Пікірлер
@Atila4797
@Atila4797 8 сағат бұрын
13:40 agora é necessário explicar a importância do Teorema, no outro comentário expliquei o que o Teorema diz, agora qual motivo estuda-se isso? Quando juntamos as duas informações do TFC, o Newton e o Lebniz descobriram algo muito importante sobre a natureza, se você tiver uma grandeza que a taxa de variação só depende do tempo, você não precisa fazer medições da grandeza o tempo todo pra saber como ela se comporta. o TFC nos diz o seguinte: se a mudança de uma grandeza for contínua ao longo do tempo, se eu souber qual a taxa de variação e o valor da grandeza em algum instante, então eu vou saber o comportamento da grandeza para sempre. Isso é o fenomenal, e pode ser qualquer grandeza na natureza. Se a mudança é contínua ao longo do tempo, você pode trocar duas informações 1 - como a grandeza muda 2 - o valor da grandeza em algum instante de tempo Por uma quantidade infinita de informação, que é o comportamento da grandeza em todos os tempos. Isso é o sonho de todo cientista. Com duas informações apenas, você recebe infinitas informações. Pra comparar, no teorema de Pitagoras, em um triângulo retângulo você troca duas informações por uma só. Ou seja, num triângulo retângulo se você sabe a medida de dois lados, você sabe a medida do terceiro lado. Mas no TFC você troca duas informações por uma CAPACIDADE DE PREDIÇÃO INFINITA sobre a natureza. E por isso estudamos esse teorema por quase 400 anos Essa capacidade de predição infinita foi o início de todo esse boom tecnológico que temos. Mas tudo isso graças a quadratura do círculo e o problema da reta tangente.
@Matemagica428
@Matemagica428 5 сағат бұрын
Nossa, Você falou muito de um jeito esclarecedor e muito bonito! Acho que eu não poderia ter bolado essa explicação mesmo que quisesse.😅 Muito obrigado mesmo 😊
@Atila4797
@Atila4797 8 сағат бұрын
E finalmente em 13:40 chegamos ao Teorema Fundamental do Cálculo que é, sem sombra de dúvida, o maior resultado científico que a humanidade ja teve. E ele se chama fundamental porque ele veio primeiro, quando Newton e Lebniz provaram o resultado que apareceu ai na tela, não existia o conceito de limite, esse foi inventado por Cauchy, e o conceito de limite com epsilon e delta que é o que você estudou, foi inventado por Weierstrass. Mas acho que o ideal pra essa exposição seria focar, no que diz o Teorema e por que ele é tão importante assim. O que diz o Teorema: O Teorema diz duas coisas, só tem uma escrita na tela, e eu vou dizer na linguagem atual (Newton e Lebniz provaram com outra linguagem) 1 - Se uma função for contínua então a integral dela é derivável e a derivada é ela mesma. Essa é justamente a propriedade da área abaixo do gráfico que você esboçou lá atrás na função A(x), aquela função é derivável porque a função f é contínua, e também de certa forma aqui entra o que você tenta dizer ao longo dos outros 13 minutos de vídeo, que integral e derivada são de certa forma opostas, de modo que se você tem uma função contínua, integra e deriva o resultado, você obtêm a própria função de novo, a gente não pensou no teorema por causa disso, A gente descobriu isso por causa do Teorema E claro, é necessário dizer, a ordem importa, se você tem uma função contínua, você pode integrar e depois derivar. O inverso nem sempre é possível. 2 - O Teorema Fundamental do Cálculo também diz o que está em tela, se uma função é derivada de uma outra (essa outra se chama primitiva), então calcular a integral da função num intervalo é o mesmo que calcular a diferença da primitiva avaliada nos extremos desse intervalo. Note que os cursos de cálculo quase sempre, se concentram em ENCONTRAR A PRIMITIVA e não calcular a integral por um processo de limite. Então a integral que a gente calcula não é a do Riemann, é aquela que vem do TFC, que vem desde Newton e Lebniz.
