Descobri aos 39 anos , em Novembro dia 11 fiz meus 40 anos já com meu laudo em mãos. O meu levou 5 meses , e foi incrível . È um alto conhecimento absurdo . Há 21 anos achava que era depressão, etc ... Porém achava , e através de meus pais que me contaram algumas coisas da minha infância, coisas que jamais imaginei ! Depois passei por um neuro, e psiquiatra e assinaram meu laudo . Hoje me amo e me respeito mais do que nunca .
@danborges54392 ай бұрын
Se a intervenção para crianças apresenta tantas dificuldades, imagina pra nós adultos? Fui diagnosticado esse ano, aos 47 anos. Qtos mask fiz na vida, pra sobreviver; qtas perdas. Mas, valeu ser diagnosticado, pois foi a peça q faltava no quebra cabeça da minha vida.
@ewertonbeto2 ай бұрын
Fui diagnosticado com 35 anos e posso entender perfeitamente o que você passou e vem passando pós diagnóstico
@andreluis5612 ай бұрын
Minha filha foi diagnóstica já na primeira consulta. Graças ao Dr Prof Lucelmo eu aprendi que não é assim e ela está passando por uma reavaliação com outro profissional.
@SuzaneS.Moreira2 ай бұрын
Infelizmente existe profissionais que se dizem neuropsicólogo e não são capacitados para avaliação. Isso é triste.
@LarisseSaminezАй бұрын
Eu sou pedagoga, especialista em educação especial , professora de educação infantil e mãe de uma menina de 4 anos com TEA. Eu suspeitei que a minha filha tinha autismo por volta de 1 ano quando ela começou a andar e andava nas pontinhas dos pés.. ela tmb tinha sensibilidade a barulhos e não atendia quando chamada pelo nome. Além disso, quando começou a sentar eu observei que ela sentava em w , fora isso ela atrasou a fala.. ainda hoje mesmo fazendo fonoudiloga não desenvolveu a fala funcional só apresenta ecolalias.. minha filha faz escolinha regular, atendimento especializado e terapias mas uma coisa eu digo a vocês não esperem ao menor sinal corram é melhor pecar pelo excesso do que negligenciar isso.. m intervenção precoce é vida. Minha filha foi diagnosticada com dois anos... e antes do diagnóstico eu já estava levando para terapia, fono, psicóloga e t.o.
@vaniaart-862 ай бұрын
Professor Lucelmo, gostaria de parabenizá-lo por ajudar as pessoas com informações tão relevantes! Sigo seu canal há um bom tempo, aprendo muito!
@patriciaraduy2962 ай бұрын
Lucelmo do céu, passei por quase todos os itens com minha filha, hoje com 14 anos. Ela já estava em tratamento psicológico, por outros motivos, e eu insistia com a profissional que algo a mais "estava acontecendo". Mencionava inclusive a possibilidade de depressão. Pediatras nunca mencionaram nenhuma desconfiança a respeito. Ela com 6 anos eu comentava com a prof do porque ela ainda não conseguia ler e escrever (ah cada criança tem seu tempo). Bem, depois de muito insistir, com o acompanhamento conjunto de uma neuro, 2 anos depois veio o diagnóstico confirmando não só o autismo nível 1 de suporte, mas também a depressão. Ela não teve nenhum prejuízo motor (com 1 ano já andava, embora nunca tenha conseguido andar de bicicleta). Com 2 anos falava tudo perfeitamente (bora com 6 ainda não conseguisse ler ou escrever). Acredito que isso tenha influenciado na não desconfiança por nenhum profissional, e eu muito menos, via que algo nela era muito particular, mas não tinha onconhecimento. Só fui me alertar conversando com uma amiga, adulta, autista nível 1, e com ela com 10 anos em plena pandemia, conseguindo verbalizar seus incômodos (ainda hoje ela não consegue nomear com certeza qual seu sentimento, mas consegue explicar o que incomoda). Enfim. O diagnóstico só veio agora em janeiro de 2024, ela com 13 anos. Estamos ainda aprendendo, ela sendo bem acompanhada por um neuro e uma Psico especializados, e como eu costumo dizer, agora recomeçamos o jogo, desta vez com as regras corretas. Obrigada professor por tudo, por tanto esclarecimento.
