Dr. Alexandre Venturi: Enxaqueca - Neurobiologia, Sintomas e Tratamentos [Ep. 043]

  Рет қаралды 40,263

Eslen Podcast

Eslen Podcast

Күн бұрын

Пікірлер: 210
@EslenPodcast
@EslenPodcast Жыл бұрын
É estudante ou profissional da saúde? Conheça o Instituto de Psicologia Baseada em Evidências: inpbe.com/?src=bio-eslen
@ddijanevieira5395
@ddijanevieira5395 Жыл бұрын
É a primeira vez que ouço alguém que realmente entende o que eu sinto.
@inatonolli7834
@inatonolli7834 7 ай бұрын
Exatamente! Agora tenho certeza que os médicos que visitei são medíocres. 😮
@marciabernardi6122
@marciabernardi6122 Ай бұрын
Nossa estou impressionada! O dr. Alexandre falou tudo que sinto. As pessoas acham que sou mal humorada, fresca, chata. Eu tenho mais de 4 crises por mês, as vezes muito mais, ate 10, 12... as vezes mais de uma por dia, as vezes a dor só melhora mas não passa... dura até 3, 4 dias. Fico extremamente sensível ao som. Mas não preciso explicar aqui, o medico explicou tudo. Essa dor no pescoço é péssima. Tenho tudo que é tipo de crise. Até hoje não achei ninguém que me propôs um tratamento que deu certo. Tomo naratriptano há mais de 25 anos, e quando a dor está forte demais, tomo um relaxante muscular junto, geralmente torsilax. Mas a vida não para! Com ou sem dor, com ou sem aquela ressaca malvada, agente tem que seguir e dar conta da vida.
@alinepereira8697
@alinepereira8697 Жыл бұрын
Da ate vontade de chorar, ver como alguem consegue explicar o que eu sinto, e que essa informação possa alcançar mais pessoas, e elas entendam que o que sentimos não é frescura, como muitas ja me disseram.
@Dani41942
@Dani41942 11 ай бұрын
Meu Deus...... Eu nunca vi um médico falar sobre enxaqueca com tanta precisão, conhecimento, explicando isso de forma clara. Meus parabéns, em 20 anos de enxaqueca foi a primeira vez que ouvi algo que de fato faz sentido pra mim. Só digo uma coisa Parabéns ao Doutor Parabéns ao entrevistador, me inscrevi, esse vídeo valeu demais pra mim
@anabkroehn
@anabkroehn 11 ай бұрын
Esse podcast foi uma experiência muito interessante e enriquecedora, estou assistindo pela terceira vez e continuo pausando para fazer anotações e pesquisas paralelas. Há algumas coisas que sempre comentei com pessoas à minha volta sobre minha experiência individual com a enxaqueca, e achava que estava ficando doida, é muito interessante e reconfortante descobrir que não é "coisa da minha cabeça" e tudo tem embasamento. Como: 1. "Eu vou ter enxaqueca entre hoje, no fim do dia, e amanhã quando acordar". - Ninguém entendia o conceito de eu saber que teria uma crise. E não, não tinha feito nada de diferente, eu "só sabia", uma sensação muito específica na minha cabeça de que a dor estava chegando a passos largos. 2. "A dor é o de menos, o duro é essa sensação de que eu tô envenenada". - Não por medicamentos, pela crise mesmo. O enjôo, tontura, hipersensibilidade a tudo, a sensação de morte iminente, desesperador. 3. "Tô de ressacada da enxaqueca hoje". - Eu sempre expliquei que a sensação pós crise era como uma espécie de ressaca. Um misto do corpo aliviado de ter acabado com ele esgotado por ter acontecido. 4. "Pra dor, só dipirona, água, repouso e o mínimo de estímulos mesmo" - Eu já tinha notado que opióides não faziam absolutamente nada, mas não sabia explicar o porquê. Comigo, preciso de dipirona, MUITA água (bebo em média 4l por dia, mas em crises sobe pra quase 7) e deixar o meu corpo só existir e passar pelo que precisa passar. Desculpem o textão, apenas o relato de alguém muito feliz e grata por esse podcast. Inclusive torçam por mim, porque tô sentindo que daqui pro fim do dia a crise vem kkkkkkkk.
@sergiorosamartins1533
@sergiorosamartins1533 9 ай бұрын
Ah que nada, pensei aqui que o texto poderia ter sido bem maior de tão enriquecedor, rs. Muito bom termos o relato dessa forma de alguém que vive o processo.
@anandradeee
@anandradeee 5 ай бұрын
A primeira vez que eu tive enxaqueca eu tinha certeza que estava tendo um AVC, cheguei no hospital falando isso kkkk A minha é relacionada ao meu ciclo: do primeiro até o 14° dia e opióides funcionam muito bem. 1 comprimido de naratriptana 2.5mg é capa de cortar a crise por 3 dias. O problema é que em cada ciclo eu bebo umas e ou 4 doses de Naratriptano e tenho medo de adquirir resistência. Um dia o opióide resolveu sua dor ou nunca foi assim?
@anabkroehn
@anabkroehn 3 ай бұрын
​@@sergiorosamartins1533fico feliz que fui útil, Sergio!
@Andre_mnz
@Andre_mnz 2 ай бұрын
Ótimo relato! Você tem quantas crises por mês, em média?
