Episódio sobre todas as grandes nações indígenas brasileiras. Isso é de valor inestimável. Parabéns pelo seu trabalho. Referência nacional!
@victorlomba50144 жыл бұрын
CARA, PODE CRER...de uma importância imensurável.
@luisfelipecostasilva97394 жыл бұрын
Aí depois vem pessoas dizendo que não temos nada a aprender sobre os povos indígenas, sendo que essa informação deveria ter sido um dos principais conteúdos sobre o Brasil durante as navegações portuguesas.
@luisfelipecostasilva97394 жыл бұрын
Caraca Mano até agora eu achava que sabia tudo sobre esse país e aí surge esse vídeo do buenas muito bem feito, uma obra de arte com um valor exuberante e que nunca vou esquecer
@SvalblodChampion4 жыл бұрын
@@luisfelipecostasilva9739 isso é culpa da escola, não é útil em nada pra quem governa contar a história dos negros e dos indígenas, até pq eles queriam branquear a população no passado
@luisfelipecostasilva97394 жыл бұрын
@@SvalblodChampion né mas o nosso passado está de alguma forma interligada com os indígenas(principalmente com os povos tupis) engraçado que o brasil quase deixou o idioma nheengatu como língua geral imagina como seria o Brasil hoje as pessoas falando em tupi do que português(quem aí assiste MOPC linguística) escrevem nesse comentário.
@aleavila52433 жыл бұрын
Sou de Campos dos Goytacazes, hoje com 30 anos, digo que NUNCA estudei sobre os índios Goytaca nas escolas que eu passei (infelizmente). E ver um pouco da história narrada de uma forma tão espontânea é maravilhoso!
@alvesmedeiros3 ай бұрын
A maioria da população campista sao fracassados, por uma cidade tambem com atrazos e fracassos, pois continuam sem desenvolvovimento e expansão, pois muitas pessoas nao tem oportunidade sem ajuda de empregos e atualmente sem beneficios para crescerem na vida, vai ser ruim de sair do atrazo, quem consegue um pouco de progresso e por sorte e chance de esta em ""um caminho de chances para conseguir lutar""😢
@adrianolopes6626Ай бұрын
Ainda bem que estão mortos
@danihernandez52673 күн бұрын
@@alvesmedeiros e vc acha que por que? Uma maldição? Alguma coisa dessas o mesmo o mal governo, ou povo que não puxa pra sair na frente?
@mariazilmaveigalopes24073 жыл бұрын
Soy Paraguaya, me encanta la historia indigena Maestro Eduardo Bueno, es um espetaculo en sus ensenanzas
@manoel.muypura74944 жыл бұрын
Oba, eu sou descendente dos antigos Muypurás, que viviam às margens do rio Parnaíba, no Maranhão, na região da atual cidade de Brejo, e cara, eu tenho um amor muito grande em conhecer a história de outros povos indígenas, nem existem tantos dados sobre os Muypurás, que também podem ser chamados de Anapurus, continua fazendo vídeos desse tipo, é muito prazeroso saber sobre outros povos
@dhammarelacional83143 жыл бұрын
Oi, Meu nome é Elizabeth Faria nascida em campos e de descendência Waitaca. Sei que Minha bisava era da área de Campos. Não existe dados de documentos para provar pois ela não tinha sobrenome, como também a minha avo, filha dela, nascida no inicio de 1900 ( uma cafuza, mistura de negro escravo e a índia local).Pelo meu teste de DNA esta provado a linha indígena. Pelo teste, a 'índia' tinha 50% de sangue local. E se for tomado como fato absoluto de que todos os 12000 Waitaca morreram por varíola, pode ser que ela tenha sido da tribo Tupi que acabou por entrar novamente na área. Mas pela relação que meu pai (neto desta índia) tinha coma a natureza, a lagoa feia, a lagoa de cima e a a mata em geral, eu ainda credito que nem todos morreram. Adoraria poder encontrar outras pessoas da are que tenham historias semelhantes e reivindicar nossa dependência indígena.
@capoeiristacurioso75943 жыл бұрын
@@dhammarelacional8314 Uau q incrível Tô fascinado em saber disso É incrivel como algumas coisas Pode ter sido retiradas da história Mas nunca perdidas por completo
@lumaoliveira97923 жыл бұрын
Caramba. sério? Minha mãe é dos arredores. Já passei muito por aí
@brendab46793 жыл бұрын
Sou descendente de goytacá. Sinto o mesmo!!
@edsonprosa58012 жыл бұрын
Só uma dúvida o nome de um dos rios não seria ITABAPOANA?
@dcs26904 жыл бұрын
Imagina se todo professor fosse como o Eduardo... Faz qualquer assunto ficar interessante, incrível.
@DCFQuintanilha4 жыл бұрын
Professor tem formação e não inventa mentira ou transmite dados incorretos como sempre faz esse pseudo historiador.
@jackaraujo93833 жыл бұрын
Ele faz da forma animada gostei muito. É difícil achar um professor assim "parabéns" ainda há bons professores. Pero goes se deu mal professor logo a capitania no território dos goytacaz kkk
@Nandrolona6293 жыл бұрын
Todo mundo passa de ano.kkk
@PauloCesar-gg9ii3 жыл бұрын
@@DCFQuintanilha ele não é professor de história formado? Pq tu chama ele de "pseudo" se ele é? "Inventar mentiras" kkkkkkk pelo certo ninguém sabe o que se passou a 100 anos atrás, não gosta dele só não olhar
3 жыл бұрын
@@DCFQuintanilha pelo que eu saiba o Eduardo é historiador.
@zenildomoreira12834 жыл бұрын
Imagine uma super produção recriando mitos e lendas indígenas nos moldes do game of trhones, uma cultura tão rica e diversa merece estar nas páginas dos livros nas telas d cinema do Brasil e do mundo.
@victorcarlossilvavalentim43373 жыл бұрын
Nada... Brasileiro só gosta da história viking, pq "eles quem tinham cultura" (sim, ironia aqui) Os ditos "nacionalistas" odeiam a história do próprio país, vá entender.
@thalitacamargo3574 Жыл бұрын
Recomendo uma animaçāo BR que é sensacional, '' Uma Historia de amor e fúria'' retrata o Brasil pela ótica de um indígena desde a invasão, é dublada pelo Selton Mello e Camila pitanga além de ser muito bem produzido
@HenriqueGLima-oi6pc4 жыл бұрын
Eduardo Bueno sempre fazendo um trabalho de resgate das nossas raízes melhor do que os livros de história das escolas. Vídeos sobre os povos nativos do Brasil são os meus preferidos!
@KaZeMaRu_4 жыл бұрын
Melhores partes da História do Brasil são quando os índios detonam os colonizadores.
@pedroluis66684 жыл бұрын
@@KaZeMaRu_ os indios estao detonados agora hahahahahah
@masterdodot4 жыл бұрын
@@KaZeMaRu_ Sem os colonizadores tu provavelmente nem tinha nascido.
@murilobenicio12364 жыл бұрын
@@masterdodot Bom, isso não quer dizer nada. Eu posso descobrir que um antepassado meu era um soldado alemão que contribuiu com o holocausto e não estar nem um pouco orgulhoso disso. Eu posso idolatrar minha personalidade mas não. Minha linhagem.
