Sou psicólogo clínico e psicanalista com formação, porem tenho aprendido muito com o professor Dunker. Recomendo o seu programa no KZbin " Falando Nisso", tanto aos iniciantes em psicanálise ou não...
@marmari42806 жыл бұрын
Obrigada pela dica
@marianascimento83634 жыл бұрын
Você sabe me dizer como é o tratamento na psicanalise?
@larissadanielle3 жыл бұрын
Verdade é muito Top ♡ sou aspirante em Psicanálise
@geovanefernandes9964 Жыл бұрын
Iniciei sessões de psicanálise. Sem vitimismo, nem exageros ou coisa parecida, quero dizer que, desde criancinha, tenho acentuado tremor essencial e grave ansiedade patológica. Esses dois distúrbios me são genéticos e foram ganhando novas formas, como uma bola de neve ao longo dos meus 46 anos de vida e de gradativo sofrimento. Há um tempo, ando sentindo forte angústia diária. Se não tomar o alprazolam, agora de 2 mg, a angústia evolui para o pânico. Tudo começa com uma dor na alma, um aperto no peito; depois evolui para dificuldade de engolir, para o sufocamento, para a sensação de morte iminente, ou seja, para o pânico propriamente. Segue ainda o desânimo, a apatia, a falta de energia. De 2019 para cá se potencializou a depressão maior refratária me drenando as energias, o que me leva ao isolamento total, à ausência de interesse pela vida, pelas atividades antes, de algum modo, possíveis. Também nesse período, a insônia, o déficit de atenção e o pensamento acelerada pioraram. Agora estou aguardando, novamente esperançoso, o antidepressivo vortioxetina. Estive tomando esse fármaco há um mês, mas numa dosagem ainda não terapêutica, por conta de minha hipersensibilidade a antidepressivos, o que sempre me impediu de continuar os tratamentos. Recentemente, minha nova psiquiatra ouviu de mim que não sofri nenhum efeito colateral na dosagem de 5 mg e aumentou para dose terapêutica mínima de 10 mg. Como os antidepressivos demoram um tempinho pra começar a fazer efeito, se fizer efeito, estou novamente na fé e na paciência. Fiz aqui um panorama de meu histórico, da minha luta, da minha dor, da minha vontade insistente de começar a viver. Tenho 46 anos de idade, de tremor essencial e de ansiedade patológica. Graças a Deus e a uma neurologista, o TE e o TAG estão um tanto controlados com o propranolol e com a primidona que já tomo há quase seis meses (logo, não deve ser novo alarme falso. Digo isso porque, às vezes, há medicações que costumam me fazer bem no início, mas depois volta todo o pesadelo, todo esse quadro clínico insistente, antigo, em memória de berço). Para quem até então viveu muito pouco - escreve muito, é prolixo; este sou eu. Mas ainda não desisti de um dia escrever uma história bonita, normal, comum, relativamente boa. Acrescento ainda que a exclusividade, o único foco na minha vida está sendo um dia finalmente conseguir ter saúde mental, a fim de ser um homem funcional, ter uma rotina, uma qualidade de vida que me possibilite projetos, sonhos, realizações e bem mais alegria que tristeza. Eis meu sonho, meu heroísmo: Deus, ainda quero existir. Piedade de mim, Deus, internautas, médicos, meus irmãos iguais ou não em sofrimento. Eu quero, como o homem comum, existir.
@aretha60558 ай бұрын
Pesquise sobre psilocibina, talvez te ajude ❤
@geovanefernandes99648 ай бұрын
@@aretha6055 obrigado. Vou pesquisar sim
@aretha60558 ай бұрын
Ou mesmo a substância da maconha, n sei se é dht
@emsmendes94867 ай бұрын
Você me descreveu. Sinto tudo isso que você disse desde de criança. Já tentei de tudo, psicanálise, TCC, mais de 10 psiquiatras, religião, medicação, exercícios físicos, nada resolve. Estou com 58 anos, tenho um casamento feliz, prosperidade econômica, saúde física, um bom trabalho, uma filha maravilhosa. Mas, não consigo ser feliz. Vivo 24 h por dia angustiado, como se um mau pressentimento me acompanhasse permentemnete. Ando pensando em desistir.
@aloha.sheilarodrigues6 ай бұрын
Me identifiquei com o seu relato.
@vivimunchow3 жыл бұрын
Sou estudante de psicologia, e ainda não tinha ouvido falar na ansiedade como transtorno de espectro de ansiedade. O que faz muito sentido. .
@kadununes867 жыл бұрын
iutchubi
@caroltube134 жыл бұрын
amo hahahaha
@raenoc4 жыл бұрын
KKKKKKKK
@Mariana-gg5lf4 жыл бұрын
Em todos vídeos kkkkkk
@magnolia66533 жыл бұрын
caracteristico kkkkk adoro!!!
