VEGANISMO X DIETA COMUM: A Dieta dos Gêmeos é uma FARSA?

  Рет қаралды 154,286

Olá, Ciência!

Olá, Ciência!

Күн бұрын

Пікірлер: 1 600
@olaciencia
@olaciencia 11 ай бұрын
Que outra série você quer que eu comente aqui no Olá, Ciência? Me conte nos comentários! ⭐APOIE O MEU TRABALHO SE TORNANDO UM MEMBRO: youtube.com/@olaciencia/join REFERÊNCIAS UTILIZADAS: O artigo original: jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2812392 Análise de cientistas não envolvidos no estudo: www.sciencemediacentre.org/expert-reaction-to-study-looking-at-the-cardiometabolic-effects-of-omnivorous-vs-vegan-diets/ Não há diferença entre a mortalidade de onívoros, vegetarianos e veganos: www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0002916523121186?via%3Dihub Outro estudo desse mesmo projeto em pré-print - efeitos epigenéticos da dieta: www.medrxiv.org/content/10.1101/2023.12.26.23300543v1 kzbin.infogaming/emoji/7ff574f2/emoji_u2b50.png
@bitaparanhos
@bitaparanhos 11 ай бұрын
Faz a dos opioides
@N_M_UHD
@N_M_UHD 11 ай бұрын
É triste um campo de conhecimento como a ciência virar espetáculo pra viés político.
@FFKAK
@FFKAK 11 ай бұрын
A série Dopesick do Star+ é bem melhor que Império da Dor, na minha opinião.
@carlanascimento3614
@carlanascimento3614 11 ай бұрын
Tô assistindo .
@lucasfabrini93
@lucasfabrini93 11 ай бұрын
@@FFKAKNossa, eu vi Dopesick e ela me inspirou demais a fazer uma série sobre dependência aqui no canal
@gbalestrin9
@gbalestrin9 11 ай бұрын
Eles bateram muito na questão das condições de higiene do ambiente em que os animais são criados pela indústria e o impacto que isso pode ter na nossa saúde. Mas ao falar dos vegetais não citaram nada sobre os agrotóxicos.
@gleiceanny5682
@gleiceanny5682 11 ай бұрын
Tem outro documentário na Netflix que fala sobre isso, e é terrível tbm, principalmente nos EUA. Oq poderia mais influenciar essa questão do veganismo seria mesmo a questão do sofrimento animal.
@jujujujuh
@jujujujuh 11 ай бұрын
Os animais se alimentam desses agrotóxicos tb, e quem consome a carne também consome os agrotóxicos que os animais consumiram.
@CarlosHenrique-or2jg
@CarlosHenrique-or2jg 11 ай бұрын
os animais comem soja e milho, quem mais consome agrotóxico é quem consome animais.
@gbalestrin9
@gbalestrin9 11 ай бұрын
@@CarlosHenrique-or2jg vc tem fontes referente a essa afirmação de quem consome animais acaba consumindo mais agrotóxicos?
@lxttledemonking
@lxttledemonking 11 ай бұрын
@@jujujujuh agora pq porco come bosta vc come bosta quando amassa um bacon? n fode
@barradopirai
@barradopirai 11 ай бұрын
Assistimos a série aqui em casa. Ninguém virou vegano, mas serviu para convencer os "carnívoros" da casa a adicionar vegetais nas refeições.
@rogeriasouza5976
@rogeriasouza5976 11 ай бұрын
Siimm. Eu entendi que a proposta da série é exatamente essa, ou seja, um incentivo a redução de consumo de carne animal e um estímulo ao consumo de vegetais, legumes e frutas. Inclusive eles falam isso.
@rodrigosilva5085
@rodrigosilva5085 11 ай бұрын
*Excelente, é aí q tá a questão, uma dieta vegana saudável jamais será superior a uma dieta onívora saudável, na verdade nada é mais nutricionalmente equilibrado do que uma dieta onívora saudável.*
@matheusacoliveira
@matheusacoliveira 11 ай бұрын
ser humano é onívoro, quem é ou carnívoro ou vegano tá errado, tem que papar de tudo
@ivanfreire
@ivanfreire 11 ай бұрын
@@rodrigosilva5085 Fonte: Confia
@AnaSchultz-kx9tq
@AnaSchultz-kx9tq 11 ай бұрын
​@@rodrigosilva5085As evidências apontam o oposto. Os vegetais , fungos e algas são simplesmente os alimentos mais benefícos e menos problemáticos que existem,fato inegável. Carência de b12? Estamos na era da tecnologia, com 15 reais vc tem mais b12 do que teria em toneladas de bife, e sem a parte problemática. O problema é um só: produtos animais são gostosos e não queremos parar de comer, simples. É o mesmo motivo da obesidade estar crescendo sem parar, abandonar comida gostosa é difícil.
@AlyssonAugusto
@AlyssonAugusto 11 ай бұрын
Sou vegano pelos animais, assisti a série e gostei por ser tipo um programa de TV. Não ligo pros resultados de saúde, pois não é por minha saúde que sou vegano. Prefiro ser um vegano sem saúde do que explorar animais. Felizmente, sou muito saudável sendo vegano há 3 anos, pois aprendi a compor um prato saudável a partir do conteúdo do médico nutrólogo Dr. Eric Slywitch, que tem um canal aqui no KZbin muiito bom pra quem quer aprender sobre nutrição vegetariana.
@lucasgonzaga540
@lucasgonzaga540 11 ай бұрын
Exposição Perfeita! Sou médico e já fui pesquisador no INRAD USP e concordo plenamente com suas colocações. Em suma: pesquisa séria não combina com reality show, ainda mais quando tem torcida e a torcida é quem toca a "pesquisa"
@ocanaldoamanha
@ocanaldoamanha 11 ай бұрын
Sai daí ô médico do agro negócio!
@lazinhorestaurante1012
@lazinhorestaurante1012 10 ай бұрын
totalmente inviezada, já tinha um propósito bem definido, não foi científico, foi doutrinador.
@rambopaiva
@rambopaiva 10 ай бұрын
Bom argumento, aposto que convenceu um monte de gente a virar vegano com ele. Parabens. ​@@ocanaldoamanha
@rafaelveiga6810
@rafaelveiga6810 10 ай бұрын
@@ocanaldoamanhanossa, que adulto!
@bocadeouro2023
@bocadeouro2023 10 ай бұрын
​@@ocanaldoamanhavc não acha que tem um indústria do veganismo não? Se liga...
@gebarbaranutrivegan
@gebarbaranutrivegan 11 ай бұрын
Muito bom seu video. Sou vegana e alem disso Nutricionista especializada em Nutrição Vegetariana estrita e atendo esse publico há anos. Sem duvidas o documentário é tendencioso e tem muitas falhas pensando em ciência (o que podemos esperar vindo de um documentário da Netflix não é mesmo?). E mesmo sendo vegana, não passei pano e percebi essas falhas (até porque sou profissional da área da saude e não trabalho com achismo). Mas por outro lado a série mostra a realidade sobre a indústria dos ovos/leite e carne, algo que muitas pessoas não imaginam como funciona e outras fingem não enxergar, alem disso mostra também como a alimentação vegana pode ser simples e adaptável na rotina, fazendo com que as pessoas entendam melhor o porque a redução dos alimentos de origem animal é importante. Pois afinal já está mais que comprovado que uma alimentação sem nada de origem animal quando bem planejada (como todas as dietas devem ser) é saudável e pode promover crescimento e desenvolvimento adequado em qualquer fase da vida. E o que queremos mesmo (NÓS VEGANOS) é que cada vez mais pessoas se concientize em relação ao sofrimento animal e melhora do nosso meio ambiente :D
@taizkrasnikovas
@taizkrasnikovas 11 ай бұрын
Parabéns pelo comentário bem elaborado! Argumentos válidos e assertivos 👏
@victorjackson6940
@victorjackson6940 11 ай бұрын
Adotar uma dieta vegana visando melhorar a saúde física e discutir os benefícios dessa dieta é, sem dúvida, uma escolha nobre. No entanto, o problema reside na postura muitas vezes agressiva de alguns ativistas veganos em relação àqueles que discordam desse estilo de vida ou que optam por não adotá-lo. Há uma tendência ao julgamento moral que desumaniza indivíduos simplesmente por consumirem carne, como se a única forma digna de existência fosse sendo vegano. Além disso, é importante destacar a negação por parte de alguns veganos do fato de que os seres humanos são naturalmente onívoros. Existe uma insistência em tentar estabelecer que os seres humanos não devem consumir carne, ignorando completamente nossa natureza biológica. Embora a pecuária apresente diversos aspectos negativos, também há aspectos positivos a serem considerados. O ponto central é que, para muitos veganos, uma sociedade que consome e aprecia carne é vista como inaceitável. Logicamente, é raro conseguir manter uma discussão saudável com um vegano nessas circunstâncias.
@AnaSchultz-kx9tq
@AnaSchultz-kx9tq 11 ай бұрын
​@@victorjackson6940É que o veganismo é uma proposta ética ,logo, é inerente que seus princípios sejam propostos dessa maneira. Se o que eles promovem de fato é o certo então de fato quem não pratica isso está errado. O que pode ser discutido é o mérito do que eles propõe (se comer animais hoje de fato é errado), mas não a questão disso ser proposto como um imperativo universal.