@LRic-rj5xd4 жыл бұрын
@@murilobenicio1236 Sei como é um Primo meu é descendente distante dos Tupinumba que eram canibais. Isso tbm não o deixa nem um pouco orgulhoso de sua linhagem.
@renatogabbi4 жыл бұрын
Crítica construtiva: muito baixo o microfone do Peninha e sonorização do canal super alta.. fica dificil de assistir com fones. Mas um ótimo episódio como sempre :)
@ulissesdamottacosta4 жыл бұрын
Sim, a mixagem de som tá bem ruim, e não é a primeira vez em vídeos do canal.
@pauloweidebach35444 жыл бұрын
Poxa vida, de novo, manda esses caras embora! Horrível mix!!!
@MarceloPacheco4 жыл бұрын
Concordo
@sirisoj4 жыл бұрын
Vou dar um like pq eu já comentei sobre isso em diversos vídeos, algumas vezes o comentário mais curtido do vídeo, e não muda. Eu ouço no HT e o normal é, a noite com silêncio, eu usar o volume no 09/33. Durante a fala do Peninha tenho que colocar no 13/33 e aí entra os "tonhonhóim" da edição e meus vizinhos devem pensar que sou retardado.
@dsbueno4 жыл бұрын
Efeitos sonoros estritentes demais desde muito tempo mas tem vídeos em que se superam!
@paolasimoes69133 жыл бұрын
Eu sou descendente dos goitaca. Muito obrigada por esse vídeo. Muito obrigada mesmo. Meu avô dizia q eram atletas, era explicação q ele dava para a memória muscular da nossa família...pois nadavam no Rio Paraíba e precisavam de velocidade para saltar. Outra característica nossa é o nariz mais largo.
@pernalongaoburgues1943 жыл бұрын
Que legal😀😀😀😀💪💪 EU sou descendente dos tupis.
@dhammarelacional83143 жыл бұрын
Oi, Meu nome é Elizabeth Faria nascida em campos e de descendência Waitaca. Sei que Minha bisava era da área de Campos. Não existe dados de documentos para provar pois ela não tinha sobrenome, como também a minha avo, filha dela, nascida no inicio de 1900 ( uma cafuza, mistura de negro escravo e a índia local).Pelo meu teste de DNA esta provado a linha indígena. Pelo teste, a 'índia' tinha 50% de sangue local. E se for tomado como fato absoluto de que todos os 12000 Waitaca morreram por varíola, pode ser que ela tenha sido da tribo Tupi que acabou por entrar novamente na área. Mas pela relação que meu pai (neto desta índia) tinha coma a natureza, a lagoa feia, a lagoa de cima e a a mata em geral, eu ainda credito que nem todos morreram. Adoraria poder encontrar outras pessoas da are que tenham historias semelhantes e reivindicar nossa dependência indígena.
@aracelytavares43423 жыл бұрын
Tbm sou descendente dos Goytaca,por parte de pai todos tem o nariz largo, inclusive eu e são musculosos,nem precisam de academia,sem contar a força,pego peso que homem que não e de descendência goitaca não aguenta.nascida e criada em campos ❤️
@denielsnake3 жыл бұрын
Eu sou bisneto de índia Goitacá (por parte de pai), eu e alguns familiares sempre tivemos aptidão na natação, acho q é alguma herança genética, acho q somente o meu pai não sabe nadar, mas ele tbm tem o nariz largo.
@valdivaaraujosantos23592 жыл бұрын
Viva o Povo Goitacá!
@Rvscccc16434 жыл бұрын
VIKING É UMA OVA! AQUI É GOYTACA!
@alexjulianoborges94854 жыл бұрын
valorizar cultura estrangeira sendo que tivemos uns cabra foda pra caralho daqui mesmo. Coisa de brasileiro mesmo
@temmedo61164 жыл бұрын
@@alexjulianoborges9485 tipo oq
@maxwellsilvadelima40994 жыл бұрын
Poise aqui também viking uma ova somos Goytaca kk
4 жыл бұрын
Idiota #1
4 жыл бұрын
@@alexjulianoborges9485 Idiota #2
@SuperDias123454 жыл бұрын
Eu sou de Campos, sempre ouvi dizer que eram canibais, mas não tinha NOÇÃO de eram tão terríveis e grandiosos assim!! Incrível conhecer a história desse lugar e saber que meus pisam nesse solo sagrado!
@daniellopes483 жыл бұрын
Não entendi se isso foi um elogio ou uma crítica. Mas de qualquer forma, os índios brasileiros eram cruéis de toda forma.
@marciobarbosa33143 жыл бұрын
Sou de Ururaí😉
@EverTones73 жыл бұрын
@@daniellopes48 assim como os vikings, um dos poucos jogos que retratam bem isso é o Hellblade: Senua's Sacrifice ao qual recomendo.
@jon87052 жыл бұрын
@@EverTones7 assim como toda humanidade da época
@edilsonpedrodasilva7842 жыл бұрын
Ola Ester Dias você sabia que o Nosso Brasil é a terra prometida e que Atribus Da tribo de Yrrudar estava aqui em São Paulo tribus Ytywy ytyça depois foram shamado tybyryça que já Eram shamado tybyryça
@helenapacheco476713 күн бұрын
Que histórias espetaculares!! Fico ouvindo e imaginando esses guerreiros! Que riqueza destruída! Como nossos antepassados eram ricos!
@gilmarguimaraes72064 жыл бұрын
Sou de Campos dos Goytacazes e nunca tinha ouvido falar dessa história, eu não sabia que eles eram tão temíveis.
@gilmarguimaraes72064 жыл бұрын
@@TravellerMate Eu não sei direito, mas minha mãe me disse que o bisavô dela laçou uma índia e casou-se com ela, disse também que a vó dela era morena de cabelo preto bem liso, e a mãe dela também, então será que essa índia poderia ser uma descendente ?
@yasmindouradomusic91344 жыл бұрын
@@gilmarguimaraes7206 ela provavelmente é
@ArthurPPaiva4 жыл бұрын
@@gilmarguimaraes7206 não, provavelmente Tupiniquim ou Krenak... Os Goitacazes não existem faz séculos, foram todos dizimados. E como o Eduardo disse, eles não eram nada amistosos com qualquer um que não fosse um deles, então com certeza iriam atrás dele.
@rimatlarimatla34 жыл бұрын
@@ArthurPPaiva nem todos.
@ArthurPPaiva4 жыл бұрын
@@rimatlarimatla3 nem todos o que? Não entendi Kkk
@victorsardinha91394 жыл бұрын
Infelizmente não ensinam mais a história dos índios Goytaca nas escolas. Era comum a minha geração e gerações mais velhas aprenderem sobre. Sou de Campos.
@adabarbosa824 жыл бұрын
No tempo que fiz o ensino médio minha professora falou sobre mas não se aprofundou como aqui esta aprofundado no assunto
@janainadoespiritosanto9184 жыл бұрын
verdade!
@manoelneto65094 жыл бұрын
@@adabarbosa82 sou de Campos vdd eles não aprofundaram no assunto
@hebertsbc24684 жыл бұрын
Saudações ! Lamparão
@lorenadeoliveiramotta54544 жыл бұрын
Menina também sou pelo nome .
@domingossaviomedeiros94053 жыл бұрын
O progresso tem sido o divisor de águas da história! Bravissimo professor Bueno.
