Рет қаралды 144
Nesta 1º etapa do Encontro, por meio de um Seminário Online, serão apresentados Relatos de Experiências Pedagógicas, Artísticas e Pesquisas Acadêmicas das Danças de Salão, Dança de Salão Contemporânea ou Dança Contemporânea (que utilizam as danças a dois como linguagem de pesquisa).
Hoje contaremos com as apresentações abaixo:
Carolina Polezi e Débora Pacheco (Campinas/SP; São Paulo/SP) - @carolinapolezi , @debora.rpacheco
Pesquisa Acadêmica: Discursos de verdade nas aulas da Dança de Salão: da condução do corpo aos espaços sociais.
Sinopse: A apresentação aborda como os processos de subjetivação nas aulas de Dança de Salão reforçam estereótipos de gênero. Analisando discursos na perspectiva foucaultiana, são explorados três enunciados que revelam a influência de verdades sociais sobre posturas e movimentos, refletindo as dinâmicas entre homens e mulheres.
Mini-biografia:
Débora Pacheco: Pós-doutoranda na Universidade Federal do Paraná, realizando pesquisa sobre o corpo de professoras no ensino formal. Doutora e Mestre em Educação Matemática. Experiências formativas em Dança de Salão, Dança Contemporânea (Laban e Klauss Vianna) e estudos sobre a Cultura do Movimento (Nomadic Roots).
Carolina Polezi: Doutora em Educação pela Unicamp, educadora, artista e pesquisadora do corpo e da dança sob olhares culturais, geográficos, políticos e de gênero. Criadora do método Condução Compartilhada para a dança de salão. Professora de pós graduação, escritora de material didático e palestrante da rede SESC.
Matheus Assis e Camila Nantes (Salvador/BA) - @theus.assis e @calmilarn
Relato de Experiência Pedagógica: “Práticas sensíveis para danças de parceria: relato de experiências e vivências”.
Sinopse: Relato de experiência de um método artístico-educacional para danças em contexto social, com foco nas Danças de Salão afrodiaspóricas. Falamos de danças que acontecem em corpos que se relacionam com o encontro e a performatividade da sensibilidade na encruzilhada da interseccionalidade no Brasil.
Mini-biografia:
Camila Nantes, corpo pardo em movimento, nascida e criada na capital do MS, hoje movendo poesias de (re)existência na Bahia de São Salvador, graduada em Dança e mestranda no PRODAN-UFBA. Macumbeira, seu lugar preferido é o terreiro que é salão de dança, onde se celebra com baile.
Matheus Assis, negra e não binária também de Campo Grande-MS, perambula e dialoga com as danças e o movimento. Reside atualmente em Salvador - BA e é graduada em Educação Física (UFMS) e técnica profissional em Dança pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).
MEDIAÇÃO: Luiza Machado (Belo Horizonte/MG)
Luiza Machado é negra, gorda e LGBTQIA+. Está arte-educadora e professora das danças a duas. Co-escritora do livro "Contemporaneidades na Dança de Salão- Abordagem que dançam nossos tempos" 2022. Acredita na dança como um resgate ancestral e assim reafirmar um lugar político na sociedade atual.
***
“O Webinário tem por objetivo catalogar e registrar pesquisas e experiências de artistas, professores, fomentadores, produtores das danças de salão de todo o Brasil, facilitando assim, ao público geral, acesso a conteúdos valiosos em um só lugar, e, sobretudo, contribuir com a produção de novas referências e imaginários dentro das redes digitais, valorizando desta forma o PASSADO e HISTÓRICO dos trabalhos e estudos em danças a dois que ainda não tivemos a oportunidade de conhecer e/ou premiar.”
Projeto contemplado pelo Edital nº 21/2023 da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
#LeiPauloGustavoSP #tudoviracultsp