Meus parabéns, meu amigo, é a realidade fidedigna o seu relato.
@elitons.medeiros62815 жыл бұрын
Cara, voce realmente é um gênio! Precisávamos de ter mentes brilhantes e equilibradas numa época de tanta cólera!!!
@josethemio1878 Жыл бұрын
Quanto mais leio as obras de Marx e Engels, mais fascinado fico. Parabéns pelo canal.
@TL-oe7rd5 жыл бұрын
Sensacional! 👏🏻 Tem o domínio da oratória e deixa o vídeo muito fluido. Realmente um prazer em adquirir conhecimento.
@jeanhammill4 жыл бұрын
Em meu bacharelado em Filosofia não tive uma disciplina sequer que trabalhasse Marx. No mestrado em Filosofia, idem: de todas as disciplinas ofertadas no período em que cumpri meus créditos, nenhuma delas foi sobre Marx ou teve Marx como parte do conteúdo. No doutorado não foi diferente: nada sobre Marx. Em nenhuma essas etapas algo sobre Marx ou marxismo foi trabalhado - a não ser que se considere Adorno e Benjamin (estudados durante a disciplina de Estética na graduação) como marxismo.... Hoje pesquiso Marx por minha própria conta. Parabéns pelo canal, Gustavo, e pelo ótimo conteúdo.
@felipevigneron5 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho de desfazer as mentiras que divulgam pelas redes. Sou professor universitário e qualquer sujeito honesto que tenha a mínima vivência em universidade sabe que hegemonia marxista é uma mentira. Sucesso e continue fazendo seus vídeos, acompanho todos
@orientacaomarxista5 жыл бұрын
Muito obrigado Felipe Vigneron.
@marcosrodrigues56845 жыл бұрын
Gustavo, comenta sobre a new left inglesa(E.P Thompson, Christopher Hill, Eric Hobsbanw e Perry Anderson) e sobre o debate envolvendo Althusser e E.P Thompson. Abraço.
@pedroirio12345 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Parabéns!!!
@Rodrigo_Burigo5 жыл бұрын
Parabéns pelo canal, pela iniciativa e pela sua trajetória. Obrigado por dividir seu conhecimento conosco.
@Bruna351935 жыл бұрын
Isso tudo sem contar que, quando há um professor disposto a promover aulas, estudos e pesquisas sobre Marx, o conhecimento dele das obras marxianas em si é, geralmente, bem estreito, fazendo que ele tenha falhas como orientador e essas falhas sejam reproduzidas pelos orientados. Ansiosa pelo próximo vídeo sobre a Escola de Frankfurt. Excelente trabalho.
@thaylor72184 жыл бұрын
De qual planeta vem os marxianos?
@williamandrewshermenegildo69412 жыл бұрын
@@thaylor7218 Marte, confira no livro de Alexander Bogdanov "Estrela Vermelha".
@Ramonxavierp4 жыл бұрын
É igual a Paulo Freire na educação, eu estudo pedagogia na UECE(Universidade Estadual do Ceará) e aqui se tem uma cadeira optativa sobre Freire, da pra se formar sem nunca ter lido um livro dele, eu li por fora, mas no curso mesmo só se ver alguns textos. Estou começando a estudar Marx também de maneira independente, o canal inclusive está me ajudando muito. Antes de fazer pedagogia também cursei Geografia, o que eu percebo sobre Marx é que muita gente fala dele, mas pouquíssimos realmente leram. Isso entre professores e alunos.
@brunnogurgel30764 жыл бұрын
Qual é a realidade do estudo de Milton Santos nos cursos de Geografia no Brasil? Segue o mesmo panorama desses outros?
@isisliberato5 жыл бұрын
Cara, muito bom teu vídeo! Obrigada! Falou tudo o que eu tinha pensado em falar! hahaha
@Marcio_Luiz_arquiteturA2 жыл бұрын
Vídeo importantíssimo pra esse período de distorções infantilescas. Valeu !
@ricardosousa99714 жыл бұрын
Adoro o canal pela qualidade do conteúdo e a didática de explanar tais conceitos complexos. Belo trabalho!!!
@falecomoscar5 жыл бұрын
Parabéns pelos vídeos.