@rafaelrezende28454 жыл бұрын
Muitos dos assuntos que vejo no canal, nunca foram abordados nas aulas de história da minha vida escolar. Uma pena as escolas não tratarem a história do Brasil com a mesma profundidade que tratam a história geral (Europa). Ainda bem que existem pessoas como Eduardo Bueno pra resgatar e transmitir esse conhecimento.
@oreidainternetoreidaintern70044 жыл бұрын
O que ensinar nas escolas são mentirarás Eu estudei toda minha vida e um único colégio algum anos depois consegui uma vaga para trabalhar lá dando aulas de informática Tive a oportunidade de confrontar algum colegas sobre as mentiras e inutilidades que eles ensinavam
@mariomend64804 жыл бұрын
@@oreidainternetoreidaintern7004 afff...esses olavetes e bolsominions só passam vergonha.
@mariomend64804 жыл бұрын
Rapaz, a escola apresenta uma visam geral da história do país e do mundo. Seria impossível ficar apresentando todas as curiosidades sore cada detalhe. Pense nisso.
@sahelanthropusbrensis4 жыл бұрын
É uma tendencia mundial. Os intelectuais ligados à educação tentam alienar as populações de sua historia nativa, pra "combater nacionalismos".
@Canalfutdez4 жыл бұрын
@@mariomend6480 é impossível contar tudo mas é possível selecionar.
@resistenciagoytaca93974 жыл бұрын
Nós do Coletivo Cultural Resistência Goytacá, ficamos muito orgulhosos e agradecemos a menção ao Dia do Rock Goitacá 2019, que aparece aos 02:36. O Dia do Rock Goitacá trata-se de um projeto cultural de iniciativa popular que transformou-se em lei municipal na cidade de Campos dos Goytacazes no ano de 2013, e nós do Coletivo Cultural Resistência Goytacá que organizamos o festival desde 2015. A data oficial do evento é 6 de maio.
@socialistapatriota34444 жыл бұрын
Por que 6 de maio ?
@thalitafreitas34563 жыл бұрын
Saudade desses eventos!! 🤘🏽😝🤘🏽 🔥🔥🔥
@leon_90206 ай бұрын
🤮
@plispinatto9 ай бұрын
Goytacás, mais um povo vítima dessa sanha de conquista dos europeus.
@HeroiByronianoRedux4 күн бұрын
E daí? A natureza é assim meu amigo, o mais forte sempre vai subjulgar o mais fraco
@diaconodiegosantos13273 күн бұрын
@@HeroiByronianoReduxapesar que pelos relatos se assim fosse mesmo,os Goytacas não eram gente boa não, más não concordo que tenha que ser assim não do mais forte subjugar o mais fraco, isso é atitude de covardes!!
@HeroiByronianoRedux3 күн бұрын
@diaconodiegosantos1327 Era para deixar lá então eles cometendo barbaridades?
@WillianLinhares-h8yКүн бұрын
@@diaconodiegosantos1327guerra é assim mesmo, os mais fracos vão pro beleléu kk.
@lucasgomes42294 жыл бұрын
Sempre imaginei que o nome da cidade tinha algo a ver com índio, mas jamais imaginei que seriam logo os índios mais vida loka da história.
@loelcelocatelli68694 жыл бұрын
Bah! Cara, primeiro temos que saber onde estamos, o que fazemos e para onde vamos. Minha maior curiosidade quando chego em algum lugar, é saber porquê do nome local.
@batistabrero5284 жыл бұрын
As mulheres tamoios eram lindíssimas..
@LimaBravoCSAR4 жыл бұрын
O nome da cidade vem do fato dos indigenas brasileiros praticarem queimadas sasionais nas matas nativas como método de caça. A Queimada consistia de atear fogo numa grande area e montar uma emboscada com armadilhas, lanças e arcos e flechas em uma area de escape dos animais. Após a caçada, um grande campo aberto de morte e destruição era deixado, por isso vemos um monte de cidades Brasil a fora com o nome de "Campos"
@ernanealmeida91914 жыл бұрын
Bota vida Loka nisso.
@RaphaelSick3 жыл бұрын
Vida loka waitaka
@Frebarros4 жыл бұрын
Os Goitacá também foram responsáveis por invadir, junto com Portugueses, a área de Búzios e Cabo Frio, matando e expulsando as tribos locais e os estrangeiros. Essa área ficou proibida de receber quaisquer benfeitorias, dado que os franceses sempre tentavam invadir essa região para traficar pimenta rosa e pau brasil. Logo depois os Goitacá foram destruídos, conforme conta Eduardo Bueno. Ótimo episódio. Parabéns outra vez pelo trabalho.
@arthurfrb61654 жыл бұрын
Poderia me dizer as fontes de tal tese? Estou interessado em saber mais sobre a relação indígena com as invasões estrangeiras.
@juliaalmeida11484 жыл бұрын
Também tenho interesse em saber as fontes, caso possa compartilhá-las!
@johnlucasblack43444 жыл бұрын
Também desejo saber das fontes...
@NagatoOPRESSORTHUGLIFE4 жыл бұрын
Gostaria também de fontes, estou muito interessado nesse assunto.
@Frebarros4 жыл бұрын
@@NagatoOPRESSORTHUGLIFE a fonte está acima.
@lyabarros574624 күн бұрын
Sou de Campos dos Goytacazes e, atualmente, estudo na faculdade de Psicologia um pouco sobre os Povos Originárias. Uma das minhas melhores memórias da época da escola é que o local onde eu estudava fez uma apostila a parte para estudar sobre as raízes de nossa cidade e município, explicando desde os Goitacá até o momento atual (na época 2008 a 2010). Uma pena que essa iniciativa da instituição não foi para frente nem dentro dela mesma. É maravilhoso saber nossas origens e como somos muito mais do que um povo colonizado narrado pela pespectiva etnocentrica europeia. Maravilhoso o vídeo!! 👏🏻👏🏻👏🏻
@andersonrsvrangel41384 жыл бұрын
Quem é de Campos dos Goytacazes deixa o like aqui
@ritalinhares29974 жыл бұрын
Os relatos deixados são os convenientes p justificar o genocídio sofrido por eles . Nada sobrou q comprove os relatos de violência cometida pelos goitacá.
@renatolima116610 ай бұрын
@@ritalinhares2997Essa provavelmente acredita na lenda dos "bons selvagens".
@cristiantar4 жыл бұрын
Eu moro em Campos dos Goytacazes embora não tenha nascido aqui (São Fidéiis) e tenho orgulho de saber o quão forte e poderosa era essa tribo. Obrigado Eduardo Bueno por manter viva a história.
@mpaesrodrigues4 жыл бұрын
Mas na vdd antigamente toda região norte e noroeste fazia parte de Campos
@joao.l36634 жыл бұрын
Pelo vídeo eu não sentiria orgulho, Os goitaca foram escuralados pelos tupy num pântano, eram o povo mais bárbaro e cruel e comiam gente. Tenho dúvidas se o enem não fez certo em esquecer esse assunto dessa vez
@Yuri.Explorer4 жыл бұрын
É possível que encontremos espíritos de índios goitacazes se manifestando em terreiros (campistas) de Umbanda, Quimbanda e Candomblé.