@amandabezerra9785
@amandabezerra9785 11 ай бұрын
​@@victorjackson6940ser vegano faz parte de um imperativo ético. Não há como considerarmos éticas pessoas que não analisam o próprio consumo visando abolir o sofrimento desnecessário para outras formas de vida sensientes. É vdd se a pessoa for vegana jamais vai enxergar um modo de vida que não considera o sofrimento dos animais como algo aceitável. Eu sou vegana e procuro ser compassiva com as pessoas, mas jamais poderei concordar com alguém que desconsidera a dor que a indústria traz para os animais.
@BettinaFG
@BettinaFG 11 ай бұрын
@@amandabezerra9785 é isso, ser vegano é uma bandeira ética. Talvez não seja a melhor dieta, mas é a que a gente busca para não explorar os animais. Por isso eu jamais vou entrar em discussões do tipo "veganismo é mais saudável", pq pra mim é simplesmente pelos animais, e não por mim.
@edivanirocha2050
@edivanirocha2050 11 ай бұрын
Também sou biomédica e adorei sua análise da metodologia científica adotada no estudo. Perfeita!! E, sim, por favor, faça um vídeo sobre a série Império da Dor (que gostei muito) e um vídeo sobre a série sobre como viver além dos 100 anos, também da Netflix. Parabéns por seu trabalho, seus vídeos são excelentes, tanto na qualidade visual, quanto no conteúdo!!
@bocadeouro2023
@bocadeouro2023 10 ай бұрын
Up
@giselesimao987
@giselesimao987 11 ай бұрын
Achei seus argumentos bem sérios, responsáveis. Acho que não se faz Ciência de qualquer jeito, sem parâmetros.
@stelalakinha
@stelalakinha 10 ай бұрын
Eu não assisti a série, mas amei seu vídeo! Infelizmente, tá cada vez mais difícil encontrar informação sem viés ideológico.
@RichardWMascarini
@RichardWMascarini 11 ай бұрын
faz um sobre o seriado "Como Viver Até os 100 - Os Segredos das Zonas azuis"
@__michel__
@__michel__ 11 ай бұрын
up
@bernardetecarneiro9220
@bernardetecarneiro9220 11 ай бұрын
​@kondoartporque acha isso
@FernandaSomenauer
@FernandaSomenauer 11 ай бұрын
Okinawa é uma dessas "zonas azuis" e, sim, eles comem bastante carboidrato, como a maioria dos japoneses, mas eles comem uma porcentagem maior de proteína que o japonês médio, vinda principalmente de porco. Os pratos tradicionais de Okinawa são muito baseados em porco e eles se orgulham de usar banha ao invés de óleos, na comida.
@carlanascimento3614
@carlanascimento3614 11 ай бұрын
Essa série tem uma galera branca e com boa condição financeira! Porque não diversificam a questão sócio econômica? Só tem um senhor preto que parece ser mais pobre . Essa série é tendenciosa , não gostei muito !
@wadson990
@wadson990 11 ай бұрын
​@@FernandaSomenauerOuvi falar que manteiga de banha de porco é mais saudável que margarina também, desde que não seja consumida em excesso obviamente
@PedroFigs
@PedroFigs 11 ай бұрын
Poderia comentar sim sobre o império da dor e sobre o outro documentário sobre as zonas azuis, onde vivem as pessoas mais saudáveis do mundo.
@ivanfreire
@ivanfreire 11 ай бұрын
​@kondoarto "documentário" é meio 💩 mesmo... Mas comparar com O Segredo é demais também😂😂😂
@metamorfosemental
@metamorfosemental 11 ай бұрын
Lucrécio ataca novamente
@ivanfreire
@ivanfreire 11 ай бұрын
@kondoart Claro, pô! O documentário sobre Zonas Azuis é fraco, cheio de casuísmos e achismos, mas não é uma fraude descarada como O Segredo ou Quem Somos Nós
@anarita6355
@anarita6355 11 ай бұрын
Sim, e todas comem CARNE. Okinawa comem muito porco,mais que o resto do Japão que já comem muito .
@ivanfreire
@ivanfreire 11 ай бұрын
@@anarita6355 Todas comem carne?? Hahahahah Muita cara dura! Loma Linda, a única que teve o papel da genética descartado tem literalmente a maior parte da população vegetariana. Seria coincidência?? Nenhuma delas tem consumo abundante de carne, pelo contrário. Em Okinawa eles comem peixe, com moderação, e muitas algas
@Yuri-ib2vl
@Yuri-ib2vl 11 ай бұрын
Eu vi a série e fiquei indignado com a ciência free style. Kkkkkkkkkk
@normand_66
@normand_66 11 ай бұрын
O que esperar de um documentário comercial?, esperar rigor científico de documentários é o que mais espanta.
@Fer2Nando
@Fer2Nando 11 ай бұрын
Free style foi ótimo kkk
@claudinei9874
@claudinei9874 11 ай бұрын
O argumento vegano do sofrimento animal é super válido, mas essa demonização que alguns fazem da carne e do leite, tratando-os como fossem "venenos" é ridícula, sem falar que é perfeitamente possível ter uma dieta vegana nada saudável.
@ivanfreire
@ivanfreire 11 ай бұрын
Sem dúvidas. É possível ter um estilo de vida não fumante nada saudável também. Não consumir um produto cancerígeno não garante saúde. Mas isso não é razão pra consumir. Não existe quantidade segura de carne (boi e frango), qualquer quantidade aumenta riscos de infarto e câncer. O leite é mais controverso, mas se quiser consumir o ideal é que seja desnatado
@AnaSchultz-kx9tq
@AnaSchultz-kx9tq 11 ай бұрын
​@@ivanfreireExatamente. Não é demonização, é convergência inegável de evidência. Eu adoraria que chocolate fosse saudável, amo comer,mas não é e não adianta negar. Fazem isso com carne e produtos animais, infelizmente.
@claudinei9874
@claudinei9874 11 ай бұрын
@@ivanfreire é justamente afirmações como essa acima (qualquer quantidade de carne aumenta riscos de infarto e câncer) que eu estava criticando e que denominei de "demonização". É totalmente diferente de dizer "carne ultraprocessada", "carne em excesso", carne queimada... Essas generalizações não têm qualquer base em evidência, pelo contrário, precisam negar muita evidência que já existe. Estão mais uma vontade em acreditar em algo por que ele corrobora o que a pessoa já acredita.
@ivanfreire
@ivanfreire 11 ай бұрын
@@claudinei9874 Dizer que não têm base em qualquer evidência é puro e simples negacionismo. O maior estudo de longo prazo realizado encontrou dados muito muito muito claros. Quem come carne uma vez por semana já tem chance aumentada de câncer e doenças cardiovasculares, duas vezes por semana, mais ainda... Assim sucessivamente até o risco máximo: carne todos os dias. Não foi questão de ultraprocessado, mas sim de consumo de carne. Isso vale para carne bovina e frango (com peixe não houve essa tendência). Não é demonização de carne (exceto peixe), álcool ou cigarro, simplesmente são dados. Não existe consumo seguro.
@ivanfreire
@ivanfreire 11 ай бұрын
@@claudinei9874 não é questão de ultraprocessada ou "excesso". Qualquer quantidade é excesso (carne bovina ou frango). Com peixe isso não acontece. Vc fala em convergência de evidência, mas elas vão em sentido diametralmente oposto. Os estudos trazem dados muito claros: qualquer quantidade de carne bovina ou frango aumenta o risco de câncer e doenças cardiovasculares
@lucassousa6007
@lucassousa6007 10 ай бұрын
Eu assisti a série, porém o que senti é que eles estavam simplesmente preocupados em nos induzir ao veganismo, principalmente quando começou a apresentar os problema ambientais que o agronegócio causa. No final, a única coisa que senti foi que perdi tempo assistindo esse documentário.
@nenel1894
@nenel1894 11 ай бұрын
Sou vegano/vegetariano estrito há quase 3 anos. E falando por experiência própria, sinto-me muito mais saudável, mas não só pelo fato do veganismo, mas também porque me tornar vegano, naturalmente, acabou me trazendo novos hábitos. Como comer mais alimentos naturais e menos ultraprocessados, você foca em dar prioridade ao consumo de alimentos mais nutritivos do que simplesmente ir apenas pelo sabor, coisas que eu não me atentava quando comia carne. E, a despeito de ser muito ativo fisicamente mesmo antes do veganismo, acredito eu que o veganismo leva as pessoas a serem mais ativas e a procurarem uma maior conexão com a natureza, coisas que trazem muitos benefícios ao corpo. O veganismo é mais que uma dieta, é um estilo de vida que vai te trazer inúmeros novos hábitos, que podem contribuir muito para a sua saúde.
@rosanaportes3575
@rosanaportes3575 11 ай бұрын
Sou vegetariana, minha questão é os maus tratos com os animais
@nenel1894
@nenel1894 11 ай бұрын
​@@rosanaportes3575 Isso é muito bom. Eu tambm comecei por essa causa. daí os benefícios para minha saúde e os bons hábitos que vieram juntos foram um bônus.
@leorocha2127
@leorocha2127 11 ай бұрын
Eu fui vegetariano por 3 anos e meio, mas como tenho cólon irritável, voltei a comer carne por ser um dos únicos alimentos que não irritam o intestino. A questão dos maus tratos aos animais foi o que me motivou a deixar de comer carne, mas sempre passava mal com a dieta vegetariana porque são alguns legumes, leguminosas e cogumelos que mais me fazem mal. Retirá-los me deixava com poucas opções do que comer e isso foi me deixando muito frustrado. Se conseguisse curar a síndrome do cólon irritável, deixaria de comer carne outra vez.
