Sou uma mulher do norte, transmontana, que saiu de lá há mais de 43 anos... era uma jovem adolescente. Vivi muitos anos no estrangeiro; Estados Unidos e Suiça. Entre esses dois países, no centro de Portugal para onde regressei há um ano. Sou filha e neta de duas grandes Mulheres transmontanas, guerreiras, fortes, lutadoras, valorosas e fortes, com muita história de vida. Levo no sangue a garra delas e esse legado nortenho, do qual muito me orgulho. O ADN celta ainda corre nas minhas veias (fiz o teste do ADN que comprovou issso). É no norte que se encontra a maior percentagem de mulheres loiras, de pele muito branca e olhos claros... o legado celta. Obrigada pelo reconhecimento carinhoso e, sim, nós deveriamos governar este país. Garanto-lhe que estariamos todos muito melhor. Bem haja e felicidades.
@mariadaconceicaoferreiraba92756 ай бұрын
Olá Clarisse😊. Fez uma bela explicação sobre as mulheres do norte. Eu sou vianense. Já não sou jovem, mas aqui na minha zona sempre vi mulheres de muito trabalho e luta. Os maridos emigravam e elas geriam a educação dos filhos, trabalhavam os campos e ainda se esforçavam por não gastar o dinheiro que os maridos enviavam do estrangeiro. Alguns homens emigravam e não voltavam mais. Então como é que as mulheres não tinham que ser fortes? A dureza da vida assim as fez. E sim são frontais e são danadas😊 Também dizem bastantes palavrões. Parecem duras, mas a maior parte tem bom coração. Tem graça que também já tinha lido esse artigo do Miguel E Cardoso. Desejo-lhe tudo de bom em Portugal. Beijinhos 🌹☀️🌹
@gabkoost6 ай бұрын
Olhando para o território do Norte de Portugal verá que até há bem pouco tempo toda a gente ou quase vivia na ruralidade. Mas era uma ruralidade de intenso trabalho dada a fertilidade e exploração da terra para agricultura de forma quase absoluta. Isso forçou ao longo dos séculos as mulheres a trabalhar junto dos homens, tanto ou mais do que eles, nas lides da vida. A mulher cavava a terra lado a lado com o homem quando era preciso. Carregavam os cestos de uvas à cabeça o dia todo pelos caminhos acima. Estavam presentes em todo o lado no trabalho que na região era de sol a sol. As crianças ficavam em casa a tomar conta umas das outras enquanto as mulheres trabalhavam. Isso criou uma cultura diferente do resto do país onde os modos de vida eram diferentes fruto das ocupações antigas serem definidas pelos recursos. A mulher do Norte sempre se viu a si mesmo como uma parte equivalente aos homens e histórias como o feminismo nunca pegou muito por cá por isso. Também sendo uma terra muito religiosa até há uns 20 ou 30 anos atrás, elas também eram por norma mais recatadas e mais exigentes no que toca aos relacionamentos. Da mesma forma, sair à rua exigia frequentemente estar cuidada. Por tradição a mulher do Norte aparecia ao público em dia de feira, romaria ou ao Domingo. Ainda ficou alguns resquícios destes hábitos e isso verifica-se quando vamos para outras regiões do país e notamos perfeitamente que não existe tanto pudor ao sair à rua. Quanto ás raparigas de hoje, infelizmente, estão cada vez mais globalizadas. Em breve não se distinguirão de qualquer outra nos EUA ou na Inglaterra.
@JoseOliveira-qq9mk6 ай бұрын
Vou oferecer a minha visão de forma muito concisa: em casa dos meus pais (com 87 e 85 anos), o meu pai era o "chefe de família", mas só se fazia o que minga mãe queria. 😊
@juanluisalvarez9249alaricano4 ай бұрын
Sou galego,todos os comentarios que lin podian aplicarse as mulleres galegas, sobre todo as do interior rural e as da costa mariñeira. O subdesenrolo e abandono dos gobernos de Lisboa e de Madrid foron causantes do excesivo traballo das mulleres galegas e norteñas portuguesas.En galiza todas fuxiron do traballo no campo e abandonaron as añdeias. Fixeron ben!!!
@carloscanariocanario11596 ай бұрын
As Portuguesas são as Mulheres mais difíceis do Mundo está nas estatísticas. São lindas e guerreiras carreguem com elas a Herança dos celtas .
@sivispacemparabelum10896 ай бұрын
Íamos á guerra com os homens, é a alma lusitana, guerreira!
