Biopolítica e Racismo de Estado: sobre a trágica gestão bolsonarista da pandemia

  Рет қаралды 1,855

Iluminismo Pós-Moderno

Iluminismo Pós-Moderno

Күн бұрын

No curso intitulado "Em defesa da sociedade", Michel Foucault analisa aquilo que vai chamar de Racismo de Estado, sob a perspectiva de uma biopolítica da população. No caso em questão, o autor está se referindo as sociedades modernas e sobre como, a partir do momento em que a função do Estado é gerir a vida, passamos a ter as sociedades mais sangrentas.
Boa parte da análise do curso pode ser utilizada para olharmos o presente e entendermos porque somos geridos de maneira tão tosca durante a pandemia, sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro.

Пікірлер: 40
@samarasilveira3926
@samarasilveira3926 3 жыл бұрын
Estou lendo em Defesa da Sociedade no momento. Fiquei super feliz com esse novo video! Foucault é MTO atemporal... que gênio! E parabens pela releitura. Foi Uma apresentação de ideias sensacional!!
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 жыл бұрын
Muito obrigado, fico muito feliz que tenha gostado. Em defesa da sociedade é um curso muito bom. Boa leitura. Se quiser trazer alguma problematização em algum momento, sobre a obra, sinta-se livre.
@julio2895
@julio2895 3 жыл бұрын
Muito interessante. Preciso ler esse curso de Foucault.
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 жыл бұрын
É uma obra muito interessante. Recomendo fortemente a leitura. Fico feliz que tenha curtido.
@julio2895
@julio2895 3 жыл бұрын
@@iluminismoposmoderno comecei a ler. Eu não sei nada de Foucault então desculpa se eu tiver sendo ignorante demais, mas tipo Foucault no em defesa da sociedade fala dos "saberes sujeitados", que seria os saberes não conceituados. Que seria o saber do doente em contraposição ao saber do médico. Mas tipo, em tempos de fake news, como ficaria essa relação? Tipo isso não pode ser perigoso, pq tipo, o doente pode ter um conhecimento falso e o médico, apesar de poder ter um conhecimento falso tem acesso a ciência e a algo mais próximo da verdade. Então, se você puder fazer um video sobre sua opinião Foucaultiana sobre como lidar com as fake news seria legal :)
@JoaoPSLuz
@JoaoPSLuz 3 жыл бұрын
Dá pra pontuar que o atual pres demostra ou "desvela" ainda mais esse racismo de Estado?
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 жыл бұрын
Dá sim. Eu diria que esse racismo de Estado está muito além do atual presidente. Ele se encontra na economia, no sistema educacional e especialmente no sistema carcerário. Mas ainda assim, em democracias mais funcionais, em condições mais estáveis, esse racismo de Estado precisa de camuflar e assumir formas mais sutis. Quando o poder das elites passa a ser ameaçado, a sutileza acaba indo embora e figuras como o Bolsonaro surgem.
@JoaoPSLuz
@JoaoPSLuz 3 жыл бұрын
@@iluminismoposmoderno tu colocação me lembrou um entrevista do Durruti "Nenhum governo do mundo combate o fascismo até suprimir-lo. Quando a burguesia vê que o poder lhe escapa das mãos recorre ao fascismo para manter o poder de seus privilégios, e isso é o que ocorre na Espanha."
@paulobriskevitski2755
@paulobriskevitski2755 3 жыл бұрын
Parabéns pela exposição esclarecedora!
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 жыл бұрын
Muito obrigado. Que bom que gostou.
@Bruno-is9sz
@Bruno-is9sz 3 жыл бұрын
vale ressaltar o papel da burguesia que apoiou em peso e ajuda a sustentar em parte até hoje o projeto bolsonarista.
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 жыл бұрын
Sim. Na verdade, o racismo surge dentro da sociedade civil burguesa e acaba sendo cooptado pelo Estado em termos de mecanismo de poder institucionalizados.
