Eu ainda tenho que comer mt feijão com arroz pra entrar nessa conversa
@rodrigobernardes39382 ай бұрын
Só de tu ter a consciência disso de que esse tema é delicado e vc ainda não leu parte dos materiais já mostra que sua consiencia está apurada,Tmj amigo.
@brurossАй бұрын
Realmente, pensei o mesmo. Mas estou aqui de curiosa.
@thiagoaguiar46502 жыл бұрын
"As ciências humanas hoje é uma fábrica de criação de conceitos". Exato, depois vem uma semiotização da realidade! No lugar de se estudar a realidade se cruzam conceitos, se cita vários autores, que muitas vezes são, inclusive, antagônicos entre si e depois se cria uma "teoria" da realidade! Universidade está cheia disso mesmo!
@MacacoArrogante2 жыл бұрын
Isso que me dá desânimo da universidade.
@raonilucena37332 жыл бұрын
Cara. Vc sistematizou muito da minha inquietação com a academia nesse comentário.
@milenaholzlwimmer98162 жыл бұрын
Eu não entendi pq os membros desse canal tem escudos de times argentinos kkkk
@alancosta47602 жыл бұрын
@@milenaholzlwimmer9816 hahhahahhahahhahhahhahahha pq aparentemente o Gustavo é torcedor do Estudiantes de La Plata
@vincenteproxyАй бұрын
Selado, mano. Quando fiz mestrado eu fiquei com essa angústia também. Mas penso que é um problema muito mais amplo, tem a ver também com a atual política de como avaliar as universidades, essa questão de ter que ficar produzindo artigo "científico". Pra cada matéria do mestrado todo mundo tinha que apresentar um artigo. Na verdade o que estavam pedindo pra gente era pra cada um escrever suas bobagens em um formato de artigo, seguindo regras da ABNT. Isso porque o artigo científico pressupõe uma pesquisa já madura, testada na metodologia e tal, que aí o pesquisador começa a descrever suas conclusões parciais. Enfim. No fim do dia eu ficava angustiado com tudo isso. Minha área é o Direito e é até difícil definir se direito é ciência ou não, já que tem diretamente a ver com o poder político se fazer as leis, a constituição e as estruturas do Estado. Mas acredito que exista uma área do direito que possa ser chamada de ciência, que seria pesquisar por quê o direito em si mesmo é um fenômeno aparentemente universal, como ele surge nas sociedades, porque em muitos temas as sociedades acabam tendo regulações parecidas etc. Mas os milhares de artigos produzidos todos os anos tinham basicamente o mesmo formato: identifica-se um problema social atual (por exemplo, a questão do direito autoral na era do chat gpt), em seguida descreve os conflitos que estão surgindo pelo fato de não haver regulação, pega-se algum autor de sociologia/filosofia/teologia/política com o qual o cara que está escrevendo o artigo concorda, e constrói-se uma proposta de solução jurídica para aquele problema dado, chamando isto se descoberta científica. Muitos ainda dizem que a solução decorre logicamente da constituição (mas na verdade é magicamente, ou enviesadamente). E isso é à direita (os caras que pegam teologia e Mises/escola austríaca e toda tradição que fala que o capitalismo já é o melhor dos mundos ou então a expressão natural do ser humano) e à esquerda (milhões de autores que são críticos do capitalismo e vão nessa linha).
@OldBreedBR2 ай бұрын
Professor, não sou marxista, tenho reservas em relação ao pensamento marxista, mas estou adorando seu canal. O senhor é claro, coerente e articulado, um explicador nato. Parabéns!
@cursojoaoholanda-cienciash55212 жыл бұрын
Keynes é comunista, segundo a explicação do Jabour kkkkkkkkk
@DanielSilva-pn5vv24 күн бұрын
Ou tu entendeu td errado kkkk mais perdido que bala no Rio de Janeiro
@celiocosta83112 жыл бұрын
Eu acho que vc deveria marcar um debate com o Jabour
@DanielSilva-pn5vv24 күн бұрын
Coitado kkkk tem que estudar muito para debater com Elias
@aefmarcenaria2 жыл бұрын
Parabéns pelos 40k inscritos, Gustavo! Muito orgulho e alegria por estar no meio dessa turma! Muito obrigado por tudo!
@orientacaomarxista2 жыл бұрын
Eu que agradeço. Muito obrigado pelo apoio.
@solys9342 жыл бұрын
Ótimo, vídeo. O melhor é aprender com quem sabe. Tempo bem gasto. Obrigado, Gustavo.
@webgpu6 ай бұрын
de repente 'investido', em vez de 'gasto' ? 🙂
@gabriel80882 жыл бұрын
É fantástico o drible mental dele pra defender o "socialismo chinês".
@saitamaallmigthy84428 ай бұрын
A revolução não acaba com o Estado do dia pra noite. Quem espera perfeição no mundo real vai dar de cara na parede.
@charleselindberg2 жыл бұрын
Elias é autista e tem dificuldade de comunicação verbal. Ele vem melhorando quanto a isso por um longo tempo, agora. Não é uma questão de "hesitação em função da debilidade da base material" ou o que o valha.
@LuGut02 жыл бұрын
Foda é ver o cara querer ficar procurando até erro de dicção oratória pra tentar refutar um cara q ta lutando pela msm causa... e ainda o Elias, o cara bota a cara a bater em um mundo completamente liberal e fascista tentando popularizar conceitos e com um vocabulário entendível pra qualquer proletariado, aumentando a organização e fortificando a luta contra o capitalismo. Querer intensificar e corrigir certos pontos eu concordo que é saudável, mas descrêdibilizar e as vezes ridicularizar com argumentos como esse eu acho q é egocentrismo e lacração (falta de dialética saudável) com seus próprios camaradas.
@kirkezada2 жыл бұрын
desculpa, mas um professor de universidade pública ter ''dificuldade de comunicação verbal'' é um tanto preocupante até para os alunos.
@paulinhoamafemboy2 жыл бұрын
@@kirkezada Não, não é. Todos conseguem entender o que ele diz. Ele apenas tem dificuldade na fala, mas há uma grande base teórica.
@kirkezada2 жыл бұрын
@@paulinhoamafemboy não? é um tanto engraçado você dizer disso porque no comentário que eu respondi, a pessoa não disse que foi uma dificuldade momentânea, mas sim que é uma dificuldade pelo fato dele ser autista. ele pode até ter uma grande base teórica, mas não conseguiu explicar pro vilela e nem pros 15 mil deste vídeo. e sim, se ele tem ''dificuldade de comunicação verbal'' é preocupante até para os alunos.
@vinishow35032 жыл бұрын
@@kirkezada manda uma cartinha lá pra universidade que ele trabalha pra rever isso então
@PapaiNoel00Ps2 жыл бұрын
Ai Gustavo, tu teria que começar air nesses podcasts, daria umas boas conversas e tu falaria com um público que não alcançou ainda.
@marlenecristina74092 жыл бұрын
Se for endossar o que países Ocidentais através de autores liberais em sua maioria economista propagam por aí , seria um deserviço...
@rafaellazaro60002 жыл бұрын
Comentário para engajar!!! Fui!!
@plrn12 жыл бұрын
Comentário p engajar :)
@gabrielcariello4626 Жыл бұрын
Que desonestidade, a dificuldade que ele tem de se expressar é uma condição dele por ser autista. Fora que esse podcast tem mais de 2 horas aí tu vem fazer um react de 10 minutos e toma isso como se fosse tudo que ele abordou no dia.
@Henrique-zb8nm Жыл бұрын
Não foi isso que ele falou e sim a dificuldade de achar algum argumento
@fbg5678Ай бұрын
Não é desonestidade, só faltou tato.
@DarwinGamesTVАй бұрын
faltou tato pra caramba, até eu que não sou tão intelectual entendi o que o socialismo chinês é uma categoria que se revela no movimento real. e é basicamente (muito basicamente) o que Elias tenta explicar quando fala que é algo que se constrói através de camadas, numa realidade em que é impossível ser ciente de todos os componentes que estão ali inseridos.
@gilsonferreira746827 күн бұрын
Sim cara... Elias Jabbour defende uma dominação pelo estado...
@igoralves27122 жыл бұрын
Ótimo vídeo, espero o coração no meu comentário senão ficarei furioso
@einschmetterling2 жыл бұрын
Engajamento.
@Fernando-xo5dv2 жыл бұрын
Gustavo, reage ao vídeo dele chamado: pq o pensamento ocidental insiste em dizer que a china é capitalista? neste vídeo ele entra com alguns conceitos filosóficos mais embasados.
@itaxe26442 жыл бұрын
Up
@mariojunior40632 жыл бұрын
@@silviofreitas5822 Marx não é receituário de bolo não, amigo.
