Professor, quando o Senhor falou da proclamação da República, me passou a impressão de naturalidade, quando a proclamação da República foi um golpe.
@Maggieweberful7 ай бұрын
A luta do povo negro pela conquista da sua Dignidade é um trabalho diário. Demanda de muita plasticidade, pois temos que ser como o Bambu, que resiste à Tempestades. Sou grata a todas aquelas pessoas negras , que pavimentaram o caminho para que eu pudesse continuar caminhando. 🙏🏿♥️
@celiaregina11308 ай бұрын
Meu avô nasceu em 1873 na Lei do Ventre Livre. Tirou Titulo de Eleitor em 1933 aos 60 anos, esse documento conta parte da minha história !!!
@HistoriadaAfrica8 ай бұрын
Que história fantástica. Caso queira compartilhar, me envie e-mail para. afrohistorica@gmail.com
@raphael.cavalcanti33018 ай бұрын
Qual tua idade? 😳
@celiaregina11307 ай бұрын
@@raphael.cavalcanti3301 Eu não conheci meu avô, ele teve 5 filhos, minha mãe era a caçula, inclusive o irmão mais velho já era casado e foi padrinho de batismo da minha mãe. Na época era comum Sogra e Nora ficarem grávidas na mesma época "hoje isso é impensável ". Quando minha mãe faleceu, separando alguns documentos encontrei o Título de Eleitor do meu avô. Eu gostaria de dizer ao meu Avô que netas , bisnetas (os) estudaram e se graduaram, conquistamos o conforto que foi negado a ele. E não falei a minha idade !😂 kkkkkkkk
@raphael.cavalcanti33017 ай бұрын
@@celiaregina1130 não conheci meu avô também, minha mãe também só conviveu com ele por pouco tempo na infância De acordo com ela, ele teria mais fé 100 anos se estivesse vivo, nasceu em 1900
@celiaregina11307 ай бұрын
@@HistoriadaAfrica Hoje enviei a Cópia do Título de Eleitor do meu Avô, caso não tenha recebido avise-me !!!
@RerumOptimaTV8 ай бұрын
Cada vídeo deste canal é uma obra de arte e um conteúdo denso de historiografia com muita seriedade! Parabéns por nos contemplar com esse conhecimento essencial!
@mauriciochinelli98348 ай бұрын
De fato a abolição não ocorreu em 13 de maio de 1888, a luta continuou após a assinatura! O capoeiristas Besouro lutou contra a escravatura em pleno 1920 e ainda foi traído por um amigo de infância e morto por alguns trocados, era ele que deveria ser homenageado no Pelourinho, local em que viveu e morreu, não zumbi.
@joanaramos81618 ай бұрын
Viva zumbi! Vc não conhece a história.
@zuleicona8 ай бұрын
Não precisamos escolher somente um, devemos lutar para que Besouro o capoeirista, também tenha seu espaço e seja reconhecido como herói. Assim com estamos lutando para que João Cândido o marinheiro negro herói da revoltadas chibata, seja reconhecido ao menos aqui no RJ.
@kira-zf7kl8 ай бұрын
Zumbi dos Palmarés tinha escravos negros a princesa Isabel nunca teve escravos ela é uma heroína para o Brasil
@altentic86168 ай бұрын
@@kira-zf7kl.. qual a prova você tem sobre Zumbi dos palmares ter tido escravos ?
@kira-zf7kl8 ай бұрын
@@altentic8616 eu tô querendo dizer zumbi dos Palmares era um escravagista ele tinha escravos
@juzafranca75228 ай бұрын
Eu fiquei horrorizada nesse 13 de maio, pois não ví em lugar nenhum o governo nem outros órgãos nenhum, nem mesmo o ministério da educação fazer nem uma homenagem aos escravizados.
@gustavobarros39307 ай бұрын
Pra que homenagem?
@cristhianfernandes40237 ай бұрын
Pra ninguém comentar coisas tipo isso aí @@gustavobarros3930
@raizesmineirasdoseculoxix7 ай бұрын
Eu também fiquei profundamente horrorizado nesse 13 de maio. É chocante que, em uma data tão significativa como a abolição da escravatura, o governo, os órgãos oficiais, e até mesmo o Ministério da Educação, não tenham prestado nenhuma homenagem aos escravizados. Essa omissão é um desrespeito à memória e ao sofrimento daqueles que foram forçados a trabalhar e viver em condições desumanas por tantos anos. É essencial lembrar e honrar essas pessoas, não apenas pelo que elas passaram, mas também para reconhecer o impacto duradouro da escravidão na nossa sociedade. A falta de reconhecimento e homenagem oficial é um triste reflexo de como ainda precisamos avançar muito em termos de justiça e reconhecimento histórico.
@lucioflaviogoncalves53797 ай бұрын
Eu também fiquei horrorizado com tua prosa fiada,vai trabalhar coisa ruim
@walmerinstoncorrea71947 ай бұрын
A emblemática Lei de Ouro foi uma farsa, já que não havia estrutura social para proteger os pretos, mestiços e índios que eram vistos pela burguesia latifundiária como o lixo do Império Cafeeiro. Os pretos libertos foram jogados à própria sorte por um regime decadente. Quanto à República, não foi modificado afinal, esse novo regime nada mais era do que uma dissidência dentro da Monarquia, ou seja, os antigos senhores de engenho haviam se mascarado de " coronel ruralista ", tanto e assim tal maldição perdura até hoje.
@DeyvsonMoutinhoCaliman8 ай бұрын
Algo a ser abordado também é que os ex-escravizados não tinham documentos, que eram caros pra fazer, e nas escolas não podiam estudar crianças sem documentos. Então mesmo após a escravidão havia uma forma sistêmica de manter crianças negras fora da escola. Como havia resistência em dar empregos aos ex-escravizados, era muito mais difícil para eles fazerem esses documentos. Seria tipo uma lei de código negro brasileira, uma lei que não cita raça, mas é destinada a atacar uma raça. Não tenho certeza disso, mas já ouvi isso algumas vezes. Nos EUA, mesmo após a lei que finalizava a escravidão, foram mantidos escravos ainda até a década de 40 através de uma lei citada nesse vídeo, onde o trabalho escravo poderia ser utilizado como punição por crimes. E haviam crimes, assim como o crime de vagabundagem no Brasil, que só negros eram punidos nos EUA, então muitos voltaram a ser escravos dentro da lei norte americana, extendendo a escravidão americana até a década de 40.
