Comecei ancap vendo um video-resposta ao Alexandre Porto, terminei defendendo revolução socialista. Sei lá, o Gustavo é foda demais, esclarece várias paradas.
@Ismaeldima17 Жыл бұрын
Gustavo é extraordinário mesmo. Capaz de fazer muito pela causa
@terminatoratrimoden131910 ай бұрын
@dasarashi1900 360° seria só se eu voltasse a ser ancap
@canalsenagames10 ай бұрын
começou ético e terminou antético kkkk
@terminatoratrimoden131910 ай бұрын
@@canalsenagames Expandi a ética pra a classe trabalhadora no caso
@canalsenagames10 ай бұрын
@@terminatoratrimoden1319 é ético roubar meios de produção de alguém que conquistou esse meio de produção de maneira ética? (alguém que não expropriou ninguém)
@Solid--Snake Жыл бұрын
nao sou trotskista mas colo nesse canal pra aprender mais sobre essa vertente. no final de tudo somos marxistas. abraço!
@wallyff2868 Жыл бұрын
Também
@BetoOliveira_machuta Жыл бұрын
Você é o que
@rafaelpizzoloto90496 ай бұрын
Eu tbm. Gosto MT do Gustavo, mas, confesso que, qnd ele fala de Stalin, união Soviética e outras experiências socialistas eu só desconsidero. Porém, aprendo MT sobre Marx com ele e gosto de ouvir seu ponto de vista e entendimento sobre diversos assuntos
@alvaroxex5 ай бұрын
@@rafaelpizzoloto9049Desconsidera por quê? Stalin foi importante, mas foi de certa forma imperialista em relação à Cuba e à China, e é criticado de forma pertinente.
@rafaelpizzoloto90495 ай бұрын
@@alvaroxex desconsidero pq discordo, ué?! Rs
@JoaoGuilherme-cl6qw Жыл бұрын
O melhor canal sobre marxismo no youtube. Continue fazendo vídeos, por favor não pare.
@jonassilvapereira7045 Жыл бұрын
Te proponho um desafio q talvez poderá gerar uma nova playlist: o q vc sabe de Brasil e o q é (será, poderá ser) a Revolução Brasileira? Seria muito importante vc falar mais sobre a nossa realidade, nossos problemas economicos, políticos, nossa luta de classe em sua especificidade, a dependencia e subdesenvolvimento, nossa história e seus significados e consequencias nas lutas que temos que travar hoje. Enfim, Brasil, America latina.Obrigado!
@sandro230579 Жыл бұрын
Exatamente!!!
@viniseteae Жыл бұрын
a revolução brasileira deve ser a volta da monarquia absolutista. viva ao império
@jonassilvapereira7045 Жыл бұрын
@@viniseteae reacionarismo bocó, pensamento bem pobretão. Vá ler o pai nosso em latin, vá.
@cirocampos9953 Жыл бұрын
@@viniseteaefofo
@MarcelodeItapecerica Жыл бұрын
Camaradas, tem um livro da editora Sundermann chamado "O Brasil precisa de uma revolução socialista", neste livro se fala justamente desse tema que você gostaria de saber.
@CodexGame Жыл бұрын
Não precisa nem refletir pra meter um like monstruoso nesse vídeo
@LucasCarvalho-dx1rw Жыл бұрын
Gustavo, que bom que está de volta! Explica as diferenças entre as correntes do trotskismo tipo morenismo, pablismo, a linha do POR e etc
@mateustranquilao Жыл бұрын
Pablismo nem existe mais , no começo dos anos 50 for um grupo que defendia a adesao aos PCs, tinha um método burocrático e autoritário e foi responsável pela diluição de importantes partidos trotskistas ao redor do mundo. Como Pablo era autoritário; Mandel e Moreno reorganizaram a internacional, eles tinham muitas diferenças mas eram honestos no debate. Mandel sempre capitulava aos modismos da esquerda , como o guerrilheirismo e o vanguardismo. Nos 70 capitulando ao Eurocomunismo escreveu que a revolução deveria levar a uma democracia radicalizada ao invés da ditadura revolucionária do Proletariado, Moreno reagindo escreveu um livro com esse nome "A ditadura revolucionária do proletariado ". Mandel hj é a inspiração teórica da SU de Daniel Bensaid , que defende q na "nova época" está colocado um longo período de luta institucional, ou seja , a revolução é pra daqui 200 anos .
