"Ser um gênio, não é algo que você é, nem algo que você faz, é uma ideia sobre você que se torna consenso"
@thainaribeiro2553 Жыл бұрын
Me pegou muito essa
@Carcaravoa Жыл бұрын
E a questão da genialidade é smp um processo e não um produto acabado, tá dentro de um esforço coletivo, junção de forças, o salto acontece entre gerações, daí vem uma pessoa criada pela mídia para individualizar os ganhos... Capilarizar uma ideologia, instrumentaliza sua forma qse smp engessando-a, assim monopoliza seus resultados e leva os créditos. Quem tem um mínimo de humildade, sabedoria, ou seja, partícipe dessa genialidade de fato, foge ao mesmo tempo disso, a natureza material que aprisiona é invariavelmente subhumana...
@mariliasperaart2098 Жыл бұрын
Essa frase cabe num quadro
@VictorLobo-tz8zz5 ай бұрын
Boa definição. Resume o conceito sem ser preconceituoso. Ou seja, coloca a ideia de "gênio" como um valor cultural, não como um fato concreto e indubitável.
@rikoviana Жыл бұрын
“Até pra você poder ser autodidata, você tem que ter acesso”
@mafaldamaluka10 ай бұрын
Exatamente por isso qd vejo algumas pessoas reclamando de pobre com acesso à internet eu fico pistola- eu aprendi espanhol e muitas outras coisas após o acesso à internet! E eu sei a diferença q isso faz!
@srtademachado Жыл бұрын
Sou mãe de 5 filhos, tenho 51 anos, sou pobre e moro no DF. Queria pedir, caso um dia venha aqui, pra almoçar com a gente na nossa casa. A cada vídeo seu meu coração é a sua boca e a cada palavra que sai é ele batendo forte. Já coloquei 3 filhas da escola pública na UnB, e todas falam inglês. Mas não me pergunte como, só Eu sei o que precisei fazer. Faltam 2 ainda, mas irei colocar tbm e nem Eu sei o que ainda precisarei fazer. Se não quiser almoçar com a gente, só nos avise de alguma palestra ou visita quando vier.
@Tom-tz5ed Жыл бұрын
Bira precisa ver esse comentário
@andressafschiavon Жыл бұрын
up up up up
@brendateles3361 Жыл бұрын
Up
@leticiaabreu2815 Жыл бұрын
Up
@flavianaphada2565 Жыл бұрын
Up
@relacionomia Жыл бұрын
Conclusão, em regra: Nem todo rico é gênio. Mas todo gênio era rico.
@lmmn3164 Жыл бұрын
isso não tem nada a ver com ressentimento. N A D A
@sayfiwy656211 ай бұрын
q bom q vc comentou isso, já sei q n preciso passar 46 min assistindo um video q chegou numa conclusao bosta dessa
@hnrq428611 ай бұрын
menos pelé
@SamuelPereira-gi4om11 ай бұрын
@@sayfiwy6562então assista o vídeo para chegar a essa conclusão
@josegof11 ай бұрын
Machado de Assis então não era gênio, pois era POBRE. Sua lógica tá meio ilógica.
@lucaserickcorreia4956 Жыл бұрын
Sobre a capacidade de falar idiomas: sou professor de língua inglesa e de língua espanhola. Me surpreendia sempre ver como sempre havia nas turmas em que lecionava uma ou outra pessoa que conseguia "pegar" o conteúdo e os aspectos fonético-fonológicos das línguas que ensino MUITO rapidamente. Gente a quem eu nem precisava repetir duas vezes como eram produzidas as interdentais desvozeadas do inglês ou do espanhol, só para citar um exemplo bobo. O problema é que eles quase nunca permaneciam no curso até o fim. Quando você pesquisava o motivo de suas saídas, quase todos diziam que é porque não podiam mais continuar, que precisavam trabalhar, que precisavam cuidar de parentes etc. Mesmo fazendo trabalho voluntário nesta área desde 2014, eu vejo como muita gente com muito "potencial" (na falta de um termo melhor) não consegue ficar proficiente no idioma porque suas necessidades básicas, e portanto mais urgentes, não estão plenamente atendidas. Resultado? Terminam por "desistir" deste empreendimento cultural, cognitivo, linguístico e (por que não) político que é aprender outra língua.
@Milanid71 Жыл бұрын
Fui um desses...
@lucilenediolina7963 Жыл бұрын
Idem
@raphafellipe Жыл бұрын
Eu amo ciência, durmo e acordo pensando e teorizando sobre nossa realidade, micro, macro, adoraria poder ter estudado desde minha infância, ter acesso a informação, saber o que é a mente, a psique, simbologia, arquétipo, manipulação, indução, mídia, propaganda... hoje apesar do conhecimento considerável, sou refém do meu emprego. Durmo e acordo pro meu patrão enriquecer. Recebo o que ele JAMAIS aceitaria receber. Nem imagino quem eu me tornaria, ou até mesmo as mudanças que eu traria através dos meus potenciais, sobre política, ciência, filosofia, arte, ainda tenho esperança de um dia criar coragem e falar tudo que tenho a dizer.
@Andre-Sales Жыл бұрын
@@raphafellipe Já considerou estudar para um concurso municipal ou estadual?
@IsterOficial Жыл бұрын
Me identifico como aluna. Tenho muita facilidade e paixão por línguas e culturas diferentes. Comecei a aprender francês e percebi que facilmente conseguia entender alguns filmes legendados. Porém não continuei por priorizar outras atividades inadiáveis de sobrevivência básicas.
@GTrindadeDS Жыл бұрын
Estudei com Bira na EMEF Miguel Vieira Ferreira, na cidade Dutra. Foi a primeira criança ateia que conheci. Me lembro que ele falava isso com naturalidade na sala. Anos depois o vejo aqui no KZbin. Que coisa! Sucesso!
@mvcned6015 Жыл бұрын
Caraca é onde eu estudei 😳
@anaflaavia Жыл бұрын
Cidade Dutra Zona Sul?
@gabriellbirth9132 Жыл бұрын
Nossa, como foi estudar com ele? adoraria ter estudado tb, Bira é uma ótima comunicadora.
@karinpss Жыл бұрын
Bira é cria da Cidade Dutra??? Meu deus, que privilégio
@kethellynvitoria9096 Жыл бұрын
Eu também estudei lá 🥺🥺
@nbrocha Жыл бұрын
Psicologia analítica, crítica cultural, semiótica e fases da Eliana num só vídeo. QUE DELÍCIA!!!!!
@Chris_008 Жыл бұрын
Eliana? Afff, perdi todo o respeito por essa pessoa depois do modo como ela tratou a Luiza Marilac... 🤢
@thiagovidal8972 Жыл бұрын
Genial msm
@daveouter Жыл бұрын
Verdade, mas só uma errata: Diana nunca disse ser poderosa, pelo contrário. Disse que não era aceita pela família real. Não é forçado, ela tava triste mesmo.
@LincolnCunhaLee Жыл бұрын
comentário Genial
@geisasantosgeisa5907 Жыл бұрын
A
@lucianadeabreu7905 Жыл бұрын
'Não se culpe se você não chegar lá. Tudo está feito para que você não chegue. Não se culpe' Perfeito 👏🏻
@sadipo4851 Жыл бұрын
E o que é chegar lá? Tem milhoes de views nas redes?fazer musica chiclete que será esquecida no próximo mês? Ter um monte de fãs estupidos que estão mais preocupados com o que vc come no café da manhã do que quem fez sua música?
@Zezébraza Жыл бұрын
🗣️📢Já chegou já extrapolou o teto ❗
@mattxxdd Жыл бұрын
@@sadipo4851q ladainha
@renato2984 Жыл бұрын
Essa frase foi muito boa!
@Sizotti-1311 ай бұрын
@@sadipo4851 esse é outro questionamento interessante, o que é se dar bem?
@alexcoimbra Жыл бұрын
Essa persona que você criou, fazendo esses monólogos no começo dos vídeos, é incrivelmente sagaz... é justamente isso que gera conexão com o público. Eu levei anos pra sacar isso. Bira, a gente vence sempre que você posta um vídeo.
@monicarangel4080 Жыл бұрын
Esse início também serve de filtro. Os muito tamanhos e hipócritas não permanecem.
@beca7050 Жыл бұрын
Também enxergo isso. É tipo “filtro”. Exatamente estratégico e perspicaz
@gustavosilva301 Жыл бұрын
O melhor é do Valdeci no carnaval
@LeonnoraMaria Жыл бұрын
@@beca7050Como assim filtro?
@Evandro_Dean Жыл бұрын
Como assim filtro? Alguem poderia explicar, tbm acho interessante, mas não entendi o real significado por tras do monologo
@mscnsil Жыл бұрын
Eu deixei de pirar com a minha vida profissional quando eu comecei a entender que tudo foi construído pra quem tem acesso a dinheiro ter sucesso. Os que vierem fora disso, serão poucos sortudos.
@moniquefonseca Жыл бұрын
As exceções que confirmam a regra.
@lua-user Жыл бұрын
Realmente
@MariahX-uq2nq Жыл бұрын
E bora atuar!
@LeFogazza Жыл бұрын
meu conflito ético é sobre usar ou não esse tipo de conhecimento para ter vantagem na carreira.
@taticunha7105 Жыл бұрын
Nunca tive essa ideia de "sucesso", agora menos ainda.
@MaxPalaro Жыл бұрын
Carai foi Cada Soco que eu não conseguia nem respirar. Eu falo isso pra muita gente sobre como eu me tornei KZbinr de Games, "eu apenas fiz o que eu gostava de fazer por tempo suficiente" mas a verdade mesmo foi que eu tive condição de ter todos os videogames que eu quis durante a minha vida, como eu não iria entender um pouco sobre esse tema não é? Eu tive dinheiro para comprar computadores potentes o suficiente para jogar e gravar o que eu jogava, realmente eu cada vez mais tenho apenas uma coisa, eu tenho carisma, mas carisma nenhum me traria até onde cheguei sem tudo o que recebi da minha família, da cultura que eu recebi, dos bens que pude possuir, do inglês que aprendi e por saber inglês copiei os youtubers gringos; É minha gente, só resta uma coisa a dizer. QUE VIDEO!
@PVMAS07 Жыл бұрын
Finalmente um gamer sincero 🙏🙌 vc é foda mano, sucesso no seu trampo.
@william-Alves-0 Жыл бұрын
que reflexão!
@adrianaursine6852 Жыл бұрын
Estudando sobre isso hj.
@isiscoelho1528 Жыл бұрын
Que comentário!
@CrenildaCuimbi Жыл бұрын
O do lado oposto estou Eu. Só cheia de carisma mesmo sem condicões para tudo😅 quero um baita Studio e gravar o que me der vontade mas nada que chega 😢
@robsonalvesdasilva3360 Жыл бұрын
Lembrando que Mileva Malich, a primeira esposa de Einstein, corrigia os cálculos dele, fez a mesma escola politécnica e teve que assinar um contrato onde se submetia à escravidão e ficar calada sobre suas contribuições ao trabalho do marido.
@jackabdulsalam14869 ай бұрын
Não foi assim bem assim.
@rosemeirealvesdecarvalho9063Ай бұрын
@@jackabdulsalam1486Como foi? Conta pra nós 😊
@simsvi6776 Жыл бұрын
Nesse fim de semana, levei meus sobrinhos pra uma festinha de criança em piscina. Tinha a parte rasa para as crianças e tinha a parte funda pra adultos. Duas crianças de 5, 8 anos nadavam na parte profunda sem boia. Conversando com um conhecido eu disse que essas duas criancas nadavam super bem, esse conhecido me respondeu: claro qur essas crianças nadam bem! São cria de condomínio, vao pra piscina todo dia, fazem aulas de natação, eles tem oportunidades! Seu sobrinho nada? Eu disse que não, ele estava na beirada da piscina com boia e com medo de ir pro meio. Ele disse: quando foi a última vez fora hj, que o seu sobrinho foi pra uma piscina? Eu fiquei muda, me caiu uma ficha que eu geralmente vejo com facilidade mas que dessa vez eu só percebi por conta dessa conversa. Meu sobrinho foi pra uma piscina em janeiro, ou seja, há quase 1 ano. As oportunidades são diferentes em diversos aspectos!
@tha5483 Жыл бұрын
Até o basico é elitizado.
@victoriadasilvabatista Жыл бұрын
Interessante observar o quão injusta é a vida em alguns aspectos...
@thebombshellmale Жыл бұрын
Eu q com 25 anos não sei nadar até hoje!
@stankiewicz1992 Жыл бұрын
Nos condomínios da MRV, onde moram muitos pobres, tem piscina...
