UM CONSELHO AO MÚSICO INICIANTE: intuição, elitismo e o valor da teoria musical

  Рет қаралды 3,350

Musical Flow

Musical Flow

Күн бұрын

Пікірлер: 37
@LuisGabert65
@LuisGabert65 2 ай бұрын
Perfeito! Essas questões me assonbraram desde que iniciei meu contato com a música, lá no final da década de 1970. O acesso era muito restrito e de difícil compreensão. Salve os tempos digitais em que esse conhecimento está na palma da mão. As ferramentas musicais só trazem benefícios, como relatou o jovem mestre do vídeo. Vida longa ao canal!!!
@fluxo_musical
@fluxo_musical 2 ай бұрын
Salve, Luis, bem-vindo! Poxa, muito difícil mesmo essa questão da disponibilidade dos materiais para estudantes de música. É como você disse, hoje, por causa da internet, as coisas estão um pouco diferentes. Mas você ainda tem que aprender a filtrar o conhecimento online para não pegar qualquer coisa. Muito obrigado pelo seu comentário!
@joselima7560
@joselima7560 3 ай бұрын
Excelentes informações, principalmente para mim que sou iniciante,e estava desorientado,inseguro de como estudar e aprender,e com sentimentos de que nunca vou evoluir,a ponto de pensar em desistir. Agradeço pelas suas informações, são como uma bússola para mim,agora tenho um norte,sei por onde de seguir. Grato.🙏
@fluxo_musical
@fluxo_musical 3 ай бұрын
Salve, José, bem-vindo! Muito obrigado por esse seu comentário. A ideia do canal é justamente auxiliar pessoas como você a se aprofundarem na música. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão para o tema de um novo vídeo, é só deixar aí escrito pra mim. Novamente, obrigado pelo comentário. Volte sempre!
@Freakenbacker
@Freakenbacker 5 күн бұрын
Concordo totalmente. Sou músico profissional há quase 30 anos. Como não nasci com uma grande aptidão musical natural, tive que me apoiar bastante na teoria no início. Então procurei aprender bem o básico para me orientar (intervalos e campo harmônico basicamente). Olhando em retrocesso, percebo que a teoria tanto me ajudou muito no início, como me atrapalhou um pouco também. Quando aprendi a confiar mais na intuição, acredito que evoluí bastante. Convivi com dezenas de músicos nesses anos. Posso afirmar sem medo de errar, confirmando o conteúdo do vídeo: muitos dos músicos mais criativos e competentes com quem toquei não sabem nada ou quase nada de teoria. E também, alguns que sabem muita teoria têm vícios que podem ser inconvenientes em situações de trabalho em grupo.
@fluxo_musical
@fluxo_musical 4 күн бұрын
@@Freakenbacker , muito bom o sem comentário, o relato, e toda a sua experiência, amigo! É muito bom quando alguém com muito mais experiência profissional consegue confirmar o ponto de vista que eu coloquei aqui. Acredito que eu aprendi de uma maneira parecida com a sua, usando bastante a teoria, mas depois tentando se abrir para a intuição ao vivo. É um bom caminho (se você não ficar preso em algumas questões teóricas e fique travado com isso). Mas, como você disse, existem muitos tipos de músicos diferentes. Na minha humilde opinião, a insistência de que o aprendizado do músico TEM QUE ser de um jeito específico, que tem que ter necessariamente a teoria se não nada nunca acontece... essa perspectiva parece falsa. De novo, muito obrigado por contribuir com a discussão!
@teluricus
@teluricus 6 күн бұрын
Teoria é fundamental em todos os estágios. Ela é a própria professora e instrutora. A partir dela se adquire novas percepções.
