Como o mundo moderno nos deixa doentes mentais

  Рет қаралды 10,326

This is Not Philosophy

This is Not Philosophy

Күн бұрын

Em uma era definida por avanços sem precedentes, a modernidade tem nos presenteado com inovações que transformaram radicalmente a maneira como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos. Desde os avanços tecnológicos que nos permitem conectar instantaneamente com pessoas do outro lado do globo, até os progressos médicos que prometem uma vida mais longa e saudável, vivemos em um tempo de possibilidades quase ilimitadas. A modernidade nos trouxe carros confiáveis, comunicações facilitadas e acesso a informações e entretenimento ao alcance de nossos dedos.
Contudo, sob a superfície desses triunfos, emerge uma realidade paradoxal e profundamente perturbadora. A mesma sociedade que nos oferece essas maravilhas também se revela como uma fonte significativa de estresse psicológico e doença mental. Este cenário contrastante lança luz sobre o lado sombrio da modernidade, onde o ritmo acelerado da vida, a pressão constante por sucesso e realização, e a erosão das redes de apoio social contribuem para um aumento alarmante nos índices de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.
Esta dicotomia entre avanço e adversidade nos convoca a refletir sobre as causas de a modernidade ser como é. É o que faremos neste vídeo
Meu nome é Vitor Lima, sou seu professor de Filosofia de hoje e de sempre, e Isto Não é Filosofia
00:00 Introdução
01:04 Fragmentação cultural (Humanismo Renascentista)
02:30 Maquiavel, Estado Laico, separação entre Ética e Política
04:11 Fragmentação religiosa (Reforma Protestante)
05:27 Modernidade como a Era do Indivíduo
06:58 Fragmentação científica (Revolução Científica)
08:07 Revisão
08:28 Conclusão: fragmentariedade do mundo moderno
09:21 Núcleo de Formação Filosófica
_________________________________
Somos o Isto Não é Filosofia (INÉF). Nosso propósito é alargar seu pensamento, por meio da Filosofia.
Os fundadores, Vitor Lima (licenciado em Filosofia, UFRRJ) e Evelyn Lima (mestre em Filosofiam UFRRJ), constatamos as complexidades de um mundo cada vez mais global, que necessita de respostas para além do raso usualmente disponível.
Nossa visão é ser a sua referência em Filosofia Pública, mostrando que pensar filosoficamente é para todos, embora não seja para qualquer um. Nesse caminho, buscamos consolidar estes valores:
1. Honestidade intelectual
2. Argumentação
3. Profundidade
Se você se alinha ao que acreditamos, seja um Beija-flor em nossa comunidade. Consuma o néctar de nosso conteúdo gratuito e ajude a espalhá-lo, polinizando-o por aí.
Se você quer sustentar a nossa causa, além de ter acesso ao mais completo Núcleo de Formação Filosófica, ajude-nos a construir financeiramente nossa casa, e se torne João-de-Barro.
Para saber como (ou para entrar em contato), acesse os endereços abaixo.
_________________________________
🎯 FORMAÇÕES
🦉 Núcleo de Formação Filosófica: www.istonaoefilosofia.com.br/...
🦉 Mentoria individual: www.istonaoefilosofia.com/men...
_________________________________
📜 Newsletter gratuita: www.istonaoefilosofia.com.br/...
_________________________________
📸 CANAIS DO INÉF
🦉 Instagram: / istonaoefilosofia
🦉 Telegram: t.me/istonaoefilosofia
🦉 Contato: contato@istonaoefilosofia.com

Пікірлер: 78
@istonaoefilosofia
@istonaoefilosofia 4 ай бұрын
Para aprofundar sua paixão por Filosofia, conheça o Núcleo de Formação Filosófica: www.istonaoefilosofia.com.br/nucleo
@Roberto-Barnabe
@Roberto-Barnabe 4 ай бұрын
Interesseante. A fragmentação sendo a palavra chave para o indivíduo gera um cenário de transtornos emocionais de não pertencimento. Não é a toa que patologias como depressão, ansiedade e emoções negativas aumentou muito nas últimas décadas.
