IBGE - pardos no grupo de negros
1:01
Пікірлер
@cortesdofelquinha12
@cortesdofelquinha12 3 сағат бұрын
Você é preta, a Vanessa da Mata não
@Pan_Da_Yon
@Pan_Da_Yon 7 сағат бұрын
Perfeito! A eterna sensação do não lugar.
@luciliagabriel5142
@luciliagabriel5142 2 күн бұрын
Eu tenho uma dúvida genuína: nessa questão da identidade parda, o que define o pardo seria uma ascendência direta multiracial? (Ex: pai preto, mãe branca). Porque eu sou uma pessoa preta, filha de pai e mae pretos, mas de tons diferentes (minha mae um pouco mais clara que meu pai), o que faz com que eu não tenha o tom mais escuro possível, apesar de ser considerada uma mulher retinta. Só que esse não lugar racial nunca existiu pra mim. Ai eu seria parda também por ter algum nivel de ascendência branca (mesmo que distante) na minha família ou seria só na ascendência direta? Pq de fato mestiço quase todo mundo é nesse país, mas o que de objetivo que separa o pardo do preto?
@juliomello6198
@juliomello6198 2 күн бұрын
O movimento negro no Brasil usa os pardos, mas não os acolhe e nem se interessa por suas demandas especificas, querem que os pardos lutem pelo movimento negro, mas não querem pardos em suas lideranças e nem que os pardos tenham voz dentro do movimento, e querem os pardos bem longe das cotas nas universidades fazendo verdadeiros tribunais raciais para impedir o acesso dos pardos as cotas, enfim, quando lhes convém tratam pardo como branco.
@juliomello6198
@juliomello6198 2 күн бұрын
O movimento negro no Brasil usa os pardos, mas não os acolhe e nem se interessa por suas demandas especificas, querem que os pardos lutem pelo movimento negro, mas não querem pardos em suas lideranças e nem que os pardos tenham voz dentro do movimento, e querem os pardos bem longe das cotas nas universidades fazendo verdadeiros tribunais raciais para impedir o acesso dos pardos as cotas, enfim, quando lhes convém tratam pardo como branco.
@antonioroque4969
@antonioroque4969 2 күн бұрын
A Srta. precisa pesquisar e estudar esta questao. Tanto aqui quanto nos EUA e em países colonizadires da Europa. Entao, fazes uma crítica sem apresentar dados estatísticos desses que "fogem"?
@antonioroque4969
@antonioroque4969 2 күн бұрын
kzbin.info/www/bejne/haPRY6avjL6YfZosi=pRo72FjMt3AeprDz
@antonioroque4969
@antonioroque4969 2 күн бұрын
Se a pele não é negra ou preta, o termo pardo define melhor os mestiços não brancos e não negros e não é "aparência ambígua" (?) é miscigenação. Não é para fugir mas para se identificar com mais propriedade.
@verdesilva
@verdesilva 2 күн бұрын
Não, não foi a NASA q usou o desenho de uma negra, foi a agência espacial brasileira q usou c/ o intuito de celebrar a ida da primeira mulher (sim, q era branca e russa) ao espaço sideral. O q vi nas discussões sb essa polêmica é q se fosse o desenho de uma mulher branca não teria problema algum, seja lá qual fosse a característica q tivesse, mas a agência espacial BRASILEIRA comemorar os 61 anos da ida da primeira mulher à Lua c/ o desenho de uma mulher negra é problemático, é forçar a barra, é mentir.