@fluxo_musical
@fluxo_musical 6 күн бұрын
@@teluricus, sim, teluricus, a teoria pode ajudar muito o músico em todos os estágios do seu desenvolvimento, especialmente no começo, na minha opinião. Tudo o que eu faço em música atualmente é orientado por conceito teóricos sobre como a harmonia funciona no tonalismo. Existem pessoas que, ao tocarem, executam sons com todos as características que nós já conhecemos pela teoria (como a correta condução de vozes ou a capacidade de improvisar estando de acordo com um estilo musical específico). E isso se dá mesmo quando esses indivíduos não têm a capacidade para FALAR sobre sua música em termos teóricos. A teoria, ainda assim, é o discurso capaz de descrever tudo aquilo que eles, sem saber, tocam. Podemos descrever todos os exemplos musicais que imaginarmos a partir de conceitos teóricos, mesmo que os próprios músicos executores não possam (às vezes..) nomeá-los. Também é importante lembrar que a Prática pura é fundamental em todos os níveis de desenvolvimento. "Pura" porque é ação musical feita sem a orientação EXPLÍCITA de qualquer pensamento teórico - como quando você simplesmente começa a tocar algo que já domina há anos, abruptamente, sem pensar. Improvisar de modo exploratório, só para aprender como você se sente ao criar situações musicais diferentes, é outro exemplo de pura prática. Essas experiências não são exatamente "teóricas", ainda que se possa usar teoria para descrevê-las, e ainda que o músico em questão tenha estudado teoria musical. O envolvimento com elas também parece ser importante para o desenvolvimento de muitas das nossas habilidades musicais. É por isso que alguns conseguem tocar relativamente bem sem o conhecimento teórico EXPLÍCITO em suas cabeças na hora em que vão tocar ao vivo. Enfim, eu posso sugerir que: um pouco de teoria, um pouco de pura prática, e um pouco da combinação entre elas é um bom método de aprendizado musical para o iniciante. Obrigado por ler até aqui, hehe.
@casadepedraprodutora9518
@casadepedraprodutora9518 Ай бұрын
Muito bom!!!
@fluxo_musical
@fluxo_musical Ай бұрын
@@casadepedraprodutora9518 Salveee, pessoal, muito obrigado!
@Davi-bd4hv
@Davi-bd4hv Ай бұрын
Excelente reflexão!!!!!!!! Muito bom!
@fluxo_musical
@fluxo_musical Ай бұрын
@@Davi-bd4hv , Valeu, Davi! Bem-vindo ao canal!
@bonfim.j4583
@bonfim.j4583 2 ай бұрын
Ótima reflexão! Parabéns!
@fluxo_musical
@fluxo_musical 2 ай бұрын
@@bonfim.j4583 , muito obrigado!
@GenLie
@GenLie 11 күн бұрын
SOU...FUI SEMPRE UM MUSICO AUTODIDATA...ATUEI PROFISSIONALMENTE ATE ME APOSENTAR COMO MUSICO multi instrumentista...teoria veio mais tarde pra ser preciso nos meus trabalhos em estudios de gravação... FORTE ABRAÇO A TODOS !!!
@fluxo_musical
@fluxo_musical 11 күн бұрын
@@GenLie , obrigado pelo seu depoimento, amigo! Muita música pra você, um abraço!
@gustavopinha233
@gustavopinha233 3 ай бұрын
Ótimo conteúdo, Serafim! Não existe um músico completo. Sempre faltará algo nele que outro preencherá, e que nesse outro, terá algo que precisará ser preenchido também, e isso de forma alguma é um demérito. Creio que todo conhecimento secular é importante e não deve ser ignorado. Isso faz com que o músico enxergue com mais clareza e “fale” com mais fluência a musical. Por outro lado, a prática sendo guiada pelo básico de conhecimento que o músico adquiriu e a desenvolveu ao logo do tempo, é tão importante quanto o estudo teórico. Os dois devem andar de mãos dadas. Eu gostaria muito de aprender mais sobre teoria musical porque eu credito que conseguiria traduzir com mais clareza as ideias musicais que estão na minha cabeça. Espero que um dia eu decida fazer isso. Como você disso no vídeo, nós até que conseguimos nos desenvolver bem em uma determinada área, em um determinado estilo, mas sinto que poderia ir além. Mas como falei, o que falta em mim se encontra em outro, em tão tá tudo bem. Música acima de tudo é liberdade de expressão, e isso é algo muito individual. Afinal, não podemos invalidar o sentimento de alguém só porque ele não corresponde com o seu. Enquanto o ser humano tiver o desejo externalizar seus sentimentos mais profundos, a música continuará sendo feita, independentemente do nível de graduação musical que o indivíduo tenha.