@tlt345
@tlt345 4 ай бұрын
No meu trabalho de conclusão de curso, eu falei a respeito da fragmentação do conhecimento na relação professor-aluno, em como esse conhecimento fragmentado afeta o processo de ensino-aprendizado, tornando a experiência escolar adoecedora.
@renatoartes776
@renatoartes776 Ай бұрын
Eu fico às vezes conectados com muitas coisas ao mesmo tempo: Fone de ouvido a assistir vídeos variados no You Tube, lendo algum livro, a TV fica ligada "assistindo" "noticiários atuais", som ligado bem baixinho...lendo recados no Instagram...isso são fragmentações e isso a meu ver faz pessoas não aprender a ouvir o próximo na maioria das vezes. Parar e ter reflexão.
@artbars7100
@artbars7100 4 ай бұрын
Eu odeio essa condição humana de sofrimento...estamos sempre em busca de algo para preencher o nosso vazio e nunca alcançamos 😢
@salmonellainc.4630
@salmonellainc.4630 4 ай бұрын
Verdade mano
@HarmonySoulBeats
@HarmonySoulBeats Ай бұрын
Se continuar procurando sentido no externo, continuará sofrendo. Devemos procurar a felicidade em nós mesmos e ela só acontece internamente. Recomendo você estudar estoicismo, irá te dar uma nova percepção.
@luisguime1
@luisguime1 4 ай бұрын
Essa fraguimentação acontece porque foi nos ensinados que as religiões e todos os outros pontos de vista, seja político ou socioeconômico são diferentes, individuais. Porem quando todas as pessoas do mundo entenderem que na verdade, tudo são apenas parte da mesma coisa, a visão muda, independente da religião ser diferente e expressar uma visão diferente, a base é a mesma, só que a informação ainda não chegou para todos, infelizmente, adorei o canal um abraço ❤❤❤
@wilmambar7110
@wilmambar7110 4 ай бұрын
Três pontos históricos que mudaram a humanidade. Isso explica um monte de coisas. A humanidade se desenvolveu no coletivo, penso que o individualismo pode levar a humanidade para o seu fim.
@VivianCruzdesigner
@VivianCruzdesigner 4 ай бұрын
Esta fragmentação que o professor fala, me fez enxergar como faz sentido e como está ligado a sensação de não pertencimento. Certos grupos criando bolhas com regras rígidas do que é certo e o que é errado, cheios de delegados. E ou o indivíduo está 100% imerso naquela verdade do grupo, ou o indivíduo está fora.
@thiagoalmeida9650
@thiagoalmeida9650 4 ай бұрын
Eu apoio o inef
@estevaofreitas9839
@estevaofreitas9839 4 ай бұрын
Estou na faculdade de Filosofia,e suas aulas estão me abrindo a mente. Gratidão sempre.
@danielgranado
@danielgranado 4 ай бұрын
A medida de todas as coisas é o dinheiro, não o indivíduo.
@MrPaulinhoMeneguello
@MrPaulinhoMeneguello 4 ай бұрын
Vivemos o "Moneycentrismo"
@dalilamagalhaes226
@dalilamagalhaes226 4 ай бұрын
Claro, objetivo e coeso. Assisti 3 vezes seguidamente. Obrigada!
@fernandolazarobotelhodomon1950
@fernandolazarobotelhodomon1950 4 ай бұрын
Professor parabéns pelo vídeo. O que eu acho interessante nos transtornos psicológicos é que as pessoas que sofrem com isso, não têm a mínima noção que estão sofrendo.
@anamagalhaes4296
@anamagalhaes4296 4 ай бұрын
Só pelo Título... Nem necessitaria assistir para Estar em absoluto acordo! Conteúdo Providencial! Muito obrigada!
