Que ótima entrevista! O Camel é minha banda favorita de prog, então eu apreciei imensamente. Ótimas perguntas, e Colin trouxe aqui algumas respostas que eu não imaginava. Teria sido ótima alguma pergunta sobre discos novos do Camel, acho uma pena eles não gravarem material novo. Mas, de todo modo, sou muito grato a vocês por essa entrevista!
@canalluckylucianodiscos72344 күн бұрын
Tmj
@Anfibius4 күн бұрын
Em 56:40 a entrevista entra no tema do Camel. Mas as partes anteriores (em que Bass fala sobre seu novo disco solo, suas produções e o 3 Mustaphas 3) é imperdível.
@ramoncardinali4 күн бұрын
Ótima entrevista, Kelvyn! Ele falou de MUITAS curiosidades que eu não tinha ouvido em nenhuma entrevista até então.
@Wallassonproducoes4 күн бұрын
Cheguei na hora. Hora de entrevistar o cara. Colin Bass é foda demais. Além de acompanhar o Latimer no Camel onde fez aqueles 4 últimos e emocionantes discos e inclusive tem uma grande estreia solo, aquele espetacular "An Outcast Of The Islands".
@Prog_land4 күн бұрын
Entrevista começa aos 6:04 Interview starts 6:04 Aproveitem a oportunidade e por favor, apoiem nosso canal via chave pix. O endereço é: [email protected].
@paulobeto6 күн бұрын
Quadros de Uma Exposição é uma suíte para piano de Modest Mussorgsky (1839-1881). A peça só seria publicada em 1886, depois da morte do compositor. E mesmo assim, foi mexida, otimizada e, possivelmente em alguns pontos, empobrecida, por Rimsky Korsakov. Era uma peça bastante tocada, mas não a ponto de deixar o compositor famoso depois de morto. Foi então que, em 1922, o maestro Serge Koussevitzky a quis orquestrada, para a Sinfônica de Boston. E quem ele chamou para transpor a partitura de piano para orquestra foi ninguém menos que Maurice Ravel, o deus da orquestração. E é nessa forma que conhecemos os Quadros de uma Exposição. Para se ter uma ideia, Sir Henry Wood, célebre regente inglês, fez uma orquestração em 1915. Assim que soube, em 22, que Ravel a orquestraria, mandou suspender a publicação de sua orquestração e proibiu a divulgação das partituras.
@georgegarcia40537 күн бұрын
Caramba, curto rock prog desde 1998 e nunca tinha me atentado ao The Nice. Irei ouvir!!!
@Prog_land5 күн бұрын
Ouça, por favor. Vale demais a pena. Foi a banda mãe dos power trios teclados-baixo-bateria.
@antonioaugustocarvalho7 күн бұрын
O Keith Emerson representa o tripé que seria o grande ideal na música O formalismo técnico da música clássica, o improviso e o lado intuitivo e experimental do jazz e a energia jovial do rock
@Prog_land5 күн бұрын
Perfeito comentário.
@lucasr4067 күн бұрын
Vídeo muito massa! Parabéns!
@mangusto-q8y7 күн бұрын
Eu tinha o vinil Thick as Brick. Sensacional.
@mangusto-q8y7 күн бұрын
Grande Kelvyn, saca muito
@mangusto-q8y7 күн бұрын
Parabéns pelo trabalho, irmão. Tmj!
@Leandro-ks1ux7 күн бұрын
De fato Devin não é tão reconhecido por aqui. Poucas pessoas comentam sobre esse camaradinha, que tem uma discografia bem diversificada. Vou até ouvir o Deconstruction agora, acho que é o meu favorito. Excelente vídeo.
@ramoncardinali5 күн бұрын
Deconstruction é dos meus favoritos tmb! Uma pena não ser mais conhecido por aqui. Acaba deixando ainda mais distante o sonho dele vir ao Brasil um dia 😢. De todo modo valeu por prestigiar o vídeo, meu caro!
