00-22:00) 5. Luta revolucionária (22:00-26:30) Críticas à análise do autor: 1. A análise do papel do Estado pode ser aprofundada, incluindo uma discussão sobre as diferentes formas de Estado e suas relações com o capitalismo. 2. O autor poderia mencionar possíveis soluções ou alternativas ao capitalismo, além da luta revolucionária. Balanço crítico e político do conteúdo: O vídeo oferece uma análise crítica da tragédia no Rio Grande do Sul, relacionando-a às consequências do capitalismo e à importância da solidariedade e da luta revolucionária. No entanto, o autor poderia aprofundar as causas específicas da tragédia e discutir possíveis soluções ou alternativas ao capitalismo. Além disso, a análise do papel do Estado pode ser mais detalhada, incluindo uma discussão sobre as diferentes formas de Estado e suas relações com o capitalismo. Mapa de dúvidas agrupadas por temas: 1. Causas da tragédia no Rio Grande do Sul * As causas naturais da tragédia no Rio Grande do Sul incluem fortes chuvas e enchentes que causaram deslizamentos de terra e destruição de infraestrutura. As causas humanas estão relacionadas à ocupação desordenada do solo, desmatamento, construção em áreas de risco e falta de planejamento urbano e infraestrutura adequada. * As ações humanas contribuíram para a tragédia através da ocupação irregular de áreas de risco, desmatamento e degradação ambiental, além da falta de investimentos em infraestrutura e planejamento urbano para prevenir e lidar com desastres naturais. 2. Capitalismo e problemas sociais e ambientais * O capitalismo afeta o meio ambiente, pois prioriza o lucro e o crescimento econômico sobre a preservação ambiental. Isso leva à exploração intensiva dos recursos naturais, poluição, desmatamento e mudanças climáticas, entre outros problemas. * As consequências sociais do capitalismo incluem desigualdade social, pobreza, exploração do trabalho, precarização do emprego e exclusão social. Além disso, o capitalismo gera conflitos sociais e políticos decorrentes da disputa pelos recursos e da concentração de riqueza e poder. 3. Papel do Estado e limites no capitalismo * As funções do Estado no capitalismo incluem a regulamentação da economia, a manutenção da ordem social, a prestação de serviços públicos essenciais e a promoção do desenvolvimento econômico. No entanto, o Estado também atua para proteger os interesses das classes dominantes e garantir a reprodução do sistema capitalista. * O Estado é limitado pelo capitalismo, pois suas ações e políticas estão sujeitas às pressões e restrições impostas pelos interesses das classes dominantes e pelas dinâmicas do mercado. Isso dificulta a implementação de políticas públicas que visem a superação das desigualdades sociais e a proteção do meio ambiente. 4. Luta revolucionária e mudança social * A luta revolucionária é um processo de transformação social e política que busca a superação das estruturas de dominação e opressão do capitalismo. Ela pode ser realizada por meio de diversas formas de ação coletiva, como greves, manifestações, ocupações e resistência popular, além da construção de alternativas econômicas e sociais. * Os objetivos da luta revolucionária incluem a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável, baseada na solidariedade, na democracia e no respeito à natureza. Isso envolve a transformação das relações de produção, a redistribuição da riqueza e do poder e a superação das desigualdades sociais. 5. Alternativas ao capitalismo * As alternativas econômicas e sociais ao capitalismo incluem o socialismo, o comunismo, a economia solidária, a ecologia social e outras formas de organização social que priorizam os valores da cooperação, da solidariedade e da sustentabilidade. * Essas alternativas podem ser implementadas por meio da construção de movimentos sociais e políticos que articulem as demandas e os interesses das classes populares, da construção de alternativas econômicas e sociais a nível local e regional e da luta pela transformação das estruturas políticas e institucionais do Estado. Isso envolve a construção de uma nova cultura política e social baseada na democracia participativa, na autogestão e na valorização da diversidade.
@mateustranquilao7 ай бұрын
Td solidariedade ao RS
@isacoliveira96437 ай бұрын
Contribuição feita no PIX da CSP Conlutas.