@arq.raimundofilho6286
@arq.raimundofilho6286 3 күн бұрын
Nem todos os pardos são descendentes de estupros. Aliás, a grande maioria não é! Desde o início os portugueses procuraram fazer alianças com os indígenas da Pindorama, conseguindo se aproximar primeiramente dos tupiniquins e tupinambás para juntos criarem o Brasil. Nos primeiros séculos da colonização brasileira (séculos 16 e 17), as mulheres portuguesas não vinham para a colônia, o que obrigou os portugueses a se relacionarem com as indígenas, num processo chamado de "cunhadismo". Os portugueses em 1500 não tinham homens suficientes e nem tecnologia para entrarem nos campos e florestas cometendo genocídio e estupros. Não foi uma batalha estilo invasão alemã na Rússia (Segunda Guerra Mundial). Não! Teve que ser na conversa... na diplomacia... Foram os tupis que de início abriram picadas, construindo trilhas, com ferramentas (facões, foices, machados...) portuguesas para que a colonização se iniciasse. O problema é que os professores de história fazem parecer que aqui ocorreu uma "marcha para o oeste" no estilo norte-americano, onde os brancos fortemente armados iam atropelando os índios e destruindo seus meios de subsistência. Nossa história é diferente. Nossa conquista do oeste se deu desde o início do século 16, com a ajuda dos tupis. Já nos EUA só a partir da segunda metade do século 18, mas principalmente do 19, após eles terem aperfeiçoado as armas de fogo (winchester 44 e metralhadora Maxim). Lá não houve alianças significativas entre brancos e indígenas como aqui. Lá eram brancos contra indígenas. Aqui a guerra era entre a aliança luso-tupi contra as etnias jê, aruaque e, em menor escala, caribe. São estilos de conquistas diferentes em contextos históricos também diferentes! Os primeiros brasileiros eram pardos caboclos, filhos de pais portugueses e mães tupis.
@glauciasantana6184
@glauciasantana6184 4 күн бұрын
Ubuntu
@Cleytonveras
@Cleytonveras 5 күн бұрын
Traduzindo... os pardos que se f**** no Brasil. Kkkkkkkkk
@LeandroCesarCruz
@LeandroCesarCruz 6 күн бұрын
Não tenho orgulho nenhum em ser pardo. Eu queria ser branco nessa poha. Ser pardo é uma bosta, nem cota a gente ganha. Os negros são os mais racistas que os branco nas bancas de concurso. P.S. odeio movimento negro.
@marcosantonioricardo4799
@marcosantonioricardo4799 7 күн бұрын
Caramba, muito bom esse entendimento; parabéns
@Machado9106
@Machado9106 7 күн бұрын
é valido lembrar que para grande parte da esquerda o pardo não existe, para eles são todos negros
@CamilaVic-i6r
@CamilaVic-i6r 8 күн бұрын
n tem problema nisso, até pq brancos tb usam chapinha,progressiva e afins blabla.
@oswaldovb
@oswaldovb 8 күн бұрын
Os novos Capitães do Mato querem enfraquecer os movimentos negro e indígenas...
@CamilaVic-i6r
@CamilaVic-i6r 8 күн бұрын
Bla bla.
@parditude
@parditude 6 күн бұрын
Chamar pessoas pardas de ‘capitas do mato’ é racismo escancarado e uma violência sem tamanho… o que enfraquece a luta por direitos raciais para negros, indígenas e MESTIÇOS desses grupos é o seu comportamento e não o meu.
@CamilaVic-i6r
@CamilaVic-i6r 8 күн бұрын
E qual seria o problema de separatismo?
@parditude
@parditude 6 күн бұрын
União faz a força
@sramaria2805
@sramaria2805 8 күн бұрын
A cantora se expressar querendo dizer que queria que o pai dela por ser caucaciana "fosse embora" é interessante. Uma pessoa morena e negra pode ter essa atitude, mesmo na brincadeira, ninguém acha estranho. Eu tenho a pele caucasiana, mas jamais se consideraria "branca", por que acho que a ideia de "branco" vai além da cor, por que há um significado de superioridade econômica e de classe. Sou caucaciana, mas me considero parda (mais pra cabocla) tanto por questões fisiotipicas quanto por que nasci pobre na periferia de um interior do Ceará. É bom lembrar que o racismo não acontece somente com pessoas da etinia negra e indígena, mas hoje em dia a xenofobia contra nordestinos também já está equiparado ao racismo, sem falar no que está hoje em dia acontecendo com os árabes palestinos, o racionismo sionista e o genocídio palestino.
@caiquefrancis
@caiquefrancis 9 күн бұрын
eles so querem dividir o povo. dividir para conquistar. isso o que fazem de melhor e em todas as areas.
@luziasantos8991
@luziasantos8991 13 күн бұрын
Eu não sei se sou parda ou mestiça.