@joseduarteneto3154 жыл бұрын
Estudo filosofia e estudei ciências sociais em universidadae federal e nunca foi pedido que eu lesse um único texto do Marx, no entanto se fala nele a torto e a direito por todo mundo, ou seja, uma baita de uma lacuna na formação
@orientacaomarxista4 жыл бұрын
É exatamente isso. Muito comentado e NUNCA estudado.
@leondiegodelpino4 жыл бұрын
Eu fiz uma matéria em ciências sociais e tive que ler e livros dele, mas acho que foi um professor foda que passou, mas tbm passou vários autores liberais. A matéria era de teoria política.
@semiografo4 жыл бұрын
Tem algum vídeo onde você fale mais da sua biografia? Achei interessante essa passagem pela computação, seria legal falar mais sobre a sua trajetória para encorajar quem quer sair das exatas e passar para as humanas.
@Диегомайя5 жыл бұрын
Embora, hoje me formo em Ciências Sociais. O que diz sobre o boicote aos estudos voltados a Marx na Universidade você está totalmente certo camarada!
@alancosta47604 ай бұрын
Eu fiz filosofia pela UFPB e nunca fui obrigado a ler Marx, ele era muito citado é verdade (com o tempo, entendi que bastante errado), mas não tinha a mesma exigência que Weber por exemplo, também tinha bastante Florestan, fora o de sempre Nietzsche, Kierkegaard, Sartre, Heidegger, O QUARTETO MARAVILHOSO!!!
@gabrielm30064 жыл бұрын
Muito bom, Gustavo!
@lorranneves20203 жыл бұрын
Muito importante esse relato sobre a realidade do marxismo nas universidades brasileiras.
@underground-lq5zr4 жыл бұрын
Sou formado em Geografia por uma Universidade particular e pós graduado em História contemporânea pela UFF, Niterói, RJ. Concordo 100% com o que você aborda no texto. Claro que a influência de Marx está presente, sobretudo na Geografia atual, mas sua análise é completamente coerente.
@aparecidorodrigues32273 жыл бұрын
me interessei muito pelo seu trabalho, conciso, coerente, e imparcial. Isso deveria ser denunciado, porque, mesmo não gostando das teorias de marx, elas deveriam sim ser expostas para fins de conhecimento e alimento curricular. Parabéns!
@imagensaereasfigueiredo57134 жыл бұрын
Eu ouvi sobre Marx em um curso de computação na disciplina de empreendedorismo, situação rarissima
@GbrGz4 жыл бұрын
Sou historiador e utilizo uma perspectiva marxista, meu orientador, ainda bem, é muito afeito ao marxismo. Mas meu projeto de pesquisa foi acusado de ser baseado em uma fundamentação antiquada e superada na entrevista de seleção, mesmo utilizando autores marxistas majoritariamente de 1980+
@Диегомайя5 жыл бұрын
Compartilho da mesma dificuldade sobre o pretendido após o ensino médio!
@vindiecosta95544 жыл бұрын
Na UFMA (Universidade Federal do Maranhão) o curso de Ciências Econômicas ainda preserva as cadeiras de Economia marxista 1,2 e 3 (obrigatórias) mas tá com os dias contados. Já possuem um grupo de estudos Olavo de Carvalho (pasmem!!!)
@pamelapimentel27614 жыл бұрын
Meu pai celeste 🤦♀️🤦♀️🤦♀️🤦♀️ realmente é o fim
@matheusmandai66752 жыл бұрын
Economia marxista TRÊS é exagero a meu ver. Eu tive até a Ec. Marxista dois e ja achei demasiado. Agora ter Olavo de Carvalho ai é realmente uma decadência lamentável...
@renatocosta99294 жыл бұрын
Fiz graduação em historia na UNICAMP entre 2000 e 2005. Tive um prof. estritamente marxista, nenhum curso obrigatório específico d Marx (mas tive historia do pensamento liberal). A maioria dos profs. eram de esquerda? Óbvio, uma realidade mundial, mas lembro claramente deste estigma dos profs. "dinossauros" q se dedicavam a.Marx. Até mesmo em historia social do trabalho (área q pesquisei por um tempo) era difícil encontrar subsídio, ao contrário d historia cultural e micro historia. Seu relato é preciso.