@yin_xing Жыл бұрын
nao é bem assim. teria que ver toda a historia
@sylshark1 Жыл бұрын
Este vídeo me faz lembrar do meu pai: uma pessoa de origem humilde, hj com 84 anos, aprendeu a tocar violão, cavaquinho e bandolim sozinho, identifica as notas e as conhece só de ouvir. Agora com o celular, ele achou canais que ensinam partituras e ele aprende sozinho. Assim como meu pai, muitos por aí são tão talentosos e não teve oportunidades para se aperfeiçoarem.
@SaladaMistaoficial Жыл бұрын
Que lindo seu pai❤
@heliosoares4847 Жыл бұрын
O Brasil é um país onde 90% da classe trabalhadora ganha até R$3.500,00 por mês e 50% ganha até um salário mínimo. Quantos gênios estam entre esses trabalhadores que não tiveram a oportunidade de ao menos descobrirem as suas próprias qualidades
@NanigashiLeo Жыл бұрын
a questão é, quem vai ser o bastião distribuidor de oportunidades, se esse for o problema? Enfim, acho que a humanidade já caminhou pra um rolê individualista que não tem volta, além da extinção da espécie, visto que um mundo onde oportunidades NÃO SÃO NECESSÁRIAS é puro idealismo platônico.
@adrianalaurindo1645 Жыл бұрын
Faço do seu pai uma grande inspiração
@beetrisrubis Жыл бұрын
Meu avô era assim também, veio da roça e aprendeu a tocar vários instrumentos sozinho sem entender teoria musical - exceto a parte de usar o celular e aprender no youtube. Quando tava mais no final da vida além de tocar também desenhava muito e fazia quadro como colagens das suas ilustrações de todo o bairro, de como ele lembrava que as coisas eram. Ele tinha uma ótima memória, lembrava o nome das ruas, os vizinhos, as cores das casas e desenhava tudo nesses quadros. Dignos de estarem expostos em um museu
@SaKarajan Жыл бұрын
Dona Bira é o gênio que desmistifica o óbvio, mas o óbvio tão óbvio que todo mundo prefere não ver. Você é sensacional Bira!
@Vanessa_ag Жыл бұрын
👏👏👏👏
@bianca5469 Жыл бұрын
👏👏
@TheChampzPlay Жыл бұрын
não é óbvio! por isso que a bira é tão esclarecedora.
@Lua-cv9rd Жыл бұрын
@@TheChampzPlay Verdade, mesmo eu formada em faculdade pública, com um viés de humanas, estudo pra um caramba e cada vídeo dela que eu vejo, minha mente abre mais ainda, porque muitos questionamentos que eu nunca fiz.
@TheChampzPlay Жыл бұрын
e muito provável que se isso fosse discutido nas universidades, seria taxado de doutrinação hahahahahah@@Lua-cv9rd
@himiizuku6816 Жыл бұрын
Isso me lembrou Freud, a mãe dele deu um quarto só para ele, deu os melhores livros, o melhor estudo, seria ele, tanto que ela chamava ele de “mein goldener Sigi” (meu Sigi de ouro) e ainda há boatos que uma das irmãs teve que parar as aulas de piano para não atrapalhar os estudos escolares de Freud. Um grande gênio escrito para isso.
@contracontrole Жыл бұрын
Daria um excelente vídeo dela, abordar Freud. Penso que essa questão da genialidade dele se enquadra mto nesse vídeo dela.
@Elisaaaa1010 Жыл бұрын
Eu amo as músicas e o talento do Gilberto Gil. Mas simplesmente fiquei chocada ao saber que o pai dele era médico. É incrível e maravilhoso isso: um médico negro na década de 40. É inegável a base e as condições que o Gil teve pra ser o gênio que é hoje..
@LucianaSantos-jp5jq Жыл бұрын
Ele morava na Bahia e lá a maioria do povo é negro e então é normal ter classe média alta em Salvador.
@Elisaaaa1010 Жыл бұрын
@@LucianaSantos-jp5jq Normal? A maior parte da população negra é pobre! Até hoje infelizmente NÃO é normal ter médico negro, imagine na década de 40. Estamos no século XXI e contamos nos dedos numa formatura de médicos quantos negros têm e isso quando tem. Ele nasceu sim numa família abastada. Pequeno burguesa. Ele mesmo disse isso "A distinção de raça para mim só veio já a partir da adolescência. Até ali eu vivia numa família de classe média, pequeno burguesa, mãe professora, pai médico, figuras importantes nas microssociedades em que o racismo era nada, não existia." Gilberto Gil para BBC. É indiscutível o talento dele, mas convenhamos que ter uma família com condições financeiras que lhe dê uma boa educação, cultural, artística, musical já te garante alguns passos a frente!
@brenogomez7461 Жыл бұрын
@@LucianaSantos-jp5jq sou baiano, moro na Bahia. Negros ocupando as classes altas aqui na Bahia é a excessão e não a regra, infelizmente.
@alfredo.miranda Жыл бұрын
@@LucianaSantos-jp5jq Não é bem por ai, tanto que o primeiro medico negro foi se formar em 1891, ali já nos anos 20-30 eugenia tava basicamente legalizada, então havia um forte segregação racial e preconceito vindo da Elite do Brasil. Ser médico na década de 40 era para poucos, mas por incrível que parece ou não ser medico negro ficou para muito poucos principalmente a partir da ditadura e hoje pelo menos no Brasil somente 3% dos médicos são negros, levando em conta os pardos número pode chegar a 30%, será que a eugenia funcionou ou pelo menos em parte?
@johnnyalf5409 Жыл бұрын
@@LucianaSantos-jp5jq Não é normal não
@gabrieldias2360 Жыл бұрын
Em meio a centenas de psiquiatras importantíssimos, alguns lutando dia e noite nos CAPS da vida, atendendo às demandas mais complexas e carentes de equipes multidisciplinares, Ana Beatriz Barbosa é praticamente uma global que fala um monte de coisa mística sob o manto da psiquiatria. É um ícone pop da Medicina no campo da Saúde Mental.
@belisacruz Жыл бұрын
E ela nem te filho e julga mães 😂
@gabrieldias2360 Жыл бұрын
@@belisacruz na verdade ela fala de todos os temas. É praticamente uma revista de entretenimento que você compra em qualquer esquina e traz desde horóscopos e vida de famosos, a dietas “seca barriga” e looks do dia a dia. Esses dias vi um vídeo dela tratando de física quântica sobre algo relacionado ao comportamento humano. Achei lindo: uma taça cheia de groselha para se brindar enquanto a conta bancária da Dra enche a cada minuto rs
@shrekverde Жыл бұрын
Simm!! O pessoal acha ela a melhor profissional, sendo que ela fala um monte de senso comum, algo que você encontra facilmente no MSD Manuals pesquisando no Google. Fora que ela tem a mania de diagnosticar pessoas que ela sequer consultou: "ah, fulano é psic0pata. Ciclano é narcisista". Tá, pode até ser, só que não dá pra sair diagnosticando alguém que nunca sequer pisou no seu consultório.
@shrekverde Жыл бұрын
@@gabrieldias2360disse tudo!
@claudiaisadora9352 Жыл бұрын
E parece q ela está onipresente, aparece em vários podcast, reels, o tempo inteiro
@igorgabrielll Жыл бұрын
Eu gosto muito do Cazuza, mas não dá pra negar que ele era muito privilegiado. As composições dele eram incríveis, mas existiram outros muito melhores que ele e não tiveram a mesma sorte de ter um pai rico dono de gravadora
@panicut4536 Жыл бұрын
verdade
@honorato273 Жыл бұрын
Concordo demaaais. Teve tudo em mãos e ainda desperdiçou com rebeldia e tiranias.
@mrzmarcelo Жыл бұрын
A tua piscina tá cheia de ratos Tuas idéias não correspondem aos fatos Sempre cantei "minha piscina." 🤭
Жыл бұрын
Belchior é um. Morreu pobre.
@gabrielagoulart96 Жыл бұрын
Não só ele até q Gabriel o Pensador pq outro dia eu fiquei surpresa por ele ser filhos de jornalistas
@katherineoletriz1611 Жыл бұрын
“Então ser um genio não é algo que você é, nem algo que você faz. É uma ideia sobre você que se torna consenso.” Minha reverência, Bira!
@sarahsadinni Жыл бұрын
Eu sou estudante de Publicidade e Propaganda e, sinceramente, acabei de achar a pauta do meu TCC
@natalia3441 Жыл бұрын
boa sorte!
@leccal9108 Жыл бұрын
sucesso pra você, volta pra contar o resultado?
@thebombshellmale Жыл бұрын
Eu larguei a faculdade de PP, de Marketing e de ADM, precisei "empreender" por necessidade, e sinceramente? Hoje ainda corro atrás do meu capital financeiro, depois resolvo o intelectual, a gente q nasceu pobre, ou faz dinheiro ou passa fome. Não que eu não estude, mas as únicas coisas q sou bom é: vendas e marketing, que são um dos pilares centrais de qualquer negócio que precise se sustentar.
@ninabonip Жыл бұрын
Nossa, amo! Por favor, quando estiver pronto, manda o link aqui pá nóis ler!
@marianatheodoro60993 ай бұрын
Ac.
@nicoleramos1167 Жыл бұрын
os poeminhas do Chico Buarque me pegaram... e como sempre a Bira tem razão, Chico foi estimulado, o terror da minha mãe (diarista que trabalha de domingo a domingo até hoje, com hora pra entrar e sem hora pra sair) era me ver sentada lendo um livro, na cabeça dela era uma perda de tempo, eu deveria fazer algo útil como limpar a casa, lavar um banheiro.... é isso, nós não vamos vencer.
@cinearte100 Жыл бұрын
Minha mãe sempre dizia que minha avó falava que mulher que gostava de ler era preguiçosa
@_roseanevieira Жыл бұрын
Igual a mim, filho é para rico e não pobre.
@salanderlisbeth4319 Жыл бұрын
Vamos!! Basta fazer com outras pessoas tbm passem a refletir sobre " sentir as correntes"! E quanto mais conscientes , poderemos quebrá-las!
@juliasa6014 Жыл бұрын
Venceremos
@mariglasner4117 Жыл бұрын
O cara é sobrinho do dicionário hahaha imagina o nível do papo dessa família?
@taticunha7105 Жыл бұрын
Escrevo desde os 13 anos e só mostrei pra minha família quando um dos meus textos foi escolhido para publicação, antes disso eu seria ridicularizada pelos meus pais. O racismo, preconceito e a misoginia começa em casa, cresci ouvindo coisas que hoje são inaceitáveis. Com 42 anos hoje, tenho consciência da violência ao qual as crianças são submetidas dentro e fora de casa. Os pais intencionalmente ou não mantém as crianças no mesmo limbo que nasceram.
@ubunTu... Жыл бұрын
a mãe, o pai, a família, parente e pessoas ao redor... Todas acabam sendo um perigo psicológico para as crianças, não dá pra saber quem reproduz os problemas dos próprios traumas... Minha mãe quando eu era criança(e se a realidade fosse propícia, ela faria o mesmo até hoje), vivia dizendo que a porta da casa tava aberta pra eu ir morar com meu pai, o qual ela tratava ele como um monstro por não ser presente, enquanto agia descontroladamente pra não sentir que errou... Batia na minha boca até ouvir e estar tudo do jeito que ela queria. Eu era sem papas na língua e dizia o que ela odiava, a verdade.
@andreoliveira585 Жыл бұрын
Passei por isso, escrevo músicas e só fui bem visto quando tive um das musicas gravadas. Desde criança ouvia que não seria ninguém, hj aos 32 anos aos trancos e barrancos estou me formando e já atuando na área de engenharia de software. Que me deixa real triste é que muitos ouvirão coisas como essa e se deixarão vencer por esse discurso que começa dentro dos nossos lares.
@_roseanevieira Жыл бұрын
Perfeito
@ellenalvesaraujo6904 Жыл бұрын
Sempre tive interesse pela leitura e escrita, mas nunca fui estimulada pela minha família. Quando eu pedia um livro de presente, diziam para eu ler a Bíblia, comprei meu primeiro livro com 18 anos quando comecei a trabalhar, fico imaginando onde eu poderia ter chego ainda jovem se tivesse sido estimulada. Nós, pessoas periféricas, precisamos lutar 10x mais sempre.
@andreoliveira585 Жыл бұрын
@@ellenalvesaraujo6904 sim, é mesmo lutando 10x mais, muitos de nós não conseguimos chegar a lugar algum.