@r_y_a_n. Жыл бұрын
Gustavo, sugiro que você faça um react do Marcelo Andrade, um metido a professor de história que não sabe NADA de marxismo mas se propõe a refutar Marx. Para você ter uma ideia, ele diz coisas como “Marx dizia que a estrutura gera a superestrutura” e “Lênin viu que o socialismo falhou e criou a NEP”… ou seja, pior que livro didático de ensino médio. No mais, te vejo nesse domingo no evento de São Paulo, vai ser um prazer te conhecer. Obs.: conta comigo com qualquer ajuda com o canal.
@augustohenrique4198 Жыл бұрын
Esse "professor" tá fazendo um marketing pesado no youtube. De vez em quando aparece um anúncio dele pra mim aqui no youtube. Ontem mesmo assisti um no qual ele diz que o fascismo e o nazismo têm Marx como fonte kkkk
@JorgefromtheO Жыл бұрын
Esse cara é o novo Olavo do KZbin.
@r_y_a_n. Жыл бұрын
@@JorgefromtheO é o que o Marcelo se propõe ser, mas ele é bem, mas bem mais limitado que o Olavo em todos os sentidos: oratória, referências, ideias, argumentação… O Marcelo é um desastre completo.
@L.E.Cabral Жыл бұрын
Não acho que o gustavo deva fazer esse tipo de react, ainda mais sabendo que esse sujeito "quer" os reacts. Me parece óbvio que ele fala tanta besteira quanto gasta dinheiro com marketing para justamente receber atenção.
@L.E.Cabral Жыл бұрын
@@augustohenrique4198É marketing do absurdo...
@ocurioso9754 Жыл бұрын
Sugestão: faz um vídeo explicando as diferenças entre os marxistas e anarquistas.
@L.E.Cabral Жыл бұрын
Muita boa a sugestão!
@dagobertosantosdeoliveira9546 Жыл бұрын
Anarquistas ainda apoiam a propriedade privada dos meios de produção.
@terminatoratrimoden1319 Жыл бұрын
up ^
@viniciussouza4599 Жыл бұрын
O novo estilo da thumbnail ficou excelente Gustavo
@martaturra7455 Жыл бұрын
Conheço Gustavo e tive a oportunidade de participar de curso ministrado por ele. EXCELENTE!!!!!
@Ergatocrata_309 Жыл бұрын
Fala Gustavo, tenho duas perguntas, uma quanto ao vídeo e outra quanto a série de vídeos: 1. Qual é a posição trotskista quanto ao conceito de libertação nacional? Vocês defendem a linha de Lênin ou de Luxemburgo? 2. Nessa sua playlist, você pretende falar sobre a Esquerda Comunista germano-holandesa (Pannekoek, Mattick, Gorter, Rühle) e italiana (Bordiga, Damen, entre outros)? Penso que apesar de bem desconhecidas, ambas são correntes dentro do pensamento marxista que valem a pena serem mais faladas, e seria bom ver o que você tem a dizer sobre essas duas.
@matheusm.f.6558 Жыл бұрын
Muito obrigado pela aula, Gustavo! Uma semana de paz para você e sua família!
@LeninLiberato3 ай бұрын
Sou leninista (provavelmente sou chamado de stalinista por vcs) Estou aqui pois quero aprender mais sobre as idéias de vcs e poder estabelecer um diálogo mais coerente, e tb pra elaborar uma síntese. Considero vcs camaradas apesar de todas as discordâncias, vamos a luta e abraços galera, bons estudos e boa militância para vcs 🫂
@pedromgła3 ай бұрын
Uma curiosidade: Trotskistas reinvindicam Lenin, o ponto deles sempre foi o fato de terem deturpado Marx e Lenin no caso... Agora se você apoia Stalin, realmente não há salvação
@LeninLiberato3 ай бұрын
@@pedromgła apoio kkkkkk mas não quer dizer q não há salvação cara kkk. Eu não sou ignorante cabeça dura assim não, tem gente q enxerga ele como um deus, oq eu acho ridículo.