@abiliofernandes-ik4xl6 ай бұрын
Cai aqui sem crer, já que cai vou citar dois fatos! 1º Fui militar em Angola, em Luanda havia a Praça Maria da Fonte, meu espanto quando vi, depois da guerra civil ter acabado em Angola, no Monumento onde figurava a Imagem da Maria da Fonte, colocaram um tanque de Guerra! "ridículo" 2º O caso que tanto se falou do encontro no Aeroporto onde uma mulher do norte disse, Eu sou portuguesa, sou Mulher do Norte, vá para sua terra! A mulher do Norte não é maluca, ela reage quando alguém tenta ofende-la Ninguém viu o contexto, mas sem ver, posso dizer que se meteu com pessoa errada! Mulher do Norte é assim mesmo, e para ajudar não há melhor que ela! Acho que o vídeo até chegou ao Ministro Dino! O vídeo teve muito sucesso para quem nos odeia, e quer xingar nos portugueses, só isso!
@6691vera6 ай бұрын
É uma homenagem muito bonita á mulher do norte. Mas a mulher portuguesa, a nível geral, a mais antiga era uma sacrificada, com muitos filhos, com muito trabalho duro. As alentejanas, as transmontanas, etc, que trabalhavam duramente no campo, as da costa que trabalhavam no mar, nas salinas e quando ficavam viúvas criavam os seus muitos filhos sozinhas. A vida antiga era muito dura para todos, para os homens que iam para a guerra ou que emigravam e para as mulheres que às vezes eram comparadas aos homens pela dureza do trabalho que faziam. Era assim! Agora a vida é muito mais leve. Eu não passei por essa dureza mas respeito muito esse capítulo da nossa história, que é a história das gentes.
@lazaroeusebio21336 ай бұрын
Vídeo interessante que mostra que vc é uma pessoa perspicaz e, com um dom de palavra muito bom. Também li Miguel Esteves Cardoso, admiro a sua escrita. Nasci no Algarve há mais de 70 anos , vivo no norte arredores do Porto, conheço bem a mulher do norte (nortenha). Na minha opinião duma maneira quase geral é, como diz, uma mulher guerreira que não tem problemas de ser direta, dizer na cara aquilo que pensa. Umas mais que outras são brejeiras, não tanto como certos vídeos na net em que exageram, pois é filme. No entanto conforme diz palavrão, que sai sem querer, ao mesmo tempo é doce, amiga dos amigas/os. Já agora, o caso da Maria da Fonte, já é mulher do norte (Minho interior) mulher do campo, menos brejeira. A revolta foi simplesmente que o padre não queria que continuassem a sepultar mais mortos dentro da igreja como era hábito na época. O mesmo bem tentou explicar as inconveniências, mas a Maria da Fonte não foi na conversa, logo por isso se iniciou a dita revolução das mulheres naquela região.
@celestesousa93576 ай бұрын
Sou nortenha, sou trabalhadora , falo alto, não levo desaforo para casa, mas não digo palavrões nem gosto de ouvi-los.❤
@serafimduartelopes9616 ай бұрын
Efectivamente, a mulher do NORTE tem identificação das mulheres CELTAS. É só investigar na internet. Beijinhos
@Philix226 ай бұрын
À boa maneira do norte, homem diz sempre "lá em casa a última palavra é sempre minha: Sim, senhora!" 😆
@netportugal6 ай бұрын
Parabéns! Eis um vídeo muito interessante. Vi até ao fim. Parecia uma aula, serena. Não sendo do Norte, passo lá, com frequência, algum tempo. E concordo com o conteúdo da sua exposição. A Clarisse seria uma bela professora. Em resumo. Vários povos invadiram a Península Ibérica. Nota-se nos olhos das mulheres do Norte que serão descendentes de povos do Norte da Europa. Daí a beleza que cativa. E os olhos? Parabéns! Nunca comento. Hoje fui cativado pelo tema e pelo seu tom sereno.
@Annalaviesimple6 ай бұрын
Pela mulher do norte é Forte trabalhadora feminista ,matriarca corajosa, economica, mae, é ela que graças à sua força Portugal avançou.. .. tradicional ❤😊
@acacioribeiro42045 ай бұрын
Obrigado pelo exposto. O meu ídolo que partiu faz tempo, era uma mulher do norte, a minha MÃE.
@eduardaandrade47315 ай бұрын
A mulher do norte, é forte, decidida e enfrenta qualquer problema, mesmo que esteja num sofrimento muito grande.
@mariahelenamartins87695 ай бұрын
Eu sou do centro do país. Classifico as mulheres do norte como sendo mulheres fortes, que vão á luta.
@sivale76214 ай бұрын
As mulheres do Norte cuidam dos familiares quando velhinhos, trabalham fora, cuidam da casa, cozinham, cuidam dos filhos, plantam, colhem, trocam colheitas entre amigas e vizinhos, criam animais, tratam das contas da casa, fazem praticamente tudo! (Exemplo: A minha maezinha vianense). ps: o meu pai sempre trabalhou muito mas, nada comparado com ela.