@paulobeto7 күн бұрын
Sem chances de ser Zurna, instrumento de origem armena que se popularizou na Turquia.
@paulobeto7 күн бұрын
Certeza absoluta de que a intro de Endless Enigma part 1 é o som de um sintetizador Moog e não um Theremin. Faz remeter ao som do Theremin por causa de um recurso comum nos synths chamado Portamento ou Glide, que une as notas num glissando. Pode ser programado para ser rápido (como é o caso) ou pode ser bem longo, classicamente usado por Rick Wakeman em 4:10 do seu solo no Yessongs. Wakeman meio popularizou esse recurso.
@Prog_land5 күн бұрын
É uma grande possibilidade. Fato é que no crédito do álbum e no site da banda, tanto em outras fontes de catalogação tem o outro instrumento creditado. Basta saber se ele é usado em outro instante desta mesma faixa ou em outra no álbum. Mas de qualquer forma valeu demais a explicação técnica Paulo, tu é fera!
@paulobeto5 күн бұрын
@ consegue me dizer o nome desse instrumento?
@paulobeto5 күн бұрын
@@Prog_land vou te contar uma história do Emerson q não existe oficialmente. Sabe como é 1° de abril, né? Em 2011 a Moog fez uma pegadinha, fácil de encontrar no KZbin, sobre um suposto Theremin Polifônico (algo bem absurdo). A protagonista desse video é uma famosa theremista que tive oportunidade de conhecer pessoalmente e fazer amizade, Dorit Chrysler. Ela disse que o Keith Emerson correu pra reservar um Theremin Polifônico pra ele, kkkkk. Caiu na mentira… Esse povo é muito zoeiro!
@CristinaAraujo-sl2wg8 күн бұрын
47:45 - O kelvyn definitivamente é uma das raras pessoas no mundo que não gostam do álbum Tarkus rsrsrs
@alephkwagner.youtube8 күн бұрын
Ninguem fala de The Sage
@alephkwagner.youtube8 күн бұрын
Ah, falaram. Belíssima música pouco lembrada.
@polaroleonardo7 күн бұрын
Eu amo essa ❤❤❤
@Prog_land5 күн бұрын
Falamos pô rsrs. Inclusive acho essa a balada mais bonita do ELP. O ápice vocal do Lake.
@Wallassonproducoes8 күн бұрын
Cheguei pro vídeo. 80 anos que faria o saudoso Keith Emerson se estivesse em vida. Não tenho nem o que falar da lenda que veio do The Nice e tocou em um super e lendário trio, né? A propósito, Kelvyn, estou curtindo muito uma superbanda que lançou inclusive um dos melhores discos deste ano, o Frost*. Membros que veio do Kino, Arena e IQ que formaram essa banda. Aquele "Life In The Wires" que tá muito da hora, nem se conta, já o "Milliontown", minha nossa, baita obra prima de estreia de 2006. Progressivo pesado com música eletrônica que combinou muito bem.
@Prog_land5 күн бұрын
Adoro o Frost. E ouvi o disco. Discorreremos mais dele na retrospectiva que sairá em breve.
@Prog_land8 күн бұрын
Link para o artigo de Ricardo. drive.google.com/file/d/14NCB5TRJ00pdrnPvXFAIBA-GfbqFZUSU/view?usp=drivesdk Aproveitem a oportunidade e por favor, apoiem nosso canal via chave pix. O endereço é: [email protected].
@WilliamdeSouzaSantos-kv9pc10 күн бұрын
Cara , eu curto o Nektar desde 1974 e meu primeiro álbum comprado da banda foi o Remember The Future em 1974 depois os demais até o Sunday Night At London Roundhouse Nektar Live , depois com o advento do CD troquei todos por CD e hoje tenho toda sua dicografia , inclusive o último lançado este ano , o excelente Mission To Mars . Valeu , sua resenha foi muito didática pra quem não conhece a banda ou até pra despertar interesse . Nektar Forever ! Roye Albrighton foi o cara nos anos 70 no seu timbre de guitarra . Congratulations !