@yoleonardo3 Жыл бұрын
Isso é muito louco e me faz pensar demais. Quando eu estava na 5° serie ganhei um concurso de matemática e o prêmio era 70% de uma bolsa em uma escola particular muito boa. Quando descobri que minha mãe iria ter que pagar 250 reais por mês não tive coragem de contar pra ela sobre a bolsa (a gente não tinha dinheiro nem pro básico) Lembro que menti pra minha diretora, acabei falando que a minha mãe não queria que eu fosse para a escola particular porque era muito longe. Com 14 anos tive que começar a trabalhar porque não aguentava mais ser despejado ou passar semanas no escuro porque não tinha energia elétrica em casa, isso foi a pior parte, todos meus amigos estudavam de manhã e eu fui fazer o primeiro colegial no noturno. Acabei desistindo no segundo colegial. De todos meus amigos próximos do fundamental sou o único que leva a mesma vida, sobrevivendo como da e vivendo como consigo, mesmo sabendo que eu tinha um potencial pra ser enorme em várias áreas. Não culpo a minha mãe, ela também não teve nenhuma base ou apoio, mas sinto falta de poder ter alguém pra contar, pedir ajuda, correr quando as coisas dão erradas. A falta de uma base de apoio é destruidora, os resultados podem ser inúmeros, agradeço que os meus foram mínimos, muitos irmãos estão piores que eu...
@danielesalvador3456 Жыл бұрын
Eu com a Facul que ganhei bolsa e iria pagar 500. Não falei pro meu pai, me arrependo até hoje, porque não sei se ele conseguiria. Passou então 10 anos desde então e não fiz aquele curso. Eu disse que ia arrumar emprego e tentar pegar uma boa nota para o Enem, e quem disse que quem trabalha tem muito tempo para estudar? rs
@yoleonardo3 Жыл бұрын
@@danielesalvador3456 A vida é um moinho para alguns meu irmão.
@melloliveira404311 ай бұрын
As pessoas se recusam a enxergar que estamos sobrevivendo e falam que não queremos crescer e que não somos esforçados o suficiente. Olha senti um dor imensa com a sua história, uma dor de morte mesmo, sem exagero. Eu hoje estou cursando sociologia na federal e sou técnica em massoterapia (curso de quase 3 anos) e ainda assim sinto que não sou suficiente, me acho burra pois não consigo acompanhar o ritmo dos colegas. Só que eu trabalho, então como poderia? Só consegui estudar quando minha filha já estava com 15 anos, pois fui mãe adolescente. Realmente as pessoas acham queeu escolhi tudo isso , que vc escolheu tudo isso. Gostaria de te dar abraço, pq eu tô chorando escrevendo. Mas é isso, a gente precisa seguir e tentar amenizar as coisas do jeito que dá. 😢
@huashaus490910 ай бұрын
@@danielesalvador3456cara, é duro mas da, pesquisa muito sobre o enem ( como funciona a prova, assuntos que mais caem, estrategias de estudo) se você usar 2 horinhas por dia sabendo estudar e estudando c estratégia da para passar em quase todos os cursos (menos medicina) em quase todas faculdades (menos as mais concorridas como USP ou UFMG) em 1 ano
@priscillad810 ай бұрын
Meu Deus, me dói tanto ler isso, mas saiba que eu estou torcendo por ti, um dia vc vai voltar e me contar dos seus sonhos realizados
@euthalitasantana Жыл бұрын
"Aos sete anos, eu descobri que todos estamos no palco." O impacto dessa frase em mim...
@aliciamirandda Жыл бұрын
Me emocionei na parte que você diz que celebra nós pessoas pobres que não aprenderam certas coisas por falta de oportunidades. Eu sempre quis aprender piano, aprender a pintar e falar outros idiomas (exemplos que vc cita no vídeo) mas nunca tive como acessar. Dói mas ao mesmo tempo conforta saber que nada disso é culpa minha. É simplesmente o que vc disse: o sistema é feito para que nós não tenhamos acesso.
@milAaaoo Жыл бұрын
alguém sabe um livro que fale sobre esse assunto?
@cantarseaprende Жыл бұрын
Mas hoje com o acesso a internet, q pode ser uma benção e uma maldição, vc tem acesso a todo esse conteudo de forma gratuita. Vc pode aprender idiomas, piano e pintar por aqui. Aproveite!!!
@cantarseaprende Жыл бұрын
@@brunamaria1429eu venho de família pobre e aprendi mts coisas por meus próprios esforços. Trabalho desde os 7 anos de idade e MTS vezes enquanto meus colegas aproveitavam a vida eu estava trabalhando. Eu entendo o vídeo, concordo e sou fã do trabalho do Bira. Mas com o acesso q temos hj, podemos melhorar nosso futuro e em vez de consumir só abstrações, aprender. Tem mto conhecimento gratuito na internet q pode fazer sim vc modificar a sua realidade. Óbvio q é diferente de quem tem berço, a herança q importa. Mas não falo sem conhecimento de causa, eu vivi a pobreza e a fome e ainda assim o q meu levou a ascender um pouquinho foi estudar e MTS vezes sem nada de grana. Aluna de financiamento estudantil, já andei a pé pra não faltar aula e com estômago roncando de fome. Vc pode se lamentar pela sua realidade, aceitá-la e viver o q já vive ou fazer o q vc pode e não pode pra modificar sua vida. Eu escolhi ralar pra mim mesma igual eu ralava pra patrão e pra mim deu certo. Vai acontecer pra todo mundo? Não, mas aceitar pra mim não é uma escolha
@rafagoncalves3391 Жыл бұрын
@@milAaaoo Manifesto do partido comunista
@Lineartes Жыл бұрын
Tu triste por não conseguir aprender e eu triste por não conseguir ensinar por conta do burnout. (sou professora de Artes)
@BruRobson Жыл бұрын
Imagina a frustração que deve ser de vc ter anos de vivência e reflexão, meses de pesquisa, semanas de produção, horas de gravação e edição para dizer que genialidade é um produto... E seu público só saber comentar que você é um gênio. Bira, muita terapia para lidar com olhos desatentos. Seu árduo trabalho é sensacional.
@luxxlua Жыл бұрын
Vou passar esse vídeo para as minhas turmas na EMEF e quero esse comentário salvo também. Dá um oi @BruRobson pra ficar notificado e não perder. Valeu!
@jrcbarbosa Жыл бұрын
genial
@LeandroBudugo Жыл бұрын
PENSEI A MESMA COISA! A fanbase está colocando sobre ele o conceito de consenso que ele mesmo explicou. É muito doido!! Amo as análises dele e torço pra que a fanbase não o destrua kk
@esterteixeirab Жыл бұрын
@@LeandroBudugosempre fazem isso com qualquer pessoa que ganhe notoriedade em alguma área ou assunto.
@hellboysp7263 Жыл бұрын
sim ele é um genio, um genio que foi escolhido e teve a oportunidade de ascender, diferente da maioria. Ele ter sido escolhido não tira a sua genialidade.
@Pedrobatista18 Жыл бұрын
Uma das mensagens desse video eh pra q tambem vcs deem chances aos artistas e intelectuais independentes. vão ao teatro da sua cidade, frequentem mais shows em bares, respeitem seus professores. Nós BRs tendemos MUITO a só dar valor ao q tá na mídia, nos holofotes. Dê atenção a quem faz o q ama com o pouco q tem e vcs não vão se arrepender! tem muito talento por aí acessível, de verdade
@LolaLopes11 ай бұрын
Meu sonho
@eusouagua8 ай бұрын
Perfeita colocação, Pedro 👏
@issac__zac6170 Жыл бұрын
É real! Sim. Ela voltou, A mais temida de todas as edições do algoritmo da imagem *Voz embargada. Choro de emoção
@xaviervitor Жыл бұрын
Q pedrada. Não existe genuíno, tudo é formato e contexto. Fabricado e vendido. E revendido. É óbvio que uma música com sample de Diana Ross vai ser genial. Diana Ross JÁ É um gênio...
@NairaBRDE Жыл бұрын
Nao existe genuino? Tudo é fabricado e vendido? Que viagem é essa cara? Milton Nascimento foi fabricado e vendido? Allooouuu....
@openbacardi3945 Жыл бұрын
Lady Gaga só se tornou o que é hoje pois estudou a música, a fama, o jogo da mídia. Seu pai é dono de uma rede de restaurantes, ela teve acesso as melhores escolas e universidades. É compositora, multi-instrumentista e talentosa pois teve muito estudo e dedicação. Por trás de Maria Bethania e Gal Costa tinha Caetano Veloso compondo suas canções, por trás de Elis Regina tinha Rita Lee, Gilberto Gil, Milton Nascimento, João Bosco e Tim Maia escrevendo suas canções. Beyoncé só é o grande ícone de hoje pois grandes compositores e produtores foram contratados por ela para enriquecer seu trabalho. Por trás de um "gênio" há um batalhão de profissionais nos bastidores que fazem toda a mágica acontecer. Assim como a Marilyn, temos a Paris Hilton, que também foi/é um grande símbolo de beleza, feminilidade e status, mas seu pai possui a maior rede de hotéis dos EUA, ela tem a herança. Bebel Gilberto é filha de João Gilberto, um dos fundadores da Bossa Nova, um gênero lindo que o Brasil popularizou mundo a fora, e ela é super famosa na gringa, mora nos Estados Unidos, faz shows por lá, mas aqui no Brasil ela quase não é reconhecida. Duas músicas dela estão no filme Closer (2004). O Brasil exporta grandes gênios, talentos e figuras pra fora, mas todos são frutos de muita riqueza, contatos, status e sobrenome. Taylor Swift é o maior nome musical de 2023, mas toda sua carreira foi milimetricamente arquitetada e moldada pra ter esse sucesso astronômico que ela tem hoje, pois seu pai já era sócio da gravadora em que ela foi contratada. Em novembro de 2023 a música "Alegria Alegria" de Caetano virou uma questão na prova do ENEM. Quem não achou genial? O próprio gravou um vídeo comentando sobre a questão em si. A construção do gênio sempre vai ter muita grana investida e muito consenso por trás. Nada é orgânico, é tudo programado.
@shrekverde Жыл бұрын
Simm! A Rita Lee, embora não fosse rica, mas os dois irmãos lá dos Mutantes tinham a herança que importa. Eles são de uma família quatrocentona, os Dias Baptistas, e são primos da Monja Coen
@openbacardi3945 Жыл бұрын
@@shrekverde rita estudou na liceu pasteur, renomada escola francesa de sp, aprendeu a falar 4 idiomas, tirava 10 em aulas de canto. mais uma vez se comprova a teoria do bira: um talento nato só se desenvolve num ambiente propício. ela teve acesso a cultura, arte, literatura.... então entendemos o porque ela carregou o título de rainha do rock brasileiro.
@shrekverde Жыл бұрын
@@openbacardi3945 opa, dessa parte não sabia, agora faz sentido. Caí no mito da garagem KKKK então acho que ela podia não ser bilionária, mas teve muitos privilégios, coisa que no Brasil dos anos 40/50/60 muita gente mal conseguia estudar. Minha avó mesmo era do interior da amazônia, só sabia assinar o nome, nem energia elétrica tinha na cidade dela.
@Lineartes Жыл бұрын
A Taylor Swift descende de 3 gerações de banqueiros dos EUA... Ela é o maior exemplo do que a Srta. Bira tá falando. Ela estudou em escolas montessorianas caras pra um caralho, e sempre teve apoio dos pais. Aí soma ao fato dela ser a imagem da burguesia: alta, loira, magra, olhos azuis e bonitinha... Nem a voz dela precisa ser grande coisa. E não é...
@Lineartes Жыл бұрын
Outro exemplo de pessoa old money é a Marina Ruy Barbosa. Ela nem precisa ter talento, ela é literalmente a cara da riqueza. E quando falamos em cara da riqueza, pode ver... Raramente tu vai ver alguém da classe trabalhadora com aquelas feições. Nem aqui no RS tu encontra. Com sorte, vira uma Gisele Bundchen, que originalmente nem tinha a cara que tem hoje.
@rafaelagoncalves978 Жыл бұрын
Quando vc vê os artistas de Kpop que com 13 ou 15 anos falam vários idiomas, cantam, dançam, pintam, compõem, tocam vários instrumentos e são bons em "tudo" vc pensa nossa que talento impressionante, porém eles tiveram acesso a isso tudo desde sempre foram estimulados.
@caroliny5912 Жыл бұрын
Ou as vezes nem sabem tudo isso, mas tem o sobrenome skskks
@ritaz200811 ай бұрын
Escravizados, no caso. Depois pesquisa sobre o N'SYNC e o Backstreet Boys. Isolados em um "camp" e tratados feito animais de laboratório.