@JoséS-u7e6 ай бұрын
Um comentário só. Mulher feminista parte do princípio da vitimização, e reclama. Mulher resolvida e independente, parte do princípio de que pode fazer as coisas, por isso, vai e faz.
@soniasantos69076 ай бұрын
Clarisse, estou totalmente de acordo consigo. Que bela exposição! Não sou do Norte ( para nós, o norte é Porto e Minho e afins), sou do Centro de PT, mas sempre ouvi essa expressão " as mulheres do norte" ( são mais combativas, às vezes mais agressivas, guerreiras etc..) , mas é verdade o que disse, a saber: são as verdadeiras feministas que praticam o feminismo sem saber o que ele significa. Nem sequer se preocupam muito com os homens, nem como as feministas modernas de hj. Olhem para as "Mulheres do Norte". Eu não sou nada disso e tenho a pena. Obrigada pelas as mulheres do Norte ( que não sou)!!!
@CiprianoAlvor6 ай бұрын
As mulheres do Norte são as descendentes directas dos povos guerreiros, os Lusitanos, os Celtas, etc... Basta só conhecer um pouco da cultura celta para saber que o Norte tem muito dessa cultura: os trajes, a fisionomia dos nortenhos, os instrumentos musicais, as danças, etc... Podemos afirmar que o Norte ainda é Portugal, ao passo que do Centro para baixo é a CPLP, é a PALOPA, é Mouraria, é a Índia, onde estão concentrados os teus protegidos. Todos nós sabemos que foi no Norte que começou Portugal e que do Centro para baixo são terras que foram conquistadas aos mouros. Felizmente que o Norte AINDA é Portugal e NUNCA vai deixar de ser.
@catiabotelho58453 ай бұрын
As melhores pessoas são de Braga para cima. Vivo no Porto há sensivelmente 8 anos e percebi que as portuenses podem ser muito amigas para ajudar mas são menos humildes e muito vingativas. Contudo, não desdenho o distrito porque também é muito bonito e tem coisas positivas.
@jorgemeireles55496 ай бұрын
As mulheres do norte de Portugal, a meu ver, refletem uma cultura mais nórdica, genuina, directa e comunitaria em relação ao sul de Portugal. O sul já tem caracteristicas mais " Mouriscas ", em que prevalece um caracter mais individualista, eventualmente mais politicamente correto mas cínico. Mandam igualmente os outros para o "caralho", mas sem verbalizar... Apesar de algumas diferenças, os Portugueses, em termos gerais, são um povo com um carácter muito bom e que conseguiu do pouco fazer muito. Em relação ao feminismo, nos comentários abaixo, a Sonia subscreveu que são as verdadeiras feministas que praticam o feminismo sem saber o que ele significa... È realmente uma afirmação fantástica... È como aquelas pessoas que fazem o bem naturalmente e genuinamente sem sequer se aperceber verdadeiramente do valor das suas ações. Sou Portuense e a minha maravilhosa esposa é uma linda Minhota de Viana do Castelo ... de carácter firme, genuíno e super dócil. È a verdadeira e unica riqueza que possuo.
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
Jorge, primeiro obrigada pelo seu comentário tão agregador e com reflexões que aprofundam e enriquecem as minhas percepções da mulher do norte/minhota/de trás dos montes/vianense... O termo "comunitária" é mesmo algo notório nelas e que eu não fui capaz de descrever em palavras. O feminismo "nu e cru", sem o uso de nomes ou debates modernos realmente as regem. Parabéns pela esposa nortenha e parabéns igualmente à ela pelo marido que a reconhece e valoriza. Felicidades!
@margaridamartins37806 ай бұрын
Eu sou mulher do norte e sou guerreira e trabalhadora não sou sezuda mas sim muito alegre e de vertida hhhcom orgulho de ser mulher ❤ obrigada por gostar do nosso Portugal.
@anapaulacampossoarespereir70215 ай бұрын
Nós as mulheres do Norte não perdemos tempo com ideologias de género, porque sabemos desde que nascemos que temos de ser fortes e independentes.Fomos educadas assim e educamos as nossas filhas assim também!Vivemos para a familia , ás vezes somos duras com os outros,porque somos duras connosco também!Somos generosas de coraçao , mas de língua afiada!Um DNA e uma cultura de força e tenacidade,nós fazemos 1:23 acontecer, nao esperamos que ninguém faça nada por nós! Quanto ao sermos de olhos claros, também temos muitas morenas, foram muitos os povos que nos invadiram,os mulcumanos estiveram por ca 5 seculos!
@Manuela_Pereira713 ай бұрын
As mulheres do norte são fortes, destemidas e nunca baixam os braços, dão o corpo ás balas. Lutam pelo que desejam e não gostam de depender do homem e são mulheres dos 7 instrumentos. A mulher nortenha morre de pé, jamais desiste e orgulho em sermos mulheres do norte. Viva a mulher do norte.