@luispalmagomes
@luispalmagomes 4 ай бұрын
Foi bastante claro e basilar, professor. Existem dois livros que propõe várias causas para o mal-estar dos nossos tempos: "Psicopolítica" e a "Sociedade do Cansaço" de Byung-Chul Han. Obviamente que essas causas formuladas pelo filósofo germano-coreano são já efeitos tardios das causas que enunciou. O conceito de Sociedade Líquida de Zymund Bauman é outro efeito dessa fragmentação, neste modelo do sociólogo polaco, levada ao extremo.
@user-eu4mk7gt2o
@user-eu4mk7gt2o 2 ай бұрын
a liberdade de hoje em dia que as pessoas festejam nao racional e contribui para a desgraça da vida das pessoas , que procuram uma liberdade que pensam que e libertadora , sendo que afinal quando a tanta liberdade também a liberdade para as pessoas nos fazerem mal . e nessa altura ja nao temos liberdade . para nao ficar confuso , e ser racional . a liberdade provoca o reverso nas vidas das pessoas
@canseidesersexy308
@canseidesersexy308 4 ай бұрын
Que belo achado ter encontrado este canal! ♥︎
@user-cv6ms3xi9n
@user-cv6ms3xi9n 4 ай бұрын
Obrigado Vítor lima estou estudando contigo a historia da filosofia Amo a sua didactica no primeiro tive ressentimento de ser o seu aluno por ter conhecido que você é um ateu tinha tanto medo de acabar ateu também Mas assistindo a aula do santo Agostini você deixou claro porque que es ateu Oque mais amei mesmo sendo ateu estava fazendo tudo para bem explicar o cristianismo
@danielbugni7504
@danielbugni7504 4 ай бұрын
Bom dia, professor. Não faltou, na sua análise, um elemento fundamental, isto é, o fato das nossas existências estar totalmente submetidas aos aspectos económicos da realidade? O dever que a grande maioria carrega nas costas, não é aquilo de ter que trabalhar a serviço de um sistema absolutamente doente porque dominado pela vontade insaciável de lucro e poder (de alguns poucos)? E, nisso tudo, não é aquele que poderia ser definido como o 'carácter milagroso da existência' que se perde, nos deixando perdidos, eternamente insatisfeitos e 'doentes'? Muito obrigado pelo seu trabalho. Um abraço. D.B.
@PRINCIPIOSELEMENTARES
@PRINCIPIOSELEMENTARES 4 ай бұрын
que nada, ele é um pequeno-burguês com um romantismo barato
@danielbugni7504
@danielbugni7504 3 ай бұрын
Ele quem?@@PRINCIPIOSELEMENTARES
@PRINCIPIOSELEMENTARES
@PRINCIPIOSELEMENTARES 3 ай бұрын
O senhor do vídeo ​@@danielbugni7504... não abordar economia-política é típico do romantismo
@alcionemaldonado6879
@alcionemaldonado6879 4 ай бұрын
Penso, ou melhor, acredito firmemente, que o conhecimento liberta. Gosto de estudar e te agradeço muito, pq você tem me ajudado bastante, através das suas aulas. Sinto que esta individualização da sociedade aponta para uma consequência triste e perigosa: em algum momento o ser humano despertará para o fato de que sozinho não se basta. E se eu me perder de mim? Quem me achará? Sentirá um vazio profundo, um eco no escuro, sem resposta e aí, talvez, busquemos uma elevação espiritual para preencher o que nosso egoísmo não conseguiu fazer. ❤
@costadev8970
@costadev8970 4 ай бұрын
Já eu penso o contrário. Eu acredito que é justamente o conhecimento de que nós, como indivíduos adultos, nos bastamos é que irá nos libertar. A maioria das pessoas adultas hoje são crianças por dentro, porque estão presos inconscientemente a suas necessidades não atendidas na infância. A libertação vem justamente do reconhecimento de que elas não são mais aquele ser frágil que elas eram quando criança, e que hoje podem e devem seguir seu caminho individual.