@dkbertelli7 ай бұрын
Que análise foda. Parabéns Gustavo
@サタン-e7i7 ай бұрын
Ótimo vídeo, Gustavo
@ladislau.7 ай бұрын
Faz sentido.
@DzzO7 ай бұрын
Aee Gustavo Uploadou!
@Marcio_Luiz_arquiteturA7 ай бұрын
Melhor explicado que isso, s[o desenhando.
@jesielbredacamilo14767 ай бұрын
Pirei!
@elderlourenco-biomusica36447 ай бұрын
Rio Grande do Sul Tragédia deve sim ser politizada. Os culpados : Agronegócio pop Mineradoras Privatizações Mal gestores estaduais e municipais.
@LuizOliveira-oy1hc7 ай бұрын
culpa: estado
@cristhiansantos49447 ай бұрын
@@LuizOliveira-oy1hc concordo mas o estado a serviço do capital e dos capialistas sacou bolnarento?
@LuizOliveira-oy1hc7 ай бұрын
Que moral você tem cara, você é marxista. Terraplanista e chapéu de alumínio da economia. Ah, e Bolsonarento é o cu da sua mãe
@ricardo.nobrega7 ай бұрын
Grande explicação, professor.
@cartografiadaescuta63137 ай бұрын
Sempre trazendo boas reflexões. Obrigado.
@lucaslimamarques7 ай бұрын
brutal.
@ericlopes067 ай бұрын
Hj eu acordei triste, mas depois do seu vídeo consegui piorar. Como é doloroso não ser alienado
@luigimariotti27707 ай бұрын
excelente vídeo como sempre, Gustavo! mudando um pouco de assunto.. o vídeo do doutorado esta por vir? grande abraço e que continuemos na luta pra acabar com esse tipo de sociedade em que vivemos!!
@balzacogarage56357 ай бұрын
Sempre assertivo!
@joaotobiastoledo82007 ай бұрын
Grande Gustavo! Tamo junto!
@vlad2ponto07 ай бұрын
🎉🎉🎉🎉🎉
@Prof.Biocássio7 ай бұрын
Boa noite, camarada. Estou liso infelizmente.
@anafranciscarochaaraujo12267 ай бұрын
Boa Gustavo
@Crazy2-tg9rs7 ай бұрын
Esse gustavo é foda
@cristianabarros78927 ай бұрын
Gustavo, esse seu vídeo é um dos melhores que já assisti aqui no canal. Suas ponderadas explicações sobre essa terrível catástrofe que abateu as cidades do sul, pelo menos para mim, são argumentos inquestionáveis que posso usar nas minhas redes de conversas, quero dizer, com as pessoas que convivem comigo. Afinal, as cenas mais devastadoras que os meios de comunicação mostram, mantém o foco apenas no horror que as chuvas causaram. Todavia, não mencionam os tratos com a natureza no sistema capitalista que vivemos, que devasta, polui, explora sem preocupações futuras. Na cidade (e região) que moro, há um grande apelo do "agro pop" de que são essencias para a economia de nossa região. Escondem os degradantes efeitos sobre os rios que nos circundam, trechos de mata que deram lugar a intermináveis lavouras de sorgo, cana de açúcar, criação de pastos e outras "pérolas". A investida impençada sobre o aquífero Guarani, que em breve (apontado como salvador para escassez de água por aqui, com períodos de seca preocupantes ano a ano) será disputado por empresas que se instalam por aqui promete mais problemas para nós, população. Mas "está tudo bem", diz o governo local. "É investimento" para a cidade. Por aqui, creio que não sofreremos com inundações. Todavia, o calor causticante, o ar impuro, a escassez de água e outras consequências serão nossos problemas. Na verdade, já são. Obrigada por essa aula!
@massacritica51357 ай бұрын
Comentário de engajamento
@saudacoescoloradas99037 ай бұрын
Mudanças climáticas e a Ecologia .... talvez o "calcanhar - de Aquiles" do sist. Capitalista. Já que a questão social não sensibiliza ... a ecológica - provavelmente - é o único ponto capaz de tensionar ao extremo. Coloca a nossa sobrevivência / existência em cheque!