@silviofreitas58222 жыл бұрын
@@mariojunior4063 Claro que Marx não é receita de bolo. Mas quando o Jabbour fala isso, ele não está propondo um enriquecimento da crítica radical. Ele está simplesmente abrindo mão da análise de Marx e tomando outras bases - absurdamente idealistas - pra analisar o fenômeno do capitalismo chinês. E essa diminuição de Marx não é algo "acessório" na argumentação dele, mas sim uma necessidade central. Ele precisa apagar a base material que sustenta a produção e reprodução social chinesa - que, por sua vez, está atrelada de forma inseparável da produção e reprodução do capitalismo mundial - pra afirmar que existe um tipo de "socialismo" nascendo ali. Ele precisa sustentar que as relações baseadas no trabalho alienado e na produção de mercadoria, de mais valia, que depois é expropriada dos trabalhadores por uma classe que não produz, não são fatores determinantes de uma sociedade de tipo capitalista. Portanto, ele precisa transferir a análise dele das relações materiais, do trabalho, para as relações políticas, encarnadas ali no Estado chinês. É por isso que pra ele o que define o socialismo chinês não é a forma como se dá a produção e reprodução material da vida, mas sim a "racionalização" do Estado. Desde que tenhamos um Estado racional, que controle os meios de produção, direcionando o que é produzido para "o bem do conjunto da sociedade", nós temos socialismo (ou algo que se move nessa direção). Agora, indagar sobre a origem do Estado, do trabalho alienado, da propriedade privada, isso está fora de questão. Isso, pra ele, já é "dogmatismo marxista".
@oyodasimesseeonomedomeucac12742 жыл бұрын
@@silviofreitas5822 krai, que comentário bom
@daniellebre1 Жыл бұрын
@@silviofreitas5822 perfeito, obrigado. É esse tipo de comentário fulminante que eu gosto de ver por aqui. É esse o ambiente de marxismo que precisamos fomentar. O canal do Gustavo é uma ilha de lucidez nesse mar delirante do web-stalinismo.
@HenridoYT2 жыл бұрын
Muito bom vídeo! Gustavo, para evitar possíveis problemas de "imagem", também considere aumentar o "pitch" vocal, distorcendo a voz.
@Patuffson2 жыл бұрын
Mas geralmente isso dá algum problema de fato? Tudo que é canal que eu assisto que faz react desses podcasts não censura nada e fica com o vídeo no ar, monetizando normalmente.
@vitorinoid2 жыл бұрын
@@Patuffson pq eles não quiseram mesmo, mas se o pessoal quiser, teoricamente eles podem sim processar ele por uso indevido de imagem
@Miltmishyyy Жыл бұрын
kkk wtf olha quem ta aqui
@ericcartman8921 Жыл бұрын
Eheueueu haaa seu comunistinha, assistindo conteúdo marxista hem ?
@trasibleon2 жыл бұрын
Caralho! Teia, placa tectônica, foi tudo pra embrumar o negócio aí!
@neves7753Ай бұрын
10:35 - A "dificuldade de explicar" e a "hesitação" são na realidade fruto do autismo que o Elias descobriu tardiamente e não pôde tratar. Até mesmo explicando conceitos básicos com os quais você estaria de acordo, ele apresenta certa gagueira. Só pontuando.
@plrn12 жыл бұрын
Obrigado pelo trabalho!
@Prof.Biocássio2 жыл бұрын
Cheguei!
@bs95912 жыл бұрын
Eu até gostava de algumas coisas do Elias, mas ao ver essa entrevista fiquei constrangido. Tudo que eu podia pensar era: 'eles tem que chamar o Gustavo Machado ...'
@DanielSilva-pn5vv24 күн бұрын
O que isso significa? Talvez, que vc não saiba do que tá falando...
@transeunte009 ай бұрын
Jabbour é foda demais ❤
@Prof.Biocássio7 ай бұрын
Piada
@FilipeAguiarCarvalho2 жыл бұрын
Independente de concordância ou não com o vídeo, uma coisa deve ser salientada: o Elias tem um problema sério de se expressar verbalmente que segundo o próprio vem do autismo. Acho extremamente válido e construtivo apontar falhas nos argumentos, mas dizer que o cara tem dificuldade de se expressar por falhas na base teórica não é argumento. Ademais, bom vídeo.
@candygrower792 жыл бұрын
Mimimi
@Melissa-38972 жыл бұрын
@@candygrower79 O serio, pode discordar... mas não vamos partir para a barbárie. Barbárie é a direita que propaga, não somos assim
@EEFL2895 Жыл бұрын
Um react da produção intelectual dele seria interessante.
@charleslima85352 жыл бұрын
Gostaria de ver Gustavo abordar a questão dos "moralismos" apontada por José Paulo Netto.
@Fernando-xo5dv2 жыл бұрын
Em que vídeo?
@charleslima85352 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/a5C6q2yvfN-neNk
@leandromotta2010 Жыл бұрын
Gustavo, gostaria de ouvir uma análise sua sobre o modelo Vietnamita, amigo. Lembro que nos ultimos anos, devieo ao crescimento econokico do Vietnã, alguns socialistas usaram-o como um modelo socialista que tem dado certo. Um grande abraço.
@JoaoPaulo-wz7uq2 жыл бұрын
Gustavo, indique um livro sobre a política empreendida na China.
@OArquiteto12 жыл бұрын
*Se tem garotinho do PSTU brilhando, tem like brilhoso!!*
@vladimirputo27802 жыл бұрын
KKKKKKKKKKKKKKKKK
@redkaminaglass23552 жыл бұрын
PSTUsa
@saitamaallmigthy84428 ай бұрын
O Pstu é um desserviço à sociedade.
@webgpu6 ай бұрын
brilhante, Ustra! (foi mal.. 😀 )
@drgordoi2 жыл бұрын
Gustavo, vc pode me tirar uma dúvida? A maior "desculpa" que eu vejo pra defender a ideia de que a China seria socialista é a mesma que normalmente é usada para defender Stalin: a necessidade de acumulação para atingir um ponto no qual a sociedade possa evoluir para o comunismo. Qual a sua interpretação dessa questão? Se já tiver vídeo sobre o assunto é só indicar. Obrigado.
@capiroto43122 жыл бұрын
Cara, nada a ver isso que vc disse, comunismo tem a ver com desenvolvimento tecnológico, a questão do Stalin é que ele segue uma linha de atuação estratégica pensada por Lenin, mas é claro que existem muitas distorções e inverdades vindas obviamente de propagandas capitalistas e tbm de trotskystas. Enfim, se quiseres entender melhor acompanhe o Canal História Pública, inclusive tem vídeo lá mostrando o quão trotsky era bem indeciso e mudava de discursso conforme conveniência, inclusive o prôprio Lenin em seus textos o acusava de ser um traidor. E pare para pensar, o que esses trotskystas propõe para a substituição do capitalismo se houvesse uma revolução hoje? Esse povo é puro idealismo.
@avii54502 жыл бұрын
O Gustavo deve achar que a China conseguiria manter a sua integridade política diante da influência do imperialismo sem os seus massivos investimentos em ciência e tecnologia e defesa. Como se fosse mágica.
@lucassantossj2 жыл бұрын
@@avii5450 Além de que a ideia não é a reforma do capitalismo, mas a utilização do capitalismo como meio de conseguir força produtiva. Há a separação entre o mercado e o estado.
@redkaminaglass23552 жыл бұрын
@@avii5450 Marxista livresco sem praxis revolucionária é isso aí. O cara ignora geopolítica influenciando políticas internas, a China ainda ñ pode planificar sua economia enquanto tiver em guerra economica, tecnológica e geopolítica. Oq Gustavo ñ ta entendo é q a China é sim capitalista mas possui orientação diferente do capitalismo imperialista padrão, isto é, objetivando a superação do capitalismo para aí sim gerar ruptura( eu pessoalmente ñ acho uma linha interessante e acho q a planificação já é perfeitamente possível na China, a treta é mais geopolítica). E o incrível é q a China ñ é reformista pois visa a superação do capitalismo a longo prazo. Pensando bem ate faz sentido pois o capitalismo ñ nasceu da noite pro dia e precisou ser gestado dentro do sistema feudal até finalmente nasceu, ou seja, houve um preparo antes da superação de modo de produção.