@Wallassonproducoes12 күн бұрын
Cheguei. Devin Townsend é top demais. E então, Ramon, meu conhecimento com o Devin começou ao conferir um ao vivo da música Deadhead, que faz parte do Accelerated Evolution, mas eu vi completo o Lightwork e gostei muito, mas na retrospectiva de 2022, só do Kelvyn ter falado de uns discos como Ocean Machine e principalmente o Terria, aí que me chamou atenção. Ouvi o Ocean Machine e nas primeiras vezes não estava preparado para aquela tríade formada por Funeral, Bastard e aquela The Death Of Music, demorei um pouco pra me adaptar, tanto que até hoje eu amo este disco. Mas a minha audição melhor pro Townsend, começou a partir daquele que já é o meu favorito de todo o catálogo, que é aquele atmosférico e agressivo Terria. Depois eu me aventurei pelo Ziltoid The Omniscient, de 2007, com um conceito meio besta que o disco propõe, mas é outra obra prima. Depois eu vi a ópera teatral meio Disney, mas agressivo no Empath. Da DTB, eu só ouvi e achei bem violento e atmosférico Accelerated Evolution, só não vi o Synchestra e confesso que não vi nada do Project, mas tenho um que me chamou atenção, que é aquele Deconstruction. E eu gostei muito daquela vibe pop acessível que ele fez agora em PowerNerd.
@ramoncardinali11 күн бұрын
Já conhece muita coisa então, Wallasson! Se gostou dessa vibe mais pop então tem muita coisa pra tu explorar ainda. Em especial o ADDICTED, EPICLOUD e SKY BLUE! São 3 discos ótimos um pouco mais na vibe do PowerNerd!
@Prog_land12 күн бұрын
Aproveitem a oportunidade e por favor, apoiem nosso canal via chave pix. O endereço é: [email protected]
@robertocarlosmachado84614 күн бұрын
Ola meu brother, o Steve Hacket se casou com uma brasileira baiana de psedonimo Kim Poor, artista plastica que ilustrou algumas capas do Genesis e por consequência, as capas da carreira solo dele. Fechou.
@paulobeto17 күн бұрын
Queridos parabéns pelo papo delicioso. Gostaria de comentar que a palavra Red se refere ao vermelho do VU. Ou seja, no talo! Abraços
@iagosilame987520 күн бұрын
Se esse vídeo ficou com duas horas, o vídeo da tierlist vai ficar com umas dez kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@Wallassonproducoes20 күн бұрын
Este disco do Marillion é show de bola. Não tenho o que falar deste álbum. Inicio da fase que passou por poucas e boas e continua firme e forte. Faixas como The King Of Sunset Town, Easter, a faixa título, Berlin, The Space, enfim. Sensacional. Já até declarei que o Marillion é uma das bandas da minha vida.
@alephkwagner.youtube19 күн бұрын
Minha também. Ainda aguardo o canal promover uma banda sensacional Saga e outras bandas que amo como Magnum e Styx.
@gabrieldemori162320 күн бұрын
Depois de muitos anos que eu já ouvia o Remember the Future, hoje eu vejo a história de criação desse álbum e informações sobre a trajetória da banda. Muito bom. Parabéns.
@juliosalvati323221 күн бұрын
Embora eu prefira a fase Fish, reconheço que a fase Hogart trouxe obras de inegável qualidade. Seguramente os seguidores (eu inclusive) vão curtir abordagens de vátias outras obras da fase Hoggart. Obrigado!
@marcelotrindadebarros859221 күн бұрын
ESSE CANAL É MUITO LEGAL. ROCK PROGRESSIVO É DE ALTA QUALIDADE...
@nomademusical21 күн бұрын
Sempre um baita prazer conversar com vocês, ainda mais sobre uma das bandas da minha vida!
