Peço aos amigos que compartilhem o vídeo. Ajuda muito o canal. Obrigado.
@davilsonleite5600 Жыл бұрын
Muito legal conhecer as origens.
@talitabueno9107 Жыл бұрын
Acabei de me inscrever. Like dado e vídeo compartilhado. Obrigado Professor pelo vídeo.
@tudomovel Жыл бұрын
Ladrao tem muito aí até hoje..
@talitabueno9107 Жыл бұрын
@@tudomovelE até onde eu sei, em todos os estados.
@nelidamartines11 ай бұрын
Os primeiro gauchos apareceran no paraguay com os arabes com suas vaquejadas trazidos por espanhois na cidade de Azunçao dali sairan comitivas e fundaram buenos aires , rio grande santa catarina , uruguay , santa fé y muchas otras provincias
@lorinfan9446 Жыл бұрын
Sou gaúcha de Uruguaiana, é isso aí mesmo, o gaúcho é ligado a terra, ao gado e ao cavalo, é um trabalhador simples e resistente. Meio bruto e chucro. Mas muito guerreiro. A nossa terra foi conquistada a custa de muito sangue gaúcho. E nada mais justo que a nossa cultura seja gaúcha. Muitos ricos e burgueses passaram por aqui, tentando mandar em nossas fronteiras, mas a figura que sempre permaneceu foi a do gaúcho que não aceita ser aprisionado por ninguém. Somos livres de origem, ninguém no resto do país entende o nosso orgulho. ❤❤
@examinacarmecanica Жыл бұрын
Dale Uruguaiana!
@familiaovelheirogauchos7 ай бұрын
como dizia o capitão Rodrigo se é contra o governo eu entro na peleia
@rejanecristianerusopimente34627 ай бұрын
Sim entendemos perfeitamente que voceis gaúchos são um povo soberbo e orgulhosos são separatistas além de tudo são ateu não crê em Deus é um povo de dura cerviz esse é mais um motivo que o senhor permitiu este desastre acontecer com tanta intencidade numca vista em nenhum estado do brasil.
@rosemeirecardosodossantos44097 ай бұрын
Tanto orgulhoso hoje ta precisando do Brasil todo pra ajudar
@lucaspeixotomachado85066 ай бұрын
@@rosemeirecardosodossantos4409 orgulho é diferente de orgulhoso...e sobre precisar de ajuda, todo mundo um dia precisa de alguma ajuda. Ninguém é melhor que ninguém. Hoje é no RS, amanhã em outro estado...
@fatimamoraes5251 Жыл бұрын
Por isso gaúcho da fronteira cantava: "Eu sou um peão de estância, nascido lá no galpão,..." Sou paulistana do interior de Ribeirão Preto e sou apaixonada pelos sulistas em especial os gaúchos! Pra mim gente muito nobre ❤️😘
@paulista5244 Жыл бұрын
Quem nasce no estado de São Paulo é Paulista... Paulistano é quem nasce na capital na cidade de São Paulo. Então vc é Paulista.. .
@nightboot2962 Жыл бұрын
E quem nasce em Tilambo?
@nightboot2962 Жыл бұрын
@@richelmolima5756 bobagem rapaz deixa disso vai
@tomeisele4632 Жыл бұрын
Muito bom, sou gaúcho nascido em São Borja, e escutei essa explicação de um primo quando ainda criança, que é filho de um tio Uruguaio e tia Brasileira (irmã de minha mãe), temos um gaúcho histórico como foi explicado e temos o gaúcho institucional que é quem nasce do Rio Grande do Sul, O mais importante de entender é que uma nomenclatura não faz o valor do indivíduo, mas suas ações, no passado era a necessidade do Gaúcho, então era alguém a margem da sociedade e isso fez da cultura do povo o que é, com essa característica de defender os seus. Morei em muitos lugares do Brasil (hoje em Manaus), e posso afirmar, a cultura do nosso País é maravilhosa, independente das suas origens.
@ernooliveira3214 Жыл бұрын
É exatamente a história que conto quando tento explicar a origem do gaúcho. Sem uma vírgula de diferença. O gaúcho é aquele ser desprezado no passado por não concordar com o sistema imposto e viver de acordo com suas próprias leis. No passado seria uma ofensa muito grande ser chamado de gaúcho, principalmente pelos europeus chegados tardiamente à região. Esses chamados gaúchos só foram valorizados quando mostraram toda a sua valentia e amor à pátria, defendendo o estado e o país em lutas sangrentas, onde se fala que "peleavam" sorrindo. Aos poucos os demais rio-grandenses começaram a sentir orgulho desses "tauras" e se acostumaram com o termo "gaúcho", eles mesmos se autodenominando dessa forma. E viva o gaúcho!
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Viva!
@lucianomiralha2943 Жыл бұрын
Não conhecia essa classificação (Taura).