@anamagalhaes4296
@anamagalhaes4296 4 ай бұрын
👏🏻👏🏻
@alanrodrigues2671
@alanrodrigues2671 3 ай бұрын
Legal, prof.. Vc explicando e eu adivinhado ou parafraseando o professor
@eduardowhermanson
@eduardowhermanson 4 ай бұрын
Sim...Ansiedade, angustia, medo etc... Tenho TDAH por exemplo e estudando sobre o assunto descobri que a estrutura cerebral funciona de uma forma diferente pois há uma falta de dopamina basal que acontece no córtex pré frontal, e por conseguinte muda nossa percepção com relação ao tempo linear e ao futuro. Associei muitos conceitos que estão presentes na minha vida com relação aos conceitos que você disse como a falta da orientação divina perante o futuro, essa virada de atenção ao homem como centro , e essa tal liberdade como você disse professor, reforça ainda mais meus comportamentos de repetição diante da imensidão de todos esses problemas dessa fragmentação. E eu sinto bastante isso quando vendo esse vídeo. Eu mesmo tenho muita ansiedade e hiperatividade e o engraçado é que quanto mais situações de presença eu tento viver , mais esses momentos me ajudam a ficar mais calmo, a pensar melhor, mais focado e menos ansioso, quase que negando mesmo a maioria do estilo de vida que temos hoje.... Produtividade extrema, metas etc... Claro a gente sobrevivi da forma que da, mas e importante pensar sobre isso não só de forma individual mas também de forma coletiva! Muito obrigado por esse vídeo, muito necessário esse pensamento.
@VivianCruzdesigner
@VivianCruzdesigner 4 ай бұрын
O indivíduo em destaque do todo também é muito claro que está deixando as pessoas muito mais egoístas. Egoísmos aflorados, a violência se exalta, polaridades e radicalismos surgindo. Sinceramente, fico na expectativa do ponto de virada.
@ligiacerqueira1721
@ligiacerqueira1721 3 ай бұрын
Obrigada!
@viniciusalem6838
@viniciusalem6838 3 ай бұрын
Faz sobre Henri Lefebvre por favor!
@alessandrouhlrich
@alessandrouhlrich 4 ай бұрын
Estou aprendendo bastante.
@marmadeoli
@marmadeoli 24 күн бұрын
A solução ( se é que se necessite de uma; ou que seja possível uma) para esta panaceia da modernidade seria, como apregoam os conservadores mais convictos, a volta a uma sociedade governada pelo Um ( religioso ) ao modelo medieval ( se é, também, que tenha existido esta 'unicidade', neste tempo)?
@pauloducap8002
@pauloducap8002 4 ай бұрын
Adorei o vídeo mestre ! Ótima referência histórica e desenvolvimento do tema, tão pertinente. Eu costumo dizer que não estávamos preparados pros últimos 500 anos, kkk. Vai pros meus registros
@rodjvnior
@rodjvnior 4 ай бұрын
Mais um conteúdo informativo e atual, parabéns Professor! Mas adorei a surpresa com a letra do Só Pra Contrariar! Hahaha
@marcoortega5287
@marcoortega5287 4 ай бұрын
Antes mesmo de assistir, costumo 'dar like', pois tenho confiança de que o conteúdo será bom, mesmo que eu não concorde. Afinal, talvez seja eu quem ainda não tenha entendido. Portanto, por favor, preste atenção...
@allannagy3935
@allannagy3935 4 ай бұрын
Certíssimo tissimudis ou tisifalis pela verdade Aletheia
@fabior.r.2060
@fabior.r.2060 4 ай бұрын
A reforma de lutero trouxe a verdade bíblica do sacerdócio universal de cada cristão porém o sacerdócio individual é vivido no contexto da coletividade da igreja também( lutero amava a igreja e lutou para traze-la para os moldes bíblicos) O segundo principal aqui que a Reforma resgatou foi o livre exame das Escrituras não a livre interpretação da Bíblia tanto é verdade que lutero usou os pais da igreja naquilo que eles se harmonizam com a Bíblia.