@Atila4797
@Atila4797 8 сағат бұрын
13:10 mais uma vez, o Riemann não definiu a integral, ele apenas deu uma forma de calcular esse número. Os problemas elencados não estão bem postos, por exemplo o que seriam "muitas dedescontinuidades" ? A integral de Riemann funciona pra funções com uma quantidade infinita enumerável descontinuidades. E não funciona bem com limites significar exatamente o que? Limites se sequências de funções? E sim, existem outras formas de calcular esse número, em particular se destaca a teoria de Henry Lesbegue. A ideia Riemann era basicamente encurtar os intervalos e torcer pra que com intervalos menores a função tivesse uma variação pequena, a ideia do Lesbegue é o oposto, ele já parte de onde a função tem uma variação pequena, o problema dele era que onde a função variava pouco, esse conjunto poderia não ser um subintervalo, o Riemann trabalhava com subintervalos porque eles a gente sabe medir facilmente. Então Lesbegue teve que criar uma teoria pra medir os conjuntos onde as funções variam pouco, uma teoria da medida. Então são formas diferentes de calcular esse número. E não, nem toda integral, quer capturar a área abaixo do gráfico de uma função. A integral de Riemann -Stieltjes citada, não desejar calcular esse número, e sim o comportamento de um campo de vetores ao longo de uma curva, isso por causa da ideia física de trabalho, que é a ideia na física mais associada ao uso de integrais.
@Matemagica428
@Matemagica428 5 сағат бұрын
O foco no Reimann foi porque ele criou a primeira definição FORMAL de Integral, claro a descoberta desse conceito se da ao Newton e ao Lebniz, mas antes do Reimann não havia uma formalização matemática para integrais, Newton inicialmente não publicou seus trabalhos com integrais e derivadas originalmente pois ele acreditava que apesar de bons para encontrar soluções eles não eram bons para provas, quanto Libniz também não 'botava tanta fé' no conceito de infinito dizendo: "Falando filosoficamente, afirmo que não existem mais magnitudes infinitamente pequenas do que existem infinitamente grandes, isto é, não existem mais infinitesimais do que infinitúplas. Pois considero que ambos são ficções da mente através de uma forma abreviada de falar, adaptada ao cálculo..." (Traduzido de Leibniz’s syncategorematic infinitesimals II: their existence, their use and their role in the justification of the differential calculus, Pag. 441) Isso ocorreu pela falta de formalização, depois da invenção do Limite, a integral e derivada foram finalmente formalizados, e o primeiro a fazer isso para integral foi o Reimann.
@Atila4797
@Atila4797 9 сағат бұрын
11:51 isso não é verdade. O conceito de integral nasceu com Leibniz e Newton. O que o Riemann fez foi dar uma forma de calcular esse número através de um processo de limite, eu versarei sobre isso no próximo mas quando Leibniz e Newton demonstraram o Teorema Fundamental do Cálculo o conceito de limite não existia. Mas em resumo O Riemann criou esse processo, chamado de somas de Riemann, que no limite resultava na integral. Mas isso é operacional, ou seja, uma forma de facilitar as contas. Não é conceitual.
@Matemagica428
@Matemagica428 5 сағат бұрын
Sim, Leibniz e Newton tiveram a Ideia inicial mas Riemann foi o primeiro a formalizar.
@Atila4797
@Atila4797 Күн бұрын
11:45 aqui sim, tem um problema que é mais do que uma imprecisão. Você dá a entender que pra integrar uma função, é necessário que ela seja a derivada de alguma outra função e isso não é verdade (!) Ou ainda, não é necessário que o gráfico da função se transforme numa reta, quando você dá zoom em qualquer ponto,para que você encontre a área abaixo do gráfico. por exemplo f(x)=1-|x|, quando você da zoom no ponto (0,1) o gráfico dessa função nunca se transforma numa reta, mas é trivial encontrar a área abaixo desse gráfico é basicamente um triângulo.
@Matemagica428
@Matemagica428 Күн бұрын
Você esta certo de que pra integrar uma função ela não necessariamente precisa ser a derivada de outra, mas eu não entendo como minha fala nessa marca de tempo da a enteder isso, poderia me explicar? Quanto a função valor absoluto f(x)=|x| eu sempre aprendi que você pode usar a definição f(x)=x se x>0 ou x=0 e f(x)=-x se x<0. Então não podemos usar essa definição para Integrar e derivar? Por exemplo por essa definição a derivada de f(x)=|x|, seria, f'(x)=1 se x>0 e f'(x)=-1 se x<0 e f'(0) seria indefinido, ou seja f'(x) seria descontinua em x=0.