@moaciraimaisilveira2488 Жыл бұрын
@@ProfessorAndersonAmaral muito bom
@nelidamartines11 ай бұрын
P unico erro séria a origem, os Gaucho surgiriam no paraguaio , o resto e verdade inclusive tem um general argentino e numa entrevista contou que durante a gurras das Malvinas os gauchos eram os único q não tinham medo , qundo bombardearam a bese deles os gauchos rian e com um sapucay saíam coreendo pra Batalha e lembrou da gurra do Paraguai e dize assim "si os Paraguaio tivessem lutado e nos defendido na gurra das Malvinas os ingleses teriam q voltar pra Inglaterra nadando" tem um documento um quadro de um pintor francês "el gaucho paraguayo" de 1540, mais a Cultura gaucha no Paraguai e mais antiga ainda como afirma vários documento jesuitas num deles ele contam q esses Paraguaios eram quem defendiam os nativo e os jesuítas dos bandeirantes , outro diz q de Assunção sairam cruzadas é fundaram várias províncias como a de: buenos Aires,Santiago, Corrientes,Santa fé,Santa Cruz,Uruguay, Rio Grande,Santa Catarina e muitas outras províncias , tbm cintan q deram asilo pra vários africanos q eram escravizado pelos lusos brasileiros , os gauchos não aceitavam ser submisso ao governo unitário de Buenos Aires então foram escravizado pelo governo dali surgiriam no Paraguai e na Argentina os "Mensú" e no Brasil e no Uruguai qm não si submetiam ao império de Bragança e don Pedro como seu imperador era executado sem piedade . na Argentina ,Uruguay, Chile ,Bolívia ou Brasil o ser gaucho e cultura províncial ou regional no Paraguai todo paraguaio raiz é de cultura gaucha um "Hariero porte"como se dizem os gaucho/paraguayo
@reinaldoalfonsosalinas77926 ай бұрын
Sim, mas eu fico com o termo Quechua (Inca) do gaucho que signfica "Órfão" pq x ser mais alto e ter barba nao era aceitado pela tribu e nem pelo pai que era espanhol, tem muito mais sentido. E foi jogado no meio. Nao é q era contra o sistema e que o sistema nao aceitava ele. Nao tinha mais o que fazer.
@ondinamachado5629 Жыл бұрын
Sou de Santa Catarina, filha de gaúcho, meus pai,indios nativos ocupantes das terras do contestado divisa Rio Pelotas após querra do contestado migramos pra conoinhas,hje vivemos no Vale europeu mas mantenho nossa cultura gaúcha
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Isso aí amiga, a cultura gaúcha é linda.
@rudineirodriguespedroso2744 Жыл бұрын
Sou gaúcho de uruguaiana e professor de história eu sempre estudei a história do meu povo adorei a aula do meu querido rio grande do sul
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Que legal
@maluouriques8874 Жыл бұрын
Só é gaúcho quem nasce no Rio Grande do Sul!! Quem nasce no Paraná e Santa Catarina não!!
@elisandraarrieravargas91132 жыл бұрын
Gostei!! Sou Gaúcha com muito orgulho no coração ♥️ ( De Uruguaiana) Moro no Chile faz muitos anos estou falando das nossas origens para minha filha chilena de 13 anos!!
@ProfessorAndersonAmaral2 жыл бұрын
Legal. Uma chilena com alma gaúcha tua filha. Abraço.
@orafaelnainternet8853 Жыл бұрын
minha terrinha haha
@sandro19691000 Жыл бұрын
Oi, Elisa. Eu trabalho em uma empresa de um chileno, que coincidência.😄😊
@Chilotrix Жыл бұрын
Minuto 13:31 a imagem é de um "huaso" chileno y su "china". Nada a ver com gáuchos. Se vocês moram no Chile, a tua filha deve ter percebido.
@sandroviniciusfragafraga6900 Жыл бұрын
Buenos , che !!!✊✊✊ neto de Bugue ❤💚💛🌺🌺🌺
@analuciapachecodesouza53083 жыл бұрын
Caro colega Prof. Anderson, sou gaúcha, meu pai foi peão de estância e tenho muito orgulho de ter nascido no Rio Grande do Sul. Acredito, realmente, que o senhor tem total razão sobre a origem do povo gaúcho que foi exatamente essa, mas hoje, o povo gaúcho continua lutando por dias melhores. De modo geral, são muito trabalhadores e fortes. Somos guerreiros! Nossa terra foi conquistada por meio de muitas guerras.
@ProfessorAndersonAmaral3 жыл бұрын
Exato Ana. A luta continua, só mudou o tempo. Seguimos firme. Abraço.
@simonesouzadefreitas2822 жыл бұрын
O q aconteceu no passado não quer dizer que todo gaúcho eh assim. Em todo mundo tem roubo, sequestro, abuso. Não só no RS. Amo o RS.🥰
@ernooliveira3214 Жыл бұрын
@@simonesouzadefreitas282 Acho que tu não entendeu o vídeo. Não tem nada a ver com ladrão, não existia, no modo de ver deles, um roubo, mas tentativas de sobrevivência naquilo que eles consideravam ser de quem se apoderasse.
@bagualdasmissoes4197 Жыл бұрын
Gaucho trabalhador??? Não o conheço, isso só desmanchou só prosperou pq ouve a migração italiana
@joaosoliva9504 Жыл бұрын
@@bagualdasmissoes4197não foram os italianos que fizeram a revolução farroupilha, italianos, trouxeram trabalho, tecnologia igualmente aos alemães e outros povos que apareceram por lá.
@lidiodasiiva3688 Жыл бұрын
Muito esclarecedor Gosto muito de história ainda mais da terra que me vio nascer
@luiz--edz8868 Жыл бұрын
Show de bola! Sou Carioca e respeito muito a nação Gaúcha. Eu amo Churrasco...
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Também gosto muito
@modestosantos7489 Жыл бұрын
Moro em Santiago RS, gostei das explicações, concordo plenamente com tudo, sou um ouvinte de música gaúcha, a letra dessas músicas diz isso, fala nesse gaúcho andante, sem posses, que não se apega a nada.
@carlosgaleano38563 жыл бұрын
Profesor Anderson, soy de la Patagonia Argentina. Agradezco la rigoricidad de su relato el cual se basa en documentos históricos y no en nacionalismo barato. Felicitaciones y abrazo para todos los gauchos de todas as querencias.
@ProfessorAndersonAmaral3 жыл бұрын
Obrigado amigo Carlos Galeano. Fico feliz em poder ajudar. Grande abraço.
@janisetruccolo Жыл бұрын
Carlos, por favor me.informe em setembro que nível de frio encontramos aí na Patagonia? Qual média de temperatura?
@greiceshelby6403 Жыл бұрын
Muy cierto hermano.