@Prog_land21 күн бұрын
APOIEM O CANAL PELA CHAVE PIX [email protected] E....aproveitem a oportunidade e assistam ao canal de Arthur, o Nômade Musical, e sigam suas bandas, AlphaJorge e Lupino. youtube.com/@nomademusical?si=4bxUGHgzj_RNDl5R (Canal) linktr.ee/alphajorge?fbclid=PAY2xjawGva9VleHRuA2FlbQIxMQABpmpxTJhV-YeGRwJXwaJTRhRRM-jAhyQJj5eZdD6cOwPnKm_xumCXTCzdfw_aem_lrKV_NOmOJDZNmIFlyRX8g (AlphaJorge) linktr.ee/Somoslupino?fbclid=PAY2xjawGva0lleHRuA2FlbQIxMQABptcw-hHtU182F0gpsgW8CvyEj-FwC8TGk7dQOI3sFODXYc0qI_aDH_-7iw_aem_SFcBZvvp6R5FYxzecT8aWA (Lupino)
@rafaa15121 күн бұрын
Quem tiver essa fita da Globo gravada, guardada em algum lugar, precisa disponibilizar isso de alguma forma!
@europis88825 күн бұрын
Fui eu que citei Its a Beautiful Day, adoro a grande maioria dos discos citados aqui, o primeirão do Chicago é uma obra prima.
@Prog_land5 күн бұрын
Valeu!!! Boa demais a tua citação. E esse do Chicago é irretocável. Junto com o de 1970, o 3 e o 7 são os fundamentais deles.
@europis8885 күн бұрын
@@Prog_land todos são perfeitos até o de 1980. A partir do de 1982, ficou irregular, alternando bons e maus momentos. O problema do Chicago são os timbres modernosos de plastico que aderiram ao seu som a partir de 1982, não as baladas do Cetera, eu AMO as baladas maravilhosas do Peter Cetera tambem !!!
@joaopaulodeogracias408625 күн бұрын
"aries' do writing on the wall é uma versao bem crazy da 'aries - the fire fighter' do the zodiac - cosmic sounds de mort garson
@Prog_land22 күн бұрын
@@joaopaulodeogracias4086 Caraca, sério? Nunca tinha reparado. A maioria dos da série do Zodíaco (que coincidentemente são de 1969) cheguei a ouvir. Uns três que não. Tenho quase certeza que esse foi um deles. Valeu pelo complemento, João Paulo!
@joaopaulodeogracias408622 күн бұрын
@Prog_land nao conhecia o writing on the wall e fui ouvir por causa desse vídeo! Valeu tbm!
@joaopaulodeogracias408622 күн бұрын
@@Prog_land é o do mort garson,achoque é um só, não?
@Prog_land5 күн бұрын
@@joaopaulodeogracias4086É que o álbum de 1967 é um, que nem é do Garson, mas sim de música composta por ele e tocada pelo Paul Beaver, mas a segunda versão de "continuidade" ao disco, essa sim feita e tocada pelo Garson que cito aqui, saiu como trabalho quíntuplo em 1969, dois anos depois, em LP raríssimo, que englobava todos os signos em peças mais estendidas (diferente do LP de 1967). Pelo preço ser muito mais caro que um LP tradicional, o Garson optou por lançar mini-álbuns com o disco fracionado e as peças individuais. Isso facilitaria a difusão do trabalho e até da acessibilidade (tanto monetária quanto musical) daquele álbum. Por isso muita gente o conheceu assim, pelas peças individuais e só depois ou nunca ouviram a coisa inteira. Essa prática às vezes era comum na época. O próprio 1º álbum ao vivo do Chicago, banda na qual cito no ranking, sofreu disso. Era quádruplo e foi lançado em três álbuns separados para facilitar as vendas, pois era preço de boxset.
@Prog_land5 күн бұрын
@@joaopaulodeogracias4086Nada. Writing é bom demais. Uma pena que não engrenaram. Há um tempo atrás tinha um bootleg deles aqui no KZbin, de um show deles (junto com o Cressida) abrindo pro Soft Machine, em 1970. Mas tiraram :(
@starcastle200825 күн бұрын
Parabéns pelo vídeo e por ser um oásis do rock progressivo no KZbin! 🥁🎸🎹🎶🎵👍👏
@joaojjjjjr27 күн бұрын
Boa escolha de discos. Há um ruído em boa parte da transmissão. A inclusão da cantora francesa foi inusitada.