@tainagoffredo3 жыл бұрын
🥰🥰
@ERuscalleda3 жыл бұрын
Professor Dunker, minha referência máxima na clínica atual. Sucesso!
@annachristina50862 жыл бұрын
uma otima referencia.
@cleudesabreu26116 жыл бұрын
Christian. É incrível a forma como você aborda a Psicanalise, introduzindo a linguagem lacaniana para explicar o sofrimento psíquico. Se possível, gostaria de ouvi-lo mais, falando sobre a ansiedade e o afeto depressivo considerando " perda de objeto", "perda de amor de objeto" "castracão".
@Linaasales4 жыл бұрын
Maravilhoso, acredito que a ansiedade tem ocorrido em mais pessoas nesse momento de pandemia. Eu sou uma das afetadas. Tem ajudado mto seus vídeos, obrigada!
@marcusvx_ Жыл бұрын
Bem explicado gostei vejo muitas mulheres sofrendo desse mal
@lucasribeiro74825 жыл бұрын
O maior psicanalista brasileiro, sem favor algum. Parabéns pela belíssima exposição!
@thaizlopez2 жыл бұрын
Ain que lindo você de xadrez. Sou apaixonada!
@asds10018 жыл бұрын
Christian, você poderia falar sobre a leitura que a psicanálise atualmente realiza sobre a transexualidade?
@MairaBotelhoo5 жыл бұрын
Up
@pauloemanuelmachado90345 жыл бұрын
Há um bom livro sobre o assunto: Transexualidades do psicanalista Paulo Roberto Ceccarelli. Da Coleção clínica psicanalítica.
@vivianeamorim41204 жыл бұрын
Olá, tem um livro do Dr Gilson Ianini chamado: Caro Dr Freud, muito gostoso de ler e uma verdadeira aula de psicanálise.
@g.f.50328 жыл бұрын
Que explicação maravilhosa !!!
@aidapaiva97596 жыл бұрын
A ansiedade tem saidas pela Piscanalise sim! Eu vivo hoje um processo ansioso e vi que existem saidas.
@pedropastoriz4 ай бұрын
O video sobre ansiedade está acelerado na edição? 😂 trabalho espetacular, volta e meia volto ao canal. Sucesso!
@danilobortoli1007 жыл бұрын
Gostei bastante. Seria bom um falando nisso mais extenso 30 ou 45 min. rs Obrigado Professor
@patsy96057 жыл бұрын
Obrigada professor, pena que a terminologia utilizada em sua fala seja melhor compreendida por psicólogos e profissionais da área. Fiquei super curiosa com vários temas que o senhor apresentou, vou ter que perguntar para meu terapeuta. Grata.
@gabrielanvicosa4 жыл бұрын
Professor, você é maravilhoso! Obrigada pela explicação
@romeubraga59423 жыл бұрын
Excelente
@SrRenatoZD5 жыл бұрын
Disse o professor: subjetivação do desejo é remédio pra angústia. isso dá o que pensar.
@carlapriscilacardosocardos7533 жыл бұрын
Olá professor, parabéns pelos seus vídeos esclarecedores. Poderia falar sobre o olhar da psicanálise sobre está chuva de de mensagens que passamos a receber sobre a "cultura de investimentos" renda variável principalmente ,como forma de alcançar a vida milionária.
@telmavaz87462 жыл бұрын
Estou iniciando agora. Achei brilhante sua aula
Жыл бұрын
Cristian. Na sua última frase você m sugeriu fazer a ansiedade e a angústia jogar a nosso favor. Por parecerem irrenunciáveis, “salubrizar” esses sintomas seria algo de enorme valor, mas também esse local de saúde parece muito tênue, e tive dificuldade de supor sobre sinais de uma “boa” angústia/ansiedade. Você poderia falar mais sobre isso?
@matheuskucharski9563 жыл бұрын
Simples e direto, gostei
@FreePalestine-r2r5 жыл бұрын
Nossa adorei!
@cesarsilva69095 жыл бұрын
Escrever no celular não é muito minha habilidade, então vou tentar acertar alguns erros da escrita de minha pergunta anterior: no além do princípio do prazer há a distinção entre medo, susto e angústia. Esta última denotaria uma preparação para algo que viria a acontecer
@Domingos9394 жыл бұрын
Sou seu grande fã professor!!!
@silvanacamposdesousa72764 жыл бұрын
Ótima explicação.