@Atila4797
@Atila4797 7 сағат бұрын
​@@Matemagica428 a sua fala deu a entender isso quando você qualificou integral como operador inverso da derivada. Isso estaria correto desde que você se restringisse as funções deriváveis. Mas essa frase solta, não. O domínio do operador integral é um domínio muito mais amplo do que as funções deriváveis. Aliás, também faltou falar que toda função derivável é contínua e toda função contínua é integrável e mostrar através de exemplos que as recíprocas não são válidas.
@Atila4797
@Atila4797 Күн бұрын
10:00 o ponto é, se a função for derivável em um intervalo (ou seja, possui derivada em todos os pontos de um intervalo aberto) então se você der zoom em qualquer ponto o gráfico vira uma reta e área abaixo de uma reta sabemos calcular, então essa é a relação entre área e reta tangente. Acredito que isso seja uma abordagem seja preferível à fórmula que aparece na tela aos 10:07. e falta explicar que o erro em vermelho só depende de h, e que o erro comparado ao h é pequeno, ou seja, quando o h é bem pequeno o erro é menor Desde que a função seja derivável.
@Matemagica428
@Matemagica428 Күн бұрын
Realmente, nessa parte eu pequei um pouco mesmo, deveria ter deixado mais explícito que o erro tende a zero por sua Área ser basicamente (h×|f(x)-f(x+h)|)/2 com h -> 0.
@Atila4797
@Atila4797 Күн бұрын
8:00 será que toda função é a derivada de alguma outra função ? A resposta é obviamente não. Mas os motivos desse não, poderiam ter sido explicados no vídeo anterior
@Atila4797
@Atila4797 Күн бұрын
4:47 na realidade essa é só metade da idéia. A ideia em si é aproximar a área por "falta" e por "excesso". Inclusive uma das características de funções integráveis é essa, dado um erro (epsilon), eu consigo partição do intervalo de modo que a diferença entre a aproximação por "falta" e a aproximação por "excesso" é ainda menor do que esse erro que foi estipulado arbitrário.
@Atila4797
@Atila4797 Күн бұрын
4:21 na verdade a quadratura da parábola foi feita pelo arquimedes. 300 depois de cristo. Isso não é bem um erro porque é uma imprecisão histórica
@Matemagica428
@Matemagica428 Күн бұрын
Realmente quando se trata de geometria Arquimedes é A autoridade, tanto que as raízes do calculo podem ser encontradas nele com o seu método da exaustão para encontrar o valor de π. Eu só foquei em Riemann justamente por que foi ele que criou a primeira definição formal de Integral😅
@lorinhosilva4702
@lorinhosilva4702 Күн бұрын
Vc é fera professor.
@Matemagica428
@Matemagica428 Күн бұрын
(⁠ ⁠╹⁠▽⁠╹⁠ ⁠)
@lorinhosilva4702
@lorinhosilva4702 Күн бұрын
Excelente explicação professor.
@Matemagica428
@Matemagica428 Күн бұрын
Que isso chego a ficar corado (⁠◍⁠•⁠ᴗ⁠•⁠◍⁠)
@Matemagica428
@Matemagica428 2 күн бұрын
Esse video oficialmente finaliza nossa minissérie explorando o calculo, espero que tenham gostado de como os gigantes que vieram antes de nós domara a besta conhecida como o Infinito. Qualquer duvida, deixem nos comentários e tentarei responder!
@leiarangel2691
@leiarangel2691 2 күн бұрын
Uma pequena dúvida então a área da integral e a velocidade ou aceleração de uma função(x).? Pois na física calculamos a aceleração instantânea usando uma integral certo.?
@leiarangel2691
@leiarangel2691 2 күн бұрын
Outra na integral indefinida nos usamos derivada pra termos uma "noção" do que se pede? Uma expressão?
