Os adultos deveriam se tratar antes de procriar. E dependendo, nunca deveriam ter filhos.
@VALERIASILVA-ts5bf10 ай бұрын
Sensacional!!!
@MissFreedomandBold10 ай бұрын
❤
@Clarinha_8882710 ай бұрын
Verdade mas narcisistas tem por holofotes ou interesses
@cristinaarmend273710 ай бұрын
Concordo!
@gabibonza10 ай бұрын
Verdade.
@mariacristinamartinelli295310 ай бұрын
Meu pai batia na minha cara quando ficava nervoso...a comida não podia atrasar, uma ferramenta perdida, algo que quebrava em casa, um chuveiro queimado...tudo era motivo pra ele explodir e descontar em nós...minha mãe assistia calada eu apanhar até cansar por contestar ele na adolescência...fiz minha mala e saí de casa aos 16 anos. Ele foi me buscar. Casei para sair de casa e meu casamento durou 4 anos sofridos. Hj vivo tranquila porque entendi que ele era doente...batia na gente e se arrependia...pedia desculpas depois do estrago feito. Penso na dor da minha mãe me vendo apanhar e não poder fazer nada senão sobrava pra ela e ele quebrava a casa toda...um inferno. Mas eu cresci sabendo que eu tinha só a mim mesma e não poderia me abandonar. Sei que tenho ansiedade mas é compreensível porque eu nunca sabia quando ele iria explodir...um sabonete do lado errado da pia era motivo pra xingar, bater...Agradeço a Deus por não ter me tornado uma pessoa ruim ou amargurada demais. Hj eu trato minha netinha com muita calma, empatia, amor e cuidado para ela jamais saber o que é um lar tóxico. Leio, estudo e me vigio para não deixar essas lembranças estragarem a minha vida pela frente. Não aceito ter nascido para sofrer e faço meu caminho mais florido. Bjs!
@janemarcia490710 ай бұрын
Entendi cada palavra sua! Lamento tudo o que passou! Passei uma vida mais ou menos assim!
@veralux88510 ай бұрын
Minha mãe foi exatamente igual ao seu pai . Lido com o sentimento de ódio e desprezo por ela .
@Nicolau2910 ай бұрын
Puxa vida, nem sei o que dizer, seu relato me toca profundamente 😮💔 ... Mando minha solidariedade para ti em 100% ... Desejo toda sorte do mundo e te parabenizo pelo seu alto grau de consciência 💙🌎 .
@AnaLucia-jk1dl10 ай бұрын
Que bom que você superou,aliás a gente vai superando um pouquinho todo dia né...Deus abençoe sua vida
@jocelainedealmeidacorrea467410 ай бұрын
Nossa que triste, Deus te de abençoe que seja cada vez mais feliz e cheia d e Sucesso.....
@JRPage0710 ай бұрын
É por isso que eu digo que ter filhos não é pra todo mundo, é muita irresponsabilidade quem critica as pessoas que não querem ter filhos, nem todo mundo sabe criar os filhos
@aguiaeagle573810 ай бұрын
Na verdade ninguém sabe criar filhos antes de tê-los, alguns aprendem na prática , outros não aprendem e talvez NUNCA aprenderão!
@VALERIASILVA-ts5bf10 ай бұрын
Criar é fácil o desafio é educar pra vida. Eu não quis ter filhos justamente por isso. Não gosto do que vejo no mundo hj em dia.
@ksk146010 ай бұрын
Desde quando criar é fácil? Óbvio que não é. A começar que nem todo mundo tem condição de ter filhos e mesmo assim lança uns 2 ou 4 de uma vez ! Fora outras coisas que considero erradas. Se eu não tenho nem pra me manter, logo, não coloco filhos no mundo. Infelizmente a grande maioria não pensa assim. É tão difícil ficar sem transar? Ou no mínimo, se proteger? Em fim
@JRPage0710 ай бұрын
@@ksk1460 Não é fácil criar, mas isso não é desculpa pra dar uma criação de m*rda, como eu vejo a maioria. Se vc não tem conteúdo pra passar para os seus filhos se previna, o mundo não precisa de mais gente mal educada, preconceituosa, incivilizada e sequelada. Quem não tem o básico pra criar um ser humano, seja no material ou no psicológico, deve evitar ter filhos.
@JRPage0710 ай бұрын
@@VALERIASILVA-ts5bf Quando eu falo "criar" já tá implícito que é tudo, inclusive educar pra vida. As pessoas mais inteligentes estão vendo que o mundo é péssimo para a maioria das pessoas nascerem, podem até realizar o sonho de terem filhos, mas não são hipócritas e abiloladas de negar que estão colocando gente pra viver em uma selva que jaz no maligno. Ninguém tem moral pra julgar quem não quer ter filhos, as pessoas julgam pq são mesquinhas
@MsCamilaSantiago10 ай бұрын
A invalidação na infância foi a base da educação infantil de TODAS as famílias. Falam que antigamente as pessoas eram muito felizes, com 15, 20 filhos e todo mundo era maravilhoso. Mas a verdade é que quase ninguém tem tempo para prestar atenção no que o filho está sentindo ou pensando e é mais fácil reprimir como faziam antigamente, ou dar algo para distrair (telas), que é o que fazem hoje. Além disso, o adulto tem que passar por uma cura para oferecer essa validação a ele mesmo antes de ser pai/mãe, pois ninguém dá o que não tem.
@livmoonbr10 ай бұрын
👏👏👏👏👏
@aguiaeagle573810 ай бұрын
Já dizia o Djavan: " ...🎶 sabe lá, o que é não ter, e ter que ter, pra dar, sabe lá... 🎶"
@celiagarutti597010 ай бұрын
Verdade! Ficam romantizando o passado, as crianças eram invisíveis... só tinham que obedecer!
@marianaporfirio421610 ай бұрын
Nossa que comentário genial e incrível! Você resumiu a letra! Show
@karinmattos246910 ай бұрын
Entendo sua colocação, realmente antigamente as crianças eram invisíveis mesmo. Mas essa parte que só podemos dar o que tivemos, nem sempre é assim.. pq eu fui muito invalidada qdo criança e to fazendo o oposto com meu filho. E sei de muitos que tbm procedem dessa forma. Quebraram o ciclo e tao fazendo a diferença
@angelothompsoncolombolo404110 ай бұрын
Pais negligentes geram filhos ausentes
@WilmaPereira-z5f5 ай бұрын
Verdade
@Eduardo-re2hu7 күн бұрын
É verdade!
@jullieanne404210 ай бұрын
Eu cresci ouvindo q meus sentimentos eram "bobagem"
@flaviafreiresph10 ай бұрын
Fui criada por pais narcisistas e as sequelas são muito difíceis. Fui eleita a bode expiatório por "ousar" ser eu mesma. Sempre demonizada, campanha de difamação, rejeitada e isolada. Fui diagnosticada com transtorno borderline, anos de tratamento até hoje. Minha mãe sempre jogou uma filha contra a outra. Minha irmã está cada vez mais parecida com ela. Pessoas assim jamais deveriam ter filhos. Sempre me esforcei muito pra ser melhor a cada dia por mim. Do contrário, teria a minha vida muito mais destruída. Esse vídeo é muito importante. É muito doloroso enxergar que fui sabotada pelos próprios pais. Continuo trabalhando firme na minha cura. Nunca mais ninguém vai me parar.
@evabezerra45910 ай бұрын
Muito difícil, tem q se limpar, ouvir mantras de limpeza.
@Jessi-m1w10 ай бұрын
@@evabezerra459 Você já fez hoponopono? Funciona mesmo? Não sei se escrevi certo
@elianepulini764510 ай бұрын
@evabezerra459 Te entendo perfeitamente. Minha mãe tbem agiu assim comigo. Comparava eu e minha irmã o tempo todo e jogava um contra o outro. Dez anos de terapia e até hj carrego sequelas desse tratamento. Já me libertei de muita coisa mais ainda tem lagartos no meu inconsciente. Forças pra nós! 😢🙏🏻⚘️
@flaviafreiresph10 ай бұрын
@@elianepulini7645é bem difícil. continue firme🤗🌷
@verenarezende653010 ай бұрын
Eu penso assim também. Pessoas que não estão preparadas emocionalmente, não deveriam ter filhos, pois estes vão sofrer de algum jeito.
@mdpereira4310 ай бұрын
Minha mãe é narcisista, ela não valida nenhum sentimento meu , é como se eu fosse um pedaço de carne que anda e fala😪, ainda bem que Jesus me ama 🥰😔
@elisacorsini-cf4pi10 ай бұрын
Mdpereira. Abandona esta mulher e esquece quem ela é e seja feliz. Nao confiar em ninguem. Assim tu nao sera enganada. Desaparece sem dar noticias. Infelizmente tem q ser assim.
@mdpereira4310 ай бұрын
@@elisacorsini-cf4pi Eu não posso,ela já é idosa, está com doença do coração grave, vou fazer a minha parte como filha, e depois quero ficar sozinha e ter paz na vida,mas não é fácil não 👍🥰😔
@JRPage0710 ай бұрын
@@mdpereira43 Paga uma cuidadora e some das vistas dela
@LeniseRocha-wo3ww10 ай бұрын
Vc tá certa cuida dela primeiro,Deus vai te abençoar cada vez mais.faz tia parte e tenha consciência tranquila,
@jhana.202310 ай бұрын
Vivo o mesmo. Mas com a ajuda de Deus vou me libertar.