@RodrigoSilva-tp9ux7 ай бұрын
andou sumido camarada, bem vindo de volta.
@margaretebilhalba16427 ай бұрын
É isso mesmo:estarão contratando uma empresa estadunidense e nós pagaremos muito mais para realimentar, inclusive, empresas brasileiras que serão coadjuvantes nesse processo de partilha do capital. Governantes discursam sobre valores bilionários!
@gibramamorimsilva73527 ай бұрын
👏👏👏👏👏👏
@fabinhos53387 ай бұрын
Efeitos do capital.
@ivymelo62557 ай бұрын
💪🏾
@nikolas-eb7te7 ай бұрын
bom
@paulorenatocabral16917 ай бұрын
Professor, ainda entendo muito pouco de marxismo e sou só um estudante de economia, será que vale a pena eu apostar no PSTU? Solidariedade ao Rio Grande!
@LutaTrabalhadora7 ай бұрын
Ele é militante do PSTU...
@orientacaomarxista7 ай бұрын
meu caro, eu sou suspeito para falar. Pois sou do PSTU. Mas o PSTU não se propõe a resolver de cima o problema das pessoas, mas organizá-las para que elas possam dar cabo nesse sistema e reconstrui-lo sobre novas bases.
@tauancordeiro55727 ай бұрын
Grande Gustavo! Uma lástima de proporções catastróficas tudo o que ocorre no Estado inteiro do RS. Falar do capitalismo num momento desses é questão essencial e politizar o acontecimento é a única forma de evitar, ou ao mesmo tentar evitar, que isso ocorra novamente. Sei que pode parece descolado agora, mas nesse momento acho que o estudo de Marx é essencial. Sinto muita saudade de seu curso sobre O Capital. Obrigado por ajudar o RS!
@AAM707 ай бұрын
Olá Saúdo a todos! Este é o terceiro vídeo que assisto deste canal. Gostaria de saber se ele tem ligação comigo m algum partido político ou alguma outra entidade.
@karolinaneznamy7 ай бұрын
sim, o Gustavo é militante do PSTU e trabalha no Ilaese
@mamonajr37337 ай бұрын
Gustavo, salve. Percebi uma fala sua considerando anárquico(anarquia) como um sistema desordenado. Não entendi, pelo que sei, anarquia não é desordem. Poderia explicar melhor?
@Seu_Lunga7 ай бұрын
Gustavo, o que vc acha que vai acontecer em 20 ou mais anos, sabendo que segundo o censo ibge tem menos crianças até 14 anos do que gente com mais de 40?
@veraneidetrindade8437 ай бұрын
Bom camarada , faz um react de Marxismo Bárbaro
@JoaoGabriel-tb4yj7 ай бұрын
Primeiramente, parabéns pelo conteúdo de ótima qualidade! Aliás, vou enviar minha doação! Camarada, por acaso você poderia fazer um vídeo ou pelo menos me indicar alguma leitura sobre o tema da educação via vouncher? Eu tenho pesquisado sobre o tema e encontrei pouquíssimos artigos que o criticavam e os artigos que o defendiam eram bastante consistentes e embasados em dados de experiências reais (citando a Suécia e o Chile, onde, inclusive, a população protestou a favor deles). Então, fiquei tendencioso a crer que esse sistema seja de fato efeciente. Como eu adiquiri uma tendência a desconfiar nessas propostas que "ajudam" a população e o setor privado ao mesmo tempo, vim aqui tirar essa dúvida, pois tenho certeza que você deve ter um extenso conhecimento a respeito. Se puder me responder, eu agradeço muitíssimo! Um abraço, Gustavo!
@JoaoGabriel-tb4yj7 ай бұрын
A chave pix não funcionou pra mim. Alguém mais teve esse problema?
@astronautaviolonista64167 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo Gustavo, mas entender como funciona o título do estado e cm ela beneficia apenas os capitalistas, eu acho q é um dos pontos q deveria ser mais detalhado para entender sobre a exploração da classe trabalhadora. Vc já possui algum vídeo q explica essa coisa em específico?