@ricardomenezes12238 ай бұрын
Pessoal, isso foi há mais de um século. Hoje, qualquer pessoa tira documentos. Parem de ficar remoendo isso, pois esse comportamento só faz aumentar o racismo. A sensação que dá é que vocês querem que as pessoas partam para a porrada, com sede de vingança, como se todos os brancos fossem racistas e fossem culpados pelo que fizeram contra o povo negro. Além do mais 90% da população brasileira é descendente de negros. Eu sou branco, minha mãe é branca, meu pai era pardo, e o pai do meu pai era negro. 90% da população brasileira é miscigenada.
@rosemarynunes178 ай бұрын
Ola Deyivison. Vc poderia passar a fonte dessas informações que vc passou? Meu TCC e sobre a vida do individuo escravo no sec xix. Gostei do seu comentario. Muito obrigada
@mundart98248 ай бұрын
nossa, era a lei do cão, deus me livre, 😢😢
@fabriciosantiago60248 ай бұрын
Um dos males de usar erradamente o termo escravizado ao invés do termo correto que é escravo é esse, surgem distorções lógicas cognitivas. É impossível no mundo lógico haver um ex-ecravizado, do mesmo modo que também é impossível haver um ex-critianizado. Um cara que foi cristianizado ou escravizado passa a ser cristão ou escravo respectivamente, ponto.
@99Gara997 ай бұрын
Década de 40 vc diz 1840?
@marcodezabedeprofirodabude68098 ай бұрын
Boa noite, prof Flávio. Estou aqui acompanhando com meu Ariel, 19 anos, iniciando os estudos universitários agora. Obrigado pela aula. Prof Marcos José de Souza, Fátima, Bahia.
@leandromenezes79383 ай бұрын
Professor .. assistir seus vídeos é igual tomar água quando se tem sede. Fantástico. Muito obrigado!
@sergioroberto11038 ай бұрын
Após a "Abolição", alguns ex-escravizados tiveram que voltar para as fazendas de seus ex-senhores, porque não conseguiram encontrar emprego fora delas, vindo a formar, juntamente com os imigrantes europeus (e após 1908 também os japoneses!!!) e os brasileiros natos rurais e pobres, os camponeses "livres" das fazendas dos "coronéis" na Primeira República (1889 - 1930) !!!
@adrianamariasilva61278 ай бұрын
Brilhante professor. Muito apropriado esse assunto. O senhor é uma luz, nesses momentos de ignorância e negacionismos. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@HistoriadaAfrica8 ай бұрын
Muitíssimo obrigado
@walmerinstoncorrea71947 ай бұрын
O decadente Estado monárquico violentou os pretos de todos os modos possíveis durante séculos no chamado Holocausto da Escravidão, isso não é comentado e poucos historiadores tem a ousadia de dizer que a decadente Casa de Bragança passou para a História pela porta da vergonha.
@washingtonsilva249728 күн бұрын
O único negacionista é Lula roubou os cofres públicos e até hoje ele nega com as contas bancária cheia de dinheiro 💰 😅😅😅😅😅
@elianecarvalho6018 ай бұрын
Flávio gosto muito dos seus vídeos. Contribui muito para a história da nossa população. Você é ótimo para explicar. Poderia fazer um vídeo sobre a saída dos ex-escravizados das propriedades de seus "donos" para onde foram como sobreviveram?
@HistoriadaAfrica8 ай бұрын
Excelente sugestão.
@fernandoantonio376113 күн бұрын
. 🇧🇷 Parabéns, CAÇADOR De HISTÓRIA, excelentíssima aula! Fernando Gimenez
@darkvamp67148 ай бұрын
Não perco uma direto de Porto Portugal 🇵🇹 Cria de nova Iguaçu baixada fluminense RJ 🇧🇷 amo história
@fabioansehelmpaixaoansehel28518 ай бұрын
É nós conterrâneo!!
@cidacidomingos53348 ай бұрын
Eu sou de Nova Iguaçu, baixanda fluminense. O conhecimento, liberta!!!
@leandroazevedo21147 ай бұрын
É nós irmão divisa de Belfordroxo com nova Iguaçu Prata posto treze tmj irmão.
@julioparedes35727 ай бұрын
Jd Nova era tmj
@darkvamp67147 ай бұрын
Sou de nova Iguaçu jardim nova era também kkkj
@Vagalume19498 ай бұрын
Teu trabalho é muito importante, nem todas tuas opiniões tem minha concordância mas se percebe o norteamento que tu segues em compromisso com os fatos históricos.
@marcianepomuceno61448 ай бұрын
Escravidão foi uma atrocidade, entretanto, os deixaram livres, mas não sabiam como viver. Sem documentos e sem noção de quem eram.😢😢😢😢
@Galo1908mg6 ай бұрын
Sou negro, gay, nordestino e posso afirmar que até hoje a lei áurea não nos libertou
@mislenepereiradossantos18736 ай бұрын
Respeita a pessoa
@leodlibes49465 ай бұрын
Não mesmo, de lá pra cá as pessoas não mudaram muito não, o brasileiro é um povo extremamente racista
@AnelymsaАй бұрын
Concordo plenamente com vc.
@glecivalderezagaviaoboeira5803Ай бұрын
Concordo plenamente
@washingtonsilva249728 күн бұрын
Eu sou negro mais não sou gay, pois quem era gay era os brancos os negros sempre quis ser branco e fazer o que os brancos fazia pois isso tô fora sou negro mais não faço nada que os brancos faz.