@Matemagica428
@Matemagica428 Күн бұрын
@@leiarangel2691 A pergunta não ficou tão clara mas vou tentar responder. De maneria informal a Derivada diz como uma função muda, A integral mostra o resultado do acumulo de pequenas mudanças. Caso você tenha uma função v(t) que expressa a velocidade de um objeto em um tempo t , você pode derivar v(t) em relação a t para encontrar a aceleração desse objeto, já que por definição a aceleração é a variação da velocidade com relação ao tempo. Agora se você decidir Integrar v(t) em relação a t, se você usar uma integral definida com limite inferior e superior sendo respectivamente os instantes t = a e t = b você encontraria a diferença da posição do instante a para o instante b, S(b)-S(a). Se você usar uma integral indefinida o resultado seria a função S(t)+c, Onde S(t) dirá sua posição dependendo de quanto tempo se passou e c seria a posição inicial do seu objeto em movimento. Caso tenha duvidas recomendo fazer uma revisão revendo a playlist de calculo no canal para reforçar esses conceitos.
@eduardocarreiro718
@eduardocarreiro718 3 күн бұрын
Show
@MiguelFreitasSebastião
@MiguelFreitasSebastião 8 күн бұрын
Gostei, explicação rápido e símples🎉😊
@Matemagica428
@Matemagica428 9 күн бұрын
fiz uma revisão graças a @PHdosRB007 , eu cometi um pequeno erro na marca de tempo 7:55 o problema é que o 'h' (a altura do triângulo) e na hora de escrever eu devo ter confundido com o h de hipotenusa e ter escrito a equação errado. Para usar o teorema de Pitágoras a equação correta em 7:55 seria: h² + ((√5 - 1)/4)² = 1² tanto que apesar desse erro os valores de sen(18°), cos(18°) e sen(3°) estão corretos (verifiquei com a calculadora só pra ter certeza)
@Atila4797
@Atila4797 9 күн бұрын
9:18 a reta tangencia o gráfico LOCALMENTE, ou seja, a reta só toca o gráfico naquele ponto, numa vizinhança bem pequena do ponto. lá longe pode ser que a reta toque o gráfico novamente, mas longe não interessa, só interessa o comportamento naquele instante. sugestão poderia simplesmente dizer que quando você da zoom no gráfico de uma função fixado um ponto, o gráfico a partir de certo momento fica reto. se o zoom fosse infinito vc chamaria a reta que o gráfico se tornou naquele ponto, de reta tangente ao gráfico naquele ponto. seria interessante dizer que não é com toda função que o gráfico vai "se tornar" uma reta quando você der zoom em qualquer ponto. O exemplo clássico é o gráfico da função modular, a famosa figura V
@Matemagica428
@Matemagica428 9 күн бұрын
Realmente a tangente é local, teria sido bom eu ter especificado isso e eu esqueci completamente sobre f(x) = |x|. Boa sacada.
@Atila4797
@Atila4797 9 күн бұрын
3:03 esse operador é uma função. Uma função só está bem definida quando Você diz o domínio (quais funções eu posso aplicar nesse operador mudança?) O contradomínio (quais funções eu obtenho a partir desse operador) E uma lei que lhe permita dizer precisamente quem é Mu(f(x))
@Matemagica428
@Matemagica428 9 күн бұрын
Sim, você esta certíssimo, só estou sendo MUITO informal mesmo.
@Atila4797
@Atila4797 9 күн бұрын
2:26 deveria deixar explicito que a formula escrita é válida quando: 1) o referencial é inercial 2) a aceleração é constante ao longo do tempo.
@Atila4797
@Atila4797 9 күн бұрын
2:19 outra frase extremamente problemática. Deixo como exercício ver o motivo.
@Matemagica428
@Matemagica428 9 күн бұрын
ué? mas a mudança da velocidade em função do tempo não é por definição a aceleração?
@Atila4797
@Atila4797 9 күн бұрын
2:02 você colocou dois gráficos juntos, sendo que são coisas diferentes Nesse gráfico O eixo horizontal significa o tempo, ok. Mas e o eixo vertical, ele se relaciona com qual grandeza exatamente? Km percorridos ? Ou km por hora?
@Matemagica428
@Matemagica428 9 күн бұрын
De novo você esta certo, o motivo por essa escolha é o fator espaço na tela mesmo 😅 tanto que eu especifiquei qual gráfico é cada coisa justamente para evitar uma possível confusão o eixo Horizontal esta bem especificado em quanto o vertical depende de cada gráfico, isso é errado de se fazer em um gráfico serio? Sim Mas de novo, eu preferi favorecer espaço e o valor numérico das funções.