@marciabernardi6122
@marciabernardi6122 Ай бұрын
@anadradeee sou prova de que Naraptritano não cria resistência. Tomo há mais de 20 anos, quase 30. Só ele ajuda nas crises, porém ultimamente quando a dor está muito forte, tomo um Torsilax junto.
@Eduarda_p
@Eduarda_p 11 ай бұрын
Cara, esse podcast mudou a minha vida, tô emocianada 🥲 Agradeço muito por ter acesso a esse conteúdo, nenhum neurologista conseguia esclarecer a minha dor. Obrigada Eslen; Alexandre; e equipe 🙏🏼🤍🎈
@pistoniligia
@pistoniligia Жыл бұрын
Sempre digo que a enxaqueca deixa ressaca depois. Mas é a primeira vez que ouço um médico falando isso.
@beatrizbeltrami8434
@beatrizbeltrami8434 Жыл бұрын
Que aula! Sou bióloga e diagnósticada com enxaqueca a 8 anos. Faço tratamento com topiramato a 6 meses. Faço prevenção também com mudança do estilo de vida. Ameiii a aula. Aprender nunca é demais. A enxaqueca é uma dor velada, as pessoas não dão muita importância para quem sente. Só quem ja foi parar no pronto socorro vomitando sem conseguir abrir os olhos de tanta dor, sabe do que eu estou falando. Parabéns! Sensacioal ❤
@eliabe158
@eliabe158 9 ай бұрын
O foda de escutar tudo isso é... Onde eu vou achar um doutor com tanta propriedade igual ele para tratar minhas crises e minha enxaqueca?
@laryssamrd
@laryssamrd Жыл бұрын
Esse vídeo apareceu no momento perfeito! Hoje eu chorei de exaustão por não aguentar mais sentir dor. Vivendo com uma dor de cabeça incapacitante, sem condições de ir ao médico e em busca de respostas. Parece que realmente ninguém entende a dor que se sente. Isso causa uma tristeza grande também.
@gabrielarodrigues7157
@gabrielarodrigues7157 10 ай бұрын
Msm que vc vá ao medico, poucos sabem tratar
@psiquirafa
@psiquirafa Жыл бұрын
Sou estudante (bolsista) de medicina e também de psicologia. Serei psiquiatra. Mas tenho um amor e interesse bem grandes pela neuro, cogito fazer a residencia de neuro depois da de psiq. Esse episódio me deu ainda mais interesse. Surreal a qualidade, o cara é bom demais. Apaixonado, neuro é incrível.
@Isabelagbmorais
@Isabelagbmorais Жыл бұрын
Estou em choque! Anos com enxaqueca, ninguém acreditando q só o ibuprofeno melhora, e agora estou entendendo q tanta coisa q sinto pode estar ligado a enxaqueca. Sensacional a abordagem do tema e a riqueza de conhecimento!
@Aline-bt3mo
@Aline-bt3mo 5 ай бұрын
Verdade!!!! Já tive episódios de dor que só o ibuprofeno me ajudou! Tenho tbm e compartilho dessa experiência 😂
@JulianaSouza-qk6wi
@JulianaSouza-qk6wi Жыл бұрын
Mais um excelente episódio! ❤Tive minha primeira crise aos 11 anos. Hoje com 27 finalmente aprendi a reconhecer um início de crise e reconher os gatilhos que a desencadeava... Realmente mudar meus hábitos foi fundamental para diminuir as enxaquecas
@gabicoutt
@gabicoutt Жыл бұрын
Meu deus! Eu tenho enxaqueca diagnosticada a mais de 10 anos já. Sofri desde criança com dores de cabeça e tomava remédio prescritos e não passava. Até q veio o diagnóstico. O que melhora minha crise é miosan que é relaxante muscular. Tava a um bom tempo sem ter crises, semana passada veio uma braba, e eu sempre senti quando ia me dar crise um, dois dias antes. Agr vendo esse podcast eu percebi tanta coisa que eu sentia e não fazia ideia q seria uma pré crise. Exemplo essa sensação de estar cheio, enjoo... nunca imaginei que seria isso!!! Incrível como sempre Eslen, obrigada! ❤
@karenabreu6876
@karenabreu6876 9 ай бұрын
Caraca!!! Melhor podcast sobre enxaqueca. Uma verdadeira aula. Obrigada 🙏🏼
@milenacarvalho7461
@milenacarvalho7461 7 ай бұрын
A primeira vez que tive aura foi no mínimo assustador. Primeiro eu pensei que tinha apenas um cisco no meu olho. Depois, a medida que foi piorando, tinha certeza que tava ficando cega. Fui no pronto socorro e meu diagnóstico foi "crise de pânico", já que eu tenho TAG. Cheguei em casa e a dor veio. Por isso fui num neuro, e me foi explicado o que aconteceu: enxaqueca com aura. Fiz o tratamento com topiramato mas não tolerei bem devido à ansiedade. Nesse episódio do podcast me vi pensando: será que minha ansiedade não melhora por causa desse rai de enxaqueca? Eu tenho TAG desde os 15 anos. Hoje tenho 25. São 10 anos com esse transtorno, sendo o principal sintoma a tontura e dor de cabeça.