@Pantherapardus-r4q
@Pantherapardus-r4q 13 күн бұрын
Oi, já pesquisou o mito do Europeu de pele morena, o motivo disso? Pesquisa sobre os sarracenos,na Itália, a morenika, na Espanha e os Mouros de Portugal.
@jefersonpereira2811
@jefersonpereira2811 16 күн бұрын
Sou filho de pai preto e mãe branca. Sofri preconceito tanto dos brancos como dos pretos. Passei vários anos sem uma identidade de cor. Como eu convivi com minha mãe, porque meu pai me deixou com um ano de idade. Como nasci com a cor branca, me considerava branco, mas, meus irmãos mais velhos que são filhos de pai branco também, não deixava eu esquecer que era filho de pai preto. Meu Deus! Como eu sofri com o preconceito recreativo em casa. Desta forma, não aceitava a mistura de raças devido ao meu sofrimento. Hoje, com maturidade, não tenho ainda uma identidade de cor, e com uma revolução de lutas contra a realidade racista, iremos sim, conquistar o fim dessa situação e parar os sofrimentos.
@Pantherapardus-r4q
@Pantherapardus-r4q 17 күн бұрын
Faz um vídeo sobre a Kamala, disseram que ela não é negra. Existe uma relação com o discurso falado no Brasil e a nossa invisibilidade, quanto pardos. Concordo com o que você falou.
@josielesantosdeoliveira274
@josielesantosdeoliveira274 18 күн бұрын
Terça feira é meu dia kkk me desejem sorte 😂
@Anonimous-g2l
@Anonimous-g2l 19 күн бұрын
Se a Mãe é negra e o pai branco e eu nasci meio branco,como pode os genes sofrerem mudanças dentro do DNA?se apenas um genes será dominante na formação das características porque é que a minha cor fica intermediária? alguém pode me explicar?
@gustavocastro2596
@gustavocastro2596 19 күн бұрын
A direita é o lado político que defende a manutenção do status quo, ou seja, pardos e negros como classe trabalhadora dominada pela classe burguesa branca europeia e seus descendentes. Como classe trabalhadora, Os pardos eram os indígenas que foram convertidos ou pessoas miscigenadas (união entre povos diferentes) Os negros eram os "indígenas" da África que vierem pro Brasil pra serem escravizados Cotas raciais é o mínimo de política pública que deveríamos ter e EXIGIR
@professoraluanatorres
@professoraluanatorres 20 күн бұрын
Cirúrgica e maravilhosa, como sempre!
@parditude
@parditude 6 күн бұрын
Linda!!!
@flavia8737
@flavia8737 20 күн бұрын
É interessante como a linguagem e as narrativas conseguem, muitas vezes, obstruir o que é real, o que é fato.
@TrollOtako
@TrollOtako 23 күн бұрын
assim como eles criaram isso nos EUA eles tbm criaram o movimento que vc defende no Brasil acho que é tão óbvio isso até pq eles tem o poder até hj e na queda época era muito maior
@parditude
@parditude 21 күн бұрын
Movimento que eu defendo?????
@parditude
@parditude 21 күн бұрын
Eu criei o movimento que eu defendo, se chama parditude
@terezasilva5542
@terezasilva5542 25 күн бұрын
Sempre.me.senti assim. Nem nem, nem branca nem preta. Até hj tenho dificuldade de me.identificar. Me identifico como preta, mas ainda tenho dúvida.
@ms4y0ri
@ms4y0ri 25 күн бұрын
Já passei por isso, era terrível, usava um monte de efeito pra clarear a pele, dava progressiva no cabelo, evitava sair no sol (jurando que ia ficar branca se nao tomasse sol), não me sentia bem com minha cor de pele e me sentia suja perto das minhas amigas brancas, mas agora minha relação com minha pele mudou mt
@reidsonmascarenhas8589
@reidsonmascarenhas8589 26 күн бұрын
😂😂😂😂parda tentando se achar negra
@parditude
@parditude 25 күн бұрын
Não estou tentando me achar negra, eu sou parda e não sou negra. Aliás é exatamente isso que defendo em meu canal. Passou vergonha com seu comentário.