@tassiosantossouza8273
@tassiosantossouza8273 4 ай бұрын
Exatamente
@tassiosantossouza8273
@tassiosantossouza8273 4 ай бұрын
Na verdade tudo o que o professor falou tem suas razões, e infelizmente a maioria delas leva ao ateismos, exatamente quando entra no campo da liberdade, a ideia de existir ou não! Tenho um professor de filosofia que é Cristão porém em suas ideias e nas aulas ele trabalha todas as areias e pensamentos possíveis sendo assim honesto!
@tassiosantossouza8273
@tassiosantossouza8273 4 ай бұрын
O que uma boa parte dos professores não conseguem fazer! Vejo os vídeos a anos e por isso só degustação mesmo! Nada demais 😅
@Nosferathus66
@Nosferathus66 4 ай бұрын
Min. 3:45 entao no caso Maquiavel esta equivocado pq nesse caso o político q esta pisando no povo
@JoseR347
@JoseR347 4 ай бұрын
Exatamente, mas a maioria da população ainda é coesa no cristianismo no Brasil. E quando eu,por exemplo, ainda começo a sentir afinidade por outros caminhos espirituais/religiosos como Hinduísmo e Budismo, se torna mais fragmentado ainda, não é verdade?😅
@leandroweirich4487
@leandroweirich4487 4 ай бұрын
Só de acreditar em um deus com um mundinho lindo, eterno e maravilhoso esperando por nós, já demonstra a doença mental existente no ser humano. O fracasso começou quando deixamos de ser caçadores/coletores, uma parte comum da natureza(um simples animal como qualquer outro) e passamos a nos achar especiais. Depois disso foi só teoria imbecil e problemas psicológicos. Você não acha um simples ser vivo na natureza sofrendo mentalmente como o ser humano, eles vivem suas vidas guiados pela natureza, sem questionamentos. Alguns dirão que é incapacidade ou ignorância, mas parece ser sabedoria. Eles vivem a vida como ela é, sem sonhos, ilusões, devaneios. O ser humano criou uma porrada de idealismos que são inexistentes/impraticáveis, tudo baseando-se na ideia de um deus e de uma vida eterna. O sofrimento e a doença mental é simplesmente a incapacidade de aceitar as coisas como elas são (olha a incapacidade humana em aceitar algo tão simples e natural quanto a morte). Ao criar-se qualquer idealismo, em algum momento virá o sofrimento, pois o ideal não é e nunca será o real. E mesmo que venha a ser, irá durar apenas um momento, e ao passar, causará novamente o sofrimento. Tudo é transitório, como diz o budismo, nada permanece inalterado, e nossa incapacidade de aceitar isso causa todos esses transtornos.
@victorpetrarca2471
@victorpetrarca2471 4 ай бұрын
Vc estaria dizendo que somos fracassados pq usamos a razão e pensamos (que é o que nos diferencia dos animais) e que o sucesso estar em ser um animal irracional e que não tem consciência de existir e somente segue o instinto? Esse seria o sucesso?
@leandroweirich4487
@leandroweirich4487 4 ай бұрын
@@victorpetrarca2471 Exato, nós não somos especiais pq pensamos, é só uma habilidade, igual o peixe sabe nadar. Mas nós dizemos que isso é especial. Nós não somos nada, só animais. Vc acha que vc é mais importante que uma formiga? Quem te disse isso? deus? Kkk. Pra natureza não tem diferença nenhuma. Só existe diferença na cabeça desses desmiolados.