@carlosgaleano3856 Жыл бұрын
@@janisetruccolohola Janis en septiembre depende de la región. En la cordillera a o oeste e mais frío como máximo 15 graus. Más na costa pode ter ate 25 grados de máxima más e excepcional. Para e um clima gostoso. Um abrazo para voce e sua familia.
@janisetruccolo Жыл бұрын
@@carlosgaleano3856 obrigada, estou indo realizar meu sonho de consumo e tenho certeza que vou amar a tua terra. 🥰😘
@juancruz2467 Жыл бұрын
Sou argentino achei muito interessante também porque a gente tem muitas costumes parecidas como o chimarrão o falar a palavra che e muitas outras mais abraço pra vcs primos gaúchos
@leandrorogeriostumpfbehenc73326 ай бұрын
Sim veio muito da vizinhança,com os Argentinos.
@gregoriobeheregaray5326 ай бұрын
Somos parecidos com os argentinos e uruguaios que com os brasileiros.
@juancruz24676 ай бұрын
@@gregoriobeheregaray532 kkkk e verdade
@flaviolopes76854 жыл бұрын
Eu sou espanhol com negro com muito orgulho nascido e criado da Cidade de Rosário do Sul RS na campanha oeste do Rio Grande do Sul
@ProfessorAndersonAmaral4 жыл бұрын
Grande Rosário do Sul. Abraço Flávio.
@denisegoncalves96303 жыл бұрын
@@ProfessorAndersonAmaral voçe esqueceu de falar dos kaigang sou branco casado com uma india kaigang nao tem muito deles por que foram quasse estintos do nosso país falo muito com meu sogro que é cacique da aldeia que mora aonde tem mais deles sao em tenente portela ,quarita,serrinha ,pedra lisa ,encantado .são leopoldo ,lomba do pinheiro ,morro do osso ,pelotas podemos ver que tem muitos deles pelo rio grande do sul aprendo muito co. Eles muito semelhante a cultura guaúcha
@ProfessorAndersonAmaral3 жыл бұрын
Na verdade não esqueci, apenas foquei mais nos nativos que viviam no centro-sul do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Os Kangang vão permanecer até meados do século XIX vivendo "meio isolados" na região do Alto Uruguai, Possuem uma rica e importante história, mas foram massacrados pelos brancos, principalmente a partir de meados do século XIX. Obrigado pela participação.
@ProfessorAndersonAmaral3 жыл бұрын
Com certeza, principalmente na relação que citas do fogo de chão. Eles logo se adaptaram o consumo da carne de cavalos e bovinos, faziam um buraco e assavam a carne em varas. A origem do nosso churrasco. Abraço.
@canaledkanhgag.83843 жыл бұрын
@@ProfessorAndersonAmaral show de bola, tbm sou descendente dos povos indígenas kanhgag parabéns pelo conteúdo.
@mangrulhomirante Жыл бұрын
Muito explicativo, acaba com todas as dúvidas. Sou gaúcho, com orgulho, E SE EU NAÕ FOSSE GAÚCHO, IRIAS QUERER TER NASCIDO GAÚCHO!, Como disse barbosa lessa: " Não se escreve a história do Rio Grande do Sul, sem manchar suas páginas com sangue!" Sem se esquecer dos maragatos e Chimangos, que mesmo sendo adversários políticos, lutaram uns contra os outros, mas sempre para o bem do Brasil e do Rio Grande do Sul! RIO GRANDE DO SUL, MINHA PÁTRIA TRICOLOR!
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Belo texto.
@adaotavares4950 Жыл бұрын
Sou de São Paulo, adoro meu Estado e também adoro o Brasil inteiro!!!...
Жыл бұрын
Sou gaúcho original raíz, bem do sul extremo, de Montevideo (de Montevidéu dizem aqui)!Morando há mais de 30 anos no RS, ainda me chamam de castelhano ou Paraguaio! Haha! Muito boa a aula. "Saludos" desde Encantado/RS.
@PereiraVini3 жыл бұрын
Não se pode esquecer do oeste e do Planalto Sul de SC. Que tiverem suas primeiras cidades funda por Gaúcho, cidades essas que faziam parte da rota dos tropeiros, que ligavam o sul com São Paulo e Desterro. Lages, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Cochila Rica fizeram parte das guerras na revolução Farroupilha. Sou de Santa Catarina e tenho orgulho de ser Gaúcho.
@ProfessorAndersonAmaral3 жыл бұрын
É verdade. Obrigado pelo comentário.
@gilsonfigueredolopes30263 жыл бұрын
A carne chama va se Charque e era vendida em Minas Gerais e Nordeste.
@PereiraVini2 жыл бұрын
@lulu Amiga, gaúcho não é quem nasce no rio grande do sul, é uma cultura e um modo de vida, tanto que existem gaúchos na Argentina e no Uruguai inclusive o surgimento do Gaúcho se deu no Uruguai e não no Rio grande do Sul se tu fores a Motevidéu pode conhecer o museu do Gaúcho no centro da cidade. Então minha amiga existem gaúchos em Santa Catarina sim, foram eles que desenvolveram a serra gaúcha e catarinense e criaram a rota dos tropeiros para o centro do país. Nem todo guria de apartamento que nasce em Porto Alegre e considera um paisana, não basta nascer, tem que viver. Grande abraço.
@PereiraVini2 жыл бұрын
@lulu Primeiro que o termo certo pra quem nasce no rio grande do sul e Sul Rio grandense. Mas de forma popular e pelo estado ter sido e ainda é o berço dos Gaúchos no Brasil todo sul Rio grandense é conhecido como gaúcho. Pela forma que tu fala fica claro que não conheces a serra catarinense. Vai lá falar pro cara que vive da terra e da lida com o gado que ele não é gaúcho. E apropriação cultural é uma coisa muito séria tens que tomar cuidado pra falar dessas coisas. Felizmente ninguém precisa da sua autorização pra ser o que é.
@arrombadogames70862 жыл бұрын
@lulu E quem é "catarina" e tem avós ou pais gaúchos e exerce a cultura não é gaúcho?