@joaquimgomes56186 ай бұрын
As mulheres do nortenhas ,são focadas com a responsabilidade de mães e trabalho ainda que rústco no zelo de ajudar seus maridos e muitas vezes com a seriedade de suas faces demonstrando bravura, mas profundamente humanas .Outras com mais cultura se apresentam delicadas e singelas num patamar mais auspicioso de um futuro melhor,não esquecendo seu berço, onde o respeito é aprendido e visto como o passo para a vida.
@suzetebrito45064 ай бұрын
A mulher do Norte é muito trabalhadora, sacrifica-se pela família e dá muito no trabalho!
@fatimapinto90136 ай бұрын
Olá m8nha querida, tem toda a razão na sua narrativa eu nasci, no nortr mas desde novinha vivo no centro de portugal o meu ultimo trabalho também fou numlar de idosos mas já estou aposentada, e sabe que quando me zangava a frase que dizia todas as que vieram do norte eu Dizia com muito ênfase eu sou uma mulher do norte 😂😂😂😂😂. Beijinhos e tenha uma boa estadia no meu país ❤❤❤
@francisconeves66574 ай бұрын
São Mulheres Celtas pura e dura !!
@pedraportuguesa73735 ай бұрын
Que história incrível!! Vc é linda!!
@ricardinoferreira99066 ай бұрын
Não é nortista, mas sim nortenhas
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
Anotado aqui. 📝 Obrigada por enriquecer meu vocabulário tuga!
@vitorsousa28046 ай бұрын
Tenho 61 anos as mulheres portuguesas a moda concervadoras quem manda em casa é a mulher de fora o homem fala para estar ao lado da mulher porque sem ela e sem ele não há vida ❤
@ROSASANTOS-jp6wx5 ай бұрын
Sou do norte, não não digo palavrões, nem gosto de ouvir, sou discreta, mas falo quando é bem necessário, também não sou de desistir e na hora dizer não é não!
@jorgebarreira86776 ай бұрын
José Cid ,têm uma cançaõ onde vais portuguesa bonita volta atrás escutar a cançaõ ,e a do norte de pele branca é muito alegre ,muito simples muito franca. (E eu adoro esta ùltima palavra)Muito Franca.💙
@MariaJoaoGouveia-jq3gh6 ай бұрын
Gostei da sua visão. Eu sou do sul e também olho as mulheres do norte com uma força incrível. A unica coisa de que me incomoda e alguma linguagem menos "doce". Mas se conhecesse a mulher algarvia, uma mulher pequenina e magrinha, veria nelas uma força da natureza. E a alentejana? Só as mulheres das grandes cidades, de extrados sociais mais elevados e que são frágeis. E olhe para os lideres da Europa. Neste momento, a força e poder, está nas mãos de 5 mulheres bem duras! E sem agitarem bandeiras feministas.
@catiabotelho58453 ай бұрын
Já tive uma colega de escola de Elvas que era um doce de pessoa. Transmitia muita calma.
@elisiocampos74816 ай бұрын
Mulher do norte é forte ,decidida, lutadora, mas sabendo lidar com ela é doce
@carlossantos-fz7xo6 ай бұрын
O que é diferente no norte, são os homens !! Muita letra, mas depois são uns bananas 😅😅😅
@joaquimgomes56186 ай бұрын
Parabéns pelo foco que fez dessas mulheres muito femininas.
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
Obrigada! ☺️
@mariaaparecidaqueiroz75896 ай бұрын
Também acho as mulheres do norte de Portugal meio Xena (guerreira) porém percebi que tem diferença de comportamento em relação a classe social também, não leve-me a mal mas percebi que mulheres simples são mais guerreiras do que as mulheres de classe nobre, ou seja, mulheres simples falam alto, saem no braço se necessário, fumam entre outros, ja as mulheres do sul são mais delicadas. Essa é minha opinião pessoal ok.
@mariabarbeitos6 ай бұрын
Sim, é uma ideia estereotipada, a mulher Nortenha é bem doce no seu âmago. Talvez as gerações anteriores, mais sofridas e com razão, desde logo porque na ditadura os direitos lhes eram vedados. A geração que se segue a Abril de 74, como eu, sabemos muito bem o que significa feminismo, que não é mais do que uma luta por direitos iguais, não pretendemos diminui-los e somos parceiras. Ainda bem que traz esse tema, porque essa resistência é bem típica aqui. A maioria também não diz palavrões, já foi tempo e nunca foram todas as famílias. Nunca ouvi palavrões nos meus familiares, por exemplo.
@brunoalves20116 ай бұрын
Já que você gosta dás mulheres do Norte, estude a história de uma que se chama ( Ferreirinha, ) existe um vinho do porto com o nome dela, penso que você ia gostar.