@voidwnme9 ай бұрын
O caso deles é diferente, e imagino que você deva pensar assim porque não conhece a indústria de lá. Ser um artista de K-Pop não é qualquer um, tanto que existem vários e vários trainees que estão na luta até hoje para conseguir chegar ao sucesso, ter uma vida decente e poder ajudar os pais. Existem casos de idols que nasceram numa família privilegiada, uma família que tem nome. E por justamente serem de família rica, eles não precisam trabalhar o dobro e nem passar fome como os outros de família pobre passam para chegar lá. Eles continuam estudando, comendo, dormindo no melhor quarto, podendo visitar países, etc... Tudo isso porque o papai paga para eles entrarem em uma empresa de nome na indústria. Já os menos privilegiados abandonam estudos, emprego, divide um dormitório pequeno e passam fome para tentar chegar lá, e isso se chegar. Houve casos de muitos que desistiram, muitos que têm talento mas não puderam continuar. E quanto aos idols que nasceram em família rica? Continuam mais ricos, mais influentes, viram idols e comandam empresas. Então não é bem assim, Rafaela. São casos e casos.
@rafaelagoncalves9788 ай бұрын
Sim, sei disso, mais a questão é acesso, sei que quando eles debutam ficam com dividas por anos, não estou diminuindo em nada a luta deles, porem o que quis dizer foi quando vc tem oportunidades desde cedo vc avança mais que outros, porem não invalidei o caminho árduo deles, espero que tenha entendido.@@voidwnme
@adrianomilan9993 Жыл бұрын
Quando era adolescente ficava impressionado com a inteligência do Jô Soares, depois conhecendo a biografia dele vi que teve todo acesso a vivências que, o mínimo, era ter alguma inteligência rs
@Carcaravoa Жыл бұрын
O importante que ele levava esse conhecimento pra geral, compartilhava ao máximo com muito humor, leveza, alegria. Hj nem isso tem, seria raridade até na Internet...
@Lineartes Жыл бұрын
Ele era mais metido a intelectual do que de fato um intelectual. Fora que era bem irritante quando ele recebia alguém que era de origem mais humilde, ele adorava ficar desdenhando a pessoa.
@michelrodrigues5686 Жыл бұрын
@@Lineartes Sim, e se mostrava bastante incomodado quando alguém sabia mais que ele.
@Outsider-fu9nw Жыл бұрын
Vejam o video de jo soares entrevistando garry kasparov.
@SoL_Lima Жыл бұрын
Você sabia que ele usava um ponto eletrônico e recebia informações da produção o tempo todo. Ele era inteligente, mas tinha uma grande equipe por trás.
@biomundopermaculturaartesu3746 Жыл бұрын
Bira vivi isso na pele, passei para UFF para o curso de cinema com muito custo. Fiz mudanca de curso, entrei pela porta dos fundos. Mas estando no curso nao consegui terminar. O Curso é integral. Nao consegui no 4 periodo conciliar a carga horária integral. Tinha aula manhã tarde e noite, não poderia frequentar pois eu precisava trabalhar nem q fosse por meio periodo. Precisava pagar o aluguel meus colegas não, a maioria rica. Tive q largar. Antes disso deixei de assistir uma aula por exemplo, onde o filme era em francês com legenda em inglês. Nao pude acompanhar nao tinha as linguas necessárias para entender o filme. Fui expurgada pela questão social. Posso garantir que talento eu tinha. Mas nao tive condições financeiras.
@LuizFernando-pv9ed Жыл бұрын
O vídeo é sobre esse espasmos de "talento"; o correto seria aptidão, que leva ao cenário de possuir as condições para desenvolver competências. Infelizmente, o discurso meritocrático predomina na nossa realidade, ou seja, quer algo, têm que fazer por merecer (infelizmente) 😢.
@SonicLion2 Жыл бұрын
Senti muito essa dificuldade quando entrei na faculdade de computação também, acabei saindo depois de 2 semestres.
@Bia_Sabino Жыл бұрын
Assim como a maioria, eu também tinha essa ideia romantizada sobre Albert Einstein, como sendo um cientista maluco que teve uma ideia brilhante do nada. Somente na pós graduação, após ter acesso a alguns princípios de teoria clássica e quântica, que essa minha visão mudou complementamente. É Impossível negar o quanto Einstein foi brihante em suas teorias e em resolver uma questão importante pra época sobre os estudos da luz. Porém todas estas questões estavam para serem resolvidas, sendo que diversos cientistas e físicos teóricos da época (Planck foi crucial nisso) trabalhavam nesses experimentos. Algo muito importante estava para se concluir naquela época, resultado de séculos e séculos de estudos. E tudo foi convergindo em um mesmo ponto, até que Einstein fez uma importante conclusão, que era sobre o efeito fotoelétrico, que foi um marco importante para a física quântica. Foi bonito de ver, importantíssimo e emocionante até, porém uma hora isso iria acontecer. Se não fosse por Einstein seria por outro. Ele nasceu no tempo certo e na hora certa, somando com sua mente extremamente criativa e brilhante, deu bom! Mas não saiu do nada, havia todo um contexto histórico e científico por trás.
@jandirarivasmagnavita41353 ай бұрын
Continuo com Chico Buarque porque amo a língua portuguesa. Infelizmente uma pequena minoria é estimulada porque foi rica desde criança quando tudo se aprende rápido .
@resenhasperfumadas Жыл бұрын
Quando eu fazia o curso de teatro no meio de muita gente de classe média, no dia das apresentações os familiares deles iam, os meus não porque sou pobre e o povo do meu meio não tinha o hábito de ver teatro ou não ia por falta de grana ainda que fosse um valor pequeno. Esses familiares falavam de seus parentes ali no final da peça como se eles fossem "genios" . Percebi ao longo do cursos que eles estão acostumados com elogios e puxação de saco por assim dizer para fazer o básico. Percebi que a classe média se protegia tbm assim desta forma, dando apoio a valores muitas vezes medianos. Esse indivíduo cresce, nem sempre vira ator, mas médico, advogado etc e continua sendo elogiado e você pobre e seus familiares não temos tempo para elogios, apenas para a realidade e por isto mesmo quando fazemos os algo fazemos até mais bem feito mas não é visto e nem aplaudido e fazemos bem feito não porque somos gênios mas porque custa a nossa sobrevivência ou você é mandado embora
@esterteixeirab Жыл бұрын
Creio que não é cultural do pobre ter uma família estruturada, é tudo questão de sobrevivência e mais instintivo. Famílias ricas têm mais conhecimento para nutrir laços afetivos, estudar para serem melhores em todas as áreas da vida. Vejo muitos comentários sobre pais que traumatizaram filhos mais velhos os fazendo cuidar dos mais novos, invalidando o do meio ou mais velho em prol dos caçulas, criando uma atmosfera de rivalidade e injustiça de várias formas. Sempre há mais mazelas na pobreza, mesmo as que não tem a ver com dinheiro. E no fim, dinheiro acaba nos permitindo viver, de fato, e não apenas sobreviver.
@resenhasperfumadas Жыл бұрын
@@esterteixeirab tá mas não era esse o ponto que eu queria deixar aqui. Você me pareceu querer invalidar o meu comentario e nossa luta de classes. O ponto é muitos são MEDIANOS como ela citou no video mas não se enxergam assim e foram acostumados a se acharem acima da media quando não são, apenas são criados para se acharem o máximo porque a vida deles é entorno disso e há um pacto de burguesia e branquituderl aqui... Enquanto uns ostentam outros tem que sobreviver. Você colocou o problema no pobre novamente e tirou o foco da minha questão.
@gabrielayyy Жыл бұрын
Pobre se odeiam tempo todo, 3 inimigos temos, ricos, classe média e o próprio Pobre
@ritaz200811 ай бұрын
Fui ver o um espetáculo de balé na zona sul de São Paulo. As crianças todas brancas, muitas loiras do olho claro. Todas acompanhadas por suas mães lindas e magras, que, esposa troféu que são, se ocupam de acompanhar as crianças aqui e acolá. As crianças da plateia, muitas irmãs de quem se apresentava, estavam todas vestidas decentemente, como crianças, não mini adultos: vestidos de tecido natural, rodado, com fita na cintura. . Fazer o quê? Meus filhos, se Deus quiser, terão a base que eu não tive. . Não culpo essas mães. Eu faria o mesmo.
@esterteixeirab11 ай бұрын
@@resenhasperfumadas invalidar? Não. Explicar, entender, questionar... sim. É através da observação que entendemos as coisas, principalmente quando procuramos ter cada vez menos uma narrativa fixa que apodera e aprisiona todo e qualquer conhecimento ao seu viés. Concordo com você nos pontos citados. Não coloquei o problema no pobre, apenas sei que existes motivos, causas, consequências, ações e reações. E é possível entender observando. Eu não vejo isso de forma sentimental, apenas literal. Talvez por isso esteja com dificuldade de entender objetivamente.
@Alexitb31 Жыл бұрын
Chico Buarque é filho de um grande historiador brasileiro, Sérgio Buarque de Hollanda, a mãe igualmente importante, era pintora e pianista, incrível como Bira não erra, Chico sempre teve “a herança que importa”
@botapraferver Жыл бұрын
Herança inclusive cultural né? Imagina o que é crescer em uma família dessa? E mesmo assim ele sempre teve consciência social.
@tamy7718 Жыл бұрын
@@botapraferversim, ele viajava pra vários países quando jovenzinho.
@luciagabrielafortunato786 Жыл бұрын
E pai ainda já conhecia Vinicius de Moraes segundo o próprio Chico 😂
@Jaspe_C Жыл бұрын
Machado de Assis era negro, filho de lavadeira e nascido no século XVIII. Nem por isso deixou de ser um dos homens mais cultos e proeminentes destes país.
@botapraferver Жыл бұрын
@@Jaspe_C exato
@jessicafilizola Жыл бұрын
A parte de mostrar o poema pro pai que trabalhou 10 horas por dia me pegou muito. Tudo que eu fazia durante a infância, inclusive dançar ballet e escrever poemas nunca foi elogiado ou visto como importante pros meus pais, muito trabalhadores. Era sempre “ uhum legal” e voltavam a fazer o que estavam fazendo antes. Hj em dia não sou excelente em NADA. Tudo que faço acho que não é mais que a minha obrigação.
@beetrisrubis Жыл бұрын
Nossa parece que voce descreveu minha vida, era exatamente assim comigo. Por isso hoje eu me acho um fracasso, não importa o que eu faça e meus pais também acham. Eles sempre colocaram muita expectativa mas só reconheceriam o valor de qualquer coisa que eu fizesse se eu fosse um gênio, uma criança superdotada, excepcional. Qualquer coisa abaixo disso não tem valor pra eles
@brenagomes9241 Жыл бұрын
Me senti abraçada pelo seu comentário, triste.
@renato2984 Жыл бұрын
Passei pela mesma situação, mas não lamento muito. Essas pessoas que os pais ou agentes bancam acabam bem mal. Veja o Elvis Presley, Michael Jackson, etc...e quando elas têm um destino razoável na grande maioria das vezes são importunadas até o final da vida pelo sucesso que conquistaram ou tiveram no passado. Não importa o que você faça, mas se você fizer com amor isso já é bastante recompensador para você. O problema é que muitas vezes o trabalho por amor não é nada bem visto, então a discrição é necessária.
@andreiafurlan9642 Жыл бұрын
E para completar o quadro do primeiro comentário,nossos talentos e habilidades somente são reconhecido por nossos familiares, quando uma figura externa nos valida. Nós invalidam perversamente, mas após o comentário de terceiros passamos a ser grandes pessoas.
@beetrisrubis Жыл бұрын
@@andreiafurlan9642 infelizmente é exatamente como você falou!
@lucianamartini9909 Жыл бұрын
Adoro os vídeos da Senhorita Bira! Vou mostrar esse para a minha filha de 16 anos. Ela estuda em um colégio de classe média alta no Rio de Janeiro! Ela tem consciência que é uma pessoa privilegiada. É uma leitora voraz. Desde de bebê tem acesso à cultura. Fala inglês fluentemente; faz viagens escolares, frequenta teatro e cinema. Só que ela acha que que talento é nato e eu sempre digo que não. Mesmo que a pessoa tenha aptidão ou habilidades para fazer algo, o treino é o mais importante, além do capital social.
@Carcaravoa Жыл бұрын
Fora que a pessoa pode ter talento pra muitas coisas e smp tem algum, mas nunca é talentosa em tudo.
@derill.s.4321 Жыл бұрын
Algumas habilidades são inatas, mas se não houver desenvolvimento e treinamento são desperdiçados. O dinheiro possibilita muitos medíocres terem fama e destaque - muitos cantores cantam mal e outros com grandes habilidades não conseguem reconhecimento.
@TheFreddieFoster Жыл бұрын
Exatamente o que penso de Taylor Swift. Ela sabe se vender. Pq existem mtas artistas muito melhores
@rosanadearaujo507 Жыл бұрын
Sim, a artista que mais vinha na minha cabeça durante o vídeo era ela, u gosto de Taylor Swift, mas vejo como ela foi genial na construção da sua carreira. Hoje o que ela produz é melhor do que foi no início, mas foi esse início que permitiu ela ser quem é hoje, ela regravar foi até melhor porque corrigiu os defeitos vocais dos trabalhos antigos também, agora ela tem um material novo com mais qualidade na produção e uma história muito boa por trás.