@kori56794 жыл бұрын
@@joao.l3663 Não sente orgulho dos Goytacazes mas se orgulha dos portugueses que dizimaram o Brasil
@emmanuelmedeiros74 жыл бұрын
@@kori5679 Os portugueses CRIARAM O BRASIL. Eu sou um cidadão fluminense orgulhoso, Campos é uma cidade FLUMINENSE, não Goitacá.
@polianaoliveira90833 жыл бұрын
Queremos mais histórias dos povos originários!!!
@BosqueLunar6 ай бұрын
Compus uma música a respeito e adoraria que conhecease.
@mits87154 жыл бұрын
Sou de Campos dos Goytacazes e me senti orgulhosa de ser campista e feliz em saber que através desse vídeo mais pessoas conhecerão um pouco dessa cidade tão rica e ao mesmo tempo deixada as moscas em todas as esferas mais especificamente no âmbito cultural,muitos aqui não sabem a história da própria cidade,eu mesma não sabia essa versão sobre os índios daqui,o único referencial além do nome,era o índio que tinha na entrada da cidade e que foi substituído por uma máquina de petróleo horrorosa. A estátua do índio combinava muito mais.
@heleniodossantosribeirojun99374 жыл бұрын
Sou de Campos dos Goytacazes, gostei muito de ver essa história. O Indio está mesmo apodrecendo atrás de um colégio bem antigo, onde meio que virou um museu e perto dele tem um lugarejo chamado de Goitacazes, em referência aos índios. Sou da cidade mas como gosto do interior daqui, conheço todos esses lugares que o vídeo aborda, era muito brejo mesmo e até hoje tem lugares de difícil acesso. 👏🏻👏🏻👏🏻
@raphaelpessanha12103 жыл бұрын
O lugar em que a estátua do índio descansa é o arquivo público municipal situado no Solar do Colégio, que foi um colégio jesuíta da região. Só achei um pecado o colega chamar de "lugarejo" um dos maiores e mais populosos bairros do município.
@micaelsousa36743 жыл бұрын
lugarejo o crl
@seunome68033 жыл бұрын
Lugarejo ? Só mostra q vc n conhece mesmo o lugar, eu moro nesse "lugarejo" q é um bairro com mais de 30 mil habitantes, um dos maiores do município.
@micaelsousa36743 жыл бұрын
@@seunome6803 goitacazes é tão desenvolvida atualmente q poderia facilmente se emancipar e o entendido de interiores da cidade faz parecer q é um lugar cheio de cabanas de madeira, é fd
@jadygomes59774 жыл бұрын
Meu namorado me apresentou seu canal ontem, e eu com raiva dele por não ter me mostrado antes. Eu estou viciada e apaixonada na sua didática. Moro em Campos dos Goytacazes e amo as histórias interessantíssimas de minha amada cidade onde fui nascida e criada. Moto próximo a lagoa feia.
@eltonribeiro60104 жыл бұрын
Os caras eram uma mistura de Maycon Felps, Usain Bolt e Chuck Norris!
@regisdasilva83273 жыл бұрын
Kkkkk
@Arcadenes3 жыл бұрын
Kkkk
@peter455sd2 жыл бұрын
Esqueceu do Hannibal Lecter
@gastaowagner51824 жыл бұрын
No Liceu de Humanidades de Campos, onde estudei, a história dos Goitacazes fazia parte do currículo. Muito bom o vídeo.
@matheusmandai66754 жыл бұрын
Massa
@regianekristall53814 жыл бұрын
Vdd...Estudei lá tbm
@fredri83737 ай бұрын
Ia comentar isso! Também estudei no Liceu!
@romulocordeiro92433 жыл бұрын
Sou campista...herdeiro de goitaca...e fiquei muito orgulhoso de ouvir mais uma vez essa história... muito interessante .e feliz d saber q nossa história é contada. Parabéns pelo trabalho
@arthurcals10843 жыл бұрын
Eles foram exterminados, você pode até ter nascido aí, mas dificilmente descende dos Goitacazes
@romulocordeiro92433 жыл бұрын
@@arthurcals1084 kkkkkkkkk adoraria q vc soubesse oq é "sentido figurado da palavra" ...mas repare na palavra "herdeiro" ...sentido figurado pra dizer q herdei a terra onde eles habitavam...diferente de ser descendente meu amigão..tmj
@arthurcals10843 жыл бұрын
@@romulocordeiro9243 ah perdão, mas tudo bem
@paulocalixto72394 жыл бұрын
O áudio do microfone ficou baixo, desse jeito tive que aumentar o volume da tv, aí quando surgia qualquer efeito sonoro era um estrondo
@buscadordebaru4 жыл бұрын
Paulo Calixto exatamente o mesmo comigo
@mimdepapaioficial4 жыл бұрын
Pelo telefone tá normal
@BuenasIdeias4 жыл бұрын
Sim, agradecemos pela crítica e pedimos desculpas por esse problema. Já falamos com nosso técnico de som! Atenciosamente, equipe Buenas Ideias.
@paulocalixto72394 жыл бұрын
@@BuenasIdeias esqueci de falar um detalhe, fiz p streaming do celular para a TV, pode ser isso tb
@TheSupervideos1234 жыл бұрын
@@MGFBrasil que isso, foi apenas um erro
@aurolessa49354 жыл бұрын
Sensacional a decisão de falar sobre todas as grandes tribos indígenas do Brasil! Fico no aguardo! 🙂
@priscilaalvesdeoliveira51714 жыл бұрын
Você tem olhos puxandos?
@aurolessa49354 жыл бұрын
Sou míope. 😉
@terezasantana81783 жыл бұрын
Fixando prá vc saber: "a gente vive em cima de cadáveres dos povos nativos que habitavam esta região [Brasil]" (Eduardo Bueno).
@regisdasilva83273 жыл бұрын
Por isso que somos vitimas de tanta coisa ruim aqui como a corrupção que veio desde essa época.
@Nandrolona6293 жыл бұрын
Falou tudo
@terezasantana81783 жыл бұрын
@@Nandrolona629, obg. 💖
@therezabjorklund3533 жыл бұрын
E eles viviam em cima dos ossos das suas vitimas..
@alessandraribeiro14633 жыл бұрын
Não só encima de cadáveres de nativos...mas também de tantos negros e imigrantes que trabalhavam pro Brasil ser o que é hoje.
@mestresplinter97744 жыл бұрын
Sou do sul do ES, descendente de índios puris, muito bom o vídeo. Sempre que vou a Campos fico imaginando os Goitacá naquelas planícies.
@gargonsancteori4 жыл бұрын
Os puris falavam tupi Guarani?
@VictorOliveira-yx5fq4 жыл бұрын
Goytacas são os espartanos dos indios brasileiros...
@Rudelmar14 жыл бұрын
Foram... Pois não existe nem descendentes...
@oops94064 жыл бұрын
Diziam que alguns viravam lobsomens...minha vó contava né
@RafaelRodrigues-ng8lk4 жыл бұрын
Sou campista nascido e criado, mais especificamente da Baixada Campista, às margens da Lagoa Feia, e de amor infinito por essa terra. Há relatos (Lamego, Feydit, Couto Reis) de que dissidentes dos Goitacá ainda podiam ser encontrados no século XIX, quando então, já em número muito reduzido se diluiram misturando-se à população local de náufragos, pequenos agricultures, pescadores ribeirinhos da Lagoa Feia.. Eu tenho certeza de que corre sangue Goitacá nas minhas veias.