@fabi92337 ай бұрын
De fato, esse canal é simplesmente NECESSÁRIO, quero agradecer por dividir seus conhecimentos, uma ótima opção seria indicar livro de conteúdos importantes para quem tem curiosidade de aprender sobre a raça negra. ❤❤😊
@4l3x5andro8 ай бұрын
O 13 de maio libertou o Brasil. Mesmo que a custo da monarquia um ano e meio depois. É uma data pra ser celebrada, é a coroação de uma luta que durava décadas no Brasil (desde 1860s) com atuação de variados setores desde o circulo monarquico, partes do partido conservador, das igrejas, militares, imprensa e organizações civis. Foi quando o Brasil sonhou em ter um futuro...um sonho que foi demolido em 15/11/1889.
@altentic86168 ай бұрын
O vídeo do professor desmonta essa sua narrativa
@raizesmineirasdoseculoxix7 ай бұрын
O 13 de maio representou a libertação do Brasil, um marco histórico que deve ser celebrado. Mesmo que tenha sido à custa da queda da monarquia um ano e meio depois, essa data simboliza a coroação de uma longa luta que se estendeu por décadas no país, desde os anos 1860. Diversos setores da sociedade brasileira, incluindo o círculo monárquico, partes do partido conservador, igrejas, militares, imprensa e organizações civis, contribuíram para esse avanço. Foi um momento em que o Brasil vislumbrou um futuro de liberdade e igualdade, um sonho que, infelizmente, foi interrompido em 15 de novembro de 1889.
@altentic86167 ай бұрын
@@raizesmineirasdoseculoxix .. o que você escreveu não tem lógica nenhuma.. se a monarca quisesse acabar com a escravidão, teriam feito isso entre 1822 e 1888.. tiveram 66 anos para fazer algo contra a prática da escravidão, porém não fizeram nada por que sabiam que o tráfico era muito lucrativo para o império.. e não somente o tráfico, mas também e principalmente o trabalho árduo dos escravos diariamente faziam o país funcionar, enquanto os brasileiros dormiam em berço explendido
@jailsonmaria7 ай бұрын
A maldita proclamação da república. Por isso estamos na merda até hoje.
@mayanelivia3258Ай бұрын
@@altentic8616 O ''grande argumento'' que todo republicano usa: ''A família Imperial era escravista, se Dom Pedro II fosse bom ele acabaria a escravidão'' Isso é o resultado da "bela educação" que a república fornece sobre o império, dando a ilusão de que a monarquia era escravista e a república veio para ''salvar a pátria". Doce ilusão! A família Imperial era COMPLETAMENTE abolicionista desde o primeiro reinado. Com Dom Pedro I dizendo que a cor do seu sangue era da mesma cor dos negros escravizados. A monarquia no Brasil sempre foi uma monarquia parlamentarista. Logo Dom Pedro II não tinha poderes absolutistas para com uma canetada fazer o que ele quisesse. Com isto, ele precisava usar da democracia à articular no congresso de que leis fossem passadas. E ele começou logo no início de seu reinado, sancionando a lei colocando o FIM do tráfico de negros. Logo mais em 1871, a primeira lei abolicionista foi passada, a Lei do Ventre Livre, onde todos que nasciam depois daquela data eram pessoas livres. Também sancionou a Lei dos Sexagenários em 1885, até chegar na Lei Áurea em 1888. O processo de abolição se iniciou muito antes de 1888 ao contrário do que dizem por aí. Inclusive, a família imperial, mais especificamente Dom Pedro II e Dona Isabel pagavam do próprio bolso a liberdade de centenas de escravos por todo o Brasil. E todas as pessoas negras que trabalhavam na Casa imperial, eram livres e recebiam salários. Por sua vez, a tão defendida Ré-pública, se iniciou com um golpe apoiado por escravistas, que ficaram nervosos com a abolição feita pelo império e seus apoiadores abolicionistas.
@sergiosantos12718 ай бұрын
Boa tarde professor obrigado por falar da História do Brasil!
@HistoriadaAfrica8 ай бұрын
Eu que agradeço
@EduardoSouza-z3nАй бұрын
F s21❤Foto histórica de Dina Sanichar, um menino conhecido como "criança selvagem" encontrado vivendo em uma caverna habitada por lobos na Índia, em 1867. Quando descoberto, ele exibia comportamento semelhante ao dos lobos, como caminhada de quatro, comer carne crua e ausência de fala. Sanichar foi levado para o orfanato de Sikandra, onde buscava sua socialização. Embora tenha aprendido algumas habilidades básicas, ele nunca adquiriu totalmente a linguagem humana. Sua história desenvolveu lendas e levantou questões sobre o desenvolvimento humano e o comportamento instintivo.Foto histórica de Dina Sanichar, um menino conhecido como "criança selvagem" encontrado vivendo em uma caverna habitada por lobos na Índia, em 1867. Quando descoberto, ele exibiaFoto histórica de Dina Sanichar, um menino conhecido como "criança selvagem" encontrado vivendo em uma caverna habitada por lobos na Índia, em 1867. Quando descoberto, ele exibia comportamento semelhante ao dos lobos, como caminhada de quatro, comer carne crua e ausência de fala. Sanichar foi levado para o orfanato de Sikandra, onde buscava sua socialização. Embora tenha aprendido algumas habilidades básicas, ele nunca adquiriu totalmente a linguagem humana. Sua história desenvolveu lendas e levantou questões sobre o desenvolvimento humano e on44. R😢/ df 8m 😮comportamento rcy. Ky. 7😅h8fttz 14:47 😢4drre instintivo.5554r4t5 5🎉😮s. comportamento semelhante ao dos lobos, como caminhada de quatro, comer carne crua e ausência de fala. Sanichar foi levado para o orfanato de Sikandra, onde buscava sua socialização. Embora tenha aprendido algumas habilidades básicas, ele nunca adquiriu totalmente a linguagem humana. Sua história desenvolveu lendas e levantou questões sobre o desenvolvimento humano e o comportamento instintivo.Foto histórica de Dina Sanichar, um menino conhecido como "criança selvagem" encontrado vivendo em uma caverna habitada por lobos na Índia, em 1867. Quando descoberto, ele exibia comportamento semelhante ao dos lobos, como caminhada de quatro, comer carne crua e ausência de fala. Sanichar foi levado para o orfanato de Sikandra, onde buscava sua socialização. Embora tenha aprendido algumas habilidades básicas, ele nunca adquiriu totalmente a linguagem humana. Sua história desenvolveu lendas e levantou questões sobre o desenvolvimento humano e o comportamento instintivo.(21 99601-9608)
@epocriativa8 ай бұрын
Obrigada, Professor. O Sr. nos liberta da ignorância compartilhando conhecimento consistente.
