"em geral, essas pessoas que tem a logica, assim, mais razoavel de aprendizado, mais adequada a realidade onde tem amor mas tem tambem esforço, ne, elas nao estao aqui assistindo esses videos!" gargalhei alto!
@annabeatriz50642 жыл бұрын
o mesmo aqui kkkkkk seguido de um "deve ser bom se essas pessoas" 😅😅 Ok, não significa que seja fácil pra elas, mas elas seguem, não empacam, abraçam melhor processo de "tentar, falhar, tentar de novo, falhar melhor".
@catinarezi2 жыл бұрын
Só queria ser uma dessas pessoas. 😂😂😂😂😅😅😅
@movidaamusica2 жыл бұрын
@Lupe Oklik falei isso ontem com minha terapeuta!...
@eggon1873 Жыл бұрын
uma duvida honesta que eu tenho é se existem mesmo essas pessoas
@sarafer19842 жыл бұрын
"A culpa não é da Disney" foi ótima kkkkkk. Eu me vejo nos três tipos de narcisismo (tá difícil kkkkkk). Sempre procurei me adequar àquilo que acho que esperam de mim (e que não é a realidade), ou seja, "tenho que ser perfeita para que eu receba amor". Mesmo que tenha recebido muitos mimos quando criança, fui "castigada" também, e aquilo foi complicado de digerir (ou seja, aprender). Quanto ao narcisismo ressentido, eu sempre tive muita facilidade em tirar notas boas na escola (como se isso, na vida real, fizesse tanta diferença assim). Meus pais não exigiam que eu tirasse 10, mas toda vez que eu tirava uma nota boa ou falasse algo que eles achavam inteligente, recebia um elogio ou eles demonstravam que estavam gostando (meu entendimento era que aquilo era amor), então, continuava. Quando caí no mundo, vi que não era tão fácil assim passar naquele concurso concorrido sem esforço, e meu coração partiu e a motivação foi embora (a Disney desmoronou kkkk). Sou a narcisista romântica também, vivo idealizando as pessoas kkkkk. Mas só o fato de perceber isso já me ajuda a "cair mais na real" e me estimula ainda mais a conhecer outro universo que não a minha bolha infantil. Valeu!
@cintiabarbosa312 жыл бұрын
Poderia ser facilmente a minha escrita.
@lorrayne80942 жыл бұрын
O problema pra mim é a idealização do objeto, dificilmente o objeto sou eu. Quando eu me vejo nessa posição eu dou um jeito de virar a situação, nem que seja buscando rejeição. É como um alívio. Tenho muita dificuldade de conciliar expectativas com algum tipo de paz, se tenho paz eu estou sozinha. Quando volto a busca, o sofrimento retorna. O outro é tão incerto e estou tão suscetível ao abandono que não consigo descansar e amar ao mesmo tempo.
@josias83082 жыл бұрын
Bahhh, muito assim tb
@tamirespacheco6871 Жыл бұрын
Eu todinha 😢
@miriamcoutinho8352 жыл бұрын
"O problema não é do romantismo que te contam, e do teu narcisismo que acredita" . Isso é tudo!!!!!
@SteffideCastro2 жыл бұрын
Eu sou a romântica com um toque de ressentida. Fui e sou amada na medida certa, dentro do meu ambiente familiar: sempre me acolheram, me ajudaram e respeitaram minhas decisões. Também sinto que sou amada pelos meus amigos e amigas, mesmo com meus erros. Mas quando o assunto é relacionamento conjugal, sinto que preciso fazer um esforço tremendo e que nunca sou recompensada. Não apenas sinto que preciso me esforçar como me esforço de fato: estou sempre me "aperfeiçoando", querendo ser melhor para mim (no fundo, porque acredito que sendo melhor pra mim, serei para o outro tbm), e aí é academia, dança, estudo, trabalho, terapia, leitura, presença sem sufocar - e não acho que isso seja ruim necessariamente, porque são coisas que me dão prazer e me fazem feliz sozinha tbm, mas não importa o quanto eu seja "boa ou interessante", o quanto eu esteja "pronta", nunca é suficiente e esse amor nunca chega. Isso me traz problemas com comparação: "Nossa, todo mundo namora tão fácil, termina e namora, tão rápido e eu aqui remoendo dor de uma coisa de dois anos atrás que só durou 3 meses e que sequer virou um namoro" "Fulana um dia foi dar uma volta, conheceu um cara, e tão casados, como é que é isso, gente?" e por aí vai. Vira e mexe cai a ficha: ninguém tá preparado pra isso e quem nem tá se "preparando tanto" vive várias relações rs Devem ser essas pessoas que não assistem esses vídeos rs Mas é isso, ainda tô aqui acreditando que vou viver uma relação bacana 7 anos depois da última (que foi ótima, mas teve seu fim), porque acho que mereço, já que me esforço 🤡
@cleicianesouza16722 жыл бұрын
Quando a gente lê algo e pensa “em que momento eu escrevi isso?”de tão pessoal e familiar que soa. Vamos ser amigas? Hahah
@Saravirginiavv2 жыл бұрын
O seu pensamento é o mesmo que o meu. Nem preciso escrever mais nada sobre esse vídeo. Kkkkkkkkk Que complexo, fico pensando que o meu rancor sobre o meu relacionamento passado, é a minha forma de me manter sofrendo, já que a minha infância o relacionamento dos meus pais foi bem conturbado e eu cresci assistindo tudo, estou em terapia tentando dissolver essas crenças.