@mateustranquilao2 ай бұрын
@@LeninLiberatoquestao é q se n aoiar stalin vira traidor. E stalin deve ser combatido, pq exterminou os bolcheviques um sec atras ... Mas alem disso, a politica stalinista de frente popular e coexistência pacifica com o imperialismo tão ai ate hj. Tenta ler "a teoria da revolução permanente" , vc achana internet. Vai esclarecer muita coisa.
@mateustranquilao2 ай бұрын
Me da UM motivo p apoiar Stalin. Nem cita segunda guerra pois a URSS venceu APESAR de Stalin. Qualquer analise decente mostra isso.
@franciscoalexandresammarti5276 Жыл бұрын
Muito obrigado pelo seu trabalho aqui na internet! Abraço
@MieuJr Жыл бұрын
esse é a voz da razão, nunca errou, só aponta
@GabrielAmenor Жыл бұрын
VÍDEOZÃO!!!!! Claro como água potável!!! Parabéns, Gustavo 🚀 só vamo!!!!!
@wandersonnascimento7476 Жыл бұрын
Vídeo necessário demais, Gustavo! Um abraço!
@Igor-cw1yy Жыл бұрын
muito bom galera de bh nao pode perder essa atividade na ufmg em,se eu fosse de lá eu ia com certeza
@TheBisnetO Жыл бұрын
Retorno em grande estilo!
@kirkezada Жыл бұрын
brabo, a nova thumb ficou bonita!
@gabriell267 Жыл бұрын
Se puder, faça um vídeo comentando a crise do PCB.
@dudac.9624 Жыл бұрын
Muito bom!!! Sempre fazendo um debate sério e muito importante. Parabéns ao canal Orientação Marxista e a Gustavo Machado.
@Fabiowsousa Жыл бұрын
Que bom que esteja de volta.
@taniacallegaro275723 күн бұрын
Muito bom. Que nível de conhecimento sobre o assunto. Alta capacidade para explicar um assunto complexo. Obrigada
@miojao-r7r Жыл бұрын
Gustavo, atualize as playlists do canal. Não necessariamente adicionando novos vídeos, mas associando os vídeos existentes. Alguns vídeos já existentes poderiam ser associados a playlist "charlatanice keynesiana", por exemplo.
@leandroschemmer Жыл бұрын
Muito esclarecedor. Acho que um ponto que é bem complexo e merece ser mais explorado é a questão da transformação gradual vs repentina (revolução) e de como podem ser conservadas ou não, durante esse processo, certas características capitalistas. Sendo impossível virar a chave de uma hora para outra pela própria inércia interna e a necessidade do internacionalismo, o que pode então se tornar uma armadilha ou no mínimo uma séria dificuldade para esse processo.
@aliestranger3 ай бұрын
ainda estou aprendendo sobre as vertentes, tentando ouvir os diferentes posicionamentos dos marxistas, pois o que queremos é união e revolução. Ando sacrificando um tanto de saúde mental para não desistir devido a tantas tretas, mas sigo no aprendizado, os marxistas no youtube são valiosos! Valeu camarada
@pedromgła3 ай бұрын
Vou te dar uma dica: Você luta pelo socialismo pra emancipar/libertar nós, trabalhadores, ou luta pelo "socialismo" com partidos ditatoriais que oprime até os próprios trabalhadores? Se for o primeiro, vai fundo no Trotskismo porque ele não distorce o marxismo, ao contrário, ele evolui a teoria do mesmo. Se for o segundo, acho que vai gostar do Stalinismo e outros parecidos que oprimem nós e tentam existir no meio do capital, levando a um revisionismo do socialismo e nos desviando do que queremos (comunismo). Só isso mesmo, virei Trotskista porque não só se parece com Marx, como evolui a teoria dele.
@pedromgła3 ай бұрын
Ah, e bons estudos e melhoras mentalmente. Se quiser podemos conversar mais sobre comunismo...
@OCaveiraTattoo11 ай бұрын
Salve Trotsky, o maior menchevique da história!
@Lukpard1 Жыл бұрын
Salve Gustavo domingo nos encontraremos aqui em SP abraço !