@michellysantana461
@michellysantana461 9 ай бұрын
Acho que foi o melhor podcast vó um médico que eu já vi Falando só de coisas com base completamente científica, inclusive abordando quando algo não é 100% consenso Sensacional
@nicollyoliver4473
@nicollyoliver4473 9 ай бұрын
Pelo fato do Doutor ter enxaqueca ele explicou com perfeição a luta que a gente passa, amei esse episódio 👏
@victoor.z
@victoor.z 11 ай бұрын
Segunda vez vendo podcast. Virei de tempos em tempos aqui com ctz. Conteúdo acadêmico mais completo do KZbin. E que autoridade do Dr. Alexandre! 👏🏻👏🏻
@danielecruz400
@danielecruz400 Жыл бұрын
Tenho enxaqueca a 18 anos ,ja tomei vários antidepressivos para tratamento que não melhorava ,qdo ia ao pronto socorro Tramadol nunca me aliviou sempre o que melhorava é dipirona e outro medicamento para o estômago,e a algum tempo tem uma medicação que me ajuda muito nas crises melhora a dor por algumas horas e o Sumax foi uma benção pra mim , só digo essa doença é terrível ,e incapacitante . Obrigada pelo conteúdo ,muito esclarecedor.
@Andre_mnz
@Andre_mnz 2 ай бұрын
Esperei bastante por esse episódio. Já acompanhava o Dr. Alexandre no Instagram antes, e de fato, ele é expert nesse assunto. Sempre acompanhava ele respondendo as dúvidas das pessoas nos stories, e o nível técnico de precisão que ele dá é imensa.
@juliacabral4781
@juliacabral4781 Жыл бұрын
Precisava ouvir esse papo, muito bom! De tempos em tempos sofro muito com enxaqueca, minha mãe também, muitas vezes no período menstrual, mas várias vezes fora dele também. Já fiz uso de topiramato por um ano e ele me deu uma insônia ridícula, fora ter piorado meu quadro de TAG, meu neuro insistia nele, preferiu me prescrever um tarja preta pra dormir do que trocar a medicação. Eu parei sozinha e tenho tentado melhorar a vida em geral, e tem melhorado, agora está restrito ao período menstrual. Eu infelizmente tenho aura, vejo os pontos, ziguezagues e borrões, e formigamento nas mãos e braços, já acostumei, mas o tanto de vezes que achei que tava infartando não tá escrito
@carlaferreiraalves3604
@carlaferreiraalves3604 Жыл бұрын
Pesquisei muito do assunto , e nunca achei um conteúdo tão denso e informativo . A única coisa ruim foi q acabou, ficaria mais algumas horas escutando.
@Eduarda_p
@Eduarda_p 11 ай бұрын
Concordo, deveria ter lparte 2
@neumafernandessilva6326
@neumafernandessilva6326 11 ай бұрын
Minhas dores de cabeça e enxaqueca me acompanham desde adolescente, mas a pouco tempo descobri as causas. Fiz vários tratamentos e nenhum adiantou. Percebo que é mais forte qdo relacionadas aos meus hormônios na menstruação ou quando estou nervosa, porém, quando corto glúten, lactose e açúcar as dores simplesmente somem. Ou seja, o que como é o que me causa as dores.
@adrinefreitas7739
@adrinefreitas7739 8 ай бұрын
Eu lembro a primeira vez que tive uma crise de enxaqueca com aura eu era criança ainda, depois de anos sofrendo e reclamando descobri que minha mãe também tinha as mesmas crises(fui criada pelos avós). E perceber os sinais foi essencial pra me preparar para o baque, sempre depois da crise minha língua ficava dormente, dificuldade pra lembrar, me sentia lerda, audição extremamente sensível e o olfato também com sensibilidade a luz, horrível. Quando fico em crise pode contar que a semana vai ser perdida. Até eu me recuperar novamente. Esse podquest vai ajudar muita gente a conhecer sobre essa a enxaqueca❤ nunca tinha visto alguém falar tão detalhadamente sobre isso. Obrigada Eslen e Dr.❤️
@mairialopes1829
@mairialopes1829 11 ай бұрын
Tudo que ele mencionou, alguma vez, eu experenciei nas crises. O que tem ajudado a diminuir a frequência das crises é organizar a questão do sono e exercício físico. A questão do manejo de estresse ainda é um gargalo, mas sigo me esforçando. A minha qualidade de vida melhora muito quando me exercito e durmo bem. No final é isso mesmo: estilo de vida. Excelente episódio!
@ana.78623
@ana.78623 Жыл бұрын
Fico muito feliz de ver esse tema sendo abordado! Sofro de cefaleia crônica desde sempre (tenho 31 anos, lembro de crises aos meus 4, 5 anos de idade...) e o que mais ouvi na minha vida é que isso é coisa da minha cabeça, que é frescura, que não resolvo porque não quero. É triste ver tanta desinformação
@GustavoPereira-fv8dn
@GustavoPereira-fv8dn Жыл бұрын
Cara,tive a primeira crise com uns 14 anos ,na hora que a aura apareceu fiquei desesperado esfregando os olhos como se fosse algum embaçamento,o problema foi na hota que a aura acabou ,vieram as dores pulsantes e o vômito que não passava,hoje depois de 13 anos ,melhorei a alimentação,sono e exercícios fisicos ,passei de 2 crises por semana ,pra uma crise a cada 3 meses ,espero ansiosamente o dia em que nao terei mais , que podcast sensacional , explicou profundamente o que é a dor e os sintomas , as pessoas pensam que é uma " dorzinha de cabeça" .
@julianafuentes
@julianafuentes 4 ай бұрын
Excepcional...Excepcional...Eu nunca vi tanto conhecimento e tanto esclarecimento sobre essa doença tão incapacitante,a ponto de perdermos nossa identidade
@janethlopescosta4157
@janethlopescosta4157 9 ай бұрын
Depois de décadas tratando enxaqueca , testei o canabidiol e o resultado mudou minha vida .