@kanunina1028 Жыл бұрын
O Marcos Lacerda, do canal Nós da Questão diz que a gente tem que ser a gente, entender nossas necessidades em um relacionamento e, quando alguém se interessar por nós e for recíproco, a relação deve ser fluida, ou seja, não temos que fazer grandes esforços. É como uma pedra que rola de uma ladeira, ela simplesmente desce, se tivermos que empurrá-la, então a relação está doente... a Dra. ANAHY D'AMICO, que tamb tem canal, fornece muitas reflexões legais. Fica a dica!
@julianaslv26042 жыл бұрын
Excelente vídeo, sempre trazendo ótimas reflexões. Realmente, o romantismo é uma espécie de narcisismo e carência, gerada também pela falta de afeto ou amor familiar - "reserva de amor narcísico parental" - bonita essa expressão citada. Mas o que existe muito é abandono pelos pais, descaso, desamparo familiar ou rejeições sucessivas. Disso resulta uma carência coletiva sempre insatisfeita. O perfeccionismo e o "ideal do eu" são tentativas de alcançar esse afeto familiar, autoaceitação ou aceitação social condicionada ao desempenho, em padrões cada vez mais altos, muitas vezes, inatingíveis. O amor em geral é mal entendido ou condicionado às aparências, conveniências ou utilidades. De outro lado, existe a ideia de que "o mundo não nos deve nada", mas esse mesmo mundo tende a cobrar muito e infinitamente, inclusive de quem não recebeu nada ou pouco. O problema é que a maioria da população veio de famílias disfuncionais, com pouco amor e afeto (ou, alguns casos, excesso de afeto gerando mimos e superproteção). Então a confusão individual e coletiva, o desamparo, a angústia, os desencontros entre expectativas mal comunicadas e a falta de tolerância à frustração tendem a ser mais frequentes. Já o perfeccionismo é uma armadilha sem fim. Ninguém é perfeito. Aquele que não sabe tolerar falhas humanas muito provavelmente também não sabe amar. Se alguém diz "amar" outra pessoa por estar em algum padrão (estético, financeiro, etc), esse alguém gosta do padrão e nem sempre da pessoa em si. Entre outras hipóteses, esse "amor condicional" talvez nem seja amor, mas apego, interesse, ilusão, conveniência ou uma mistura desses e de outros fatores, que passam muitas vezes despercebidos. Talvez poucos consigam amar de verdade, inclusive porque não tiveram referência. Muito boa também a conclusão do vídeo "a culpa não é do romantismo que te contam, mas do narcisismo que acredita". A realidade é um labirinto de muitos detalhes, conscientes ou inconscientes.
@rline7599 Жыл бұрын
Excelente cometário!!
@doscheid2 жыл бұрын
Como que o mundo não gira em torno de mim se esse vídeo falou sobre mim do começo ao fim? Seria só uma coincidência? Acho que não, heim...
@julianosanm11 ай бұрын
Todo ser humano entrando na vida adulta deveria ver esse vídeo repetidas vezes. Acho que esse foi um dos melhores vídeos que o Emanuel já fez, hein. Várias pauladas necessárias 😅
@Dkbyy222 Жыл бұрын
O mundo não gira em nós, mas nosso mundo é em nós. Acabou o eu, acabou nossa realidade. Por isso é tão difícil lidar. A vida não nos deve NADA.
@amandamoraes75462 жыл бұрын
Essa sensação de desamparo é dessperadora, parece que a culpa é sua por não ser bom o suficiente pra ser amado, é bem melancólico, quando a gente já é meio depressivo e sente que nada que a gente faça vai trazer amor suficiente, da vontade de morrer de vdd.
@j.m.marcovecchio6691 Жыл бұрын
Ao invés de pensar que vc não é boa o suficiente, pense que talvez vc seja boa até demais e por isso está sozinha. Aprendi que muitas vezes as pessoas se assustam com os outros por problemas delas. Além disso, pelo menos para mim, está só é bem é muito melhor do que ter algum amor que pode se revelar tóxico e nocivo.
@EmillyDPena2 жыл бұрын
Fiz um poema... achei lindo uma frase que falou. "ecoa na sua estrutura." Odeio mensagens moldadas Que ecoam em minha estrutura. Distorcem em frequências erradas. Pintam ilusões, encaixam-se na minha moldura. Odeio me, quando oferece me a mentira. Completa-me feliz e tão-só ludibria. Minha necessidade que jaz fria Do mundo torto que não me encaixa, No sonho absorto do que não se acha, De toda a fantasia umbrática, Do buraco que no formato não se monta alegria, Da existência do que chamo vida. Odeio me por querer a ilusão E tão-só ela possa preencher meu coração. Enfim... obrigada pelos teus vídeos. Você com certeza é o motivo de várias pessoas terem a chance de quem sabe serem felizes.