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
Olá! Obrigada pela indicação. Anotei aqui para pesquisar sim. Abraço!
@mariateixeira97693 ай бұрын
As mulheres do norte são autênticas sem necessidade de exibição ❤
@mariafernandasacadura38206 ай бұрын
Eu sou do Porto e nost temos um termo para essa postura, somos mais conservadoras, agora falar vernáculo são as classes mais baixas que o utilizam com naturalidade . 🙂
@apspas1004 ай бұрын
Enfim um vídeo de uma imigrante brasileira que não usa as redes sociais para denegrir a imagem de Portugal. É fundamental que o País de acolhimento promova uma integração digna e afetiva dos imigrantes, sobretudo porque somos um país com grande tradição emigrante .Os portuguêses , como disse o poeta são" cidadãos do mundo".Mas essa integração não pode ser unilateral .É dificil gostar de quem não gosta de nós ... Grata pela sua visão positiva do nosso país. Não é perfeito ..mas existem países perfeitos?
@ClarisseFernandesBrPt3 ай бұрын
Obrigada pelo seu gentil comentário! Eu aprecio muitas coisas cá, sobretudo o comportamento dos portugueses em geral, claro que há exceções. Um abraço!
@MrAlmeida126 ай бұрын
Veja "As mulheres do Norte" por Miguel Esteves Cardoso.
@williammarques58026 ай бұрын
Excelente abordagem a sua.
@TheSabugosa5 ай бұрын
Adorei ouvir a sua descrição das mulheres do Norte.
@herculanogoncalves90645 ай бұрын
A Clarisse e de certeza um mulher inteligente como se expressa e sendo a primeira brasileira a ter notado algo nas mulheres do Norte. O povo Nortenho mulher e homem muitos de pele clara e olhos claros e cabelos claros (minha familia- de Castelo de Paiva, numerosa no entanto e na maioria de olhos verdes e azuis) sao descendentes das racas Celtas, Alemaes, Inglesas, Vikings e Romanas e ate Francesas. Enquanto de Lisboa para baixo tem muito a ver com a raca Arabe, grega, Judia e norte de Africa. Tanto que no Sul de Portugal bem como na Espanha a maioria tem olhos castanhos ou negros, e pele mais escura. A nao ser que tenham imigrado do Norte para o Sul. A mulher Nortenha usa lencos coloridos na cabeca como ainda se ve muito nos ranchos folcloricos. Bem e para realcar; a mulher do Norte tem que ser mesmo especial, pois: Jesus Cristo - 2000 anos apos a sua ascencao aos ceus-- veio escolher a minha mae para dar a luz o unico Hercules numa historia semelhante ao nascimento de Jesus... Na mais grandiosa e magnificente historia que ira ser publicada brevemente. Historia que estou a escrver neste momento, que e simplesmente a mais Grandiosa historia que alguma vez tenha acontecido no Mundo. Que e simplesmente de tirar o folego! .
@MarieC-uy9sz4 ай бұрын
Tanto disparate junto.
@elizabetedasilvafranca85436 ай бұрын
Gostei da sua visão!
@mariahelenamartins87695 ай бұрын
Esse exemplo que deu da mulher que vai ás compras com o bebé e acode a tudo. Desenrascada em tudo. É assim que eu as acho.
@manueldias81436 ай бұрын
concordo com todo ,a mulher do norte ,trabalha, quando sai, se prepara para ficar bonita pra festa ,cuida da casa e alguns casos governa a casa .
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
Olá! Obrigada pelo seu gentil comentário. É verdade. A mulher nortenha é multifacetada.
@carlaluisdasilva6 ай бұрын
O norte de Portugal herdou a cultura Celta. Os Celtas eram fortes e batalhadores.
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
Olá Carla! Obrigada pelo seu comentário tão agregador. Não sabia sobre a influência Celta.
@kappa2ou36 ай бұрын
Os Nortenhos eram os Celtas!!!
@mariahelenamartins87695 ай бұрын
Uma percentagem do homem que sabe que a mulher não precisa dele , são os que agridem a companheira ou esposa. Gostei muito do vídeo.
@fernandagoncalves22276 ай бұрын
Foi muito agradável ouvir .
@manueldias81436 ай бұрын
As mulheres do norte são aguerridas ,francas ,amigas , lutadoras ,com raça enfrenta as dificuldas dia a dia ,dao palavrões mas não leais e amigas ,e a cara de Portugal.