@Atila4797
@Atila4797 9 күн бұрын
1:51 frase extremamente problemática. A velocidade não muda ao longo do tempo Mas a posição muda. É bom sempre enfatizar isso.
@Matemagica428
@Matemagica428 9 күн бұрын
Mas como? foi justamente isso o que eu disse, a velocidade (mudança na posição) não muda, a mudança não muda. tanto que a velocidade foi representada por uma função constante.
@Atila4797
@Atila4797 9 күн бұрын
1:28 pra frente. Ok, aqui tem um problema porque essa definição de velocidade ai posta, não consegue capturar informações sobre a posição do objeto (mesmo no movimento audiovisual), você começou o vídeo falando de mudança mas a distância ai não necessariamente tem a ver com mudança, a sugestão é trocar distância pela diferença de posição, (isso permite calcular velocidade para movimentos n-dimensionais) . Sobre a fórmula : Existe um problema conceitual sobre usar a física pra motivar o cálculo, porque as fórmulas da física clássica foram obtidas a partir do cálculo, no ensino médio deixamos passar por não ter cálculo lá. Mas pra falar de cálculo, seria interessante a física vir depois. Até pra poder explicar que essa fórmula que esta ai, é válida quando o objeto em movimento está em algo que chamam de referencial inercial.
@Matemagica428
@Matemagica428 9 күн бұрын
Sim, mas eu acredito que introduzido a estes conceitos pela primeira vez é melhor começar de algum local com o qual o aluno esta familiarizado, e as equações horarias do ensino médio são perfeitas para isso. Lembre-se que o objetivo desse video é ser uma introdução, revisão e/ou visão mais intuitiva sobre a derivada, se você jogar alunos de cabeça nas definições eles provavelmente só ficarão confusos e/ou frustrados sem entender o conteúdo e sem ter uma motivação para resolver o problema posto diante deles.
@Atila4797
@Atila4797 9 күн бұрын
0:58 note que as informações de quilômetros percorridos em determinado tempo não dizem nada sobre a posição do carro, mesmo que fosse um.movimento unidimensional. Poderiam ate dizer, mas pra isso eu precisaria de uma terceira informação. Que a velocidade ao longo desse trajetória foi constante.
@Atila4797
@Atila4797 9 күн бұрын
0:43 - na realidade usamos funções normalmente pra descrever o comportamento das grandezas ao longo do tempo. No cálculo I principalmente
@Matemagica428
@Matemagica428 9 күн бұрын
Correto, e não necessariamente relacionando as grandezas com o tempo, mas de novo meu principal objetivo é introduzir primeiro uma intuição mais física e depois formalizar essas ideias depois delas ficarem mais familiares
@Atila4797
@Atila4797 9 күн бұрын
0:31 - seria interessante distinguir que a posição de um carro não é uma grandeza que podemos medir com um único número (visto que um carro não se movimenta de forma uni dimensional como um trem por exemplo) diferente das outras duas grandezas que você citou. Seria interessante dizer que a forma de capturar a mudança na posição de um carro (diferença de vetores), não necessariamente é a mesma dos outros dois exemplos (diferença de números).
@Matemagica428
@Matemagica428 9 күн бұрын
claro, mas se olharmos para um problema mais simples, apenas olhando a distancia do carro, sem se importar com sua posição exata, do seu ponto de origem a grandeza se torna unidimensional. claro provavelmente teria sido melhor se eu tivesse especificado isso ou usado um trem que esta preso em seus trilhos.
@Atila4797
@Atila4797 9 күн бұрын
0:13 acredito que em termos matemáticos e pra ser mais preciso, a mudança está relacionada a operação de subtração. Grandeza é aquilo que podemos fazer uma medição, estado é a medição da grandeza em determinado momento. Se num intervalo de tempo você efetuar a subtração das medições da grandeza nos extremos desse intervalo, se essa diferença não for 0, dizemos que houve uma mudança no estado da grandeza nesse intervalo. Mas e se for 0, será que dá pra dizer que a grandeza se manteve constante ao longo do intervalo de tempo que você considerou?
@Matemagica428
@Matemagica428 9 күн бұрын
matematicamente sua definição estaria mais correta devido ao formalismo, mas meu objetivo é primeiro criar uma ideia puramente intuitiva para depois chegarmos em uma definição mais formal e concreta.