@josesilva5854 Жыл бұрын
Parabéns pela pesquisa professor, sou gaúcho,moro no Ceará, mas essa foi a história que ouvia dos meus avós, nasci no Interior do Rio grande do Sul, mei avô criava cavalos de carrera, muito ajudei a cuidar dos cavalos, fazia caçada de tatú, corria de tamanduá bandeira, caçava lebre, jagava bocha, jogo do osso, ouvia as histórias a luz de candeeiro, bebia leite nas tetas da vaca, assava batata doce no fogo de chão, lavrei com arado tatú , lembro da junta de bois (boi barroso e o mancinho). História incontáveis me vem na lembrança diante de tudo que ouvi você falar.
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Obrigado amigo. Exatamente isso. Abraço.
@danilocabral3410 Жыл бұрын
Sou carioca e amo o Rio Grande do Sul. Adorei saber da origem do gaúcho. Quando nati perna nestas terras pude notar ainda um certo preconceito e desprestígio dessa gente que eu muito admiro por parte de outros wue colonizaram esta terra. Mas a história contada confirma a bravura deste povo.
@porainessemundao Жыл бұрын
Eu também sou carioca e amo o RS
@marciosoares6181 Жыл бұрын
Sou carioca e me criei no Rio Grande do Sul, na campanha. Nunca ouvi alguém falar sobre a origem do termo gaúcho. Parabéns! Baita aula! 👏👏👏 Amo o RS. Estado que me criou desde os 2 anos.
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Obrigado. Abraço.
@camilopegoraro6047 Жыл бұрын
muita ótima explicação, sou de Nova Pádua, RS e resido em SP, estudei muito as tradições gauchas e é realmente o q você dis e otienta...gostei
@tanuriodebritoramos1126 Жыл бұрын
Sou ouvinte da rádio Gaúcha, no interior baiano. Já estudava e pesquisava a cultura gaúcha. Aprendi a admirar e respeitar a autenticidade do povo do Rio Grande do Sul. A música produzida desde Tio Bilia até Renato Borghetti, Gilberto Monteiro e tantos outros me encanta e emociona. Viva o povo gaúcho. Vai um mate aí?
@sandro19691000 Жыл бұрын
Oxente, meu rei!!😄😄
@39pv75fi39 Жыл бұрын
Gostei muito, tenho as três etnias, branco, preto e índio, tenho orgulho desta terra, embora algumas injustiças, tenho q ser resiliente, pois não se pode generalizar, ainda mais eu q tenho as três misturas.
@gilbertocorrea667 Жыл бұрын
Nasci no RIO GRANDE DO SUL , com muito orgulho sou gaúcho , amo minha terra.
@arywaltercolisse6058 Жыл бұрын
É muito importante saber sobre a história do gaúcho.
@sergioteixeira1129 Жыл бұрын
Nasci em Santana do Livramento e criado em São Paulo. Sou descendente de Espanhol, turco , indio e portugues. Tenho muito orgulho de ser chamado de gaúcho e apesar de não ter sido criado no meu estado, tenho muito orgulho do RS.
@luisantoniocampos891 Жыл бұрын
Sou lindeiro de Santana. De Rosário do Sul a Querência do General Abreu e do Leão do Caverá.
@FlavioPereira-cj5uf Жыл бұрын
Eu tb e tb te alemão
@lisandrarieger8502 Жыл бұрын
Amar é respeitar as origens fazem de nós pessoas diferenciadas, SOMOS faca na bota 😅😅😅
@joacirrodrigues8254 Жыл бұрын
Sou paranaense e amo a musica gaúcha, gostava muito de dançar xote, vanerão, vaneira, marchinhas...
@linosb18 Жыл бұрын
As bandinhas são demais.
@ignaciorodriguez853 Жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo! Gostaria de esclarecer que no Uruguai existiu a escravidão até 1842 e segundo o último censo a população negra é de 10,6 %. No próximo mês vou conhecer Porto Alegre e queria conhecer mais da cultura, vejo que temos muito da origem em comum. Abraço desde Uruguai!
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Obrigado pela colaboração. Abraços.
@jorgegomesdoamaral9502 Жыл бұрын
Adoro ver histórias como essa, esse nosso Brasil apesar de ser ainda novo com relação a muitos outros países, tem muitas histórias interessante.. Sou do Paraná me considero Sul.. os três estados do Sul muitos se indentifica...
@genecinovack154 Жыл бұрын
Prof. Anderson muito bom esse conteúdo de pesquisa seu vídeo é sobretudo muito conhecimento que não têm nos livros didáticos sou gaúcha e meu pai e minha mãe também e não tenho vergonha de ser gaúcho! Povo forte e destemido!
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Obrigado amiga.
@ivetelange4053 Жыл бұрын
Eu sou Gaúcha, amo meu Rio Grande do Sul 💃🕺🥂🍾
@celiarovana30020 Жыл бұрын
Gratidão por expor com tanta veracidade, pesquisa e respeito a história do gaúcho!
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Obrigado.
@valmirtriz3796 Жыл бұрын
Sou gaúcho .. moro no Ceará a mais de 20 anos . Meu sonho e ainda voltar pra minha querência amada.
@jaassil Жыл бұрын
Querência amada Meu céu de anil Este Rio Grande gigante É mais uma estrela brilhante Na bandeira do Brasil
@mirodesouza2586 Жыл бұрын
Boa tarde professor. Muito obrigado por mais essa verdadeira aula gaúcha. Sou bisneto, neto e filho de gaúcho com muito orgulho. Meu bisavô paterno (filho de charrua com índio), o meu avô casou com minha avó que era indígena com negro e meu pai casou com minha mãe de origem alemã. Bela mistura tchê . Obrigado
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Mistura boa. Eu que agradeço tuas palavras. Abraço.