@sylviavolpi128 ай бұрын
Na infância sempre fui taxada de "revoltada" e sofri muita violência física por conta disto.Chegava com o boletim da escola com nota máxima em todas as matérias e ouvia de forma ríspida: - Não fez mais do que sua obrigação!. Hoje tenho consciência de que "de revoltada" não tinha nada e sim apenas questionava o turbilhão de incoerências que utilizavam para me invalidar. Faço terapia há anos e ainda percebo que quando sou invalidada por pessoas que querem me dominar, de alguma forma, me dói muito, mesmo sabendo que não tem fundamento. As "cicatrizes" são difíceis de eliminar.
@veronicawilson55168 ай бұрын
Parece que estou me ouvindo falar ! Por melhores notas, mais elogios, destaque , maior esforço que fizesse , nunca minha produção era importante ou Interessante. Muito pelo contrário , era chamada pelos irmãos de " bobona" , de chorona, por minha mãe que " não parece minha filha" , " sem educação / malcriada" , comparada com outras meninas do convívio social " fulana é ótima", cicrana sim é q parece minha filha... ouvia berros q eu era " mole" , q era " doida" , q tinha " problema" ... Sempre se negavam a ver meus progressos , as práticas e aprendizados q gostava ( como dança, canto , desenhos) e meus irmãos sempre elogiados. Minha fala é opinião sempre foi relegada a " cala a boca" , vc fala demais, fala alto demais , se mexe demais , " viaja " demais, etc e etc.
@veronicawilson55168 ай бұрын
Também precisei de bem mais de 20 anos de terapia para entender tudo isto e poder começar a me ajudar a sofrer menos, melhorar minha relação comigo e com o mundo.
@sylviavolpi128 ай бұрын
@@veronicawilson5516 Verônica, minha querida, para mim vc é o máximo! Nunca deixe que alguém apague seu brilho ou seu sorriso que os incomoda por não poderem ser como vc é! Continue sendo esta guerreira que mesmo quando pequena já possuía o discernimento para saber que o que sofreu não tinha motivos para acontecer. Que quem realmente tinha "algo errado" não era você!
@daianecosta88614 ай бұрын
A minha mae sempre falou isso tbm q sempre era "minha obrigação" isso me doia tanto! Pq eu q arrumava a casa quando era criança, tirava boas notas, só em matemática que eu era ruim, nunca apredi a tabuada de vezes. Todo mundo em casa era bom nas contas.. mais eu kk uma negação. Meu pai falava q eu iria virar um "João ninguém " pq nao sabia uma simples tabuada. Na época tinha a calculadora eles falava q nao podia fazer a conta nela pq eu ia ficar burra, as vezes eu pegava nela pra tentar fazer a conta mais de tanta vergonha minhas mãos tremia. Eu ficava me perguntando pq era "minha obrigação " se ela era a adulta? Eu tinha outras amigas e a mae delas nunca falava isso pra elas, sempre tratava com amor. Infelizmente eu tinha inveja delas nesse aspecto 😢
@macileiaoliver55810 ай бұрын
Tive uma infância cheia de muita violência, brigas e muito trabalho. Hoje sou uma pessoa muito insegura, sem auto-estima, não confio nas pessoas, não consigo demonstrar afeto.
@mariaivonedossantos668710 ай бұрын
Eu😢
@pahS210 ай бұрын
Sinto a mesma coisa... se não procuramos ajuda estamos perdidos
@geovanaoliveira438910 ай бұрын
Também 😢
@gisellecorrea182010 ай бұрын
idem, mas depois de uma crise de pânico há 2 anos ,eu comecei a fazer terapia e está sendo minha salvação.
@nilcealmeida265010 ай бұрын
Comigo aconteceu muita coisa ruim, vivi num ambiente muito tóxico com os meus país e hj me sinto exatamente assim😢
@viagenspaisagensebagagensc861810 ай бұрын
Perdi quase toda minha família em um acidente - pai, mae, avo e irmão. So restou eu e meu irmão do meio. Eu tinha 9 e ele 6. Depois disso, nunca mais minha vida foi a mesma. Tive sorte de ter pai e mãe amorosos, carinhosos e cultos. Ele engenheiro e ela funcionario publica. Eramos uma família feliz e unida. Apos isso, foi um inferno. Meu pais tinham .patrimonio e eramos disputaos por isso. Um dia na casa de um outros temoos na casa de oitros. Crescemos nesse turbilhão, nessa loucura, nesse caos. Hj percebo que o que nos sustentou diante de tudo isto foi o Amor e ensinamentos que recebemos de nossos pais. Sem esses fatores cruciais teriamos sucumbido diante de tanto que sofremos. Hj eu e meu irmão ja temos nossos filhos, gracas a Deus, bem criados e vamos ,com muito fé, vivendo e buscando felicidade. A tristeza conhecemos bem. Meu irmão e eu ficamos, naturalmente , muito traumatizados com tudo isto. Ele as vezes queria descontar nas filhas. Com o tempo vem melhorando e tornando consciente o que era inconsciente. Dou gracas pq me tornei a mãe que minha mãe foi para mim e com ajuda da terapia consegui .organizar mais minha mente diante de tudo que passamos. Sei que a infância é a epoca mais importante da vida de uma.pessoa. É onde sao plantadas as sementes mais valiosas. Nem todos deveriam ter filhos.
@RenatoFaridMansur10 ай бұрын
Se espelhem em seus pais, para não se tornarem o que eles são. Isto não é uma crítica;é um processo de melhoria do Ser,melhora-lo-eis eles em nós
@aguiaeagle573810 ай бұрын
Praticamente a HUMANIDADE TODA, foi educada sem acolhimento, sem dar nome aos sentimentos, sem reconhecimento e sem validação. E quase sempre sem amor. A diferença está na frequência e intensidade que isso ocorreu, mas todos em algum momento de nossas histórias tivemos esses problemas.
@rorysstudies824310 ай бұрын
De forma alguma. Basta olhar sua infância/adolescência e ver que você tinha sim coleguinhas que vinham de famílias saudáveis e amorosas, onde a criança era respeitada! O que eu percebo é que os lares saudáveis são a minoria, as pessoas saudáveis são a minoria, mas existe sim. O amor existe sim e também existe saúde mental. Mas o mais comum é o caos que há nesse mundo.
@dorlischmidt625810 ай бұрын
Faz parte de ser humano: estamos todos em processo de aprendizagem. Por isso, não adianta culpar nossos pais, eles não sabiam fazer diferente. Agora que temos essas informações podemos mudar a forma como agimos com nossas crianças mas não tem como voltar lá na nossa infância pra mudar o que aconteceu. Então é preciso olhar pro passado com maturidade, procurando perdoar, quando possível, se afastar, quando necessário, mas, especialmente, buscar terapia pra trabalhar esses reflexos negativos que o passado deixou na gente. Não tem como voltar à infância, não tem como voltar ao começo da nossa vida, mas dá pra começar o processo de autodescobrimento, de conscientização hoje, fazendo um novo fim... isso só depende da gente. Dói. Sim, muito. Mas é o único jeito de lidar e superar. Coragem!
@gabibonza10 ай бұрын
@@dorlischmidt6258sábias palavras.
@silviafitti10 ай бұрын
Vejo que a sociedade “padrão” ocidental branca colonial racista hegemônica é baseada no individualismo, na competição, e por isso fica “difícil” ter tempo para a propria individualidade! Paradoxal né? Uma sociedade altamente desenvolvida por um lado e extremamente doente de outro. Vamos lembrar que existe UM MUNDO, varios “mundos” muito mais ricos e diversos do que mostram os meios de comunicação comerciais, ligados a reproducao dos dominadores acumuladores de capital e mortes nas costas. Vale abrir os olhos para outras culturas, para a importância da diversidade.
@alinesoares979110 ай бұрын
na minha casa sempre teve muito amor, oq faltou foi conhecimento mesmo, acesso a informação, a profissionais de saúde mental etc.. mas concordo com vc q a falta de acolhimento era e é muito comum, deve ser por isso a epidemia de doença mental q estamos vivendo
@lilianegoncalves87489 ай бұрын
É um questionamento que me faço: Por que é tão difícil adotar uma criança e qualquer monstro pode ter filhos irresponsavelmente.
@Jessi-m1w10 ай бұрын
É só reparar como pessoas confiantes tem, muitas vezes, um bom histórico familiar. Eu conheci uma menina assim, ela era tão segura de si, admirava muito essa qualidade nela, sempre achei algo lindo de se ver. Depois quando ela me contou a relação com os pais, principalmente com a mãe que desde criança a apoiou, sempre lhe deu incentivo, gostava de colocar ela pra cima, fazia ela entender que tudo bem chorar e demonstrar as coisas etc, depois que entendi isso tudo ficou mais claro. Se você ouviu a infância inteira "você é burra, não sabe fazer nada direito, fulana é melhor, vou mandar outra pessoa fazer isso já que você é incompetente", como esse ser humano vai se enxergar? Se ele cresceu ouvindo isso e internalizou já que eram adultos falando e o que um adulto diz tem um mega peso pra criança? Hoje eu tenho um medo de incomodar que não cabe em mim, vivo querendo ser independente em tudo pra não dar trabalho aos outros pra não preocupar os outros. No trabalho passei mal uma vez, cheguei a desmaiar por causa de dor um certo dia, eu me recuperei e segui normalmente. Meus colegas diziam: você não vai ligar pra alguém, não quer ir no hospital. Ficou todo mundo comentando depois como eu era "foda-se" pra vida. Mas como ser diferente se você aprendeu a viver assim? Você foi acostumado assim? Abraçar, demonstrar sentimentos, chorar em público? Percebi que nem pareço gente quando me comparo com o pessoal da empresa, parece que faltou algo na formação. Agora é muita terapia e correr atrás do prejuízo. Não vou culpar ninguém por isso, acho que só repetiram o que aconteceu com eles, é um problema quase geracional mesmo. Mas como a gente hoje em dia tem acesso a informação o suficiente pra saber como prejudica a vida do ser humano (porque aquela criança ferida, vai continuar ferida só que com mais idade e experiências) a gente tenta não repetir os erros. Desisti de ter filhos.
