DAVID HUME: EMPIRISMO E CETICISMO TEÓRICO CIENTÍFICO

  Рет қаралды 50,874

Saber em Foco

Saber em Foco

7 жыл бұрын

Importante filósofo do Empirismo Britânico, do século XVIII, David Hume é conhecido por sua posição filosófica baseada no ceticismo, empirismo e naturalismo, posição esta que desenvolveu como um sistema filosófico abrangente. Tendo início na obra Tratado da Natureza Humana, de 1739, na qual Hume procurou examinar a base psicológica da natureza humana, esta posição o levou a concluir ser o comportamento humano governado pela paixão e não pela razão, argumentando contra o racionalismo, ao qual o empirismo se opunha com veemência. O desenvolvimento desta posição também o levou a afirmar uma ética sentimentalista, a qual seria baseada nos sentimentos ou emoções humanas, em oposição a uma ética baseada em princípios morais abstratos.
Retrato de David Hume. Pintura de Allan Ramsay, 1766.
Retrato de David Hume. Pintura de Allan Ramsay, 1766.
Uma das principais inovações conceituais apresentadas por Hume foi a expansão da distinção de argumentos demonstrativos e prováveis, apresentada por Locke. De acordo com Hume haveriam três tipos de argumentos, as demonstrações, as provas e as probabilidades. Do ponto de vista empírico, as provas seriam o tipo mais relevante, pois referem-se àqueles argumentos provenientes da experiência, aos quais não se pode oferecer oposição ou apresentar dúvida, são auto-evidentes. Por esta posição, Hume defende que a razão por si mesma não seria capaz de fazer surgir ideias originais.
Hume foi ainda mais longe em sua posição empirista radical, argumentou que a causalidade não pode ser justificada racionalmente, sendo nossa crença na existência da causalidade um mero resultado da conjunção constante de experiências e do hábito proveniente desta conjunção.
Hume adicionou um importante aspecto à discussão acerca do método científico, ao afirmar que, para elaborar-se as premissas necessárias a um raciocínio indutivo, é preciso utilizar o próprio raciocínio indutivo, o que resultaria em uma argumentação circular. Assim sendo, não estamos racionalmente justificados a confiar em raciocínios indutivos e portanto não podemos afirmar que o futuro será como o passado, o fato de que temos de supor a constância para poder afirmar que o evento acontecerá novamente mostra que não há razão para pensar que será assim, apenas estamos acostumados a pensar que os eventos, como por exemplo o nascer do Sol, irão se repetir devido a termos experienciado a sua repetição no passado. Este tópico é conhecido como "problema da indução" e permanece um ponto de discussão ativo na filosofia contemporânea.
Afim de explicar a natureza das percepções da mente humana, e assim oferecer uma base sólida para seu sistema, o autor estabeleceu que tais percepções constituiriam-se a partir dos objetos mentais, aos quais também chamou "percepções mentais". Estes objetos mentais dividiriam-se em duas categorias: Impressões e Ideias. Comentadores posteriores tem entendido que esta distinção trata dos conceitos de "sentimento" e "pensamento" respectivamente, já que Hume distingue as impressões das ideias devido a sua vivacidade e força, chegando a afirmar que as impressões seriam a forma original das ideias, o que hoje é entendido, graças ao trabalho de Don Garret, como significando que todas as ideias são, em ultima análise, cópias de impressões originais. Deste modo, nada novo poderia surgir na mente humana se não por meio da experiência, que geraria impressões, das quais por sua vez se derivariam as ideias. Entendido desta forma, a hipótese dos dois tipos de objetos mentais dá base para a recusa de Hume em aceitar que a mente humana seria capaz de fazer surgir ideias originais por meio da razão, explicando sua recusa frente ao racionalismo de autores como Descartes.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
"𝓥𝓲𝓿𝓮𝓷𝓭𝓸 𝓪 𝓕𝓲𝓵𝓸𝓼𝓸𝓯𝓲𝓪" 𝓭𝓮 𝓖𝓪𝓫𝓻𝓲𝓮𝓵 𝓒𝓱𝓪𝓵𝓲𝓽𝓪
"𝓕𝓾𝓷𝓭𝓪𝓶𝓮𝓷𝓽𝓸𝓼 𝓭𝓮 𝓕𝓲𝓵𝓸𝓼𝓸𝓯𝓲𝓪" 𝓭𝓮 𝓖𝓲𝓵𝓫𝓮𝓻𝓽𝓸 𝓒𝓸𝓽𝓻𝓲𝓶 𝓮 𝓜𝓲𝓻𝓷𝓪 𝓕𝓮𝓻𝓷𝓪𝓷𝓭𝓮𝓼
"𝓘𝓷𝓽𝓻𝓸𝓭𝓾çã𝓸 À 𝓕𝓲𝓵𝓸𝓼𝓸𝓯𝓲𝓪" 𝓭𝓮 𝓜𝓪𝓻𝓲𝓪 𝓗𝓮𝓵𝓮𝓷𝓪 𝓟𝓲𝓻𝓮𝓼 𝓜𝓪𝓻𝓽𝓲𝓷𝓼 𝓔 𝓜𝓪𝓻𝓲𝓪 𝓛𝓾𝓬𝓲𝓪 𝓓𝓮 𝓐𝓻𝓻𝓾𝓭𝓪 𝓐𝓻𝓪𝓷𝓱𝓪
"𝓗𝓲𝓼𝓽ó𝓻𝓲𝓪 𝓭𝓪 𝓯𝓲𝓵𝓸𝓼𝓸𝓯𝓲𝓪" 𝓭𝓮 𝓖𝓲𝓸𝓿𝓪𝓷𝓷𝓲 𝓡𝓮𝓪𝓵𝓮 𝓮 𝓓𝓪𝓻𝓲𝓸 𝓐𝓷𝓽𝓲𝓼𝓮𝓻𝓲
"𝓒𝓸𝓷𝓿𝓲𝓽𝓮 à 𝓕𝓲𝓵𝓸𝓼𝓸𝓯𝓲𝓪" 𝓭𝓮 𝓜𝓪𝓻𝓲𝓵𝓮𝓷𝓪 𝓒𝓱𝓪𝓾𝓲
SITE: www.infoescola.com/biografias/... Acesso em 13/03/2017
profilocri.blogspot.com.br/
Curriculum Lattes: lattes.cnpq.br/6359723688396030
Site: quimeras.webnode.com.br/
Canal: / cpbbh .