@atilafazzi7076
@atilafazzi7076 3 жыл бұрын
Que vídeo assustador ao mesmo tempo brilhante. Muito obrigado pelo conteúdo. Pergunta, fiquei com uma dúvida, a política nazista criou ferramentas para realizar essa necropolitica, campos, perseguição etc. Nesse caso bolsonaro faz uso de uma ferramenta "por acaso", algo que infelizmente caiu no colo dele e que não era visto em 100 anos, isso muda algo na interpretação? Por um lado me pergunto se a intenção basta e se ele teria feito isso em menor escala sem o virús, por outro algo dentro de mim me faz querer acreditar que """só"""" fomos extremamente infelizes de ter um presidente desses com essa situação atual, falta de sorte talvez. Provavelmente eu tentando me dessensibilizar rs.
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 жыл бұрын
Fico muito feliz que tenha curtido o vídeo. Sua pergunta é bastante pertinente, mas não é fácil, então vou tentar responder da melhor maneira possível, mas vou continuar refletindo sobre ela depois. De certa forma sim, o nazismo criou uma série de ferramentas para o nazismo. Mas se formos olhar com mais calma, muitas coisas que associamos ao nazismo não foi criado por eles. Por exemplo, o antissemitismo para com os judeus não foi uma criação nazista. O Jason Stanley na obra "como funciona o fascismo" faz uma lista de uma série de coisas que permitem a existência do fascismo, e quase nenhuma delas surge a partir do fascismo. É sempre aproveitando-se de elementos que já estão na sociedade. Hitler não criou o preconceito contra judeus, mas se aproveitou dele em seu projeto de poder. Bolsonaro não criou a pandemia, mas está se aproveitando dela. Nesse sentido, o futuro é muito mais aberto do que a gente costuma acreditar. O discurso antissemita poderia não ter funcionado, a pandemia poderia nunca ter existido. Como seria o mundo se as coisas fossem diferentes? Não tem como saber. Existem projetos de poder tentando vingar. Se irão conseguir, depende de muitos fatores e o acaso tem uma parcela muito maior do que costumamos acreditar. Se a gestão necropolítica da pandemia não funcionar, se a população responsabilizar o presidente pelas mortes, se a resistência atuar de maneira diferente do que vem atuando, as coisas mudam. O grande problema é o rumo que estamos seguindo. Mas nada impede que amanhã um acontecimento venha mudar esse rumo. Então eu diria que não é tão relevante assim se o acontecimento se deu por acaso ou se foi uma construção arquitetada. As vezes o acaso é até mais eficiente.
@fidalgalabavi
@fidalgalabavi 3 жыл бұрын
Moço, então você acha que não tem nada de bom ou que preste no governo do presidente bolsonaro? Nada vale ressaltar que tenha qualidade?
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 жыл бұрын
Infelizmente, não acredito que exista nada de bom no atual governo. As coisas boas que existem são apesar da gestão bolsonarista e não por causa dela.
@fidalgalabavi
@fidalgalabavi 3 жыл бұрын
@@iluminismoposmoderno olha moço, você vai me desculpar mas claramente sua postura é de ódio puro, muita inteligência e pouca sabedoria.
@Mayaotsu
@Mayaotsu 3 жыл бұрын
e oq é q tem de bom em um governo neo pentecostal com inclinações facistas e com sérios atrasos cognitivos ?
@PMfixman
@PMfixman 3 жыл бұрын
Acho que, para os tempos atuais do Brasil e de algumas outras sociedades, essa análise, a partir de Foucault nesse curso, é brilhante. A meu ver, nestes tempos do Brasil, as considerações colocadas são muito pertinentes, muito esclarecedoras. Nem vou acrescentar perguntas ou dúvidas. Acho que, neste momento e, quem sabe, no futuro, esta seja uma das mais importantes aulas do canal.
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 жыл бұрын
Opa, fico muito feliz que tenha curtido. To começando a me empolgar com essa coisa de usar Foucault e outros pensadores para analisar o cotidiano. Obviamente, o atual governo não poderia faltar, heheheeh.