@gabrielbeltrao51997 ай бұрын
Fundamental esta análise para compreender a relação entre a produção capitalista desordenada e as reais necessidades da classe trabalhadora e da natureza. Os "desastres" ambientais não são um acidente, são previsíveis, embora façam parte de um projeto de concentração populacional e redução de gastos para aumentar o super-lucro dos capitalistas.
@marc61226 ай бұрын
tem tambem o problema do RJ da industria de aço em realengo, e a destruicao da vale do rio doce em MG NAS BARRAGENS, outra logica desatrosa
@geraldoramos73507 ай бұрын
Capitalismo, combate ou morte.
@sanzioprais6737 ай бұрын
Eficiência do ponto de vista do capitalismo/EFICIÊNCIA DO PONTO SOCIAL.
@vicentejouclas25187 ай бұрын
🧠🫀🫁
@alancosta47607 ай бұрын
Épocas pós-catastrofes, considerando inclusive pós-guerras, são as épocas de mais lucratividade para os capitalistas, ainda mais na periferia do sistema.
@felipedw7 ай бұрын
o que vc tem a dizer sobre o planejamento estatal chinês? ele mitiga alguns desses efeitos do capitalismo sem planejamento coletivo ou é a mesma coisa?
@orientacaomarxista7 ай бұрын
longa discussão. abordarei em vídeos futuros no canal.
@andacomfeeuvou7 ай бұрын
Uma tragédia que nos força a repensar toda a sociedade humana. O capitalismo levou à sociedade de consumo que é um modelo suicida de estrutura social. O problema é que esse modelo está já tão profundamente enraizado em nossa história, hábitos e cultura que não vejo como superá-lo a tempo de evitar o colapso que já está batendo às portas de nossa civilização.
@clodoaldorodrigues98157 ай бұрын
Também não vamos passar o pano pra politico vigarista (seja de direita ou esquerda), que não aceita críticas.
@rodrigobernardes39387 ай бұрын
Tirando os herdeiros capitalistas,ninguém absolutamente ninguém concorda com o capitalismo,pode parecer que a pessoa concorda cm o capitalismo mas na verdade não,qualquer um que se aprofundar a entender o capitalismo vai querer o fim desse sistema pra ontem,quando alguém fala bem do capitalismo eu sempre digo que a pessoa não sabe do que está falando ela pode achar que sabe mas não sabe,nunca existirá alguém que estude o capitalismo e continue se dizendo a favor desse sistema,impossível,toda essa porrada de gente que ou concorda com o capitalismo ou acha o capitalismo o "menos pior dos sistemas" são só pessoas desinformadas que nunca leram sobre capitalismo,apenas estão tendo o que comer e onde morar e aprenderam que em outro sistema social vão tirar tudo deles e será pior que no capitalismo.
@luizgustavorocha55837 ай бұрын
Com essa barba ta parecendo trotzky
@paulotheodoro71757 ай бұрын
kzbin.info/www/bejne/pWnSnJyOaM9gZ80si=Y7sbAVOwEl9ECnrG Aí a turma aí, Gustavo!
@kairamh7 ай бұрын
Seria interessante uma análise de como os países capitalistas de 1º mundo lidam com crises climáticas e catástrofes, especialmente o Japão, que parece ser um dos poucos que compreende que o gasto de um yen na prevenção vale, talvez, centenas de yens gastos remediando (e que reconstrói um bairro em uma semana, uma cidade em poucos meses). Outro aspecto interessante é a opulência de boa parte do sistema de transporte de países ricos que não parece operar tanto pela lógica do lucro, simplesmente, como no caso das estações de metrô e de trens de grandes cidades, tudo aquilo realmente era necessário para se ter mais lucro? Lucro a curto prazo, talvez, na própria construção de uma estação "banhada a ouro"??? Parece ser o caso de querer aparecer, demonstrar riqueza (poder?!!!). No capitalismo, ocorre o descaso com parte da população dos países ricos e, especialmente, com a enorme maioria dos países mais pobres. Seu fundamento parece ser que cada vida humana tem um valor diferente, ricos de países ricos, pobres de países ricos, ricos de países pobres, pobres de países pobres.