@nathofmann8169 Жыл бұрын
@@avii5450 é, no fim ele parece ser apenas mais um marxista teórico, que sonha com uma revolução que cairá do céu
@regismarat9303 Жыл бұрын
O Sr Elias Jabbour tem a infelicidade de ser singularmente desconhecido no mundo. No Brasil, tem o direito de ser um mau geografo, por que passa por ser um bom economista chinês. Na China também tem o direito de ser um mau geógrafo, porque passa por ser um dos melhores economistas brasileiros. Na qualidade de brasileiro e professor secundário de geografia, quisemos protestar contra esse duplo erro. A obra do Sr. Elias Jabbour não é simplesmente um tratado de economia política, um livro comum, é uma Bíblia de poesia liberal. Mercado, salário, exploração, capital especulativo, bilionários, valor, concorrência, Estado, são algumas das categorias existentes em todos os países capitalistas do planeta, mas que em solo chinês fazem desse país milenar o “Socialismo do século XXI”, segundo o Sr. Jabbour. Tal qual Marx em sua fina ironia contra o Sr. Proudhon, não há como deixar de pensar no Elias Jabbour e seu falacioso socialismo de mercado. Aliás, uma contradição nos termos: Socialismo de Mercado, da ao socialismo um adjetivo que o nega, e da ao mercado um substantivo que o mistifica.
@joanaalmeida8903 Жыл бұрын
Existe todo um processo de transição, n seja estático igual um liberal, cara
@alancosta4760 Жыл бұрын
@@joanaalmeida8903é mesmo? Essa transição vai em direção ao fim da troca de mercadorias? Ao fim da propriedade privada dos meios de produção? Ao fim do capital? Algo nesse sentido acontece na China, ou é exatamente o oposto, há um incentivo a esses velhos "hábitos" capitalistas? Você pode chamar isso de socialismo, eu posso chamar queijo de batata frita, mas ainda assim vai ser queijo.
@souza15227 ай бұрын
Cara, você ser contra as ideias de alguém não faz necessário que você diminua o trabalho de um grande professor como o Elias. Manda seu LinkedIn aí mostrando seus artigos acadêmicos que mostram sua superioridade ao Elias? Que eu saiba o livro do Elias ganhou premiações até na China.
@Prof.Biocássio7 ай бұрын
O elias é um idiota, gente. Para. Se fosse serio reconheceriamos. Só atrapalha a divulgação do pensamento de Marx
@vixtoralmeida19962 жыл бұрын
Ele nem fala que a China é socialista, ele diz que nao trabalha com esses conceitos puros, mas com formações socio-historicas. Ele diz que a China é uma formação histórica de nível superior, ou uma experiência a caminho do socialista. Algo entre o capitalismo e socialismo.
@redkaminaglass23552 жыл бұрын
Basicamente um socialismo embrionário. Um estado capitalista na sua economia mas com pretensão a superação deste alcançando o socialismo. Oq Gustavo nunca fala é como o socialismo pode lidar com a guerra economica, tecnológica e geopolítica, o fator externo influencia bastante as políticas internas da China. Ele tbm ignora que dois modos de produção podem conviver um com outro, o Brasil por exemplo teve seu capitalismo construído em cima de uma estrutura escravista ou a Russia q era semi feudal aonde tinha um capitalismo muito tardio.
@charcoal3855 Жыл бұрын
que coisa tenebrosa meu deus kkkkkkkkkkkkkkkkk
@ag0rista Жыл бұрын
Freestyle puro
@pdro283 Жыл бұрын
Que diabo é algo entre socialismo e capitalismo? Formação histórica de nível superior? É pq não é vc nem ele que tão trabalhando 12 horas no chão da fábrica lá na china e dormindo num beliche na própria empresa.. aí é fácil dizer que é uma formação histórica superior mesmo
@pedromgła4 ай бұрын
Freestyle
@Oscar.1002 жыл бұрын
Faz um vídeo falando sobre a China no período de Mao Tse-Tung
@mokrodrigues45152 жыл бұрын
Não reconheço o da esquerda, mas aquele CD do Eloy lá no fundo é ótimo! Já ouviu o Ocean?
@hugomarinfumagali88042 жыл бұрын
É sempre assim: começam citando vários conceitos - que não são explicados, apenas citados - e depois jogam inúmeros exemplos do que entendem não ser capitalismo.
@boleraodamassa44952 жыл бұрын
O que me conforta é que o Gustavo e os seguidores dele nunca vão sair dessa punhetagem acadêmica e ir pra rua fazer trabalho de base.
@morhameddias2 жыл бұрын
Acho que ele quer dizer que a China transita entre capitalismo e socialismo. Mas não soube explicar. O que realmente é nebuloso no Marxismo, essa transição. Você não acha?
@paulorobertoambrosio54018 ай бұрын
Boa camarada. Havia visto esse corte, porém não havia parado para refletir. No fim, a conceituação do Elias de socialismo e capitalismo como a interferência estatal na dinâmica econômica acaba indo ao encontro da opinião de alguns olavistas sobre o mesmo tema.
@steliobroseghini80202 жыл бұрын
Seria bom um debate com o Elias...
@gabriel80882 жыл бұрын
Ele corre. Falou que não debate com figuras "irrelevantes" da internet. O Gustavo já se dispôs a debater.
@ricke44929 ай бұрын
Eu gostaria de saber como seria uma economia socialista de verdade, ou seja como seria feita a produção, os serviços e etc. Também gostaria de saber sobre a inovação, ou seja a recompensa do trabalhador que inova em um processo produtivo, ou ate cria uma nova gama de produto ou serviço. A questão também da produção intelectual como livros ,inclusive os livros de temas de diversão ,quem cria isso é recompensado como ?
@gabaloshan6 ай бұрын
Dentro de um governo socialista faria mais sentido o trabalhador se sentir motivado a inovar, pois ele seria o dono da própria criação, diferente do que acontece no capitalismo. Se um funcionário de uma empresa inova ou cria alguma coisa, essa criação é apropriada pela empresa. Pra dar um exemplo bem simples, basta ver o que acontece com as grandes editoras de quadrinhos como Marvel e DC. Os principais personagens dessas editoras foram criados por indivíduos sozinhos, mas que quando passaram a trabalhar para essas empresas, tiveram suas criações apropriadas. A maioria desses criadores morreram na miséria sem receber os créditos, enquanto as empresas lucravam milhões com as ideias deles.
@ricke44926 ай бұрын
@@gabaloshan mas isso não é dito pela maioria dos socialistas, falando que essa tecnologia seria coletiva ,ou seja ele não teria rendimentos maiores devido essa inovação. Nenhum regime socialista pelo menos até hoje houve isso ,no máximo davam algum prêmio ao pesquisador, mas rendimentos mesmo ,isso não tem .
@fabricioaskai2 жыл бұрын
Parabéns pelos 40 mil inscritos Gustavo!! Muito feliz por isso. Muito obrigado pelas grandes contribuições que já deu até aqui. Que este canal tenha vida longa e muito sucesso nessa imprescindível missão revolucionária!
@orientacaomarxista2 жыл бұрын
eu que agradeço pelo apoio
@homemmacaco20842 жыл бұрын
A concepção dele de socialismo é a mesma da direita, Estado=socialismo e mercado=capitalismo. Aí qualquer crítica ele fala que é uma contradição e tá tudo bem! Kkkk
@vladimirputo27802 жыл бұрын
Qual a tua "concepção" de Socialismo?
@ArthurOliveira-lc6fu2 жыл бұрын
pra ele eu nao sei, mas, pra um marxista, socialismo é autogoverno dos produtores. se a produção nao rompe com a lógica da lei do valor, nao é socialista - é capitalista
@homemmacaco20842 жыл бұрын
@@vladimirputo2780 a superação da lógica do valor e do capital, que subordina a produção a uma acumulação infinita e irracional, nos condenando ao trabalho compulsivo que por fim vai exaurir todos os recursos da natureza e, portanto, aquilo que confere valor ao próprio dinheiro. Seria a racionalização do processo produtivo pelos próprios produtores segundo nossas necessidades, visando qualidade e durabilidade ao invés de quantidades desnecessarias, reduzindo a jornada de trabalho, melhorando nossa condição de vida e preservando o planeta. Bem resumidamente seria isso, e essa crítica ao valor já tá no capítulo 1 do capital, explicitada no item 4 do fetiche da mercadoria, que o Elias menciona mas certamente não entendeu.
@powerzoldyck56702 жыл бұрын
@@homemmacaco2084 Não sei de onde esses caras tiram que o país com mais bilionários do mundo é socialista. Pode ser um país de ideologia de ESQUERDA, com orientação em algumas medidas econômicas de KEYNES, estado de bem estar social, mas longe de socialismo.
@vladimirputo27802 жыл бұрын
@@ArthurOliveira-lc6fu hummm... Então quer dizer que tu sabe como um marxista deve pensar... Tu é o fodão mesmo!