@tiagopaiva7490
@tiagopaiva7490 Жыл бұрын
Bom dia! Mais uma vez agradeço e parabenizo toda equipe envolvida no processo do podcast! Conteúdos de primeira qualidade para uma vida toda.
@agenuziaqueiroz3131
@agenuziaqueiroz3131 9 ай бұрын
Primeira vez que vejo um médico falando exatamente o que vivo diariamente
@alexbastos_
@alexbastos_ Жыл бұрын
Puro suco do conhecimento!
@patriciadefatimasilvalima3362
@patriciadefatimasilvalima3362 10 ай бұрын
Leu perfeitamente tudo que remete a enxaqueca e guardou cada história clínica dos pacientes. Nunca vi tanta sabedoria no tema. Tiro o meu chapéu. Parabéns, esse estudou!
@deboravw
@deboravw Жыл бұрын
Que podcast sensacional. Sofro de enxaqueca desde os meus 15 anos, já fui em diversos neuros e até mesmo já fiz tratamento com tarja preta. Só quem tem sabe como a dor é terrível 😓
@juniorjosedeassistavares1566
@juniorjosedeassistavares1566 Жыл бұрын
Valeu!
@nairarisonho9075
@nairarisonho9075 Жыл бұрын
Eu tenho enxaqueca há mais de 10 anos. Tenho enxaqueca menstrual, mas tbm tenho a cefaleia tensional e já tive muitas vezes as em salvas. Já fui em vários neurologistas e nenhum tratamento medicamentoso deu certo. Estou conseguindo tratar com a minha dentista, pois ela descobriu que tbm tenho DTM (dor/ disfunção na articulação temporomandibular), então faço microagulhamento facial (3 sessões - uma a cada quinze dias) e consigo ficar quase 4 meses sem dor alguma. Na questão da atividade física, me ajudou porque por ter a cefaleia tensional, quando não estou em crise, treino bastante os superiores pra ter mais estabilidade e força muscular no pescoço/trapezio. Isso tbm tem me ajudado muito na tensão muscular. Pode parecer besteira, mas ingerir muito mais água já no primeiro sintoma me ajuda e ter uma crise mais branda, onde eu fico sem aquela ressaca do pródromo, por estar bem hidratada. Enfim, essa doença é extremamente incapacitante e pouco aceita, pois todos falam que é manha, frescura. Cada vez mais eu tenho conseguido me livrar de analgésicos, porque eu estava tendo a enxaqueca de rebote. Se cuidem 🙏
@thaisgioia4855
@thaisgioia4855 4 ай бұрын
Por muitos anos, sofri com enxaquecas, mas sem conseguir um diagnóstico adequado. Enfrentei muito desconhecimento por parte dos médicos e desdém em relação às minhas explicações. Eu tentava descrever as fases das crises, incluindo o pródromo, os impactos cognitivos, as mudanças de humor, mas não consegui que me entendessem. Cheguei a receber um diagnóstico errado de bipolaridade. Com o tempo, as crises de enxaqueca foram se agravando, chegando ao ponto de causar a descrita extrema aura com paralisia. Foram anos de busca incessante por respostas, até que finalmente descobri um tumor na tireoide. Depois da retirada do tumor, minha vida mudou. As crises recorrentes a cada 3-4 dias, passaram a ser esporádicas e geralmente relacionadas às mudanças hormonais do meu ciclo menstrual. Hoje, olhando para trás, vejo o quanto essa doença é subestimada. Se eu tivesse tido acesso a essas informações quanto sofrimento poderia ter sido evitado.
@thaismonique2927
@thaismonique2927 6 ай бұрын
Que vídeo necessário❤️ Tenho enxaqueca desde que eu tinha 10 anos, fui em um neurologista e fiz um tratamento que me ajudou muito… porém agora com 20 anos voltou com tudo, uma dor sem fim… fiz todos os exames possíveis e não consta nada e até agora não encontrei algo que esteja surtindo efeito, e os médicos que eu vou não dão a atenção necessária😢 Apenas sigo tentando conviver, e mudando os hábitos de vida…
@eliza5846
@eliza5846 Ай бұрын
Realmente vou ter que tratar minha ansiedade Sofro a vida inteira da de dor de cabeça uns 5 anos pra cá está diminuindo mas ainda sofro . Trabalho no hospital na triagem esses dias eu falei que os sintomas dos pacientes e tudo ............agora faz sentido .
@priscilarala5524
@priscilarala5524 Жыл бұрын
Desde quando comecei o tratamento para enxaqueca crônica com o Alexandre Venturi, nunca mais tive crises. ❤
@iaraderrico5161
@iaraderrico5161 Ай бұрын
Estou impressionada!!! Ele descreve exatamente o que eu passo!!!!
@estersnery
@estersnery Жыл бұрын
Melhor episódio!!! DINÂMICO e EXTREMAMENTE DIDÁTICO! 👏 👏
@daniellabaltar4949
@daniellabaltar4949 9 ай бұрын
Nossa a primeira vez que tive aura eu achei que tava ficando cega e fui correndo pra emergência oftalmológica. Quase não existe informação sobre isso, até passar por essa situação nunca tinha ouvido falar sobre.