@fluxo_musical
@fluxo_musical 3 ай бұрын
Perfeito, Gustavo, "O que falta em mim se encontra em outro". Essa é uma excelente ideia para baixar a ansiedade, que é bastante alta entre músicos, por diversos motivos. É isso mesmo - nada pode ser negado, e cada pequena habilidade musical conta. É por isso que o elitismo é chato, porque na sua exigência de perfeição ele acaba impedindo que as pessoas comuns entram na música, ou que valorizem sua música, não importa como ou em qual contexto ela é feita. E se precisar de algo em termo de estudo de teoria musical, pode me pedir também. Se eu puder eu te ajudo com material. Valeu pelo comentário! Abraço.
@gustavopinha233
@gustavopinha233 3 ай бұрын
@@fluxo_musical Concordo, e acho que o músico que estiver iniciando não deve se sentir menosprezado e diminuído por conta de existir músicos extraordinários. Eu amo música clássica! Curto Robert Schumann, Claude Debussy, Frederic Chopin e outros músicos clássicos, mas o fato de gostar desses extraordinários muiscos, não me intimida de fazer a minha própria música e de tocar o instrumento que eu amo, independentemente da opinião de uma pessoa que ache que eu não seja um músico por não saber teoria musical. Se é a opinião dela, tudo bem, eu a respeito, não tem porque eu ficar chateado por uma opinião que tenham ao meu respeito, isso não vai mudar o fato de eu amar música e amar fazê-la. É isso que quem tá começando a tocar um instrumento deveria ter em mente. Que o que ela escuta, não deve desanimá-la, mas sim incentivá-la.
@gustavopinha233
@gustavopinha233 3 ай бұрын
@@fluxo_musical Muito obrigado, Serafim, por se interessar em me passar o conhecimento que você tem. Eu aceito o conhecimento que vier de você. Me esforçarei para absorver.
@fluxo_musical
@fluxo_musical 3 ай бұрын
@@gustavopinha233 , sim! Muito bom. E isso que você falou no final, que ouvir músicos bons deveria nos inspirar mais que nos deixar ansiosos, isso é muito verdade. E não é tão fácil mudar não. É todo um processo pisocológico. Valeu, mano!
@fluxo_musical
@fluxo_musical 3 ай бұрын
@@gustavopinha233 Claro! O que precisar, é só chamar. Tamo junto. E valeu novamente por deixar esses seus comentários e reflexões aqui no canal. Isso enriquece a discussão. Abraço
@leonardomuller1978
@leonardomuller1978 Ай бұрын
Boa reflexão.
@fluxo_musical
@fluxo_musical Ай бұрын
@@leonardomuller1978 Muito obrigado!
@fe.teixeira4049
@fe.teixeira4049 2 ай бұрын
Muitos músicos nao estudaram música mj Prince e muitos músicos do blues aprenderam uns com os outros.
@fluxo_musical
@fluxo_musical 2 ай бұрын
Olá! Sim, é verdade, isso aconteceu e acontece muito. Nesse caso, eles "estudaram" sim, mas o estudo não foi autoconsciente, nem teórico, mas teve que ter algum tipo de estudo para explicar a evolução dos músicos nesses estilos: é a prática e a companhia dos outros músicos que faz o músico aqui. Obrigado pela troca de ideias! Volte sempre ao canal
@k_ldrarik_ldrari2734
@k_ldrarik_ldrari2734 5 күн бұрын
Tenho mais facilidade com a teoria do que com a prática. Sou lenta, mas gosto das músicas lentas
@fluxo_musical
@fluxo_musical 4 күн бұрын
@@k_ldrarik_ldrari2734 , salve! É, isso acontece, não é algo tão inusitado. O nosso trabalho é tentar fazer com que a prática aos poucos vá se aproximando do nível do seu conhecimento teórico. Abraço.
@erissonsantossouza8882
@erissonsantossouza8882 Ай бұрын
O eletismo existe quando um músico que toca de ouvido consegue reproduzir uma peça que o cara se matou estudando dias e dias pra tirar lendo a partitura, as vezes eles ( não todos ) usam isso apenas pra diminuir alguém que teve uma facilidade maior de reproduzir aquilo que ele não conseguiu sem olhar !!! A real é que as pessoas se apegam de certa forma a diminuir o outro pra de alguma forma aliviar o ego que foi frustrado ! Obs: ( não são todos assim, tem muito músico estudado gente boa ).