@rodrigosilva5085
@rodrigosilva5085 11 ай бұрын
*Seu depoimento não tem nada a ver com o veganismo, vc apenas está comendo de forma saudável e tendo uma rotina saudável, não existe isso de “eu me sinto (fisicamente) melhor pq virei vegano, isso é cientificamente uma inverdade. Vc se sentiria da mesma forma tendo uma dieta onívora SAUDÁVEL e mantendo a mesma rotina saudade de atividade física e afins. Isso de se sentir mais saudável é puro placebo, pode pesquisar aí no YT sobre as pessoas que deixaram de ser veganas por conta de diversos problemas relacionados a falta de consumo da proteína animal….eu conheço 3 ex veganos que voltaram a comer carne por indicação médica pq simplesmente estavam fracos. Outra coisa, uma dieta vegana nutricionalmente equilibrada é extremamente cara e trabalhosa.*
@nenel1894
@nenel1894 11 ай бұрын
​ @rodrigosilva5085 Na minha opinião tem tudo a ver, afinal foi o veganismo que me incentivou a essas práticas, frente que quando era onívoro por vários motivos não conseguia me alimentar de forma mais saudável. Mas sim, claro que da para ser saudável sendo onívoro. A alimentação vegana assim como a onívora deve ser adequada a suas necessidades nutricionais, então claro que alguém que entre no veganismo sem um acompanhamento inicial adequado pode muito bem comer errado e se sentir mal, assim como milhares de pessoas com dieta onívora também tem problemas relacionados a alimentação. Milhares de pessoas se sentem mal consumindo leite e derivados, assim como milhares de pessoas se sentem mal fisicamente consumindo carnes. Não defendo o veganismo como algo milagrosa, para mim só me fez bem, para você pode não funcionar, normal. Se um dia você tiver tempo, simplesmente faça o teste vc mesmo, compare e tire suas conclusões por experiência própria e não fique preso apenas no que os outros dizem. Questão de ser trabalhoso e caro manter uma dieta vegana, aí eu te pergunto se comer arroz, feijão, salada, legumes, verduras e proteína de soja no almoço é trabalhoso e caro? Comer aveia, frutas e pães no café da manhã é trabalhoso e caro? Eu acho que não, e vivo muito bem assim. Dieta vegana vai ser cara se vc optar por viver de consumir os produtos ultraprocessados que imitam alimentos de origem animal. Alimentação natural pode sim ser acessível e tem um infinito de possibilidades, é apenas deixar o preconceito e o achismo de lado e experimentar. No mais, é isso amigo, valeu.
@emersonersify
@emersonersify 11 ай бұрын
O Lucrécio tem um irmão kkkkk. Legal Faz um vídeo sobre os opióides
@carlosdanielboccoli694
@carlosdanielboccoli694 11 ай бұрын
Lucrécio e Lucrécia tem muita história neste canal
@angelomount9980
@angelomount9980 11 ай бұрын
Já tem
@BraianSilveira
@BraianSilveira 11 ай бұрын
Seria o rapper Ludacris?! Hauahah
@amandaribeiro7767
@amandaribeiro7767 11 ай бұрын
Q ótimo poder contar com explicações de qualidade como a sua... já estava quase me tornando vegana! Kkk😂😂😂
@rtpaiva1976
@rtpaiva1976 11 ай бұрын
Muito interessante falar sobre séries. Adoraria ver um vídeo sobre a seria painkillers
@olaciencia
@olaciencia 11 ай бұрын
Sugestão anotada!
@ThePandu4454
@ThePandu4454 11 ай бұрын
Uma sugestão... Faça um exame e veja como estão seu colesterol, triglicérides,ferro,B12, vitamina D , depois faça uma dieta vegana de três meses, aí você volta ao médico e faça novamente os exames e tire suas próprias conclusões, isso é autoconhecimento, seria interessante você registrar e postar um vídeo, serei o primeiro a curtir.😉
11 ай бұрын
👏🏼👏🏼👏🏼 Isso sim é uma análise científica de verdade!
@ocanaldoamanha
@ocanaldoamanha 11 ай бұрын
🤣🤣🤣🤣🤣🤣Só que não
@thiagomarcelli917
@thiagomarcelli917 11 ай бұрын
Sou vegetariano, comecei por motivos dos danos ambientais e pela ética na produção dos alimentos de origem animais. Não considero errado comer carne em si mesmo, diferente de muitos vegetarianos, mas acho extremamente errado todo sofrimento gerado aos animais pelo sistema envolvido do nascimento até o abate, ou o sofrimento gerado para se obter leite e seus derivados e ovos por exemplo. Mas sem dúvida a minha experiência é positiva pois ao adotar essa dieta eu quis me inteirar e me apronfundar no mundo da nutrição e hoje me alimento bem melhor, independente da questão da carne. Até que se prove o contrário, tanto vegetarianos quanto onívoros podem ter uma dieta saudável ou não, dependendo não do fato de comer ou não comer carne, mas da composição nutricional da dieta. Agora a questão de diminuir o sofrimento animal (tanto dos domésticos criados para consumo, quanto dos selvagens que vivem na natureza pelos danos ambientais), quanto a diminuição dos altos danos (na água, terra e ar) causado no meio ambiente pela produção de alimentos de origem animais ao se adotar uma dieta vegetariana, são fatos inegáveis. Ninguém é obrigado (e muito menos deve ser obrigado) a adotar uma dieta vegetariana, mas isso por si só deveria ser motivo para todos refletirem e pensarem nessa possibilidade, é uma questão ética ao meu ver. Por fim eu sempre senti esse viés e apelo emocional na maioria dos documentários e filmes veganos que eu já vi, e por isso não costumo assistir mais. Basta usar a razão e o bom senso para se adotar uma dieta vegana. Porém não devemos nos esquecer que o mesmo viés foi usado, e ainda o é, para o consumo de produtos de origem animal (possívelmente de maneira muito mais intensa e apelativa...). São décadas de influência de uma indústria alimentícia ditando o que o ser humano deve comprar e consumir. Isso ficou implícito em tudo quanto é tipo de mídia, propagandas e publicidades, quando não declaradamente. Sem falar da política envolvida por trás de tudo isso, especialmente em países como o Brasil que tem na pecuária um de seus maiores negócios, sendo que essa industria está diretamente envolvida na política, inclusive bancando campanhas eleitorais, coisa que o veganismo, pelo menos por enquanto, não tem "forças" para fazer...
@catarinasilva9118
@catarinasilva9118 11 ай бұрын
exatamente
@gustavorios27
@gustavorios27 11 ай бұрын
Cita aí, uma propaganda, série ou estudo que força ou apela o viés da carne em cima do veganismo?? Se coloca a info, coloca a fonte tbm. Vc q tá com viés tb.
@dougdutra
@dougdutra 11 ай бұрын
Qdo sair na Netflix eu assisto 😅
@abcde9879
@abcde9879 11 ай бұрын
avalie a producao de alimentos "grass fed" e "free range". Ha muita etica na producao desses alimentos e controle de qualidade de vida dos animais, meio ambiente, etc. Mais uma coisa... da uma pesquisada nos problemas ambientais causados pelas plantacoes. O quanto de agua se consome, o quanto faz de mal pro meio ambiente e pros animais que vivem nas areas que sao desmatadas (legalmente) para os plantios.