@oops94064 жыл бұрын
A minha vó mae da minha mae era goitaca e foi pega no laço,segundo minha mãe
@Caligo924 жыл бұрын
não! eram os mundurukus
@mvgr133 жыл бұрын
Eu sou natural de Campos dos Goytacazes e sou DESCENDENTE dos grandes GOYTACA!! Orgulho do meu sangue!!
@Rand0mGypsy4 жыл бұрын
Finalmente, tava esperando tanto tempo pelos indígenas daqui de Campos!
@marcheseroberto4 жыл бұрын
Mais uma grande aula de história de verdade do nosso país. Só duas observações: o rio Itapemirim é no Sul do ES e o outro Rio que você mencionou na divisa do RJ e ES é o Itabapoana. Sensacional história. Abraços
@rafsccp4 жыл бұрын
rio paraiba termina no rio e nao no es
@adrianafilgueiraleite75304 жыл бұрын
No tempo de Pero de Góes da Silveira a Capitania de São Tomé ia sim do rio Itapermirim (atual Espírito Santo) até o rio Macaé (no Rio de Janeiro). Só depois que o limite passou a ser o rio Itabapoana.
@Murilo1834 жыл бұрын
@@rafsccp ele mencionou Rio Itapemirim e Rio Itabapoana.
@gabrieloliveiragloria84914 жыл бұрын
Vim aqui comentar o mesmo quase behehe
@marcheseroberto4 жыл бұрын
o viajante Bismark br não, mas moro aqui há 18 anos
@SrGuilherme0000013 жыл бұрын
Daria para virar uma série do Netflix e nós conheceríamos melhor nossa história. E nos orgulhar de nossa mistura brasileira.
@raiannyrosa9924 жыл бұрын
MT interessante, eu moro em Campos dos Goytacazes a alguns anos e nunca tinha ouvido essa parte da história.
@matheusdamasceno66414 жыл бұрын
Aprendi mais sobre minha cidade que todos anos de escola. Sou de campos e moro no Caju, onde fica o sinto que ele citou e não imaginava nem 10% de toda essa história!
@amarolago36698 ай бұрын
Sou descendente dos Goytacazes, muito distante mas sou,meu avô bisavô era da Lagoa feia, eram descendentes desses Índios,escutei muita histórias do meu avô José Lagoa. Parabéns para você que narra com muita eficiência,essa história linda.
@ramonxavierdutra63807 ай бұрын
Com ctz vc é. Muitos campistas são. Mulheres Goitacá foram tomadas por esposas por náufragos, aventureiros e os primeiros colonos portugueses e europeus. Principalmente na região da baixada Campista.
@ramonxavierdutra63807 ай бұрын
Seu avô era da região de Ponta Grossa?
@ricardolima45464 жыл бұрын
Moro em Marataízes, onde está a foz do rio Itapemirim. Esta história é de impressionar. E se observarmos bem, aqui no ES, Presidente Kennedy, Marataízes e Itapemirim destoam do restante do estado na fauna e flora, na ocupação do território, na cultura, na política e até na religiosidade.
@unniefran4 жыл бұрын
Adoro Marataízes... eu sou de Campos... kkkkkk
@pointbazar4 жыл бұрын
Excelente!!! Sou Gaúcho e moro desde 2015 em Campos dos Goytacazes RJ!!! Parabéns pela bela informação sobre os Goitacá! Grande abraço meu amigo!!
@Aryastarkpt404 жыл бұрын
Fiquei tão alucinada com essa história que comprei agora a coleção Brasilis de Eduardo Bueno no Kindle.
@luizardovino4 жыл бұрын
Isso merecia um filme. Que riqueza de história temos
@vaneves917211 ай бұрын
Verdade. Queremos um filme ... ❤
@HeroiByronianoRedux3 күн бұрын
Holocausto Canibal
@EvertonCunhateton4 жыл бұрын
nos Brasileiros temos sangue indígena! seja nas mãos ou nas veias...
@taniascheiddeoliveira19144 жыл бұрын
Bá, triste isso
@fabiogaldinogeol10654 жыл бұрын
@@taniascheiddeoliveira1914os indigenas ajudaram a defender a região sul e sudeste contra invasores estrangeiros sempre valentes e por fim o Brasil se consolidou como nação. Triste mesmo é ser almofadinha.
@taniascheiddeoliveira19144 жыл бұрын
@@fabiogaldinogeol1065 não entendi tua colocação
@fabiogaldinogeol10654 жыл бұрын
@@taniascheiddeoliveira1914 ok
@EDNACRISTINADEJESUS3 ай бұрын
E de europeus
@canalsagatibah92013 ай бұрын
EU MORO NESSA REGIÃO, MAS PRECISAMENTE EM Macaé, E ESTUDO BASTANTE SOBRE NOSSA HISTÓRIA, E ESSAS ÁGUAS DO RIO A PARTE DE MANGUES REALMENTE NÃO ERAM TAO CLARAS MAS NÃO SÃO ESCURAS, NA NOSSA REGIÃO HA UMA RIQUEZA MUITO GRANDE DE ÁGUAS, TEMOS AS ÁGUAS DE NASCENTES, DA SERRA, QUE É ONDE TEM CACHOEIRAS, NA NOSSA REGIÃO O RIO ENCONTRA COM MAR E AS ÁGUAS DO NOSSO MAR SÃO BEM CLARAS ASSIM COMO AS DE RIO DAS OSTRAS E CABO FRIO,PORÉM NOSSOS MARES SÃO BRAVOS, AINDA EXISTEM MUITOS MANGUES E BREJOS AQUI, E QUEM MORA NESSES LOCAIS CONSEGUE VER AS VEZES JACARÉS, POREM ESSAS ÁGUAS ERAM LIMPIDAS NA ÉPOCA, NÃO ERAM AZUIS, MAS SÃO CLARAS E LINDAS
@Eloi1364 жыл бұрын
Se tivéssemos mais professores de história com esse entusiasmo acredito que formaríamos mais professores com a competência devida! E o digo com ferocidade Way ta ká! kkkk
@alebarros84684 жыл бұрын
Talvez se pagassem um pouco mais aos professores, ajudasse um pouco.
@patatihaterdobluezao35744 жыл бұрын
@@alebarros8468 paga até bem 4 mil conto
@alebarros84684 жыл бұрын
@@patatihaterdobluezao3574 , dou professor. Comparado com outras atividades, um professor aparentemente ganha razoavelmente bem. O problema é que se trabalha mais horas em casa que na escola. Se ele quiser se manter atualizado, livros são caríssimos, e cursos então.....tenho 53 anos, e há anos tento juntar dinheiro para fazer o mestrado. É maravilhosa a profissão de professor, mas é sofrida, pode acreditar. Claro, se vc quiser ser um bom profissional.
@bacuraltrader84594 жыл бұрын
VOLTA MONARQUIA JA! DESTRUA A REPUBLICA, ERGA O IMPERIO!
@Eloi1364 жыл бұрын
Calma aeh Darth Vader! 😂😂😂😂😂
@TheFlaviomansur4 жыл бұрын
Aí Campos dos Goytacazes no Buenas Idéias.