@amandamoraes75462 жыл бұрын
Engraçado, justamente hoje tive uma discussão com meu noivo sobre como ele não é o amor que eu queria que ele fosse, meu ex tbm não era e estou sempre me frustrando pq ninguém nunca vai me amar igual nos poemas e nas canções de amor, queria um amor que cuidasse de mim da forma como meus pais cuidavam, e homens parecem sempre desleixados, não perguntam se estou me alimentando bem, ou se estou cuidando da saúde...Parece narcisista mesmo, é que nessa sociedade onde estão sempre dizendo que a gente merece mais, a gente acaba acreditando. Meu ex dizia que eu estou procurando um príncipe e que nunca vou encontrar..Mesmo sabendo disso eu ainda me frustro constantemente com meus namorados.
@Bonecadferro2 жыл бұрын
@Etevaldo Skylab Eu acredito mais nisso. Que apenas os caminhos não se cruzaram e talvez nunca se cruzem. Eu não procuro mais ninguém, não tenho mais paciência. Mas pra ser sincera, estou tão bem assim! Eu posso até me interessar ou gostar de alguém, mas gosto bem mais de mim mesma e não estou disposta a me submeter a "amores" ruins como os quais eu consumo ver.
@sarafer19842 жыл бұрын
@Etevaldo Skylab Não se deve combater uma pessoa amorosa, amiga, cuidadosa, dedicada...o que devemos combater dentro de nós mesmos é o achar que essa pessoa estará sempre na mesma vibe amorosa, cuidadosa, paciente, dedicada. Não somos seres lineares e nem nunca vamos ser, por isso que não devemos exigir isso do outro. E eu acho que essa expectativa do 100%, esse, digamos, "erro de previsão", é que mais causa frustração. Agora, estar com uma pessoa que dificilmente demonstra um resquício de afeto é complicado. É raro achar alguém que se encaixe nisso, mas eu ainda acredito que existam pessoas que prefiram assim, tem gosto para tudo...coisas da vida.
@catinarezi2 жыл бұрын
Pelo menos você tem namorado e você gosta dele (só queria que ele gostasse tanto quanto você). Eu atravessei o mundo, 10.000km, pra lutar pelo cara que eu amava e tomei no cu pela milésima vez na vida.
@amandamoraes75462 жыл бұрын
@@catinarezi Nunca sou 100% correspondida nos meus relacionamentos, sempre sinto que amo mais, e estou prestes a ir pra outro país pra ficar com o cara q eu gosto, então te entendo viu
@catinarezi2 жыл бұрын
@@amandamoraes7546 se eu puder dar dica: inventa uma pobreza súbita e manda ele vir primeiro. Se ele fizer esse esforço aí você vai. Não dá pra lidar com homem covarde.
@bwiezel2 жыл бұрын
Interessante que qdo descobrimos, palpamos nosso narcisismo, como uma espécie de botão, o nosso ideal passa a se destruir e daí sim nossa Verdade Essencial e a VIDA podem começar a fazer o sentido que viemos buscar! Obrigada professor!
@cristianoaugustosilva14902 жыл бұрын
Não sei por que, mas, ouvindo emanuel, lembrei da canção de Chico Buarque "Grande amor"....ps.:a culpa é do seu narcisismo que acredita. Adorei, embora doa.
@Aline_bsb2 жыл бұрын
Tem uma outra situação que eu acho que faz a pessoa ficar ressentida com a vida, quando ela realmente acredita no esforço e trabalha muito para uma coisa que não traz nenhum resultado para ela (mas de alguma forma essa ideia foi vendida). Acontece muito em empresas, promessa de crescimento na carreira essas coisas, e alguém por ser da família do chefe ganha o cargo que era seu esse tipo de coisa. Houve o esforço e trabalho mas a pessoa se sente totalmente enganada e desacreditada depois. Não quer gastar energia com mais nada.
@comu157 Жыл бұрын
Isso se chama Capitalismo, Aline, e funciona com o mecanismo de QI (quem indica). A Neuropsicanálise que o Aragão apresenta é sensacional, e funciona muito bem no que tange como somos individualmente. Na tua visão falta o fator da estrutura e da superestrutura. Num nível individual tu tá mais do que certa, mas se tu fizer* uma leitura mais completa do cenário ao inserir o lado social que é: a maioria das pessoas não vai subir por mérito, mas por interesse daqueles que detém esse poder, ou seja, o porteiro tem que ir com a tua cara.
@debora57112 жыл бұрын
Em tendo sido o centro vc se surpreende se choca ao descobrir que não é . Um mundo a aprender , se quiser. E se sente traído por aqueles que deveriam ter ensinado. Em não tendo sido o centro e julgando que o mundo te deve algo e não recebendo, se frustra. Se ressente e se recolhe.
@thalisacaetano85922 жыл бұрын
interessantíssimo, é faz sentido quando você diz sobre que a culpa não e da Disney mais da sua estrutura, eu sempre assistir e nunca me senti atrás desse amor romântico, já tive relações monogamias e em todas eu não me sentia bem e confortável, deis de mais nova buscava um olhar bem analítico sobre tudo, me vejo hoje uma pessoa não monogâmica RLI-E. E não me encaixo nesse amor romântico. só queria deixar esse meu relato.