@Rotricus5 жыл бұрын
Outra possível fonte dessa história de marxismo dominando universidades que eu considero muito plausível, mas diferente em conteúdo, é uma que o Lessa menciona em vídeo também: quando o governo brasileiro bateu o carimbo pra criação das uni federais (acho que é esse o contexto), uma em cada estado, houve necessidade de muitos mais profs do que havia de direita disponíveis, daí os prof marxistas ganharam cadeiras; daí, muitos estudiosos de Gramsci pegaram esse fato e disseram que "a luta contra hegemônica gramscista tava surtindo efeito" e pronto, era só fazer a luta contra hegemônica, e conseguiria espaço. Acontece que aquele foi um cenário muito específico (eu não lembro o ano exato que ele menciona, mas como tá atado à criação das federais, não é difícil descobrir), então de certa maneira esse "mito" (triste ter que usar esse termo hoje em dia!) de certa forma é alimentado inclusive dentro de uma parcela da esquerda marxista, de que se não é, pode ao menos garantir uma presença através da luta contra hegemônica. Mas a realidade tem mostrado o contrário: um apagamento contínuo de Marx na academia. Outro setor que eu sugiro dar uma olhada também é a do Serviço Social. Quiçá uma área que, do ponto de vista de produção marxista deve estar melhor que História... rs Abraço!
@Rotricus5 жыл бұрын
Pra constar: eu sei que o conceito de contra hegemonia é um desenvolvimento posterior e não de Gramsci. :) Mas a galera em geral reputa a ele.
@pamelapimentel27614 жыл бұрын
Me formei em serviço social em uma Universidade Federal, não li nenhum texto do próprio marx no curso ,havia referências sobre ele é sugestão de textos dele,mas como o Gustavo falou não há tantos especialistas em Marx assim, é o marxismo e a base do serviço social. Lemos gramisc e debatemos ele em sala de aula.
@jaimehorta25215 жыл бұрын
Marx disse "se o marxismo é isso então não sou marxista" o problema é esse...
@murielsilva60544 жыл бұрын
O que você nos mostra que, antes de acreditar em qualquer coisa que nos é dita, é vital pesquisar, e pesquisar nas fontes certas. Porque senão corremos o risco de espalhar falácias.
@silvahumberto3 жыл бұрын
Não necessita dar nomes as idéias. Imagine um esporte que se jogue bola com os pés, com dois times de 11 cada lado(10 só podem jogar com os pés e 1 pode usar as mãos em um lugar determinado), em cima de um gramado, ganha quem acerta entre as traves (que formam um retângulo) com rede do adversário mais vezes, com regra do impedimento, não pode por a mão na bola, tem que respeitar as linhas que demarcam o campo, etc. esse esporte eu vou chamar de opaxigun. Posso mudar o nome, mas todos sabemos o que é de fato.
@LiteraturacomH Жыл бұрын
Sim, hoje é, mas anos 80 não. Mas você vê fragmentos da cosmovisão marxista. O Perry Anderson (marxista inclusive) explica muito bem o que houve nas universidades. Ele chama de Marxismo ocidental.
@geraldoramos7350 Жыл бұрын
Grato.
4 жыл бұрын
Um dia desse eu tive a infelicidade de ver um video do Olavo de Carvalho, mas no video ele disse que a esquerda brasileira nunca leu Marx. Ele fala que os únicos que leram na época dele lá foi um grupo com o FHC e outra meia dúzia.
@nycolaspaffoni5784 жыл бұрын
CHÁ DE PILHA ninguém que proclama o tal marxismo cultural nega que o que se apresenta na Universidade é um marxismo vulgar, isso na verdade é um fato bem implícito. Ele acaba atacando um espantalho do que os de direita conservadora dizem. Eu acho que tudo é centrado muito na visão pessoal. Enquanto ele mostra casos de como o marxismo é repreendido, tem inúmeros outros casos de conservadores que foram perseguidos por sua ideologia e até aquele famoso vídeo apresentado em uma escola do “Karl Marx baile de favela”. Temos que ver cada caso é analisar com cuidado.
@reginaldooliveira46183 жыл бұрын
Coloca um vídeo sobre NEW LEFT
@historiandoaverdade44634 жыл бұрын
Ricardo Antunes, José Paulo Netto, Alisson Mascaro...