@karineBambeko
@karineBambeko 11 ай бұрын
Cara, há anos tenho essa enxaqueca em aurea, ja fui em oftalmologistas achando que era visão, e sempre começa mais na epoca de seca aqui em brasilia, sempre me receitam colirios. Até hoje nunca fui em um neuro, sofro muito com essas aureas, atrapalha muito a visão, principalmente no carro.
@anapaulaoshida2745
@anapaulaoshida2745 11 ай бұрын
32:53 Eu já tive alteração visual leve como sensibilidade a luz e as vezes ao som. Diminui bastante o meu uso de redes e de fones de ouvido na tentativa de compreender e tentar contornar o problema. As primeiras vezes que comecei a ter esses problemas ( 1 vez na vida precisamente) eu tive a visão de uma espécie de fractal colorido circular no qual lembro tão bem que eu o desenhei. Nos meus exames esse monte de sintoma não é visto como um quadro que faça parte do mesmo problema, mesmo que eles sejam consistentes. No mais convivo com o problema hoje que envolve uma série de sensações esquisitas relacionadas a problemas digestivos e convivo com esses sintomas de forma esporádica e controlada pelo estilo de vida, até pq os exames médicos não me levaram a resposta alguma além de uma suspeita de quadro ansioso e Síndrome do Intestino Irritável. Nas primeiras vezes eu ficava muito assustada e depois aprendi a lidar e me preocupar menos com isso tornando o problema esporádico, piorando mais na tpm. É devastador sentir que vc não tem controle sobre algo e não saber por onde começar as vezes tem que aprender a dosar o q pode ou não fazer meio que por conta e auto observação. Eu me sinto sozinha nessa, mas o conhecimento é libertador.
@daianesoethecoan8572
@daianesoethecoan8572 Жыл бұрын
A citação do Tourette x Doença Celíaca só reforçam o modelo intestino - cérebro!! O corpo humano é incrível
@ezianevilela1346
@ezianevilela1346 5 ай бұрын
Muito obrigado Dr.por toda contribuição, esclarecimento, estudos sobre essa doença. Foi maravilhoso ficar aqui escutando e aprendendo muito sobre enxaqueca com o Dr. Nunca tinha visto um profissional falar com tanta propriedade, entendimento sobre uma doença. Graças à Deus hj eu consegui um tratamento que tem me ajudado bastante. Mas foi demorado achar um profissional para tratar. Foram mais de 20 anos sofrendo, passando por vários médicos e ninguém resolvia o problema. Os médicos só queriam tratar a crise, com um monte de analgésicos. Hj eu trato a prevenção e é maravilhoso. Hj, eu tenho de vez em quando uma enxaquequinha rsrs, como disse o Dr. Obrigado...
@The178235
@The178235 Жыл бұрын
Estou super surpresa! E estou no início do vídeo ainda... eu tenho enxaqueca crônica e sou diagnosticada bipolar. Me trato da bipolaridade há 15 anos! E a enxaqueca é quase diária...
@isabellerodrigues4533
@isabellerodrigues4533 Жыл бұрын
Cara simplesmente genial!! A descrição tão acessível para qualquer pessoa conseguir compreender e além disso, assuntos que são incrivelmente interessantes e que se relacionam como que um emaranhado hahaha. Brilhante esse podcast! Foge muito da curva! Obrigada de verdade por esse conhecimento que nem consigo descrever ahahah!
@marcelomarinho3401
@marcelomarinho3401 Жыл бұрын
Eu tenho dor de cabeça só de ouvir falar sobre dor de cabeça
@milcaabda1073
@milcaabda1073 5 ай бұрын
Eu gosto muito do conteúdo do canal. Sempre acompanho. Tenho uma sugestão: colocar as referências bibliográficas dos artigos mencionados nos podcasts ;)
@BrenoFariasGaming
@BrenoFariasGaming Жыл бұрын
Ótimo episódio. Quando vai trazer o Paulo Muzy para falar sobre Medicina Esportiva?
@ThaisNeuroInfantil
@ThaisNeuroInfantil 11 ай бұрын
Excelente!!! Adorei 🥰 e o Dr Alexandre é uma simpatia e adorei a empolgação dele, vê-se que ama o quê faz. Uma vez minha chefe do HC comentou sobre uma reportagem há anos (luz kkkk) atrás, sobre somente 5% dos médicos amarem realmente a medicina.
@amaralrodrigo7
@amaralrodrigo7 Жыл бұрын
Esse papo foi muito importante pra mim! À 9 anos conheci minha esposa, e na época ela estava sofrendo de enxaqueca, foi em muuuitos médicos e nao descobriam o que era. Estudamos juntos e no meio da aula ela sentia dor de cabeça excruciante, e logo apagava. Reanimava ela com um pano com alcool. Ela tinha de 2 a 3 desmaios por dia, era simplesmente bizarro. Ela tomou 11 remédios por dia, receitados por médicos, e em torno de 3 a 4 semanas os desmaios cessaram. Aproximadamente 2 anos depois, voltaram os desmaios da mesma forma, e repetiu-se tudo quase que de forma idêntica. Pra vc ver como a ignorancia é louca, na época acreditavamos que havia sido feito um trabalho de macumba pra ela, pois as 2 fases em que ela sonhava com sapos, no dia seguinte já passara a acontecer os desmaios kkkkkkkkkkkkk Obrigado pelos conhecimentos!