@ajuniorsoares2 жыл бұрын
assistam ao filme “500 dias com ela (Summer). Fala um pouco dessa questão sobre como a idealização pode fazer a gente não enxergar o que realmente está acontecendo, e nos leva para um lugar mais egoísta, pois a gente só enxerga o nosso espaço e não o outro. É muito bom!
@julianamunizdecastro882 жыл бұрын
Aquela frase que eu já te ouvi falando em outros vídeos: o vídeo de hoje foi feito para mim! Kkkk Fiquei pensando se todo mundo é narcisista em algum grau. Eu me identifiquei com o narcisista ressentido, por causa da minha criação... meus pais sempre foram "cricas" comigo. rsrs Pq não tirou 10? Come mais devagar! Ela tem q namorar os livros, etc. E nessa eu criei uma insegurança de não agradar ou não ser boa o suficiente que carreguei para a vida.
@robEstudos2 жыл бұрын
Excelente conteúdo! Me encaixo no 1 e amar alguém que só te critica, que exige mudanças inalcançáveis é destruidor. Mas existe sim uma pessoa que nos ama pelo que somos, incluindo tudo o que é defeito aos outros dos outros.
@cidamontan93452 жыл бұрын
Manu bom dia. O que observei que em nas três posições o centro do amor está fora de mim! Ha uma deslocação de posição! Obrigada pela Live. Bom fds! Maria.
@michelcomenta2 жыл бұрын
a melhor descoberta de canal no youtube que eu fiz este ano 💖 sou fã do Emanuel antes de ele virar um baita youtuber com 1 milhão de incritos.
@liliannepessoaesilva89 Жыл бұрын
Muito boa a tua análise! Servindo como uma auto-analise conforme fui assistindo. Vc. sabe colocar os pontos nos is! Estou te seguindo da Holanda. Gratidão 🙏 pelos teus vídeos.
@aleprofmec2 жыл бұрын
Muito obrigada pela sua generosidade em compartilhar as suas reflexões conosco.
@manuscarpa89932 жыл бұрын
Porrammmm, minha mãe conta que me lambeu literalmente quando nasci! Valeu demais pela compreensão! 🤣🙌💞🙏
@TheElektra1262 жыл бұрын
Me identifiquei com o narcisista ressentido e o narcisista romântico, tenho largado parte desses aprendizados com muito estudo sobre as relações
@jullieanne40422 жыл бұрын
Manu, tenho 27 anos. Tentei tirar minha habilitação de carro, e não consegui dessa vez. E estou me sentindo castigada pelos meus pais, pois estão me tratando estranho desde então. Só um exemplo sobre o que não pode errar pq não tem pra onde voltar.
@jaquelineary13582 жыл бұрын
O melhor vídeo desse canal! 😮Chave para que eu possa entender meu sofrimento e o sofrimento que o outro me causa com nossos narcisismos não correspondido! 😅 gratidão 🙏🙇♀️
@veronicaaragao59342 жыл бұрын
pra ficar perfeito , só faltou o recorte de gênero
@grazielaantoniomaria2572 жыл бұрын
Nossaaa Emanuel eu amo 💖o seu canal ….gente faz todo sentido da vida 🧠💖…parabéns 🥂 imprescindível essas informações…
@jullieanne40422 жыл бұрын
Manu do céu! Você não tem a dimensão do quanto esse vídeo me ajudou. Só de saber que várias dessas coisas não são exclusivas de mim, já me acalma muito.
@cleciopegasus2 жыл бұрын
Carinho, respeito, desejo e outros sentimentos: como identificar que estes sentimentos estão sendo ou não afetados pela ferida narcísica e pela ilusão romântica?
@denielcruz2 жыл бұрын
Maravilhoso...
@RogerioAlmeida8392 жыл бұрын
Atualmente ando passando dificuldades por conta de narcisismo de baixa autoestima e romantismo. Me apaixonei pela minha colega de trabalho a ponto de não parar de pensar nela, então fiquei cuidando melhor do meu visual e sendo mais gentil com ela pra ser notado e até funcionou, mas fiquei na dúvida do quanto avançar para não ser impertinente. Cheguei ao ponto de tão esgotado pela situação me declarei. Agora ela disse que conversaríamos depois e já faz um tempo. Acho que ela está esperando uma hora em que não tenha ninguém por perto, ou terminando seus estudos e procuro respeitar o espaço, mas esse vácuo sobre o que esperar é difícil. Sei lá, se fosse pra um simples "não tô a fim" até mensagem de zap acabaria com a ansiedade. Não sei se mantenho esperanças ou procuro esquecer logo embora tenha tanta coisa que queira dizer.
@miriamcoutinho8352 жыл бұрын
Sinto por vc e acho que ela não tá afim senão já tinha sinalizado. Tente não sofrer.
@katiaoliveira66122 жыл бұрын
Marque algo fora do trabalho para conversarem . Vc me pareceu alguém q vale a pena , pode ser q ela tbm percebeu mas n está no momento , hoje em dia tudo tem q ser rápido , quando alguém n é assim existe um estranhamento.