@walmerinstoncorrea71947 ай бұрын
O infame Holocausto da Escravidão é tratado com descaso, pois só o que se relata é uma apologia ao Império Bragança que passou para a História pela porta da vergonha.
@walmerinstoncorrea71947 ай бұрын
Os livros de História não falam do infame Holocausto da Escravidão, mas em contrapartida endeusam o Império monárquico que passou para a História pela porta da vergonha.
@geraldojesusoliveira16598 ай бұрын
Mesmo antes da lei,que dava ao negro, a liberdade, este país já importava mão de obra europeia para trabalhar nos campos e outras funções, tirando assim, o emprego dos libertos de fachada ,mesmo antes de libertos estarem. ETA cousa em?Que o Eterno te abençoe, Mestre Flávio, por não nos deixar esquecer a história. Saúde.
@JoaoBoscodebrito-q1m23 күн бұрын
Sensacional. Que explanaçao, que aula. Parabens a tds os envolvidos.
@thursilva6968 ай бұрын
De vdd, que conteúdo necessário pra entender um pouco mais da nossa história
@cristinaiosuke16488 ай бұрын
A história é um processo. Um passo importante foi dado nessa data, mas ainda ha um caminho pela frente.
@ceusilvaster8 ай бұрын
21:28 21:28 Perfeito!! Está na cara que quem dominava queria ter o mínimo de prejuízos e não correr o risco de perder seu status. Entretanto, qual escravizado não gostaria de ser considerado livre, mesmo que no papel??? A possibilidade do fim de crueldades atrozes não superaria qualquer outra ponderação??
@fernandoantonio376113 күн бұрын
. 🇧🇷 Sou BRANCO de olhos verdes, temos nossa filha NEGRA - NOSSO MELHOR 🎁 PRESENTE de DEUS! Jamais aceitaremos quaisquer descriminação da nossa abençoada filha! Fernando Gimenez 🇧🇷
@PATRICIAREGINAIGARASHI8 ай бұрын
Essa é a aula mais elucidativa que já tive na vida. Agradeço demais ao professor, é a aula de uma vida,tão preciosa e que nunca tive em período escolar. Sim fui vítima do apagamento histórico,e a cada aula sua que assisto, percebo que se a cada um de nós negros, nos fossem dadas informações e educação de fato,a branquitude hoje, estaria abismada do quão longe, teríamos chegado
@qkelp33378 күн бұрын
Quando morei em Petrópolis tive a oportinidade de aprender melhor sobre a familia imperial brasileira. O imperador D.Pedro II foi um ser humano maravilhoso que amava o Brasil e dedicou sua vida ao nosso país. Um homem de coração nobre e bondoso. A princesa Isabel teve a quem puxar! ❤
@franciscooliveira24142 ай бұрын
Conheci o seu canal ao acaso, muito interessante e fascinante a forma com o qual você conta as histórias. Parabéns, muito lúdico, objetivo, de fácil entendimento para qualquer pessoa. Continue 🙏🏾
@mirosiqueirasiqueiraАй бұрын
Nenhuma folha caí sem a vontade de Deus. Somos espíritos que anima o corpo humano. Habitante do mundo Terra. Moradia de Deus da órbita da estrela Sol. Exemplar das muitas estrelas do conjunto infinito do universo.
@LourdesDubaia-jn4uw8 ай бұрын
O meu avô era filho de escravos, mas nasceu na lei do ventre livre, aprendeu a ler, tinha o apelido de sinhôzinho. Ele contava que a filha dos donos da fazenda o ensinou a ler, eu gostaria de saber mais sobre minhas origens.
@levyandrews83378 ай бұрын
Que história fascinante!
@marciagaggolima48087 ай бұрын
Lurdes é muito bom saber de onde viemos, da cultura q herdamos de nossos antepassados, mas o mais importante é saber pra onde vamos quando partirmos deste mundo. Fica aqui a dica
@agnaldoalvespereira96518 ай бұрын
Essa vitória e muito pouco temos que ir em busca do reconhecimento pois só assim sairemos das páginas de notícias policiais e da IML esse e o maior tabu da sociedade
@mayanelivia3258Ай бұрын
Eu não acredito na história ensinada nas escolas e universidades. Só mentiras para ridicularizar a monarquia
@sanascimento18048 ай бұрын
Amo ver seus videos, professor! Meu amor pela História só aumenta, minha admiração é imensa, e gratidão por nos proporcionar a oportunidade de aprender mais .
@Suker22-z2f2 ай бұрын
Onde trabalho estamos no Novembro negro e estou maratonando seu canal, seus vídeos são de alto nível, onde trabalho o espaço é cedido a aulas de português para estrangeiros e os alunos são de países da África, alunos com dialetos próprios e línguas maternas como francês e o inglês, aprendem o português para ingressar em uma universidade brasileira para se formar e retornar ao seu país de origem, vou indicar o seu canal para que possam conhecer a historia e legado do seu povo na construção do Brasil.
@papoeprosa8 ай бұрын
Como Negro e Descendente direto de Escravos, dou louvores a Mulher que enfrentou o sistema para Libertar os Escravos. Reconhecer os Esforços, ainda que poucos. Um pouco de Gratidão não faz mal a ninguém.
@ninhamendes56308 ай бұрын
Verdade. Também sou filha de um homem negro que ouviu seu avô lhe contar muitas histórias sobre o fim da escravidão e ele não odiava a princesa Isabel. Pelo contrário ! Disse que aquele foi um momento muito importante porque o bisavô de meu pai disse que enchia o peito pra dizer que era livre. E isto veio pelas mãos de uma mulher ! Pressionada ou não, ela assinou e foi expulsa do Brasil junto com sua família no golpe da República. Não gosto desse ódio que é derramado todos os dias insuflando uma guerra entre descendentes de negros e pessoas de pele clara. Somos um só povo e a família real teve sim sua parcela de contribuição.