@francislacerda2193 Жыл бұрын
Que bom que vc voltou Gustavo!! ❤
@alokastrologica2727 Жыл бұрын
vou fazer de tudo pra trazer o Gustavo pra fazer curso em SC
@filiperigueira Жыл бұрын
O problema que eu vejo é que as organizações de trabalhadores estão cada vez menores e mais pulverizadas, pelo menos no Brasil. Creio que a estratégia seria convencer pessoas e não grupos de trabalhadores de uma determinada classe, como acontece. Vou dar um exemplo: na CEMIG, em bh, não se vê mais greves de trabalhadores da instituição, devido à redução da mão de obra própria, com terceirizações e pulverização de classes dentro da empresa, a exemplo engenheiros e eletricistas buscando interesses próprios.
@caua7007 Жыл бұрын
Pra haver uma revolução é necessário que haja todo o apoio da classe trabalhadora, organizar um setor isolado muitas vezes gera sufocamento, só ver o caso dos trabalhadores das minas de carvão durante o governo da Margaret Tatcher. E outra coisa, a diminuição da força dessas direções da classe trabalhadora é que elas saíram desmoralizadas por terem tido se tornado burocratizadas e se juntado ao Estado, foi aí que o discurso anti-petista (que é o principal partido da classe trabalhadora brasileira) ganhou força, temos que na verdade é unificar um partido à nível nacional e internacional.
@fabricioaskai Жыл бұрын
Excelente vídeo, parabéns Gustavo!
@Adriano1980 Жыл бұрын
Muito obrigado Gustavo!
@edumagalha2794 Жыл бұрын
Feliz pela continuidade do canal, Gustavo. As tuas justifivas foram pertinentes. Página virada e vida que segue.
@ivantargino4557 Жыл бұрын
Muito bom, camarada. Como sempre...
@miromendesbernardes Жыл бұрын
Parabéns pelo excelente trabalho de esclarecimento embasado.
@t0fn_524 Жыл бұрын
Havia alternativa ao Stalinismo é um baita livro, comprei na pre venda! A edicao é muito boa
@LucaGH19 ай бұрын
Cês gostam de uma idealizada né kkkkkkkkkkkkkk
@mateustranquilao2 ай бұрын
@@LucaGH1 Sabe nem do q ta falando. Ele tava comentando um livro. Q vc nunca leu e nem sabe da existencia. N é questão de idealizar... A questao é q vc acha q tem q defender determinados governos de maneira religiosa se n se torna traidor. Havia alternativa ao stalinismo, e eram os lideres do P bolchevique q foram mortos por Stalin (quase tds).
@ricardoprata3332 Жыл бұрын
Olá Gustavo, apoio total o seu canal. Apenas sugeriria que ao invés da Fafich fosse nas comunidades próximas aos trabalhadores 🎉
@higorlealdacunha3687 Жыл бұрын
Faz mais vídeo sobre trotskismo, quero muito aprender mais
@italodavidgalvao Жыл бұрын
Que bom que o canal voltou.
@Guilherme-qf9ko Жыл бұрын
Eu não vejo a hora de você reagir a João Carvalho e o Ian Neves falando do Trostskismo.
@kirkezada Жыл бұрын
O Ian Neves ele já reagiu man
@magomagoado8420 Жыл бұрын
Ou de Camboja
@professorluciojunior3998 Жыл бұрын
@@magomagoado8420o que vc sabe sobre cambodja
@nickolasrobert7340 Жыл бұрын
Rapaz, da última vez o Yankee Neves tomou um pau do Gustavo.
@ricardocardoso1979 Жыл бұрын
Amigo, a extrema direita querendo transformar o Brasil num conto de aia e vocês nessa picuinha? Vamos fortalecer o rolê, depois a gente decide o tom de vermelho na bandeira
@alokastrologica2727 Жыл бұрын
AH COMO EU QUERIA SER DE BH PRA VER ESSE CURSO!!!!
@erikarabelo55269 ай бұрын
Nossa. A parte sobre o apodrecimento das condições revolucionárias e a urgência do fim do capitalismo me pegou forte cara. Adoro esse canal.
@RicardoGomes-rs3es Жыл бұрын
Parabens pelo excelente e fundamental trabalho!