@thiagomarcelli917
@thiagomarcelli917 11 ай бұрын
Fico feliz em saber que há métodos alternativos de produção de carne, de verdade e espero que surjam mais, eu mesmo falei no meu comentário inicial que não considero comer carne com algo errado em si mesmo (apesar de respeitar a pessoas que fazem isso por questões religiosas ou vegetarianos que possuem essa crença). Porém esses métodos alternativos são acessíveis a uma parcela ínfima da população, pelo menos por enquanto, é como os alimentos orgânicos que infelizmente não são para todos, são ainda para uma minoria na verdade... Com relação aos problemas ambientais você tem razão, infelizmente não há ainda uma produção de alimentos que seja "zero" danos ambientais (até os índios e aborígenes causam algum dano ao ambiente, ainda que muito pouco e que no geral a natureza consegue sozinha se recuperar). Mas os danos causados pela produção pecuarista são de longe muito mais danosos para o meio ambiente do que a agricultura, a começar pelo plantio do próprio alimento vegetal que o animal tem que consumir, onde cerca de 80% do milho e da soja plantados no Brasil vai para a alimentação dos animais, só para se ter uma ideia! Só alguns dados rápidos aqui (que podem ser encontardos pesquisando...), o avanço da pecuária é responsável por cerca de 70% do desmatamento da Floresta Amazônica e estima--se que a pecuária emita mais gases de efeito estufa do que os meios de transporte (dados da FAO). O cultivo de vegetais representa uma produtividade muito maior e em espaço menor (se começassemos a comer apenas vegetais). Por tanto você tem razão as plantações causam imenso danos ambientais, só que tem um detalhe, esses danos são causados em sua maior parte para alimentar os animais e não nós seres humanos! Além disso, assim como nos meios de produção animal vão melhorando e causando menos danos com o avanço da pesquisa e da tecnologia, a plantação ocorre a mesma coisa (a bioagricultura é só um dos exemplos...). E tem mais, o uso da carne representa ser ineficiênte do ponto de vista da produção de alimentos pois os grãos que são produzidos em larga escala para alimentar os animais são perdidos em sua maior parte, pois os animais sofrem um grande perda da energia que consumiram dos vegetais até serem abatidos. Fora isso sabe quantos litros de água são nessessários para produzir um kilo de carne?! Muitas vezes mais que para produzir 1 kilo de qualquer vegetal! Por fim ainda tem o lance dos agrotóxicos que eu vejo muito erro de informação rolando por aí. Existe um processo na biologia chamado cadeia alimentar ou nível trófico, que para fins didáticos e de espaço aqui pode ser resumido no seguinte: a contaminação, seja por metais pesados ou agrotóxicos são acumulativos na cadeia alimentar, e isso significa que quem está no topo da cadeia é o mais prejudicado sofrendo maiores danos. Por exemplo, o agrotóxico é jogado no plantio, grilos se alimentam das plantas, galinhas se alimenta dos grilos e finalmente nós nos alimentamos das galinhas. Não é a planta ou o grilo que é mais prejudicado e sim nós! E o plantio que é destinado para os animais que você consome, você acha que são orgânicos?! Efim quando comecei escrever aqui no meu primeiro comentário, não foi para tentar converter nínguém ao vegetarianismo (nínguém vai para o inferno se continuar comendo carne, a não ser para as pessoas que acreditam nisso...). Eu mesmo comi carne (e muita!) por mais de 30 anos, seria hipocrisia da minha parte ficar apontando o dedo para os outros, criticando e julgando todo mundo, não estou fazendo papel de juíz aqui, e nem quero. Aliais critiquei abertamente a posição de alguns veganos que também usam do viés e do apelo emocional para tentar convencer os outros, não é necessário isso e pode inclusive afastar aqueles que já tinham algum interesse de se tornarem vegetarianos. Mas volto a reforçar, e sem nenhuma dúvida do que estou falando, apesar da discusão nutricional continuar sendo polêmica, a questão do sofrimento animal e dos altos danos ambientais são inegáveis, a informação e as consequências já estão aí para qualquer cego ver. Vou terminar talvez de um jeito meio "cliche", mas eu realmente acredito nisso. O terra pertence a todos nós, devemos cuidar dela e, até que se prove o contrário, é o único planeta que sabemos existir que comporta a vida, além disso ela é bela e magnífica (mesmo com a nossa maldade provinda da ignorância que deixa as coisas mais feias...). A pecuária não é o único problema do mundo, as coisas são muito mais complexas e estão interligadas, mas ainda sim é um dos principais problemas sem dúvida. O vegetarianismo também não é a salvação do mundo e de todos os nosso problemas, e nínguem é melhor do que o outro por ser ou não vegetariano. Temos que "trabalhar" juntos. Mas o vegetarianismo pode e é sem dúvidas um meio de fazermos alguma coisa para ajudar nessa situação tão complexa e problemática que estamos enfrentando. Abs
@bananamilanesa8433
@bananamilanesa8433 10 ай бұрын
Adorei a ideia sobre comentar sobre filmes e series, assistirei sim
@danimac13
@danimac13 11 ай бұрын
Na minha opinião essa foi a crítica mais lúcida de todas. Eu comecei a adotar o veganismo não porque queria ter uma vida saudável e sim por um meio ambiente melhor. A questão da pecuária extensiva me transformou. Hoje já penso na questão do especismo e outras questões. Quanto a saúde eu creio que não deve ter muita diferença entre as duas dietas se forem equilibradas. A vantagem que eu tive no veganismo foi me preocupar mais com os vegetais que ponho na comida e uma variedade melhor. Coisa que não pensava muito quando era onívoro. Outra vantagem é conseguir controlar melhor a quantidade de gordura no prato. A carne já vem com gordura, diferente da maioria dos vegetais, então para compensar eu complemento com o azeite senão perco no sabor. Aí eu posso calibrar essa quantidade de gordura, coisa que não podia pois ovos, carnes e queijos já tem mais gordura que os vegetais. Pena, o documentário poderia ser mais honesto ao invés de manipular a opinião do telespectador.
@YuriRosas_
@YuriRosas_ 11 ай бұрын
~14% da população mundial é vegana.
@pliniobarra
@pliniobarra 11 ай бұрын
"e sim por um meio ambiente melhor." Ta precisando pesquisar mais então pra ver que o veganismo não melhora em quase nada o meio ambiente também.
@dimitribrasil-rp5qm
@dimitribrasil-rp5qm 11 ай бұрын
​​@@pliniobarranem que todas as pessoas do mundo virassem veganas. Já pensou, se todo mundo parar de comer carne, os bois e galinhas vão ser soltos no mundo e prejudicar bem mais o meio ambiente, pois sacrificar eles seria muito caro😅. Mas, falando sério, a não ser que o cara que comentou viva numa caverna, ele faz coisas no dia a dia que prejudicam o meio ambiente bem mais que a pecuária .
@juliamribeiro7705
@juliamribeiro7705 11 ай бұрын
​@@dimitribrasil-rp5qmTem algum bom exemplo para sustentar melhor esse ponto?
@lucassaba9121
@lucassaba9121 11 ай бұрын
@@pliniobarra Melhoraria sim, não tanto quanto os veganos dizem, mas ainda sim melhoraria.
@leilianem.r.falcao6790
@leilianem.r.falcao6790 10 ай бұрын
Cara, como é bom ver um cientista falando! Eu assisti a série e gostei bastante. Tinha sentindo falta demostrarem como era a vida dos gêmeos antes, pois um dos pares (o dos rapazes brancos), é perceptível que um já era mais fit antes do experimento (e olha só, ele que ficou com a dieta vegana kkk) e outro tinha uma vida super desorganizada. Seu vídeo me agregou muito! Apesar desses pontos, eu gostei muito de ter acompanhado a série. Me deu um super nojo de salmão, provavelmente é algo que não vou consumir mais kkkkk.
@leomatsui
@leomatsui 11 ай бұрын
Faz mais vídeos analisando esse tipo de série, é interessante mesmo pra quem não viu 👍👍👍👏👏👏
@andersonoliveira86
@andersonoliveira86 11 ай бұрын
A cada dia que passa me torno mais fã desse canal e de toda a equipe que compõe ele. Parabéns por apresentarem o ponto de vista científico sem viés ideológico, coisa cada vez mais rara na atualidade.
@brunologhard
@brunologhard 11 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo, faz depois uma análise da série Dieta de Gladiadores da Netflix, que acabou Influenciando muitos atletas.
@silviorosaneves4051
@silviorosaneves4051 10 ай бұрын
Gostei da ideia de fazer algo sobre a série império da dor 👏🤝
@manuelafs
@manuelafs 11 ай бұрын
Parabéns pelo conteúdo, não assisti a séria mas fiquei com vontade de conferir! Tem um outro documentário sobre veganismo x alta performance, chamado "A dieta dos gladiadores". Seria legal fazer um vídeo nesse sentido sobre ele.
@elizeujjunior906
@elizeujjunior906 11 ай бұрын
Resumindo: tentaram passar um ar de benefícios cientificamente comprovados em favor do veganismo e no fim o que vemos é uma manipulação disfarçada de ciência! Muito boas suas analises!
@thiagorentz9827
@thiagorentz9827 4 ай бұрын
Dieta vegana e vegetariana continuam sendo a melhor opção 🤷🏻‍♂️
@merisbp
@merisbp 11 ай бұрын
Faz um vídeo sobre a série O Império da Dor. Ela é excelente e teus comentários, certeiros
@alexandrebustos4289
@alexandrebustos4289 10 ай бұрын
Ótimo vídeo! Já tirei a série da minha lista pra assistir. Obrigado.
@NickyAspey
@NickyAspey 10 ай бұрын
isso, acredita cegamente no youtuber defensor da carne hahaha
@renatodeholandabessaneto8075
@renatodeholandabessaneto8075 11 ай бұрын
Ainda bem que você postou esse vídeo, pensei que era implicância minha em achar a série enviesada.
@RafaelaMarschall
@RafaelaMarschall 11 ай бұрын
amei esse tipo de vídeo! ajuda a gente a compreender os problemas do estudo com exemplos bem práticos.
@joaotamborindeguy
@joaotamborindeguy 5 ай бұрын
adorei por favor continue a série faz um vídeo sobre alguma série documental
@victorvignatti3076
@victorvignatti3076 11 ай бұрын
Assisti a série e achei que foi patrocinada por quem quer fazer crer que a dieta vegana é a melhor coisa que existe, pq realmente não falam nada dos problemas desse tipo de dieta, e ainda deixam dúvidas quanto à idoneidade do estudo. É muito facil perceber que a alteração dos resultados não decorreu apenas da alimentação, pois a maior parte das pessoas nunca tinha visto uma academia!, logo, quem garante que a melhora dos resultados não foi exclusivamente os exercícios? Enfim, ótimo vídeo! Parabéns!
@normand_66
@normand_66 11 ай бұрын
Quais são os problemas do tipo de dieta vegana?
@victorvignatti3076
@victorvignatti3076 11 ай бұрын
@@normand_66 assista ao vídeo que ali já tem algumas informações.