@anapaulakilesse33617 ай бұрын
@aninhamendes5630 perfeita sua fala!
@sc82637 ай бұрын
@@RoseSilva-wf6sqtá, mas a política não é assim até o dias de hoje? P q tu quer desmerecer uma luta de uma família (a de D. Pedro II) q se movimentou muito sim p dar fim na escravidão? P q vc acha q os ingleses falam a vdd e o resto mente ou omite? Essa família se importava em fazer um governo um pouco mais humano, valorizava a ciência, a natureza, meio ambiente, e investiam nisso. Parem d querer manchar um dos, se não o mais, governos mais decentes e humanos q esta bosta d país afundado na corrupção, cheio d golpes, teve.
@solangeamaral72677 ай бұрын
@@RoseSilva-wf6sqA princesa Isabel fez muitas coisas nesse país que nenhuma princesa e rainhas jamais fizeram! E ainda tem uma geração encantada com tudo que escutam e acreditam. Isabel lutou muito e deu fuga aos escravos, comandava essa fuga do Rio de Janeiro até o Estado do Amazonas! A escravidão no Brasil se deu gradualmente, e nunca sofreu nenhuma pressão dos ingleses. Essa campanha sórdida e covarde promovida por professores universitários, inclusive alguns Pretos fazem campanha contra a abolição da escravatura. É a maior ingratidão de todos os tempos na história do Brasil. É difícil acreditar que uma mulher branca e nobre dormiu no relento com mais de 200 escravos na beira do Pantanal? Sim. Mas, é verdade. Os ancestrais africanos eram tão massacrados em uma pressão psicológica e sob efeito de torturas, que eram incapazes de lutar! Os Negros ou Pretos que lutaram bravamente ao lado de Isabel, eram livres por serem filhos de Advogados com lavadeiras ou filhos de fazendeiros com mulheres Negras.
@RoseSilva-wf6sq7 ай бұрын
@@sc8263 Como disse, não quero ser inconveniente e respeito sua opinião!
@valdemirnascimento73528 ай бұрын
Estive na África alguns anos atraz e sinceramete nos descendentes de africamos vivemos muito melhor aqui que por la viva princesa isabel a redentora . Que tinha um plamo pra dar terras aos libertos mas foi derrubada pelo plantaderes de cafe e cana de açúcar.
@jailsonmaria7 ай бұрын
Na verdade eles *perderam seu REINADO* . Foram *EXILADOS do Brasil pelo Republicanos*, que eram escravagistas. Libertando os escravos *eles sabiam que lhes custaria o seu título REAL DE DIREITO* . Vale salientar que nas AMÉRICAS, o Brasil só ficava para trás dos EUA. D. Pedro II fez foi responsável pela instalação dos primeiros cabos submarinos (cabos esses que HOJE são responsáveis por 99% da internet e telefonia).
@ojoalves17 ай бұрын
Estude a história do MST odiado pelos coronéis de hoje
@lyahdamaceno69987 ай бұрын
Esse vídeo nos mostra, o quanto é importante termos muita atenção na interpretação em analisarmos um documento nas estrelinhas!!!!#ficaadica Hoje o povo tem uma biblioteca, o mundo, nas mãos! O celular!
@gustavomyw8 ай бұрын
O Brasil não acertou as contas com isso ainda.
@lucillahassen19898 ай бұрын
Ninguém se importa. O Brasil não tem dúvida alguma com isso. Passou, acabou.
@warlleysilva27388 ай бұрын
@@lucillahassen1989nada disso, pois não é simples assim quando se trata de história do Brasil.
@Rafael-ws8pw8 ай бұрын
A história do Brasil é fábula ideológica de onde um grupo coloca culpa do outro.
@gustavomyw8 ай бұрын
@@Rafael-ws8pw Qual foi a culpa dos indígenas na colonização?
@lczorzetto79368 ай бұрын
Meus pais vieram da Itália depois disso. Porque eu tenho que pagar por isso????
@mariacristinacassemirodasi15517 ай бұрын
Fico sempre impressionada com seus apontamentos que nunca nenhum professor havia pontuado para mim. Estou aprendendo bastante. Obrigada.
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Fico feliz em saber. Obrigado
@ValdirRiodeJaneiroS.Mundial7 ай бұрын
2:00 - O Paço Imperial alí na Praça Quinze foi o palco de muitas histórias Política e a Lei Áurea foi o maior de todas essas histórias. 22 / 05 / 2024 •• 06h58mins.
@rafafilho1122 күн бұрын
Que fantastica essa aula. Parabéns pelo trabalho de excelencia feita neste video bem como outros.
@HistoriadaAfrica22 күн бұрын
Muitíssimo obrigado
@minhamagneticamente2 ай бұрын
tô viciada nesse canal! minha bisavó, nasceu em 1899 em uma das fazendas que mantinham escravizados, infelizmente era filha ilegítima do dono, assim como a sua mãe...
@anaelisa19958 ай бұрын
Cai aqui de paraquedas,mas gostei muito do jeito que vc ensinou a história,até parece que vc estava lá,lembrei de Jorge Portugal,meus sinceros parabéns
@HistoriadaAfrica8 ай бұрын
Gratidão pelo reconhecimento.
@gustavobatistadepaula3996 ай бұрын
O teatro Monárquico brilhante observação professor, criaram leis e dispositivos pra que os negros não tivessem acesso a nada como a lei de Terras de 1850 impedindo que os negros tivessem acesso a terra , fora as negligências e sabotagens de não investimento em políticas públicas e sociais é uma data de muita reflexão, obrigado pelo brilhante conteúdo
@thiagobaptista500418 күн бұрын
MUITO IMPORTANTE. MUITO RELEVANTE !!!
@rozéliapierini7 ай бұрын
" A Casa Grande surta quando a Senzala aprende a ler."
@deolindagarciamendes78417 ай бұрын
Assisti pela TV e acessei o celular para fazer a inscrição e o comentário. Grata!
@deolindagarciamendes78417 ай бұрын
Professor agradecemos pela pesquisa apresentada nesse video!
@nonatojunior258425 күн бұрын
O motor da história É A LUTA DE CLASSES. Nossa luta só esta começando.