@martinaazevedomuller5180
@martinaazevedomuller5180 5 ай бұрын
Muuuito obrigada, Eslen, Dr Alexandre e demais! Q episodio incrivel
@Julibias
@Julibias 8 ай бұрын
Meu Deus Que aula 💜 Tenho os três (enxaqueca, depressão e ansiedade) aí ferrou, mas muita coisa foi esclarecido! Parabéns ao Dr. Alexandre e ao Eslen 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@grazielasimoes3613
@grazielasimoes3613 8 ай бұрын
Minhas crises de enxaqueca me faz ter vontade de morrer de tanta dor, fiz tratamento com neuro me passou Pamelor, já retirou. Melhorou bem, morro de medo de ter crises 😢 excelente podcast obrigada
@thaiscastelluber8013
@thaiscastelluber8013 9 ай бұрын
Adorei, melhor aula sobre enxaqueca, saiu do senso comum com muito embasamento científico. Tenho 38 anos e comecei a ter crises, com e sem aura, aos 13 (ano da minha menarca). Ter aura é um inferno, ninguém entende o que é, quando você ta passando por ela é incapacitante e não tem o que fazer, só esperar passar...
@JuliaBeatriz-og6pd
@JuliaBeatriz-og6pd 6 ай бұрын
Perfeito! primeiro cara que vejo falando sobre enxaqueca da forma que é. Já fiz vários exames pra no fim me passarem um dipirona.
@priscilaedingerpinto
@priscilaedingerpinto 11 ай бұрын
Ótimo, sempre quis entender melhor a enxaqueca. Muitas coisas que eu nem tinha ideia estão nesse podcast. Semana passada fiquei 3 dias indisposta antes de ter uma crise de enxaqueca achando que era a TPM, mal imaginava que já podia ser o início da crise.
@Prikaluz
@Prikaluz 9 ай бұрын
Eu sofro a anos de enxaqueca crônica com áurea, e é a primeira vez q tudo faz total sentido. Muitos médicos infelizmente não dão atenção devida no q sentimos. Acham q é camisa da nossa cabeça!
@fabianasouza1603
@fabianasouza1603 9 ай бұрын
Que maravilha. Eu sozinha depois de anos consigo me entender e entender o que estão falando dos eventos antes da dor. Até a sensação de ressaca.
@silverio1257
@silverio1257 11 ай бұрын
Sofria horrores quando criança, fiz o tratamento com o neuro e deu uma controlada mas, hoje consigo identificar habitos que muito provavelmente vão desencadear uma crise como mudanças drásticas na quantidade de horas dormidas, alguns alimentos e principalmente álcool. Ter uma rotina legal, ingerir alimentos mais "saudáveis" na maior parte do tempo e saber seus limites ajuda demais só que quando vem forte é só dipirona na veia e repouso em um ambiente bem escuro, é o "dia perdido" 😂😂😢
@erikanaves4082
@erikanaves4082 11 ай бұрын
Glórias a Deus alguém q me entendi ....q não é frescura .....a dor é horrível....
@alanysdorchinoti9928
@alanysdorchinoti9928 11 ай бұрын
Estava esperando há algum tempo você produzir conteúdo sobre enxaqueca. Sofro muito com isso, e o médico da familia só sabe dizer que vai acabar quando entrar na menopausa. Me ajudou demais!! Quanta maestria.
@abisague234
@abisague234 8 ай бұрын
meu obrigada por esse podcast!!! Isso abriu minha mente e me fez entender muita coisa em relação a minha enxaqueca mds🤯
@alanysdorchinoti9928
@alanysdorchinoti9928 11 ай бұрын
Agora estou aguardando um podcast falando sobre diagnosticos psiquiátricos e se é comum suas mudanças ao longo da vida
@anacristinasantos1822
@anacristinasantos1822 2 күн бұрын
Amei o conteúdo, muito esclarecedor ❤
@ivonegerboni1206
@ivonegerboni1206 11 ай бұрын
Live sensacional 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Gostaria muito de ser tratada por ele, sofro com enxaqueca há anos, e é impressionante como ela mudou de fases ao longo do tempo, infelizmente não consegui encontrar alguém que entende o que sinto, e tudo que foi falado faz muito sentido pra mim
@jaunes1554
@jaunes1554 11 ай бұрын
Excelente este vídeo. Nunca vi um médico falar com tanta propriedade sobre um assunto como esse. Passo por tudo isso que ele falou. Conheço todos os medicamentos citados. Sofro de enxaqueca crônica desde minha infância. Parabéns
@Marina8624-c9g
@Marina8624-c9g 8 ай бұрын
nossa, eu tive tudo quanto é tipo de aura, só faltou a paralisia. Uma vez tive distúrbio de fala, só que eu pensava em uma palavra e falava outra, uma loucura, achei que estava tendo um AVC. Uma loucura. Parabéns!!! excelente podcast
@alissonromeu
@alissonromeu Жыл бұрын
Uma sugestão, usar aqueles controles que passam o slide, não ajudariam na dinâmica do participante ao mostrá-los? Obrigado pelo projeto, isso aqui é ouro na divulgação científica do Brasil! 🎈
@Aline-bt3mo
@Aline-bt3mo 5 ай бұрын