@dantepac3 жыл бұрын
Nâmaster a todos 🙏 Sou de campos dos goitacazes, é maravilhoso ver um canal de grande qualidade falando de umas das maiores riquezas que temos na história da nossa cidade !!!!.
@Marcelo-io4lp4 жыл бұрын
Que história! E o final desse povo foi trágico
@pedrosoutorodrigues4 жыл бұрын
Saudações de Campos dos Goytacazes! Muito bom saber a história da minha cidade.
@pereirajparj4 жыл бұрын
Sou de Quissamã, RJ. Um município que as margens da lagoa feia, e limítrofe com Campos dos Goytacazes. Em Quissamã, nunca será contada uma história assim. Todos que entram no sistema governamental, enaltecem os Carneiros e as famílias que dominaram os índios. Uma pena. E sobre a estátua que ficava no trevo da BR 101, logo a chegada da cidade. Também foi derrubada simples guerra política e de divergências ideológicas. Obrigado por mais um super aditivo educacional! Eu vejo seus vídeos como atualizações mentais. O saber nuca será supérfluo!
@WBOTV_4 жыл бұрын
Que filmagem linda cara! Comequipode faz é gosto pagar!
@josecarlosmoura88244 жыл бұрын
São meus ancestrais... fez muito bem em fazer o vídeo sobre eles!! Eu tenho tanto as características físicas deles como meu comportamento indomável, coragem, força e destreza!!
@leandro08653 жыл бұрын
Eduardo é o melhor contador de historias que ja vi ocara é fulminante
@maurocaparrozjunior77994 жыл бұрын
O personagem Peri do livro O Guarani também é goitaca! É colocado como sendo mesmo um índio extraordinário na força e agilidade, mas não se menciona no livro sobre seu canibalismo.. inclusive ele defende os brancos dos Aimorés, que estes sim seriam mais selvagens e canibais de acordo com o José de Alencar.
@victorcarloscs4 жыл бұрын
Pois é, eu sou campista e duvido muito desse canibalismo descrito por europeus do século XVI. Por que só os goitacás entre todos os povos ameríndios seriam canibais, e não apenas antropofagistas? Essa infâmia parece ser derivada de medo irracional.
@usuarioprimario31644 жыл бұрын
Inclusive, o cenário deste enredo era no estado do Rio de Janeiro, próximo da Serra dos Órgãos e do Paraíba do Sul.
@tiagorodrigues37304 жыл бұрын
@@victorcarloscs Naturalmente, porque não eram os únicos! Considere: * canibal: um animal que devora outros de sua própria espécie. * antropófago: um animal que devora _Homo sapiens_ Para qualquer membro da espécie _Homo sapiens,_ ser antropófago e ser canibal era a *mesmíssima coisa*! E não só os Goitacazes, mas também os Tupis e os Puris (que habitavam o vale do Rio Paraíba do Sul até pelo menos Queluz) eram todos antropófagos/canibais até serem catequizados pelos portugueses.
@victorcarloscs4 жыл бұрын
@@tiagorodrigues3730 Antropofagia no contexto do video e da antropologia, quer dizer canibalismo apenas dentro de rituais antropofágicos, geralmente após batalhas. Então não, não é a mesma coisa.
@Oldidis3 жыл бұрын
Aqui em BH tem a rua dos Goitacá (na vdd goitacazes) tem uma pintura de índios em um prédio, muito bom saber mais da história!
@amaro811 ай бұрын
Tem um barzinho no Mercado também com o nome Goitacá
@rafaeloliveiradefreitas61958 ай бұрын
Esse canal só mostra o quanto eu sou um ignorante e o quanto a história é maravilhosa, fascinante e sensacional ! Obrigado Eduardo Bueno e canal buenas ideias ❤
@hemersoncasado66994 жыл бұрын
Eduardo, eu morei em Cachoeiro de itapemirim e bem pertinho tem uma cidade chamada castelo. Lá reza a lenda, que os portugueses tiveram uma enorme dificuldade em avançar para os morros e montanhas do interior do Espírito Santo devido a uma tribo de índios muito violenta, que agora eu tenho certeza absoluta que se tratava dos Wataca.
@djeff2514 жыл бұрын
Muito obrigado pela aula!! Me instigou a pesquisar e estudar mais sobre os povos nativos brasileiros.
@marcosvinicios4874 жыл бұрын
Rapaz o caso é sério , precisamos de mais atualizações . Realmente não se sabe de nada mesmo . Esse professor é 10.
@luisfelipecostasilva97394 жыл бұрын
Eles nao são nativos brasileiros, fica mais correto vc chama-los de 'tapuia' ou de 'índios' que não acho correto más é fica mais correto não sei.
@luisfelipecostasilva97394 жыл бұрын
@@marcosvinicios487 concordo com vc precisamos urgentemente reconstruir o nosso passado perdido, engraçado que a América inteira sabe de seus passados indígenas e até mesmo convivem nessa mesclagem de passado e presente como:(México,Peru,Chile,Paraguai,Japão,Índia, entre outros que mantém o seu passado no presente).
@capezyo3 ай бұрын
Sensacional o movimento das nações indígenas
@danilosouza21854 жыл бұрын
Eduardo Bueno faz um episódio sobre os Caiapós do Triângulo Mineiro, que resistiram por muito tempo ao "homem branco".
@mcdoguaruja43744 жыл бұрын
Eles existem ainda???
@sol90594 жыл бұрын
@@mcdoguaruja4374 se eles existem ainda continuam resistindo contra os branquelos
@MrAlohafromhell4 жыл бұрын
@@mcdoguaruja4374 Existem...andam de camionete, short Adidas, usam celular, etc etc.
@thiagosebba814 жыл бұрын
os caiapós q eu conheço e do Para, do sul do Para, e o povo do cacique Raoni, aquele famoso... eu não sabia q tinha os caiapós do triangulo mineiro, com o mesmo nome da etnia paraense....
@danilosouza21854 жыл бұрын
@@thiagosebba81 Imagino que eles sejam o mesmo grupo, que desceu do norte e ocupou grande parte do centro-oeste brasileiro até meados dos século 19. Nos livros "De Campo Belo a Campina Verde" de Severino Muniz e "História de Uberlândia" de Dorivaldo Alves do Nascimento ambos citam os Caiapós que viviam entre o Rio Grande e o Rio Paranaíba (região do triângulo mineiro) e que eram especialistas em fazer emboscadas durante a noite contra quem por essas bandas se arriscava, sendo esse um dos motivos pela demora na colonização da região (o que lembra a dificuldade de se dominar a região Goitacá). Mas como os livros focam na história das cidades em si acabam por falar muito pouco deles.
@thiagosantos38884 жыл бұрын
17:45 mori kkkkkkkkkkkkkk pá ! Sou de Campos dos Goytacazes. Muito bem narrado a história.
@christyaninogueira4 жыл бұрын
Thiago Santos tbm sou!!!!!
@alexandreciclista56214 жыл бұрын
Kkkkk
@grasimaria29764 жыл бұрын
Só deu campista lamparao nesse vídeo😅😅😅😅😅😅
@roberferreira63323 жыл бұрын
Os donos legítimos dessa terra,pena que ñ existem mais,parabens professor foi boa aula.