@WellingtonDeOliveira-pl9ev8 ай бұрын
Esse canal é o melhor canal.de historia do.youtube🎉
@robertoalves79917 ай бұрын
Infelizmente, como sempre tudo movido a interesses políticos e econômicos , os escravizados ficaram a mercê do destino e muitos permaneceram juntos aos ex proprietários trabalhando em troca de migalhas.
@alinjoita13984 ай бұрын
O ressarcimento pelo traballo escravo jamais foi feito! Mas eu nunca vi ninguem se opor a indenizacao as vitimas do holocausto de brancos!
@ivannoevigna25018 ай бұрын
😮😮😮😮 isto me deixa muito mal. Saber que ouve tantas injustiças. 😢😢😢😢😢
@lilamorbrumzachlindo15248 ай бұрын
Toda a história, e até hoje, é feita de injustiças.
@HistoriadaAfrica8 ай бұрын
Te entendo perfeitamente. Vamos transformar ente sentimento em força para continuarmos a lutar por um mundo mais justo e menos desigual.
@adriananobrega37127 ай бұрын
Boas, sou de João Pessoa PB e estou amando os vídeos deste professor.
@lucaslima97928 ай бұрын
Império mesmo é a insider. Nunca vi uma propaganda tão difundida assim kkkk. Tá desde canais Geek até canal de história e culinária, os caras conquistaram tudo
@Alejandrocasabranca8 ай бұрын
😂
@donramonn128 ай бұрын
😂😂😂😂😂.. que bom né. Que eles apoiam tudo.. eu vou já comprar uma roupa da insider só de tanto ver essa propaganda.
@mundart98248 ай бұрын
tem a manual tambem kkkkk
@hamomstand50607 ай бұрын
Tenho vontade de comprar, mas que roupinha cara kkk
@beamilz2 ай бұрын
Pior que eu conheci a insider uns dois anos atrás, em um vídeo. Comprei e gostei. Agora eu compro a maioria das roupas por lá, e meu marido também foi fidelizado 😂
@erlisonnascimento406825 күн бұрын
De fato!! Muito bem explicado.. estava tentando entender, todo esse processo no mundo
@claraliz896 ай бұрын
Que conteúdo extremamente necessário, esclarecedor e rico! É por isso que sempre assisto a seus conteúdos! Precisamos deles! 👏👏👏👏
@HistoriadaAfrica6 ай бұрын
Muito obrigado 😊
@williancarvalho61838 ай бұрын
Graças a Deus voltou a trazer temas interessantes.😊
@wp43707 ай бұрын
Obrigado por partilhar mais uma aula interessante. Assistindo apartir de Angola.
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Eu que agradeço
@isaiaspascoal12 сағат бұрын
A desvalorização do q ocorreu em torno do 13/05/1888, a culminação de um longo processo de luta, joga por terra um dos maiores movimentos sociais da história brasileira. Num certo momento, houve grande comunhão de ideias em torno da do objetivo de acabar c a escravidão. Dela participaram lideranças variadas, incluindo algumas de grande visibilidade social e política: José do Patrocínio, Luiz Gama, André Rebouças, Antônio Bento, Joaquim Nabuco, entre outros. Embora sem o destaque deles, a princesa Isabel, no momento decisivo, fez o q era preciso fazer. Peitou o chefe de gabinete, Barão de Cotegipe, refratário à abolição, nomeou João Alfredo novo líder e assinou a Lei Áurea! Na época, o ato foi saudado como histórico. Por mto tempo ele foi comemorado. Desconsidera-lo, como é feito agora, n faz jus à multidão dos q lutaram por ele. Foi incompleto, sim. Mas foi uma etapa vencida. Outras viriam, um processo longo q n foi realizado plenamente em nenhum lugar do mundo q experimentou a escravidão por longo tempo!
@Maurício_Rosan8 ай бұрын
Tenho nome de escravo ... Meus antepassados foram escravos ... E continuo escravo ... Escravo de tanto trabalhar para pagar impostos que sustentam os Pol8ticos de Bras8lia
@luisfernandocruzdemello35278 ай бұрын
Eu nunca me aprofundei nos estudos sobre esse assunto, pelo que sei a lei só foi feita pela pressão da Inglaterra! Não comprando produtos do Brasil, por exemplo o açúcar. A lei foi só para disfarçar.
@thursilva6968 ай бұрын
Muito obrigado pelo seu conteúdo, pela sua forma de comunicar
@HistoriadaAfrica8 ай бұрын
Eu que agradeço
@mundodosquadros-ip4rx4 ай бұрын
Precisamos de uma revolução em nosso país. Nada mudou para os negros. Até hoje ocupamos os piores lugares em nossa sociedade ... Precisamos de uma reparação historica a altura do mau que nos foi feito por séculos.
@RAIMUNDOMONTEIRODACRUZАй бұрын
O maior problema foi a forma como foi feita essa "libertação", muito mal feita. Só jogou os negros à própria sorte 🍀, na miséria 😢. Muito desumano.
@carlosestevam40737 ай бұрын
Fico triste saber que muitos negros ainda votam em quem vai escraviza-los ; aínda bem que existe este canal pra contar nossa história de passado cruel .
@NinaSouza-o6p8 ай бұрын
Professor tem uma história que era contada de pai para filho na família de um amigo que tinha pessoas que realmente queriam a abolição da escravatura mas que também muitos escravizados chegavam a colocar fogo nas plantações e nas fazendas infelizmente não encontrei nada que fala sobre isso
@RenataGodinho-qo6ew8 ай бұрын
Estou amando seus vídeos. Não consigo ver mais ND no KZbin a não ser suas aulas, obrigado mestre!
@HistoriadaAfrica8 ай бұрын
Que honra!
@LuisRobertoNunesdeLima29 күн бұрын
Ótima aula, professor! Os grandes interesses econômicos sempre conseguiram ultrapassar os limites das leis...e, se ainda hoje vemos acontecer injustiça com muitos povos....podemos imeginar o quanto os afrodescendentes foram injustiçados e marginalizados pela nossa sociedade !