@ivanfreire
@ivanfreire 11 ай бұрын
Exercícios os dois grupos fizeram... Um deles respondeu melhor. Vc pode hipotetizar alguma conspiração, mas seria interessante trazer alguma evidência. Por outro lado, o suposto contraponto que o canal trouxe num estudo de longevidade foi totalmente deturpado. Pra começar, trata-se de um estudo isolado (com base de dados de só dois estudos anteriores - ignorando tudo o que já foi feito além disso). Além disso, eu li o estudo (aparentemente eles não), que não trata de veganismo. Simplesmente, não tem um grupo vegano (foram colocados no mesmo grupo dos vegetarianos - é só LER o estudo) Em resumo: o canal de "ciência" tentou rebater um estudo sobre veganismo com um estudo isolado que NEM SEQUER estudou veganismo
@victorvignatti3076
@victorvignatti3076 11 ай бұрын
@@ivanfreire não sei se vc assistiu a série. Eu assisti. Se vc assistiu, viu lá que fizeram críticas ao sistema de engorda dos porcos, aves e carnes. Isso para mim não tem qualquer relação com a proposta do estudo, que era de mostrar que a diferença na alimentação podia trazer benefícios nos resultados dos exames. Isso, por si só, já mostra que a série é tendenciosa (para não dizer outra coisa). Quanto aos exercícios, também fogem ao tema, pois se o objetivo era mostrar a diferença de resultados de exames em razão da mudança alimentar, então era apenas a alimentação que deveria ter mudado na vida das pessoas, e mais nada! A partir do momento que os indivíduos passam a fazer exercícios que nunca fizeram antes, é óbvio que haverá melhora nos resultados dos exames, o que nos impede de saber o quão significativa foi a mudança alimentar, se é que foi significativa. Isso é um indicativo de que esse estudo da série não traz conclusão alguma sobre o tema. Particularmente achei que a ideia do estudo de utilizar irmãos gêmeos foi muito boa, porém a execução foi horrível, pura perda de tempo, pq não dá pra concluir nada...
@ivanfreire
@ivanfreire 11 ай бұрын
@@victorvignatti3076 - Parceiro, eu não vi a série. Eu estou debatendo seu comentãrio mesmo. Vc agora colocou: "Quanto aos exercícios, também fogem ao tema, pois se o objetivo era mostrar a diferença de resultados de exames em razão da mudança alimentar, então era apenas a alimentação que deveria ter mudado na vida das pessoas, e mais nada!" Na verdade, sua colocação está errada. Se a tese deles é que a dieta vegana responde melhor aos exercícios, não faz sentido inserir somente a dieta (é necessário o exercício). Vc quer testar SÓ a dieta. Isso é válido. Eles testaram a dieta mais exercícios, isso é igualmente válido. Claro que se os exercícios não foram os mesmos, isso retira bastante o valor do estudo, mas pelo que o vídeo apresentou, essa hipótese é puramente especulativa, somente pelo fato de que o instrutor era vegano. Será que eles se questionariam o mesmo (e especulariam fraude) se o instrutor fosse onívoro? Nunca fazem, né?
@rosalvorosa5798
@rosalvorosa5798 11 ай бұрын
Eu apoio tudo que você decidir fazer aqui no canal!!! Faça análise de séries e filmes e continue também com o mesmo perfil do canal.
@wildferreira
@wildferreira 11 ай бұрын
Eu sou Veganista Naturalista desde muito novo - na verdade o meu processo de mudança começou desde muito pequeno, mesmo não tendo nenhuma referência na família e muito menos na mídia - não se falava de "veganismo" nos anos 80. Hoje Eu percebo que Veganismo tem uma ideia: deixar de comer carne e alimentos de origem animal. A priori a idéia seja essa, contudo, Eu acho super ERRADO simplificar o VEGANISMO como uma atitude de deixar de comer X ou Y. - Açúcar não é de origem animal - é bom para saúde? Para o corpo? - Refrigerantes, bebidas alcoólicas, suco de caixinha não são de origem animal, é bom para saúde? - Ultra processados é bom para saúde? Ou seja gente, não basta somente deixar de comer carne e alimentos de origem animal - cadê os nutrientes benéficos para seu corpo, para o intestino? Resumindo: deixar de comer algo e substituir por "alimentos" que não trazem NENHUM benefício para o corpo é simplesmente uma ilusão do ponto de vista para nós Seres Humanos. Óbvio que qualquer atitude em pró dos animais, qualquer luta anti especismo é válido SIM - Eu faço parte disso minha vida inteira, animais não são subordinados aos prazeres do Ser Humano, mas não se enganem, nem tudo que tem no rótulo a palavra VEGAN é saudável para o corpo.
@davimorgado4023
@davimorgado4023 11 ай бұрын
Tive uma namorada vegana fervorosa. Tomava muito suco de caixinha, comia bolacha industrializada e almoçava doces de origem não animal. Pesava 75 quilos com 1,65.
@cafezin8450
@cafezin8450 11 ай бұрын
Sou onivoro porem acho a causa vegetariana bem inteligente agr veganismo é idiotice
@wildferreira
@wildferreira 11 ай бұрын
@@MisterSenhor Pode até ter - sim sim, pode ter exploração, não somente animal como exploração humana - e por causa disso vou lançar o fod@-se?!?! Não sou militante, até porque muitos não tem nem autonomia sobre o seu prato, ou seja, COME O QUE TEM. Muitos passam fome. Eu tenho consciência política com causas, não sou de mimimi... CONTUDO, Eu entendi profundamente o seu questionamento e acho válido todo tipo de análise sobre uma temática.
@wildferreira
@wildferreira 11 ай бұрын
@@davimorgado4023 é Exatamente nesse ponto que eu fiz a minha análise. É sobre isso mesmo.
@wildferreira
@wildferreira 11 ай бұрын
@@cafezin8450 tem uma análise aí - é sempre válido questionamentos.
@franciscofilho2481
@franciscofilho2481 11 ай бұрын
Apoio essa seria de análises, como sugestão peço que análise a série da Netflix “Como chegar aos 100 anos“ ou algo parecido. Parabéns e obrigado!
@ProfViniciusAlves
@ProfViniciusAlves 11 ай бұрын
Não assisti a série, mas gostei do seu ponto de vista e da forma como apresentou pela ótica da ciência
@andersoncarvalho7709
@andersoncarvalho7709 11 ай бұрын
Conteúdo excelente! Questionar esses documentários eu acho super válido. Não necessariamente pra tirar o crédito, mas sim pra levantar o debate. Documentários sempre carregam um viés e talvez até desinformação, o papel de quem pode nos trazer isso deve ser valorizado!
@normand_66
@normand_66 11 ай бұрын
Esses documentários são comerciais, só servem para entendimento
@peresrafaelperes
@peresrafaelperes 11 ай бұрын
Falar que veganismo não da cálcio o suficiente também esta errado. Existem ótimas maneiras de conseguir cálcio sendo vegano
@tfantoni
@tfantoni 11 ай бұрын
não vi a série, mas eu já assisti "dieta dos gladiadores", com a mesma premissa de promover o veganismo, e depois soube da série de problemas que esse (e outros documentários do tipo) possuem. vi críticas contundentes inclusive de veganos e concordo muito que: não é (não deveria ser) necessário distorcer ou inventar informações pra defender uma causa. motivos bem embasados e razoáveis, a gente já tem. e sua crítica geral desse dieta dos gêmeos também é bastante pertinente. como sempre, ótimo vídeo!
@normand_66
@normand_66 11 ай бұрын
A maioria dos documentários são patrocinados 😂
@kiara6237
@kiara6237 11 ай бұрын
não vale à pena assistir esses documentários, um monte de viés e informações que omitem de propósito.
@normand_66
@normand_66 11 ай бұрын
@@kiara6237 eu assisto porque tem produtos e marcas bem legais que patrocinam.
@marialucianagomes209
@marialucianagomes209 11 ай бұрын
Exato! Acho um desserviço. Mas se nós persarmos que têm surgido indústrias interessadas em vender ultraprocessados veganos, vamos ver que o problema está no mesmo lugar de sempre...
@renatoglopes
@renatoglopes 10 ай бұрын
Documentários (e pesquisas) não veganos tbm têm vieses e patrocínios.
@joicileneacciari6938
@joicileneacciari6938 10 ай бұрын
Não assisti a série, mas adorei a sua análise, realmente omitir a falta das vitaminas de origem animal sem orientações de suplementos é uma falha.
@lostgianini
@lostgianini 11 ай бұрын
Uma sugestão na mesma linha, estudos sobre ruído branco pra fazer bebês dormirem. Da minha pesquisa, tem pouquíssimos estudos e com amostra muito baixa. Um tinha 12 bebês. E tem bastante gente aderindo à esse método.
@elanefabricio328
@elanefabricio328 11 ай бұрын
Está na minha lista, mas nem vou perder tempo assistindo. Obrigada pelo alerta😍
@carol_7990
@carol_7990 11 ай бұрын
Pra mim, desde o primeiro episódio a serie pareceu mais uma propaganda do movimento vegano do que uma pesquisa mesmo kkkk
@Mberdu77
@Mberdu77 11 ай бұрын
Sou vegano e concordo contigo. Pesquisa muito tendenciosa. 😅
@MATTHEUSZ
@MATTHEUSZ 11 ай бұрын
Literalmente isso kkkk
@clarissasmatos4796
@clarissasmatos4796 11 ай бұрын
Exatamente! Totalmente enviesado
@YuriRosas_
@YuriRosas_ 11 ай бұрын
Propaganda enviesada vestida de ciência é um câncer na sociedade. Vide espiritismo.
@gisellesantos6927
@gisellesantos6927 11 ай бұрын
Siiiiim. Sou vegetariana e achei isso TB.
@thecefreitas9052
@thecefreitas9052 11 ай бұрын
Adorei o quadro. Me evita perder um tempão assistindo e de quebra já pego a visão científica.