@Gi2007fui
@Gi2007fui 23 күн бұрын
Caso não saiba, segundo o IBGE, negro é o nome do conjunto dado ao grupo de pessoas pardas e pretas. Dito isto, explique, por favor, o que você quis dizer com sua afirmação?
@JonGSalvatore
@JonGSalvatore 23 күн бұрын
@@Gi2007fui não é o IBGE que decide o que cada palavra significa ... negro É preto. isso aí é para juntar pardos afros e indígenas na mesma estatística.
@reidsonmascarenhas8589
@reidsonmascarenhas8589 19 күн бұрын
@@parditude parda não sofre racismo se falar que sofre é mimimi, então não tem direito a nada
@reidsonmascarenhas8589
@reidsonmascarenhas8589 19 күн бұрын
@@Gi2007fui coitada, eu sou pardo e fui desclassificado de um concurso pq n sou negro então vai estudar negro é negro e pardo é pardo, isso só vale para IBGE
@maxmedeirosborges2437
@maxmedeirosborges2437 27 күн бұрын
Tenho meu orgulho vira-lata
@michele609
@michele609 27 күн бұрын
Agora vão pesar na dos pardos. 🙄 É o seguinte, se a pessoa nasceu e lá no registro de nascimento está como parda, é parda e pronto, acabou!!! Uma coisa é essa pessoa parda se considerar uma pessoa preta, outra coisa é a sociedade impor que ela reconheça isso. 🙄 Ela não é obrigada a assumir que é preta, se não ela vai ter que assumir que a branca também 🤷. Tem muita gente que diz que a parda não é preta, ou seja, se não é preto então é branca?🤔 Por favor, decidem! 😒
@josantos7157
@josantos7157 27 күн бұрын
Pardo não é preta saco
@fabiokruse1
@fabiokruse1 27 күн бұрын
Para sermos justos, sou a favor de cotas econômicas não importando os fenótipos dos que serão beneficiados. Se a maioria dos beneficiários for negra e parda tudo bem, o importante é que não façamos distinção de características tão abstratas e que dependam de juízos pessoais para serem determinadas.
@fabiokruse1
@fabiokruse1 27 күн бұрын
Miscigenação é o futuro dos povos e das nações...
@carolanacarolinamoraes
@carolanacarolinamoraes 27 күн бұрын
Linda❤
@willamyfernandes
@willamyfernandes 27 күн бұрын
Muitos comentários começam pelo mesmo suspiro aliviado: "Finalmente...", rs. Vou acrescentar mais um: finalmente alguém explicando esse tema bem explicado ponto por ponto. Argumentando decentemente, em vez de apelar somente à utilidade política e a sentimentos. No conhecido cabo de guerra, as explicações de movimentos pardos de direita normalmente me parecem um pouco pobres e problemáticas. Já as explicações dadas por intelectuais e ativistas de esquerda me parecem quase sempre cheias de cortinas de fumaça e mistificações que mantêm os mestiços num conveniente limbo para ser usados como massa de manobra. E o pior desses dois concorrentes do cabo de guerra é que para eles parece ser impossível qualquer posição intermediária, como se só houvesse 0% ou 100%. Ou seja, falta o mínimo de sutileza na percepção e os dois "lados" me parecem, nesse sentido, profundamente anti-acadêmicos
@amanda.2416
@amanda.2416 28 күн бұрын
Sim, além do cabelo, passei a ter orgulho do meu nariz, nunca mais desejei uma cirurgia plástica ou tentei fazer parecer menor em fotos. ❤ Parda com orgulho
@MarcioArruda
@MarcioArruda 28 күн бұрын
Bem emozinha...😅
@luana.desousa6398
@luana.desousa6398 27 күн бұрын
De emo pra estudante de federal. Perdemo ✊️😔
@eduardaferreira1179
@eduardaferreira1179 28 күн бұрын
O mais difícil é ouvir isso de outra pessoa parda, só por essa pessoa ter "um tom de pardo mais evidente"
@newtonjacksonborgespinto6038
@newtonjacksonborgespinto6038 28 күн бұрын
É fácil responder e indetificar, são aqueles pele escuras traços negloides cabelos crespos👉👉👉👉