d) DESCREVA o procedimento do teste do tubo germinativo e como é feita sua leitura.

  Рет қаралды 13

Ajuda Universitária Assessoria Acadêmica

Ajuda Universitária Assessoria Acadêmica

Күн бұрын

A rotina de um analista clínico no setor de microbiologia é desafiadora. Conhecer as técnicas, os microrganismos de maior importância médica e ter uma base teórica bem fundamentada são essenciais para uma boa execução das análises clínicas.
O microbiologista deve estar sempre preparado para encarar os mais diversos tipos de amostras, microrganismos e testes de identificação e antibiograma, para liberar um laudo preciso e de alta qualidade.
O Laboratório de Microbiologia tem como objetivo, não apenas apontar o patógeno responsável por uma determinada infecção, mas também indicar qual o perfil de resistência dos microrganismos isolados na sua rotina, possibilitando a indicação de tratamentos mais adequados, diminuindo assim a morbimortalidade de pacientes críticos.
Os laudos liberados pelo microbiologista afetam diretamente o tratamento dos pacientes. Os médicos, preocupados com o prognóstico, pressionam constantemente o laboratório em busca dos resultados. Então, não basta conhecer a microbiologia superficialmente para desempenhar um bom trabalho, é preciso estudo constante e busca diária por fontes de referência para agregar na sua rotina diagnóstica.
Fonte: ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Microbiologia clínica para o controle de infecção relacionada à assistência à saúde: Módulo 4. Procedimentos Laboratoriais: da Requisição do Exame à Análise Microbiológica e Laudo Final. Brasília: 2013.
Sendo assim, imagine que você atua como responsável técnico pelo setor de Microbiologia do Laboratório de um hospital de referência. Nele, são atendidos pacientes ambulatoriais e internados, de diferentes especialidades médicas, além das vagas de terapia intensiva.
Em uma manhã, iniciando sua jornada de trabalho, se deparou com duas análises que precisavam ser feitas:
Análise 1
Amostra de urina identificada como A.S.B.F., paciente feminina, 36 anos, proveniente de atendimento ambulatorial, não apresentava febre, mas queixava-se de disúria há 3 dias. Ao analisar o parcial de urina desta paciente, foram encontrados os seguintes parâmetros:
Fonte: a autora.
Após a semeadura em ágar C.L.E.D. e Sangue, as placas de Petri foram incubadas a 37 ºC por aproximadamente 24 horas, seguindo o protocolo do próprio laboratório. Os seguintes resultados foram observados:
Fonte: a autora.
Foram realizados os testes de identificação e antibiograma, este último pela técnica de Disco-Difusão, seguindo o protocolo do BRCast. Este foi o resultado:
Fonte: a autora.
Análise 2
Hemocultura coletada de S.M.F., sexo masculino, 59 anos, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido politraumatismo causado em colisão automobilística. O paciente encontra-se sedado, em ventilação mecânica, e afebril, mas seguindo os protocolos do hospital, o médico intensivista solicitou 2 amostras de hemocultura pareada. Elas foram incubadas no equipamento BACTEC™ da BD.
A 1ª amostra, colhida por punção venosa em M.S.E. positivou após 33h de incubação, com desenvolvimento de CGP (Cocos Gram Positivos). Nas provas de identificação, o isolado apresentou catalase positiva, coagulase negativa e sensibilidade para Novobiocina. A amostra foi semeada em ágar sangue e manitol salgado, apresentando-se da seguinte forma:
Fonte: a autora.
A 2ª amostra, colhida por punção arterial em M.S.D., positivou após 49h de incubação, com desenvolvimento de leveduras. Para identificação foi executado teste do tubo germinativo. O resultado do teste foi o seguinte:
Fonte: a autora.
1) Diante dos dados clínicos e laboratoriais da paciente, na análise 1, RESPONDA:
a) EXPLIQUE o princípio do teste de Nitrito na tira reativa, que é utilizada no teste químico da urina, e o que ele indica.
b) JUSTIFIQUE a utilização do ágar CLED na semeadura de urina.
c) INTERPRETE os resultados do antibiograma, determinando se o isolado é sensível, resistente ou intermediário para cada antimicrobiano testado.
2) Diante dos resultados obtidos na análise 2, RESPONDA:
a) De acordo com o Material Didático Digital (MDD) da Microbiologia, e os resultados obtidos nos seus testes, IDENTIFIQUE o gênero e espécie do isolado da punção venosa.
b) EXPLIQUE o princípio dos testes de catalase, coagulase e manitol, bem como suas leituras e interpretações, e os cuidados que devem ser tomados durante sua execução.
c) INTERPRETE o resultado do teste do tubo germinativo, sugerindo o provável patógeno.
d) DESCREVA o procedimento do teste do tubo germinativo e como é feita sua leitura.

Пікірлер
ID Laboratory Videos: Antibiotic susceptibility testing
9:06
Great Diseases
Рет қаралды 589 М.
Wait for the last one 🤣🤣 #shorts #minecraft
00:28
Cosmo Guy
Рет қаралды 25 МЛН
Каха и лужа  #непосредственнокаха
00:15
Who's spending her birthday with Harley Quinn on halloween?#Harley Quinn #joker
01:00
Harley Quinn with the Joker
Рет қаралды 18 МЛН
Recombinant DNA Technology - Animated Video
13:16
Biology with Animations
Рет қаралды 44 М.
How to Prepare a batch of Petri Plates from Dehydrated Culture Media
7:51
Hardy Diagnostics
Рет қаралды 143 М.
Meet the Biomedical Scientists
4:41
Mersey and West Lancashire NHS Trust
Рет қаралды 33 М.
qPCR details | quantitative real time PCR | RT PCR | Biotechniques
14:12
Animated biology With arpan
Рет қаралды 67 М.
[Aula 2] Controle hoje a Hipertensão, Colesterol, Glicemia de forma natural
25:12
Dr. Roque Marcos Savioli
Рет қаралды 35 М.
MALÁRIA - DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS | Biologia com Samuel Cunha
33:12
Biologia com Samuel Cunha
Рет қаралды 218 М.
Common Scientific Glassware and the Undergraduate Chemistry Laboratory
16:22
Professor Dave Explains
Рет қаралды 131 М.
Modern Talking - Cheri Cheri Lady (Lyrics)
3:45
7clouds
Рет қаралды 48 МЛН
Serial Dilutions | Microbiology
10:03
Microbiology Mantra
Рет қаралды 62 М.