@rorysstudies824310 ай бұрын
Primeiramente, respira! Quando os pais fazem mal aos filhos, veem o estrago e a dor nos olhos deles e não se incomodam com isso, eles têm culpa sim, mesmo que tenham sido criados da mesma forma. Um ser humano saudável sente empatia e se preocupa com os danos que causa ao outro. Ser mãe ou pai é saber que você tem uma vida da qual você é responsável por ela enquanto criança, seu bem-estar físico e MENTAL. Você não quer ser mãe (acho que você é mulher) porque não quer ser igual aos seus pais (principalmente sua mãe), sinal de que eles foram bem errados. O que fazer? Ser sincera consigo mesma, sentir a dor, abraçar a sua dor, se abraçar e viver um dia de cada vez. Você já chegou na fase de entender que faz x porque foi tratada de maneira x. Agora mesmo com medo e com culpa é começar a fazer pequenas coisas pra quebrar esses padrões. E nunca, nunca se comparar com os outros! Os outros têm a história deles e muitos tiveram pais que não foram abusiv8s. Quem é criado em família que nem a sua tem senso de inferioridade, acha que todo mundo é capaz, menos você. Busque autoconhecimento pra saber no que você é boa. Cada um tem seus talentos naturais, tem gente que é um ótimo cantor, mas um péssimo dançarino, e tá tudo bem! Respira! Sinta mais prazer na sua vida, se permita a isso. Não é fácil vida de sobrevivente, mas não deixe que eles continuem lhe controlando e lhe fazendo mal. Quando você não tenta quebrar padrões, você continua com o mal deles dentro de você. Boa sorte 💓
@Jessi-m1w10 ай бұрын
@@rorysstudies8243 Muito obrigada pelas palavras. Fui criada por outras pessoas na verdade, nem chegaram a ser os progenitores, gravidez indesejada sabe como é né? Mas fico grata pelas palavras. Boa sorte pra você também!
@felipedw9 ай бұрын
Esses artistas geralemtne são assim. As vezees o cara é horrível, mas tem uma autoconfiança incrível. Pode saber que ele foi muito validado pelos pais. Alguns passam do ponto no sentido contrário.
@Jessi-m1w9 ай бұрын
@@felipedw Verdade. Ainda assim, Felipe, acho que ser validado mesmo que em excesso, deve ser melhor do que o contrário. O mundo exige isso de você. "Quem não é visto não é lembrado", já ouviu? No mundo você precisa aparecer, fazer acontecer, se expor. Quem não tem autoestima se torna uma pessoa "apagada". Muito complicado.
@felipedw9 ай бұрын
@@Jessi-m1w com certeza! quando vc falou isso aí eu lembrei dauele comediante Diogo Defante, que é um humorista bem mequetrefe, mas a cara de pau dele vem da validação que ele teve na infância. Um dia eu vi a história dele
@valeriastos917810 ай бұрын
Ouvir a frase: "engula o choro" depois de sofrer violência física ou verbal, era terrível 😢
@Andrea.B.Simoes5 ай бұрын
Idem pra mim, primeiro sofrer tortura fisica, depois ter que engolir o choro para nao sofrer mais violencia
@oliverr975 ай бұрын
"Engole o choro, porque eu não criei filho pra ser fraco..." Ouvi isso a minha infância inteira enquanto sofria todo tipo de abuso!
@DaianeSantiago-n1rАй бұрын
Sei bem como é e é horrível
@candidoj10 ай бұрын
Eu nunca pude nem falar nada com os meus pais. Tudo pra eles era "frescura". E eu que sempre fui tímido, me fechei totalmente e aprendi a me virar sozinho. Mas tô patinando. Minha vida não progride ! Tenho um caminhão de problemas psicológicos. Surdez num dos ouvidos, que me deixou muito retraído. Agora tô lutando contra fadiga crônica, hipertireoidismo e diabetes tipo 2. Fui criado abandonado. Luto diariamente contra fobia social. Eu não vivo. Me arrasto.
@gabibonza10 ай бұрын
Sinto muito. Sou bem retraído também, um verdadeiro "homem das cavernas". Uma coisa que me ajuda bastante é a leitura, tanto ficção quanto algo mais técnico, sobre filosofia ou psicanálise.
@candidoj10 ай бұрын
@@gabibonza Gratidão.
@marlenecavalcanti985810 ай бұрын
Que bom que vc disse aqui o que sente. Já é alguma coisa. Espero que vc fique bem.
@marianadedeus814210 ай бұрын
Ótimas dicas, também sou assim, o que tem me ajudado é a arte, leitura e música. @@gabibonza
@nataliabastos377610 ай бұрын
Ô Cândido, procure ajuda de profissionais, nenhuma pessoa merece viver uma vida infeliz. Timidez não é defeito, é característica e é possível ter uma vida feliz mesmo com problemas de saúde, até por que a ciência sempre pode nos ajudar com isso. O mais importante é que vc consegui perceber a causa da sua dor, o que já é um bom começo para superar suas dificuldade s. Espero do fundo do coração que vc consiga melhorar 🤗
@rohhh958910 ай бұрын
Não aguento marmanjo(a) querendo que as crianças/ adolescentes sejam "maduros" como ele.. e falam coisas como "essa geração é nutella" " bando de criança mimizenta".. falas de um floquinho de cristal que perde tempo para falar mal de criança nas redes..
@Lineteca4 ай бұрын
Vdd
@verenarezende653010 ай бұрын
A vida toda fui comparada...sou insegura e infelizmente não é tão simples acordar sem esse sentimento.
@gisellecorrea182010 ай бұрын
sim, eu comecei a terapia pra tratar disso também, mas meu terapeuta disse que o paciente preferido dele era outro, mais inteligente que eu e me deu o 3°lugar 🤡
@ynglid10 ай бұрын
@@gisellecorrea1820que isso que absurdo!!! Já tive uma que ficava aham aham a sessão toda, botei pra correr.
@Fissit10 ай бұрын
@gisellecorrea Denuncia no CRP do seu Estado. Ele não teve prna de vc, não tenha pena dele.
@verenarezende653010 ай бұрын
@@gisellecorrea1820 que profissional é esse??!! Deveria trabalhar em outra profissão 🙏
@gisellecorrea182010 ай бұрын
@@ynglid sim. mas no momento estou sem condições de pagar outro , ele cobra preço popular e estou precisando mesmo de terapia . Tem me ajudado bastante ,mas confesso que fiquei magoada com isso. Não precisa gostar de mim ou achar eu especial, mas também não precisa me comparar pra me diminuir .
@Williamsamoro9 ай бұрын
Não tive ajuda de ninguém na infância, infelizmente. Fui ignorado na escola, não pude me defender nem nada...
@Sabrinaqueiroz-w5m10 ай бұрын
Passei por tudo isso com uma mãe narcisista patológica. Críticas, comparações, desprezo, humilhações, e total falta de validação e acolhimento. Nem chorar eu podia, q ela me olhava com desprezo e não dava a mínima. Difamações, o q ocorre até hoje. Hoje sofro com ansiedade, procrastinação, medos, inseguranças, falta de confiança nos outros. Achar q não sou bem vinda.
@MaryBarx10 ай бұрын
Tenho ansiedade e sinto uma raiva que não sei de onde vem. Agora entendo.
@holoarcade6 ай бұрын
Também sou assim, tenho ansiedade crônica e muitas situações me disparam uma raiva, que juro, comecei a fazer aula de luta pra colocar pra fora de uma maneira saudável.
@Bete-u1f3 ай бұрын
Também lido com essa raiva, e me dei conta de que é rancor por ter sido tão invalidada por meus pais. Quando a gente ainda precisa lidar com eles, esse sentimento surge, como se a gente vivenciasse tudo aquilo que nos magoou na infância novamente. 😢
@lpf386810 ай бұрын
E a cultura de endeusamento aos pais só piora a situação pois as pessoas estão proibidas de criticar os pais. Em vez de tomarem os pais como modelo de como não fazer, propagam as mesmas práticas. Depois reclamam que a humanidade, o mundo está muito ruim. Cada pai e mãe tem parcela de culpa nisso, pois são eles que geraram as pessoas que constituem a sociedade. Se tivessem sido ótimos naquilo que propuseram quando decidiram conceber, a sociedade não estaria tão doente.
@dudahoffmann3229 ай бұрын
Verdade cada abuso psicólogico que a gente cresce catando os caquinhos e tentando ser diferente com os nossos filhos e assim vamos errando tbm porque tem mais dos nossos pais na gente do que tudo.