@eliz6688 Жыл бұрын
Sou do Alegrete, e assim mesmo que se diz.Sou do Porto dos Aguateiros, beirando Rio Ibirapuitã. Hoje moro no interior de SP e tenho muita saudade das minhas origens. Hoje mesmo entrei no google maps para ver onde ficava a casa dos meus avós que há muito tempo se foram. A saudade é o que faz as coisas pararem no tempo. Mario Quintana
@Monoteista_1 Жыл бұрын
Muito legal a história. Minha família por parte de mãe é gaúcha, ; a história doe gaúchos é muito interessante! Povo índio e europeu . Melhor comida é do Sul , churrasco 🥩🍗🍖
@andreadepaula8172 Жыл бұрын
Sou nordestina mas amo o povo gaúcho do Rio Grande do Sul❤
@emersonmarinez3396 Жыл бұрын
Aí sim
@joaoramos8658 Жыл бұрын
Merece um 👍tchê um forte abraço do tamanho do Rio Grande do Sul.
@antoniodasilva9412 Жыл бұрын
@@emersonmarinez3396aáaaaaaasssaaaaaac
@emersonmarinez3396 Жыл бұрын
Chama
@veraterra2540 Жыл бұрын
Sou gaúcha,amo o nordeste, tanto que hoje moro em Maceió. Digo que meu corpo é gaúcho mas minha alma é nordestina.
@inesines786 Жыл бұрын
Hola, soy Montevideana pero vivo en la frontera con Santana do Livramento. En base a lo que aprendí de la historia de mi país, del gaucho, de los "patricios", de las guerras y demás, estoy super contenta de cómo se expresó y enseñó este docente. No soy "gaúcha", ni gaucha, soy mas bien citadina, pero qué sentimiento lindo que trasmite la cultura que en mi país se asocia con lo rural. Si sos gaucho, sos rural, no sos de la ciudad. Sos del campo. Es cierto lo que explica del origen, en mi país la historia lo cuenta así también. Seres desplazados, corridos, de poca cultura, sin dinero, que debían por supuesto, sobrevivir. Esta muy bien retratado en la obra de José Hernández, argentino, El gaucho Martín Fierro. Hay más obras que lo retratan muy bien, pero esta fue una de las que leí y me ganó. La primera vez que tuve contacto con la cultura riograndense específicamente, me sorprendí, aún conservaba muy fuerte el acento del sur de Uruguay y me llamaron "castelhana", y una vecina me explicó lo que significaba. Me enamoré de cómo ella vibraba en cada explicación, qué era un piá, que era un CTG, que era la revolución Farroupilha, qué significaban los pañuelos, era una emoción sola. Hoy me encanta esa cultura. Es cierto lo que leí en algunos comentarios, la cultura se va llevando de un lado, se va mezclando con otras, se van haciendo adaptaciones. Aunque ame la cultura y el "suelo", si no lo vivo, si no respeto y no cultivo las tradiciones, no soy "gaúcha". Me encantó leer los comentarios que agregaron detalles, o puntos de vista diferentes a los que propuso el profesor. Cómo enriquecieron el trabajo, sin ofensas. Y como dijo el profesor, no es vergüenza el origen del gaucho, pienso que alguna de las características de esa época aún permanecen, y son justamente lo que hace a la esencia. La fuerza para seguir adelante, el amor por el trabajo y la familia, el apego a la tierra, el cuidado de los animales, para trabajo y sobrevivencia, se fueron gestando desde esa época y aún están. Disculpen la extensión, me encantó el video y los comentarios respetuosos. Y como escuché por ahí, " uma boa noite para os gaúchos e gaúchas de todas as queréncias"
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Obrigado pela contribuição. Abraços.
@osmarpires9541 Жыл бұрын
Sou carioca e tenho alguns amigos gaúchos. Achei sensacional o conteúdo. Parabéns.
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Muito obrigado 😊
@amiltonfernandes3607 Жыл бұрын
Sou paranaense, Moro em São Paulo,o que percebi que os gaúchos não migram para são Paulo tem poucos que eu conheço eles são muito tradicionais
@matiasmatias7673 Жыл бұрын
Eu sou filho de um autêntico gaucho. Mei pai era empregado de uma Fazenda em Estrela Velha, e lá conheceu minha mãe que trabalhava na cozinha da casa dos patrões Dr. HECKMANN E DONA NADEJE. Ele vindo da fronteira e a mãe uma preta. Tenho orgulho deles.
@jnelsonferreira Жыл бұрын
Na verdade, o GAUCHO, forjou sua historia, criou sua raça com suor, sangue e trabalho. Pela lógica ele devia ter perecido, mas não, lutou contra tudo e contra todos, e, chegou onde está hoje,
@NADMAX9971 Жыл бұрын
E hoje se tornou essa coisa.....a julgar pelos representantes políticos que elege!
@danielmarciano4558 Жыл бұрын
@@NADMAX9971na real quem elegeu essas aberrações que estão no poder, foi estrangeiros "Paulistas, cariocas e um monte de paraíba que veio se encostar aqui" .. Macho guasca de verdade não vota em Biba nem em ladrão,👊🏻
@osvaldofabian8804 Жыл бұрын
Realmente una historia real .solo q el gaucho .de historia es la mescla de indio y el criollo mestizo .sin tierra .por lo cual en total libertad .sin límites.de territorio
@lravedutti Жыл бұрын
Muito bom ouvir histórias verdade ou não as origens desse povo guerreiro essas versões nos abrem a mente para melhor conhecer nossas origens sou paulista e admiro muito o povo gaúcho
@marcoaurelioalmeidamedeiro9218 Жыл бұрын
Boa tarde professor Anderson, sou gaúcho com muito orgulho deste Estado. Esta foi a melhor explicação sobre a origem do Gaúcho. Parabéns pela pesquisa e pelo site. Abs.
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Muito obrigado.