Minha experiência com enxaqueca foi a seguinte: ela surgiu na faculdade, foi minha primeira crise contínua... Nunca mais me livrei dela, mas diminuiu com os anos... Agora em processo de casamento e mudança, atacou de novo... e parece que pior! Oq eu percebo em mim, ela parece ser causada por excesso de estresse e excesso pensamentos... no meu caso, ja tive dias de sentir que pensar, doía... Tbm acredito que os estímulos externos tbm influencia demais, pois excesso de barulho, luz, mta informação ao msm tempo... as vezes acaba atacando a minha. Como sempre seguro a dor ao maximo acredito que não esteja viciada... Mas pra mim só melhora com ibuprofeno e dormindo! Isso quando isso resolve 🥲 Acalmar os pensamentos, movimentos e os estímulos externos tbm costuma me ajudar. Agora depois de dias e mais dias em crise, aumentei as horas de sono e tenho tomado ansiolitico natural pra ajudar a dormir melhor... está melhorando... Entao eu, concluo que sono, excesso de pensamentos e excesso de estímulos externos (mta coisa ao msm tempo) é oq desencadeia esse pesadelo. 🥲
@adoniaagapi3070
@adoniaagapi3070 7 ай бұрын
O melhor vídeo de todos! 👏🏻👏🏻👏🏻 Gratidão
@Anônima_Solitária
@Anônima_Solitária 11 ай бұрын
assistindo esse video com uma enxaqueca braba 😅 desenvolvi enxaqueca em setembro de 2022 onde muitas coisas estavam acontecendo, em especial uma crise forte de endometriose onde vivia indo aos médicos fazendo exames e sentindo varios sintomas e incapacitada de viver. mesmo apos mudar um pouco o estilo de vida a enxaqueca ainda ta muito presente na minha vida. principalmente no ciclo menstrual. e alem da endometriose q é uma doença mt incapacitante tenho que lidar com a enxaqueca que devo dizer q é muito pior. Eu fico muito mal, minha visão fica turva, nao consigo raciocinar direito, nevoeiro mental, esquecimentos e na maioria das vezes eu nao sinto dor, eu sinto uma pressao muito forte, como de tivesse algo esmagando meu cérebro, meu desempenho abaixa pq eu não consigo pensar direito, como se eu ficasse menos racional kkkk é terrível, ja fui no neuro e ele me deu diagnóstico de enxaqueca apos ouvir meus sintomas, fiz tomografia por precaução e não tinha nada mas ainda convivo, o gatilho é a menstruação mas se eu me estressar e me preocupar demais a enxaqueca piora em um nível enorme e o problema é que sou muito ansiosa e tenho emetofobia então os enjoos me deixam em pânico e consequentemente piora tudo. e alem de tudo sinto um apito muito alto no ouvido q nao tem causa aparente e piora no quadro de enxaqueca. ja tive auras de ver pontinhos brancos e formigamento no braço e mao esquerda, achei q iria infartar 😅
@neumafernandessilva6326
@neumafernandessilva6326 11 ай бұрын
De pé aplaudindo esse médico 👏🏻👏🏻👏🏻
@Vanfsi
@Vanfsi Жыл бұрын
Obrigada...mas muito obrigada pq somente agora entendo o que sinto. Não é com frequência, mas quando eu tenho a crise😢...só Jesus
@ikraftpap
@ikraftpap 8 ай бұрын
Um médico me receitou o sumax pro, como medicamento. Melhorou muito. E em relação a alimentação e ingestão de água, estou mais atenta.
@elianealberti
@elianealberti Жыл бұрын
Parabéns, sofro com enxaqueca há mais de 40 anos, muito bom ter tantas informações atualizadas 👏👏👏
@anabeatrizsilva3702
@anabeatrizsilva3702 Жыл бұрын
Eu estou chocada com essa live, ontem eu tive uma crise de enxaqueca e eu passei o dia todo fazendo xixi, e no final do dia veio a dor, nunca iria imaginar que teria relação entre uma coisa e outra
@anapauladiorio8450
@anapauladiorio8450 Жыл бұрын
Estou perplexa com tanta informação, ao mesmo tempo que passou um filme na minha cabeça. Tive uma crise de enxaqueca horrível em 2010, fui parar na emergência, acredito que a pressão do mestrado junto com trabalho, quase não descansava e não fazia atividade física. Fiquei 1 ano tratando com topiramato sem imaginar esses efeitos colaterais, qd a médica falou que só poderia parar o remédio se fizesse atividade física aeróbica , comprei um patins, nunca mais parei e hoje faço várias outras atividades físicas e me sinto curada. Detalhe, tomava pílula anticoncepcional na época também 😢
@KarinaSilveira
@KarinaSilveira 9 ай бұрын
me sentindo completamente contemplada por esse podcast.
@jenniferhmaia
@jenniferhmaia 11 ай бұрын
Caracaaaa! Sofro com isso desde a adolescência. Que assunto sensacional! Tenho certeza que aprenderei muito
@joaofelipegalassibraga9175
@joaofelipegalassibraga9175 Жыл бұрын
Olá Eslen, quando não vejo os podcasts pelo KZbin, ouço no Spotify hehehe muito bom! Quando você vai correr aqui no ABC paulista? Sou louco pra te conhecer, abraços!
@alinema6171
@alinema6171 Жыл бұрын
Quantas informações relevantes! Parabéns pelo trabalho de excelência!
@ingridgoncalves6357
@ingridgoncalves6357 8 ай бұрын
amei demais! só queria que tivesse falado sobre os medicamentos preventivos, por quanto tempo são usados… Seria para a vida inteira?