@rood1710 ай бұрын
Ao interferir na natureza e transformá-la em produto, restaria apenas a troca direta como forma justa de mercado, logo, não há saída por meio do dinheiro. Ecossocialismo em escambo seria a forma mais útil. Percebo que o poder simbólico do dinheiro não consegue se adequar às necessidades abstratas e materiais humanas. Alguém possui uma explicação fundamentada pra essa questão?
@luisfsm772 жыл бұрын
Parabéns Gustavo 👏👏👏
@voabarros2 жыл бұрын
Vídeos react sempre bons!
@oliviajulianadias63952 жыл бұрын
Acho muito boa essa ideia de você explicar falas que não estão de acordo com a realidade, isso ajuda muito, por que as vezes vemos um discurso e acreditamos, enfim, aí vem alguém para explicar o que de fato é e isso ajuda muito. Parabéns. Na minha opinião, a ironia, deboche, atrapalha um pouco.
@anarkh1840 Жыл бұрын
Ótimo vídeo
@paranhosdireito2 жыл бұрын
Ao invés de ficar criticando faz alguma tese que leve a algum lugar....... depois de um pouquinho de estudo e ciência eu volto pra ca, um abraço e boa sorte.
@kauaclayton99692 жыл бұрын
o orinetação é mto bom mas na questão da China ele simplesmente esquece de dar argumentos bons
@gabriel8088 Жыл бұрын
Lacrou, miga
@Prof.Biocássio7 ай бұрын
Minha raiva é que idiotas como elias criam outros e mistifica Marx
@ebsant2 жыл бұрын
muito bom. parabéns Gustavo. Elias eh top. No livro e nas exposições dele, já o ouvi mencionar que a China se constrói dia a dia, como trocar o pneu com o carro andando. Dessa forma, acredito que os conceitos de marxismo ditos aqui, não estejam sendo "aplicados" em sua totalidade na China. mas vc tem um país com super população, hiper demandas e talvez a saída seja "fugir" dos conceitos mais fundamentais, pra conseguir sobreviver.
@nathofmann8169 Жыл бұрын
Acho de um recalque purista a necessidade se seguir a risca o socialismo que Marx escreveu. Não é receita de bolo, a vida prática não é assim
@ebsant Жыл бұрын
@@nathofmann8169 sim. penso que eh o caminho pra aplicar efetivamente o que ele queria em termos de sociedade mais justa
@ebsant Жыл бұрын
@@nathofmann8169 e, aprendi demais aqui com Gustavo. Sair um pouco do senso comum sobre socialismo e comunismo
@ebsant Жыл бұрын
sem dúvida. Gustavo eh uma luz. Necessário apresentar ao brasileiro os forma de viver a vida, outro modo de sociedade.
@gustavomachado34884 ай бұрын
@@nathofmann8169 Marx não descreveu socialismo nenhum, não existe "seguir à risca" o que nunca foi escrito ou descrito.
@GabrielAmenor2 жыл бұрын
Grande, Gustavoooooooooooooo!!!!!!! Ainda bem que temos vc, cara!!!
@Miguel-dy3us2 жыл бұрын
Mais uma mitada do Jabbour.
@JoaoPedro-kb5dg2 жыл бұрын
Sim, Estado é igual Socialismo
@WilliamSantos-pq3fp2 жыл бұрын
Sempre me divirto com esses "marxistas" que mais parecem ancap que o Paulo Kogos.
@filipedecastro4718Ай бұрын
Faça um vídeo debatendo ou dialogando com João Caravalho ou com o Ivo do ateuinforma.
@rodrigobernardes39383 ай бұрын
Isso foi um espancamento,Gustavo refutou o cara umas cem vezes 😂😂😂😂
@blastoisee9992 жыл бұрын
Algumas interpretações mal acabadas ( imagino q por falta de leitura da obra do Elias) e deboche demasiado. Adoraria ver uma conversa entre ambos, creio q o Gustavo e o Elias possam demonstrar, num debate, a superioridade da discussão entre comunistas
@Prof.Biocássio7 ай бұрын
Para, né. Vai ser amassado. Gustavo é um mestre.
@lp60252 ай бұрын
Eu também achei.. tive a impressão que não foram interpretações mal acabadas não,me parece que ele entendeu perfeitamente pois foram coisas simples e distorceu ridicularizando .. espero estar errado mas pareceu muita desonestidade intelectual..
@julioscom12 жыл бұрын
Você não acha que a forma como os seus reacts são realizados podem surtir um efeito negativo para aqueles que ainda estão descobrindo o assunto, ainda mais, num momento em que nunca se descriminalizou tanto esse assunto. Divergir e corrigir das informações do Elias faz sentido, mas muito mais do que tentar talvez "ridicularizar" o trabalho, ter tido uma outra abordagem seria mais razoável. Na minha humilde opinião, o resultado acaba por dividir ainda mais quem luta por tais espaços como todos nós camaradas e dá voz aos que ainda nos questionam.
@muz_oficial9032 жыл бұрын
Olá camarada, entendo o seu ponto e confesso que cheguei a cogitar esta mesma ideia, no entanto, ao deixar de corrigir certos absurdos como os ditos pelo Elias faz com que grande parte das pessoas que estão adentrando ao comunismo já comecem com uma base completamente distorcida, fraca e mentirosa.
@LuGut02 жыл бұрын
@@muz_oficial903 Foda é ver o cara querer ficar procurando até erro de dicção oratória pra tentar refutar um cara q ta lutando pela msm causa... e ainda o Elias, o cara bota da cara a bater em um mundo completamente liberal e fascista tentando popularizar conceitos e com um vocabulário entendível pra qualquer proletariado, aumentando a organização e fortificando a luta contra o capitalismo. Querer intensificar e corrigir certos pontos eu concordo que é saudável, mas descrêdibilizar e as vezes ridicularizar com argumentos como do problema de dicção do Elias isse eu acho q é egocentrismo e lacração (falta de dialética saudável) com seus próprios camaradas. Tanta gente pra chamar de mentirosa no mundo e gasta esse vocabulario com algumas pessoas do próprio ideal comum? Em vez de se unir e organizar divide e enfraquece.
@kirkezada2 жыл бұрын
@@LuGut0 q isso cara, voce achou ruim que o Gustavo use de ironia? ''Tanta gente pra chamar de mentirosa no mundo e gasta esse vocabulario com algumas pessoas do próprio ideal comum?'' é um tanto engraçado você escrever isso, porque quando o Elias foi no Flow, em um pedaço ele diz para o Marinho ''Hegel diz que devemos dar nome as coisas''
@mauricio9361 Жыл бұрын
@@LuGut0 lembrando que o Elias e autista, então ele tem problemas de dicção mesmo, faz parte da condição dele.
@henriquesilva5350 Жыл бұрын
Ele é trotskysta né o lance dele é dividir e cagar regra enquanto não faz absolutamente nada
@jorgemachado53172 жыл бұрын
Entendi, Jabbour. A china não é capitalista, apenas reúne todas as partes do capitalismo juntas no mesmo lugar
@Fernando-xo5dv2 жыл бұрын
Então Jorge, sugiro ver o vídeo dele chamada: pq o ociendete insiste em dizer que a china é capitalista?
@isacoliveira96432 жыл бұрын
Tem (e reforça diariamente) propriedade privada dos meios de produção, produção de mercadorias, trabalho assalariado, produção e apropriação de mais-valor, o dinheiro como expressão monetária do valor de todas as mercadorias, mas não é capitalista.
@trasibleon2 жыл бұрын
@@Fernando-xo5dv tenho minhas suspeitas que o o ocidente insiste em dizer isso porque a China é de fato capitalista. Mas são apenas suspeitas minhas...
@marlenecristina74092 жыл бұрын
@@isacoliveira9643 A NEP era o quê?
@Miltmishyyy Жыл бұрын
@@marlenecristina7409 Foi o Lênin admitindo que não pode haver um sistema sem PP. No mais isso nem sequer chegava perto do que as medidas economicas de Deng Xiaoping foram.
@alessandrosilveira87392 жыл бұрын
Só para pontuar, o Modo de Produção do Socialismo é o Capitalismo, Socialismo não é Modo de Produção. Comunismo é Modo de Produção.
@danielmeneguccipereira20192 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho, Gustavo!
@Prof.Biocássio2 жыл бұрын
O marxista mais sério do KZbin, meus queridos. Chama.
@vladimirputo27802 жыл бұрын
KKKKKKKKKKK
@Prof.Biocássio2 жыл бұрын
@@vladimirputo2780 Não adianta chorar rs
@vladimirputo27802 жыл бұрын
@@Prof.Biocássio existe chorar de rir... Sabia? 🤭🤭🤣🤣😅😅
@Prof.Biocássio2 жыл бұрын
@@vladimirputo2780 Deixa de birra besta
@gutolemos94132 жыл бұрын
Kkkkkk
@jesielbredacamilo14762 жыл бұрын
Pirei!