@TheFreddieFoster Жыл бұрын
@@rosanadearaujo507 eu nem digo isso. Digo de talento mesmo. A Jessie J por exemplo tem o triplo do talento e metade do reconhecimento da Taylor. A mulher consegue cantar de boca fechada, literalmente, tem vídeo dela cantando com a boca fechada. E ela cantando Whitney é uma das coisas mais lindas que já ouvi
@brunorafael8110 Жыл бұрын
@@TheFreddieFosternem tudo é sobre vocal
@carlosjj66211 ай бұрын
Cara, isso de artistas muito melhores é mais uma percepção pessoal, além de opinião pessoal. Eu já pensei o mesmo por muitos anos, além de ter tido uma revolta como músico e cantor, mas entendi que nem sempre é sobre ser o "melhor que o outro", mas sim fazer aquilo que o público gosta e quer consumir. Taylor Swift é uma cantora incrível, não é a cantora que eu paro para ouvir, mas tem um talento inegável. Cada qual tem seu espaço e em muitos casos uns são mais apreciados que outros e tá tudo bem!
@ritaz200811 ай бұрын
pra mim, ela não merece nem um pouco a posição em que está. Ela não sabe cantar direito.
@pabloalejandrofranca7691 Жыл бұрын
Cada vídeo da Bira é uma obra de arte, é impressionante
@lucascapello9995 Жыл бұрын
Resumindo: tudo que dizem que é meritocracia tem sempre questões sócio-econômicas
@Carcaravoa Жыл бұрын
Sim, de privilégios ou sortilégios...
@Lineartes Жыл бұрын
Vai além da meritocracia... Inclui questões de talento tb, e o dito mito do "dom".
@Cortes.brasil07 Жыл бұрын
FATO!
@loucura_loucura_ Жыл бұрын
@@Lineartesum pequena porcentagem, porém, inclui talento. E é tão pequena que nem vale mencionar. 98% dos mainstreams são o que o sistema capitalista QUER que esteja lá.
@cienciafantastica5888 Жыл бұрын
Mais que isso, quem está no topo manipula as questões socioeconômicas para continuar lá. E a meritocracia é uma ilusão empurrada por essas pessoas para as massas, para evitar que elas percebam isso. Assim, não questionam e não mudam as coisas.
@paulawehdorn Жыл бұрын
Melhorou minha sexta-feira. Saudades da Senhorita Bira.
@jota3838 Жыл бұрын
Eu precisava ver esse vídeo para entender que eu não sou culpado. De ontem pra hoje eu tive uma crise de ansiedade tão grande que eu achei que eu fosse enfartar. Tenho 29 anos, engenheiro de produção (Fies), fiz pós em docência (pai pedreiro pagou), e hoje sou bolsista de mestrado em uma universidade onde estudo vulnerabilidade socioambiental e todos os dias eu sinto que, apesar de amar muito a academia, eu nunca vou ser um bom aluno ou pesquisador, e principalmente que não conseguirei ser um bom professor universitário por vir de supletivo na adolescencia. As vezes eu tenho pesadelos sendo expulso do programa de mestrado, pois eu ter entrado, foi um erro na convocação, pior medo, ou inocencia. Eu sou bolsista CAPES, preto e baitola) e graças a essa bolsa eu fui capaz de escrever artigos sobre educação e ir pela primeira vez em Copacabana com tudo pago pela universidade, hotel, comida, carros. Eu achava que não merecia nada daquilo. E tudo piorou quando sentei em uma mesa com outros pesquisador e todos falavam de suas viagens e me perguntaram onde eu tinha ido, e eu disse que Copacabana foi o lugar mais distante e chique. Todos riram e fui chamado de fofo. Agora eu sei que eu não tenho culpa
@iagohenrique301011 ай бұрын
Ahhh, quero te dar um abraço... 🥺🥺
@carolespinosa543111 ай бұрын
Você merece estar em todos esses lugares, quando esse pensamento vier, lembre do seu eu criança, pensa no garotinho que tu foi e do orgulho que ele teria de te ver aí. De como, você estar aí, é uma inspiração, para que pessoas com a trajetória similar a sua, vejam que também podem ocupar vários lugares. Você é merecedor dos seus sonhos !
@priscillad810 ай бұрын
@@carolespinosa5431🥺🥺🥺🥺 é isso
@mariorique1 Жыл бұрын
MEU PRESENTE DE NATAL CHEGOU MAIS CEDO!!!!! Obrigado pelo seu tempo de nos proporcionar esse vídeo maravilhoso.
@RafaelNicolosi Жыл бұрын
Ah Bira, vc destrói meu psicológico com esses vídeos... Minha geração foi ensonada que a gente pode ser artista, e eu acreditei. Só que não nasci rico... Hoje minha "arte" é um produto e serviço que sou obrigado a vendar para os verdadeiros "Arti$tas"
@leticiaabreu2815 Жыл бұрын
Perdão, fiquei curiosa. O que vc faz?
@duartegreicy Жыл бұрын
real.. :(
Жыл бұрын
Quem destruiu nosso psicológico foram as promessas de recompensa por esforço do neoliberalismo 🤗
@Juliana_ploct Жыл бұрын
Eu tb já tive esse sonho de ser artista... hj faço arte pra passar o tempo ❤
@polly9429 Жыл бұрын
@@leticiaabreu2815. Parece que trab nos bastidores da indústria da música.
@davibrinks Жыл бұрын
Anitta, há 1 ano, deu uma entrevista para a Vogue Mexico e Latino America, mostrando as coisas que carrega na bolsa. Tira, logo no começo do vídeo, uma biografia da Carmen Miranda, do Ruy Castro, dizendo que carrega onde for e lê nos voos e nas maquiagens... O golpe tá aí. Só cai quem tem olhos desatentos.
@Jaspe_C Жыл бұрын
Kkk Se ela lesse o mínimo cantaria composições razoáveis. As letras dela são um amontoado d obscenidade sem sentido.
@UmPontoeOutro Жыл бұрын
Maravilhosa haha
@brasil80002 ай бұрын
Desculpa, eu não entendi
@issadani Жыл бұрын
Uma coisa que poucos sabem: "Construção" do Chico não foi a primeira música/canção a usar proparoxítonas. Décadas antes, a dupla caipira "Alvarenga e Ranchinho" gravou "Drama de Angélica" que usava o mesmo recurso, em torno dos anos 1940. Não seria de surpreender que Chico tenha-se inspirado neles - e que sua notoriedade tenha eclipsado a da dupla caipira ao ponto de poucos conhecerem esse fato nos dias de hoje: kzbin.info/www/bejne/kGLQh5Kblt1kf80
@filipe_chagas Жыл бұрын
Sempre assim
@barneypaodoce Жыл бұрын
Quando a pessoa coloca o link para a obra >>>>>
@Gabilovesmusic Жыл бұрын
Aquela ingênua que achava "Construção" uma obra gênia, agora vẽ que Buarque não fez 1/10 do que tem essa música que vc mostrou! Excelente, obrigada por ter compartilhado!!!
@santinieestevaosoares717411 ай бұрын
Que incrível!! Obg por compartilhar esse conhecimento, importantíssimo!
@ritaz200811 ай бұрын
Eu amo Alvarenga e Ranchinho! Dupla de circo, engraçadíssimos! Conheci porque vi Chitãozinho e Xororó citando como uma das duplas preferidas deles. Comprei um CD a preço de banana.
@alexandresebastiaos.desouz6844 Жыл бұрын
Gosto muito mesmo do Chico, muito mesmo, mas sempre falei isso para amigos, que TB gostam do Chico Buarque, ele tem muitas qualidades, mas a casa dele era frequentada pela elite intelectual, seu pai era um intelectual, seu tio. Aproveitou as oportunidades que teve, muitos não aproveitam.
@soaribb32 Жыл бұрын
E muitos mais não tem oportunidade.
@alexandrefelipe5474 Жыл бұрын
Mas já parou pra pensar que, para além dele explorar o seu talento com os recursos que lhe foram dados, ele poderia ser uma porta para aqueles menos afortunados?
@Lele-ni4mv Жыл бұрын
@@alexandrefelipe5474Chico Buarque não inventou o capitalismo, ele só deu a sorte de nascer diretamente beneficiado por ele. Culpabilizar o Chico Buarque por um sistema muito maior que ele não tem sentido, a gente não resolve o problema gerando espantalhos Você esperava o que? Que ele vendesse todas as posses da família e saísse distribuindo?
@AngraAnderaos Жыл бұрын
Sim e não... Assim, "claro que o Chico conseguiu, ele teve acesso". Bom, ele só conseguiu porque teve acesso, mas nem todos que tem acesso conseguem. Ele tem o que, uns seis irmãos? Tem quem tem acesso e aproveita, e mais ainda quem tem acesso e não aproveita. Olha a quantidade de boyzinho nem-nem fazendo merda e cheirando coca...
@AngraAnderaos Жыл бұрын
(e outra: nem estou falando mal dos irmãos deles. Devem estar fazendo outras coisas de útil na vida e sendo muito felizes...) Eu acho que é uma meia verdade: Quem conseguiu conseguiu porque teve acesso; nas nem todo mundo que teve acesso consegue...
@dancaindianabrasilia Жыл бұрын
"O homem que falava Javanês", Lima Barreto, ele já nos mostrava a hipocrisia da nossa sociedade.Bira você é muito necessário.
@TheKronoMoon Жыл бұрын
Esse conto é um clássico cara
@barneypaodoce Жыл бұрын
Meu Deus, eu adoro esse conto. Não tive acesso aos clássicos na escola, achei esse conto em um livro, que peguei no terminal indo ao trabalho. Eu achei tão engraçado e tão triste o final.
@RenataMeddy Жыл бұрын
Cara , li no ensino médio. Vou reler
@canaldebobeiraa Жыл бұрын
Pô eu li, muito bom mesmo!
@lukesoaoficial Жыл бұрын
Incrível que ao abrir meus olhos com Bira sendo um artista independente e pobre, eu não fico triste por entender que muito provavelmente eu NÃO irei "chegar lá" E sim eu fico CONFORMADO sem sofrer por saber que não é sobre mim e sim sobre minha realidade e meu dinheiro.
@izauramelo6753 Жыл бұрын
Podre? 😅
@rafagoncalves3391 Жыл бұрын
Só não se deixa cair no pessimismo da razão
@wevertonoliveiraof Жыл бұрын
Acredito que você não entendeu. Você pode chegar lá, mas não vai ser do mesmo jeito deles!
@Carcaravoa Жыл бұрын
Espiritualmente vc pode ser bem mais rico que eles, ou mesmo no intelecto. Agora materialmente só com guerras seja no soft ou hard.
@renatas.4688 Жыл бұрын
Entendo demais o sentimento porque passei pelo mesmo e hoje estou conformada e ok com tudo isso
@ffelegal5 ай бұрын
Os casos de gênios não ricos que mais conheço são de pintores antigos, que morreram na misériae depois foram reconhecidos como gênio.
@brunamaguin2716 Жыл бұрын
Quando cheguei na Alemanha, com um alemão horrível, as pessoas queriam me ajudar falando inglês. Quem disse que pude aprender inglês do Brasil? Estudei em escola pública e consegui entrar num curso de inglês com ajuda $$, mas trabalhava o dia todo e estudava a noite e só tinha tempo pra aprender inglês no sábado. Sai em 6 meses e nunca aprendi. Hoje vejo pessoas que não sabem falar alemão elogiando meu alemão kkkk Posso falar qualquer coisas, vão achar brilhante, claro, eles não falam alemão. E com 30 anos, resolvi que era hora de tentar aprender de novo inglês. Ai ai seu vídeo é profundo demais, Bira. E pra nós, sem a herança que importa , só nos resta a resistência e olhos atentos pra não nos acharmos fracassados por não fazer o que em outro contexto e cultura seria o óbvio.
@hta4503 Жыл бұрын
Uma vez eu vi um post de uma menina usando o mesmo exemplo de que achava que sentia o espírito santo na igreja até que foi em um show do one direction e na verdade ela só amava música acustica
@Chaoticdogg Жыл бұрын
AI QUE SAUDADES DESSE CONTEÚDO DE QUALIDADE ALTÍSSIMA ❤❤❤
@Primoemergente Жыл бұрын
Sou segurança e lembro de um condomínio de casas de alto padrão que trabalha onde o publico eram presidente e diretores de multinacionais,lembro de uma condomina que os filhos tinham aulas particulares de matematica em inglês(já eram fluentes)quimica e alemão pois moravam na Suíça e lá tbm tem como idioma o alemão fora que aqui no Brasil estudavam nos melhores "Colégios internacionais" outra casa uma filha de um presidente de uma multinacional de cosmeticos tinha aulas particulares para prestar uma prova internacional que possibilita a admissão em qualquer universidade do mundo. UM COLEGA ATÉ FALOU QUE NOSSOS FILHOS NÃO TERIAM COMO COMPETIR COM ELES.