@Aprendiz_Do_Mestre2 ай бұрын
Minha filha mais nova foi diagnosticada e começou as terapias e ela tem evoluído gracas as intervenções 🙌
@arantemarcos2 ай бұрын
Está acontecendo algo do tipo comigo. Hoje tenho 47 anos, mas quando criança era chamado de complicado/sistemático/rabugento o tempo todo. Na adolescência, com uns 16 anos, levaram-me ao neurologista e fui diagnosticado com distimia. Muitos anos se passaram e a coisa oscilando entre melhoras e pioras, já que quando você fica mais "macaco velho" acaba por aprender truques e imitações de comportamento que ajudam às vezes. Só que isso é extremamente desgastante e uma hora a pessoa 'explode'. Aos 33 tive tive inumeras crises e fui ao psicólogo. Este me diagnosticou, junto ao psiquiatra, como indivíduo que tem Transtorno de Ansiedade Generalizada - TAG. tratei, fiquei anos chapado de remédios e nada de melhora. Agora estou há um ano fazendo tratamento de TDAH com um psiquiatra e comentei com ele sobre ter autistas na minha família, no caso meus sobrinhos gêmeos e uns primos mais distantes. Senti que ele "deu de ombro" , pois nunca nem tocou na hipótese. Este tratamento está me arrebentando. Estou com dores nos dentes e no maxilar de tanto fazer força, dores de cabeça quase diárias, dores no pescoço, irritabilidade absurda, tremedeira, etc. Gasta-se uma fortuna, já que a consulta custa uns 700 conto e os remédios são bem caros, para ter que ver um cara dando de ombro. Sorte a minha que tenho um irmão de coração grande e com boa condição financeira, caso contrário poderia nem tá mais vivo.
@leonardogomes71652 ай бұрын
Sei muito bem o que sente...😢
@danborges54392 ай бұрын
Eu, tbm, fui diagnosticado aos 47 anos... Em maio desse ano.
@jessica.deracoАй бұрын
Procure um neuropsicológo se você desconfia de TEA mesmo. Ah, e pesquise se esse médico está se atualizando, pode ser que ele esteja muito desatualizado, né?
@henrikedin40Ай бұрын
Eu estou nas mesmas porque já me diagnosticaram com depressão, ansiedade, esquizoafetivo, esquizofrenia residual, mas tudo isso porque nenhum remédio fez efeito e eu desisti de tomar mais remédios pra isso há muito tempo atrás. E agora eu só quero conseguir uma avaliação clínica de um psicólogo(a) que me dê o diagnóstico correto e que algum psiquiatra aceite que eu consulte com um psicólogo e me dê o laudo para melhor tratar a minha saúde e ter um diagnóstico correto e certo de verdade...e finalmente pararem de tentar me entupir de remédios como se fosse eu que não quisesse tomar eles e não porque eles não fazem efeito e só me trazem cada vez mais e mais problemas de saúde...espero e desejo um dia conseguir o mesmo diagnóstico que você...será que eu consigo...?
@valdirferreira2241Ай бұрын
Muito bom!
@tatianetkd2 ай бұрын
Meu filho só neste ano aos 11 anos seu diagnóstico chegou , antes os demais médicos diziam não ser Autismo, e deram outros diagnósticos, e agora seu diagnóstico de TEA chegou e ele que se no passado era nível 1, ou tinha um autismo mais sutil , hj é nível 2, ele teve regressões, comorbidades que agravaram seu quadro como o trastorno da ansiedade... E os demais médicos que eu busquei para avaliarem e tratarem meu filho são médicos especialistas da mente, psiquiatras e neurologistas da infância..e meu filho faz terapias com fono e psicólogos desde os 4 anos.... E lendo todos os relatórios do meu filhos desde pequeno ,estavam lá os sinais , as dificuldades , os atrasos que estão no TEA. Não entendo como os demais médicos sempre diziam que não era.. e hj depois que conheci e li o DSM 5, meu filho tem todos critérios A e tem tbm os critérios B e esses critérios estão lá desde que ele tinha de 1 ano de vida, quando ele teve uma regressão de seus desenvolvimento o de parou de falar as 2 palavrinhas, que falava e já não interessa por outras crianças, e ficou muito ciumento e muito irritado , ele já tinha desde bebê. Sensibilidade auditiva e medo de altura , medo do balançar.
@rosaliapereira5484Ай бұрын
Meu Deus isso é terrível, só quem tem autista na família pode entender. Meu neto foi diagnosticado com 7 anos,e já trouxe sofrimento pra ele e pra todos nós.