@Prog_land26 күн бұрын
Muito obrigado, João. Foi acredito do ventilador. Tentei até reduzir na edição, mas temi que minha voz ficasse muito abafada.
@dawmata71927 күн бұрын
um negrão falando sobre prog??? tome meu like 👍👍👍
@Prog_land22 күн бұрын
@@dawmata719 Valeu, irmão. Vai ter negão falando de Prog sim. E depois dá um confere aqui no canal, espero que goste!
@Prog_land27 күн бұрын
Aproveitem a oportunidade e por favor, apoiem nosso canal via chave pix. O endereço é: [email protected]
@joaopaulodeogracias4086Ай бұрын
Massa demais, gente!
@DiogoRodrigues-ju9kxАй бұрын
Vídeo lindo! Melhor linha de baixo de John Wetton é Larks tongues in aspic part 1. Melhor disco do King Crimson no geral não consigo decidir mas no momento o que eu mais curto é o Discipline. Façam um vídeo sobre o In The Wake Of Poseidon. Foi o primeiro disco que eu ouvi inteiro deles, Pictures Of A City é uma das minhas músicas preferidas da banda até hoje. Alguém também acha o in the wake of poseidon em termos de atmosfera um disco irmão do in the court of the crimson king?
@ramoncardinaliАй бұрын
Eu considero total discos de irmãos! Eles se parecem em muitos aspectos!
@kelvyn_araujo29 күн бұрын
Sem sombra de dúvidas. Inclusive isso é meio proposital, a fim de repetir uma fórmula mesmo, já que a banda tava nas vias de se separar à época e precisava de um norte musical como referência. E obrigado pelos elogios ao vídeo, Diogo!
@starcastle2008Ай бұрын
Esse álbum é uma pérola do progressivo! Parabéns pela live e saudações progressivas! 🥁🎸🎹🎶🎵👏👍
@tiagomenesesvtrАй бұрын
Adoro esse disco...seu som denso, pesado e sombrio...aquela mistura de rock progressivo com elementos de jazz, improvisação livre e uma atmosfera quase industrial é sensacional...Fripp e seus riffs asperos de guitarra, o baixo poderoso e a voz rouca de Wetton, além das batidas precisas e sempre inventivas do Bruford. Adoro a ideia de algumas passagens irem de melodias melancólicas a explosões instrumentais caóticas que criam um clima tenso e dramático que, na minha opinião, soa quase cinematográfico. Discaço.
@Prog_landАй бұрын
Aproveitem a oportunidade e por favor, apoiem nosso canal via chave pix. O endereço é: [email protected]
@SandraFernandes-b5nАй бұрын
Eu fico bobo como você, apesar da pouca idade, manja bastante de música. Muito muito muito bacana!
@SandraFernandes-b5nАй бұрын
AMEI O VÍDEO
@quartzautomaticАй бұрын
Muito bons seus videos. Uma dica, coloque um bom fundo de tela personalizado🎉
@quartzautomaticАй бұрын
Gostei. Eu adoro o Yuareté
@antonioaugustocarvalhoАй бұрын
Os termos progressivo e fusion, viraram sinônimos de música de qualidade e bom gosto, um exemplo é o próprio Milton, na Wikipédia por exemplo, alguns álbuns dele na classificação gênero, aparece mpb, Rock progressivo e geralmente quando o artista faz uma música que foge de rótulos ou não se enquadra direito em algum estilo mais convencional, acabam chamando de progressivo ou fusion, Milton é fantástico e atemporal
@SandraFernandes-b5nАй бұрын
Disse tudo
@ramoncardinaliАй бұрын
Excelente vídeo, Kelvyn! Dos que você mencionou o meu favorito é o ANGELUS! Discasso absurdo!