@IDN2369 Жыл бұрын
Parabéns pelo canal. Aulas excelentes.
@giovannimacedo1564 Жыл бұрын
Sugiro um vídeo crítico sobre essa "nova resistência", "duginismo", nacional-bolchevismo, ou seja lá o que for isso. Esses caras estão crescendo, inclusive com ligações com figuras políticas importantes como Aldo Rebelo, adentrando no PDT e com certo apoio do PCO.
@luanFcasarin Жыл бұрын
Acho que são só fascistas mesmo
@giovannimacedo1564 Жыл бұрын
@@luanFcasarin sim! o mais puro suco... por isso a necessidade de um vídeo de alerta aos mais incautos. Pq a velha tática de usar símbolos de esquerda está muito forte neste grupo. Algo que não se via na extrema-direita desde o próprio nazi-fascismo.
@johntitorbr Жыл бұрын
Elias Jabbour também anda com essa turma.
@francislacerda2193 Жыл бұрын
Parabéns, pelo vídeo Gustavo. A dorei!
@carolinamalacco1064 Жыл бұрын
tô colada na atividade na FAFICH dia 5 :)
@brenoaps Жыл бұрын
caramba, Gustavo curte uma progzera, inferno do metamorfosi ali no fundo é um dos meus italianos favoritos kkkk
@orientacaomarxista Жыл бұрын
raridade que conheça
@huandney Жыл бұрын
Excelente!
@angeliecrystalarcquell Жыл бұрын
Não sabia que era trotskista. Golfei aqui...
@L.E.Cabral Жыл бұрын
Como sempre, ótimo vídeo, Gustavo. Espero que continue com essa frequência. Se posso sugerir, seria interessante ouvir sua opinião sobre "os erros organizacionais de esquerda". Creio que sua opinião seria agregadora na busca por entendermos o porquê da esquerda brasileira está tão disunida.
@odairjesus8837js Жыл бұрын
Saudação camarada Gustavo SP gratidão.
@marcelocarvalho7528 Жыл бұрын
Muito bom Gustavo! Faz uma mini biografia do Trotsky. Valeu
@felipebehling11 ай бұрын
Esse é o canal marxista mais importante da internet e, infelizmente, não tem o reconhecimento merecido. Proponho que quem puder divulgar o conteúdo de todas as maneiras possíveis, que faça! Se ele permitir, obviamente. Façam cortes e divulguem em outras redes; citem o Gustavo em todos os lugares possíveis; insistam que ele seja convidado para podcasts. O importante é fazer com que ele cresça e mais pessoas possam conhecer o trabalho dele.
@jonassilvapereira7045 Жыл бұрын
Fala sobre organização politica, sobre os desafios da esquerda no Brasil hoje.
@jonsena Жыл бұрын
Seria interessante explicar as muitas correntes trotskistas, sua diferenças, origens, acertos, erros e os debates atuais dessas correntes
@mctitanoperigo19 күн бұрын
Não sou trotskista e tô maratonando os vídeos do Gustavo. É muito bom. Na minha opinião, a esquerda revolucionária tinha que se unir num movimento único e deixar essas questões para depois que o Comunismo ganhar mais capilaridade no povo
@jussietormesdossantos8934 Жыл бұрын
Video excelente!
@altobras42 Жыл бұрын
ótimo conteúdo, comentando só pra engajar
@tiagocarlinisilva4666 Жыл бұрын
Comentário do engajamento!
@MrPedrohcf Жыл бұрын
Tenho uma dúvida! Em quais países houve aplicação dessa forma de organização? Fiquei um pouco confuso em relação ao que o partido deve fazer. No caso a própria classe trabalhadora deve governar, daí não existe representação? É sempre democratização 100% de todos? No caso o PSTU seria o que nesse processo? O PSTU, por utilizar da democracia burguesa, deve ser levado em consideração ou deve ser descartado e somente feito o trabalho de base? A revolução será organizada de que forma? Por representantes ou por espontaneidade de toda classe trabalhadora? Valeeu!
@gabiiel4096 Жыл бұрын
Esta corrente "trotskismo" nunca realizou revolução em lugar nenhum do mundo.
