Um documentário excepcional sobre uma figura igualmente excepcional. Muito além das divergências ou concordâncias com um intelectual colossal, esta pequena obra prima (claro que vai interessar a uma minoria que gosta de literatura e de ideias) sintetiza, com muito bom humor e uma variedade de depoimentos, Wilson Martins como homem pensante, sensível e ciente no mundo. O que transparece é uma figura singela, engraçada e dotada de uma inteligência fora de série. Pessoalmente, conheço pouco da obra (além de crônicas e olhadas esporádicas em alguns trechos de seus livros monumentais) mas este documentário, além de preservar a memória de uma figura memorável, me despertou o interesse de conhecer mais sobre W. Martins. Há quem viva reclamando do atual debate de ideias; mais útil seria voltar à obra desses gigantes do passado e ver o que nossa tradição tem de bom, memorável e rico no plano das ideias para repensar nossa atualidade. O que vamos constatar é quase sempre a indigência da polarização ideológica atual: a demonização do outro fecha automaticamente as portas para uma compreensão intelectualmente honesta e rigorosa de outros pontos de vista. Se o nosso debate das ideias ficar reduzido a um embate de espírito religioso, dogmático e sectário, então o silêncio será sempre a melhor resposta. Mas a melhor resposta mesmo é um documentário como este que, voando por cima do atual labirinto mental, resgata um motivo de orgulho para a cultura brasileira.
@trincafilmes5 жыл бұрын
Roberto Alexandre Obrigado, Alexandre. Fico imensamente feliz que o documentário sempre ampliando o conhecimento sobre o Mestre Wilson Martins. Grande abraço
@brunocrespo4979 Жыл бұрын
Um dos gênios que o Brasil produziu e como sempre, não soube reverenciar. Sempre uma pena.
@FILOSOFIASerPensar2 жыл бұрын
Uau! Que belíssimo documentário! Que homenagem! Grande crítico e grande homem, um exemplo de honestidade intelectual, de dedicação absoluto a um propósito nobre e de superação das adversidades da vida. A vida de Wilson Martins foi um elogio à vida, à inteligência, à leitura, à arte de redigir. Parabéns pela iniciativa!
@fabiopereira5710 Жыл бұрын
Que bela história de um dos grandes mestres das letras nacionais
@poetaiberico Жыл бұрын
Minha homenagem ao Wilson Martins
@gabrielfarias70958 жыл бұрын
Grande crítico. Grande brasileiro!
@cinemaximo34915 жыл бұрын
Muito legal esse documentário
@finaltestbenchmark7 жыл бұрын
Ótimo documentário. Wilson Martins, um mestre inesquecível.
@kahlmeyermertens Жыл бұрын
Muito bom filme. Oportuno quanto ao tema.
@joaoclaudiomoreno4 жыл бұрын
Douglas querido obrigado por disponibilizar
@victormatheusolivera39007 жыл бұрын
Grande brasileiro.
@eliseu287210 жыл бұрын
Muito sensível a filmagem feita, parabéns e muito obrigado por postar esse belo documentário.
@LuizHenrique-qx5et6 жыл бұрын
Excelente!
@g.g.kelevra5 жыл бұрын
Li numa entrevista dele no jornal O Povo (27.09.1997): "Manoel de Barros (é) festejado porque escreve uma literatura fácil, de pequenos aforismas e frases de efeito, mas não considero aquilo como uma poesia de ordem literária". Quem, em qualquer época de nossas letras, teria coragem de ditar crítica tão precisa como corte de bisturi? Um crítico-lobo-solitário. E pensar que quando li Manoel de Barros cheguei a pensar isso (não pelas mesmas vias de Martins, é claro), graças a Deus não me descobri sozinho no deserto. Vc faz falta, muita falta, grande Homem.
@tutanomaster20083 жыл бұрын
É justamente o que eu penso sobre o Manoel de Barros.
@TheAlexnogueira3 жыл бұрын
"O tempo é meu aliado", dizia ele. Pois Manoel de Barros é cada vez mais celebrado (com razão) e ele virou uma nota de rodapé dentro da literatura brasileira.