@MarioSilva-ik7zt4 ай бұрын
Sim senhor... grande homenagem às mulheres do norte!👍👍👍👍
@antoniodepadua11846 ай бұрын
Bela história sobre as mulheres do norte português
@ChegueiDepressa5 ай бұрын
As mulheres portuguesas são assim em qualquer lugar. Por isso são vistas pelo mundo como as melhores em seus trabalhos. Trabalho, trabalho povo honrado pobre mas não sai roubando, vai à luta como nenhuma outra. Não venha com essa mulher feminista no Brasil nada haver com a mulher portuguesa
@joseribeiro27556 ай бұрын
Mulher Portuguesa é dose... Homem tem que se cuidar na maioria dos casos. 👏👏👏👏👏👏🇨🇭🇨🇭🇨🇭🇵🇹🇵🇹🇧🇷👍👍👍👍👍🌹🌹🌹
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
Uma excelente "dose".
@sureis49076 ай бұрын
Bonito retrato das mulheres nortenhas Um beijinho de Sintra
@sivispacemparabelum10896 ай бұрын
Não sou nortenha... Sou minhota 😅 a mulher do norte não pede para a defender, sabemos bem defender- nos, uña foucinha ou uma chachola e acabou a sucia. A nossa quinta sempre foi governada pelas mulheres da família. Somos mulheres com calo. 👌🏻
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
Olá! Que comentário fantástico e agregador! Chancela maior não há. Obrigadíssima!
@maneldopessa32045 ай бұрын
O Minho fica onde, no Centro ou no Sul?!
@lurdesdiniz3 ай бұрын
O Minho é Norte de Portugal
@alexandrinacosta12914 ай бұрын
O que define a mulher nortenha: " respeitinho é muito bonito e eu gosto!". Somos sinceras, educadas mas não nos pisem os calos.
@paulacatela58216 ай бұрын
Gostei muito parabéns 👍🥰🥰🥰
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
Muito obrigada!
@dcunha256 ай бұрын
Nortenha, não nortista
@ermelindalopes88986 ай бұрын
Mulher nortenha e não nortistas😅
@Enlevar6 ай бұрын
Norteñas
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
Anotado aqui. 📝 Obrigada por enriquecer meu vocabulário tuga!
@neliapereira71155 ай бұрын
@@Enlevar Nortenhas! Assim é o correto
@chicochico78875 ай бұрын
@@EnlevarNORTENHAS
@mariamelo66935 ай бұрын
Têm carácter!
@armandocoelho76956 ай бұрын
Tas numa boa terra aonde nao se fecha a porta
@joselei79586 ай бұрын
Uma pergunta porque são as mulheres em Portugal diferentes nas suas atitudes ?_ Quando os homens iam para o mar , pescar , descobrir novas terras , aquilo que se chama expansão e colonialismo da parte de Portugal , quem ficava em Portugal quem defendia o Pais , quem vencia as desvantangens de falta de homem em casa só poderia ser as mulheres .
@IS-nw4nt6 ай бұрын
Eu sou mulher de norte, ou de trás os montes gostei do vídeo
@fernandosoares76975 ай бұрын
Sou do norte , às mulheres da minha família são todas claras, cabelos loiro , olhos azuis, lindas e altas, trabalhadoras ,mas em contrapartida, são muito bravas e não tem papas na língua. Até a minha neta 1 ano, e é bravinha.😂
@zenazare90765 ай бұрын
se houver uma mulher do norte que se apresente para presidente de Portugl eu sou o primeiro a votar nela deixo vos refletir mais a sério as mulheres do norte sao corajosas na luta e talvez seja por essa razao de ter que lutar para enfrentar a cruz pesada da vida que as transforma em um pouco duras também deixo vos refletir e viva às mulheres do norte
@silvanovieira40006 ай бұрын
Sra do carro foi matosinhos era da Venezuela
@anateixeira37344 ай бұрын
Nao e nortistas é nortenhas
@marcosalmeidabraga62705 ай бұрын
Sua explicação foi de uma mulher, periférica e não focada no título, as mulheres aqui da grande Lisboa também são assim como vc disse sobre as mulheres do norte, não vi nada de feminismo em ser assim, na minha visão elas são femininas, porque pra mim uma mulher feminina é guerreira e batalha duro tanto quanto o homem, não deixam nada a desejar.
@diamantinorosa32495 ай бұрын
Feminismo é diferente de femismo. A mulher do Norte é Feminisma sem ser femista.
@mariateixeira97693 ай бұрын
Vamos lá ver uma coisa youtuber, no norte as asneirices não são consideradas grosseirices porque o mal só está na cabeça das pessoas e não nas palavras
@cjnge68286 ай бұрын
vocês usam muito essa coisa dos portugueses são brutos e grossos, mas o que é espantoso, e como sendo um insulto, dizem isso com uma naturalidade, que nos deixa incrédulos, será que no Brasil também se tratam assim uns com os outros, ou não se consideram pessoas grossas? mas a fina flor da educação e boas maneiras? mas quem as ouve aqui no canal, meu deus, que falta de respeito, e nós não lhes chamamos nomes...é estranho né...vamos rezar, para que os brasileiros nos respeitem...