@vladimirsilva7512Ай бұрын
Inicialmente deixo o meu agradecimento pela sua clareza nas explanações. A história é uma ciência complexa e diferentemente dos fatos, a história tem diferentes versões. Sim, pois o fato é a acontecimento puro e simples. A história senda pela forma que os fatos ocorreram e principalmente pela foram pela qual é contada. Dito posto, é licito dizer que a Lei Áurea não conseguia atingir a verdadeira libertação que os seres humanos de cor negra se encontravam no Brasil. Estudar o caso com o olhar de hoje, creio ser um grande obstáculo para a imparcial interpretação de tudo que naquele momento ocorria. Procurar ver com aqueles olhos as condições daquele momento. Entender o passado e evitar os seus erros no futuro. Hoje, nós brasileiros, mistura de etnias, costumes e credos temos uma grande tarefa a realizar. Conhecer bem o nosso passado para darmos um melhor futuro para os nossos descendentes. Da melhor forma possível os nossos ascendentes já fizeram o que lhes cabiam.
@sterlingferguson17044 ай бұрын
Great lecture, Professor, keep up the good work.
@cidacidomingos53348 ай бұрын
Obrigada professor! Que Deus te ilumine sempre. Quem distribui conhecimentos! Está com o poder nos atos e nas ações.
@dayannelima47907 ай бұрын
Tentei assistir no trabalho, mas é informação demais.
@joseatailson47448 ай бұрын
Estava justamente pensando neste assunto. Liberdade para abandonar os ora "libertos" a sua própria sorte ou destino.
@PedroSantos-fc6bs24 күн бұрын
Parabéns Prof, história maravilhosa
@ivanildoramos55308 ай бұрын
Desde muito jovem sempre tive um pé atrás dessa lei Áurea!
@soudgab6 ай бұрын
Aula importantíssima!!!
@HistoriadaAfrica6 ай бұрын
Que bom que gostou
@alokastrologica27278 ай бұрын
cada vídeo é uma aula e tanto. parabéns professor
@HistoriadaAfrica8 ай бұрын
Muito obrigado
@janapedra7 ай бұрын
Sua narrativa é tão agradável.!
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Gratidão!
@davimuniz71978 ай бұрын
Parabéns pelas informações.
@lapolitica65908 ай бұрын
Professor, sei que 8 dos 9 deputados que votaram contra a Lei Áurea eram do Rio de Janeiro (que vergonha, Rio!). Sabe informar onde conseguiria os nomes desses deputados? Parabéns pelo canal!
@Gamax3x2 ай бұрын
Olá,tem pesquisa sobre o primeiro advogado negro,? O Luiz Gama
@josefinasolilabambidesousa82972 ай бұрын
Parabéns e obrigado sou angolano, tenho mi interessado em ler a história da escravidão no brasil por conta de um amigo meu angolano e negro que estudou no brasil engenharia viveu na pele a discriminação racial e estrutural no brasil mesmo na universidade no estado de São Paulo fico muito feliz em ouvir as tuas abordagem sei que muito livros escrito por intelectuais negros e negras não sao debatidas e nem circulam no circulo académico brasileiro e lamento que o negro brasileiro ainda vivem na condição de semi escravos .. obrigado 👏👏🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴
@mayanelivia3258Ай бұрын
A república foi implantada por golpe militar pela madrugada, enquanto o povo dormia. A Família Imperial foi expulsa pelos militares. Neto de Dom Pedro II que tentava se jogar ao mar, e gritava socorro, foi amordaçado por ''mando'' de Deodoro. No dia da morte de Dom Pedro II em Paris, mais de 500 mil pessoas tomaram a rua. Paris nunca tinha se mobilizado, nem mesmo por governantes locais. No dia do falecimento dele estava presente reis, rainhas, nobres, burgueses de todo o mundo, como a rainha da Inglaterra, presidente dos Estados Unidos e amigos intelectuais. Governo militar do Brasil se revoltou pelo tamanho da agitação mundial em volta do falecimento de Dom Pedro II em. Nenhum representante do governo brasileiro foi mandado para o enterro do expulso do monarca em paris. Governantes e Militares do Brasil fecharam as mídias e não quiseram noticiar o falecimento do monarca. O brasileiro soube disso após 3 meses. Essa foi a primeira desinformação dos políticos desse governo. Fecharam a mídia para o brasileiro não saber do falecimento de Dom Pedro II. De lá até os dias atuais mantém a nação desinformada para que a República se mantenha. Quem é republicano não tem argumento para defendê-la. Estão cansados dessa política mas defendem porque são desinformados e doutrinados. Por que a educação brasileira está nos piores IDH? Porque a república não investe na educação para que o povo esteja desinformado, e assim é considerado escravo o povo. Ela, a república, sempre utilizou mentiras, desde o seu golpe de estado até os dias de hoje. Mentiras são passadas de geração em geração. Hoje, depois de 134 anos, muitos brasileiros têm maus olhos com o império e defendem a república. Após "ensinadas" dos mitos durante a infância, a criança cresce com ódio do império e não quer que a república seja extinta.
@elizabethfirmino8 ай бұрын
Acho que precisamos fazer outra libertação da escravidão, dessa vez mental, porque a África pré-colonial, de onde saíram as pessoas escravizadas, era um continente poderoso, rico, organizado. E precisamos saber disso para valorizar essas pessoas e ter outro sentido de identidade. Eu também sou descendente de africanos que foram escravizados no Brasil e me orgulho muito de cada um deles! Não poderemos avançar no século 21 sem descolonizar o olhar.
@andersonleal6581Ай бұрын
Que história fenomenal,,👍
@miguelaraujo47744 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo. Gostaria de saber detalhes do que houve neste dia e depois. Saber detalhadamente tudo sobre a escravidão porque não há detalhes.
@mariaenidourado357614 күн бұрын
Sim temos que deixar de preguiça e nos concentrar nos estudos e vencer na vida pelo nosso próprio mérito.
