Рет қаралды 19,783
O Jongo, a sua origem e sua presença na cultura brasileira é tema do Expedições. O programa vai até a comunidade da Serrinha, em Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro, conhecer o principal território jongueiro urbano do Brasil.
O Jongo não é só canto e dança. Para os jongueiros, os instrumentos também são sagrados. Os pontos do Jongo, com a sua linguagem metafórica e cifrada, exigem muita experiência e atenção para compreender seus significados. No passado, era por meio dos pontos que os escravos trocavam informações e combinavam fugas.
Os expedicionários mostram como o Jongo influenciou o nascimento do samba no Rio de Janeiro. Até 1920, era o ritmo mais tocado no alto das primeiras favelas da cidade. Os versos do Partido-Alto e do Samba de Terreiro, por exemplo, são inventados na hora pelo improvisador, exatamente como acontece com os jongueiros e a poética do ponto.
A expedição mostra também como o Jongo da Serrinha com seu ritmo encanta e atrai pessoas de diferentes idades e regiões da cidade.
Ver episodio:
tvbrasil.ebc.co...