@loboguerreiro4503 Жыл бұрын
Nós gaúcho em festas de rodeios somos chamados de índios e também o gaúcho tem orgulho de andar pilchado e trabalhando em estância com o gado e domando cavalo uma lida muy boa Aqui vai um forte abraço daqui do estado do Rio grande do Sul para todos os estado do Brasil tchê.
@josejuarez8420 Жыл бұрын
Bom dia, estou gostando da história, eu sou gaucho numa mistura de negro, portugues e indio. Com muito orgulho, nasci em Ijuí, próximo os sete povos das Missoes hoje moro em Minas Gerais. Mais precisamente em Itajubá-MG.
@1969everaldo Жыл бұрын
Muito obrigado prof. Anderson, eu ainda não tinha uma explicação técnica assim, vim de Santa Catarina mas vivi sempre no Rio Grande do Sul, me orgulho e me considero gaúcho.
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Obrigado
@jlcmoraes4144 жыл бұрын
Parabéns Me identifiquei muito pois minha origem é de “pelo duro” 4 geraçoes que tenho conhecimento de meus avós de origem local aqui do pampa, tenho orgulho somos um biótipo forjado pelo clima e pela descendência desses bravos
@ProfessorAndersonAmaral4 жыл бұрын
Boa lembrança, o "pêlo duro" é o construtor de nossa cultura.
@leandrosavionek5099 Жыл бұрын
Pelo duro, boa, faz tempo que não escuto essa expressão, lá em são Borja falavam muito
@josecuty62787 ай бұрын
De certa forma, os gaúchos dos Pampas alimentamos esse não-pertencimento, de viver à margem, até hoje. É da nossa natureza o sentimento de liberdade. Sou de Quaraí, da fronteira Oeste do Rio Grande. E parabéns ao Professor Anderson.
@ProfessorAndersonAmaral7 ай бұрын
Obrigado
@Marcellyandion Жыл бұрын
Não sou gaúcha, mas amo a cultura, a história, e tudo que envolve! Não tem como, é uma cultura muito rica, muita tradição.
@danielesantos4435 Жыл бұрын
Nós temos um amor intrínseco pelo nosso pago, nossos modos de viver nele, respiramos nossa história nos hábitos mais triviais. Construímos essa cultura, peleamos bravamente para defender esse chão. Somos uma cultura à parte nesse Brasil majestoso e vilipendiado.
@itrzho Жыл бұрын
Sou gaucho e te falo q eh um lixo. La vc aprende preconceito e discuros de odio. Tem nada q preste nesse lugar.
@wilsoncosta7170 Жыл бұрын
@@itrzhovocê é um mau exemplo de gaúcho, uma vergonha!
@praieiroseviajantes5059 Жыл бұрын
@@itrzhonada vê claro que são muito tradicionais muitos se acham mais são acolhedor se não fosse muitas pessoas que vão morar no RS gosta do lugar e das pessoas
@itrzho Жыл бұрын
@@praieiroseviajantes5059 me mostra um negro/a q gosta do Sul. Sai do sul, pq nao suporto a educacao provinciana de la, insuportavel! Qqr coisa fora da caixinha de merda deles, ja eh motivo pra odio. Odeiam, mulatos, morenos, e pobre. Nossa, como odeiam pobres... Esse lugar eh um lixo.
@maristelamichels2299 Жыл бұрын
Por isso são fortes e disciplinados, cresceram na dificuldade,árvore que o vento balança é muito forte, gostei de entender isso, obrigada
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
É isso mesmo. Obrigado.
@cfo6096 Жыл бұрын
Sou gaúcho aqui da fronteira com o Uruguai, descendo de bugre com espanhol. Um vídeo bem explicativo, embora resumido. Bom pra mostrar pra quem não é gaúcho e explicar com poucas palavras, mas explicar de maneira coesa.
@albertoemanuelramirez9534 Жыл бұрын
Sabe o significado de (bugre)?
@pedropaulodesouza3359 Жыл бұрын
Eu gosto muito da tradição gaucha abraços aqui de sapezal MT ❤❤❤
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Abraço
@diegobreis714 Жыл бұрын
Andando pelo RS profundo ainda se vê gaúchos como esses ditos aqui. São pessoas realmente lendárias e impressionantes. Merecem todo o nosso respeito!
@jacintoalves6139 Жыл бұрын
Parabéns guerreiro é muito bom conhecer nossas raízes obrigado
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Eu agradeço. Abraço.
@josen.freitas5359 Жыл бұрын
Rio Grande do Sul tem lindas histórias e seu povo, um orgulho. Fizeram muito e fazem, pelo Brasil! Obrigado, professor!
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Obrigado
@fatimaaugusto72057 ай бұрын
Ouvi e acredito que tenha sido dessa maneira.E assim o Brasil foi povoado com pessoas boas e acolhedoras.É bom que não haja distinção entre brasileiros.Todos vinhedos de fora.Os índias já estavam aqui.Vamos nos respeitar.
@geovaniteles1027 Жыл бұрын
Hoje moro em MG mais tenho orgulho de ser gaúcho aqui em MG o povo gosta muita da gente.
@Darlene0306 Жыл бұрын
Verdade, sou gaúcha, filha de mineiro.
@luisantoniocampos891 Жыл бұрын
Sou de Rosário do Sul a Querência do General Abreu e do Leão do Caverá.
@rogeriosampaiobandeira7811 Жыл бұрын
Sou gaúcho da capital, gostei da história. Tenho orgulho de ser gaúcho, fomos um povo valente, respeitador e guerreiro. Nossa bandeira é verde e amarelo, mas o vermelho no meio.
@revelinomatias1084 Жыл бұрын
Me criei na estância dos Soares, quando guri era pra toda obra, com o passar dos anos virei capataz, peão gaúcho de fato, bom de serviço
@klebersouzateles3095 Жыл бұрын
Cai de paraquedas nesse vídeo não sou do sul mais gosto de história top de mais 👏. É como os bandeirantes, os bugre, os índios borracheiro etc... esse é o Brasil.