@GabiOpossum Жыл бұрын
Dessa forma de organização vc quer dizer socialismo marxista? já ocorreu na frança, na russia, na ucrania, no vietnã, no laos, na mongólia... Sobre como "deve" ser é simples, com a destruição da separação de classes a propria população se organiza para atribuir quem vai exercer cargos de administração de forma democrática e baseado em confiança popular e proficiência, sendo todos os cargos revogaveis a qualquer momento pela população, isso desde o nivel pequeno como nas industrias até o nivel nacional Recomendo você ler a apostilinha sobre a comuna de paris que tem no sote do PSTU, é muito boa e demonstra categoricamente como foi construido o primeiro comunismo e também como as pessoas da comuna foram violentamente massacradas pela burguesia! O papel do PSTU é orientar e organizar a classe trabalhadora e estudantil como uma toda para realizar a revolução, a questão dos votos como por exemplo votar na Vera para presidente não simboliza que se ela ganhar vai estar resolvido, pelo contrário, a ideia é de que ela ganhando ou não, a salvação do trabalhador está na sua organização e tomada do poder
@pstutrotsky Жыл бұрын
Meu caro, faz uma lista de referências bibliográficas para ajudar as pessoas que queiram se aprofundar.
@IndependenteMarxista Жыл бұрын
Muito bom!
@mahrianajuana Жыл бұрын
Eita! Cheguei 🎉🎉🎉 ❤
@amotaba Жыл бұрын
Ótimo vídeo
@Ibra-fx1dy20 күн бұрын
Me identifico mais com a vertente Luxemburguista, mas tenho simpatia ao movimento Trotskista, mesmo com nossas diferenças.
@rrato11 Жыл бұрын
Deus abençoe a América, Gustavo prometeu e postou, sempre ótimos seus vídeos Gustavo, MT obg pelo conteúdo
@rodrigofaria8530 Жыл бұрын
Excelente vídeo Gustavo. Muito esclarecedor. No entanto, vejo que algo que deve ser mais discutido é a forma de organização baseada no centralismo democrático de Lenin. Algo que se esbarra naquilo que você disse sobre os trabalhadores não serem substituíveis durante a estratégia e o processo revolucionário. Vejo muitos traços de caciquismo e personalismo em muitos militantes, inclusive trotskistas, quando confundem o que é vanguarda e seu papel no processo revolucionário. Se consideram a âncora consciente do processo de uma forma arrogante, meio que imprimindo um rótulo de acéfalo para o conjunto dos trabalhadores. E aí já sabe, a construção coletiva não avança.
@prof.eraldomaia Жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo! Poderia fazer um vídeo explicando as aproximações e distanciamentos entre a corrente trotskista e a corrente lukacsiana? Faço parte da segunda corrente.
@johntitorbr Жыл бұрын
Nossa, bem melhor que aquele esquizofrênico do João Carvalho.
@rogeriovalois4919 Жыл бұрын
Bom vídeo, camarada. Obrigado pela dedicação e pelo tempo. Fiquei com uma dúvida a esclarecer. No seu ponto de vista, a esquerda brasileira que se aliou em torno do PT, por exemplo, PSOL, PC do B, PSB, PSTU, seriam justamente essas organizações políticas que estão se aliando ao capital, justamente para tentar "reformá-lo" através da política?
@gabxew Жыл бұрын
muito bom 👏🏻👏🏻
@caua7007 Жыл бұрын
Gutavo, poderia fazer um vídeo sobre o desenvolvimento do capitalismo no Brasil ? Seria interessante observar esses aspectos gerais e específicos no Brasil para entender como podemos intervir de modo mais eficaz (como a questão agrária e a questão da escravidão).
@sergioferreira4841 Жыл бұрын
Mto elucidativo, Gustavo. Parabéns pelo trabalho. Se possível, poderia falar sobre a classe média e a sua ação anti-revolucionária. Marx previu o crescimento da classe média e sua atuação anti-revolucionária?
@Ismaeldima17 Жыл бұрын
Engels trata disso em "a situação da classe trabalhadora na inglaterra"
@emanuel9128 Жыл бұрын
Esse video é muito instigante, diria que é a primeira vez que tive contato com uma explicação sólida do Trotskismo. Me pergunto o efeito disso em outras pessoas que, assim como eu, conheceram o marxismo atraves do Ian, João e Humberto (cujo trabalho de desmistifação dos principais mitos acerca do comunismo, creio eu, devam ser levados em consideração). Curioso para os próximos vídeos da série!