@PHdosRB007
@PHdosRB007 10 күн бұрын
Cara só uma pergunta, na parte do seno e cosseno de 18°, o valor do cosseno não deveria ser √10-2√5 sobre 4, tipo ao invés do mais seria menos, foi o que deu para mim
@PHdosRB007
@PHdosRB007 10 күн бұрын
Não sei se fiz errado mas deu este valor devido ao produto notável (√5-1)²
@Matemagica428
@Matemagica428 9 күн бұрын
@@PHdosRB007 Putz cara, tava revendo aqui você pegou um erro meu😅, o problema é que o 'h' é de altura (do triangulo) e na hora de escrever eu devo ter confundido com o h de hipotenusa e ter escrito a equação errado por causa disso. Para usar o teorema de Pitágoras a equação correta em 7:55 seria: h² + ((√5 - 1)/4)² = 1² suas contas provavelmente estão todas certas e você errou por minha causa, foi mal🥲 tanto que apesar desse erro eu calculei valor de sen(18°) e cos(18°) corretamente ( verifiquei com a calculadora só pra ter certeza ) já vou fixar um comentário com a correção.
@PHdosRB007
@PHdosRB007 6 күн бұрын
Tudo bem cara, esses tipos de erros acontecem com todos nós 😂 ainda assim o vídeo ficou muito bom e a proposta é incrível🙏🏼🙏🏼 @Matemagica428
@PHdosRB007
@PHdosRB007 6 күн бұрын
​Aliás até eu cometi um erro nos meus cálculos, faltou trocar o sinal em um momento e o valor de cosseno de 18° deu errado para mim, você está correto mesmo no resultad, é √10+2√5 sobre 4😅😂@@Matemagica428
@verdadedolorida-nf4ff
@verdadedolorida-nf4ff 10 күн бұрын
Como se resolve a derivada de e elevado a f(x)? Lembrei q vc tem um vídeo explicando sobre o e, vou reve-lo
@Matemagica428
@Matemagica428 10 күн бұрын
Só estamos usando a regra da cadeia, a derivada de e^x é a própria função e^x, e a derivada de f(x) é f'(x). Como a função que estamos derivando é e^f(x) temos de usar a regra da cadeia, assim conseguimos e^f(x) * f'(x), ao isolar o termo f'(x) achamos a nossa derivada. Obrigado por rever os vídeos! Caso ainda tenha dúvidas veja também o vídeo explicando a derivada! 😎👍
@verdadedolorida-nf4ff
@verdadedolorida-nf4ff 10 күн бұрын
@@Matemagica428 obrigado, eu tinha esquecido dessa particularidade do e elevado a x
@verdadedolorida-nf4ff
@verdadedolorida-nf4ff 10 күн бұрын
@@Matemagica428 agra faz sentido o e ser tão usado como base, quando usamos números diferentes de e na na base, a derivada fica dependente de um limite de h tendendo a zero, mas com o e não, então é possível descobrir valores da função como alguma velocidade instantânea
@pedropietrafeza5130
@pedropietrafeza5130 10 күн бұрын
❤❤
@gato-junino
@gato-junino 11 күн бұрын
Adorei seu vídeo e alguns comentários. 🤭
@gustv0892
@gustv0892 12 күн бұрын
Questãozinha de matar a pau
@Matemagica428
@Matemagica428 11 күн бұрын
Que isso... só levou 2 meses para eu conseguir resolver e entender o que tava acontecendo com ela. 🥲
@moisesbr
@moisesbr 12 күн бұрын
Tive a honra de colocar o centésimo like. Muito bom! É interessante que, intuitivamente, pensemos só em números inteiros, mas a natureza esteja cheia de irracionais e complexos.
@Matemagica428
@Matemagica428 12 күн бұрын
Agradeço pela honra de ter seu like. Realmente, a intuição humana esta mais acostumada com o conjunto dos inteiros, mas frequentemente a intuição falha, por isso que muitas vezes precisamos de mais rigor em nosso pensamento para entender o mundo.
@daviborgesk94
@daviborgesk94 13 күн бұрын
Poderia fazer um vídeo contando a história dos logaritmos? e se possível por no vídeo como calcular eles na mão com algum método de aproximação
@Matemagica428
@Matemagica428 12 күн бұрын
Obrigado pela sugestão. Logaritmos são um tópico de alto debate, principalmente porque muitos tem raiva dele ao não entender direito como ele funciona. Mas sua historia é realmente fascinante já que ele foi criado justamente para lidar com números muito grandes ou muito pequenos.