@gabrielgonzaga7269 Жыл бұрын
Como o Humberto ja falou, q China está tentando não ter uma economia irrefutável e Elias disse em um podcast recentemente (falando do Brasil), que o capitalismo brasileiro precisa ser forte novamente para que possamos ir de encontro ao socialismo, não tem como negar a realidade, acho que essa deve ser o pensamento que guia a China para o socialismo, ainda vivendo os resquícios e contradições do capitalismo. Não tem como fugir quando um sistema tão forte como esse age no mundo inteiro, mesmo na China.
@ramondias3037 Жыл бұрын
Se é possível desenvolver o capitalismo no Brasil, por que as pessoas no poder, que foram responsáveis por esse desenvolvimento do capitalismo, iriam querer uma revolução depois desse processo? Que conversa de louco. No fundo o que essa turma quer é fazer reformas no sistema atual e deixar a revolução pro dia do juízo final.
@ryandawenis3359 Жыл бұрын
Esse pensamento que deveríamos ter uma Fase capitalista e um etapismo anti-leninista, E quem criou isso foi o bloco da direita do Comitê central Soviético
@diogooliveira35842 жыл бұрын
Ancap as avessas.
@diegorodrigues53302 жыл бұрын
Gustavo, queria entender melhor essa sua posição epistemologica de se contrapor aos conceitos em si. Que diferencial haveria em Marx que o permitiria prescindir de conceitos e 'expressar a realidade' tal qual ela eh? Porque a descrição de Marx sobre o movimento social que caracteriza a produção e ampliação de capital não poderia ser chamada de conceitos marxistas? Se outra forma, como você responderia àquela frase de Nietzsche de que " não existem fatos, só interpretações"? Quando eu me deparo com uma elaboração, expressa em palavras, sobre algo do mundo social, como saberei que estou diante de um conceito ou de uma 'realidade expressa'?
@BrunoHenrique-ix2iq2 жыл бұрын
Seriam mais categorias ao invés de meros conceitos, pq as categorias expressam fundamentos, relações essenciais do capitalismo. O problema tbm não é o uso de conceitos, afinal nós entendemos o mundo com eles. O problema é partir a priori dos conceitos pra aplicá-los na realidade ao invés de tentar traduzir a realidade em conceitos.
@MacacoArrogante2 жыл бұрын
"Não existem fatos, só interpretações" Isso é um fato ou só uma interpretação? Zueira xD Aí a gente entra naquelas discussões eternas sobre epistemologia. O Gustavo tem um vídeo sobre "materialismo" que pode te ajudar a tirar essas dúvidas (caso vc não tenha visto).
@diegorodrigues53302 жыл бұрын
@@silviofreitas5822 Está aí, em todos meus anos de interação caótica na internet nunca alguém separou um tempo pra me responder de forma tão qualificada. Sabe, eu sou muito influenciado por essa ideia da mente como uma ferramenta que emula uma realidade, cria representações que correspondem, no limite, a uma forma muito similar mas jamais 100% correspondente, tipo a distância que existe entre mapa e o território. Um mapa de escala 1x1 seria absolutamente inútil, então precisamos de conceitos generalizantes que nos permitam conectar à ideia geral das coisas, tipo a ideia de árvore, elas são de infinitas formas e tamanhos, cada uma exclusiva em sua peculiaridade, mas a gente abstrai uma ideia geral e trabalha com essa forma virtual, mental de árvore que recebe um nome a esse nome nos referimos. Sei lá, nem sei se isso eh influência das formas de Platão, se eh coisa de pós-moderno, se eh de Weber... Mas aí me intriga quando vejo afirmações que almejam se referir a conceitos que são tão objetivos que já não são mais conceitos. Sua resposta norteia aonde encontrar resposta, que eh então entender a dialética materialista.
@mahrianajuana2 жыл бұрын
@@BrunoHenrique-ix2iq ótima resposta. Hazô 🍻📚🙏🏽👏🏽
@franciscoassis60662 жыл бұрын
Parabéns Gustavo, pelo canal... Pelo que já ouvi, para o Marx somente teríamos condições de alçar ao comunismo com um "capitalismo bem desenvolvido". Pergunto: 1 - Ouvi direito? 2 - Se sim, não seria este movimento atual da China, isto é, desenvolver as forças produtivas internamente para depois dar um passo em direção ao comunismo?
@francisconascimento71142 жыл бұрын
Ótimo vídeo, eu até consigo entender. 😁
@raulsuhett10 ай бұрын
Totalmente excelente.
@Vouempurrar2 жыл бұрын
Oi
@micaiassousa64062 жыл бұрын
Amo você tratando desse tema kkkkk mt bom! Parabéns pelos 40 mil inscritos!
@isacoliveira96432 жыл бұрын
Rapaz, que conversa de doido a desse Elias com esse outro maluco aí. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@josiasalves59952 жыл бұрын
Já prevejo muitas risadas kkkkkk
@danieldepaulamendesdeolive41492 жыл бұрын
Vc podia depois fazer uma análise de como os marxistas enxergam os seis, sete candidatos que vão disputar as eleições. Quem é reformista, autoritário, populista, marxista, liberal, etc.
@professorluciojunior39982 жыл бұрын
Kkkk são todos neoliberais, nenhum é marxista. Ponto. Fimda análise
@danieldepaulamendesdeolive41492 жыл бұрын
@@professorluciojunior3998 Calma lá, até o PSTU do Gustavo tem candidato e tbm sei lá, um Lula tbm não é neoliberal como o cara do Partido Novo.
@professorluciojunior39982 жыл бұрын
@@danieldepaulamendesdeolive4149 tem pstu, mas eles participam só pra confirmar o que a direita diz: a melhor propaganda antimarquicista é deixar eles falarem...
@rodrigobrandao95592 жыл бұрын
@@professorluciojunior3998 interessante é que vocês assumem a inexpressividade do PSTU e outros nanicos "revolucionários" brasileiros
@professorluciojunior39982 жыл бұрын
@@rodrigobrandao9559 Sim, revolucionário é o o jornal a Nova Democracia e quem pôs fogo no borba goato, aí sim
@marialu44402 жыл бұрын
Gustavo, faz um video sobre candidatos de caráter Nacional desenvolvimentista, tipo o Ciro Gomes debatendo com duvivier e papagaindo umas trilhões de vezes q tem 40 anos de Vida publica bla bla bla em todo debate e sobre pessoas que estão na Política tradicional brasileira, inclusive as variantes do coronelismo, se orgulhando de gerir o capitalismo e engordar os latifundios.
@dudurzinn2 жыл бұрын
Ótimo vídeo, Gustavo. Quais são os países atualmente socialistas? E pq eles são ou não são prósperos? Abraço.
@FabioStoppa2 жыл бұрын
Gostaria de saber tb
@Oscar.1002 жыл бұрын
Acredito que a linha política que ele segue considera que apenas a URSS nos seus primeiros anos tenha sido uma experiência genuinamente socialista, os demais (Cuba, Coreia do Norte, Vietnã, China) seriam experiências revisionistas.
@dudurzinn2 жыл бұрын
@@Oscar.100 Valeu, obrigado por contribuir com minha questão. Tomara que ele tbm possa responder.
@mateus31392 жыл бұрын
@@Oscar.100 até a união soviética é um exemplo de fracasso. Um ano após a queda estavam com 30% da população passando fome. Hoje em dia isso está 5%. Fora Vietnã e China que eram economias planificadas e só cresceram após a abertura do mercado e incentivo para ingresso de capital estrangeiro. Ou seja, os exemplos de "socialismo" que se tem são justamente onde a teoria econômica do capitalismo adota. Até não falta keynesiano falando que a China e o exemplo de capitalismo.
@GustavoMello12 жыл бұрын
@@mateus3139 Nenhum país se desenvolve as custas exclusivas de capital estrangeiro. A própria união soviética nunca foi um bloco homogêneo, existem diversos livros a respeito dos debates econômicos que haviam pós Stalin, a perestroika e a glasnost foram apenas um dos varios conceitos discutidos (obviamente que dentro de uma bolha do partido). Agora, atribuir "fome" sem analisar o contexto do período é no minimo desonestidade intelectual. Ao contrario da china (que teve uma transição de quase 40 anos para o capitalismo e ainda hoje encontrando dificuldades) imagine uma sociedade que passou NOVENTA ANOS sob um sistema de economia planificada e de uma hora para outra se torna capitalista? Pois bem, foi isso que ocorreu no leste europeu. E pra ficar claro, longe de mim querer ser o advogado de sistema A ou B, mas antes de sermos definitivos sobre certos conceitos, é preciso ter um pouco menos de "emoção ideológica" e mais racionalidade pratica.