@ritinhabatista56402 жыл бұрын
No fundo vc já sabe a resposta e isso, a vida e assim e segue o barco
@catinarezi2 жыл бұрын
Se ela tivesse interesse, já teria procurado. Muitas vezes as pessoas expressam desinteresse através do silêncio. A menos que ela seja outra pessoa ansiosa com dificuldade de se relacionar.
@caiquetravesti2 жыл бұрын
Oi tava morrendo de saudades de ver seus vídeos
@larissagodoy2362 жыл бұрын
Gosto demais de te ouvir, Manu
@kellydiasrochacarreira75982 жыл бұрын
Um dos seus melhores vídeos, assisti três vezes! Estou no grupo que precisa assistir esse tipo de vídeo! rsrs Parabéns pelo seu trabalho! Sou uma admiradora de tudo que vc produz e compartilha conosco, registro minha gratidão!
@miriamnascimento2 жыл бұрын
Bom dia....mais um vídeo incrível! Gostaria de propor um assunto: lido com uma pessoa no meu dia a dia q tem muitos ataques de ira...no começo me afetava bastante hj em dia não mais, muito por conta do q tenho aprendido neste canal, mas será q existiria uma forma de influenciar esta pessoa a lidar melhor com suas frustações e não ficar descontando nas pessoas a raiva pelo q dá errado?!😊se o assunto for passível de pauta ficaria extremamente grata!
@Snowhype2 жыл бұрын
Se ela não sentir nenhum tipo de prejuízo causado pelo seu próprio comportamento, não vai ter razão nenhuma para modificá-lo. Importante mesmo é você continuar impondo limites para que esses ataques de pelanca não te afetem. Como sou autista, gosto muito de ler sobre comportamento animal (cães no caso), pois enxergo muitos paralelos que podem ser traçados para entender melhor e até mesmo influenciar certas dinâmicas socias. Porém mesmo que você não consiga atenuar esse tipo de comportamento com as mudanças nas suas atitudes, nunca se sinta culpada ou responsável pela cova que os outros cavam pra si próprios. Boa sorte na sua caminhada!
@suzanabohrer2 жыл бұрын
O problema é esse 🤔 eu não sou o centro🤪. Estou muito feliz por que consegui reagir diferente a uma situação que sempre me provoca raiva e frustração 🙏 mas agora me pintou uma dúvida 🤔 o ser humano que eu me relaciono, está sempre preocupado em me confirmar que somos só amigos coloridos. Eu, romanticamente já desisti dele e nem sinto mais vontade de transar com ele, mas ele insiste e fica me tentando. Outro dia aceitei sair com ele e tirei uma foto do lugar que estávamos. Ele não gostou que eu publiquei pq poderiam entender que estamos juntos 😕 eu mais uma vez ia ter um ataque de raiva pela frustração, mas consegui me controlar porque uma lucidez fruto dos estudos da neurociência afetiva?, deixei a poeira baixar e propus esperarmos para conversar sentados olho a olho e não aos gritos e ataques. Ele se calou, terminou o que estava fazendo e depois entrou e sentou ao meu lado. Nosso diálogo foi maravilhoso. Consegui falar de sentimentos, vulnerabilidades e ele também. Ali entendi muita coisa dele que nestes anos de convivência não havia nem me passado pela cabeça. As razões dele não são as presumidas por mim, pelas minhas experiências negativas, e sim, são questões dele com a família dele e totalmente diferentes do que eu imaginava. Agora a pergunta que eu faço é ...será que eu consegui reagir diferente porque na minha cabeça e coração já estou bem mais afastada dele? Será que é porque já desisti de nós ? Estou muito mais racional e não sei se é em função dos estudos e naturalmente do autoconhecimento que disso advém ou consegui reagir porque ja passei da fase da idealização do outro? Ele não vai me dar o que eu quero🤔 meu eu narcisista não me permite mais me entregar a ele. Valeu a reflexão Manu?
@taniaalves90512 жыл бұрын
Talvez no fundo você esteja se enganando e fundo permaneça nessa relação, insistindo nisso achando que mais dia menos dia ele muda de ideia
@Bonecadferro2 жыл бұрын
@@taniaalves9051 Concordo com vc. Se ela diz que já desistiu dele romanticamente, mas aceitou sair com ele de novo e ainda teve a foto.. Ela está esperando, só que está mentindo para si mesma. Eu já estive nessa situação e demorei muito tempo até que desisti. E até hj ele tenta, só que não gosto mais nem de responder msg dele e na maioria dou vácuo pq não sinto a menor vontade nem de ter contato. Quando não sentimos mais nada, não faz diferença como a pessoa está e nem nos interessa investir nosso tempo nela.
@leticiaromao Жыл бұрын
Muito bom, Manu.
@aguasaguas99722 жыл бұрын
Porquê que temos que ser tão complicados? Já deixei de querer-me entender, é tudo tão impermanente. Vivemos na era da impermanência e da imprevisibilidade. Que sejamos nós bons ou maus, nós mesmos.