@victorfaria8603
@victorfaria8603 4 ай бұрын
A resposta está no que você mesmo disse. Todos os seres vivos vivem segundo a sua própria natureza e instintos. E o instinto do ser humano sempre tenderá a uma busca incessante pela criação de sentidos e significados, das coisas menores (como criar símbolos e narrativas para constituir suas formas de vida, como é o caso de sistemas políticos, econômicos, etc.) até as coisas maiores (como especular sobre a vida, a origem e constituição do universo, entre outros). Isso faz parte da natureza humana na medida em que aquilo que o diferencia de todas as demais espécies é a sua capacidade de racionalização e de pensamento. Ele é capaz de criar uma outra realidade alela à realidade material, um universo de valores, histórias, símbolos, sentidos e identidades. É aquilo que os estóicos chamaram de incorporais. E isso é concernente à natureza do ser humano. Querer reprimir esse fenômeno, da própria consciência, é querer que o ser humano deixe de ser o que ele é, deixa de ser humano e torna-se qualquer outra coisa. Podemos ser pessimistas e admitir que o ser humano é um acidente do universo, obrigado a carregar consigo o peso de ter consciência sobre si mesmo, ou podemos ser otimistas e admitir que o ser humano é de alguma forma especial em relação a todo o resto. E por ambos os caminhos haverá dor e sofrimento.
@leandroweirich4487
@leandroweirich4487 4 ай бұрын
Perceba que quando vc diz diferente, vc não quer de fato dizer diferente, você quer dizer melhor. E nós tbm só seguimos o instinto, somos guiados por uma força, na verdade não existe um “eu”, é tudo um pensamento. Só existe essa força que rege tudo. O que pensamos é essa força pensando, usando o que recebemos do mundo através dos sentidos. Da mesma forma que vc não controla seu coração bater, ele bate sozinho. Dessa mesma forma o pensamento “pensa” sozinho, é essa espécie de eu subconsciente faz acreditar que somos nós pensando, mas não é.
@leandroweirich4487
@leandroweirich4487 4 ай бұрын
@@victorfaria8603 mas isso não é criar uma realidade, é criar uma coisa na sua cabeça. É como eu disse, somos só animais, e sim, vc tem razão que isso de pensar e etc faz parte de nós, da nossa evolução. Mas é a causa do sofrimento tbm. E querer parar de sofrer tbm é outra ilusão, dor e sofrimento são parte dos mecanismos usados pela natureza, é inerente a ela.
@gabrielcarrerxavier
@gabrielcarrerxavier 4 ай бұрын
Intolerância religiosa já foi tema de redação do enemA
@cassioguimaraes1115
@cassioguimaraes1115 4 ай бұрын
Tive oportunidade de estudar Maquiavel, e sempre discordei desse ponto que vc citou referente a ética e a política. Em minha humilde opinião, ambas não deveriam ser dissociadas.
@roquemaciel
@roquemaciel 4 ай бұрын
Mas o Maquiavel não desassocia mesmo. Ele cria uma ética política, não nega a existência de qualquer forma de ética no fazer político.
@cassioguimaraes1115
@cassioguimaraes1115 4 ай бұрын
@@roquemaciel Mas, vc não acha que foi uma forma inteligente dele dissociar? Criar sua própria ética política? Assim sendo, conveniente ao que ele defende? Resiginificar uma ética? Isso é uma pergunta mesmo e não uma afirmação. Gosto de aprender e escutar outros pontos de vista.
@roquemaciel
@roquemaciel 4 ай бұрын
@@cassioguimaraes1115 eu amo maquiavel: foi GENIAL ahahahah Nao ficou explicito no meu comentario mas ele pra mim eh o pai da ciencia politica e um dos fundadores da modernidade soh por isso
@roquemaciel
@roquemaciel 4 ай бұрын
@@cassioguimaraes1115 eh que no video fica no ar uma sugestao que Maquiavel teria "retirado" a etica da politca, mas eh o oposto.
@cassioguimaraes1115
@cassioguimaraes1115 4 ай бұрын
@@roquemaciel Pois é, mas a minha dúvida referente ao seu ponto de vista, é que pra vc, Maquiavel "retirou" ou "resignificou" a ética na política? Segundo a visão dele.
@HenriqueSilva-zr8fv
@HenriqueSilva-zr8fv 4 ай бұрын
Penso q o Brasil não é mais "extremamente católico"..