@caiodecastro7956 Жыл бұрын
Interessante, talvez o meu curso de ciências sociais (PUC-SP) tenha sido, mesmo que levemente, uma exceção frente a maioria dos cenários. Nele, além de uma disciplina eletiva básica voltada a introdução do pensamento de Marx (sociologia III) algumas outras disciplinas eletivas, em especial as chamadas temáticas, abordaram autores marxistas como Gramsci, Althusser, Poulantzas etc (vale citar o professor Lúcio Flávio Rodrigues que trabalha sob esta matriz) Nada muito aprofundado, e longe de fornecer um leque amplo ou panorâmico ao redor da tradição marxista. Em disciplinas eletivas de política tivemos introduções a Teoria Marxista da Dependência ao abordar discussões que atravessaram o Brasil ao longo do último século. O Serviço Social aqui é outro exemplo, sendo muito marcado pela produção do José Paulo Netto (UFRJ) Mas é claro que este papo torto de "marxismo cultural" é besteira. De fato, puxando fundo o que é, de longe, mais comum nos cursos de ciências humanas é tratarem, quando muito, autores que se enquadram no "pós-marxismo" , além dos vinculados a Crítica do Valor e Escola de Frankfurt, que não é exatamente marxista, tendo em Marx uma mera referência. No caso da pós-graduação na PUC, temos alguns nomes, à exemplo Antonio Rago Filho, discípulo de José Chasin, que foi da revista Ensaio, um caso prático do que você bem citou sobre as revistas voltadas a divulgação do marxismo. Vale citar, também, uma abordagem chamada _socio-histórica_ (baseada na produção de Silvia Lane) ancorada em Vigotski que se desenvolveu no interior aqui da Psicologia Social da PUC, onde residem professores que estudam, se não Marx, autores da tradição marxista como Lukacs, Meszaros etc. Eu poderia citar nomes em algumas outras universidades. Exemplos são em Alagoas, como os lukacsianos Ivo Tonet e Sergio Lessa, além do pessoal do núcleo de sociologia do trabalho de Ricardo Antunes na UNICAMP, e na própria UFMG com Ester Vaisman e Ronaldo Vielmi Fortes, que são excelentes. (acredito que um deles te orientou, inclusive? ou compuseram a banca examinadora da sua pós) Enfim, questão é que até existem núcleos de pesquisa no país compostos por marxistas, mas de fato não são muito expressivos.
@SuperSl4Sh5 жыл бұрын
Grande!!
@fiascotv14 жыл бұрын
Man o que você pensa em relação ao Eduardo Moreira que quer acabar com o sistema fazendo curso de como investir na bolsaw
@rebecaanastacia30204 жыл бұрын
Eu lembro de desde cedo, no ensino médio, nas aulas de história, reparar que tudo, todo pensamento, ação, política, qlqr coisa que fosse voltada para um ideal "a favor do povo" era rotulado de comunista e em seguida execrado pelo "governo e a elite dominante". Nunca entendi isso. Modo de dizer, claro, pq vc sabe o que quer dizer... Ou seja, se dentro das universidades existe algum tipo de movimentação, discussão, pensamento, qlqr coisa que se oriente a favor do povo (msm que não se considere de esquerda, ou melhor, se quer tenha qlqr viés político), então certamente é por isso esse título. Mas essa noção não é só do governo atual. Lembro de qndo fui fazer a matrícula no curso de pedagogia na federal do ceará, um guarda do local falou algo do tipo "lá é cheio de petista", algo nesse sentido. 2018. Só faltou dizer que eu seria recrutada pelo exercito marxista. Ou seja, ele pode nem saber o que o marx fala, ou ter uma noção mais "ampla" do que seria a esquerda.. Mas tinha esse esteriótipo em si. Basicamente pq os que aderem ao ideal do PT é quem precisa de ajuda, se PT é de esquerda, PT é marxista, então todos que lutam pelos direito são marxistas. As vzs eu tenho até receio de dizer que estudamos sociologia lá, qnto mais que estudamos (bem raso) marx.
Nesses 3 anos sem resposta cê já achou pelo menos uma? Tb queria saber
@dgiacomo122 ай бұрын
@@espartakus_gg opa, A Crítica Marxista reúne bons textos, especialmente mais antigos. De produção atual e nacional vale a pena olhar a Verinotio, revista bem séria. Hoje em dia estou muito desligado do estudo acerca do marxismo. Na faculdade, participei de um grupo de pesquisa do Alysson Mascaro e essas revistas eram bem utilizadas.