@evangelinaintra12612 жыл бұрын
Os videos estão excelentes essa organização dos títulos, a cada dia melhor 👌👌👌
@Dervishxx2 жыл бұрын
O que dizer de sua aula? Qualquer elogio seria muito pouco, estou atravessando uma fase difícil e isso me trouxe uma compreensão muito melhor sobre meu comportamento
@feliups2 жыл бұрын
manu, faz um vídeo só sobre cada tipo de narcisismo desses q vc citou! achei legal demais
@mariliapetraglia39212 жыл бұрын
Seu saber é incrivel! Parabéns!
@gaby_santana2 жыл бұрын
A gente pode atingir essa compreensão racional de que nossa expectativa de realidade não vai se concretizar magicamente, e que nosso referencial de prazer, atendido ou não pelos cuidadores, não vai se repetir ou ser compensado, e de que viver exige esforço e investimento constantes, que não valem a pena. É muita tentativa e erro, e muito trabalho pra descobrir que não só o sonho romântico não vai ser alcaçado, o ideal de felicidade também não vai.
@castelar74382 жыл бұрын
fala um pouco sobre Embotamento afetivo
@FernandaChazan2 жыл бұрын
Nossa! Que tapa rsrs tema para aprofundar no livro ou nas lives! Me vi nos três! Talvez mais no primeiro! Vou ver se novo… obrigada 🙏🏻 Manu
@mariliardsss2 жыл бұрын
Eu estava dia desses refletindo (enquanto triste por uma pessoa ter me rejeitado) sobre sempre eu ter sido muito pressionada pelas pessoas que fazem parte da minha vida pra eu arrumar um namorado, e por eu não ter arranjado esse namorado, algumas dessas pessoas alegavam que eu devia ter algum problema de personalidade por isso, ou ficavam com pena, de como eu era "tão bonita, legal e inteligente e não arrumava ninguém". Fui uma adolescente e uma jovem que buscava me relacionar assim como toda jovem, mas nunca foi minha prioridade máxima. Depois de um tempo, o fato de eu não aparecer namorando sério passou a ser cobrança/pena dos outros. Meus pais passaram a minha juventude inteira me cobrando de ter amizades ou muitas relações com as pessoas. Eles sempre estavam tentando me atingir, me chamavam de "chata", de "ingrata", "imprestável", "insuportável" apenas porque eu simplesmente tinha a bateria social baixa. Ao longo do tempo isso me deixou muito tensa e com medo do fracasso nas relações. Desde então, nunca mais relaxei ao conhecer alguém e me sujeitei a todo tipo de indignidade pra poder ser amada, ou pelo menos convidada pra alguma coisa e poder saciar o desejo dos meus pais e parentes. Comecei a achar que pra eu ser boa e um ser humano que prestasse, eu teria que ser alguém amada pelos outros e precisava ser como eles pediam. Todo tipo de coisa ruim me aconteceu. Hoje sou profissional de saúde, e lendo artigos sobre atividade física na adolescência e investigando esse assunto que vivi, lembrei que meus pais nunca me estimularam a estudar de verdade, praticar atividade física ou me alimentar de forma saudável. A bateria social baixa e a preguiça de sair eram falta de vitaminas, anemia e sedentarismo, além de uma dose de desencorajamento que eles sempre aplicavam quando eu comentava que queria praticar algum esporte. Por mais que no fundo eu não tivesse nenhum plano de futuro com a pessoa que eu ficava/fico, que eu não a idealizasse, que eu não estivesse buscando ardentemente por um relacionamento, eu sempre ficava (e ainda fico) extremamente ansiosa e desconfortável ao conhecer alguém, pois morro de medo da rejeição e dessas lembranças das críticas dos parentes de que eu seja alguém inadequada. Então há algumas semanas eu fui mais uma vez rejeitada e o primeiro pensamento que me veio é que definitivamente eu nunca vou saber ter um relacionamento e nunca vou saber me colocar em algum de um jeito normal e saudável.
@lorrayne80942 жыл бұрын
Mas é muito louco que se eu paro pra pensar, já rejeitei pessoas maravilhosas. Nem sempre a rejeição tá no jeito do outro, pode ser tantas coisas que se passavam no momento.
@fran26052 жыл бұрын
Amiga, ser rejeitado não é exclusividade sua, ou seja, vc não tem nenhum defeito diferente de outras pessoas que te faça ser rejeitada, pois todos nós somos! Todos os dias, somos todos rejeitados! Às vezes que somos acolhidos e amados da para contar nos dedos! Não há nada de errado com vc! Seus defeitos são os mesmos de bilhões de pessoas que são rejeitadas e amadas ao longo da vida. Eu Tb sou chata, insuportável e detesto socializar, mas tenho um marido maravilhoso que me arrasta para os lugares e depois quando chegamos em casa, faz chá para mim e massagem nos pés! Haha e eu já fui rejeitada inúmeras vezes por essas razões (e outras)! Então, se vc tem defeitos, todos nós temos! Inclusive quem vc se relaciona tem um monte!
@CaioStriker2 жыл бұрын
Acho que você você saber seu valor já é um bom início. Ademais, deixe seu "jardim" bonito, cuide dele. As borboletas aparecerão. Depois disso, trate tudo sem ansiedade. Tenha um hobby, faça algo que goste ao mesmo tempo. Eu sei como é, mas sempre cuide de você em primeiro lugar.