@evertonwell60684 жыл бұрын
infelizmente a nossa cultura indigina é totalmente desvalorizada e inferiorizada para as demais culturas e origens brasileiras
@pauloribeirodacostajunior41223 жыл бұрын
Claro só tinham selvagens que viviam em oca e comiam mandioca
@italorenan45353 жыл бұрын
@@pauloribeirodacostajunior4122 Nem toda tribo era selvagem. Cuidado com a generalização.
@pauloribeirodacostajunior41223 жыл бұрын
@@italorenan4535 ae qual não era?
@Ailton163 жыл бұрын
@@pauloribeirodacostajunior4122 a maioria delas, meu querido. Procure se informar e deixar de ser um idiota racista.
@pauloribeirodacostajunior41223 жыл бұрын
@@Ailton16 e qual não era?
@julianocoelho41914 жыл бұрын
Sou só eu aqui ou mais alguém racha de dar risada com esse canal além de aprender muito? Eu queria que esse cara fosse meu professor de história....:( Ele é maluco!!!os melhores professores são.
@canalbrazilsempadroesgilbe14893 жыл бұрын
Eu RSRSRSRS
@everardofraga18814 жыл бұрын
Tenho maior orgulho de ser descendente dos goitacá. Meu antepassado MARTINS FRAGA aprisionou uma india em sertão de cacimba - Gargaú - distrito de Campos e com ela teve 11 filhos ( corre a boca calada na família que todas as vezes que a possuía era na pancada) e um dia no meu do mato foi picado por uma cobra e voltou correndo para casa e morreu nos braços dela que ficou cantando uma canção é três dias depois morreu.
@richardseixas15004 жыл бұрын
Seu canal é viciante,quanto mais aprendo sobre a história do Brasil,mais quero conhecer!!!
@thatilamb4 жыл бұрын
Eu sou Campista, e estava ansiosa por esse episódio! 😁 Obrigada, Eduardo. ❤️
@carlosvictorpereirasilva42904 жыл бұрын
SOU CARIOCA (DA CAPITAL) MAIS MINHA FAMÍLIA É TODA DE CAMPOS,
@wenderpinheirodacruz15722 ай бұрын
Estou lendo esse livro, capitães do Brasil. Uma viagem nas Américas dos anos 1530. Nota 10🎉👏👏
@elizangeladominguessoare36524 жыл бұрын
Super vídeo!!!! Minha família é TD de Campos hahaha vou mostrar esse vídeo p meu paizão! Tem 78 anos e ama sua cidade. Ele vai amar esse vídeo.
@user-cg2ud9ot9z3 жыл бұрын
Legal, pergunta a ele, sobre histórias sobre os Goitacá, de seu Avô, ele deve saber de muitas coisas. Depois conta pra gente. AMAMOS nossos heróis.
@wagnertadeudeoliveirajunio56484 жыл бұрын
Bueno: Tem uma história inacreditável que você não vai acreditar. Eu: Não acredito.
@rodrigoviana340Ай бұрын
Esse Peninha mais suave é tão mais bonito,mais doce... Saudades de ti!
@Rogpin4 жыл бұрын
A gnt aprende mais da história do Brasil no YT do que na escola... Sobre esses vídeos contando as histórias dos índios brasileiros... INCRÍVEL 🤩🤩
@MrClyson4 жыл бұрын
Hj vivo em Campos dos Goytacazes. Não vejo muita informação sobre os Goytacá. Obrigado pelo vídeo.
@Rand0mGypsy4 жыл бұрын
Infelizmente o poder público se esforça em apagar a história do município, mas caso se interesse, existem ainda o museu da cidade e o arquivo público municipal, existem coisas bem interessantes lá!
@adrianafilgueiraleite75304 жыл бұрын
Tem sim. Procure os livros de Alberto Ribeiro Lamego e de Arthur Soffiati.
@daniloalves51794 жыл бұрын
Muito obrigado Adriana pela informação. Eu conhecia os livros do Lamego e desconhecia o Arthur. Agora terei mais conteúdo para ler e entender mais da história de Campos
@tamires-housesforsims75064 жыл бұрын
Isso é uma tristeza, tinha que ter no mínimo uma parte do museu da cidade exclusiva dos goytacá !!!
@MrMAUROROSA4 жыл бұрын
Acredito que o expressado pelo Cleyson é a falta de informação e destaque da história por parte dos governos, o que é mais que normal. Porque literatura sobre esses assuntos, geralmente tem. Mas isso não é de certa forma de "fácil acesso". Imaginem, da população de uma cidade quantos sabem que existem estudiosos que pesquisam e escrevem sobre assuntos dessa cidade? Informação não é passada no Brasil.
@victorvasconcelos657 Жыл бұрын
Muito bom o vídeo sobre os indios Goytacá, sou de Campos dos Goytacazes, li alguns comentários de outros Campistas, e realmente falta história regional na grade escolar de todos as cidades do Brasil, não apenas de Campos, pois na matéria história na escola, se fala mais da história do Brasil... Se constata facilmente a falta de interesse sobre a história local, temos no centro de Campos dos Goytacazes, exatamente na famosa praça São Salvador, o museu histórico de Campos, que possui uma ala sobre a população indígina de nossa região... o sítio arqueologico que foi citado, fica localizado próximo ao cemitério do Cajú, as margens do Rio Paraíba do Sul.... única situação que não vi neste vídeo, e que eu já havia ouvido sobre os índios Goytacá, é que eram nomades, sendo dificil achar rastros dos mesmo, devido o enterramento acontecer naquele local que estavam naquele momento .... também tivemos em nossa região os Coropós e Puris...
@sergiorenatojornalista46174 жыл бұрын
Cê só esqueceu de citar que lá na cidade de Campos existe também um clube chamado Goytacáz, cujo time de futebol já disputou a primeira divisão do Campeonato Carioca algumas vezes. Seu mais ilustre torcedor é o ator Tonico Pereira, tanto que seu personagem Mendonça em "A Grande Família" usa uma bandeira do time em sua mesa.
@gabrieloliveiragloria84914 жыл бұрын
Sérgio Renato Jornalista Amarildo, O Possesso é cria do Goytão e Didi, Folha seca também jogou aqui!
@fredri83737 ай бұрын
Já fui a vários jogos no “Aryzão” … na época que o craque do time era o número 7 - Petróleo … por volta década de 80.
@resenhasemlimites27023 жыл бұрын
Sou de campos e nem sabia dessa história, e uma pena as escolas brasileira não contarem a nossa própria história....foda
@Janete-cf3nn6 ай бұрын
Minha nossa tenho 66anos e não sabia dessa história obrigada pelo maravilhoso vídeo sou campista com muito orgulho que Deus te abençoe
@MrSidnei6664 жыл бұрын
Prezado Eduardo, parabéns pela postagem deste vídeo e pela forma competente da narrativa dos fatos. A Etinia Nativa dos GOITACAZES tinha características bem peculiares em comparação com outras Etinias Nativas que ocupavam o território brasileiro e foi bom você ter destacado este aspecto. Conheço pessoalmente a Lagoa Feia, que hoje é menor do que era nos Séculos XVI, XVII, XVIII e início do Século XIX, visto que boa parte de suas margens foram aterradas para ampliação das fazendas. A Lagoa Feia e seu entorno era o espaço ocupado pelos GOITACAZES. A derrota desses guerreiros só foi possível com o emprego da Guerra Biológica. Quando se está diante de um inimigo forte e imbatível não é incomum o emprego de tais técnicas, por mais cruel e desumano que isto possa parecer. Numa Guerra o importante é a Vitória e de preferência com o menor número de baixas possível. Caso eu tivesse vivido naquela época e fosse capturado pelos GOITACAZES imagino que não serviria de comida para eles, pois não há muito o que comer aqui: sou muito magrinho!