Пікірлер: 32
@Bea_Mozart
@Bea_Mozart 2 жыл бұрын
É de grande apreço as análises de Hume sobre diversas questões de sua época.. contudo, como deve ser triste não ter confiança e nem fé em quase nada, apenas em poucas questões derivadas da lógica/razão.
@anselmogualbertoopoeta
@anselmogualbertoopoeta Жыл бұрын
E acreditar (ou ter fé) em coisas quais não há o MÍNIMO de uma boa razão para tal, por "fazer a pessoa ficar mais feliz", não é um ato de extrema desonestidade intelectual?
@fernandafarahargaratecabra1114
@fernandafarahargaratecabra1114 Жыл бұрын
Muito boas as explicações! Excelente aula!!
@georgesxavier3725
@georgesxavier3725 5 жыл бұрын
1-Expor as teorias que formulam concepções sobre a relação entre linguagem e a realidade, na tradição ocidental. 2-Explicar como Tercio Sampaio analisa a norma jurídica a partir da teoria dogmática do Direito. 3- Por que a teoria da norma, em perspectiva zetética, exige uma compressão da linguagem teórica e prática? 4-Por que a teoria da norma impõe a análise das instituições sociais e dos núcleos significativos? 5-Em que consiste a concepção estática das normas e como ela se estrutura segundo as grandes dicotomias. 6-Explicar a vinculação do direito subjetivo com a concepção de sujeito de direito
@Tonny1061
@Tonny1061 4 жыл бұрын
Muito bem explicado, valeu!
@murilosantana1128
@murilosantana1128 4 жыл бұрын
Concordo ache interessante, sou admirado de David hume.
@raquellins6674
@raquellins6674 6 жыл бұрын
Uma aula muito boa, obrigada!
@anapaulalimasilvino5757
@anapaulalimasilvino5757 5 жыл бұрын
Muito bom a sua aula ..
@michellysantos7074
@michellysantos7074 6 жыл бұрын
Amei ❤
@milenagomes4823
@milenagomes4823 2 жыл бұрын
Então a dedução é o conhecimento lógico obtido através do hábito ou crença?
@corintomartins467
@corintomartins467 5 жыл бұрын
Muito interessante viu?! David Hume filósofo empirista.😌
@roqueribeirojunior937
@roqueribeirojunior937 6 жыл бұрын
Interessante
@caiofrenneyr9616
@caiofrenneyr9616 5 жыл бұрын
Queria saber mais sobre o conceito de Belo para Hume
@saberemfoco
@saberemfoco 5 жыл бұрын
Hume é empirista, ele não coloca o Belo como algo que faça parte da experiência sensível (lembre-se que para os empiristas o conhecimento só vem daí). Para ele a Beleza não está nos objetos, mas depende do gosto individual de cada um, da maneira como cada um vê e valoriza o objeto, é um juízo subjetivo influenciado inclusive pela cultura. Fiz um vídeo no qual abordo a questão do belo, e como os empiristas a relativizaram: kzbin.info/www/bejne/eWK1d4WIn56Ijbs
@Gabriel-rc9yd
@Gabriel-rc9yd 3 ай бұрын
Essa frase final do David Hume é sensacional, um herdeiro dos sofistas acusando os inimigos deles de serem sofistas... Talvez por isso digam que a modernidade é a representação da loucura humana kkkkkk
@lilianbarros3380
@lilianbarros3380 2 жыл бұрын
o que sao as ideias primárias e secundárias de hume?
@saberemfoco
@saberemfoco 2 жыл бұрын
Ideias que derivam formalmente das impressões sensoriais são primárias. As secundárias são originadas destas de várias maneiras. Um exemplo: não há unicórnio no mundo, mas a sua ideia é proveniente de coisas existentes. Isso também se dá em relação ao hábito.
@liviacunha709
@liviacunha709 6 жыл бұрын
Eu tenho uma dúvida...como que Hume acredita que o conhecimento provem dos sentidos, mas diz que esses não são confiáveis?
@saberemfoco
@saberemfoco 6 жыл бұрын
Na verdade, o que não é 100% confiável é conhecimento proveniente da indução, segundo ele, mesmo que ela seja resultado de conhecimentos provenientes dos sentidos. Ele vai defender sempre que todo conhecimento é proveniente dos sentidos combatendo o racionalismo dogmático.