@catinarezi2 жыл бұрын
@@fran2605 ser rejeitado não é exclusividade de ninguém, mas quando sua estatística de rejeição é 100%, quando em quase 37 anos de vida nenhum homem te escolheu pra namorar sério ou disse que te amava, mesmo aqueles que começaram encantados por você, vai ficando cada vez pior e mais angustiante tentar se relacionar. E olha que a maioria das vezes sofri mais por apego do que por amor, pois eu mesma tenho muita dificuldade de amar alguém. Amar de verdade, amei duas vezes e uma vez me apaixonei muito mas não posso dizer que amei como a esses dois. Recentemente esse segundo saiu da minha vida em uma briga muito feia e eu sinto que terminei de morrer em vida.
@TheElektra1262 жыл бұрын
Você já chegou a tantas explicações de causas e consequências, se você tem a capacidade de analisar a situação dessa forma não se preocupe com certeza você vai evoluir nesse ponto e vai ter relações muito saudáveis ❤️
@shideki402 жыл бұрын
Bom dia.
@uai74192 жыл бұрын
Me sinto bem de alguma forma vendo esse video
@ju.uuuuuu2 жыл бұрын
bom diaaaaaaaaaa
@miriamsantos12632 жыл бұрын
Manu, vc faz um vídeo maravilhoso falando de novo (pq é algo que vc fala sempre em seus vídeos) o mundo não foi feito exclusivamente pra vc, pro seu bel prazer... aceite viver com isso, faça a alternância da posição de poder, etc... e nos comentários... "Fulano não quer namorar comigo, ficar comigo..." 😩 Sugestão: revejam o vídeo de novo.
@victoriadriver35672 жыл бұрын
Amo seus videos e os da Cássia Rodrigues ❤️
@oiolasim2 жыл бұрын
Mas o grande problema é que o ego é o que nos impulsiona na vida. Se a pessoa tira essa questão do narcisismo, permanece o ego? Pq sem ego a pessoa não tem mais desejo, ela fica vegetando. Desiste da vida. Qual é o equilíbrio entre a busca de um amor e o desapego total do amor?
@Saravirginiavv2 жыл бұрын
Nós precisamos do nosso eu narcísico, precisamos desse ego, até pra ter dignidade de ir embora de relações onde não somos desejados, de empregos que exigem demais de nós. É sobre manter o equilíbrio. Só não é fácil fazer isso 😂
@salgado7552 жыл бұрын
Amei
@bemdalua2 жыл бұрын
eita que vídeo foda
@julianagomes54502 жыл бұрын
oi emanuel. pode fazer um vídeo sobre o prazer e o desprazer nessa tentativa e frustração da vida real? seria interessante. obrigada pelos vídeos.
@BREHOFICIAL2 жыл бұрын
Vídeo simplesmente sensacional, obrigada!!!!
@josiejeronimo2 жыл бұрын
Bom dia, Emanuel! Em um vídeo "antigo", creio que seja o dos tópicos da vida menos cretina, você abordou a questão da busca pelo moto-contínuo. Um vídeo sobre o assunto atravessaria o samba do seu livro? Obrigada pelas iluminações do sábado, um abraço!
@sebastiaotomas50602 жыл бұрын
Se você quiser eu posso te ajudar, nem que eu tenha que sacrificar a minha trajetória, mas você precisa entender isso
@ViviFadinha2 жыл бұрын
7:04 eu tava super concentrada focada comecei a rir kkkkkkkk
@katiaoliveira66122 жыл бұрын
Manu , tu sumiu. Estava com saudades!
@tail_9992 жыл бұрын
Ali na parte do "narcisismo ressentido" lembrei daquela passagem do filme Rocky Balboa, que ele da um bela "orelhada" no filho, dizendo que vida não se trata do quanto vc bate, se trata do quanto vc aguenta levar de porrada e continuar levantando todas as vezes. "nothing hits harder than life"
@mariadl2 жыл бұрын
Vc me lembra muito o Antony Starr, o Homelander de The Boys.
@jennnycosta76712 жыл бұрын
Talvez seja o caso de esclarecer por aqui ego x narcisismo ?
@ricipv2 жыл бұрын
Oi, Manu. Falando em narcisismo, a neuropsicanálise traça algum paralelo ou consideração sobre esse diagnóstico aparentemente novo (pelo menos pra mim) de superdotação e altas habilidades? Não encontrei nada a respeito. Mas, muitas das explicações da neurociência que justificam a identificação de indivíduos com sobreexcitabilidade, superdotação, etc, parecem muito próximos da ideia dos 7 afetos fundamentais. Não sei se te interessa, mas se interessar, poderia falar sobre?