@pastorjonassantossantos8464 Жыл бұрын
Sou gaúcho, brasileiro com muito orgulho pela brava gente que somos. Baita explanação professor . Jóia parabéns.
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Muito obrigado
@xxs0102 жыл бұрын
Professor, no Paraguai também temos muitos gaúchos no estado de Misiones - Paraguai (região das misiones jesuítas), e inclusive muitos costumes foram herdadas dos guaranis como o consumo da erva mate e o estilo de assar a carne, a principal região dos guaranis é o Paraguai. Obrigado pelo vídeo.
@ProfessorAndersonAmaral2 жыл бұрын
Verdade. Inclusive o Paraguai mantém a primeira língua falada nesta região, o guarani. Abraço e obrigado pela comentário.
@plautogiulian Жыл бұрын
Parabéns pela explanação das origens do povo do meu Estado.
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Eu que agradeço!
@clairfreitas8390 Жыл бұрын
Boa tarde professor, tenho sangue gaúcho correndo em minhas veias, minha avó paterna veio para o Paraná em lombo de mulas, tenho historias lindas contadas pôr ela, obrigada pela aula, os brasileiros não conhem sua história verdadeira, somos um país de vários povos, pôr isso somos abençoados, um abraço aqui de Itapoá SC.
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Grande abraço.
@edsonmoura4083 Жыл бұрын
Paranaense n eh gaucho
@Mari-ek5xe3 ай бұрын
@@edsonmoura4083 se eles tem antepassados gaúchos são sim
@gladimirmoacir5634 Жыл бұрын
Por ter sido expulso das tribos, não aceito na sociedade, viveu 200 anos às margens. Depois de estabelecer uma vida adaptada, super valorizou a família e os costumes.. Hoje temos o MTG pelo mundo a fora 🤠
@ivandrovezzarofarias669 Жыл бұрын
Que aula rapaz! Sou natural de Caxias Do Sul RS filho de pai brasileiro e de mãe origem italiana, chamamos essa mistura de "pelo duro" kkk Gostei muito dessa aula professor inclusive, a parte da origem pois muitos nao admitem que o gaúcho primitivo, era ladrão de gado e nem se quer sabem que no dicionário gaúcho o termo gaudério significa vagabundo, vadio! 😅 Mais um inscrito com muito gosto! Grande abraço!!!.
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Obrigado pelo apoio amigo.
@FlavioPereira-cj5uf Жыл бұрын
Também sou Farias, meu vô maternidade era de Santiago,RS Fortes Farias
@izaeldivinobarbosa4295 Жыл бұрын
Sou do Paraná tem muitos costumes dos Gaúcho CTG . Além de gosto churrasco .erva . Música
@honoriomoro9024 Жыл бұрын
Que história linda tem esse povo, que não tem fronteiras! Mas em uma próxima oportunidade, professor comente da Gaúcho que foi conquistando aos pouco o Rio grande do Sul.
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Certo amigo. Obrigado pelo comentário.
@ThiagoNogueira-px2eh8 ай бұрын
Sou gaúcho do Rio grande do Sul obrigado por fala da nossa origem ❤👍🏿 estava curioso pra saber
@ProfessorAndersonAmaral8 ай бұрын
Eu que agradeço
@jaimerodrigues3753 Жыл бұрын
Excelente professor deu aula incrível adoro os gaúchos costumes povo guerreiro
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Obrigado.
@apcmaxijuli8067 Жыл бұрын
EXCELENTE... LO VI DOS VECES AL VÍDEO..FÁCIL D ENTENDER Y CON MUCHA EDUCACIÓN
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Gracias.
@mariaamelialuizaalves8052 Жыл бұрын
Gratidão pelo vídeo. Sou nascida em Vacaria e morei em Caxias do Sul desde a adolescência até 1986, quando vim para Rondônia onde estou até hoje. Mas meu projeto sempre foi voltar para o Rio Grande do Sul, minha terra amada. Sou grata a este estado que me acolheu, mas logo estarei de volta ao meu lugar.
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Muito legal. Volte logo.
@elenitarodrigues7092 Жыл бұрын
Pues Indiada.deve ser por isso que defendo os povos originários indígenas, e amo a cultura Espanhola.
@analuciapachecodesouza5308 Жыл бұрын
O gaúcho é o somatório de toda a história com a contribuição histórica de todas as etnias dos negros lanceiros, dos indígenas dos europeus com suas tecnologias, com a força de trabalho de muitas gentes que merecem o nosso respeito e gratidão porque nos feram uma cultura rica e de certo modo, uma identidade. Gratidão a todos os nossos antepassados que fizeram o que puderam para que possamos ser quem somos e despertarmos essa consciência. Gratidão, Professor! ❤
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Muito obrigado. Abraço.
@mastomasto6197 Жыл бұрын
O triste foi os negros e caboclos originais, serem totalmentes desprezados, enquanto os emigrantes europeus! Foram beneficiados com terras e auxílios. Claro, eram pessoas boas e trabalhadoras.
@analuciapachecodesouza5308 Жыл бұрын
Realmente, foi uma grande judiaria, uma injustiça , havia terra para todos. @@mastomasto6197
@elenitarodrigues7092 Жыл бұрын
❤❤
@elenitarodrigues7092 Жыл бұрын
Da onde os vestidos das prendas , qual origem ??? Ciganas.
@lucasmazzi Жыл бұрын
O gaúcho é um vencedor. É um guerreiro, é um herói que formou o que conhecemos hoje como Rio Grande.
@arnobioferreira4225 Жыл бұрын
Viva os Gaúchos, Prendas e Gurias, viva o povo Brasileiro!!!!!