@c.9405
@c.9405 11 ай бұрын
Acho que set vegano ou vegetariano seria mais em prol dos animais que sofrem e passam pelo abate, e demonstram medo entre outras emoções.
@normand_66
@normand_66 11 ай бұрын
Assim como o meio ambiente também, já que um gado come mais vegetais que um ser humano comeria e não gera a mesma quantidade de alimento.
@LNVACVAC
@LNVACVAC 4 ай бұрын
O sofrimento dos animais na natureza é muito maior.
@rodolfogomes1309
@rodolfogomes1309 10 ай бұрын
Um dos melhores canais desta plataforma. Parabéns pelo trabalho de vocês 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@Simbuera
@Simbuera 11 ай бұрын
Lucas Zanandréz e equipe do Olá, Ciência, vocês são mais transparentes que um cristal, mais certeiros que uma flecha no alvo, mais necessários que oxigênio nesse mundo com tanta informação superficial, polarizada e enviesada. Parabéns pelo trabalho de excelência de vocês! 👏🏼👏🏼👏🏼🤩📝💪🏼
@joaopandit7334
@joaopandit7334 11 ай бұрын
Com todo respeito ao canal, sugiro aos seguidores que pensam em trilhar o caminho do Veganismo (que não tem a ver só com dieta), que procurem cientistas, médicos ou nutricionistas veganos/as (há vários por aí, o meu médico mesmo é nutrólogo e vegano). O viés desse canal, como já ficou claro em outros vídeos, é o oposto. Por exemplo, é bastante óbvio que adultos não precisam de leite, principalmente de outras espécies. O próprio gado é suplementado com B-12, dado não mencionado no vídeo. Aí fica difícil de defeder...
@gaspartv9572
@gaspartv9572 11 ай бұрын
Realmente eu assisti a série e fiquei impressionado, mas vendo seu vídeo percebi que realmente fui influenciado e deixei de lado os princípios da pesquisa. Muito bom. Assisti também a série império da Dor. Acho que vale sim um vídeo. Estou começando também a série "Como viver até os 100..." Acho que é outra que vocês podem comentar. Parabéns sobre o trabalho.
@joseanequeiroz6258
@joseanequeiroz6258 11 ай бұрын
Eu assiti e fiquei incomodada como estudo foi conduzido, que bom que não foi só eu😂😂.Continue fazendo vídeos assim. Tem um documentário Dieta dos gladiadores, faça sobre este também!
@rosaneconti7686
@rosaneconti7686 11 ай бұрын
Minha amiga me indicou essa série semana passada, ainda bem que tô vendo seu vídeo. Passando pra ela este vídeo
@DehAlmeida
@DehAlmeida 11 ай бұрын
Adorei esse vídeo. É o tipo de análise que espero de um canal sério.
@JenifferFelicio
@JenifferFelicio 11 ай бұрын
Muito bom, sou fã e acompanho o canal. Essa pauta de trazer e comentar sobre documentários desse tipo nos faz abrir os olhos e ter uma perspectiva verdadeira, pautada na ciência como acampamos nesse canal. Na série eles se pautam também naquele documentário... "Dieta dos Gladiadores" comenta pra gnt sobre o que você e a Marina pensam....
@evertonqueiroz3172
@evertonqueiroz3172 11 ай бұрын
Um dos melhores canais de ciência no Brasil, obrigado pelo seu empenho nesse trabalho tão importante.
@cantareproducoes3774
@cantareproducoes3774 11 ай бұрын
Bom se a série tem vieses pode até ser, mas sei que depois que me tornei vegano o percentual de gordura no meu corpo diminuiu muito, juntei isso com exercícios físicos e aumentei a quantidade de calorias e proteínas que eu comia, e consequentemente tive um excelente ganho de massa muscular, e eu tinha feito exames antes de me tornar vegano e 1 ano depois, então consegui comparar bem, faço as suplementaçoes de B12 tudo certinho e pra mim foi uma das melhores escolhas que fiz, pois além de saudável me sinto grato em cada refeição por saber que não contribuo com os maus tratos dos animais, pois bois e vacas são animais que nem cachorros e gatos, e nem venham dizer q não existe maus tratos...
@Mento-mz2kz
@Mento-mz2kz 11 ай бұрын
Também me tornei vegano e meus exames melhoram muito, mas mesmo antes de fazer os exames eu já me sentia muito melhor
@normand_66
@normand_66 11 ай бұрын
Claro, porque o nivel de gordura é muito mais controlado
@Osorio-EET12
@Osorio-EET12 11 ай бұрын
São poucas empresas que fazem isso aí doídão
@Talula23872
@Talula23872 11 ай бұрын
Se eu não me engano, eles foram sim submetidos a vários testes antes e depois, como a bioimpedância, médicos, sangue..enfim, daí então iniciaram os estudos. Eu só achei ruim que não ficaram em um ambiente controlado , pois não deu pra controlar o que comeram em casa e nem q intensidade de atividade física de cada um. Mas a dieta partiu sim de um estudo prévio de condição física, como qualquer pessoa que quer começar uma dieta.
@SrRaposo-xo8zj
@SrRaposo-xo8zj 11 ай бұрын
Cara, vou falar A MINHA EXPERIÊNCIA. EU sou onívoro. Como carne e gosto. Sei dos problemas ''éticos'' que isso implica porém acho que essa é uma solução que irá vir através da tecnologia, no futuro. Agora EU fiquei 3 meses sem comer nada de origem animal. Apenas arroz, feijão, macarrão, frutas muitas verduras. E o que EU senti foi que meu coco ficou melhor, minha pele e cabelo também. E muito melhor. O sono melhorou também mas não tanto quanto os outros pontos. Só fiz para testar e realmente senti uma melhora nesses pontos. Não sei o q aconteceria se fizesse mais tempo e melhor planejado. Ainda assim hoje tenho uma alimentação saudável porém com carne, estou feliz e espero que no futuro tenhamos opções ''carnívoras'' que não impliquem em ter que matar os bichinhos (como carne laboratorial). Vlw pelo vídeo um grande abraço!
@ivanfreire
@ivanfreire 11 ай бұрын
Obrigado pelo relato. É um pouco complicado aderir ao vegetarianismo na louca, mas como no seu caso foi por um período muito curto, nenhum problema. Caso vc pretenda aderir definitivamente, aconselho que faça suplementação no mínimo de B12 e varie muito mais a alimentação (inclua castanhas). Carne laboratorial ainda está engatinhando, mas existem produtos veganos bem parecidos com os originais. Vc conhece a linha "Futuro"? O atum do futuro é idêntico ao original. Essa é bem fácil de encontrar. Existem também salsichas, que embora não sejam exatamente saudáveis, são muito menos "tranqueira" que a original. São deliciosas e muito mais digestivas. Se vc quiser experimentar, já pode substituir um alimento ou outro e isso vai ser bom pra vc, mesmo que continue comendo carne. Quanto menor o consumo de carne, menor o risco de câncer e doenças cardiovasculares
@ursotedio
@ursotedio 11 ай бұрын
​@@ivanfreire essa linha do "futuro" é alimento ultraprocessado, não é boa não para a saúde. Cheio de adirivos e conservantes. O ideal é fazer em casa, usar soja, lentilhas grãos de bico, etc.
@ivanfreire
@ivanfreire 11 ай бұрын
@@ursotedio Sim, sim. Minha colocação foi em termos de sabor. O rapaz aparenta ter interesse na dieta vegetariana, mas gosta do sabor. A linha do Futuro tem alimentos mais tranqueira e outros um pouco melhores. De qualquer forma, é uma opção prática e saborosa. Mas tua ressalva é muito importante, sim
@vitoriaverum5902
@vitoriaverum5902 11 ай бұрын
Nossa, pra mim foi diferente. Eu fiquei duas semanas com uma alimentação vegana (e bem variada) e tive uma diarréia horrível. Assim que voltei a comer carne ela parou. Foi terrível!
@ivanfreire
@ivanfreire 11 ай бұрын
@@vitoriaverum5902 Eita! Diarreia é a primeira vez... Bem possível que tenha sido algum alimento estragado ou sem a higiene necessária
@PedroPaulo-ih1vz
@PedroPaulo-ih1vz 11 ай бұрын
Não assisti a série mas parabéns pela crítica e o alerta, ajudou a combater o formações errôneas e indutórias.
@guiximenes
@guiximenes 11 ай бұрын
Por mim esse vídeo já resumiu muito bem a série vou investir meu tempo em outra coisa. Valeu, Olá, Ciência! 🙌🙌
@lillianoi
@lillianoi 10 ай бұрын
Que video excelente! Parabéns pela análise responsável. Comecei a ver a série e achei a pesquisa extremamente enviesada e com um método científico cheio de controvérsias. Podia fazer também um review do documentário “seaspiracy”, que na minha opinião tem a mesma problemática. Embora as denúncias à pesca industrial sejam sérias e alarmantes, a alternativa apresentada pelo filme é alimentação substituta à carne ou peixe feita em laboratório e ultraprocessados à base de plantas e grãos como a soja. Que absurdo.
@braytnerferreiralages8561
@braytnerferreiralages8561 11 ай бұрын
Além da questão ética e ambiental, o homem explorar os animais como se tivessem direito de fazer isso.
