#03 - ARGUMENTOS E UM ATARRAXAR | ui, aproxima-se o exame de Filosofia

  Рет қаралды 4,035

A Tua Filosofia

A Tua Filosofia

Күн бұрын

Пікірлер: 46
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 4 жыл бұрын
Vídeo dedicado às grandiosas equipas vencedoras do Campeonato de Argumentos e Falácias: PIONEIR@S DA SABEDORIA - M. Leonor, Tiago A., Laura C., Inês L., Diogo G. e Lauro R.; SUBMARINOS VOADORES - Vicente B., Catarina J., Duarte G., João F. e Pedro A.; PERSEGUIDOR@S DO CONHECIMENTO - João L., Rodrigo F., Clara S., Rui C., Henrique G. e Jaime M.; e INSPETOR@S DA FIILOSOFIA - Vicente S., Diogo C., Beatriz C., Mariana M. e Bruno T.
@adrianioliveiraa5863
@adrianioliveiraa5863 4 жыл бұрын
Grande professor David 👏🏼👏🏼👏🏼👌🏼👌🏼👌🏼👌🏼
@isabelbruxo
@isabelbruxo 2 жыл бұрын
Muito bom. ☀️🍓😊Proposicao verdadeira!
@lunamauricio7026
@lunamauricio7026 3 жыл бұрын
Ordens, perguntas e interjeições não são preposições. Luna 10°C
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 3 жыл бұрын
Muito bem. Na próxima aula cantamos a nossa música :D
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 3 жыл бұрын
PrOposições (e não prEposições, que são outra coisa).
@marialuz1162
@marialuz1162 4 жыл бұрын
Mais um brilhante desempenho, cientifica e humoristicamente brilhante, David.
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 4 жыл бұрын
Muito obrigado pelas palavras. Talvez um dia eu mereça o adjetivo "brilhante" - por ora, atribuo-o à tua contagiante simpatia :)
@marialuz1162
@marialuz1162 4 жыл бұрын
@@ATuaFilosofia , a modéstia e a humildade são o caminho para essa minha adjetivação. e, quer queiras quer não, este é um momento brilhante! :)
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 4 жыл бұрын
@@marialuz1162 Pronto, fico sem palavras; apenas, grato, Obrigado.
@guilhermerijo366
@guilhermerijo366 4 жыл бұрын
A conclusão pode ser considerada uma premissa ? Guilherme, 10A
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 4 жыл бұрын
@@guilhermerijo366 No mesmo argumento, uma proposição não pode ser simultaneamente premissa e conclusão; no mesmo argumento, uma proposição ou tem função de premissa ou tem função de conclusão. Contudo, a mesma proposição pode ser conclusão de um argumento e premissa de outro. Por exemplo:
@lunamauricio7026
@lunamauricio7026 3 жыл бұрын
as preposições podem ser consideradas falsas para algumas pessoas é verdadeiras para outras e continuar a ser preposições ?
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 2 жыл бұрын
“Proposições” (frases declarativas) não “preposições” (tipo de palavra). Essa é uma excelente questão. Diríamos que sim, podem, porque o que caracteriza uma proposição é precisamente o fazer sentido discutir qual o seu valor lógico (Verdade ou Falsidade), assumindo, pois, que o tem.
@user-vf4zg7pj4k
@user-vf4zg7pj4k 2 жыл бұрын
um argumento sólido é um argumento válido, onde as suas premissas e conclusão são obrigatoriamente verdadeiras, como por exemplo "Setúbal fica em Portugal e Portugal fica na União Europeia. Eu estou em Setúbal, logo eu estou na união europeia." Eva R. 10°C
@nycolaspinheiro9472
@nycolaspinheiro9472 2 жыл бұрын
Pode haver argumentos válidos que tenham premissas falsas mas ainda assim continuará sendo um argumento. Um argumento sólido tem premissas verdadeiras e é um fato. Nycolas P. 10C
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 2 жыл бұрын
Concordo! Diria apenas que o argumento em si não é um facto - as proposições verdadeiras são factos.
@anafranco7732
@anafranco7732 2 жыл бұрын
Um argumento sólido é um argumento válido que quando relacionado com o mundo real é verdadeiro. Um argumento válido é aquele em que as premissas têm como resultado uma conclusão verdadeira. Eis alguns exemplos parar explicar melhor: P1- Eu estou em Macau. P2-Macau é na europa. C-Logo, eu estou na europa. Argumento válido, mesmo Macau não sendo na europa pois é verdade que se eu estivesse em Macau e Macau se situa-se na europa eu estaria na europa. Este argumento não é válido. Ana F. 10C
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 2 жыл бұрын
Bom dia! Estás correta na primeira frase, mas corrijo apenas que o argumento não é verdadeiro nem falso, as suas proposições, nomeadamente as premissas, é que são. Estás correta na segunda frase (“Um argumento (…) verdadeira”). Sobre o exemplo que deste, dizes que é válido e ao mesmo tempo não é. Mas ele é, de facto, válido e não sólido.
@nycolaspinheiro9472
@nycolaspinheiro9472 3 жыл бұрын
Uma proposição deve ter uma lógica? Ou pode ser apenas algo que eu acho que pode ser verdadeiro ou falso ? Nycolas P. 10°C