@TheRPAF
@TheRPAF 3 ай бұрын
Por que isto NAO é filosofia? É ou nao é?
@lucianoandrade7798
@lucianoandrade7798 4 ай бұрын
Sou antisartreano! Defendo que o livre-arbítrio total NÃO existe e junto comigo os neurocientistas Paul Gazzanigga e Sam Harris que também é filósofo.
@jonathanrbr6324
@jonathanrbr6324 4 ай бұрын
Mundo moderno = capitalismo
@QualiaGallery
@QualiaGallery 4 ай бұрын
Acho que não exatamente, creio que o mundo moderno seria mais aquilo que viabiliza o capitalismo do que o capitalismo em si. De uma forma ou de outra, o sistema vigente é uma desgraça.
@armaduradecavalomedieval3111
@armaduradecavalomedieval3111 2 ай бұрын
*Começa no protestantismo
@valmirmelo8996
@valmirmelo8996 4 ай бұрын
Só não entendi uma única coisa : Porque em alguns vídeos que já assisti, vc se declara ateu. Só lembrando que o respeito por seu trabalho é de suma importância e principalmente Sua posição respeito. Inclusive quando estava inscrito em seu canal, expandi meu conhecimento em Filosofia, mesmo sabendo que vc se declara ateu. Pois isto não muda minha opinião. Até porque ao entrar em seu canal queria saber como vc abordaria o assunto Sagrado e Profano. Fico por aqui e aguardo sua:resposta , se é somente se vc quiser responder com paciência de um Professor em Filosofia. Abraço e em hipótese alguma quero mudar sua opinião ou influenciar no seu pensar. Já estudei e estudo Filosofia. E sei que mente aberta é a chave da sabedoria. Valeu e parabéns pelo seu trabalho. Não é a crença ou descrença que definirá o ser . Se vc estiver disponível para explicar melhor essa minha dúvida , volto a assistir seus vídeos com o mesmo empenho que tive no início, quando conheci seu canal. Obs : Procuro em todas formas de crença ou descrença uma forma de entender melhor a Filosofia. Abraço e fique com o Divino.
@evertondesantana729
@evertondesantana729 4 ай бұрын
Ué, o ateísmo dialoga com o debate da existência de Deus. Dependendo do contexto, ele é sinônimo de vertentes filosóficas, como o materialismo, o humanismo e o naturalismo. Ele se declara ateu pela mesma razão que se considera de esquerda. Está apenas expondo sua subjetividade e parcialidade para que o público (alunos ou não) saibam mais sobre ele.
@tassiosantossouza8273
@tassiosantossouza8273 4 ай бұрын
Custa responder? 😂 misericórdia
O erro mais comum de quem não memoriza o que lê
13:33
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 29 М.
Eles são tão inteligentes quanto você imagina?
8:16
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 33 М.
ОСКАР ИСПОРТИЛ ДЖОНИ ЖИЗНЬ 😢 @lenta_com
01:01
THE POLICE TAKES ME! feat @PANDAGIRLOFFICIAL #shorts
00:31
PANDA BOI
Рет қаралды 24 МЛН
E o Tiago Santineli? Ódio do bem ou do mal?
17:55
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 9 М.
Exercícios que Melhoram a Saúde Mental (Para que a Cura Interior Aconteça) - Dr. Cesar Psiquiatra
16:54
A base filosófica para entender o "racismo reverso"
22:48
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 14 М.
Como não citar um filósofo (O pequeno Maquiavel de Saint-Exupery)
12:29
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 36 М.
5 Dicas Para Ter Uma Vida Mais Calma (e diminuir a correria do dia-a-dia) - Dr. Cesar Psiquiatra
10:06
A Preguiça e a Melancolia | Oswaldo Giacóia Jr.
47:48
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 241 М.
O que eu penso sobre a morte do Olavo de Carvalho
10:57
Isto não é Filosofia
Рет қаралды 12 М.