@nany88857 ай бұрын
Eu concordo com seu comentário, é responsabilidade deles sim , pois se eles tivessem sido compreensivos e amorosos , não teria tantos adultos e jovens ,depressivos e angustiados ,toda falta causa um sentimento e através disso vemos o caos que muitos de nós vivemos diariamente, ansiedade depressão os casos só aumentam , comentário de uma fóbica social😢
@crissilvaevangelismo885410 ай бұрын
Concordo. Criança não deveria ser exposta ao ambiente hostil das redes sociais.
@anapenareis485610 ай бұрын
Eu fui uma criança invalidada pela minha família,hoje tenho sequelas, não confio mais em ninguém, sempre espero o pior de todos por que foi isso que mostraram pra mim.
@gleciamaindron80589 ай бұрын
Eu tive os pais mais psicopatas dos mundo. Casal Nardoni da vida! Graças a Deus ainda estou viva!
@rgomai10 ай бұрын
O pior que uma mãe pode fazer com um filho é ficar comparando com outros e insistindo em um espírito de competição, no intuito de que a criança seja como o outro, por achar que ela é inferior. Isso é péssimo. Vivi um pouco isso.
@drcortman9 ай бұрын
Foi a primeira vez que eu ouvi falar sobre isso e me identifico MUITO. Meu pai me ensinava tudo errado só pra se divertir quando eu errar na frente dos outros. Eu não entendia a situação e ele jamais explicava mesmo após eu passar vergonha. Era super confuso e quando eu percebi, fiquei sem chão. Hoje tenho sérios problemas de relacionamento interpessoal, pois, apesar de lidar muito bem com pessoas e elas me atraem, pra mim é tudo um teatro e eu não sinto vínculo com ninguém, mesmo que gostem de mim. Quando lembro da minha infância, fico com pena daquela criança confusa e sem referências (eu).
@A_Heart_of_Stone8 ай бұрын
Nossa, que triste! Foi como uma traição pra vc 😞
@Jess-hl6ys10 ай бұрын
Minha família tem uma cultura de bullying MUITO forte mesmo. Primos e tios atacando quem eles acham mais fraco (ou fortes, nunca vou saber). E eu fui uma das mais atacadas, e pelo fato de eu ser adotada, isso caiu muito forte, o sentimento de exclusão é ABSURDO. Eu achei que pudesse confiar nas pessoas, mas eu sofro mto... engole o choro, isso é drama. Já invalidaram minhas crenças... é um sentimento horrível até hoje.
@miza470910 ай бұрын
Olha dentro do olho deles e mande eles no olho do cu. Nenhum canalha resiste ao ataque de quem está disposto a lutar. Os canalhas são covardes e vão recuar todas as vezes. Na hora do café, mete o café no meio da cara! Adota a técnica de bateu levou.
@lcfgv80329 ай бұрын
Deve ser inveja 😢
@ArrepioReact8 ай бұрын
Que tristeza. Ouvi uma vez, acho que foi do Karnal, que as maiores mazelas e traumas são gerados no seio familiar. Isso é muito sério porque é onde deveria ser o lugar de proteção, amor e comunicação.
@miza47098 ай бұрын
Vaza fora dessa turma! Foi o que fiz. Minha saúde física e mental mudou completamente, depois que tomei essa decisão.
@iaraayres843110 ай бұрын
Meu pai certa vez quando tinha 9 anos, ele era narcisista, disse que entre o irmão dele e eu preferia o irmão dele. Que se eu quisesse saísse de casa. Sofri muito com meu pai. Resultado: Fui uma mendiga emocional por muitos anos com o sexo masculino. Só com a chegada da maturidade completa isso passou
@mauramariano8110 ай бұрын
Mendigo emocional, um termo forte mas que define muito bem
@conversacompaulasantos288910 ай бұрын
Desculpa, mas seu pai foi ou é muito imaturo, podia ter conquistado tua amizade de filha. Mas, quem perdeu foi ele, ele perdeu a GRANDE oportunidade de ser amado por uma filha. Você é amada por DEUS. Receba o meu abraço fraterno. 🤗🤗 ❤❤❤
@iaraayres843110 ай бұрын
@@conversacompaulasantos2889 muito obrigada. O contexto da história que ele tinha total admiração por esse irmão É um dia mamãe comentou comigo que com tanta casa no Rio de Janeiro pra ele ficar tinha que ficar na nossa sala e quarto Eu fui repetir pra ele e essa foi a resposta. Nunca me esqueci. Ele já faleceu após muito sofrimento de Alzheimer e vê como a vida é, esse irmão se afastou completamente com a doença. Eu e minha mãe que estávamos ali
@conversacompaulasantos288910 ай бұрын
@@iaraayres8431 Entendi.. Que onde ele estiver, ele receba luz e a certeza do seu amor .. ❤️
@JRPage0710 ай бұрын
A maioria das mulheres brasileiras é mendiga emocional, principalmente de macho e dos filhos, são pobres de amor próprio, daí vem a expressão "mal amada", e tbm a obsessão por casar e ter filhos (pra suprir carências)
@Carvalho_lsmai10 ай бұрын
Há muita gente cega em relação aos pais 🤡
@gracielabravo670710 ай бұрын
Demais, ainda colocaram me todos os medos possíveis e impossíveis. Eu cresci acreditando que não sabia fazer nada e que não tinha muita capacidade pra desenvolver.
@lucianaluciana80010 ай бұрын
Detesto ver adultos imitando a criança chorando... Ai fica imitando e falando que nao tem nenhuma lágrima. Vontade de correr de perto
@thayze394510 ай бұрын
Fui invalidada na infância por vários adultos infantis e maldosos.
@mulherdemais55110 ай бұрын
Eu além de ter um pai narcisista que me invalidada, tinha que lidar com a família da minha mãe que me invalidava de todas as formas possíveis e ainda sofri abuso de um irmão dela aos treze anos. Hoje tenho 31 anos, concluí uma faculdade aos 25 anos, o diploma só serve de enfeite, desempregada, nunca tive um relacionamento relevante, nunca tive amizades e me vejo sem perspectiva de nada, mesmo fazendo terapia há anos. O estrago foi grande.
@biaLimmaB2 ай бұрын
Tenho mãe narcisista, infantil e cruel define bem os narcisistas. Antes de descobrir o narcisismo cheguei a cogitar que ela era doida, mentia, fingia, jogava as pessoas contra mim sem motivo algum, quando confrontava as atitudes dela era a mesma coisa que conversar com uma criança pirracenta, só que uma senhora, quando eu nasci ela já tinha 35 anos, mas o comportamento nunca foi condizente, hj que ela tem 76 esta até pior, dissimulada e maldosa mente sem vergonha alguma.
@ayoryal93989 ай бұрын
Nada material me faltou, mas fui muito ignorado. Ninguém queria me ouvir. Resultado... Destruição da minha auto estima. Insegurança generalizada.
@SimoneProf10 ай бұрын
Me dói muito até tocar no assunto. Assistindo o vídeo aos poucos...😔
@Nicolau2910 ай бұрын
O sentimento meu é o mesmo, Simone, saiba que vc não está sozinha ... Vejo o vídeo e a vontade é de sentar no meio-fio e chorar 😢 ... O estrago em mim foi enorme 💔 ... Envio daqui minha solidariedade para ti em 100% ... Tamos juntos neste barco ⛵💙 .
@suelioliveiraconsegui794610 ай бұрын
Alem de eu ser negada , ignorada , inválidada na infância e muito triste,da um prejuízo grande na fase adulta,mas o que doi mais mesmo e quando fui abusada na infância, ainda por um vizinho idoso, muito idoso.Os traumas ficam para sempre,pois fui enganada era pequena 8 aninhos, não sabia me defender e se eu contasse aos meus pais, seria perigoso ate meu pai me matar , enfim deixei pra la.E meus pais me e deixavam sozinha com um monte de crianças ainda menores ,pra mim olhar.los , levar e buscar na creche.E meus pais me cobrava muito, igual cobrava de um adulto,me explorava demais no serviço e principalmente meu pai me batia tanto que quase me matava eu vivia fugindo de casa ,pra não ser morta por ele ,fica va ate dias na rua correndo deles , pois me maltratava demais.So peco a Deus pra tirar essa ferida da minha alma, pois eu sofro ate hoje.Hoje estou casada , tenho duas crianças e procuro da uma vida melhor pra elas , tenho um casal , hoje estou com quarenta anos.Amo meus pais,mais sinto que eles me devem muito,culpo eles muito,pela minha infância horrível que eu tive.A minha mae tem depressão e não gosta de nada ,se eu falar muito no assunto do passado ela chora ,e o meu pai também não gosta,os dois são narcisistas infelizmente.Eu tento me anestesiar emocionalmente e seguir minha vida.
@elisacorsini-cf4pi10 ай бұрын
Minha querida ,esquece o passado e aproveita a vida agora. Lembra das pessoas q te fizeram mal,como um saco de lixo q tu Poe na rua e o caminhao leva embora.
@Fissit10 ай бұрын
Asilo com visitas é cuidado pela lei. Narcisistas lembram muito bem o que fizeram. Não há lei que te obrigue a conviver com ninguém. Procura um bom advogado e larga seus pais de mão. Eles fizeram as escolhas da vida deles e isso é problema deles, nunca foi seu.
