Canal maravilhoso, você realmente ensina, não fica fazendo isca digital, nem tenho palavras pra agradecer... parabéns
@brauliobraga7583 жыл бұрын
Muito interessante. Eu descrevi durante uma sessão de terapia que eu tinha esta noção do eu observador e a psicóloga introduziu o conceito. Muito legal esta experiência de conseguir nomear fenômenos/situações que já notamos antes intuitivamente.
@franciscozeni6119 Жыл бұрын
Veja que interessante essa visão do "Eu observador". Obrigado por sua apresentação. Vem de Ramana Maharshi. "Quem sou eu? O OBSERVADOR. o "EU SOU". Eu tenho um corpo, mas eu não sou meu corpo. Eu posso ver e sentir meu corpo, E o que pode ser visto e sentido não é o verdadeiro Vidente. Meu corpo pode estar cansado ou excitado, Doente ou saudável, pesado ou leve, mas isso nada tem a ver com meu Eu interior. Eu tenho um corpo, mas eu não sou meu corpo. Eu tenho desejos, mas eu não sou meus desejos, eu posso conhecer meus desejos, e o que pode ser conhecido não é o verdadeiro. Conhecido. Desejos vêm e vão, flutuando através de minha percepção, mas eles não afetam meu Eu interior. Eu tenho desejos, mas não sou desejos. Eu tenho emoções, mas eu não sou minhas emoções. Eu posso sentir minhas emoções, e o que pode ser sentido não é o verdadeiro Senciente. As emoções passam através de mim, mas elas não afetam meu Eu interior. Eu tenho emoções, mas eu não sou emoções. Eu tenho pensamentos, mas eu não sou meus pensamentos. Eu posso conhecer e intuir meus pensamentos, E o que pode ser conhecido não é o verdadeiro Conhecedor. Pensamentos vêm a mim e pensamentos me deixam, mas eles não afetam meu Eu interior. Eu tenho pensamentos, mas não sou meus pensamentos. Eu sou o que permanece, um centro puro de percepção, uma testemunha impassível de todos esses pensamentos, emoções, sentimentos e desejos." (Ramana Maharshi) We are one! ...
@vitormancini414 Жыл бұрын
Muito bacana, essa característica pragmática dos autores cognitivos é fascinante, foi muito legal perceber o meu "eu" hahaha. Obrigado por compartilhar esse conteúdo gratuitamente, estou acompanhando o curso e está incrível!!
@neusamariadecastro99994 жыл бұрын
Estou encantada pelo ser trabalho e entrarei em contato por email para fazer o seu curso.
@004asv4 жыл бұрын
Parabens pelo canal!!! fiquei muito feliz ao encontrar material bom, acessivel e de alto nivel!!! A ACT me lembrou bastante as praticas do livro Poder do Agora e realmente parecem tecnicas que acompanham a humanidade desde seus primordios. Gratidao por seu trabalho magistral :D
@FelipedeSouza4 жыл бұрын
004asv podemos fazer estas relações sim. Em certo sentido, a ACT estuda quais são os processos que funcionam para termos vida melhor e mais significativa. Muito do poder do agora é desfusão cognitiva (ver os pensamentos como ego), consciência no momento presente e eu observador. Este último é o começo do insight do Tolle, inclusive.
@ademirnazato443 жыл бұрын
Eu aprendi com Rupert Spira e Amar Watt a me questionar e verificar frequentemente: O que é isso que está consciente da experiência? E: Eu estou ciente? E sinto que essa prática melhorou demais minha qualidade de vida. Fui diagnosticado com Transtorno Afetivo Bipolar e faço tratamento a 15 anos, tive 4 internações e depois que comecei essas práticas de meditação não tive mais crises.
@moisessampaio6014 Жыл бұрын
Acho muito interessante o fato de que ACT lembra em muitos aspectos conceitos logoterapeuticos.
@diasrenan10 ай бұрын
Da Gestalt também!
@valdirferreira2241Ай бұрын
Muito bom, gostei!
@marciaceciliabadkebadke22932 жыл бұрын
To gostando.
@diversosassuntos56733 жыл бұрын
Parabéns pelo Canal! Estou gostando muito dos seus vídeos!
@sandrajones33893 жыл бұрын
Excelente aula.
@Matextreme7773 жыл бұрын
Excelente conteúdo, parabéns!