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
Olha, não é um insulto. Eu estou usando exemplo do que as pessoas supõe. Acredito que a maioria entende isso. E no vídeo eu falo exatamente o oposto, que não é nada disso .
@paulocorreia79426 ай бұрын
Meu Deus, ela disse completamente o contrário. A senhora até estava a elogiar as Portuguesas. Tem sempre de haver um comentário ridículo!
@cjnge68286 ай бұрын
@@paulocorreia7942 o comentário não é ridículo, é quem não respeita as opiniões dos outros, eu não disse que a senhora não foi educada, disse precisamente que por hábito de nos considerar grossos, dizem isso com uma certa ingenuidade que nos espanta, mas volto a dizer que o brasileiro tem por hábito tratar os portugueses como brutos e atrasados, isto são factos que sabem que é verdade, mas considera a sra do primeiro vlog pessoa educada, não tem nada a ver.
@cesardefigueiredo47874 ай бұрын
Mulher fo norte sao mulheres de bigode. Mulher de bigode ...
@jerusaandrade61376 ай бұрын
❤❤
@MariaOliveira-sg8ki5 ай бұрын
Minhota!❤
@joseantunes53335 ай бұрын
Nortenhas lusitanas
@mariateixeira97693 ай бұрын
Não se diz nortistas
@Landri6 ай бұрын
"Nortistas"?! Não serão antes nortenhas?
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
No Brasil falamos "sulistas", "nortistas". Não imaginava eu que aqui era Nortenhas. Deu pra perceber o contexto pois, não?
@Landri6 ай бұрын
@@ClarisseFernandesBrPt, sim, deu para se perceber que se referia às nortenhas daqui. No entanto, o que escreveu a seguir é que é mais preocupante, e é daquele tipo de coisas que como tempo pode dar origem a xenofobia evitável. Passo a explicar: se ao fim de algum tempo em Portugal não tinha conhecimento de que uma pessoa do norte de Portugal é um nortenho(a), eu acredito que seja porque os portugueses, bimbos como são, não se deram ao trabalho de lhe dizer isso (pelo que vejo nos seus vídeos, não me parece que você seja uma pessoa fechada na sua comunidade brasileira a ponto de nunca ninguém ter tido a oportunidade de lhe dizer isso) porque, lá está, como se deu para perceber, está tudo bem. Ora, a consequência que isso poderá ter no futuro para muitos brasileiros é a de um dia, passados já anos desde a sua chegada a Portugal, estarem num contexto mais formal a falar para com portugueses e, ao continuarem a usar os termos brasileiros, darem uma imagem de falta de interesse no "Em Roma sê romano" e a de serem mais um brasileiro(a) que nem sequer se esforça por se adaptar e ainda vem impor o seu vocabulário e cultura aos portugueses, como infelizmente é o caso de uma boa parte deles (não esperem de mim ser politicamente correcto e dizer que são só alguns, porque não é esse o caso).
@ClarisseFernandesBrPt5 ай бұрын
Landri. Eu li a correção de nortista para nortenha uma centena de vezes após o vídeo ser publicado e calhou de na sua vez, eu responder se calhar com alguma rispidez. Peço desculpas. Quanto ao resto do seu comentário, não concordo e acho que levas um bocado a sério demais. Em uma eventual situação mais formal eu vou falar muitas palavras diferentes (não necessariamente erradas) assim como uma senhora utente de Lisboa que passou a residir em um lar de idosos de Braga pedia "uma conchinha de sopa" e lhe corrigiam gentilmente para "colher de sopa". Portugal recebe muita gente de fora pra morar, são muitos idiomas a tentar falar português. Corrigir ou exigir que passem a usar termos e expressões daqui correctamente aos mínimos detalhes me parece humanamente impossível. Agora se isso serve como justificação para uma "xenofobia evitável", penso que este é o ponto preocupante.
@Landri5 ай бұрын
@@ClarisseFernandesBrPt, eu referi-me aos casos em que a pessoas já está há anos em Portugal, como poderá ler, e quem a ouve saber disso. Pode não ser o caso particularmente, mas acaba por passar uma imagem de falta de interesse na adaptação (que pode não ser real, mas lá está, não basta ser, também se tem que parecer). Se for uma pessoa que se saiba que chegou recentemente, poucos povos há no mundo mais tolerantes que os portugueses.
@Roza-xo9zt4 ай бұрын
Apenas o Óbvio
@MariaSilva-tn9ly5 ай бұрын
säo diferêntes
@heloysoares6 ай бұрын
#ccbtubas
@lurdesdiniz3 ай бұрын
Qual nortistas? São Nortenhas
@Youtuberlandscapes6 ай бұрын
Love you back
@LuisMatos-pp1hh5 ай бұрын
Falemos da padeira de Aljubarrota...