@coldinside8040 Жыл бұрын
vc parece o vegeta do dragon ball
@ricardohistoriaeciencia67702 жыл бұрын
Faz um vídeo sobre o livro A Situação Da Classe Trabalhadora Na Inglaterra
@albertoishikawa7830 Жыл бұрын
Eu não consigo ver um vídeo completo do Elias Jabbour, ele é muito enrolado nas suas explanações.
@rodrigobernardes39382 ай бұрын
Tu até elogiou ele,na vdd Elias gagueja tanto q afeta o conteúdo dele do que ele tá falando 😊
@gramatificanteconsultoriae85402 жыл бұрын
O mal dos debates dos nossos tempos é ninguém se quer dar ao trabalho de validar a tese do outro, sem perder a sua antítese para daí se construir uma síntese. Detesto ver a esquerda se digladiar.
@kauaclayton99692 жыл бұрын
exato
@raozs Жыл бұрын
porque tem que pixelar a imagem do vídeo?
@deadbeef94782 жыл бұрын
Pergunta de um leigo: pq a China teria um PC como seu aparato burocratico e ideologico (ostentam bandeira comunista e PCC, etc), mas seria essencialmente capitalista? Seria um tipo de "NEP prolongada" em razao de nao haver perspectiva de guerra do porte da WW2, como foi o caso da USSR, alem de evitar tensoes com o Ocidente, como acontece com a Coreia, mas que tem um "prazo" pra terminar ou seria uma volta "natural" ao capitalismo?
@dudugrilex2422 жыл бұрын
@@vitorhugobarreto4670 não, esse não é foco do vídeo, mas ele poderia fazer um vídeo explicando melhor, teria que ser mais longo e não em cima de react
@redkaminaglass23552 жыл бұрын
Eu queria era saber qual é a práxis revolucionária do Gustavo e da linha do PSTU. Na moral eu ñ vejo nada além de abordagens livrescas com ZERO propostas práticas de fzr uma revolução ( apesar q adoro aquele vídeo dele sobre um levantamento de dados de quão proveitosa seria uma revolução brasileira economicamente, aquilo ali é um jóia).
@deadbeef94782 жыл бұрын
@@redkaminaglass2355 updates, sou filiado à UP e hoje eu sinto q o partido tem uma práxis interessante. Acabei de sair de uma brigada do jornal A Verdade q nós construímos
@redkaminaglass23552 жыл бұрын
@@deadbeef9478 Apesar de ñ ter me organizado ainda eu pretendo me filiar a UP e me parece q a práxis deles é mt boa, queria algum texto resumindo bem a ideia camarada só pra ver se eu ñ to entendendo errado etals. Ando psicologicamente mt quebrado pra me dedicar a algo q ñ seja meu curso ent por enquanto ñ irei me organizar.
@charcoal3855 Жыл бұрын
@@deadbeef9478 fora de contexto mas adicionei sua playlist d vaporwave a minha biblioteca kkkkkkkkkkkkkk
@alancosta47602 жыл бұрын
Basicamente ele explicou como a China é capitalista, ponto. Hahahhah nada novo
@juniorheavy2 жыл бұрын
Off: Pq a imagem do corte é adulterada?
@alexsandrefernandes1552 жыл бұрын
Não acredito que a China seja socialista, mas sim nacionalista. Porém, o Mercado e aumento da produtividade são elementos necessariamente capitalistas? Só uma dúvida
@orientacaomarxista2 жыл бұрын
nacionalismo não é uma forma de organização social
@CarantonhoАй бұрын
Ôpa, por que você deixou passar, sem comentários, a afirmação do Elias sobre a propriedade privada dos meios de produção ser o critério definidor do modo de produção? Eu gostaria de te ouvir sobre isso.
@glauco15242 жыл бұрын
TMJ
@garangmundari Жыл бұрын
comenta a obra Para Além do Capital
@huhupoha2 жыл бұрын
Socialismo sempre tem que dar errado se dá certo não é, bem simples não é mesmo? Temos que seguir Marx na raiz pq isso é o mais importante, e não nunca desenvolver força e nem fazer nada real apenas falar e se achar especial.
@l.c.s.channel662 жыл бұрын
Não é uma questão dogmática de seguir Marx pela raiz, é compreender que a análise do mesmo é baseada na realidade e não só numa inclinação avulsa, tendo método e rigor. E reconhecer que não há no meio marxista quem o tenha superado nas questões mais basilares; não pelo método, não pelo rigor, não pela coerência com a realidade capitalista. O fato é: se uma sociedade é dita socialista, mas não é por uma análise histórica e material, sendo, na verdade, capitalista, citá-la como socialista é aquilo que é dogmático e absurdo com relação à base marxista, que é de considerar a materialidade e a historicidade. Também fato é que na China não há sequer um componente estrutural do capital que seja central lá.
@l.c.s.channel662 жыл бұрын
Levar em conta a materialidade e a historicidade, sem se curvar a jargões não condizentes com o mundo, não é dar um sorriso bobo e se achar especial. É a premissa bádica para que seja-se um revolucionário socialista, para que se almeje uma revolução que termine na mesma mais-valia, na mesma concentração de riqueza, na mesma distribuição do trabalho, na mesma exploração, na mesma maldade. Não é porque a China, ademais, tirou pessoas da fome, ou expulsou a antiga burguesia e criou outra (tem mais bilionários que o EUA), ou que pode puni-los severa e individualmente, como qualquer ditadura capitalista, ou porque tem uma economia semi-planificada (todas as grandes potências do mundo interferem e planejam diretamente na sua economia) que ela é socialista.
@huhupoha2 жыл бұрын
@@l.c.s.channel66 Acho que tá bem expresso na minha fala um tom irônico emotivo, pensar é livre e no auge da minha ignorância eu vivo em um mundo tomado pela necessidade da mercadoria produzida em larga escala com inúmeros nichos que por mais que algumas áreas produtivas sejam fúteis elas tem o valor de troca que gera valor na moeda para compra de algo mais vital para as pessoas não morrerem de febre ou fome, as empresas chinesas tem função ao estado e não o contrário o que é uma versão de estado capitalista muito interessante. O fato sem questionamento é que a China é o único país capitalista que não está a serviço do imperialismo americano e colonialismo europeu como o Brasil está e a América latina está, japonês está etc... No sentido de que ela não freia seu potencial por pressão estrangeira e parasitismo oligárquico.
@ehgbhmg Жыл бұрын
o lema do primeiro país socialista da história foi proclamado no séc. XVII: “L'État c'est moi" - Luís XIV, o Stalin proto-arquetípico
@youtub-fj8mu2 ай бұрын
Esquizofrenico
@JoaoPedro-ye5oz Жыл бұрын
O título desse vídeo é hilário.
@elderlourenco-biomusica36442 жыл бұрын
Com a internet, percebi que tenho ter cuidado com o que chega. O capitalismo é radical, não larga o osso.
@socialcheep Жыл бұрын
Tive que dá deslike nesse vídeo. Não discordo com totalidade do que foi argumentado pelo Gustavo, porém é nítido que ele esticou muito a baladeira. Senti algum tipo de rancor nas palavras kk. Tem coisas que são simplesmente a opinião dele e não reflete ao que o Elias pensa exatamente. Teve coisas que nem saíram da boca do cara, mas o Gustavo simplesmente já sai logo acusando e construindo um raciocínio ultra mega blaster kkk. A esquerda acaba virando piada por causa disso: "nem eles mesmo se entendem" .
@lp60252 ай бұрын
Cara tive a mesma impressão, vamos deixar a desonestidade intelectual para os liberais e instruir os nossos com mais clareza e humildade.
@marcoantoniosoaresdemoraes7354 Жыл бұрын
O marxismo não trabalhava em suas origens com questões identitarias e nacionais especificas. Era tudo classes numa perspectiva de conflitos inevitáveis e combate ao macrosistema capitalista. Questões exceto talvez as de gênero (agregaram mulheres nas lutas politicos sociais) eles não tinham : objetivo no marxismo e tb uma base teórica de analise além da questão classista na sociedade (questões identitarias e nacionais não apenas revolucionárias). Seria necessário agregar instrumentos de análise da psicologia, antropologia e sociologia e uma Visão histórica mais generosa (sentido de ampliada)..