@7evangelio5224 жыл бұрын
Woytakás.!!! Saludos desde Brasília DF Brasil" hásta luego. 🇧🇷🇳🇱🇧🇷
@carolinnesilva50063 жыл бұрын
É sensacional ouvir mais um fato histórico do nosso país. O conhecimento é tudo!
@renatogomes23962 жыл бұрын
Sou descendente de Goitacá. Não morremos. Estamos aqui ainda pra passar adiante nossa cultura de amor.
@old600710 ай бұрын
Kkkkk
@gleycecoutinho46774 жыл бұрын
Minha família inteira são de Campos dos Goytacazes (especificamente dores de macabu) e minha vó materna era Índia...
@dhammarelacional83143 жыл бұрын
Oi, Meu nome é Elizabeth Faria nascida em campos e de descendência Waitaca. Sei que Minha bisava era da área de Campos. Não existe dados de documentos para provar pois ela não tinha sobrenome, como também a minha avo, filha dela, nascida no inicio de 1900 ( uma cafuza, mistura de negro escravo e a índia local).Pelo meu teste de DNA esta provado a linha indígena. Pelo teste, a 'índia' tinha 50% de sangue local. E se for tomado como fato absoluto de que todos os 12000 Waitaca morreram por varíola, pode ser que ela tenha sido da tribo Tupi que acabou por entrar novamente na área. Mas pela relação que meu pai (neto desta índia) tinha coma a natureza, a lagoa feia, a lagoa de cima e a a mata em geral, eu ainda credito que nem todos morreram. Adoraria poder encontrar outras pessoas da are que tenham historias semelhantes e reivindicar nossa dependência indígena.
@Andre_Sales033 жыл бұрын
@@dhammarelacional8314 se for pra voltar a comer carne de gente, já aviso que irei destruir todos..
@abreujhu3 жыл бұрын
@@dhammarelacional8314 Elizabeth, como vc descobriu sua descendência ? Em relação ao sangue? Meu avô é caboclo, mora na bahia, mas não sabemos de suas raizes. Nada. Ele ainda é vivo. Queria descobrir um pouco mais sobre meu passado.
@renatothales50123 жыл бұрын
@@Andre_Sales03 vc não aguentaria nem uma tapinha seu esquizofrênico da internet, menos viu criança.
@Andre_Sales033 жыл бұрын
@@renatothales5012 ... Mamaquió 👇
@uidemarbelarmindo53993 жыл бұрын
Sou Campista e acho que todos cidadão deveria conhecer um pouco dessa história. Aqui, como em geral no Brasil muita gente não conhece metade da história desses índios. Parabéns pelo conteúdo apesar da história ter sido tão trágica e covarde.
@pedropimentelf4 жыл бұрын
Muito legal, sou de bom jesus do Itabapoana perto de campos e sempre que passava por essa estátua ouvia o quanto eles eram temidos e bravos,essa lagoa feia é enorme, parece um mar!
@ocanaldobim4 жыл бұрын
Trágico! O pior é a ignorância! Como é bom saber da história dos povos Guerreiros do meu país raiz!
@TheMalafa102 ай бұрын
Quantos filmes poderiam ser feitos, baseado em seus conhecimentos históricos. Parabéns.
@dinhodin86624 жыл бұрын
Enquanto professor, digo que os mais bravos foram os índios cavaleiros Kadiwéu da região do Pantanal (Guaicuru), com participação decisiva na guerra do Paraguai!
@biav4 жыл бұрын
seria um episódio interessante!
@juliomoreira79083 жыл бұрын
Nunca. Na época do Goitakas nem cavalo existia. Se e fossem bons como...nao teriam adotados cavalos...(de outra cultura)
@dinhodin86623 жыл бұрын
@@juliomoreira7908 tinham a capacidade de se adaptar, dominavam e escravizavam outras tribos, eram exímios cavaleiros. Vá estudar criança!
@lucasmaia83753 жыл бұрын
Professor chiliquento não tem credibilidade.
@gatman17903 жыл бұрын
@@lucasmaia8375 perde no momento em que tenta provar o próprio ponto inferiorizando o interlocutor. Não tenta provar isto citando fatos, até o faz, mas o destaque é posto na posição de professor que ele carrega, talvez pense que a credibilidade provenha daí. Hoje em dia as pessoas são avessas a qualquer tipo de arrogância. Partindo deste pré-suposto, podemos ver porquê este dito professor perdeu o debate: por ter-se colocado acima do interlocutor; isto gera a impressão de arrogância, e à partir de este momento é imediatamente desconsiderado por todos.
@gratiamariacasanova88454 жыл бұрын
Eita público difícil, fala 99% de acertos e não perdoam 1%!😢
@alpha-044 жыл бұрын
Como diz o coringa "É a vida". Rs. Tem gente assim no mundo todo.
@wiliansbelem74194 жыл бұрын
A realidade tende a ser descepcionante kk
@julioperrota86784 жыл бұрын
Não é essa a questão, é só pra avisar que o som está ruim e ele corrigir para melhorar a qualidade do canal!
@ronaldomendeslima76133 жыл бұрын
Vc é o cara Bueno. Valeu!
@lulu-yl8oh4 жыл бұрын
Leiam O guarani do José de alencar, fala sobre a rivalidade dos goitacás e dos aimorés. Inclusive o personagem principal, Peri, era da tribo goitacá.
@ruanmarlon15054 жыл бұрын
Sou de Campos é louca pela a história brasileira..., incrível o seu canal!
@luigi_border2 жыл бұрын
eu cresci em uma area Tupi, chamada Avaré. Mas sou fascinado pelos Goitacas. Obrigadooo pela aula
@tamires-housesforsims75064 жыл бұрын
Que é de Campos dos Goytacazes dá um like aeeeê.... Se flopar, vou comer todo mundo no jantar ! 😋🤭🤭
@alexandreciclista56214 жыл бұрын
Kkkkkk
@a.len.car.4 жыл бұрын
Mendigo de like
@tamires-housesforsims75064 жыл бұрын
@@a.len.car. hahaahahahhah
@musicasliamirian29274 жыл бұрын
E ae cabrumcada
@tamires-housesforsims75064 жыл бұрын
@@musicasliamirian2927 hahahaha
@chemsilva4 жыл бұрын
É só aqui ou os efeitos sonoros estão com o volume mais alto do que a voz? Parabéns pelo conteúdo!
@temarcelo4 жыл бұрын
Não é não, eu vim nos comentários pra falar justamente isso.
@fortecelulares3 жыл бұрын
Quanto mais eu assisto os vídeos do Eduardo Bueno, mas eu quero ler seus livros, mais eu quero ler sobre a história do Brasil e mais fico triste! Não sei como o peninha consegue fazer vídeos tão bons, tão divertidos conhecendo a nossa história! Parabéns, Eduardo Bueno! Você é um exemplo feroz de Brasileiro!
@alascacatiorenea.20434 жыл бұрын
Finalmente um vídeo sobre Goitacazes.🙌 (Peninha venha pra Fortaleza)