@femmefataledeexu6496 ай бұрын
Muito bom!!! Acrescentou bastante. 👏👏👏👏👏
@ProfessorAndersonAmaral6 ай бұрын
Muito obrigado 😁
@nelsontoja Жыл бұрын
É claro que a origem do gaúcho não é vergonha. E se a gente quiser ir mais longe, temos hoje a lampions league em homenagem a lampião. Outra figura histórica que vivia como podia. Hoje temos como vizinho a cidade de Garruchos. Sou de São Borja e sempre estudei na escola que a origem do gaúcho está relacionada a região do pampa que cobre como o senhor falou as áreas da Argentina, Uruguai e o Sul do Brasil. Bela aula prof. Fica devendo a origem da indumentária gaúcha.
@geraldopereira31547 ай бұрын
Muito oportuna e importante essa colocação !!!! Gosto desse povo, vivi dize anos em Porto Alegre e acompanhei muito o programas nativismo na mídia daí !!! Paixão Cortes, Glênio Fagundes, Barbosa Lessa Sobrinho, Darci Fagundes ......!!!!! Adorei sua explicação professor !Sou mineiro mas minha filha primeira eh gaucha, minha esposa eh também, tenho irmão e irmã que residem aí ha quarenta anos !!!!!!!
@luiskronos4668 Жыл бұрын
Sou de Mato Grosso e adoro o Rio Grande do Sul, já fui muitas vezes e amei, minha irmã mora lá e tmg ama😊
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Fala Luis. Obrigado pelo comentário. Também amo o RS.
@marcelosoarespereira6997 Жыл бұрын
Parabéns pela aula, E viva o povo gaúcho! ❤
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Viva!
@mggg123 Жыл бұрын
Também tem origem do Paraguai. Os africanos também trouxe grande formatação na formação gaúcha ,principalmente nos gaúchos da fronteira.
@nediropke6816 Жыл бұрын
Lembro há muito tempo, quando em Santo Ângelo passavam homens de pele mais escura e roupas pampeanas ou mulambas e eram chamados de pelo duro ou mestiços gaúchos. Eram vistos com desconfiança e andavam em pequenos grupos.
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Verdade, eram assim chamados: os pelo-duros.
@renatoescobardeescobar4247 Жыл бұрын
Recomendo mais algumas leituras complementares para esse entendimento. Por exemplo: Tau Golim "A cultura do gauchismo" etc...
@afonsotc Жыл бұрын
meus pais tem o Teixeira no nome e já vi mulheres aqui com apelido de pampa e gaúcha numa vila próxima mas que barbaridade. o mudo pequeno o rio grande.
@rosimerioliveira63046 ай бұрын
Eu sou gaúcha,nascida em pelotas,e atualmente moro em porto alegre, amo meu estado e tenho orgulho de ser gaúcha.
@joaoramos8658 Жыл бұрын
Sou gaúcho tchê com muito orgulho nunca roubei nada de ninguém graças a Deus,um forte abraço pra todos os gaúchos e às prendas com todo o respeito valeu ficam com Deus .
@GiovaneDaSilvaBlackTiger Жыл бұрын
Sou gaúcho de Novo Hamburgo, parabéns pelo trabalho
@donoliver480 Жыл бұрын
Parabéns Professor, fico orgulhoso tbm de ser gaúcho guasca da fronteira com o Uruguai, sou de Bagé RS. Ah, ganhou mais inscrito.👏👏👏🤝
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Obrigado amigo. Bela cidade a sua.
@angelotupinambagauto9858 Жыл бұрын
🎉
@MarceloGoncalvesNorberto8 ай бұрын
É que nós gaúchos, desde nessas raízes não nos colocam cabresto, preferimos viver retirados do quê baixar a cabeça, e sempre pelhando pôr nossas famílias e jamais se sujeitar.
@leandrosavionek5099 Жыл бұрын
Sou gaúcho, nascido em são Borja, porém de origem européia da Rússia e Alemanha, frequentei CTG quando criança e adolescente, usava adaga na cintura e tudo mais, porém quando entrei na juventude, comecei a me questionar sobre tudo aquilo, que não fazia sentido pra mim, um descendente de europeu que não tinha sangue indígena e pra piorar minha família chegou no RS no século 20 então entendi que vivia uma fantasia de uma época que não existiu, com o tempo fui me afastando um pouco da cultura e CTG, esse vídeo foi de muito esclarecedor
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Somos conterrâneos.
@joaodossantos2430 Жыл бұрын
Muito bom gostei é isso mesmo pelo o que eu tenho lido essa é história é mais verdadeira para bens
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Obrigado
@_Alexandre_. Жыл бұрын
Que material maravilhoso! Meus pais sempre citavam um ditado quando queriam se referir aos desafios que enfrentávamos: "a necessidade é a mãe da providência!"
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Obrigado
@nelsonmocelin8253 Жыл бұрын
Que show.....muito bom...eu não sabia da origem....sou catarinense...mas moro no RIO GRANDE DO SUL há 26 anos 👍😎👏👏👏
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Bacana. Abraço.
@marciamartins7026 Жыл бұрын
Gostei muito.Admiro todo nosso povo. Os gaúchos são de garra,trabalho e luta;cultura rica;❤👏👏👏👏👏
@genealogiaegeneticaemfoco1324 Жыл бұрын
Sou paranaense, mas meus bisavós eram gaúchos, logo também somos gaúchos.
@lucasmarques8053 Жыл бұрын
É por isso que eu amo ser gaucho! Eu amo a minha terra. E agora com estas informações reforçou a minha admiração pela historia da minha terra.
@luizgustavoschuh3548 Жыл бұрын
Que aula maravilhosa sobre a origem do gaucho
@ProfessorAndersonAmaral Жыл бұрын
Obrigado
@mizaelmenarddejesus4354 Жыл бұрын
Muito bom o vídeo professor, sou gaúcho de nascimento, cresci na região serrana (Caxias do Sul). É bom ver a apresentação de documentos históricos que contam mais sobre nossas origens. Parabéns pelo trabalho!