@ClairDeLune9872 ай бұрын
Tbm quero @@espartakus_gg
@WilsonBerlim4 жыл бұрын
Eu só li dois textos sobre Marx em minha graduação. O furto da Madeira e o Brumário de Napoleão. Este último, muito difícil de ler.
@Rotricus5 жыл бұрын
É uma pena o áudio estar desconectado do vídeo. =(
@rico3d20095 жыл бұрын
Show
@viixxe4 жыл бұрын
Marx nunca foi abordado como leitura obrigatória em todo o meu curso de Direito na UNICAP até agora. No máximo tem uns cursos de introdução como atividade complementar. Nem em Direito do Trabalho a gente lê algo mencionando Marx nos manuais. Percebi que tinha uns estudantes que liam e leram por conta própria e eram de direita! Poderiam até discordar de Marx, mas acho que precisariam de um bom comentador guiando a leitura deles. Nunca li O Capital (acho que li mais Engels do que Marx) e sou de esquerda, embora não me considere de nenhuma linha marxista.
@pdro2833 жыл бұрын
Verdade.. também já vi muito isso
@Mimijohnsoneosdgs5 жыл бұрын
Acredito que teses de autores que se relacionam sua obra diretamente e indiretamente com Marx aumentam mais a contribuição
@joaoslima44004 жыл бұрын
Deus me livre de um livro do Ricardo Velasquez. Muito interessante o conteúdo do vídeo. A ascensão do olavismo levantou essa ideia de marxismo cultural. Cabeças completamente vazias foram preenchidas com ideias anacrônicas , como nazismo de esquerda, e infundadas como essa de universidades marxistas. O caos social em que vivemos é tão grande que está virando moda chamar os outros de comunistas. Inclusive, nas redes sociais, eu vejo gente se assumindo comunista pelo simples fato de ter votado no PT. Eu sempre estudei em escolas particulares e passei toda a minha trajetória escolar sem nunca ter ouvido falar em Marx. Na faculdade ouve uma menção muito vaga a Marx (com os outros dois porquinhos) na matéria de ciências sociais. Na verdade eu nem lembro como me interessei por Marx, de repente eu tinha alguns livros em casa, Pra minha sorte o Gustavo Machado criou este canal.
@ivanmartins654 жыл бұрын
Talvez aqui se encaixe dizee: "Você vai acreditar em mim ou nos seus próprios olhos?"
@sntjr3 жыл бұрын
Mas o que alguns criticam é a influência, vinculam o pós modernismo, relativismo epistemológico ao Marxismo, dizem que ciências sociais dão margem para a Esquerda identitária e tem sua inspiração em Marx, inclusive a parte de construção social X Biologia. Você teria um vídeo sobre isso?
@libertarioantipoder28072 жыл бұрын
Esse vídeo fala um pouco sobre marxismo e pós modernismo kzbin.info/www/bejne/fZK4qKx-jc2Yp7c
@niloGRU2 жыл бұрын
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vou nem comentar, nem precisa comentar !
@cafegamesefilosofia56362 жыл бұрын
NOSSA INDIGNAÇÃO É CONTRA AUTORES NÃO MARXISTAS, NÃO TEMOS NADA FORA DA BOLHA PROGRESSISTA
@Guilherme-nv5wq5 жыл бұрын
Isso é triste
@leandrosoaresarantes51345 жыл бұрын
👏👊👊
@agente287 Жыл бұрын
Pra quem mora no polo norte todo resto é polo sul. Aquilo que nao é extrema direita é esquerda
@underground-lq5zr4 жыл бұрын
Marx é muito falado e pouco conhecido.
@viniciusgomes76064 жыл бұрын
Parece choradeira, mas é verdade!
@Vouempurrar4 жыл бұрын
Ou, sou de Almenara
@ConnorRk-729 Жыл бұрын
Eu tenho a porr dum livro criticando pra krl o capitalismo de forma grotesca do meu lado '-'
@Pobrefilosofia4 жыл бұрын
Então tivemos 3 fases, a primeira fase foi a dita Cristã (Ratio Studiorum), durando pelo menos 300 anos;a segunda fase pós proclamação da república entra em cena o (positivismo), durou pelo menos 50 anos; após essa data veio a influência da ESCOLA NOVA (marxismo), teve início na década de 40 e dura até hoje , então não tivemos marxismo, a USP NÃO FORA PORTADORA DESSE legado?