@silva.fabio.g2 жыл бұрын
Gustavo, tenho respeito a ambos, mas um debate entre os dois seria mais justo e produtivo. As tentativas de Jabbour se fazer entender num podcast de publico amplo limitam o nivel de profundidade do que se quer expressar. Varias das perguntas que você faz durante o react numa tentativa de interpretação do que ele estava querendo dizer poderiam ser feitas, respondidas e contestadas. Um debate assim seria mais frutifero para a esquerda marxista.
@diegorodrigues53302 жыл бұрын
Nao cara, o que limita a profundidade eh a própria capacidade intelectual do Jabour, fala fala e não diz nada. Ele não passa de um fan boy da china, um entusiasta, vive a justificar e elogiar tudo, insisto, tudo! Que venha da china. Bilionários lá existem por uma boa razão, salário baixo também, exploração, abuso de poder, diga aí o que quiser de ruim na China. Jabour terá uma desculpa tosca pra dizer que aquilo eh expressão do verdadeiro socialismo. Uma tragédia pra credibilidade da esquerda um tonto como ele falando pelos cotovelos.
@silva.fabio.g2 жыл бұрын
@@diegorodrigues5330 Com todo o respeito, discordo de você. Acredito que desqualificar e xingar alguém não leva a nada e inviabiliza qualquer debate de idéias. Jabbour é um intelectual honesto que está trazendo ao debate o seu ponto de vista e suas análises. Uma crítica ao livro "China - o socialismo do século 21" seria bem mais relevante que um react de um trecho de uma entrevista. Alias, sobre a questão do que se pode ou não classificar o que é uma experiência socialista está em aberto e Jabbour traz sua perspectiva sobre o assunto, podemos concordar ou não. Sendo o socialismo supostamente um sistema de transição do capitalismo, a forma que se dará esta transição não há respostas claras e óbvias, nem mesmo Marx tratou em profundidade deste assunto. Em todo o caso, a esquerda Marxista precisa estar aberta ao debate de idéias.
@diegorodrigues53302 жыл бұрын
Eh verdade que xingar dificulta de ideias, mas quem usou adjetivos fui eu,não Gustavo. Tudo que vi de artigos e vídeos do jabbour só me faz rejeitar completamente a ideia de ler seu livro e entender melhor seu argumento. A vida eh curt e há uma quantidade finita de livros a se ler,.na minha prateleira não há espaço para o que quer que jabbour tenha a dizer sobre quão linda eh a china. Se aquilo for mesmo o farol do socialismo do século XXI dane-se o socialismo, prefiro ser um fudido numa 'democracia liberal' que um fudido trabalhador chinês. Socialismo poderia, em minha opinião, ser definido da seguinte forma: "Sistema social de governança da produção de bens que visa o gozo e o menor esforço de seus produtores'. Se o caminho for o partidão centralizador chinês que diz como todos viverão e que acontece e não acontece, sem pouca ou nenhuma influência de baixo para cima, como disse, dane-se o socialismo do século XXI e o Jabbour. Não acho que ele seja totalmente honesto porque honestidade intelectual reside também em se fiar pela busca implacável da verdade. Jabbour parece muito mais preocupado em fazer a China parecer bem a qualquer custo.
@michaeloliveira37662 жыл бұрын
Ah parem de passar pano ...lá no canal que o Elias faz vídeos, no conexão Xangai e onde quer que ele tenha ido ele é raso (tenho o livro e comprei o curso dele com o gala, antes que venham encher o saco)
@michaeloliveira37662 жыл бұрын
Outra coisa: foi qnt tempo de papo? Aquele fora da política não há salvação tem menos tempo que esse que o Elias participou e autores e autoras vão lá e mandam bem.
@eaijose992 жыл бұрын
Marxismo na fala do Gustavo se torna literatura. O contrário de teoria revolucionária. Não a toa suas "teorias" no máximo de convertem em reacts de KZbin
@mahrianajuana2 жыл бұрын
Na verdade se converteu num livro incrível que você deveria ler, nem que fosse pra criticar. Ehehhehehe. E numa atuação política/social providencial! Beijo
@eaijose992 жыл бұрын
@@mahrianajuana bom... se converteu em livro... mais uma literatura. E vc leu algum livro do Jabbour pra acompanhar a crítica do react? Beijo
@Prof.Biocássio7 ай бұрын
Pronto. O que há de revolucionario em elias. Mais antes não ter marxistas do que esses falsificadores. A merda de militantes que esses caras criam.
@CARIORECIFE2 жыл бұрын
"Bolhas de propriedade privada? Que propriedade privada? A propriedade é privada, claro, mas não é propriedade como o Ocidente entende o termo. Tudo que o ocidente entende como bens imóveis [ing. real estate é 100% propriedade do povo da China. Não há um palmo quadrado de terra que seja propriedade privada na República Popular. Você pode pagar pelo uso, por até 70 anos, de um pedaço de terra e desenvolvê-lo, mas ninguém pode comprar a propriedade do chão propriamente dito. Empresa privada? Está bombando, sem dúvida, mas está fortemente concentrada em empresas de pequeno e médio porte, que complementam e não competem de fato com os setores estatais da economia. O setor privado é especialmente os muitos milhões de empresas de casal, ou individuais que atapetam o território chinês. Livre mercado? Não há na China sequer um, que fosse, banco privado. Todos os bancos são propriedade do povo. O maior banco do mundo, o Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) é estatal, claro, bem como três outros bancos chineses dos Top Ten globais: #1 (ICBC), #5 China Construction Bank (CCB), #9 Bank of China (BOC) e #10 Agricultural Bank of China (ABC). O mesmo vale para todas as empresas de seguros, para as Bolsas de Valores e Metais Preciosos de Xangai e Xenzhen. E vale o mesmo também para todos os grandes veículos de informação e noticiário, especialmente TV, rádio e mídias impressas, embora todos já tenham ouvido que Pequim seria a nova “Hollywood do Oriente”, na maior parte, privada. Os avanços socioeconômicos e geopolíticos que a China conseguiu, desde 1949, podem ser diretamente atribuídos ao sistema chinês anti-imperial e comunista de governar. Desavergonhado capitalismo? Nem perto! Quase todos os grandes setores econômicos na China são dominados por Empresas de Propriedade Estatal, EPE [ing. State-Owned Enterprises, SOEs]. Tudo, de transporte aéreo comercial/aviônica até a indústria aeroespacial, da indústria química à indústria da construção, dos estaleiros à mineração, de energia nuclear à indústria do petróleo, de ferrovias ao aço e a instalações de telecomunicações, mais de 100 setores chaves tem importante participação do povo chinês, mediante a participação do Estado chinês. Muitas dessas empresas estão entre as maiores do mundo. Não apenas isso, mas, como os bancos acima listados, são empresas muito lucrativas e bem administradas, exatamente o contrário do que diz a incansável propaganda ocidental (Fortune). Privatizações? Aí, é preciso olhar por trás da cortina de manchetes mentirosas. Baba Pequim limita a 30% a venda de ações das EPEs ao público. Mais que isso, há estrito controle para que ninguém tente controlar o que é oferecido no mercado. A propriedade das ações tem de ser pulverizada. Muitas dessas ações pertencem a cidadãos chineses (papéis A), algumas são oferecidas a estrangeiros (papéis B). E cada vez mais empresas chinesas, inclusive as EPEs fazem leilões públicos de ações em mercados de ações fora da China, de parte dos 30% das ações das EPEs que podem ser vendidas ao público. Reformas? Não me façam rir! Baba Pequim jamais, em tempo algum, venderá as Empresas de Propriedade Estatal, que pertencem ao povo chinês. Pequim sabe que a harmonia social e a estabilidade econômica para os cidadãos depende da capacidade do Estado chinês para fazer a gestão macroeconômica e o planejamento de longo prazo (Plano Quinquenal) para o desenvolvimento do país, o que só é possível se o Estado preservar 100% da propriedade de todos os bens imóveis (o que o Marxismo ensina a fazer no capítulo controlar os meios de produção), e das indústrias e setores chaves. O PCC continuará a criar riqueza sob a rubrica Socialismo com Características Chinesas, tomando emprestados alguns truques dos capitalistas. Mas é fase de transição. Deng Xiaoping disse incontáveis vezes - e o ocidente insiste em fingir que não ouviu - que a meta é seguir a trilha da economia marxista até uma sociedade comunista próspera." Excelente artigo de Jeff J. Brown sobre os mitos que o financistas rentistas do ocidente tentam imputar à China Marxista Leninista com características chinesas para tentar se apoderar de seu sucesso. grabois.org.br/2017/10/16/china-comunista-suposta-nao-comunista/
@vidalokadorapnaciona2 жыл бұрын
Capitalistas usando mais valia para bancar salários milionários de jogadores de futebol estrangeiros e a china é socialista...