@Pro_Sheila2 ай бұрын
Minha filha recebeu o diagnóstico com 14 anos. Desde criança na creche tinha crises, não se alimentava. Foi pra Emei a mesma coisa. Ninguém nunca me orientou a respeito de autismo. Falavam que ela era agressiva, não comia e levantava suspeita de abusos. Ficamos horrorizados mudamos toda nossa rotina e nada. Íamos ao médico e eles Falavam pra gente ficar tranquilos que não era nada. buscamos psicólogo, o tempo passou e a troca de escola foram constantes até que no 9 ano uma coordenadora pedagógica chegou e falou bem claro. Mãe sua filha é autista. Busque o médico e me orientou no que deveria relatar. Fiz conforme orientado e depois de conseguir a consulta no neuro ela mediou a conversar e fez o laudo. Mas não fez até agora a avaliação. O sus é bem lento pra essas questões. A realidade pra pessoas sem conhecimento é bem diferente. Existe uma demora sem fim. E mesmo com diagnóstico o sus não tem estrutura.
@leonardogomes71652 ай бұрын
Muito obrigado pelo vídeo e explicações 🙏 👍🏻 💙 Tenha um excelente Congresso 😊
@LucieneLemos-tg9tkАй бұрын
Meus laudos são do SUS. Me senti libertada, por toda uma vida de sofrimento. Mas ainda assim me sinto muito estranha. Não consigo acostumar.😞
@barbaraantonucci95Ай бұрын
Esse vídeo veio em excelente hora para mim. Ontem eu pensando que enfim fecharia com o neuropediatra o diagnostico do meu filho, que comecei a intervir com ABA em junho. No processo de ainda digerir o relatorio da psicologa sugerindo TEA com TOD. Tive um balde de água fria jogado pelo neuropediatra que avaliou os exames e pediu que para fechar o laudo eu faça a avaliação neuropsicológica para avaliar as habilidades e a presença de um TDAH tbm. Estou aqui pensando o que fazer, bem cansada...
@marinalvavalensuela804Ай бұрын
Faltou você falar sobre a avaliação Neuropsicológica.É uma avaliação que ajuda o neurologista no diagnóstico.
@leonardogomes71652 ай бұрын
Mesmo sendo rápida para os outros, mas para mim foi uma eternidade e até dolorido😢😢😢
@allissonfisico2 ай бұрын
Vc ficou com qto no teste de QI?
@leonardogomes71652 ай бұрын
Divulgado e compartilhado 👍🏻 👍🏻 👍🏻
@leonardogomes71652 ай бұрын
Muito importante 💯💯💯
@elainemaededois2 ай бұрын
Lucílio eu levei 9 anos paravterbo diagnóstico do meu filho. Eu desconfiei desde quando ele tinha dois anos ele só recebeu o laudo agora a 1 dia atrás. Todos os médicos diziam que era coisa da minha cabeça. Só agora com a consulta com o neuro psicólogo que ele recebeu o diagnóstico
@josefinaaguiar14852 ай бұрын
Meu filho teve o diagnóstico com 11 anos. Hoje ele com 16, ainda me pergunto se foi correto. A neuropediatra o viu 2 dias e o psicólogo 1 mês. Como o dele é nível leve, tem TDAH e altas habilidades. As vezes me pergunto se realmente é o diagnóstico correto. Muito difícil
@Aprendiz_Do_Mestre2 ай бұрын
Tem neurologista que tem muita experiência que consegue ver o que a gente não vê.
@ingridhsilva15212 ай бұрын
A professora vê seu filho todos os dias. A neuro solicitou relatórios pedagógicos da escola? Pq laudar seu filho o vendo 1 só vez, realmente é de intrigar.
@roselivilaca9042 ай бұрын
Nem os planos de saúde tem vagas para consulta e terapias. Minha neta tem plano de saúde , mas tiveram de pagar particular em.outra cidade e as terapias quase todas pagas.
@joanapacheco17582 ай бұрын
😢é ...
@cassialuzindo77422 ай бұрын
Na época do meu filho a neuro desconfiou que era autismo, pediu avaliações e fechou o diagnóstico depois de quatro meses. E nessa época meu filho conseguiu a liberação do convênio pra começar as terapias mesmo antes do diagnóstico. Isso foi à três anos atrás. Mas hoje em dia sei que está bem mais difícil!!! E passei por um pediatra que falou só pra colocar na escola. Mas eu fui em busca de outro que me encaminhou pra neuro!!!
@franprarod2 ай бұрын
Quais avaliações foram pedidas? Por ex., teste de inteligência verbal?
@brunobatistapereiraАй бұрын
Meu filho tem 2 anos e 4 meses e foi diagnosticado em 30 minutos como suporte 1. Achei estranho... (Com laudo e tudo)
@StelRe2 ай бұрын
A avaliação da minha sobrinha de 1 ano e 10 meses levou 40 minutos. Achei tão injusto a neuro na primeira consulta dar um diagnóstico duro como autismo nível 3 de suporte assim tão rápido. Como podem ter essa certeza com uma criança ainda tão pequena??