@pedrorocha3314
@pedrorocha3314 13 күн бұрын
Muito bom !! Vídeo foda demais. Se puder, um dia, traga um vídeo sobre a temática de fractais e sua relação com a natureza. Abraços
@Matemagica428
@Matemagica428 12 күн бұрын
Esses vídeos demoram bastante de ser produzidos mas eu posso tentar, fractais são um tópico que tem muito mais profundidade do que a maioria das pessoas pensam. p.s.: abraços para você também :)
@pedrorocha3314
@pedrorocha3314 12 күн бұрын
@@Matemagica428 muito provavelmente por esse motivo que n tenha tantos vídeos sobre, busquei uns mas nenhum com a profundidade que vc costuma abordar. Mas fica a dica de tema, adoraria poder ver um vídeo sobre isso um dia
@jeronymopereiranunes6154
@jeronymopereiranunes6154 14 күн бұрын
Otimo. Jeronymo
@CLIMAKUS
@CLIMAKUS 15 күн бұрын
3:35 Mas nem o agiota mais canguinha pra cobrar um juro desse. Nem a Crefisa... Se bem que a Crefisa é bem possível...
@carloslopes3812
@carloslopes3812 16 күн бұрын
É complicado ensinar isso, falando que um artigo publicou que 90% dos brasileiros não sabem matematica básica, então esta falando para 10% do povo
@Matemagica428
@Matemagica428 15 күн бұрын
Realmente é triste, mas pra matemática básica já tem diversos canais e eu adoro esse nicho da matemática mais avançada.
@nelsonmachadojunior8282
@nelsonmachadojunior8282 15 күн бұрын
Mais não precisa todos saber matemática.
@bipbup2540
@bipbup2540 11 күн бұрын
Tenho 15 anos, estou na nona série e descobri amar matemática, agora estou 03:03 da manhã vendo e anotando várias aulas😂
@Matemagica428
@Matemagica428 11 күн бұрын
@@bipbup2540 é isso ai! continua assim que você vai longe jovem! Só cuidado com o sono😅
@gato-junino
@gato-junino 11 күн бұрын
Carlos, bom dia. O que você falou sobre a situação da Matemática no país é verdade pura. Vamos aproveitar os outros canais de Matemática mais simples para aprender também. Tamo junto. Eu só consegui entender esse vídeo porque eu estudei Cálculo na universidade. E olha que foi em 2003, 2004 e 2005. E hoje em dia eu me lembro dos conceitos básicos, mas de outras coisas não.
@lucs5616
@lucs5616 16 күн бұрын
Incrível irmão🎉
@Matemagica428
@Matemagica428 15 күн бұрын
Agradeço, esse video deu um bom trabalho 😅
@ruammarcos9707
@ruammarcos9707 16 күн бұрын
Parabéns pelo vídeo, uma abordagem bem amigável a derivadas! Um grande serviço a educação. Sucesso mestre!! 👏👏
@Matemagica428
@Matemagica428 16 күн бұрын
Cálculo não precisa ser um monstro de 7 cabeças 🤠
@Matemagica428
@Matemagica428 16 күн бұрын
Espero que tenham gostado do segundo vídeo da serie de cálculo. No próximo video falaremos do conceito de integral e como ele se relaciona diretamente com a derivada. Caso tenham alguma duvida sintam-se livres para perguntar e tentarei responder do melhor jeito possível!
@AlexSardemberg
@AlexSardemberg 16 күн бұрын
Muito bom... Agora entendi porque a derivada de e^x é a própria função! Parabéns pela explicação! Ganhou um like e uma inscrição...
@conti_6502
@conti_6502 17 күн бұрын
Sensacional demonstração. Simples e direta. Parabéns e obrigado. 👏👏👏👏👏
@elisiomaio9482
@elisiomaio9482 17 күн бұрын
UAU...👏👏👏👏👏👏👏
@lorinhosilva4702
@lorinhosilva4702 19 күн бұрын
Novo escrito no seu canal.
@lorinhosilva4702
@lorinhosilva4702 19 күн бұрын
Excelente explicação professor.