@josecarlosmasotti71517 ай бұрын
Que estória é essa de ser brasileiro e torcer pelo Estudiantes da Argentina??? Que que' isso companheiro??? 😂😂😂
@zedejoaoagoraelula47967 ай бұрын
Além da importância de fornecer água e energia, os rios servem, também, pra se jogar lixo e esgoto.
@ziulazuos47287 ай бұрын
O MUNDO JAZ NO MALIGNO. Jesus enviou a igreja para perdoar pecados. João 20,21-23. Pq todos pecaram e carecem da glória de Deus. Rm 3,23.
@Cortes2207 ай бұрын
SOU DO SUL - OLA CAMARADAS - #CIVIL SALVANDO #CIVIL GOSTO DO CANAL PELA SENSATEZ MESMO SENDO DE DIREITA - SOMOS TODOS BRASILEIROS - ESTÃO TOLHINDO A LIBERDADE DO POVO DE FILMAR A ENCHENTE - SE A POLICIA VE FILMANDO CHEGAM COERCITIVAMENTE INTIMIDANDO - EMPRESARIOS FAZENDO MAIS QUE GOVERNOS - OBRIGADO A PABLO MARÇAL, LUCIANO HANG - NÃO IRA DEMITIR NINGUÉM DOOU O QUE SOBROU NAS LOJAS E LIBEROU ANTECIPADO O 13, NEGO DI MOSTRANDO A VERDADE QUE OCORRE AQUI.
@socialistamirim69907 ай бұрын
Não fode, Nego Di ta contratando gente pra formar uma milícia e tá espalhando uma porrada de fake news. Empresarios tao fazendo mais que o meu pau de oculos
@ram0s._17 ай бұрын
credo
@JoseDaviCorreiaPassos7 ай бұрын
??????????
@joaopaulooliveira69267 ай бұрын
A reflexão que eu faço é a seguinte: "o mal está no modo de produção? Ou nas pessoas?" Porque pensando em desastres ambientais a UNIÃO SOVIÉTICA não foi modelo, vide CHERNOBYL! Qual a sua visão camarada Gustavo?
@karolinaneznamy7 ай бұрын
a URSS não rompeu completamente com o sistema capitalista
@JoseNildodeSouzadeSouza7 ай бұрын
Meu camarada João! A União Soviética, nesta época, há tempos já integrava as nações imperialistas do capitalismo mundial
@Grant-sc5yt7 ай бұрын
Se Bolsonaro fosse presidente nada disso teria acontecido. O estado não tem mais condições de gerir nossas vidas
@jsp6747 ай бұрын
???
@Thunder-l3n7 ай бұрын
Com a quantidade imensa de impostos q pagamos não teríamos q fazer doação nenhuma. É o povo q está ajudando o próprio povo enquanto o Estado gordo e ineficiente só se serve da sociedade ao invés de servi-la
@carlJohnson-of6uk7 ай бұрын
Uma duvida sobre o comunismo Se não existir captal Como uma pessoa iria se motivar a produzir por exemplo um programa que eu gosto muito de assistir Turma do chaves, pensei se eles não ganhassem dinheiro, pra que iriam fazer roteiros, produção, todo o trabalho, para no final ter o mesmo padrão de vida de todos? Suficiente para sobrever bem Empresas de carros, motos, em fim Até uma balada , que diverte muitos jovens ou outras festas se por acaso não existisse captal e todos tivessem igualdade qual motivação de abrir uma balada, ou uma fabrica de alimentos em fim???? Alguem me explica
@ladislau.7 ай бұрын
Ué, me parece que a motivação seria até maior. Todos esse produtos e serviços que você citou são feitos pela classe trabalhadora, que continuaria trabalhadno no comunismo, uma vez que todos precisam sobreviver, porém, a motivação seria maior porque o valor produzido por esse trabalho seria distribuído entre os trabalhadores em vez de ficar concentrado com os proprietários dos meios de produção. Não parece ótimo e motivador ganhar a remuneração justa pelo seu trabalho? Observação: não tem nenhuma lei do comunismo que diz que todos tem que receber a mesma remuneração por trabalhos diferentes.