@fluxo_musical
@fluxo_musical Ай бұрын
@@erissonsantossouza8882 , muito bem observado, amigo. Inclusive, eu tinha me esquecido desse exemplo do músico que tira tudo de ouvido versus aquele que tem que ler. Isso é muito interessante porque, num outro contexto e com outras pessoas, o elitismo poderia partir de quem sabe ler muito bem, e ser direcionado contra aquele que não consegue ler tão rápido. Claro que essas habilidades são importantes - tudo depende do objetivo da pessoa, ou do seu emprego até: pode ser necessário para um certo emprego que ela realmente tenha que pegar tudo de ouvido, ou então saber ler à primeira vista como ninguém. Mas essas necessidades dos músico não precisam criar um elitismo como resposta. É como você disse, parece que algumas pessoas se utilizam disso por alguma fragilidade do próprio ego delas, como que uma "compensação". Mas realmente não são todas as pessoas estudadas que são assim. Alguns são, e a gente acaba lembrando mais deles. Muito obrigado pelo comentário e pelo feedback aqui! Bem-vindo!
@lucasrinaldi9909
@lucasrinaldi9909 11 күн бұрын
​@@fluxo_musicalNão existe sinal mais claro de ego frágil e complexo de inferioridade do que essa ostentação de sensibilidade ao "elitismo", seja lá o que isso for.
@clevoclevo
@clevoclevo 2 ай бұрын
brabo
@fluxo_musical
@fluxo_musical 2 ай бұрын
@@clevoclevo , valeu!
@fabiosobral4369
@fabiosobral4369 Ай бұрын
A teoria e a técnica são as ferramentas do gênio, se não fosse assim , não existiriam músicos com muita teoria técnica que são medíocres e também não existiriam músicos que com pouca teoria e técnica questionável são geniais. Se você é bom, com boas ferramentas, vai longe. Se você é médio com boas ferramentas, sem dúvida, ficará muito melhor, mas nunca genial.
@fluxo_musical
@fluxo_musical Ай бұрын
Nossa, muito bom, Fábio. Esse é uma ótima síntese daquilo que eu queria expressar com esse vídeo. Teoria e técnica são mesmo importantes, mas enquanto ferramentas, e ferramentas que vão ser usadas diferentemente por pessoas diferentes com objetivos artístico diferentes, e em níveis diferentes. Não sei se acredito na existência de SUPER-gênios sem conhecimento técnico algum... mas com certeza, muitos dos músicos que eu admiro se enquadram como pessoas com "pouco" conhecimento teórico, então, de novo, é como você diz. Muito obrigado pelas ideias, Fábio! Volte sempre aí ao canal, até a próxima.
Budismo e Estoicismo = IMUNE a Depressão e Ansiedade
9:48
Flipping Robot vs Heavier And Heavier Objects
00:34
Mark Rober
Рет қаралды 59 МЛН
Это было очень близко...
00:10
Аришнев
Рет қаралды 6 МЛН
ROSÉ & Bruno Mars - APT. (Official Music Video)
02:54
ROSÉ
Рет қаралды 102 МЛН
小丑家的感情危机!#小丑#天使#家庭
00:15
家庭搞笑日记
Рет қаралды 34 МЛН
4 coisas para NÃO FAZER AO CANTAR
22:02
Giana Cervi
Рет қаралды 133 М.
Bruno Mars - Por Que Ele Atrai Tantas Multidões?
11:17
Regis Tadeu
Рет қаралды 95 М.
TODOS ERRAM, mas POUCOS falam sobre ISSO | VLOG #10
9:32
Cleiber Selfstrom Jr.
Рет қаралды 175
O incrível BENTO HINOTO, um gênio da guitarra [ Mamonas Assassinas ]
11:56
Canal do Rock Oficial
Рет қаралды 494 М.
Impacto profundo 1998 filme completo dublado em HD
2:01:12
AkaFoxWalker
Рет қаралды 1,1 МЛН
Como DESCOBRIR O TOM DA VOZ?
35:10
Giana Cervi
Рет қаралды 116 М.
Flipping Robot vs Heavier And Heavier Objects
00:34
Mark Rober
Рет қаралды 59 МЛН