@thebombshellmale Жыл бұрын
e vc é fã da Beth Russo? desculpa, reparei nisso
@ritaz200811 ай бұрын
Por outro lado, as coisas são assim, as famílias vão melhorando de geração em geração. Eu entendo e concordo com o Bira, mas, analisando, meus filhos, por exemplo, saberão diversos idiomas, tocar piano, balé/luta... Coisas que aprendi ralando, muitas vezes com livro de sebo, mas vou passar pra eles. Meus netos serão maiores ainda. . Tenho uma amiga que terminou o supletivo com vinte e poucos anos, depois fez faculdade online. A filha dela entrou no curso de direito com 18 anos e já fez intercâmbio. Além disso, tirou CRECI. Imagina os netos da minha amiga. Talvez a gente só conheça o neto e ache que as coisas brotaram "do nada".
@thiagoandrade357010 ай бұрын
@@ritaz2008 negócio é torcer pra que não apareça uma grande crise que impeça esses netos de serem melhores que os pais e avós. As estatisticas já mostram gerações millenial e Z estão tendo dificuldade de sair da casa dos pais e de se estabelecerem no mercado de trabalho com moradia e alimentação cada vez mais caros, mercado de trabalho cada dia mais exigente e precarizado e concursos cada dia mais concorridos e com menos vagas.
@kellyviana8698 Жыл бұрын
Por muita coincidência (ou não) essa semana eu resolvi pesquisar a biografia do Ariano Suassuna. Pq é uma das figuras brasileiras que mais admiro. E ele sempre teve esse arquétipo do homem comum. Fui ver ele era filho de governador etc etc. Bira nunca erra pqp kkk
@MsCabelos Жыл бұрын
Eu com 45 anos trabalhando desde os 5 anos de idade ouvindo as pessoas falarem que é só se esforçar pra conseguir as coisas. Eu trabalho 16h de segunda a segunda. Que tipo de esforço ainda falta? Pois são mais de 30 anos trabalhando enquanto "eles dormem".
@carlbergelcias Жыл бұрын
Você buscou estudar? Se desenvolver? Ler? Não né, pois é...
@danimqnoela5210 Жыл бұрын
@@carlbergelciasaqui vemos que vc não possui uma inteligência, tem dois neurônios e um é inibitório
@NataliaFranco-in9gk Жыл бұрын
@@carlbergelciascom que tempo, amore? Se toca! Tenham um colapso enquanto eles dormem.
@JoséOliveira-p1c Жыл бұрын
Meu filho? Ler de novo vai@@carlbergelcias
@mariana.b. Жыл бұрын
@@carlbergelcias em que horário mongol liberal? não sabe calcular 24h - 16h?
@Relaxed_Illuminated Жыл бұрын
Um tapa na cara no que constitui o nosso gosto pessoal. simplesmente incrível descobrir que , a ideia de gênio não passa, como a maioria das coisas do mundo, de uma construção sociocultural.
@gihc7 Жыл бұрын
Genialidade é também construção. Para se ter capital cultural é necessário capital financeiro e, se há ainda o capital social para somar, o gênio será consolidado. Amei a reflexão, Bira.
@sandro68oliveira78 Жыл бұрын
"Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos."Precisamos de você para combater este povo, lembre-se que eles são muitos.
@marinacanevazzi9799 Жыл бұрын
Sobre cientistas: Bira sempre muito lúcida! Estou no meio acadêmico, e simplesmente nao existem gênios na ciência; o que existe,na verdade, sao CONTATOS, INVESTIMENTO, TESTES e principalmente PROBABILIDADE ESTATÍSTICA. E, ninguém faz um descoberta sozinho, ninguém trabalha sozinho. Cientista é um trabalhador normal como qualquer outro. Quer dizer, na verdade no Brasil acaba que nao é nem isso!!! Ouso dizer que é proposital, para que o meio acadêmico fique disponível apenas para quem tem a oportunidade e meios para ser um """eterno estudante"""" e afastar o trabalho científico da classe trabalhadora. Mas, a realidade é muito diferente disso tudo. Cientistas são os estudantes de faculdades públicas no Brasil e, o que vejo hoje em dia, nao é uma maioria que vem de berço de ouro. E o que acontece é que, quem se compromete com a ciencia e com a nobreza de trabalhar por algo que não vai te dar reconhecimento ou recompensa alguma, nao é visto nem como trabalhador, não possui nem os mínimos direitos trabalhistas, e está sujeito a vários tipos de violência no meio. Acho que é um assunto com muitas camadas e que só mostra como a ciência é colocada em um pedestal para afastar o conhecimento da classe trabalhadora, e acho que vale um vídeo, Bira, adoraria sua análise!
@taisbaldon Жыл бұрын
Vdd. Ouço Chico e tenho saudades. Hoje sou velha, mais feia q antes e realmente, ñ tenho a MENOR esperança. Mas Chico é um poeta e tanto! P mim e os do meu tempo. Eu queria ter tido a família q ele teve. Queria ter me tornado uma intelectual. 😢
@tininhadiva7006 Жыл бұрын
Você é linda!Tem bom gosto para poeta e como eu, cresceu em lugar rico em cultura. Tive o privilégio de estudar Inglês, piano,pintura e concordo com Bira, eu não seria nada sem meus privilégios.
@silmp Жыл бұрын
"esses artistas que são tidos como intelectuais"O_o não é do Chico que você tá falando, né?
@DomRodrigo80 Жыл бұрын
@@silmpChico é um intelectual e isso está intrinsecamente ligado ao meio que ele nasceu e aos acessos que teve. Você definitivamente não entendeu o vídeo.
@taisbaldon Жыл бұрын
@@nath6374 ocorre q gostaria de ter sobrevivido a partir do conhecimento e ñ do trabalho "braçal" e dentro de um banco, o q p mim foi a mma coisa ( repetitivo, isento de raciocínio crítico). Estudei por minha conta por toda vida, pq é o q gosto de fazer. Fiz uma faculdade de Ciências Sociais vagabunda on line depois dos 50 anos e tbm duas especializações, uma em filosofia política e outra em história. Tentei por duas vezes entrar em pós graduação estrito sensu na USP, mas ñ aprovaram meu projeto, pq ñ tinha boa estrutura - e orientaram a fazer uma especialização na Escola de Sociologia e Política, pq lá eu receberia esta orientação. Eu iniciei uma em Sociopsicologia mas ñ deu para terminar. Eram dois anos e consegui pagar por um ano e meio apenas ( fazia tanta hora extra q chegava atrasada todo dia , só na segunda aula, às nove da noite ( já só no pó da rabiola) - nesta época eu tinha 57 anos). Isto tudo mantendo sozinha uma casa e dois filhos mais um irmão com problemas. Aí cansei, deprimi, joguei as armas, desisti de vir a ser professora universitária, de fazer pesquisa, de tudo. Fantasias, sonhos, ñ tenho mais. Com 65 anos, estou aposentada. Ser "intelectual" para mim era pesquisar e ensinar, ñ ser alguém ridículo como o Pondé ou outros iguais. Era construir algo a partir do pensamento e orientar outras pessoas sobre como caminhar através do conhecimento dentro da História (minha paixão). Depois da aposentadoria tentei dar aulas on line, mas ñ consegui nada. Enfim, td isto para dizer o q era p mim ser intelectual e o preço q aceitei pagar por algo q resultou ineficaz. Talvez se eu tivesse conseguido, pensasse o mmo, ou seja, q tivesse resultado ineficaz - é bem provável, mas nunca saberei.
@silmp Жыл бұрын
@@DomRodrigo80 existem intelectuais que dependem do berço e intelectuais merecidamente reconhecidos. O Chico Buarque podia ser um m3rda como ser humano, inclusive. Mas, não é. Existem pessoas que se sobressaem ao meio que vivem. Existe massa encefálica legítima, ainda bem... Pq tá difícil. Aliás, eu não vi o vídeo, eu li o comentário.. Se o vídeo diz que o Chico Buarque é um intelectual graças a família, posso adorar quem disse e discordar. 😀 Né? Ufa
@giovannasouza8221 Жыл бұрын
Isso não acontece só no meio artístico! O mundo corporativo é o mesmo jeito… quem tem acesso é quem tem cargos e é promovido aos 25 já é diretor 😅
@Milanid71 Жыл бұрын
Qualquer pessoa que diz verdades vira gênio viraliza ainda mais na nossa sociedade submersa de mentiras e hipocrisia. Srta. Bira 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@c.eduardo76 Жыл бұрын
Vira gênio quando fala algo óbvio.
@michelrodrigues5686 Жыл бұрын
@@c.eduardo76 Lá vem! 🙄🙄🙄🙄🙄🙄🙄🙄🙄
@Montezuma777 Жыл бұрын
Então qualquer autista é gênio?!
@niggazaire4926 Жыл бұрын
Depende das verdades né meu mano, só se for aquele truísmo raso e rasteiro.
@rachel1205 Жыл бұрын
A srta BIRA é um gênio de verdade, mesmo sem dinheiro!
@iel_vasconcelos Жыл бұрын
Que vídeo perfeito. Há algumas semanas eu tive uma discussão sobre a ideia do Alan Turing ser um ""gênio"", e eu defendi exatamente esse ponto de que a cultura, o consenso, o dinheiro, que fizeram com que ele e outras figuras fossem considerados "gênios". Não é sobre desmerecer o que fizeram, é sobre reconhecer que 90% é superestimação e criação figurativa de uma imagem.
@kcoveredinglitter_ Жыл бұрын
EXATAMENTE, não é sobre desmerecer o que eles fizeram mas é reconhecer todos os recursos que eles tiveram pra serem reconhecidos como gênios hoje em dia
@claudialuizalonghini Жыл бұрын
Turing morreu nas profundezas do desconhecimento. Só virou gênio depois de desencavado da tumba dos documentos secretos da guerra. Alan Turing só cabe nesse mundo do agora, há 80 anos ninguém saberia ou teria seu nome associado ao dele. Era pobre de marré, morreu pobre de marré de ci. Somente quendo alguém ganha dinheiro contando uma adaptação para o cinema de sua vida é que surge a lenda, o construto, o gênio. Van Gogh morre um doente mental alienado da sociedade. Apenas depois de seu psicólogo vender suas obras sua genialidade é construída. O dinheiro ocupa tudo.
@douglasalmeida6878 Жыл бұрын
Marlon Brando, quando perguntado o que achava de ser considerado o melhor ator de Hollywood, respondeu que não achava que era melhor. Achava que fazia o que todos que vivem em sociedade fazem; interpretam um papel, ou seja, somos todos atores seguindo um script.
@Lineartes Жыл бұрын
E todo mundo o achou um genio por dizer isso... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@jpviscaino Жыл бұрын
@@Lineartesa ironia…
@debrisoliveira Жыл бұрын
Eu achando que o cara tinha falado a real, que teve acesso, privilégio, sorte... e na verdade soltou uma frasezinha de efeito mequetrefe pra parecer um gênio.
@debrisoliveira Жыл бұрын
@@Lineartes Soltou uma frasezinha de efeito de quinta categoria e todo mundo "ooooooooooh"!
@Lineartes Жыл бұрын
@@debrisoliveira mas é disso que vive 95% de Hollywood.
@rosanadearaujo507 Жыл бұрын
Como uma pessoa do marketing, esse video resumiu tudo que tenho visto nos ultimos anos e digo mais, não se limita a artistas, hoje os grandes nomes da Internet estão sendo construídos usando essa mesmíssima fórmula e ao meu ver isso sempre vai ditar o jogo.
@glorinhamendes10 ай бұрын
Em quase todas as áreas!!!! Quase todas ....ou até mesmo....todas!
@TheDsk7 Жыл бұрын
Já vim na velocidade da luz
@adrianacuellas Жыл бұрын
Obrigada pelo chacoalhão, Senhorita Bira! Eu me coloco para baixo e me sinto uma fraude sem considerar tudo que superei para chegar até onde estou. Neta de analfabetos, filha de pais que não tinham segundo grau, a vida toda em escola pública,comecei a estudar inglês no colegial, fiz o primeiro intercâmbio aos 35 anos já casada e com 3 filhos. Hoje moro em outro país e trabalho na minha profissão em inglês. Estudo francês também. E aos 50 anos, sei que vou partir sem deixar nenhum legado. Serei esquecida pela história.