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 3 жыл бұрын
É muito interessante a tua primeira pergunta na medida em que nos levaria a perguntar pelo sentido que estás a dar ao termo "lógica". Diria, por agora, que uma proposição é qualquer juízo declarativo com sentido. "Chovem mesas ardentes sobre um hipópotamo azul" é um juízo aparentemente declarativo (a proposição é conteúdo de um juízo declarativo), mas sem sentido lógico (pode ter sentido poético, por exemplo). "Há um croissant na mesa da pastelaria" seria, sim, exemplo de uma proposição.
@anafranco7732
@anafranco7732 3 жыл бұрын
As ordens, perguntas e interjeições não são preposições pois uma proposição é uma declaração sobre algo no mundo que é discutível e ordens, perguntas e interjeições não são discutíveis. Ana F. 10C
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 3 жыл бұрын
Muito bem. Corrigiria apenas o primeiro surgimento de "proposições", que apareceu "prEposições". Observaria, ainda, que as ordens são discutíveis, mas a um nível mais pragmático de "faço vs não faço", e não ao nível proposicional "frase verdadeira vs frase falsa".
@leonorcosta8096
@leonorcosta8096 3 жыл бұрын
Qual é a diferença entre um argumento e uma proposição verdadeira? Leonor Pernão 10°C
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 3 жыл бұрын
Uma proposição é o conteúdo de uma frase acerca do mundo. "Que horas são?", não é uma proposição. "Trump foi Presidente dos EUA" e "Paris é a capital do Zimbabwe" são ambas proposições, na medida em que são frases acerca do mundo; a primeira é verdadeira, a segunda é falsa. Por agora, ficaremos com a ideia de que um argumento é um CONJUNTO de proposições. Amanhã vamos aprofundar ;)
@diogocampos67
@diogocampos67 4 жыл бұрын
O conceito pode tomar valores verdadeiros ou falsos ? 10 E Diogo campos
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 4 жыл бұрын
Um conceito não pode ser nem verdadeiro nem falso, nem tão pouco válido ou inválido. É, tão, só, um conceito com sentido (casa) ou um conceito sem sentido (burburi). Uma proposição pode ser verdadeira (A água em estado puro ferve a cem graus) ou falsa (Paris é a capital de Portugal). E um argumento pode ser válido (Se vou à piscina, mergulho. Logo, se não mergulho, não vou à piscina) ou inválido (Todos os homens são mamíferos. Logo, todos os mamíferos são homens).
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 4 жыл бұрын
Acrescento: dentro dos argumentos dedutivamente inválidos, alguns são argumentos não-dedutivos, isto é, argumentos que visam persuadir sem que a verdade das premissas garanta a verdade da conclusão. Estes podem ser indutivos, por analogia ou de autoridade, e podem dividir-se em fortes e fracos.
@nycolaspinheiro9472
@nycolaspinheiro9472 3 жыл бұрын
Um argumento válido é um conjunto de premissas verdadeiras e uma conclusão. Ex: é necessário o uso da máscara para evitar a propagação do coronavirus. Nycolas P. 10C
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 3 жыл бұрын
Bom dia! Estás correto no sentido em que qualquer argumento é composto por PREMISSAS + CONCLUSÃO. Mas a validade não nos diz que as premissas são verdadeiras: diz-nos, sim, que SE as premissas são verdadeiras, então a conclusão também é. Quanto ao exemplo dado, vamos hoje investigar em aula se é um argumento :)
@claudinaduyani3589
@claudinaduyani3589 4 жыл бұрын
Uma proposição não pode ser considerada verdadeira por algumas pessoas e por outras falsa,e ter os dois valores? ClaudinaS.10°A
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 4 жыл бұрын
Na prática, é isso que acontece com muitas proposições. O que aprendemos em lógica formal parte do princípio de que uma proposição ou é verdadeira ou é falsa, mesmo que haja pessoas que defendam a sua verdade e outras que defendam a sua falsidade. Ou seja, para a lógica formal, que haja pessoas a defender a verdade de uma proposição e outras pessoas a defender a sua falsidade, não faz com que a proposição seja ambas: a proposição ou é verdadeira (e as pessoas que defendem a sua falsidade estão enganadas) ou é falsa (e as pessoas que defendem a sua verdade estão enganadas).
@andrefranco6350
@andrefranco6350 4 жыл бұрын
Professor, se uma proposição for considerada verdadeira por um grupo de pessoas e falsa por outro grupo, isso faz dela verdadeira, falsa, ambas, ou nenhuma? André Franco, 10°A
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 4 жыл бұрын