@juceliooliveira7226
@juceliooliveira7226 5 жыл бұрын
Lívia ná verdade o Hume é em primeiro momento um filósofo empirista e secundariamente inaugura um ceticismo radical. Retomando aos antigos como Pirro, Sexto Empírico e Górgias. Fato é, que se todos meus conhecimentos derivam da experiência sensível e eles me enganam o tempo todo em que posso confiar? Dirá Hume que não há nada que possa ser considerado certo e seguro. Não há nada em que possa confiar. Então o que nos resta? Segundo Hume devemos contentar apenas com as aparências do real. Não é que Hume tenha dito que devemos retomar o método dedutivo o que ocorrer é que ele diz que o mais proximo que os homens já estiveram da verdade foi pela ciência geometrica de Euclides, matemático da antiguidade. Pois o triangulo terá sempre 3 angulos e assim decorre em todas as formulas geometricas. É isso.
@antoniocarvalho2730
@antoniocarvalho2730 6 жыл бұрын
Popper desenvolve bem melhor essa crítica a ciência.
@marlenesousa4326
@marlenesousa4326 6 жыл бұрын
Eu tenho uma pergunta,o que prova que David Hume Estava Errado Sobre Suas Teorias? Trabalho de escola ! Alguém me responde por gentileza.obrigada!
@antoniocarvalho2730
@antoniocarvalho2730 6 жыл бұрын
A inteira filosofia de Kant
@andremacedo6375
@andremacedo6375 6 жыл бұрын
Antonio Carvalho tenho uma duvida vc pode me ajudar?
@antoniocarvalho2730
@antoniocarvalho2730 6 жыл бұрын
Se eu puder eu ajudo
@juceliooliveira7226
@juceliooliveira7226 5 жыл бұрын
Ele não estava totalmente errado. Acontece que Kant realmente invoca as ideias de espaço e tempo como algo puro apriori e nesse sentido Kant supera Hume. Pois espaço e tempo são condições necessarias e universais para realização do pensamento.
@nizaelpereira7775
@nizaelpereira7775 7 жыл бұрын
pronto já me escrevi e dei o meu gostei agora sua vez por favor amigo
@CallmeGus_png
@CallmeGus_png 5 жыл бұрын
Por que o empirismo de David Hume beira o ceticismo ?
@saberemfoco
@saberemfoco 5 жыл бұрын
Por causa da desconfiança da linguagem e da razão, bem como sua crítica à metafísica que era sinônimo na época de conhecimento verdadeiro. Esse tipo de ceticismo na verdade é uma precaução, como bem elogiou Kant ao dizer que foi despertado do sono dogmático por Hume. É preciso, no entanto, distinguir esse ceticismo daquele que nega a possibilidade de qualquer conhecimento.
David Hume - Empirismo | Prof. Anderson
15:58
Filosofia Total
Рет қаралды 16 М.
Empirismo e Ceticismo - David Hume
46:31
Conhecimento no Tubo
Рет қаралды 62 М.
Smart Sigma Kid #funny #sigma #comedy
00:25
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 21 МЛН
- А что в креме? - Это кАкАооо! #КондитерДети
00:24
Телеканал ПЯТНИЦА
Рет қаралды 5 МЛН
Incredible magic 🤯✨
00:53
America's Got Talent
Рет қаралды 70 МЛН
A REPÚBLICA DE PLATÃO por MAURÍCIO MARSOLA | Casa do Saber
27:19
Casa do Saber
Рет қаралды 711 М.
Hume: Do padrão de GOSTO | #EFF 10
14:46
Filosofares - Bruno Neppo
Рет қаралды 6 М.
Immanuel Kant: Nova Revolução Copernicana
10:56
Saber em Foco
Рет қаралды 9 М.
Ceticismo - Luiz Felipe Pondé
5:27
Luiz Felipe Pondé
Рет қаралды 265 М.
Introduction to Rawls: A Theory of Justice
16:27
Then & Now
Рет қаралды 300 М.
Epistemologia - O problema da indução
13:14
Conexão Filosófica
Рет қаралды 6 М.
Tudo sobre David Hume
11:45
Professor Krauss
Рет қаралды 690
Você conhece a filosofia de Hume? Uma introdução sólida a partir das "Investigações".
36:05
Leitura Filosófica - Prof. Galileu de Souza
Рет қаралды 1,7 М.