@cleversonmk Жыл бұрын
Mas gente, qual é a dessa nossa ambição gigantesca de deixar um legado, nosso nome cravado na história, não ser só mais um na multidão, já pararam pra pensar criticamente de onde vem isso ? O grau de significância individual que damos pra nós mesmos em meio a essa sociedade doentia é imenso, 99% de nós seremos só mais um na fila do pão e sempre foi assim, pq querer um destaque vitalício do seu nome na história ??? Pra que ??? Tá tudo bem ser esquecido, só vive sua vida dahora legal, seja feliz, faz o que você tem pra fazer aqui e é isso, o resto é consequência, bola pra frente minha gente.
@paulahailey2534 Жыл бұрын
@@cleversonmk genial
@Lineartes Жыл бұрын
Tu é muito ambiciosa, mona. Por isso tu te frustra. Pensa em criar bem teus filhos e amar os teus e é isso... O amor dos nossos é o que cura a gente.
@marinaalves9606 Жыл бұрын
@@cleversonmkExatamente, essas doutrinas nos adoece e nos limita. Essa ganância, individualismo, esse viver correndo atrás do próprio rabo...Quanto das minhas emoções e sentimentos foram fojados? Quem lucra com isso? Como eu faço para pensar de outra forma e me libertar da pressão da inadequação e insuficiência?
@maurobatera25 Жыл бұрын
Vc quer legado de que minha querida? Vc criou algo genial que mudou a história da humanidade? Ou descobriu algo? Esteve em algum evento que marcou a história do MUNDO? Então tu queres o q? Eu hein!!
@luanavieira6851 Жыл бұрын
Bira só errou quando disse não se tratar de ciência. A gata falou tudo que eu li em Bourdieu no curso de pedagogia, mas do jeito que eu gostaria de ter ouvido. Perfeita!
@filipe_chagas Жыл бұрын
💜
@joceliteixeira1901 Жыл бұрын
Comecei a ler os Herdeiros, entretanto meu capital intelectual não deu conta de terminar. Vou retomar a leitura. Valeu por me lembrar desse livro.
@victormendes5839 ай бұрын
Isso me lembra de uma vez, em casa, escutando Beethoven. Uma parente me perguntou de qual compositor era a música e eu disse que era de um brasileiro contemporâneo que imitava os românticos. Ela escutou e escutou e falou que a música não era nada demais (era uma sonata para violino do Beethoven); foi aí que eu revelei que era um Beethoven e ela mudou de opinião, disse que não era "tão ruim assim" e que o barulho no entorno a impediu de escutar a música.
@Manteiga0808 Жыл бұрын
Eu tava pensando nisso quando terminei de ler as memórias da Britney Spears, ela com certeza não faria sucesso se fosse lançada hoje, ela foi um produto muito bem pensado, e tinha algum talento, mas o sucesso foi muito mais os esforços dos empresários e o tempo em que ela nasceu.
@Almirantedopovo9977 Жыл бұрын
Ela era muito atraente. Não é tão fácil moldar isso.
@lucas-prado Жыл бұрын
@@Almirantedopovo9977é sim. Ela não é a única atraente; foi aoenas a atraente escolhida. O que mais tem hoje em dia são os atraentes. Apenas conceitos e percepções mudam.
@lucas-prado Жыл бұрын
Britney faria sucesso do mesmo jeito, mas não com as mesmas músicas necessariamente. Ela seria formatada para os moldes atuais. São moldes.
@stefanisilva2493 Жыл бұрын
@@Almirantedopovo9977 Há e havia outras muitíssimo mais do que ela.
@Vanessa_ag Жыл бұрын
@@lucas-pradoEla foi moldada desde pequena pelo Clube da Disney! Assim como Christina Aguilera, Justin Timberlake e Ryan Gosling! Como eles conseguem entrar nesse clube? É isso que precisamos saber.
@barbarajorge4688 Жыл бұрын
A parte que ele fala das Bienais de arte como sendo delírio de gente rica!!!!!! Muito bom!!!!!!!
@Lineartes Жыл бұрын
Isso lavou minha alma... Queria ter tido acesso a esse conteúdo quando fiz faculdade de Artes Visuais. A gente sofria muita opressão daqueles professor pnc (ainda por cima de federal). E depois de 11 anos dando aula em periferia, eu sinto ainda mais ódio.
@dedl9701 Жыл бұрын
@@Lineartes nossa queria fazer artes visuais, como foi a faculdade? li seu comentário fiquei curiosa
@tamiriscrepalde Жыл бұрын
Essa questão sobre ter acesso a conhecimento ser proporcional à riqueza é algo que me perpassa desde criança mas que percebi com mais intensidade na universidade. Meus colegas mais bem abastados começaram a graduação com 17/18 anos sabendo duas línguas ou mais, tocando um ou mais instrumentos, sabendo programar, com outros conhecimentos em artes, danças, etc. E isso sempre me fez me sentir muito atrás de todos, não tinha os conhecimentos, nem os recursos e nem o dinheiro para fazer parte do grupinho. É foda perceber que sua vida poderia ser bem diferente se você tivesse tido mais oportunidades, mas sou muito grata pelas oportunidades que tive por meio de pessoas que me ajudaram pelo caminho.
@drbene100 Жыл бұрын
Por que eu não conhecia esse canal antes??? Me identifiquei em 9:35. Sou de origem pobre, do interior, não tive acesso cultural e quando jovem tinha alguma habilidade em exatas. Fui incentivado por um professor a estudar e manter o foco. Consegui passar em engenharia na universidade federal do meu estado no final do século passado. Um feito para quem vinha de onde vim. Resultado: na universidade tirava boas notas, era um dos melhores da classe, mas não consegui nenhum estágio porque não tinha inglês. Quase não me formei no período normal, se não fosse uma colega que me colocou num estágio sem mostrar currículo e quase sem fazer entrevista. Eu não tive acesso e muito menos dinheiro para estudar inglês como quase todos da sala. Me formei e passei num dos concursos mais difíceis do país (onde trabalho e ganho muito bem). Emprego na iniciativa privada? Tentei. Mas, não tinha inglês suficiente para trabalhar nesses lugares.
@teacherdriele6293 Жыл бұрын
Essa coisa de emular um personagem é mto real, todo mundo faz isso, alguns só fazem um pouco mais que os outros. Eu sou autista e uma vez percebi que minha falta de traquejo social estava começando a me custar dinheiro, pq sem construir um relacionamento com meus alunos particulares, não conseguia fidelizar ninguém e minha fonte de renda era uma coisa sempre incerta e deprimente. Comecei então a bolar estratégias e criar um personagem pra mim. Comprei um caderno e anotei nele todas as situações em que eu não sabia como eu reagir, em forma de tutorial mesmo (ex: como reagir qdo alguém compartilha com vc fatos sobre os filhos ou outro assunto que você não tem interesse), e comecei a pegar referências de como agir nessas situações, às vezes eu via alguém se sair bem de uma situação assim na vida real, ou num seriado/filme, ou em videogames... E comecei a anotar nesse caderninho as instruções, para eu poder imitar. Ex: 1) como reagir quando alguém te mostrar a foto de um filho (ou sobrinho, neto etc) * se parecer com a pessoa, mostre surpresa e diga que são parecidos; * se não parecer com a pessoa, mostre surpresa e diga que não são parecidos; E eu tenho atualmente um caderno e meio de observações assim. Com isso consigo sempre passar a imagem de ser uma autista sociável e que tem mta facilidade de se enturmar e socializar, qdo na verdade isso é fruto de mtos anos de treino, de às vezes estar conversando com alguém e precisar olhar no celular pra saber o que fazer/dizer, de agir como se meu cérebro congelasse qdo sou pega pra conversar desprevenida e saio com fama de grossa. Ninguém sabe que no fim do dia eu estou exausta e acabada, que toda minha habilidade social é artificial, é fruto de uma farsa, observações e mto treino
@itbeginstotellroundmidnight3 ай бұрын
Caramba, que legal, eu também tenho habilidades sociais nulas e você falou sobre uma situação que eu também já estive e passei vergonha inclusive, a pessoa me mostrou foto do neto dela e eu não soube como reagir, sinto vergonha só de lembrar disso porque a pessoa mostrou esperando uma reação. Uma vez eu disse que minha matéria favorita era língua portuguesa e uma diretora de cursinho mostrou a tatuagem dela e eu achei horrível, não reagi, fiquei com cara de paisagem e ficou aquele silêncio constrangedor. Com pessoas que são inferiores a mim em relação a inteligência/dinheiro/beleza eu consigo emular facilmente, mas qualquer pessoa que esteja acima de mim eu fico tipo um robô... Valeu por esse comentário porque eu vou fazer o mesmo, vou esquematizar tudo porque o brasileiro adora bater papo e ser "caloroso" e qualquer pessoa que foge um pouco disso, já vira suspeita.
@annaclrd Жыл бұрын
Como acadêmica e pesquisadora que estudou a vida toda em rede pública, ouvir Bira dizer que estamos sendo celebrados me pegou de um jeito ❤
@vivianesantos5220 Жыл бұрын
Eu sempre me perguntava o que essas atrizes faziam tanto que eram dadas como ícones geniais. Por exemplo, Suzana vieira, a mulher que sempre faz a mesma personagem, a mulher poderosa, rica, arrogante, nariz em pé. Até que um dia eu assisti um podcast de ela contando sua sua vida desde a infância, então eu entendi que era ela produto criado pelo dinheiro, a família dela sempre foi rica.
@abraaodebarrossoarespereir4096 Жыл бұрын
Ela era atriz da Globo, nos anos 90 p exemplo a Globo sozinha tinha entrr 80 a 90% de toda a audiência brasileira, então qualquer um q se firmasse na Globo ganharia prestigio e reconhecimento, provavelmente p uma questão de contrato, os globais enquanto tinham contrato c a Globo, se mantinham discretos, oq aumentava ainda mais a admiração do público, ela conseguiu interpretar personagens de destaque na maior emissora do país, uma das maiores do mundo, não se envovia em polêmicas, e a Globo a colocava num pedestal, então ela podia ser o lixo q fosse, mas era endeuzada pela Globo, hj em dia as pessoas endeuzam digitais influencers, tipo felipe neto, jojo todynho, antes era ruim; agora piorou.
@Di_aeon Жыл бұрын
na tv e teatro brasileiros, todos muito privilegiados, quem não tinha as costas quentes tinha que ralar muito pra ter trabalho e algum destaque
@lazosims7908 Жыл бұрын
Mas isso dá atriz no Brasil vai além, são poucas as que se entregam pra papéis ainda mais pra novela
@Lineartes Жыл бұрын
Ela fazia o mesmo tipo de personagem pq na realidade não era um personagem... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@vivianesantos5220 Жыл бұрын
@@Lineartes kkkk. Mulher, é verdade. Também acredito nisso
@Diegopsy Жыл бұрын
Esse é justamente o motivo de eu ter desistido da carreira do cinema, eu não encontrava nenhuma inspiração, todos eram ricos e privilegiados, agora fui para literatura, e mais uma vez vejo isso. Percebo que independente da carreira que decido dificilmente vou chegar lá, pobre, tdah, depressivo, ansioso, junta isso em um pais que não dá o mínimo para arte, o fato é se for seguir esse caminho no Brasil é para passar fome, a criança que almejava o topo já morreu, ser o van Gogh ou Machado não é mais uma opção, é a realidade, disso para pior.
@priscillad810 ай бұрын
NÃOOOOOOOO, não fala isso!!! Meu sonho tb é cinema desde que me entendo por gente, na minha cabeça nem tinha uma definição, eu só conseguia pensar "é isso que eu quero", mas não sabia dar nome. Tô com 36 anos e fico batendo cabeça nisso, tô focando em pessoas que possam me inspirar. Já viu Marte Um? O menino quer ser um astronauta, e o diretor comentou que era como ele se sentia em relação ao cinema. Aproveita esse vídeo pra aprender a ser forjar, sabe? Eu tô planejando há um ano, caneta, papel e muito KZbin, vai saber quanto tempo eu vou demorar ainda, mas eu não vou desistir e nem vc!!!
@Diegopsy9 ай бұрын
@@priscillad8 eu não desisti ainda. Eu me aprofundei mais na questão política em si, é ainda estou no caminho. Agora estou mais motivado que antes. Também digo para não desistir. Na época desse comentário tava bastante pessimista e distante de tudo, mas hoje olhando mais de perto para o ambiente cinematográfico, eu não quero desistir!! Boa sorte também
@Diegopsy9 ай бұрын
@@julivna Sim, no fim a arte é a única que resta. Boa sorte pra tu tbm.
@MarianaRFay11 ай бұрын
Realmente, eu cresci de pais intelectuais, classe média baixa, mas com leitura e incentivo. Estudei (filha de professora) em uma escola particular, bolsista, mas muito boa. Assim, quando cheguei na federal, vi como diz o Eduardo Marinho "como muitos, os de classe mais baixa, os que estão nas escolas públicas são sabotados". Muita coisa que vi eu já tinha visto na escola antes, desde filosofia, questionamentos de psicanálise, ideais geopolíticas à exatas. Muito que ninguém havia visto, principalmente quem veio de escola pública. E eu tive o privilégio de poder estudar sem ter que trabalhar, na adolescência.