@Sensui-yc5nwАй бұрын
Minha mãe está morr3ndo, não tenho família, estou em um lugar perigoso, tenho certo grau de autismo, tenho PTSD, ansiedade, depressão, não sei o que fazer
@patriciajastrenski67402 ай бұрын
Meu filho não recebeu laudo, ao pedir para a medica ela disse que laudo não existe, que é só um papel escrito laudo. Então até hj não fechou o diagnóstico.
@lunaaba2 ай бұрын
Tecnicamente esse documento de avaliação diagnostica é o “ relatório médico especializado”, é mais específico do que “laudo”.
@fabianac8938Ай бұрын
Levei 12 anos para conseguir o laudo do meu filho TDHA grave.
@Pro_Sheila2 ай бұрын
Fiz um plano. Mas minha filha ja foi diagnosticada e não avisei. Como proceder pra ela ser atendida? O plano pode se negar? Me ajudem
@saletedealmeidarocha2393Ай бұрын
Professor recebi diagnóstico de professor recebi recentemente diagnóstico de autismo grau 2,esquizoidia,e depressão refratária...,depois de anos recebendo diagnóstico de esquizofrenia, esquizoafetivo, depressão refratária, anorexia nervosa e seletividade alimentar, toc,por fim o psicólogo e a neuropsicologa me deu diagnóstico de autismo grau 2,com outras comorbidade das quais esquizoidia,tenho 42 anos,o psicólogo pediu para eu solicitar ao psiquiatra canadibiol, pois os 6 remédios que estou tomando não edta me ajudando na insônia, e muito menos no tea,tomo excitalopram, risperidona, donaren retard, neozine,clonazepam, mas o médico psiquiatra não tem especialidade em tea,estou começando a me preocupar se não estou virando experiência?
@AnaClara-hu7xv2 ай бұрын
Meu primeiro psiquiatra nao ligou muito pras minhas queixas sobre autismo e tdah, fui no neuropsicológo e fiz os testes e fui diagnostico com os dois transtornos, agora tenho outro psiquiatra e vou pedir pra ele o laudo oficial pra ter meus direitos, sera que vou passar por uma nova avaliação pelo psiquiatra? É burocratico pra ele da o laudo ?
@preta_show2 ай бұрын
Agora eu fiquei mais tranquila. O caso do meu filho é complexo. O TDAH combinado foi confirmado esta semana, o TEA continua em investigação. Já se vão 11 meses
@marianaheleodoraserodiolei6094Ай бұрын
Meu neto tem 14anos e foi diagnosticado com autismo nivel1 aos 3anos! Não estuda em escola particular , mas nunca tomou uma bomba sequer na escola! Mas é claro que tem professora de apoio! Muda de temperamento de vez enquando! Nessa crise costuma querer atacar a mãe! Depois se controla e se torna amoroso! Engraçado conversei com algumas mães de autista e elas me disseram que com elas é assim também! Por quê será? Será também que os autistas sao mais inteligentes do que os normais ou não tem nada ver?Abços
@lunaabaАй бұрын
Tem vídeo sobre a inteligência aqui no canal.
@marianaheleodoraserodiolei6094Ай бұрын
@lunaaba Boa Tarde! Vou assisti-lo com certeza! Grata
@LucieneLemos-tg9tkАй бұрын
Um laudo pode ser escrito à mão ?
@lunaabaАй бұрын
Pode sim
@LucieneLemos-tg9tkАй бұрын
Obrigada Lucelmo!🙏🏼💐❤️💛
@leonardogomes71652 ай бұрын
Tenho trauma desse assunto porque quando criança além de várias características diagnósticas eu TIVE ENURESE NOTURNA até os 19 anos e ainda tenho algumas vezes. Isso há décadas atrás foi traumático e apanhava por causa disso. Difícil 😢 Sou portador de TEA suporte 2 além de outras COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS e NEUROLÓGICAS
@katiaalvesdefarias7632 ай бұрын
Deus te abençoe sempre 🙏
@LuciaRodrigues-c4x2 ай бұрын
Tenho um filho tem pobrema desde pequeno so agora 27 anos eu levei ele nopicicolego e ela descobril que ele tem altismo moderado levei os papeu da picicolega pro piciquiatra e ele deu atestado do sidi 11edisse altismo mas nao tenho comofaser terapia eles disse tem so para crianca
@danborges54392 ай бұрын
Pra adulto não tem nada, ainda. O q tem são profissionais se empenhando, para o atendimento a adultos.