@ronaldalcantara7680
@ronaldalcantara7680 11 ай бұрын
Toda sociedade que coloca animais acima dos seres humanos colapsou
@braytnerferreiralages8561
@braytnerferreiralages8561 11 ай бұрын
@@ronaldalcantara7680 tirou isso de onde? Eu disse que era para colocar os animais acima da sociedade? Quando os animais ficaram acima da sociedade? Falha é a sociedade que sempre explorou os animais e ainda assim é péssima. Gostaria de ser explorado? O que lhe dá o direito de explorar os animais?
@carolinaborges115
@carolinaborges115 10 ай бұрын
Ótima a ideia de criar um quadro de análise de documentários assim!
@meiremendonca4534
@meiremendonca4534 11 ай бұрын
Durante o período que fiquei com alimentação vegana, eu perdi 32 kg +- e meus níveis no hemograma melhoraram bastante, porém, com a pandemia eu recai nos derivados de leite e engordei tudo de novo. Agora estou retomando a alimentação vegana e já me sinto bem melhor
@danielcosta2544
@danielcosta2544 5 ай бұрын
Eu amei, e super apoio l quadro de Review de série, filme ou documentário
@AlexandreAntonioCFaria
@AlexandreAntonioCFaria 11 ай бұрын
Vegano não tem objetivo de ser mais saudável, mas de defender os animais
@mararodrigues1334
@mararodrigues1334 11 ай бұрын
Isso mesmo!
@ruy666666
@ruy666666 11 ай бұрын
Ta faltando falar isso para maioria dos veganos, pois sempre vem falando que o veganismo é natural do ser humano é mais saudável.
@lesyarosa8091
@lesyarosa8091 11 ай бұрын
Sim, entende -se que uma parte não tem qualquer objetivo de ser saudável, ou seja, não defendem a vida do próprio animal que são. Mas há vários ponto que ficam por entender, por exemplo, as galinhas das quintas, com uma bela vida em liberdade e bem alimentadas, precisam ser defendidas de quê? Eu só como ovos orgânicos, conheço as galinhas, se ninguém comer ovos deixa de haver galinhas nas quintas, nem chegam a nascer. Nunca ouvi dizer que comer os ovos que estão postos magoe as galinhas. Uma coisa é lutar contra a exploração dos animais, outra é acabar com os que vivem bem. Ainda mais, o ovo é um alimento precioso, e permitiria enriquecer um regime já tão saturado de antinutrientes como o vegano.
@fabiomega11
@fabiomega11 11 ай бұрын
Só que tem um grande problema no uso dos agrotóxicos no cultivo dos vegetais e frutas.
@pliniobarra
@pliniobarra 11 ай бұрын
Não vejo vegano defendendo a multidão de animais que são mortos pra manter as plantações livres deles.
@dirinhasilvia5760
@dirinhasilvia5760 10 ай бұрын
Sem dúvidas, VOCÊ É o que VOCÊ come !..Amei o documentário.
@hajqjqinwa4932jasnwjja
@hajqjqinwa4932jasnwjja 11 ай бұрын
O que eu acho que vale a pena é SER VEGANO. Não achei certo o seu ponto no final sobre a falta das substâncias do leite fazer falta para o organismo, por que essa frase me parece muito anti-vegana. Seria bom ressaltar que estamos em 2024, a dieta vegana é diversa, substitutos do leite são diversos. Espero que seja feito um estudo mais confiável que prove realmente que o veganismo deixa o nosso organismo mais saudável. E acho que ser vegano não deveria ser apenas sobre ser mais saudável ou não. É sobre o nosso futuro, o futuro do planeta, o futuro do meio ambiente consequentemente o futuro da nossa espécie também. Enquanto o mundo ser onívoro/carnívoro não existe nenhuma esperança de futuro pra nossa humanidade
@Limãozin7179
@Limãozin7179 11 ай бұрын
Por mais pessoas que nem você Lucas. Você é muito necessário a humanidade. Gratidão!!! ❤
@maiconpandolfo
@maiconpandolfo 11 ай бұрын
Apoio totalmente a série sobre as séries!!
@juniaizabel2000
@juniaizabel2000 11 ай бұрын
Olá! Sou vegana há 12 anos e tb percebi as questões que vc levantou. Esse tipo de estudo mais atrapalha do que ajuda o Veganismo que, por sinal, não tem nada a ver com dieta ou atividade física de humanos. O Veganismo apenas busca cuidar, proteger e salvar animais. Grata pelo vídeo. 💚
@kellykelda
@kellykelda 11 ай бұрын
9:35 Série: Indústria da Cura
@FerChoMeDiiNa
@FerChoMeDiiNa 3 ай бұрын
Realmente gostei da objetividade ussada nesse video. Ao inicio eu pensei « Tenho que assisti-lo ». Porém, quando você começou a explicar as possíveis alterações e manipulações que o resultados pudideram ter tido, decidi melhor não perder meu tempo. Por favor faça mais videos tipo a serie « what the health »
@crisantoniadis
@crisantoniadis 11 ай бұрын
Que bom assistir seu vídeo e perceber que eu não estava errada em ficar incomodada com o explícito viés do estudo e da série. Obrigada
@0102MOA
@0102MOA 10 ай бұрын
Oque mais me incomodou na serie foi a " dieta saudável" quem definiu o grau de saudavel de uma dieta em relação a outra. Logo no começo da dieta ja vemos a entrega de produtos congelados, vamos combinar, nâo é uma pratica muito vegana. Ainda fica a duvida quais os fatores de comparação mais justos, são tantos fatores em uma dieta individual, como definir a equidade entre as diferenças, poderia o vegano ter recebido diversidade nutricional superior ou inferior, ao comumente necessário, para o metabolismo em analise, poderia o carnivoro ficar insatisfeito, ou satisfeito com a quantidade e qualidade de nutrientes ofertado para alem da proteina, qual a qualidade da proteina, equilibrado para um americano pode ser nada equilibrado para um japones, bem complicado. Em outras palavras: este estudo passa longe do ideal, mas a serie é interessante.
@Fabiana-vf3is
@Fabiana-vf3is 11 ай бұрын
O seriado é bom mesmo com essas falhas. Tem muita informação importante sobre a indústria alimentícia atual. Mas fica bem clara a limitação do estudo desde o começo. Seja pelo baixissimo controle de variáveis ou o curto período do estudo. Em nenhum momento foi falado se os resultados foram estatisticamente significativos. Dificil acreditar que um estudo desse vem de uma universidade tão renomda. Acho que o estudo foi um chamariz para divulgar a crueldade e destruição ambiental no consumo de proteína animal. E como vegana, acho que nisso ele é muito efetivo e informativo.
@normand_66
@normand_66 11 ай бұрын
A maioria dos documentários mistura informação com besteira e etc, só para fins comerciais.
@Mary-ps3fc
@Mary-ps3fc 11 ай бұрын
@@normand_66 E também não mostram o outro lado. Infelizmente, no mundo de hoje nem ser vegano ajuda o meio ambiente. Fui fazer um trabalho sobre a fome no mundo e acabei pesquisando sobre agricultura (é algo que considero mais barato e tem muito desperdício, então foi bem útil no trabalho) e o fato é: se é uma indústria, vai estar prejudicando. Só para criar os agrotóxicos já é um problema, mas aí ainda tem sua utilização, tem os hectares que precisam devastar, a cultura extensiva degrada o solo, utilizam muita água, etc. "Ah, mas é só não usar agrotóxicos", infelizmente é algo meio inviável porque é difícil controlar pragas em plantas (experiência própria, única diferença é que minha horta é pequena, então posso usar meios naturais de combater), principalmente em larga escala. E mesmo se conseguissem, ainda não vão usar menos água e o solo ainda ficará gasto. Então é uma luta que não vai mudar nada, mesmo pessoas que amam fazendas matam suas criações para comer (geralmente pegando os mais bravos, os mansos eles cuidam e não tem quem encoste), então não é necessariamente falta de empatia.
@Fabiana-vf3is
@Fabiana-vf3is 11 ай бұрын
@@Mary-ps3fc Mas acho que faltou dados importantes na sua pesquisa. O uso da água é um deles, pois a quantidade de água utilizada para produzir 1g de proteína animal é muito, mas muito maior do que a utilizada para produzir 1g de proteína vegetal. E faltou a informação mais relevante de todas: grande parte da produção agrícola atual é utilizada para alimentar gado, porco e galinha. Pra onde vc acha que vão essas milhões toneladas de soja e milho que o Brasil produz? Pra fazer tofu e fubá? É tudo pra alimentar gado e porco. Se o povo parar de alimentar gado e porco e passar a comer a soja e o milho, teremos uma revolução ambiental e social. Negar que o veganismo favorece o meio ambiente é falácia da indústria da carne.
@Mary-ps3fc
@Mary-ps3fc 11 ай бұрын
@@Fabiana-vf3is Não disse que não contribui, apenas disse que existem outros fatores a serem levados em conta e nada que façamos realmente melhorará algo, no máximo retardaria. Perdão se pareceu isso, mas eu realmente só estava pontuando algumas coisas que são necessárias repensar (principalmente o destino desses animais, que é o que mais intriga. Você que parece fazer parte da causa, pode me dizer qual seria o destino deles? Novamente, não é querendo causar intriga, estou apenas curiosa)
@Fabiana-vf3is
@Fabiana-vf3is 11 ай бұрын
@@Mary-ps3fc A diminuição da produção animal iria diminuir aos poucos. Não é soltar os animais de volta pra Natureza do nada e bruscamente. O consumo teria que diminuir, a produção iria acompanhar e a reprodução artificial/estimulada pararia com o passar do tempo. Algo paulatino.