@wrcdiv4 жыл бұрын
Muito bom , bem esclarecido em poucos minutos
@christianelins50133 жыл бұрын
Eu sofro de ansiedade desde criança, eu sempre tive uma doença estranha tipo uma crise que me dava do nada de fraquezas (sentia durante 3 dias ou 4 e depois passava) enjoos, tenteiras, enxaquecas e não conseguia de jeito nenhum abrir os olhos na luz, sempre ia a médicos e nunca diagnosticaram o que era pq era muito ligado ao estômago eu passava mt mal, vomitava muito enfim.. os médico sempre falavam que podia ser alergia, eu era proibida de comer chocolate quando criança ou anemia e só agora recentemente vim entender que o estômago tem muita ligação com o sistema neural e que sempre foi ansiedade.. eu ficava assim quase todo mês de cama msm ficava muito tonta e não conseguia abrir os olhos com a luz ou a tv.. hj em dia isso ainda acontece mas muito raro, geralmente 1 vez ao ano.
@ermelindamargarida52233 жыл бұрын
Muito bom.....
@MariaLourdes-qt9jj7 жыл бұрын
Aprendendo sempre.
@JoanaFerreira-rq6pq6 жыл бұрын
Muito bom! Obrigada, professor.
@sergipana11132 жыл бұрын
O que é Ansiedade segundo a Psicanálise ?
@DarlianeNovais-tu8vu Жыл бұрын
🙏✨
@SharivanShaider5 жыл бұрын
Achei um pouco ansiosa sua explicação !!
@racg38785 жыл бұрын
Professor o senhor eh muito bom !
@elvisdorosario48864 жыл бұрын
Olá, professor! parabéns pelo ótimo trabalho. Poderia explicar a diferença entre complexo de desmame, complexo de intrusão e complexo de édipo, em Lacan?
@simoneanjerosadealmeidacam85767 жыл бұрын
Excelente!
@talitagantus45874 жыл бұрын
Gratidão pela troca! Dunker, como fazer a angústia jogar ao nosso favor? É possível?
@andremq8 жыл бұрын
Professor, parabéns pela série. Sobre o tema da angústia, minha unica referência é Kierkegaard, que considerou a angústia humana (demasiadamente humana) e necessária para a subjetividade, mesmo sentindo a vertigem na liberdade de escolha entre o bem e o mal. Por isso tenho dúvidas sobre a angústia (e a ansiedade) como algo que precisa de tratamento, como se fosse possível indicar (objetivamente?) qual seria o caminho do bem, ou o precipício do mal. Seria possível reconhecer esse momento como o exercício da subjetividade, sem relacionar com os objetos? Um abraço.
@veluassis3 жыл бұрын
O que é Exercer a subjetividade?
@livcolt7969 Жыл бұрын
nunca gostei tanto de ouvir alguém
@JuniorZenith5 жыл бұрын
Esse vídeo está muito acelerado. Tive de assistir com a velocidade 0.75x
@arianesodre21254 жыл бұрын
Cara, eu não sabia que isso existia. Hahahaha eu sempre achei isso em praticamente todos os vídeos dele. Agora vou sem reduzir. Ele fala muito rápido! Rs
@PedroFerreira-fb9pw4 жыл бұрын
Vc q ta lerdo
@JuniorZenith4 жыл бұрын
@@PedroFerreira-fb9pw não, o vídeo realmente está acelerado.
@fatimarodrigues97963 жыл бұрын
@@PedroFerreira-fb9pw triste seu comentário🥺
@elilika47 ай бұрын
Olá. Gostaria de sugerir um tema para o quadro Falando Nisso. Após ver alguns conteúdos sobre Ansiedade como sintoma transversal me perguntei o quanto o recorte da superdotação pode influenciar nas modalidades de ansiedade e como tentar separar isso na clínica para que o manejo seja mais eficaz. Seria possível fazer essa ponderação?
@camilarezende63587 жыл бұрын
Olá, gostaria de ouvir sobre Tdah
@miracoes26183 жыл бұрын
Oi professor tudo bem? Fala sobre o filme "As Vantagens de ser Invisivel" abraco
@DaliaCorDeRosa3 жыл бұрын
Eu saio desse canal revoltada mas eu volto. Boa tarde
@dalmolinorama7 жыл бұрын
Professor eu gostaria de saber sua opinião sobre a nova tradução do texto "Inibição , Sintoma e Angústia ' de Freud que trocou a palavra angst por medo.Abraços ,
@cesarsilva69095 жыл бұрын
Ansiedade ou angústia? Freud faz uma distinção, não faz? O Sr começou falando de ansiedade e passou para angústia. No além do princípio do prazer, há essa distinção, inclusive com uma horas de rodapé que se refere a dificuldade do próprio Freud em manter a distinção entre medo r angústia. Esta última denota uma preparação para algo que vem a acontecer um certo mecanismo de defesa, enquanto o medo e angústia não.
@fransoares15642 жыл бұрын
Mas será que a psicanálise ajuda em casos de agorafobia???
@Fabíola_Psicologa3 жыл бұрын
Oi professor tudo bem? Pode-se aplicar técnicas de respiração diafragmática e relaxamento com os pacientes nas sessões de terapia como suporte?