@dr.strangelove58357 ай бұрын
pensa em alguém que tem tudo (em termos materiais), tipo o Messi. com certeza o estímulo de um cara assim não é o salário, pois ele já tá aposentado pelo resto da vida se quiser, mas ainda assim tenta ficar no topo do esporte. com muito esforço e abdicação. a gente não tá limitado a trabalhar por causa do capitalismo, a gente trabalha APESAR DELE SE APROPRIAR DO FRUTO DO NOSSO TRABALHO, sacou? caso contrário, as pessoas não teriam tido estímulo pra trabalhar em todas as outras organizações sociais ao longo da história da sociedade. então, tanto do ponto de vista individual (exemplo do Messi) quanto social (exemplo histórico), é cabível dizer que, mesmo sem o capital, ainda existirá estímulo pro trabalho enquanto houver humanidade.
@murilojunqs68467 ай бұрын
Olá! É uma dúvida válida, vamos lá. Isso de "todos receberiam o mesmo" é algo difamado pelo anti-comunismo, não é bem assim. As pessoas receberiam o valor justo pelo quanto que produziram, exemplo: Se você, em 4 horas, produziu 10 sapatos e seu colega 8, no mesmo tempo, a sua remuneração será maior, logicamente (mas claro, nenhum salário seria exorbitantemente maior que outro, todos devem receber um salário digno). A grande diferença para o capitalismo é que nesse sistema se receberia um valor digno e justo, enquanto no atual sistema o patrão lucra em cima da produção dos funcionários. Fábricas de motos, carros, como você citou, seriam estatizadas. Haveria setores também voltados para a inovação (pessoas pagas para pensarem na inovação tecnológica). Veja que no seu exemplo do Chaves por exemplo, na verdade isso seria incentivado! Pois o grande problema da produção cultural no capitalismo é a seguinte: cultura não é lucrativo!! Muitas vezes artistas deixam de criar a arte que desejam para criarem algo que venda mais fácil. Logo, com a certeza de que receberiam um salário digno, o artista fica muito mais livre para escrever bons roteiros, por exemplo. Enfim, sou apenas um iniciante nos estudos sobre socialismo e comunismo, talvez eu tenha falado algo errado, mas, no meu entendimento é isso, espero ter ajudado. Recomendo também que, para sanar mais dúvidas, comece lendo o Manifesto Comunista, é bem curtinho e fácil de compreender.
@leonardooliveiraaaa18837 ай бұрын
No comunismo, o objetivo do processo produtivo é unicamente atender às necessidades humanas. E por necessidades humanas, não estamos falando apenas das necessidades mais imediatas, como a fome e a sede, por exemplo, mas também do lazer nas suas mais diversas formas: assistir a um filme ou série, ler um livro, jogar videogame, praticar esportes, participar de múltiplos espaços de socialização como praças, parques, restaurantes, etc.. Imagina quantos existem que sonham em ser atores, roteiristas, diretores, etc, mas não podem seguir profissionalmente suas vocações, porque ao optarem por fazer o que gostam, correm o risco de não ter o que comer nem onde morar? A maior motivação que essas pessoas podem ter não são os luxos que o capitalismo dá a poucos, como Mercedes, BMWs, bebidas caras, etc, mas sim a garantia das necessidades da vida. O capitalismo é o maior motor de desmotivação possível, não tenha dúvida disso, companheiro. Enquanto vivermos numa sociedade que secundariza as necessidades humanas pelo lucro dos grandes capitalistas, teremos massas de pessoas apáticas e desmotivadas. Afinal, como podemos ter o mínimo de motivação pra fazer qualquer coisa quando perdemos 8 horas por dia num trabalho repetitivo e maçante e mais algumas horas para nos locomovermos de casa ao trabalho e do trabalho para casa. Espero que meu comentário tenha ajudado a sanar a sua dúvida. Um abraço
@PedroNeto19877 ай бұрын
Você está confundindo comércio com capitalismo. Não são a mesma coisa.