@rosandm163810 ай бұрын
@@elisacorsini-cf4pinão tem como " esquecer " . Você está invalidando a dor dela . Ela precisa fazer terapia e processar a dor .
@rosandm163810 ай бұрын
@@Fissitexatamente. Cada um colhe o que planta . As pessoas ficam romantizando pai e mãe. Muitos pais são ruins e gente ruim também envelhece.
@marianabaptista250410 ай бұрын
Sinto muito pela sua dor. Procure ajuda profissional.
@mariarejannefirminodesousa656610 ай бұрын
Nos crescemos, se tornamos às vezes adultos inseguros, com pouca autoestima. E .muitas vezes nem sabemos o motivo. A maioria das vezes porque fomos abandonados, não assistimos por quem deveria ter feito isso. Ouvir coisas pesadas na minha adolescência, e ainda escuta agora depois de adulta. E continuo engolido porque não dar para mudar as pessoas. Tem pessoas que não tem noção do que fazem, ou dizem para as pessoas
@emanuellenadymateixeira78189 ай бұрын
Eu me afasto! Se nem ao menos se esforça eu me afasto!
@fernandalopez17933 ай бұрын
Tive um pai alcolatra e pedófilo, onde fui abusada sex4alm3nte aos 5 anos. Alem de ser abusad4 , apanhava e aos 8 anos fui abusad4 pelo meu avó. Hoje tenho 42 anos, tenho depressão profunda e vivo um dia de cada vez, faço tratamento médico e peço todos os dias Força pra Deus, pra não tirar minha vida.
@suzelmarillac613110 ай бұрын
Sou grata por não ter ficado alejada de tanto apanhar.
@Nicolau2910 ай бұрын
Puxa vida, seu relato me toca profundamente 💔😮 ... Mando daqui minha solidariedade a ti em 100% ... Desejo toda a sorte do mundo, de agora em diante 🌎💙 .
@heilkaah9 ай бұрын
Digo o mesmo. Foram muitas porradas e xingamentos
@Nicolau299 ай бұрын
@@heilkaah ... puxa vida 💔😖 ... enviando boas vibrações para ti agora ... 🙋🏾♂️💙⛵
@suelivernerrodrigues11268 ай бұрын
Que o Senhor Jesus esteja cuidando de ti e todas as crianças que infelizmente sofre com pessoas desequilibradas .
@mds370810 ай бұрын
🎉tive uma infância cm violências em tds aspectos. Fiz uma faxina a esse respeito p viver melhor
@nilcealmeida265010 ай бұрын
Como vc fez isso?
@nany88857 ай бұрын
Como fez?
@carlotafiario469110 ай бұрын
Tive uma infância maravilhosa, repleta de amor e cuidado. Ao perder meus pais na adolescência, sofri demais,com tutores.
@sibora46110 ай бұрын
Sinto mto
@deborateixeira65910 ай бұрын
Saiba que o Pai, dos Pais não te permite se sentir órfã. Ele cuida de você a cada segundo. A cada segundo ele te ama.
@andt.928 ай бұрын
Quando eu me machucava quando criança e churava com minha mãe ela tirava sarro dizendo "cuidado, vai sair as tripas". Sempre fui muito ansiosa (hj entendo que devido ao ambiente que vivia de instabilidade financeira e emocional dos adultos) e quando falava minhas preocupações pra minha mãe ela dizia que era bobagem, que eu me preocupava por besteira e que ia envelhecer cedo... Com isso fui aprendendo a lidar com meus sentimentos sozinha e hj me isolo quando passo por baixas emocionais e lido com ansiedade e dificuldade em me relacionar emocionalmente com outros.
@A_Heart_of_Stone8 ай бұрын
Sou igualzinha. Filha do meio, esquecida, dores ignoradas.
@carolinavelluto10 ай бұрын
Infelizmente eu vejo que esse mundo não só não é feito para crianças como também odeia crianças. Tratam sempre elas como criaturas inferiores ou meros objetos .
@JRPage0710 ай бұрын
É por isso que eu não critico quem não quer ter filhos
@tatalu200810 ай бұрын
Sim. Vejo muito isso nas escolas também.
@rodolfomonteiro811510 ай бұрын
Isso desde que este mundo é mundo. Em gerações passadas, em futuras gerações, a história é sempre a mesma. Nossos pequenos sempre sofrendo com a imaturidade e invalidação dos pceudos adultos.
@rodolfomonteiro811510 ай бұрын
@@JRPage07eu também não. Aliás, já passou da hora da sociedade compreender que filho não é tudo.
@MarcoPolo-xu9te10 ай бұрын
Lembrei de uma situação da minha adolescência. Eu tinha uns 14 anos e meu pai não me deixava fazer nada, dizia que eu era desastrado e aquela coisa toda. Um dia chegou uma conhecida nossa, e trouxe o filho, um guri de uns 8 anos. Ele foi pegar alguma coisa pesada no chão, e eu pensei: vou ajudar o guri antes que dê merda. Quando eu disse que eu ia ajudar, meu pai disse: não, deixa ele aprender. Eu não podia, mas os outros podiam. O importante desse vídeo é ver como eu faço isso com as pessoas ao meu redor: com umas eu acolho e ajudo a esclarecer e como fazer certo, com outras eu sou bem ditatorial. Levei anos pra identificar isso, e esse vídeo é bem certeiro. A gente acha que o sintoma não existe até alguém questionar como as coisas eram lá atrás. Muito obrigado.
@AFadriana202410 ай бұрын
Cresci no mundo tóxico...hoje, aos 51 anos q estou tentando organizar minha vida pq faz pouco tempo q descobri estes problemas...
@aurenigomeslorena547410 ай бұрын
Percebo que fui muito invalidada na infância, no entanto investir em autoconhecimento e espiritualidade esta me ajudando a superar. Obrigada pelo conteúdo! 😍
@rachelhb257810 ай бұрын
Na minha casa não tinha gritaria, nem brigas, porém tinha pais controladores, cresci não sabendo o que eu queria, nem quem eu era, por que eu ouvia muito que criança não tinha querer, que eu tinha que ficar quieta, calada, não podia questionar um adulto, tinha obedecer, quando era repreendida não podia falar, responder, argumentar. Quando estava chorando, era dito para engolir o choro, alguém fazia algo contra mim, e era dito para deixar pra lá, pq não tinha importância. Hoje vejo, que sempre fui obrigada ignorar o que eu estava sentindo. Agora, depois de adulta não sei reagir diante de uma discussão, não sei me defender se alguém me acusa de algo de que não fiz. Como a infância que eu achava tranquila, não foi tanto assim.
@valeriarn646110 ай бұрын
"Criança não tem querer" ouvi muito isso lá em casa. Seu relato se parece muito com o panorama na casa em que eu cresci. "Infância tranquila" comigo foi assim também. Meus pais não interferiam na minha vida, depois que caiu a ficha de que eles, na verdade, eram meio indiferentes a mim.
@helenadogliadeoliveira270310 ай бұрын
Eu escutei muito esse "criança não tem querer", tive uma infância difícil também com muitos traumas que foram levados para terapia 😢
@manuelcosta66468 ай бұрын
Também não sei me defender
@Bete-u1f3 ай бұрын
Depois de um abuso, comecei a ter crises de pânico e depressão aos 8 anos. Me lembro de passar dias inteiros dentro do meu quarto imersa em tristeza e pavor, e meus pais simplesmente ignorarem. Cresci ouvindo que eu era “problemática”, “dramática”, “não aguento mais você”…o estrago emocional que isso me causou, não tem nem como mensurar. Não bastasse as consequências do abuso que sofri, também lido com as sequelas da invalidação emocional até hoje. Fiz terapia durante muitos anos, mas ainda sigo com as mesmas questões, a diferença é que identifico as emoções e reconheço as origens.
@BrunaSilva-zr9zu10 ай бұрын
Fui invalidada na infância, não tenho autoestima, não tenho amor próprio, não sou uma mulher segura e autoconfiante. Me sinto lixo, sou desesperada por amor alheio, não consigo resolver minha vida, não me ensinaram a ser forte.
@laps2910 ай бұрын
Esses foram os primeiros capítulos, Bruna... Agora, consciente disso, pegue as rédeas da sua vida e mude sua história. Respeito a si mesma, perdão a si mesma, boa vontade consigo mesma pra escrever seus novos capítulos e dar um bom desfecho para sua história! 🙏🏼🌹
@JRPage0710 ай бұрын
Amor alheio só existe enquanto vc diz amém pra tudo, aceita tudo, concorda com tudo.
@TrindadeTrindade-c9n9 ай бұрын
Nunca tive problemas ,quanto minha infância, fui uma criança abençoada, com amor carinho de todos e sempre muito bem zelada e amada, sempre tive os melhores brinquedos, melhores roupas e muito amor , tive a melhor infância brinquei de bonecas , brinquei as brincadeiras de infância que existiam na rua , isso pra mim é maravilhoso...sou a grata a Deus por isso . Cresci vendo meu pai tendo grande zelo pela minha mãe , e com muito cuidado com ela , isso é gratificante. Minha mãe estava sempre pronta a defender -me .
@rosanavarzella12458 ай бұрын
Bom p vc, seu comentário aqui é desnecessário, aqui é p quem sofreu e sofre as sequelas
@marcelovasconcelos33756 ай бұрын
Qual a finalidade deste comentário?