@renatouepb Жыл бұрын
👏👏👏👏
@meliocarlos78047 жыл бұрын
Que homão da porra
@umcronistadem3rd42umcronis52 жыл бұрын
señsacional
@leandrolima65644 жыл бұрын
Os livros da coleção Pontos de vista traz críticas, isso eu sei, mas as críticas abrange obras de qual século ? Fala sobre apenas obras literárias ( romance, contos, poesia...) Do século XIX e XX ? Ou apenas críticas das obras contemporânea ?
@trincafilmes4 жыл бұрын
Não tenho esta resposta, Leandro. No documentário, evitamos especificações sobre uma obra em particular - centrando mais no crítico literário e sua relação com o pensar a Literatura. Tampouco tenho em casa os volumes do Pontos de vista para verificar e sanar esta dúvida. Espero que através de outros meios consiga esta resposta. Pelo que já me informaram, a Universidade de Ponta Grossa/PR (Deptº de Letras) - onde Miguel Sanches Neto leciona (creio que ainda leciona) - tem um interesse perene na obra de Wilson Martins. Quem sabe poderiam te ajudar nesta questão. Abraço
@hmm...46643 жыл бұрын
@Gam São 15 volumes que compõem a coleção "Pontos de Vista", mas há mais 2 volumes chamados "O Ano Literário", que vai de 2000 a 2003, que, basicamente, continua as críticas da coleção "Pontos de Vista", mas com nome diferente por causa da mudança de editora. Então somando tudo, vai de 1953 à 2003 - todos os volumes. Em suma, para consolidar, são, então, 17 volumes com mais de 7 mil páginas de crítica literária que cobrem aí seus 50 anos da produção da literatura brasileira analisada pelo Wilson ano a ano. Na realidade existe mais um livro, raríssimo, de crítica literária - este dos anos 40 ainda - do Wilson, chamado "Interpretações", que, não tenho certeza, mas pode muito bem cobrir aí uns 10 anos, pegando toda a década de 40 mesmo de crítica literária, antes de entrar os anos 50, quando ele o continua com o mesmo conteúdo de crítica, que, neste caso, começa já no volume 1 da coleção Pontos de Vista - o que somaria, sendo assim, caso você o achasse e o adquirisse, uns 60 anos de crítica do Wilson, dos anos 40 ao ano 2003, todas publicadas em livros. Mas, pasme: tem mais!... Porque se você buscar em jornais físicos paranaenses "perdidos" - alguns coletados e já publicados em blogs literários esparsos (que você encontra se se pesquisar) - e é possível, ainda, encontrar críticas literárias dispersas do Wilson pós-2003 - mas, como eu sugeri, são aleatórias e não estão todas coligidas ordenadamente e, provavelmente, nem totalizam todo o seu trabalho pós-2003, infelizmente (para isso, algum herói apto deverá fazer este trabalho hercúleo de resgate desses jornais e digitá-los com urgência para o bem da cultura brasileira), porém, as poucas que consegui ler das críticas pós-2003, a mais recente que encontrei é de 2008... Incrível, né?... Pra você ver, apenas 3 anos antes de sua morte, que tenacidade laboral e que paixão pelo trabalho tinha este homem, apesar da idade, apesar do ostracismo, apesar de todos os pesares. Possivelmente ele deve ter trabalhado até 2009, mas aí já não sei - mas não me causaria surpresa, porque era um monstro mesmo. Viva Wilson Martins!
@memesepolitica68067 жыл бұрын
O Olavo de Carvalho fez um comentário sobre esse grande crítico brasileiro chamado Wilson Martins. Postei no meu canal.
@TheAlexnogueira3 жыл бұрын
Olavo de Carvalho ? Você se refere ao astrólogo ?
@MarceloA.652 жыл бұрын
@@TheAlexnogueira vira gente ser humano.
@TheAlexnogueira3 жыл бұрын
Um crítico totalmente equivocado, que não entendeu o país no qual viveu. Por isso está cada dia mais esquecido.
@MarceloA.652 жыл бұрын
Ah sim... sim... claro, voce que é situado!
@quijote41762 жыл бұрын
@@MarceloA.65 Depois de crime e castigo, vem aí mimo e arrogância.
@grazielabachiao76862 жыл бұрын
Eu truco! Duvido que você tenha lido a obra dele.
@MarceloA.652 жыл бұрын
@Quijote será?
@frankdelvan12943 жыл бұрын
O Livro dele A história da (burrice) Inteligência brasileira é ótimo. Mostra a nossa mediocridade intelectual