@cbm10472 жыл бұрын
China não é socialista
@johntitorbr2 жыл бұрын
Ren Zhengfei da Huawei Ma Huateng da Tencent Ma Mingzhe da Ping An E demais sócios e acionistas bilionários dessas empresas e membros da BURGUESIA chinesa lendo isso: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Também tem Lenovo e Alibaba Group, a lista é grande. Daí tu vem meter "empresas de pequeno e médio porte" e "o povo chinês"? Charlatões do crlh!
@johntitorbr2 жыл бұрын
E que grande merda empresas de setores estratégicos serem estatais. Isso tem no mundo todo, inclusive no Brasil. De rodovias, a petróleo, até serviço de correios.
@Prof.Biocássio7 ай бұрын
@@johntitorbr Resumindo sua argumentação, tem empresas estatais e propriedade pública, portanto a China é socialista. Reduzir-se-ia facil esse texto vazio. Quando vocês vão levar Marx a serio e parar de conversa mole? Posso dizer que o Brasil tem empresas estatais do " povo" e por tanto empresas de novo tipo socialista?
@monteiro.naluizaАй бұрын
teus videos sao muito bons!!! puta q pariu! vou comprar teu livro do marx.
@ulyanov47042 жыл бұрын
João Carvalho faz um bom apanhado do que é o reformismo e o revisionismo contemporâneo, longe de ser coisinha nova, isso já existia na época de Marx e Engels, eles combateram veemente os revisionistas de sua época.
@tulioreri Жыл бұрын
Vários teóricos de comentario de YT brigando abaixo e as grandes empresas na China investindo com base em VGV kkkkkkkkk
@lucaslopesf2 жыл бұрын
Cuba e Coreia do Norte são? URSS foi?
@willvsxe2 жыл бұрын
Segundo as ideias aí nao. Lenin propos a NEP logo nao foi comunista tbm afinal onde ja se viu comunista trabalhar com aspectos capitalistas. Segundo o rapaz ai o comunismo so existiria se for implementado por completo no dia seguinte da revolução.
@MGS-vy7li2 жыл бұрын
Cu bah, Gonorréia dUnorti.
@josueramos6449 Жыл бұрын
Aí é uma questão mais complexas, porém em termos de socialismo estariam mais nesse caminho.
@feelkstuff6999 Жыл бұрын
Sua argumentação só provoca dúvida, o que é um problema. Repense a sua estratégia, é importante a discordância. Mas as sua risadinhas e sua maneira altiva de responder o Elias, provoca dúvidas em toda a base do argumento e até mesmo da própria pessoa dele. Quer dizer, você entende que o Elias, como você mesmo disse "é uma dessas pessoas que não entendem as ciencias sociais". Qual o problema disso tudo, é que tem uma corrente socialista/comunista começando neste momento que vivemos agora, pessoas que estão começando assim como eu a entender sobre socialismo e comunismo e você está dialogando com quem? Você passou 23 minutos provocando dúvidas, e se fazendo de inteligente. Eu ainda posso dizer que tenho maturidade para estudar mais a fundo os assuntos, mas outros cairão aqui nesse canal e vão sair com a impressão errada do marxismo/comunismo. É isso o que você quer? Novamente, repense a sua abordagem e a maneira como tem conduzido seus vídeos, está pregando para convertidos, o que não muda nada. Já o Elias e muitos outros comunistas aqui no KZbin estão fazendo pelo contrário facilitando o entendimento e provocando essas verdades liberais e reacionárias que vivemos no mundo hoje.
@Prof.Biocássio7 ай бұрын
O trabalho que o elias faz é antirevolucionario e contra a divulgação do pensamento de Marx. Não adianta nada ele formar militantes que pensam a partir dele. Na verdade, atrapalha demais. Tenta mostrar a esse pessoal que o que ele diz a respeito do socialismo é uma coisa sem sentido e irracional
@feelkstuff69997 ай бұрын
@@Prof.Biocássio Essa é a discussão interna do socialismo mano.. não faz sentido dar pedrada no cara que é um dos responsáveis por muita gente ter virado socialista nos ultimos tempos.
@Prof.Biocássio7 ай бұрын
@@feelkstuff6999 Tirar para defender a china ? O que será que aconteceria em caso de uma oportunidade de superação do capital com essa formação intelectual? Eu estou quase convencido de que não há chance alguma de vercermos o capital sem um combate interno. Eu queria que fosse assim ? Não, né. Na real, eu gostaria que tivessemos pelo menos numa sintonia de superação do capital mesmo, apesar de termos diferenças. Poderiamos ser nós fazendo Revolução na Argentina. Mas nós, além de poucos, estamos sendo contaminados por outras escolas de pensamento, por vezes, até antagônicas.
@MatheusAbraão19922 жыл бұрын
Comentário de engajamento
@saitamaallmigthy84428 ай бұрын
Ué, se a existência do Estado pressupõe *irremediavelmente* o poder capitalista, então o comunismo é uma ilusão, já que, pela própria teoria marxiana, é necessário que haja uma forma de transição que é o socialismo. Como é isso de socialismo sem Estado, você pode me explicar? Você mesmo se contradiz quando ataca o argumento do Elias. Eu acho que vc pende mais para o lado do anarquismo do que do comunismo.
@matttt608 ай бұрын
Pois é. Muitas vezes os "marxistas" trostkistas miram no marxismo e acabam concordando é com os anarquistas ( e tudo bem, mas não dá pra querer chamar de marxismo). Esse é o argumento maximo dos anarquistas e que nos separam deles: Estado é opressão e exercer esse poder deturpa os ideiais revolucionarios. É desonesto demais querer dividir a esquerda entre Marxistas X Reformistas
@Naamun_7 ай бұрын
O revisionismo leninista padrão confunde a ditadura do proletariado (estágio transacional entre capitalismo e comunismo) com o comunismo de fase inferior (popularmente chamado de socialismo). Não existe um estágio de transição na sociedade socialista-comunista, a sociedade comunista é entendida por Marx, Engels, Lenin etc como a superação da sociedade capitalista, nesse sentido, Marx separava o comunismo em duas fases; comunismo de fase inferior; comunismo de fase superior. Sendo uma negativa absoluta ao capitalismo, o Estado, o mercado, o dinheiro, as classes, toda a estrutura de propriedade, formas religiosas etc... A ditadura do proletariado é um estágio de transição para a sociedade comunista, e é evidente que durante a etapa transacional, a ditadura do proletariado, as relações econômicas predominantes são as relações capitalistas de produção, mas este senario muda a medida em que as forças do estado proletário esmagam a burguesia, acabando com as relações de capital. Concretizando assim a fase inferior da sociedade comunista, que ainda está marcada com as cicatrizes do velho mundo, tais como: questões culturais, oposição entre trabalho manual e intelectual, cálculo econômico por vouchers laborais etc. Mas enhuma relação de CAPITAL prevalece aqui, portanto: O Estado entra em negação de si, já na fase inferior a burguesia foi completamente suprimida, o Estado perde seu caráter de supressão de classe, entrando num estado de não-ser, não-ligado, contraditório, portanto; definha... _"Não tenho ilusões de que acabamos de entrar no período de transição para o socialismo, de ainda não termos alcançado o socialismo. Mas se você disser que o nosso Estado é uma República Socialista dos Sovietes, você estará certo. Estareis tão certos como aqueles que chamam muitas repúblicas burguesas ocidentais de repúblicas democráticas, embora todos saibam que nem mesmo uma das mais democráticas destas repúblicas é completamente democrática. Eles concedem pedaços de democracia, cortam pequenos pedaços dos direitos dos exploradores, mas os trabalhadores são tão oprimidos lá como em qualquer outro lugar. No entanto, dizemos que o sistema burguês é representado tanto pelas antigas monarquias como pelas repúblicas constitucionais. E assim é no nosso caso agora. Estamos longe de ter concluído sequer o período de transição do capitalismo para o socialismo. Nunca nutrimos a esperança de que poderíamos terminá-lo sem a ajuda do proletariado internacional. Nunca tivemos ilusões a esse respeito e sabemos quão difícil é o caminho que leva do capitalismo ao socialismo. Mas é nosso dever dizer que a nossa República Soviética é uma república socialista porque seguimos este caminho, e as nossas palavras não serão palavras vazias."_ www.marxists.org/archive/lenin/works/1918/jan/10.htm www.marxists.org/archive/lenin/works/1917/staterev/ch05.htm#s3
@gabaloshan6 ай бұрын
Quem diz isso é Marx, já no Manifesto Comunista. O Estado é por natureza uma ferramenta de opressão da burguesia, que existe apenas para manter o capitalismo e a propriedade privada. O objetivo do comunismo é sim a extinção do Estado, ainda que a longo prazo.