@Tiagotyranitar8 ай бұрын
Interesante falar "O que deixou de fazer" claro que foi tardia demais a abolição por lei. Porém qual tempo a Monarquia teve para aplicar as reformas que aconteceria com a população preta, como a reforma agraria? Isabel era uma grande ativista pela causa da abolição. Se o Brasil fosse uma Monarquia autoritarista seria feito essa aboliçao na guerra, assim como aconteceu nos EUA. Porém foi feito aos poucos (in)felizente. Deveriam falar mais de quem foi totalmente contra isso, e articulou o golpe no Imperio. Tenho certeza que Isabel como Imperatriz o povo preto não teria sofrido como povo livre da republica.
@HistoriadaAfrica8 ай бұрын
Obrigado por seu comentário. É complexo dizer o que teria sido, mas é preciso entender que não foi a extinção da escravidão que derubou a monarquia dos Bragança. A lei é sem dúvida importante, mas demasiadamente superestimada, pois não ofereceu sequer o suporte para que fosse de fato implementada. A monarquia poderia ter extinguido a escravidão na independência do Brasil, mas não o fez, e o Brasil precisou viver com a excrescência de ter uma constituição de aspirações liberais(1824) mas que endossava a escravidão. Ao contrário disso a monarquia brasileira fez vistas grossas a entrada de milhões de africanos já dentro do período de ilegalidade após 1831. A monarquia teve de 1822 à 1889,para de fato produzir uma nação livre para os ex escravizados e brasileiros livres, e não foi capaz. A República seria a solução? A história tem mostrado que também não foi. Não fosse a luta e resiliência do povo Negro.
@lilyreis14045 ай бұрын
Não tivemos oportunidade nas escolas
@joanaramos81618 ай бұрын
Junto com a indignação que vem ao ver esse vídeo. Deve vir também a coragem por lutar por justiça social. É uma questão de classe!
@altentic86168 ай бұрын
O que é justiça social ?
@mrbr45878 ай бұрын
@@altentic8616Você não sabe?
@altentic86168 ай бұрын
@@mrbr4587... já fiz a pergunta uma vez, e acho que você não sabe nada sobre o que está dizendo pois se soubesse teria me explicado.
@mrbr45878 ай бұрын
@@altentic8616 Sua pergunta é simplista, sofística e a-histórica. O próprio fato de vc fazê-la já demonstra sua intenção capciosa.
@4l3x5andro8 ай бұрын
@@altentic8616mais impostos , mais destruição de renda a ser bancada por quem trabalha pra garantir os privilégios da "nomenklatura" socialista burocrática seguir a mandar no Brasil.
@gracivanepereira99478 ай бұрын
Princesa Isabel sancionou a lei áurea depois de 4 anos, aqui em Manaus quem foi o responsável foi Theodoreto souto,pelo fim da escravidão dos negros
@raizesmineirasdoseculoxix7 ай бұрын
Não sabia dessa informação sobre Manaus. Theodoreto Souto foi fundamental para o fim da escravidão na região? É incrível como há tantas histórias locais importantes que muitas vezes não são amplamente conhecidas. Deve ter sido um momento histórico significativo para a cidade.
@gracivanepereira99477 ай бұрын
@@raizesmineirasdoseculoxix pois é, segundo à história,ele foi o responsável por assinar abolição africana em Manaus 10 de julho de 1884
@gracivanepereira99477 ай бұрын
@@raizesmineirasdoseculoxixoutra coisa que ensinam nas escolas,quem descobriu o Brasil? Aí todo mundo fala foi Pedro Alves Cabral,mas se os espanhóis pisaram primeiro pelo Amazonas,e Pedro Alves Cabral pisou lá na Bahia, então a resposta correta seria(os europeus)
@fcnlima698 ай бұрын
O que poucos não sabem é que a princesa não tinha e nem mantinha escravizados, mas assalariava-os e seus filhos eram educados, a suas damas de companhia e guarda pessoa era composta pelos dragões negros isto é composta somente de negros. Sua contribuição foi e é de grande relevância histórica brasileira pois foi uma mulher brasileira a esta a frente de um fato histórico.
@altentic86168 ай бұрын
Já ouviu falar da fazenda Santa Cruz ?
@fcnlima698 ай бұрын
@@altentic8616 Fazenda Imperal Santa Cruz fica na fica na Bahia ou Rio de Janeiro?
@lucianapereiraguimaraes31516 ай бұрын
No Rio de Janeiro, no bairro de Santa Cruz. O brasileiro tem mania de diminuir sua história. É certo que, assim como em qualquer lugar do mundo, temos e tivemos erros e falhas, mas não podemos aceitar essa síndrome de vira- latas que nos impuseram. Não podemos continuar problematizando tudo. Há de se ter discernimento.
@lucianapereiraguimaraes31516 ай бұрын
A polarização é um perigo pois nós tornamos inimigos de nossos irmãos, de brancos a negros. Desculpem mas já tá virando modinha essa militância que acaba sendo vazia. Estudem. Conheçam a história, não só a do Brasil, mas a mundial. O maior fornecedor de escravizados foi um negro, em acordo com o rei de Portugal, ao qual se referia como irmão. A escravidão (ou escravização, ou escravatura) é um conceito muito maior do que o que se aprende nos livros de história. Obrigada, professor, por suas aulas e incentivo ao amplo conhecimento da história em si.
@lucianapereiraguimaraes31516 ай бұрын
Nos*
@juzafranca75228 ай бұрын
A falta de humanidade na lei da abolição dos escravizados no Brasil se aarasta até hoje.
@cleliacalvo50217 ай бұрын
Parabéns, professor! Muito esclarecedor!
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Muito obrigado
@creusasilva1386Ай бұрын
Que aula TOP! Ameiii 👏👏👏👏
@HistoriadaAfricaАй бұрын
Que bom que gostou
@mariaelienedossantossilva71828 ай бұрын
Obrigada por tantos esclarecimentos 👏👏👏
@Guilherme_al8 ай бұрын
Faça um vídeo sobre José do Patrocínio!
@mayarasberse68998 ай бұрын
Bahhhhhh o melhor vídeo sobre este tema que eu já vi ❤
@Nilton10578 ай бұрын
Excelente aula.
@guilhermehenriqueferreiram1498 ай бұрын
Ótima aula, você fazer um vídeo sobre a palavra cafuzo(mestiço de índio e negro) e cabloco(mestiço de branco e índio)