@luizmenezes4183
@luizmenezes4183 3 жыл бұрын
Cara, análise incrível essa sua sobre a conjuntura atual comparando ela ao texto de análise do foucault sobre o nazismo, tem um vídeo do safatle que ele como psicólogo diz que os afetos que correm mais rápido são o medo e o medo ou te impele a fugir ou te impulsa a lutar. Com todas essa polarizão de vitimismo da classe dominante e das pessoas que se indentificam como parte desse grupo injustiçado, que claramente também se enxergam e tem noção de que são maioria, eles partem para a luta afim de exterminar tudo o que não é o certo, tudo o que é lulista, esquerdista e por ai vai, embora eu já estivesse perto desse raciocínio também, esse vídeo foi uma luz! Parabéns pelo trabalho, sigo passando seus vídeos para meio mundo! hahahaha
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 жыл бұрын
Muito obrigado. Fico muito feliz que tenha curtido. Interessante você trazer essa coisa do medo. Quando eu falo do "bicho-papão", embora eu tenha dado uma tonalidade irônica porque não sou de ferro, esse é um fenômeno bem presente na história da humanidade né? Não dá tempo pras pessoas analisarem de fato se existe o risco X. Inclusive, as ferramentas para fazer tal análise lhes foram negadas. Então, como vc bem disse, o medo acaba sendo um afeto predominante. Muitas vezes o medo baseado em falsas ameaças. Por exemplo, a ideia de que a homossexualidade do outro afeta a sua heterossexualidade, a formação de uma família não tradicional afeta a sua família tradicional e por aí vai.
@pedro6803
@pedro6803 3 жыл бұрын
Porque para Foucault os intelectuais não tem uma fama muito boa?
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 жыл бұрын
Foucault tem uma série de declarações estranhas sobre os intelectuais. Na entrevista "O filósofo mascarado", por exemplo, ele fala uma série de coisas: “A palavra intelectual me parece estranha. Intelectuais, jamais os encontrei. Encontrei pessoas que escrevem romances e outras que cuidam de doentes. Pessoas que fazem estudos econômicos e outras que compõem música eletrônica. Encontrei pessoas que ensinam, pessoas que pintam e pessoas que não compreendi bem se elas faziam seja lá o que for. Mas intelectuais, jamais.” (300). “Em contrapartida, encontrei muitas pessoas que falam do intelectual. E, por ouvi-las, construí uma ideia do que podia ser esse animal. Não é difícil - ele é aquele que é culpado. Culpado um pouco de tudo: de falar, de se calar, de nada fazer, de embaralhar tudo... Em suma, o intelectual é a matéria primeira de veredicto, de sentença, de condenação, de exclusão.” (300). “Não acho que os intelectuais falam demais, já que eles não existem para mim. Mas considero o discurso sobre os intelectuais bem invasivo, e não muito tranquilizador.” (300). “Eu tenho uma mania desagradável. Quando as pessoas falam dessa forma, jogando palavras ao vento, tento imaginar no que isso resultaria se fosse transcrito na realidade. Quando eles "criticam" alguém, quando "denunciam" suas ideias, quando eles "condenam" aquele que escreve, eu os imagino em uma situação ideal na qual teriam total poder sobre essa pessoa. Deixo retornar a seu sentido primeiro as palavras que eles empregam: "demolir", "destruir", "reduzir ao silêncio", "enterrar". E vejo entreabrir-se a radiosa cidade na qual o intelectual seria posto na prisão, e enforcado certamente, se ele fosse, além do mais, um teórico. É verdade, não estamos em um regime no qual se enviam os intelectuais para "os arrozais"; mas, me diga, você ouviu falar de um tal Toni Negri? Ele não está na prisão por ser intelectual ?”
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 жыл бұрын
Então fica um pouco difícil responder a sua pergunta. Por um lado, Foucault defende "o que quer que seja um intelectual", na medida em que considera errado que eles sejam silenciados, considerados perigosos, etc. Por outro, deixa claro que considera o termo algo um tanto quanto vago, que também adota toda uma série de estruturas de poder tradicionais, sendo assim, passível de cair em inúmeras armadilhas do poder.
@viniciusikeda123
@viniciusikeda123 3 жыл бұрын
Excelente discussão!