@marimcb12 жыл бұрын
7:05 que ódio kkkkkkkk ja estava me identificando um pouco, mas não pq sou perturbada
@gicapelloreal2 жыл бұрын
"Eu tenho que estudar tudo isso para passar naquele concurso? Pô eu achei que eu ia passar só porque eu sou incrível." Kkkkkkk 🫠
@bauerkin41472 жыл бұрын
queeeee sacooooooo!!!! logo, eu q lute com a p.. da frustração!!! pq omundo n se curva!!!! pqp, num guento rs
@HellendePaula Жыл бұрын
Soltei um grito na parte da Disney kkkkkkkkk
@jositeodoro69892 жыл бұрын
🤯🤯🤯
@isabellysousa47022 жыл бұрын
Gente, o Emanuel corrigindo os erros de português da FALA dele kkkkk
@Snowhype2 жыл бұрын
Eu estou em mais uma fase de ressentimento narcísico...🙄
@Maite-f7r8 ай бұрын
Caramba quanta ilusão que somos treinados a tomar como absoluto. Parece um monte de pegadinha 😅😅
@camilasilva1461 Жыл бұрын
Emanuel, faz um vídeo descendo a lenha no tinder? sei que já fizeram isso no Flor e Manu mas seria bom ver de novo kkkkkkkk
@karinelikarine2 жыл бұрын
Só eu que me vi nos três tipos? Gente do céu, se tem mais tipos pelo mundo???????
@educacaodescolonizadora78492 жыл бұрын
Acho interessante, mas toda vez que ouço sobre Narcisismo, ferida narcísica é importante, interessante , mas tão universal ... Gostaria de saber onde entra o racismo, o machismo nessas estruturas
@regianepatricia75882 жыл бұрын
Achei um ponto q fiquei perdida eu não recebi muito amor dos meus pais ...família nordestina, " não faz mais q sua obrigação" ou seja eu não me sinto merecedora de um grande amor. É estranho se sentir assim ?
@BREHOFICIAL2 жыл бұрын
Parece que quando a nossa auto estima é muuuuuito baixa isso também é uma forma de narcisismo porque nós considerariamos "pior que todo mundo" como vítimas, com um complexo de inferioridade.. que é muito parecido com o de superioridade. Não é normal nem se sentir pior nem melhor que todo mundo, o mais ideal seria no meio. Nem "ninguém vai me amar" e nem "todos vão me amar". Isso baseado em pesquisas e vários vídeos que vi mas estou aberta a correções pois não sou especialista hahaha espero ter ajudado.
@regianepatricia75882 жыл бұрын
B R E H , toda reflexão é bem vinda ... Faz todos sentido 🫶🏾
@drop___2 жыл бұрын
18:32 ih
@luizasantiago566 Жыл бұрын
Realmente não entendi a diferença do primeiro pro segundo, para mim o segundo tipo é só o futuro do primeiro.
@alinesanchezramirezbaruchi26582 жыл бұрын
A Lilian tava em perigo. O cara é doido. Tem um montão de reclamações. Tem até um banco social por causa das demissões que esse cara causou. Rapaz
@wcaesar2 жыл бұрын
Não consigo desviar o olhar daquela luz la atrás 😅. Muda isso
@MarcileiaSSousa2 жыл бұрын
📱🎧📖🤔😃👍🏾
@FernandoSantos-nb4sb2 жыл бұрын
O que a psicanálise fala ou poderia falar do capitalismo? Porque não temos/ vemos estudos do coletivo levando o sistema econômico como fenômeno gerado por nossas ferramentas psiquicas?
@NatureDogNatureDog Жыл бұрын
Narcisista não são romântico pois eles só tem afeto com filhos ou pais
@alinesanchezramirezbaruchi26582 жыл бұрын
Oi... O Luciano Huck é assim. Ele não sacou que há vítimas em massa. Tem gente que é vítima desde meus 15 anos de idade.
@uai74192 жыл бұрын
Mas o mundo real não é uma idealização do romantismo de alguém?
@uai74192 жыл бұрын
Mas assim esse é o narcisismo patologico?
@alinesanchezramirezbaruchi26582 жыл бұрын
Alguém me ajuda com a galera doida que sai fazendo o Rambo e manipulando vítimas?
@CamilaSoares-es2ph2 жыл бұрын
eu sou borderline, ninguem ama minha falha, sou basicamente insuportavel.
@thaismartinsmarquescosta23662 жыл бұрын
😂😂😂 aí… a Disney…
@sarafer19842 жыл бұрын
A culpa não é dela kkkkkkk
@thaismartinsmarquescosta23662 жыл бұрын
@@sarafer1984 um pouco de culpa tem sim
@sarafer19842 жыл бұрын
@@thaismartinsmarquescosta2366 O problema todo é que uma criança não é capaz de discernir o real da fantasia (e na maioria das vezes nem os pais têm a capacidade de orientar a respeito), e isso realmente cria um imbróglio. Enfim, vivendo e aprendendo.
@danielarodrigues70972 жыл бұрын
Ah, vai. A culpa é da Disney também. Somos sujeitos históricos. Até nosso narcisismo. 😉
@sallyaoliveira65272 жыл бұрын
To meio ausente. Tem live hj?
@alinesanchezramirezbaruchi26582 жыл бұрын
Tem professor de história que foi manipulado por esse maluco. Beu Teus. VOU ACHAR O LUCIANO HUCK SIM
@catinarezi2 жыл бұрын
Que?
@alinesanchezramirezbaruchi26582 жыл бұрын
O pessoal foi manipulado por esse cara. Tem outros.