@vvvvvvvvvvvvvvvv8225 ай бұрын
@@rosanavarzella1245não é desnecessário o comentário dela, pois se faz jus que nem todos os Pais, Mães são iguais. Muitas pessoas inclusive generalizam a educação dada por diversas gerações!!O comentário dela expõe que nem todos são iguais, que existem muitos Pais amorosos e zelosos com seus filhos também!!
@andressasousa50404 ай бұрын
Que bom, queria que a maioria das famílias fossem assim, mas infelizmente maioria dos pais não estão preparados para terem filhos. E quem sofrem são as crianças.
@resendeestruturas60313 ай бұрын
Super proteção também é ruim pode ver que em alguns setores da sua vida vc tem dificuldade e que o ser humano é uma máquina que depende de ajuste constante e regulagem levando em consideração de que quando éramos crianças tudo é mágico
@viviannemoreira61628 ай бұрын
Crianças crescem e apredem a se validarem. Os pais passam e ficamos... Parar no tempo é inútil.
@vivi948399 ай бұрын
Fui abusada por estranhos e pessoas da familia NÃO podia contar com o apoio de ngm ao contrario apanhava muito do meu pai e sentia q minha mae nunca quis me ter pq meu pai n qria filha mulher fui abusada pelo meu pai mae professora em fim foi difícil. Porem a vida sempre continua hj em dia sempre policio pra n agir da mesma forma com meus dois filhos q sao tudo p mim tenho um esposo q me ama e é um otimo pai graças a Deus 🙏
@juliaviana46410 ай бұрын
É exatamente assim que me sinto. Hoje, na minha fase adulta, estou tentando recomeçar. Sozinha e dando um passo de cada vez.
@canal.bons.saberes10 ай бұрын
Conheço várias pessoas filhas de mães ou pais egoístas, narcisistas, exploradores , que acabaram se casando com gente igualmente egoísta e exploradora. É o padrão que eles receberam ☹️
@mariadelourdesvieira97806 ай бұрын
Coitada da criança que é criada por pai/pais narcisistas 😢😢😢😢
@Dsilva-210 ай бұрын
Invalidado, não. Descobri que na verdade nem percebiam que eu existia. Tenho um recorte da adolescência para trás, um "apagão" na memória. 😊
@Debora.l10 ай бұрын
Caraca! Eu tambem tenho um apagao, pouquissima memoria da infancia e adolescencia. Sempre achei estranho
@fribiesdi5 ай бұрын
Três. Não é um apagão, mas uma confusão sobre a sequência dos eventos.
@cammonica13 күн бұрын
O sentimento de não ser nem considerado, quem dirá invalidado. Seria até um "privilégio" ser invalidado.
@dinhagoncalves722610 ай бұрын
Entre outras coisas que passei a invalidação veio por parte de pai e mãe e tenho consequências até hj. Quando me tornei adulta a percepção que as pessoas tinha de mim não era condizente com a imagem que eu mesma tinha de mim, eu sempre fiquei perdida com isso, pra família sempre fui uma incapaz, para pessoas que convivi em cursos e trabalho e até mesmo as professoras de meus filhos eu era uma pessoa rica em atributos positivos e personalidade muito atraente, não vou estender o comentário mas fora de minha família que comecei a me conhecer
@Jessi-m1w10 ай бұрын
Sim, sim! Exatamente.
@VitoFavareira10 ай бұрын
Quando eu era criança, meus pais ficavam bravos comigo quando eu demonstrava curiosidade e perguntava sobre assuntos. Eles sempre davam entender que eu já deveria saber daquilo, o que quer que fosse, e eu acabei crescendo sem fazer perguntas em sala de aula por medo de retaliação dos professores. Era comum eles também se incomodarem quando eu chorava, então muito novo eu passei a cuidar sozinho de meus machucados e me retirar para chorar no meu quarto, pra não incomodar. Até hoje é muito dificil para mim falar do que sinto e admitir que não sei de tudo, chorar na frente dos outros me dá um certo desespero e mesmo estudar e perceber que tem muito qur ainda não sei me dá ansiedade. Mas vamos trabalhando, porque é pela gente que a gente muda, não? Vamo se cuidar, galera. Terapia, bom demais
@Daniela2009ist10 ай бұрын
A parte de negar a realidade, se mostrou na fase adulta, quando sentei e conversei sobre o porque a odiava tanto na infância e adolescência. Ela me disse que achava que eu não lembraria de certas coisas ou que ainda não entendia. Só que eu lembro de muitas coisas. Inclusive, uma delas, a vez rm que ela empunhou uma arma na minha cabeça, ela disse que não se lembrava disso. Eu achava que tinha perdoado, mas a verdade é que ainda guardo profundo ressentimento. Todas as coisas que aconteceram tiveram um impacto muito forte na pessoa que fui e que sou hoje. Tenho dificuldade de confiar nas pessoas, criar vínculos, sentimento de não pertencimento. Não a amo como mãe, sequer consigo dizer eu te amo. Ela disse uma vez que não daria a vida dela por mim. Isso foi uma.das coisas que me marcou também. Ela era muito cruel não só com atitudes, mas com palavras. Tinha um certo prazer em desmerecer meus sentimentos, minha fala e até quando raramente eu era carinhosa, ela repelia. Acabei me tornando fria e tendo dificuldade de demonstrar sentimentos e afeto.
@lanezedezede587710 ай бұрын
Meus sentimentos. Vc não é responsável por essa pessoa. Se afaste e seja feliz com vc mesma. Pessoas só mudam quando querem. Bjss
@elianepulini764510 ай бұрын
A típica mãe NARCISISTA é eu sei bem o que é isso. Hj moro sozinha e tenho dificuldades em me relacionar afetivamente tanto com parceiros como amigas
@Nicolau2910 ай бұрын
Minha estória é muito parecida 💔 ... Cortei contato já há vários anos, não tive mais opção, o estrago feito em mim foi enorme 🤕 ... Minha solidariedade total a vc ... Tamos juntos neste barco ⛵💙.
@CV-zu7sf5 ай бұрын
Ainda hoje, 35 anos, vivo devastado, e só percebi porque outras pessoas me apontaram o que poderia ser. Os adultos erram ao tratar crianças como animais, e não como outras pessoas.
@joseanydias705510 ай бұрын
Quando uma criança judia não consegue “acompanhar” o ritmo da escola, os pais dizem a ela que a escola não não compreendeu sua genialidade e colocam a criança em uma escola menor, para que essa criança se sinta bem e pertencente. O resultado é o país com mais prêmios Nobel, com mais inventividade em startups e cidadãos que mais prosperam ao redor do mundo.
@lanezedezede587710 ай бұрын
Não consigo descobrir onde foi minha invalidação. Sou cabeleireira e não consigo fluir e ser bem sucedida. Ontem e hoje fui pra blocos vender água e vendi ontem duas e hoje nenhuma. Pareço invisível 😢😢😢 Entrei em uma prestação da minha casa com 53 anos e tenho 54 agora e todos os dias o medo me aflora de não conseguir pagar. Vejo as pessoas fazendo vídeos idiotas ou até interessantes e viralizam. Eu não quero viralizar mas, quero ser vista.
@lorenaneves126910 ай бұрын
Seja você, conte seu dia a dia. Isso engaja. Boa sorte.
@nails_n_nature10 ай бұрын
Faz lives, mesmo que seja pra mostrar a rua, as pessoas gostam
@antonioedilson465810 ай бұрын
O pior é que depois que acontece isso na vida, para nos livrar desses poblemas é melhor tornarmos um psicologo(a) do que contratar um(a) a vida inteira, e mesmo assim ainda é paliativo. E gastamos uma fortuna.
@DanielFerreira-fi2pj10 ай бұрын
Minha opinião sobre ser um psicólogo para nos livrar de traumas. Sempre trabalhei com pessoas. Fui buscando formações na área. Comecei a me enxergar mais profundamente. Há tantas coisas em nós que todo o conhecimento adquirido não anula a necessidade da ajuda do outro.
@julianalima337910 ай бұрын
14:59 @@DanielFerreira-fi2pj
@liviafratezi10 ай бұрын
Precisamos de outro profissional pra ser espelho do nosso inconsciente, sendo um músculo o treino é longo e pesado, anos de terapia, ... Mas é o começo da liberdade.
@iararizzi513110 ай бұрын
Vejo-me com muitos dos sintomas da invalidação na infância.😢
@ewertonspencer50710 ай бұрын
Sempre questionei o modo que meus pais me tratavam, em vista dos filhos dos vizinhos. Minha mãe narcisista usava das doutrinas dos Testemunhas de Jeová pra me colocar medo; sempre tive dificuldade para me relacionar. Já meu pai era ausente levava vida dupla; por não assumír a homossexualidade dele descontada a raiva dele em cima de mim. Aos 18 anos descobri que tenho deficiência visual; não parei minha vida por conta disso me esforcei ao máximo pra obter autonomia e não depender deles. Os anos foram se passando; meu país usando como saco de pancada quando veio a pandemia eu optei por sair de casa. Minha mãe é acumuladora compulsiva há 27 anos; eu fui programado a confundir com a Truculência; Controle Coercitivo eram amor e educação isso não tem nada a haver; desenvolvi as síndromes do impostor; Salvador por tentar ajudar meus pais disfuncionais. E após viver um relacionamento abusivo que tenho um filho em comum; descobri que convivi com Pais narcisistas
@fernandasouza91202 ай бұрын
Sempre fui inteligente e amava ler, e eu fui tão invalidada por isso, lembro que amava mostrar as coisas que aprendia na escola e queria mostrar tudo o que aprendia, e minha mãe tinha ódio disso, eu fui zombada tantas vezes, tiravam sarro de mim, lembro que me apelidaram de "prafrentinho" porque eu mesmo com 6,7 anos era muito antenada, era taxada por sem educação, exibida e quantas vezes ouvi coisas cruéis por ser o que eu era, prwcisava ler escondido, atrás das portas ou em cima de árvores, isso causou um estrago tão grande em mim, fui xacota da minha mãe e ela passou para os vizinhos que também zombavam de mim...