@andreneves60644 жыл бұрын
Não bate com minha experiência como estudante de economia. Tive que estudar O Capital, vol 1 e 2 e tive também diversas disciplinas baseadas na teoria de Marx.
@renatocosta99294 жыл бұрын
Faz sentido, a obra mais importante de Marx é um estudo de economia; e tem relevância dentro desta ciência. O q ele quer mostrar é q a ideia de q Marx.domina as ciências humanas é um espantalho. Fiz historia e ele está redondamente certo.
@luizhumbertocampos11032 жыл бұрын
Gustavo tratou da experiência pessoal dele. Claro que pessoas diferentes vão ter passado por outras experiências
@lucashaniel9704 Жыл бұрын
@@luizhumbertocampos1103 Se tu vasculhar as grades curriculares vai ver que não é bem assim. Marx é quase sempre estudado por comentadores e/ou apenas seus livros "curtos"; por vezes, até os panfletos políticos são estudados (como o Manifesto), ainda que eles não sejam obras científicas. Fato é, o Capital é bem raro de ser estudado, e só é estudado, no caso do exemplo do colega acima, em cursos de Economia; mas não qualquer curso, apenas aqueles que dão alguma importância para Economia Política, o que não faz regra nos cursos do Brasil.
@lucashaniel9704 Жыл бұрын
Tu realmente tiveste de estudar TODO o livro um e dois do capital? A obra de mais de 900 páginas cada? Ou tá falando apenas do capítulo do primeiro livro? Ou está falando apenas da seção 1 e 2 do livro 1?
@andreneves6064 Жыл бұрын
@@lucashaniel9704 volume 1 todo e capítulos iniciais do volume 2 (coleção Os pensadores). E vários textos de autores marxistas, salvo engano, em todos os períodos.
@andersonmedina76815 жыл бұрын
Claro! Marx é BÁSICO! Quem quer escrever sobre Marx precisa ser perfeito!
@cafegamesefilosofia56362 жыл бұрын
É ENSINADO UM MARXISMO DE ÁGUADE CHORUME
@Pobrefilosofia4 жыл бұрын
vamos estudar um pouco mais garoto, o senhor esta no caminho...
@marcosdavi2.0204 жыл бұрын
Faz um vídeo sobre os cortes na educaçao na época do PT
@amotaba2 жыл бұрын
Exato
@robsonlima15812 жыл бұрын
Se as universidades e ninguém segue da forma correta o verdadeiro Marxismo ou Comunista . Só o próprio Marx e os comunistas do passado conseguiam fazer isso !!!Então vejo que esse tal de Gustavo é um senhor Utopia !!! kkkkkkkkkkk Vivi numa bolha Utópica !!! Kkkkkkkkk. Deixa eu com a minha vidinha mediocre mesmo !!! Rsssssss
@5driedgrams3 жыл бұрын
É triste ter que fazer vídeo sobre o óbvio.
@arytonpinheirodemelomelo304 жыл бұрын
Hummm tinha que trabalhar ne, trabalha com a filosofia!!
@godhand4813 жыл бұрын
As universidades nunca foram marxistas. Disse o marxista, confia
@cafegamesefilosofia56362 жыл бұрын
o mentiroso acredita que só ele tem razão
@Pobrefilosofia4 жыл бұрын
a micro história ou estória do povo não é marxista? o senhor é bem comédia.
@wm_wm013 жыл бұрын
Ele confunde estudar diretamente o Marx com o marxismo. Seria o mesmo que dizer que os Socialistas/Comunistas marxistas brasileiros de 20/30 do século XX não eram marxistas apenas porque não tinham lido o Marx diretamente. Utilizavam as bases teóricas do Marx para entender o mundo ao redor. É isso que define um marxista e não uma análise profunda do Marx. Tratar de forma diferente é não saber do histórico do marxismo.
@cafegamesefilosofia56362 жыл бұрын
o senhor só conhece Marx, não estudou nada, sua formação é esse farelo de bolo
@cafegamesefilosofia56362 жыл бұрын
continue mentindo que o senhor vai longe
@MarcosSilva-sk7ew4 жыл бұрын
observacao : o sopcialismo nao pega pq a esquerda deichou todos burros entao o tiro saiu pela colatraa kkkkkkkkk
@fe1ip33 жыл бұрын
"sopcialismo" nao pega? a esquerda "deichou" todos burros? Por favor, elabore...