@damaresalvesdearaujo6015
@damaresalvesdearaujo6015 Жыл бұрын
Nossa, sofro com isso. Uma dor incapacitante, mas 28:42 trato há algum tempo. Já tive crises desesperadoras que nenhum medicamento aliviava. Agoras os episódios estão mais espaçados. O exemplo do chocolate aconteceu comigo nesta semana. Não gosto de chocolate, mas Tive necessidade comer uma barra inteira há dois dias. Hoje de Manhã não consegui Levantar da cama com mais uma crise forte de enxaqueca. Que bom saber como isso se dá no nosso cérebro e as possibilidades de tratamento 👏👏👏👏👏
@mirayevasalvador
@mirayevasalvador 7 ай бұрын
Perfeito 👏👏👏! Obrigada por explicar tão bem, o que eu nunca entendi! Parabéns! 👏❤
@Kuze21
@Kuze21 Жыл бұрын
Preciso deixar meu relato. A 2 meses tive os sinais, sou atleta corro entre 10km seg a sabado. Smp fui ansioso desde criança mas nunca tive diagnóstico ate 2 meses atras quando meus dedos formigaram assim, tinha voltado da minha corrida o dia estava normal fui pro banho passei essa situacao dentro do banheiro quando meu braço foi formigando ate encima ate a boca. Entrei em pânico. Corri ligar pra uma pessoa me ajudar, comecei a perder os cognitivos de fala e organização de memoria pensamentos, resumo to tratando pra ansiedade/pânico mas tive esses sintomas de enxaqueca antes, reparei q smp q eu tinha crise de ansiedade sem antes tratar aparentava uns sintomas (n todos q ele disse) agora vou ver sobre algum outro transtorno psicológico q o neuro e o psico falaram q posso ter por conta de umas linhas de raciocínio lógico q identificaram em mim.Mas de princípio to tratanddo ansiedade/pânico e ja tem ajudado mas è assim assustador. E bizarro q meus exames medicos sao smp acima da media por eu treinar muito (triathlon incluso)mas o mental galera è foda. Se cuidem
@Taissacostale
@Taissacostale Жыл бұрын
Tenho enxaqueca desde criança. Hoje tenho 33. À dois anos comecei umas crises mais intensas que culminavam e tontura muito forte que parecia labirintite, insônia e depressão, Achei que a depressão não tinha nada haver com a enxaqueca. No ano passado tive três crises que começavam com enxaqueca, depois vinha a tontura (que durava mais de 2 semanas e não passava com remédio), depois vinha a insônia ( que começou com 2 dias com dificuldade de dormir e terminou com 4 dias sem nem cochilar) e fiquei muito deprimida mesmo e iniciei um quadro de depressão. Trabalho com criação de estampas e tive bloquei criativo também.
@caionao31
@caionao31 9 ай бұрын
Que episódio incrível! Sofro de enxaqueca desde criança e entender melhor como funciona é fundamental para evitá-las.
@shirleyteixeira8021
@shirleyteixeira8021 9 ай бұрын
Vendo este vídeo pela segunda vez Muito esclarecedor.
@evelynkarol5403
@evelynkarol5403 6 ай бұрын
totalmente encanta com essa explicação!
@luizeduardolacerda
@luizeduardolacerda 11 ай бұрын
Eu tenho enxaqueca crônica. Tenho dor de cabeca todos os dias, sem exceção 😔😔😔 Primeira vez q vejo algo tao completo sobre o tema. Vejo muita incompetencia dos médicos, infelizmente
@silvasilva9439
@silvasilva9439 9 ай бұрын
Eu tenho só a aura visual... A explicação dele foi perfeita
@simonesena8501
@simonesena8501 3 ай бұрын
Descreveu com todos os detalhes o q eu sinto
@larissadagila6931
@larissadagila6931 Жыл бұрын
Comecei a ter crise de enxaqueca depois de começar a trabalhar e passar horas de frente ao computador. A primeira foi mais leve, mas foi evoluindo a cada vez. A ponto de um dia sentir uma dormência que passou por todos os dedos da mão esquerda e subiu pelo braço até chegar próximo ao peito, fiquei apavorada. Na última vez, ja esse ano, a minha língua ficou dormente. Quando tenho crise, o que ajuda é vomitar, isso vai aliviando, mas sempre tenho que tomar medicação oral.
@andreiamagalhaes7916
@andreiamagalhaes7916 Жыл бұрын
O Alexandre é sensacional, conheci no Pod cast do Lutz 😊
Dr. Eduardo Zimmer: Entendendo a Doença de Alzheimer [Ep. 054]
1:33:09
Enceinte et en Bazard: Les Chroniques du Nettoyage ! 🚽✨
00:21
Two More French
Рет қаралды 42 МЛН
Como Viver Mais Segundo a Ciência - Dr. Silvio Póvoa [Ep.068]
1:44:44
Dra. Patricia Brocardo: Neuroplasticidade cerebral [Ep. 042]
1:04:21
Eslen Podcast
Рет қаралды 43 М.
DR. ALEXANDRE VENTURI (NEUROLOGISTA) - PODPEOPLE #156
2:38:04
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
Рет қаралды 86 М.
ENTENDA TUDO SOBRE TDAH
24:19
Eslen Delanogare
Рет қаралды 99 М.
Enxaqueca crônica | Podcast Por Que Dói?
1:00:06
Drauzio Varella
Рет қаралды 23 М.
Enxaqueca: A Epidemia Silenciosa que Ninguém Fala
1:01:39
Super Nutridos
Рет қаралды 34 М.
Dr. André Rizzuti: Regule os seus Hormônios [Ep. 030]
2:50:46
Eslen Podcast
Рет қаралды 139 М.