@caroljardim767710 ай бұрын
Muitooo, muitooo bom!!! Mas eu fico muito chateada e esse assunto mexe demais comigo. Pois fui professora no fundamental I por bastante tempo. E na época eu não fazia terapia e estava cheia de problemas que já vinham da minha infância. Sendo assim, eu também não validava meus alunos, não os ouvia, neglicenciava.. e saber e lembrar disso tudo hj em dia, me deixa muito triste. Pois reproduzi com eles o que acontecia comigo quando eu era a criança. Sei que preciso me perdoar e seguir em frente. Estou no caminho. Melhorei demais e jamaaaaiissss deixarei uma criança ou adolescente sofrer perto de mim. Pelo contrário. Hj eu os ajudo na escola. Dou o meu melhor e paro tudo para ouví-los. Mas, sim, ainda fico triste e preocupada com o que já fiz e com algum mal ou trauma que já possa ter causado em algum ex aluno. 😢😢😢... Importante é que agoro sigo bem e procuro fazer o bem. A mim e a eles!! ❤❤❤❤
@aprendizdavida54428 ай бұрын
Que bom. Se perdoar é tão importante para seguir em frente, de maneira leve, feliz e justa!
@alinels831810 ай бұрын
comecei a fazer terapia por que minha chefe percebeu que eu tinha esse sentimento de invalidação e isso estava me prejudicando. Descobri que veio desde criança, me impactou, doeu mais hoje estou melhor e entendo a importância de não fazer isso com os outros.
@claudiasaraiva566510 ай бұрын
Boa tarde,tive uma infância muito difícil,meus pais se separaram e eu e meus irmãos fomos separados, humilhados por parentes,traumas que marcam
@mariaaparecidadasilvacarlo34310 ай бұрын
A minha vida toda fui invalidade , nunca me ouviram , nossa como você fala como você nos conhece, minha infância foi horrível eu , tenho medo de tudo , me sinto inferior a qualquer pessoa, minha mãe sempre falava que os meus irmãos os homens eram melhores do que nós meninas, sempre me abandonou emocionalmente, e hoje quando me fazem algo já me sinto abandonada, tudo que você falou nesse vídeo sou Eu ...
@andrefelipe44366 ай бұрын
Eu me sinto invalidado pelos meus pais e por minha família até hoje aos meus 27 anos. E não consigo me senti seguro e encontrar valor em mim. Eu sempre me sinto mal porque não tenho validação dos meus pais. A vida toda sempre fui muito críticado e exigido pelo perfeccionismo e insensibilidade dos meus pais.
@myrian0110 ай бұрын
A humanidade está podre moralmente.
@carmenluis273410 ай бұрын
Tive uma infância muito difícil. Ouvi de pessoas muito próximas palavras destrutivas😢😢 e continuou até á vida adulta😢😢 foi difícil dar valor a mim mesma. Aprendi a me afastar de quem me ridiculariza
@WilmaPereira-z5f5 ай бұрын
Ouvi muito palavras destrutivas
@marievasolar9 ай бұрын
Pior que nao sao somente os pais que invalidam, hoje como pedagoga vejo muito abuso, a ponto de desanimar da profissão. Sao gritos, "dar gelo", apelidar... Horrivel
@anamioti9 ай бұрын
Que vídeo necessário, e quantos comentários importantes. Utilidade pública. 23 minutos sem cortes, 1 take, de uma pessoa profissional da área falando do que ela sabe. Que raridade na internet de hoje em dia! Parabéns pelo canal ❤
@canalprof910 ай бұрын
assistindo esse video percebi o quanto fui violentado, minha mae sempre invalidou oq eu sentia pq ela sofreu mt na infancia pq foi pobre e tals e por isso eu meio q n tinha voz, entao tudo oque eu achava sobre algo ela perguntava " quem te falou isso" como se eu n tivesse capacidade para pensar, na infancia eu sofria mt bullying na igreja mas era mt msm e ela n fazia nada nem as pessoas da igreja fizeram, na adolescencia ela vivia me comparando com outras pessoas, eu sofria de diversas inseguranças e ela achava q era palhaçada, quando eu contava meus sonhos para ela sempre fazia desfeita ou me colocava medo, e eu vivi num ciclo de querer aprovacao dela pq na rua eu tinha q fingir q ela era uma mae santa por sermos da igreja, cara tem tanta coisa que só hj com 22 anos depois de ter me afundado em muita droga que eu tenho percebido o pq eu senti oq senti, fiz oq fiz, e agora tenho tentado confiar mais em mim e me acolher para conquistar meus sonhos, sempre vivi na balança dos sentimentos entre ódio e abaixar a cabeca pq eu achava q aquilo era amor, hoje minha meta é sair de casa o mais rapido possivel pq essa mulher é mt doentia.
@crisjvc10 ай бұрын
Sinto muito.
@marlenecavalcanti985810 ай бұрын
Saia mesmo. Saí com 15 anos de casa. Fugi.😂😂😂 Dos maus tratos da minha mãe e irmãos que ela autorizava nos agredir. Eu tinha muito medo deles. Sozinha na baia do mundo, arranjei trabalho de babá, doméstica, onde dormia na casa. Sempre fui estudiosa, segui com os estudos, formei na Universidade pública, fiz concurso público, trabalhei bastante, hoje tô aposentada. Meus pais morreram. Nesse curso, me casei 2 vezes, Tive filhos e agregados. Tenho netos. Muito legal isso. Ocorreram muitas coisas nessa vida. Boas, otimas, ruins e péssimas Afinal são 60 anos, não 60 dias né? Oxii! No balanço geral, tô bem. Tô viva! Perdoei tudo e todos, inclusive eu mesma. Fiz o que consegui para ajudar a família. E ainda sigo tentando compartilhar o que posso. Muitas lições e castigos. Alguns arrependimentos. Só nunca aceitei ficar presa em coisas ruins que aconteceram. Tento entender. E vazo quando não dá para mim. Tem muitas histórias. Ohhh se tem. Mas para superar, a base de tudo é a GRATIDÃO. Por pior que seja a situação. O que me sustentou foi a GRATIDÃO A DEUS, por essa oportunidade chamada vida. Experiência incrível. Abraço a todos.
@canalprof910 ай бұрын
@@marlenecavalcanti9858 caramba q história
@rosenildaabertina71829 ай бұрын
Saia mesmo meu jovem mas se prepare pois deves saber que as pessoas de fora são ainda piores.Experiência própria de quem há cinquenta anos atras fêz isso e pior sendo mulher.Enfim sobreviví e o que me alivia é nunca ter usado de maldade com ninguem.
@karolinedias629610 ай бұрын
Não aceito "sugestões" de como eu deveria viver a minha vida porque ninguém sabe o que vivi. Ver do lado de fora é fácil!😮😮😮😮
@teresaczubinski870510 ай бұрын
perfeito. exatamente. so agente sabe o sapatos que calçamos.
@andressasousa50404 ай бұрын
Tá certíssima, tbm sou assim..
@karolinedias62964 ай бұрын
@@andressasousa5040 de tanto aceitar essas sugestões que passei anos deitada em cima de uma cama...
@indaleciaaparecidapaimdeso64210 ай бұрын
Minha filha chovara porque não queria tomar banho depois chorava pra sair do banho, chorava pra dormir e pra levantar, chorava pra por a roupa e pra tirar a roupa, chorava pra comer todas as vezes almoço e jantar. Desde bem bebê até uns 5 anos. Quando sentia calor chorava e quando sentia frio. Eu ficava muito estressada
@samarateixeira507310 ай бұрын
Minha mãe tbm! Ela disse que eu só parei de ser chorona aos 5 anos quando minha irmã nasceu. Fico me perguntando até hoje o motivo de tanto choro!
@alinecardoso966810 ай бұрын
Eu fui diagnosticada com baixa autoestima, não sei se fui invalidada quando era criança, não me lembro, mas a minha irmã é bem crítica comigo, ela fica rindo de alguma coisa ligada a minha aparência e fala que eu não aceito brincadeiras, isso está me irritando tanto, eu já falei para ela que eu não acho engraçado tirar sarro dos outros, ela falou para mim que é para ela é uma brincadeira, só que ela só faz isso comigo, eu nunca fiz nenhum mal para ela, não faço o mesmo, por dentro eu estou sempre perdoando ela, mas é cansativo conviver com alguém que nos trata assim.
@nails_n_nature10 ай бұрын
Olá, se você já conversou com ela à respeito mas ela continua então talvez seja melhor você conviver menos com ela mas se não for possível se afastar então você tem que ser mais enérgica na sua forma de falar, talvez ela te veja como uma pessoa fraca e perdedora por isso te critica.