@fabioandrade13303 ай бұрын
Não entendi muito bem como trazer a tona o "eu observador". Poderia dar outro exemplo de como esse exercício pode ser feito?
@josefadantas44004 жыл бұрын
FANTÁTISCO!!!
@elisangellacamargo3 жыл бұрын
La me vem a comparação com a PNL novamente rsss....
@francielaferreira75144 жыл бұрын
vídeo maravilhoso,como sempre!
@FelipedeSouza4 жыл бұрын
Obrigado!
@valeriafreitas17763 жыл бұрын
Excelente explicação.
@paulo39134 жыл бұрын
Oi Felipe, tem algumas correntes da psicologia ou áreas holísticas que fixam o coração, ou na altura do peito o lugar onde está o eu observador. Já o ego seria os pensamentos que não param em nossa cabeça, dessa forma lembrando da Teoria Self de Jung onde o ego deveria, em tese, se fundir com o eu superior, qual a sua opinião? em termos práticos no dia a dia, se fixarmos nossa atenção no eu superior que está no peito, poderemos separar o ego do eu superior? Outra coisa curiosa é que até na bíblia tem um trecho que diz: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos" Isaías 55 capítulo 8. Não estou teologizando, mas a meu ver considero interessante a comparação com o Self. Grande abraço e futuramente vou fazer o seu curso.
@FelipedeSouza4 жыл бұрын
Paulo são questões muito interessantes (e complexas). Ego, Self, Selbst, eu são palavras de várias línguas para expressar conceitos diferentes de acordo com as abordagens e pensamentos. Esses autores procuram captar partes das nossas experiências. Em certo sentido, diria que alguns eus são menos verdadeiros ou permanentes do que acreditamos, geralmente. Fundir traz a ideia de reunião. Penso que talvez seja mais a ideia de chegar no eu verdadeiro (seja o nome que quisermos dar) e utilizar os outros “eus” de acordo com as condições do momento. Com relação ao lugar no corpo, o eu verdadeiro parece trazer uma sensação de maior espaço (e noção diferente até de tempo), indicando que talvez não esteja localizado em uma única parte do corpo ou esteja, em nossa percepção, além deste. Será um prazer tê-lo no curso! Abraços
@paulo39134 жыл бұрын
@@FelipedeSouza Ok Felipe, obrigado pela sua explicação.
@sirleybsamaducci66994 жыл бұрын
Felipe, tudo isso não é os ensinamentos dos antigos rishis com uma roupagem moderna??
@FelipedeSouza4 жыл бұрын
Sirley B S Amaducci não conheço os rishis para responder. Mas a semelhança com outros pensamentos (fora das ciências) se deve ao fato de que estamos estudando processos para o bem estar e não é exclusividade da ciência ter ideias sobre isso né? Então, de certa maneira é sim uma outra forma de dizer antigas verdades :)
@MargarethNascimento4 жыл бұрын
Eu querooooo
@FelipedeSouza4 жыл бұрын
Voce pode entrar em contato pelo WhatsApp 11984156913
@mauricios10914 жыл бұрын
Olá gostaria de ler seu trabalho do mestrado
@FelipedeSouza4 жыл бұрын
Maurício S você pode ler a dissertação aqui - www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/mestletras/DISSERTACOES_2/um_manuscrito_de_Joyce.pdf
@ericaoliveira81724 жыл бұрын
Gostaria de ter acesso ao seu mestrado, pode se? Obrigada
@FelipedeSouza4 жыл бұрын
Ola! Desculpe. Não tinha visto seu comentário. Se ainda tiver interesse posso te enviar por e-mail. O meu é psicologiamsn@gmail.com
@talitarocha38734 жыл бұрын
Oi, Felipe! Parabéns pelo seu trabalho, já acompanho o canal a algum tempo e gosto bastante do conteúdo. Eu fiquei me perguntando se esse conceito do eu observador é equivalente ao conceito de Awareness da Gestalt terapia, quais seriam as diferenças e semelhanças?
@FelipedeSouza4 жыл бұрын
talita rocha obrigado! Tem bastante tempo que estudei Gestalt. Mas pelo que me lembro, alguns dos processos que eles preconizam, como atenção ao momento presente, observação dos papéis que não são espontâneos, awareness são parecidos, como princípio, com estes da ACT. Talvez a diferença seja mais o referencial da onde vieram (a Gestalt com suas várias fontes) e as técnicas utilizadas para trazer para os clientes.