@MarianaRFay11 ай бұрын
Depois de um abuso por um cara rico, branco e privilegiado, minha vida desandou. Mesmo com apoio (o que muitas de nós não temos), não me recuperei. Hoje me vejo "atrás de todos", minha vida parada. Penso até em morrer.
@MarianaRFay11 ай бұрын
Não fui capaz de denuncia-lo, ele era do curso de filosofia (fiquem atentes... a quem tem um "discurso bonito, discurso desconstruido", mas não tem prática).
@augusto_dias Жыл бұрын
Excelente, um exemplo disso é Led Zeppelin uma banda que gosto bastante, os cara eram muito talentosos mas é bem conhecido que os caras plagiavam mesmo na cara dura, faziam uns arranjos ali um pouco diferente, uma boa produção e são conhecidos hoje como uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, quantas bandas na época eram tão boas ou até melhores e a gente não conhece
@vanessagloria3614 Жыл бұрын
Tenho medo dela mais amoooo! Como é inteligente, a realidade é horrível mas acho maravilhoso o jeito que a senhorita Bira nos conta a realidade das coisas. Que bom ver você de volta
@wellersonsantos5601 Жыл бұрын
Medo porque? 😂😂😂
@vanessagloria3614 Жыл бұрын
@@wellersonsantos5601 ahahaha muita realidade! Não há psicológico que aguente né? 🤣
@gislainecristina52326 ай бұрын
Bira um pobre só é reconhecido como gênio quando morre, alguns exemplos como Van Gogh e Aleijadinho , até mesmo Frida Kahlo
@azoguireage Жыл бұрын
Eu mesmo, fui pobre, sou e tive uma infância e adolescência meio turbulenta. Aprendi inglês através do KZbin, eu ficava vendo vídeos e vídeo, absorvi muito conhecimento, hoje estou na faculdade cursando letras, mas tipo, nem eu sei como fiz isso e como cheguei até aqui e a faculdade tá sendo uma odisseia. Sou seu fã, Bira! Obrigado pelo vídeo
@felipe7454 Жыл бұрын
No caso do Michael, ele nasceu numa época em que a indústira musical como a gente conhece ainda não estava formada. Talvez por isso ele tenha conseguido vir "de baixo" e se tornar o maior artista pop, algo que é praticamente impossível hoje em dia. O álbum Thriller, segundo ele, foi uma resposta ao desprezo que os cartolas do Grammy tiveram pelo álbum anterior, Off The Wall, onde o Michael compilou tudo que ele sabia de melhor. A intenção dele com o Thriller foi justamente fazer algo que a indústria não poderia ignorar. De fato talvez isso mostre uma leitura acurada do MJ em relação a metodologia que leva uma certa composição a ser considerada genial e por isso ele tenha obtido tanto sucesso no álbum. Mas ainda assim, segundo o Michael, 1 dia depois do Thriller bater o recorde de álbum mais vendido, ele começou a ser chamado de estranho e bizarro porque, ainda segundo ele, a mídia americana não aceitava um negro no topo.
@andressasilva1145 Жыл бұрын
EXATAMENTE
@andersondovale6647 Жыл бұрын
Dinheiro é a porta para tudo!!!!!!
@Saidemaiden Жыл бұрын
Cai aqui de paraquedas, mas essa recomendação do algoritmo foi perfeita! Eu com 30 anos decidi a aprender a dançar. É tarde demais para uma profissão, mas dança sempre foi algo que me enchia os olhos com grandezas, mas não tive a oportunidade quando mais nova e deixei essa paixão em silêncio. Agora com 30 e finalmente com uma estabilidade financeira.. deixei essa paixão reaflorar. Meu mantra é: faço por mim! Não terei meus sonhos antigos realizados, mas faço por mim!
@maynaleal480311 ай бұрын
Ué, porque tarde??
@Saidemaiden10 ай бұрын
@@maynaleal4803 acredito que tem uma certa idade para ser contratada e pra mim alcançar o nível profissional vai demorar mais uns anos.. kkk Mas sonhar é de graça, né Naum 😁
@priscillad810 ай бұрын
@@maynaleal4803tarde não pela idade, mas sim pq pra âmbito profissional tem começar bem cedo
@ramonzeiro Жыл бұрын
10:00 Eu sou músico independente aqui em Manaus e sei exatamente o que é isso que a Bira fala sobre os independentes não terem chance de competição, mas mesmo assim OUVIR isso de alguém é extremamente reconfortante e catártico. Como se alguém estivesse reconhecendo e abraçando nosso trabalho e nosso esforço. Obrigado Srta Bira por existir e por continuar fazendo esse trabalho incrível e extremamente necessário. Te amo
@Caio0092 Жыл бұрын
daqui de Manaus também, salve ai
@joaosantos8042 Жыл бұрын
Sei bem como é isso cara. Dfato esse vídeo serve para confortar.
@victorhugotavares5412 Жыл бұрын
De Manaus ❤
@Andrew-qd5fc Жыл бұрын
Eu também sou amazonas e o fato de estarmos longe do centro cultural do brasil por importa muito, dificilmente alguém fora do sudeste conseguirá ter sucesso.
@gateiraeu Жыл бұрын
Às vezes, eu vejo algumas pessoas fazendo um sucesso estrondoso em algumas áreas e se tornando conhecidas, aí sinto como se minha existência não tivesse valor nenhum. Não é inveja, antes que alguém interprete mal. Eu não me incomodo com o sucesso de ninguém, nem quero que deixem de ter sucesso. Sendo sincera, nem queria estar no lugar delas. Mas, fico pensando isso: se só algumas pessoas alcançam um sucesso realmente grandioso, brilham perante o mundo, entram para a história, e eu (e a maioria das pessoas) não, qual o sentido da nossa existência? O que a gente acrescenta no mundo, afinal? Aí, vem esse canal e me traz alguma luz sobre isso. Mas, ainda assim o mundo é muito esquisito. Isso tudo buga minha mente.
@venuscene Жыл бұрын
Esse vídeo me lembrou um livro que meu irmão me recomendou anos atrás que se chama Outliers, basicamente ele descreve porque certas pessoas fazem sucesso e outras não, e é como suspeitamos: Tempo de sobra, dinheiro/investimento, boas condições psicológicas e até condições climáticas. Tudo gira em torno de oportunidades e raramente alguém que não atende esses requisitos tem alguma, realmente essa crença de merecimento, gênios contemporâneos da arte, ciências faz com que a gente se sinta cada vez pior com nossas próprias habilidades.
@nelsoneduardonelsonelo2114 Жыл бұрын
Lembrei também deste livro. Em português o título é Fora de Série, do escritor Malcolm Gladwell. Nesse livro há uma história interessante sobre o Julius Robert Oppenheimer. Compara o início da vida acadêmica do renomado cientista com a história real de um desconhecido de QI altíssimo mas que não deu certo na vida. O Oppenheimer, quando estudante universitário, chegou a ser pego numa tentativa de envenenar um professor, mas, apesar disso, conseguiu se firmar na academia e ser proeminente na pesquisa ciêntífica justamente em razão de ter família milionária e influente.
@Danilosantos-db3mv Жыл бұрын
Mínimo de 10 mil horas de treino. Alguém precisa te dar suporte para chegar nesse numero. Equivale a anos de treinamento duro, horas por dia. Se trabalha, já quebra o ciclo. No Brasil temos um dos maiores cineastas que produziu a Central do Brasil. Herdeiro de qual conglomerado? Itaú/Unibanco. Fácil né?
@JhonLourenco Жыл бұрын
Sou Artista independente, pobre e periférico e obrigado Sra Bira por colocar em palavras oq tanto tento explicar a algumas pessoas em minha volta.
@SuperVictor400 Жыл бұрын
Fico meio triste de ver que a sessão de comentários prioriza os elogios do que prosseguir com a discussão. Que bom que a Bira viralizou mas que paia que muita gente só vem pra exaltar as frases, citações mas sem refletir sobre os assuntos.
@davikirado Жыл бұрын
Melhor elogios na sessão de comentários a críticas aos elogios, engraçado, não estou a ver sua reflexão sobre o assunto, a qual você cobra dos demais.
@thomasccpr Жыл бұрын
@@davikiradopois é, perdeu tempo julgando os comentários, mas não acrescentou nada no debate. 🤷♂️
@SuperVictor400 Жыл бұрын
Tá bom meus amores 🤩
@Almirantedopovo9977 Жыл бұрын
Típico da galera nem esquerda nem direita, nem tosqueira nem profundidade.kkkkk
@SuperVictor400 Жыл бұрын
@@Almirantedopovo9977 Fico triste pq a própria Bira já disse que não gosta que o foco da conversa seja ela ou que associem isso a lacres, deixa o papo meio raso e tira um pouco do propósito
@tatianealves3937 Жыл бұрын
Excelência preta e genialidade é isso. Fazer o melhor conteúdo possível sem um décimo do investimento dos vídeos feitos por grandes teóricos, booktubers e outros influenciadores considerados de sucesso aqui da plataforma. Obrigada, senhorita Bira. Obrigada. Você é uma inspiração para todos nós.
@soaribb32 Жыл бұрын
Excelência preta também é um mito. Pretos capitalistas vendendo o sonho americano com uma roupagem empoderada.
@Luc1n Жыл бұрын
sou artista independente! por mais q esse video me mostrou que eu nunca vou conseguir chegar tão longe quanto quem tem grana ( oq é bad) maaaas, por outro lado, me confortou em saber que isso n é culpa minha pq como todo artista independente pobre, a gente se esforça MUUUUITO pra fazer nossa arte!!
@lilshera3213 Жыл бұрын
Sei como é, comecei a fazer rap( melhor dizendo trap sks ) zuando, e hoje desabafo na música, escrevo muito, sei formar lembranças em músicas( apesar de ate agora so postar música rasa ), mas e triste saber que nunca vou viver do meu sonho, foi no terreiro, falaram que ia ser rico, sinto que nunca vou abandonar a música, so nunca vou viver dela
@Luc1n Жыл бұрын
@@lilshera3213 tenho o mesmo sentimento irmão
@thebombshellmale Жыл бұрын
Olha a Anitta, veio debaixo, ela é uma exceção, não estou dizendo q vc deve se basear por exceções, porém ela reinvestia tudo (ou quase tudo) q ganhava nos showzinhos para se capitalizar popularmente e espalhar o nome dela por ai. Se quiser estourar como um artista, tem que ser esperto, não inteligente. Inteligente é quem é rico.
@RachAhri10 ай бұрын
9:50 Quando vc entra na faculdade, e vê que a disputa não existe, a partir dali, independente do seu esforço, vc vê quem é qe "vai pra frente" e quem é que vai viver ralando pra tentar chegar em algum lugar, qe nunca vai.. é foda.
@hadryah Жыл бұрын
Lembro de ler uma frase anos atrás q dizia que „sem dinheiro nossos amigos não seriam nossos amigos“.
@Jehtine Жыл бұрын
Incrível! Você falava do Criollo e eu só pensava no Emicida. O cara tem anos de carreira e é muito talentoso, mas só foi reconhecido depois de formatar todo o trabalho dele pra um público específico, mais acadêmico de classe média. Aí ele ganhou um Grammy. E se você for pensar, no último álbum ele mistura o orgulho das origens (porque a classe média também é trabalhadora ao ponto que se perder o emprego volta pra favela) com um tiquinho de motivacional meio coach e associa isso com uma aura religiosa (em um país extremamente cristão). Não que eu não goste da fórmula, funciona pacaraio comigo. Só estou pontuando.
@brandonfrancacamposmenegon9182 Жыл бұрын
No primeiro videoclipe dele (triunfo) já tinha imagem de drone
@lucasaquiles3938 Жыл бұрын
bem pontuado
@nataliearaujo3095 Жыл бұрын
Já ouvi falar dele, lembro que os meninos da minha sala gostavam, nunca ouvi 😅 tenho meus motivos ora não me interessar nenhum pouco por rap
@carlatrajano4146 Жыл бұрын
Me senti absolutamente acolhida e representada. Alguém conseguiu definir o sentimento que me atormenta há anos, desde que iniciei minha vida acadêmica.
@romulocastro9710 Жыл бұрын
Me identifiquei com o vídeo, família minimamente estruturada é muito importante, trabalho desde os 8 anos, consegui terminar o ensino médio com 21 anos, finalmente, com 35 anos estou conseguindo terminar a faculdade depois de quase dez anos, mãe esquizofrênica e sempre pressionado a trabalhar, o pai de família pobre não consegue largar o pensamento de sempre estar trabalhando e não enxerga o resultado do longo prazo