@JRPage0710 ай бұрын
Eu no seu lugar daria um tapa a cada "brincadeira" dessa que de brincadeira não tem nada, para de ser boazinha
@rodolfomonteiro811519 күн бұрын
Eu tenho um santo remédio pra quem gosta de fazer brincadeira idiota. Um senhor tapa bem no meio da cara! A plataforma certamente irá banir meu comentário, mas já falei. Tô leve!
@nilda416010 ай бұрын
Boa tarde, dra Marisa. A vida toda fui cobrada como se foose uma adulta em virtude da doença mental do meu falecido pai. Eu e minha mãe somos sobreviventes de anos de vivência desregulada, ansiosa e afins. Fui muito por vezes ignoradas e ricularizadas por adultos dentro e fora da família que me causarm mais mal do que bem. Enfim, atualmente fazemos terapia com uma psicóloga eu e minha mãe; inclusive com uso de medicamentos prescritos pelo psiquiatra. Nosso relacionamento está bem melhor. Mas tenho dificuldade de manter amizades por muito tempo. Hoje, vejo que as pessoas se aproveitam da boa vontade do outro ser humano. Acabei de levar uma rasteira de uma amiga mas fruto podre cai do pé e mostra-se. Ainda bem que eu enxerguei a tempo. Lutei por muito anos por manter a minha indepêndencia e autonomia. Não sou dependente afetivamente das pessoas e de objetos materiais. Obrigada pelas suas Lives. Têm sido muito importante para mim emocionalmente e no relacionamento com a minha mãe e com as outras pessoas.
@AparecidaRussoCunhaPiuzana9 ай бұрын
Todos nós passamos por dificuldades emocionais, financeiras e espirituais. Nossa família estava no contexto. Cada um desempenhou seu papel da maneira que conseguia. Hoje, o destino está em minhas mãos. Posso escolher ser responsável ou uma eterna vítima. De qualquer forma, tento fazer o melhor com o que fizeram comigo.
@amandinhagamesyt5400Ай бұрын
Eu me indispus com professor e coordenador para defender a minha filha, a defendi como uma advogada citando os sentimentos dela em relação ao ocorrido, e isso a ajudou a ter mais confiança, e saber que pode contar comigo.
@LucasGomes-lp8qm9 ай бұрын
Lembro de uma vez que meu pai disse que chorar era coisa de mulher, internalizei que demonstrar emoções era uma fraqueza, de uma forma tão forte… as vezes uma simples frase pode mudar a vida do seu filho. Depois daquilo nunca mais me abri com ninguém, depois ele próprio reclamava que não me abria com ele.
@luciom19749 ай бұрын
Passei por tudo isso e mais um pouco. Me tornei uma pessoa tímida sem objetivos ou perspectivas na vida, super antisocial e ainda guardo rancor de muita gente. Tendo esta visão eu passo cada dia tentando melhorar como pessoa e trato minhas filhas com todo amor e carinho e respeito que me faltaram. É tudo muito difícil as vezes.
@marcelofg111910 ай бұрын
Eu já estive em muitas situações de invalidação na infância e o que vem sempre a cabeça, é que eu nunca fui o nº1 da classe mas sempre entre os 3 desde a primária. Vivia perto da escola e quando vinha com aquele 10 na prova e um parabéns do professor , as vezes vinha com ela na mão, doido pra mostrar em casa e a resposta era sempre um " fez nada mais que a obrigação". E também era para me nivelar com meus irmãos que sempre foram mal na escola, meus pais eram chamados na escola, recebiam recados do caderno para serem assinados. Enfim ,tantas outras invalidações e hoje aos 56 anos ,venho descobrir oficialmente que eu cresci numa família que me foi muito tóxica, principalmente durante e pós puberdade,que não cabe aqui.
@Halleishi10 ай бұрын
Minha infância foi o puro suco de superproteção, de ambos os lados. Resultado: tenho ódio e nojo de toda e qualquer forma de proteção direcionada a mim. Não aceito, detesto. Minha liberdade acima de tudo.
@monalizastecki9 ай бұрын
a fala sobre criança olhar os pais como o arauto da verdade realmente procede. Tive esse despertar sobre minha mãe. Hoje falo abertamente pra ela quando está tendo atitude narcisista, ela entra no monólogo de que falta respeito, amor, que ninguém se importa com ela, e eu argumento que exatamente por me importar é que eu falo pra ela se auto analisar e melhorar. Por muitos anos eu era aquela criança (adulra) dependente da validação dela, não tomava as proprias decisões com segurança, ela chegou a confessar que não me via dirigindo carro (tinha atitudes inconscientes de desmotivação, vivia dizendo que pra ela foi traumático, nunca conseguiu dirigir, que meu pai interferiu nisso...), fui e estou quebrando essas correntes. Falo abertamente "mãe não é na terra e Deus no céu, vc é falha.tambem, mas a parte boa é reconhecer issi e melhorar, todos podemos nos perdoar e ser uma pessoa melhor". Quebrei essa estátua de cristal de que ela estava acima do bem e do mal, foi difícil o choque de realidade, mas.me libertei especialmente de culpas que não me pertenciam.
@marciareichert49387 ай бұрын
As feridas são profundas.Até hoje convivo com sintomas . Não sei o que é amor, carinho e respeito. Cresci sem autoestima e nenhum amor próprio.
@claudiojunior47708 ай бұрын
Me senti como se a Dra estivesse lendo minha biografia. Fui diagnosticado com TDAH aos 49 anos e, até aquele momento sempre ouvi que eta preguiçoso e inapto. Hoje faço o impossível para que minha filha não passe por tudo oque passei
@aguiaeagle573810 ай бұрын
Acolher a criança, ficar ao lado dela até a dor passar é lindooooo❤, mas se as mães não tiverem um mínimo de suporte, não terão como colocar essa BELA TEORIA (de verdade acho bela) em prática. E no futuro, ficam as mães responsáveis/culpadas pelas dores dos filhos, e ninguém lembra ou tem compaixão do que essas mães viviam.
@GustavoAdolfoMuller10 ай бұрын
Falta de atenção dada pelos pais à criança e a criança fica sem apoio emocional e se torna uma criança introspectiva e insegura.
@cassiapereira584010 ай бұрын
Tema forte. Como olhar para esse passado e perdoa-los? Como olhar para o passado e ver que eles erraram conosco porque também sofreram a mesma dor e não souberam superar o trauma. Uma bola de neve por gerações. A vida, definitivamente, não vem com manual de instruções. Obrigada Dra. Marisa.
@katiamesquita513910 ай бұрын
A narcisista,quando pare um filho é pra cumprir um papel social,mostrar como é sofrida, vítima de uma filha ruim ,a ",coitadinha" e assim ter um suprimento narcisista permanente enquanto esse ser é dependente.
@lauritamoreira42799 ай бұрын
Meu Deus!!!Quantas verdades. Eu . carrego uma bagagem problemática de infância. Meu orgulho e ter Deus.na minha vida.
@maryrrousesouza546810 ай бұрын
Nossa geração tem a chance de poder cuidar dessas feridas. Hoje aos 40 anos comecei a perceber o quanto minha infância e adolescência foram invalidadas. Não conheci e nem fui registrada pelo meu pai. Uma mãe negligente, um padrasto ignorante e controlador. Uma chance pra mim foi na educação, onde encontrei professores q "salvaram" parte da minha saúde mental, autoestima. A alguns meses atrás consegui ter uma conversa super difícil com eles (mãe e padrasto) e disse que eu era órfã de pais vivos. Tenho buscando ajuda, entendendo que os tempos são outros, e também sei q tem coisas que eles não entendem e não querem mudar. Ok. Busco pessoas com as quais tenham interesse na forma de vida, sentimento de pertencer e confiança, o que me ajuda muito nas minhas dificuldades. É muito difícil perceber e mudar, pelo sentimento de culpa, parece que estamos acusando, cobrando Pois todas as vezes que eu falava: não faz isso, eu não gosto. Ouvia: que bobagem. Vc é tapaiada. Acha q sabe tudo, eu te avisei, sabia, do portão pra fora, dentre outras coisas sistematicamente parece que é isso, mais a angústia, o sofrimento não enganam.. Bora continuar com terapia, novas experiências e evoluir. Acredito que é pra isso que estou aqui.
@eduardovilela_psico10 ай бұрын
Esse vídeo é uma faculdade inteira de psicologia. Perfeito!!!
@sumarasilva854710 ай бұрын
A nossa saúde vem mesmo da educação, saber que precisamos ter melhores atitudes com as nossas crianças vale uma vida melhor...(crianças) grata.
@joselobo33717 ай бұрын
Quando a invalidação é muito grande a pessoa não consegue independência financeira, daí fica difícil o tratamento. Infelizmente os psiquiatras do SUS enchem a pessoa de remédio e, quando tem psicólogo a terapia é em grupo e fica difícil se abrir. Tentei terapia gratuita com psicólogos cristãos que acabavam misturando culpa (o que já temos de sobra) e falta de fé. O vazio é grande mas sigo estudando por conta própria e tentando sobreviver. Obrigada pelo vídeo, esclarecedor ☺️🌻
@sulasilper19788 ай бұрын
Meus pais tinham mania de comparar os filhos com os filhos dos outros e sempre nos depreciando. Isso causa baixa autoestima e ansiedade. Foi una professora de ciências q me incentivou muito.Hj sou pedagoga e psicanalista graças ao incentivo que ela me deu.