@vitorsilva22744 ай бұрын
As. mulheres do Norte, são iguais às mulheres do Centro, do Suk ou das ilhas, existem boas e más, assumcomo os homens, algumas pessoas do Norte é que se acham superiores às de outras regiões, somos todos e tidas portugueses de primeira, com os nossos defeitos e qualidades.
@anaribeiro4285 ай бұрын
Mulheres Nortenhas e nao Nortistas 😉
@fernandamarques41326 ай бұрын
Mulher nortenha não nortistas
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
Anotado aqui. 📝 Obrigada por enriquecer meu vocabulário tuga!
@MariaSilva-tn9ly5 ай бұрын
Nortenhas e não nortistas
@Enlevar6 ай бұрын
São todas Galegas, NÃO são portuguesas.
@teresasemanas57076 ай бұрын
@MatildePortugal-ew1zzet avant le nom du portugal, es lusitanien
@teresasemanas57076 ай бұрын
nous sommes portugaise, pas "galégos" A love you portugal 🇵🇹🇫🇷
@celiapereira336 ай бұрын
Mulheres Portuguesas de gema, mulher do Norte é mulher guerreira.
@joses.7226 ай бұрын
Nortenhas...
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
Anotado aqui. 📝 Obrigada por enriquecer meu vocabulário tuga!
@RipRabbitGurl6 ай бұрын
Hehehe onde chega a falta de educação desra gente que se atreve a falar de nós... Um conselho:a palavra "desenrascada" é muito grosseira.
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
😂 um conselho: tente ver as coisas com mais leveza. O mundo está a precisar.
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
Há aqui comentários tão bonitos e gentis de portuguesas até que me deparo com o seu, cheio de más intenções. Acontece. Sorte que é a minoria. Melhore e seja feliz.
@6691vera6 ай бұрын
@@ClarisseFernandesBrPt esse senhor tem nome de coelho, só é bom na panela.
@anafernandaribeiroalbuquer42356 ай бұрын
Mulher nortenha e não nortista
@CarlosSilva-fn1uc6 ай бұрын
As do norte putzsss a do sul vaczzzz
@nivaldocesarteodisseia87676 ай бұрын
Melhor o faria se procurasseis , pois , a um bom psicólogo ou mesmo psiquiatra competente , afim de que possas transcender o olhar notadamente traumatizado e entnocêntrico para uma visão mais respeitosa e tolerante da cultura alheia . Doravante se lhe acompanhem dias por vezes mais iluminados , Clarisse . Tudo de bom para ti .
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
Olha, o seu comentário é uma exceção em comparação aos de suas conterrâneas tão gentis e educadas. Parece-me que elas entenderam a mensagem do vídeo, ao contrário de si. É uma pena. Neste caso, devolvo-lhe a indicação para buscar um psicólogo e tentar assim enxergar a vida e as pessoas com mais tolerância e leveza. O mundo está a precisar.
@istosomosnos6 ай бұрын
Que mulher triste e amargurada para parar a vida e vir escrever tamanha asneira num vídeo que somente elogia nossas mulheres. 😢
@fonsecaed94636 ай бұрын
Os brasileiros são conhecidos por gostarem de dar palpite. Gostam de falar em coisas que ouviram alguém dizer, que alguém lhes disse, etc...
@RipRabbitGurl6 ай бұрын
Que disparate...nao diga asneiras...
@pauloduarte21836 ай бұрын
Essa ideia de que o português mata a mulher, é sobre uma estatística de ser o crime mais grave em Portugal, até há pouco tempo. Sim não tiro que é mau, mas por um lado é só o maior crime em Portugal, não existia crimes assim maiores, mas se comparares a % desses crimes em Portugal e a % desses crimes só em são paulo.? 2023 em sao paulo, br era 70% pior por mês do que a %. em Portugal.... Isto é só uma das coisas que vocês muitas vezes falam sem entender que percepção real é diferente quando intendida num contexto completo
@mauricio.s-d7l6 ай бұрын
Vale mais uma mulher portuguesa que 100 mulheres brazucas
@ClarisseFernandesBrPt6 ай бұрын
😂😂😂 sabe que este comentário diz mais sobre ti do que as mulheres brasileiras, pois não? Melhore.
@mikeyo65 ай бұрын
Essa visão rasa e ignorante (no mínimo), a tentar reduzires qualquer Mulher ou nacionalidade só mostra o quão grunho és! (sendo simpático, porque chamar-te de grunho é pouco) E afirmo, sem medo! Não tenho hábito de rotular nada nem ninguém, mas no teu caso está bem óbvio a tua mentalidade desprezível. Lamentável, Fernando! Faça-se Homem de verdade.