Consulta por favor a resposta dada à Claudina. Acrescento que para os céticos antigos, o exemplo que tu dás faz da proposição simultaneamente verdadeira E falsa, pois suspeitam de todo o conhecimento. Mas esse não é o paradigma da lógica formal. Para a lógica formal, independentemente do que as pessoas defendam, uma proposição ou é verdadeira ou é falsa (mesmo que num dado momento não consigamos definir esse valor lógico).
@guilhermerijo366
@guilhermerijo366 4 жыл бұрын
Boa tarde professor Não percebi porque é que nem todos os argumentos válidos são sólidos Guilherme Rijo 10°A
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 4 жыл бұрын
Um argumento válido é aquele em que SE as premissas forem verdadeiras, a conclusão também terá de ser verdadeira. Assim, um argumento válido pode ter premissas falsas (todas ou algumas) e conclusão falsa; ou premissas falsas e conclusão verdadeira. Exemplo: Paris é a capital de Portugal. Estou em Paris. Logo, estou em Portugal. É um argumento válido, mas ambas as premissas são falsas (sendo a conclusão verdadeira). O único que não pode ocorrer num argumento válido é ter premissas verdadeiras e conclusão falsa. Porque o que a validade nos diz é que SE as premissas forem verdadeiras, a conclusão também terá de o ser. Um argumento sólido, por sua vez, é um argumento válido com premissas comprovadamente verdadeiras: Lisboa é a capital de Portugal. Portugal fica no hemisfério norte. Logo, Lisboa fica no hemisfério norte. Deste modo, todos os argumentos sólidos são válidos, mas nem todos os argumentos válidos são sólidos.
@user-vf4zg7pj4k
@user-vf4zg7pj4k 2 жыл бұрын
um exemplo contrário do que é uma proposição pode ser uma ordem, pergunta ou interjeição, tais como "a que horas é que começa a próxima aula?" ou "passa-me a caneta". Eva R. 10°C
@brunocatarino2990
@brunocatarino2990 4 жыл бұрын
Qual é a diferença entre um argumento inválido e um argumento não dedutivo? Bruno 10°A
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 4 жыл бұрын
Todos os argumentos não-dedutivos são dedutivamente inválidos. Mas nem todos os argumentos dedutivamente inválidos são argumentos não-dedutivos. Ou seja, os argumentos não-dedutivos são aqueles argumentos dedutivamente inválidos que adotam a forma de argumento indutivo, de argumento por analogia ou de argumento de autoridade.
@barbaratome6218
@barbaratome6218 4 жыл бұрын
Boa noite professor Fiquei com algumas dúvidas em relação ao que é um argumento sólido Bárbara 10°A
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 4 жыл бұрын
Um argumento sólido é um argumento válido cujas premissas são comprovadamente verdadeiras. Todos os argumentos sólidos são argumentos válidos, mas apenas alguns dos argumentos válidos são sólidos. Exemplo de argumento válido não sólido: Paris é a capital da Nicarágua. A Costa da Caparica fica em Paris. Logo, a Costa da Caparica fica em Nicarágua. Exemplo de argumento sólido (e, portanto, também válido): Setúbal é um distrito de Portugal. Alcochete fica no distrito de Setúbal. Logo, Alcochete fica em Portugal.
@daniellopes1704
@daniellopes1704 4 жыл бұрын
Professor, Gostaria que me explicasse qual a diferença entre argumentos não dedutivos e falácias. Daniel Lopes nº7-10ºE
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 4 жыл бұрын
A semelhança entre argumentos não dedutivos e falácias formais é que ambos são argumentos dedutivamente inválidos. A diferença é que um argumento não dedutivo é um argumento dedutivamente inválido que não tem o propósito de fazer uma dedução, e que segue claramente outro tipo de estrutura (indutiva, de autoridade ou por analogia); enquanto que uma falácia formal é um argumento dedutivamente inválido mas cuja estrutura é muito parecida à de um argumento dedutivamente válido.
@miguelciupac2421
@miguelciupac2421 4 жыл бұрын
Porque é que nem todos os argumentos válidos são solidos Miguel Ciupac n°21 10°E
@ATuaFilosofia
@ATuaFilosofia 4 жыл бұрын
Consulta por favor o esclarecimento prestado ao Guilherme.
Ouch.. 🤕⚽️
00:25
Celine Dept
Рет қаралды 15 МЛН
Friends make memories together part 2  | Trà Đặng #short #bestfriend #bff #tiktok
00:18
Will A Basketball Boat Hold My Weight?
00:30
MrBeast
Рет қаралды 94 МЛН
BTS: O que Mulheres Cristãs PRECISAM Entender
21:51
Fé e Tulipas
Рет қаралды 60 М.
Filosofia 10º ano: Argumentos Filosóficos
11:02
Help2Learn 🇵🇹
Рет қаралды 18 М.
#02 - LÓGICA E TUBARÕES | ui, aproxima-se o exame de Filosofia
12:09
A Filosofia de Feuerbach - A Essência do Cristianismo | Prof. Anderson
10:47
FILOSOFIA 6 - ARISTÓTELES - Lógica
12:11
100aula
Рет қаралды 36 М.
Lógica Aristotélica - Brasil Escola
21:48
Brasil Escola Oficial
Рет қаралды 109 М.
Argumentos Dedutivos e Indutivos - Brasil Escola
10:07
Brasil Escola Oficial
Рет қаралды 66 М.
Ouch.. 🤕⚽️
00:25
Celine Dept
Рет қаралды 15 МЛН