@djalmagoncalvesavanteavant73572 жыл бұрын
Ao contrário o tratamento na psicanálise, desanda com ansiedade e angustia, o cara tem que pedir ajuda ao Psiquiatra.
@janioleonel5946 жыл бұрын
Como usar a angústia ao nosso favor???
@marcoscortes89394 жыл бұрын
Oi gente, o vídeo tem trechos acelerados? Eu tive esta sensação...
@sauloa.51783 жыл бұрын
Relação entre forma e conteúdo.
@lilsbezerra5 жыл бұрын
Olá, Christian! Obrigada pelos seus esclarecimentos :) Te pergunto se você acha que a fibromialgia poderia ser também um destino para a angustia. Abraço e obrigada!
@MariaLourdes-qt9jj7 жыл бұрын
Bem isso. Sou ansiosa e sofro por antecedência.
@geraldocarvalho11754 жыл бұрын
Prof, o sr acabou falando mais de angústia do que de ansiedade. 🤔
@albenizepereira65704 жыл бұрын
Pois é!
@anaclaudiaalvespereira40983 жыл бұрын
Sim, tbm achei...irei atender uma paciente com queixa de tag na faculdade, tô com medo...como assim subjetivação do desejo?
@gyurko5 жыл бұрын
adoro o "youtchubi"
@blcdb3 жыл бұрын
o que eu gosto é da pronúncia "Youtiube....."
@TRAJETOCRUZ3 жыл бұрын
Trajeto Cruz
@mairabrandt8 жыл бұрын
Ótimos vídeos, sempre acompanhando! Pergunto - o que faz a psicanálise, especialmente Freud, inserir com frequência as homossexualidades na estrutura perversa? Como não interpretar esse entendimento de forma preconceituosa, já que a dita "normalidade" está na neurose e não nas saídas para a perversão e psicose?...Como a psicanálise entende hoje as homossexualidades?
@luizmigueloliveiradossanto64865 жыл бұрын
É só levar em consideração a época em que Freud escreveu os textos, ele ja estava dando um passo muito grande contestando fontes de poder gigantes, vemos não só a questão da homossexualidade, questões que relacionam mulheres também tem apontamentos conservadores em certos pontos, acho q é mais por isso mesmo
@vivianeamorim41204 жыл бұрын
Tem um livro muito legal do Dr Gilson Ianini : Caro Dr Freud. Muito atual e elucidativo
@ermelindamargarida52233 жыл бұрын
Þúdo certo as dores.......
@leticiabonfim12 жыл бұрын
Crise do desejo
@fkleal5 жыл бұрын
Que corrente recomendarias?
@evandrobonfim11573 жыл бұрын
não entendi muito bem o estatuto do objeto na angústia
@josanielteodosio24666 жыл бұрын
Angustiante.
@josianegomes7932 жыл бұрын
min ajuda eu asim
@taniacasella27416 жыл бұрын
Por favor, Christian Dunker, não sei como fazer para fazer perguntas. Pode ser por aqui? Quero saber se a psicanálise recomenda o uso de medicamentos. Obs. Tentei inscrever-me e não consegui. Como faço?
@breitnersoares15615 жыл бұрын
Apenas o psiquiatra prescreve medicamentos.
@marisanamonteiro74154 жыл бұрын
Psicólogos e psicanalistas não prescrevem medicação. Há é o intuito de que vc se livre deles, os medicamentos
@clinicalacospsicologia28956 жыл бұрын
Olá. Neste vídeo não teve indicações de leitura?
@virginiabify7 жыл бұрын
Acho que psicanalise Ajuda na angustia. Mas traumas? Tenho duvidas.
@claudiowesley53134 жыл бұрын
sou psicanalista, tenho visto alguns processos nas pessoas que acompanhamos esses anos, também já fiz analise por uma perda, a psicanálise foi altamente necessária para o tratamento das minhas emoções.
@lubianagermanalinhares77693 жыл бұрын
🌹❤️
@anamariaballardinben61035 жыл бұрын
IXI...ME ENCONTREI AÍ...QUE FAÇO?
@italoadrianomagalhaes13835 жыл бұрын
😊😊😊
@zildasbarros51944 жыл бұрын
Fotos
@joaomarcelojesussilva98634 жыл бұрын
O coranavirus pode "criar" uma nova "doença" psiqica, no que diz respeito aos afetos , sexuais!? E no caso de uma possivel extençao da quarentena, teria algun tipo de prejuizo em relaçao ao inconsiente?
@augustocesaramorim6844 жыл бұрын
Desejo sexual nao realizado.
@AB-pb3ho4 жыл бұрын
Psicanálise e ansiedade não combina. A pessoa precisa estar en um grau muito tratada já. Se não piora absurdamente.