@carcaracangaceiro6657
@carcaracangaceiro6657 11 ай бұрын
Muito bem feita a tua análise a respeito do estudo que fundamentou a série em questão. Como sempre o Olá, Ciência contribui com a sociedade. Obrigado, Lucas!! 👏👏👏👏
@angelrainha9483
@angelrainha9483 11 ай бұрын
Não, descordo, a questão do cálcio não tem nada a ver com leite.. o cálcio você encontra facilmente nas folhas verdes escuras, já a B12 precisa suplementar mesmo.
@renatoglopes
@renatoglopes 10 ай бұрын
Inclusive não veganos têm precisado
@hurtstosmile
@hurtstosmile 6 ай бұрын
Sim!
@wmrson
@wmrson 11 ай бұрын
Faz um vídeo sobre a planta Crajiru, popularmente conhecida como Pariri! Ela é muito famosa por ajudar pacientes com câncer, anemias, hemorragias, etc; Queria saber se ela ajuda no tratamento da dengue, já que tem propriedade coagulante.
@PlanesAndGames732
@PlanesAndGames732 11 ай бұрын
Espero ver o Lucreisson participando mais nos vídeos!
@analiceresendeafonso539
@analiceresendeafonso539 11 ай бұрын
Lucas não tenham dúvidas do conteúdo de vocês. A qualidade é excelente. De qualidade superior .
@biancaraspes
@biancaraspes 11 ай бұрын
faz um vídeo sobre essa questão do queijo ser viciante por favor (não sei se já comentou em algum vídeo)
@tsz5868
@tsz5868 11 ай бұрын
É tem uma "boca" de queijo na quebrada aqui😅😅😅😅
@Psitacose
@Psitacose 11 ай бұрын
Queijo não vicia, ninguém vende a geladeira pra comprar queijo
@Psitacose
@Psitacose 11 ай бұрын
Ele fez um vídeo sobre açúcar ser viciante, acho que é a mesma proposta do queijo kzbin.info/www/bejne/j3STi5Kjnt2fmNEsi=Z_ZPWSQzvtRlKTzE
@giuliacst
@giuliacst 10 ай бұрын
Excelente análise! Continue fazendo vídeos comentando séries / documentários / filmes assim
@giuliacst
@giuliacst 10 ай бұрын
Faça um vídeo sobre Império da Dor pfvv
@ivaniaiung6263
@ivaniaiung6263 11 ай бұрын
Até agora eu não vi nenhum vegano hipertenso, diabético e cardíaco !!! Se alguém viu me relate 🤔sou vegana e só tenho uma coisa a dizer eu sou perfeita meu corpo é perfeito !!!! Ajudo a salvar os animais, o planeta e de bônus ganho muita saúde e vitalidade 🍀Govegan 🌱
@gabriela6584
@gabriela6584 6 ай бұрын
Nossa, eu já vi muitos veganos e vegetarianos mudarem de dieta por problema de saúde... e eram pessoas que tinham uma alimentação saudavel, não gente que vivia de pao e batatinha
@Sheilafilosofiamusic
@Sheilafilosofiamusic 11 ай бұрын
Acho que essa série é de grande utilidade pública. Primeiro porque discute, no fundo, o que é o fazer científico, segundo porque o povo precisa começar a diferenciar o que é discurso científico do que é ficção patrocinada pelas indústrias. Valeu!
@nicolasesteves9407
@nicolasesteves9407 11 ай бұрын
Oi. Não sei se você já fez um vídeo, mas por favor, poderia falar sobre a série disponível na Netflix: What the Health? Obrigado.
@Ferfoncosta
@Ferfoncosta 11 ай бұрын
Excelente, finalmente um canal que posso recomendar para meus pacientes, gostaria de agradecer o trabalho de utilidade pública que vocês prestam
@giovaniviniciusdeoliveira
@giovaniviniciusdeoliveira 11 ай бұрын
Lamento, mas comer alimentos de origem animal é insustentável a longo prazo, e os efeitos disso já estão sendo observados hoje. Qualquer esforço pra mudar esse cenário deveria ser considerado e levado a sério.
@madeinrockchannel
@madeinrockchannel 4 ай бұрын
Seus videos são excelentes! Muito obrigado pelo conteúdo de altíssima qualidade. ❤
@gleiceanny5682
@gleiceanny5682 11 ай бұрын
Assisti a série e pensei o mesmo sobre essa parada de gêmeos serem perfeito para os estudo... não achei muito boa não, na Netflix tem outras q mostram os dois lados de forma mais acertiva.
@catialobato185
@catialobato185 11 ай бұрын
Parabéns pelo excelente trabalho. Que conteúdo esclarecedor!
@biancarcsouza
@biancarcsouza 11 ай бұрын
Eu já ouvi ao contrário sobre leite, que não é nada saudável. Tem algum vídeo aqui que fale o que a ciência fala sobre tomar leite ou não? Entendo TB que os leites atuais nem leite mais são 😅
@olaciencia
@olaciencia 11 ай бұрын
Tem, digita “ser humano leite ola ciencia”
@largato12345
@largato12345 11 ай бұрын
Excelente vídeo! Muito boa a explicaçao dos vieses e dos problemas dos controles que prejudicam a qualidade dos estudos
@raquelrloureiro
@raquelrloureiro 11 ай бұрын
Me tornei vegana faz um ano por conta de minha saúde estar muito debilitada. (7 cirurgias cerebrais sem solução) Sarei? Não. Porém meus exames de sangue e imagem hoje estão perfeitos, minha disposição melhorou infinitamente, perdi peso por tabela, e minha recuperação está caminhando a degraus bem maiores. Tenho hoje muito mais esperança de solução de minha questão. Tive inicialmente autorização de meus especialistas para entrar no veganismo e sou totalmente amparada por uma nutróloga que acompanha minhas reposições vitamínicas de maneira super adequada. Nem é sempre que necessito repor a B12. Quando o exame baixa o nivel de B12 a reposição é retomada. Estou 100% feliz com esta nova alimentação e estou saudável, além de ter refletido na consciência da causa animal.🥹🥲🙏🏼🐮🐷🐔🐟
@allexsouza8207
@allexsouza8207 11 ай бұрын
Ou seja, não vale a pena perder tempo com uma série documentário que vai omitir/mentir e manipular os dados, é tempo jogado no lixo.
@Nando.correia
@Nando.correia 11 ай бұрын
Sim! Além de abrir brecha para desmerecer ainda mais quem opta por seguir uma alimentação vegana
@normand_66
@normand_66 11 ай бұрын
Qualquer documentário é assim, pois é um programa de TV.
@bocadeouro2023
@bocadeouro2023 10 ай бұрын
Excelente vídeo 👏👏👏
@priscilagomes_gps
@priscilagomes_gps 11 ай бұрын
Achei top o que vc disse, amo o seu canal ❤❤❤
@camiladacunhasilva966
@camiladacunhasilva966 11 ай бұрын
O problema não é comer carne, o problema é que geralmente as pessoas que comem carne na sua dieta, não se preocupam tanto com o resta da alimentação, geralmente comem mais açúcares e processados e embutidos, ou seja, não é a carne em específico que prejudica a saúde, mas a dieta como um todo, fora práticas de exercícios físicos, saude mental, stress. São muitos fatores que influenciam a saúde como um todo. Pra mim não cola dizer que quem come carne é menos saudável, pelo consumo de carne.
5 MITOS POLÊMICOS sobre NUTRIÇÃO DESMASCARADOS
12:10
Olá, Ciência!
Рет қаралды 336 М.
O ALIMENTO que REALMENTE SUBSTITUI A CARNE
11:11
Olá, Ciência!
Рет қаралды 247 М.
Сестра обхитрила!
00:17
Victoria Portfolio
Рет қаралды 958 М.
When you have a very capricious child 😂😘👍
00:16
Like Asiya
Рет қаралды 18 МЛН
Mom Hack for Cooking Solo with a Little One! 🍳👶
00:15
5-Minute Crafts HOUSE
Рет қаралды 23 МЛН
POR QUE NÃO FAZ SENTIDO "BEBER COM MODERAÇÃO"
11:04
Olá, Ciência!
Рет қаралды 693 М.
Faz sentido comer CARNE?
12:39
Atila Iamarino
Рет қаралды 567 М.
Qual o tipo de GORDURA mais SAUDÁVEL? #1
17:06
Nunca vi 1 cientista
Рет қаралды 64 М.
O Alimento CONTROVERSO que MATA 57 MIL PESSOAS POR ANO
12:09
Olá, Ciência!
Рет қаралды 1 МЛН
A MELHOR MANEIRA de BEBER ÁGUA que NUNCA TE CONTARAM
10:02
Olá, Ciência!
Рет қаралды 102 М.
Por que VOCÊ NÃO DEVERIA CORTAR O GLÚTEN
8:59
Olá, Ciência!
Рет қаралды 134 М.
Tomar SUCO DE FRUTAS é REALMENTE SAUDÁVEL?
11:54
Olá, Ciência!
Рет қаралды 321 М.
A VERDADE sobre COMER DE 3 EM 3 HORAS
10:09
Olá, Ciência!
Рет қаралды 273 М.
AZEITE ou ÓLEO: Qual é Mais SAUDÁVEL?
12:58
Olá, Ciência!
Рет қаралды 366 М.
Tudo sobre Melatonina - PODCAST Não Ficção
1:15:57
Atila Iamarino
Рет қаралды 58 М.
Сестра обхитрила!
00:17
Victoria Portfolio
Рет қаралды 958 М.