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 жыл бұрын
Obrigado. Fico feliz que tenha gostado.
@daianefilosofia
@daianefilosofia 3 жыл бұрын
Será que daria pra chamar de racismo de Estado a polarização "cidadão de bem"x "esquerdista"? Nunca pensei que o termo racismo poderia ser utilizado para diferenças ideológicas. Bem interessante essas reflexões todas!
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 жыл бұрын
De certa forma sim. A polarização não surge necessariamente a partir do Estado, mas no momento em que a parte governante se apropria disso e utiliza dentro das instituições estatais, acredito que entre nessa lógica. Fico muito feliz que tenha curtido as reflexões.
@richardsontilley7882
@richardsontilley7882 Жыл бұрын
A sua primeira análise sobre a necessidade de viver me parece um tanto equivocada. Concordo a vida estar acima da economia e que essa deve ser o meio para chegarmos ao fim, que nessa temática seria preservar a vida da população no caos da pandemia de Covid-19. Porém, como chegar ao fim sem o meio? Sem preservar a economia? "Fica em casa e a economia ver depois" não é uma estratégia inteligente, é necessário existir um equilíbrio entre meio e fim, economia e preservação de vidas. Foi isso que o governo Bolsonaro procurou fazer, mas que foi incompreendido e taxado de genocida.
@israel-manaus-BR_psn
@israel-manaus-BR_psn 3 жыл бұрын
👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 жыл бұрын
:)
@alexnascimento9397
@alexnascimento9397 3 жыл бұрын
😍
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 жыл бұрын
:)
@jonatassantos7878
@jonatassantos7878 3 жыл бұрын
Kkkk o diabo deve estar pensando lá de baixo..." Caraca maluco, está escrito na bíblia que um falso messias iria chegar fazendo falsos Milagres, fazendo filho se voltar contra pai, irmão contra irmão, etc...e e tendo tudo isto escrito dando um puta spoiler de como eu vou fazer as coisas o povo brasileiro caiu na balela do cara que se encaixa direitinho no falso messias que eu tô preparando...já sei que pelo menos os cristãos do Brasil eu levo kkkk..."
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno 3 жыл бұрын
Hahahahaha, morri aqui. Mas é por esse caminho mesmo, kkkk.
@wallace3181
@wallace3181 2 жыл бұрын
Pecou por evocar de forma sensacionalista a gestão do atual governo em relação a pandemia com a biopolítica de Foucault. Estados e municípios foram os gestores da pandemia por decisão do STF Fora essa gafe, a explanação foi boa, apesar que há vídeos melhores desse professor.
Michel Foucault: PRECISAMOS DESTRUIR A VONTADE DE VERDADE
10:37
Iluminismo Pós-Moderno
Рет қаралды 1,5 М.
Filósofo reage a Pondé explicando o que é um "INTELIGENTINHO"
9:21
Iluminismo Pós-Moderno
Рет қаралды 4,8 М.
Un coup venu de l’espace 😂😂😂
00:19
Nicocapone
Рет қаралды 11 МЛН
Cool Parenting Gadget Against Mosquitos! 🦟👶
00:21
TheSoul Music Family
Рет қаралды 21 МЛН
Who’s the Real Dad Doll Squid? Can You Guess in 60 Seconds? | Roblox 3D
00:34
Ozoda - Lada ( Official Music Video 2024 )
06:07
Ozoda
Рет қаралды 31 МЛН
Vídeo resposta a HENRY BUGALHO: o muro é o local dos covardes
22:10
Iluminismo Pós-Moderno
Рет қаралды 3 М.
"Justiça", de Michael Sandel - Leituras no Errâncias
15:03
Errâncias – literatura, política, psicanálise
Рет қаралды 175
Análise Edital Correios 2024 - Língua Portuguesa
40:40
Prof. Álvaro Ferreira
Рет қаралды 13 М.
Por que hoje a REVOLUÇÃO não é possível? - Por que ODIAMOS Byung Chul Han?
12:57
Un coup venu de l’espace 😂😂😂
00:19
Nicocapone
Рет қаралды 11 МЛН