@GabiOpossum Жыл бұрын
Humberto matos do saia da matrix? Kkkkkkk o cara defende que MMT é marxismo, isso é uma completa falta de respeito com o trabalho de Marx
@emanuel9128 Жыл бұрын
@@GabiOpossum confesso que sequer tenho o conhecimento aprofundado sobre esse tópico para opinar, mas vale lembrar que para um liberalóide alimentado por propaganda e canais ancap (como eu, há alguns meses) esses canais já proporcionam uma mudança de perspectiva bastante significativa.
@guilhermehx7159 Жыл бұрын
16:58 isso é o que eu penso tbn! Inclusive, com problemas ambientais e uma possível evolução exponencial da IA, acho que se se fosse pra acontecer uma revolução, tem que acontecer em no máximo 10-15 anos
@adautocampos9654 Жыл бұрын
Saudações Gustavo.
@lucaslopesf Жыл бұрын
21:48 faça um vídeo sobre o problema que involve a organização desses trabalhadores já conscientes da necessidade de mudar essa forma de sociedade.
@valmirmartinsbarros8899 Жыл бұрын
Gustavo, qual sua opinião sobre a relevância de outras categorias de trabalhadores para a revolução (além do proletariado industrial), a exemplo dos caminhoneiros no Brasil, que já demonstraram possuir uma capacidade enorme de paralisação da economia?
@gatometria16 күн бұрын
Acabo de cair no seu canal. Desde Buenos Aires, e de un marxista fundido, un saludo catastrofista! 😅 Em visão, Ex-P.O(Política Obrera) - pero me jode el “Altamisrismo” que se generó. Assim que a ver o conteúdo e aprender coisa nova. Me formar! Sou de Ibirite e devo voltar pro Brasil pronto. Espero que os encontros na Fafich sigam. :) Um abraço e Parabéns pelo trabalho!
@marianadonativalle232711 ай бұрын
Top! ❤
@zimmerevidio5 ай бұрын
É a segunda vez que estou assistindo ao vídeo e aproveito para fazer uma critica ou observação na live tua com o ateuinforma. Na live ele fugiu da proposta e em momento algum tocou no troacskismo. Eu acreditei que ele iria propor um debate.
@lucaslimamarques Жыл бұрын
muito bom!
@henriqueabreu443611 ай бұрын
Acredito que a grande questão é sobre as condições dadas naquele momento... Era possível um apoio decisivo com a pressão da população pela reconstrução do país depois de décadas de guerra? Pedir pro povo continuar, imagino que fique difícil. Sem contar que a própria máquina de guerra estava estafada... O maior problema ocorreu pelo erro de não usar a mesma estratégia que usaram contra Hitler... pegar um tempo para se organizar e depois ir pra cima...
@mangalvnam2010Ай бұрын
O problema maior é que as organizações ou partidos revolucionários tendem à heteronomia burocratizante, enquanto a ação das classes trabalhadoras quando não burocraticamente encangadas tende à autonomia. Heteronomia e autonomia são mutuamente excludentes. E a mobilização das massas é muito mais fácil de se desfazer, enquanto as organizações ou partidos burocráticos conseguem se manter com mais facilidade. O impulso de autonomia se dissipa rápido, mas o impulso de heteronomia e alienação persiste. Pior: persiste sob um intenso condicionamento da cultura e das significações imaginárias sociais centrais, nucelares da sociedade em questão. A guinada burocratizante logo se torna quase inelutável. Em qual das iniciativas ditas revolucionário-socialistas do século 20 essa tendência à retração burocratizante não ocorreu!? Ocorreu em Rússia e no seu apêndice leste-eurpeu, naturalmente, em Albânia, em China, em Vietnã, Coréia Ruim, Kampuchea, Cuba, em todos os movimentos que diziam tentar superar revolucionariamente o capitalismo, sem exceção. Não por acaso! O fato é que em praticamente todos esses movimentos a própria organização/ partido ou pool/coalizão de partidos foi/foram flagrantemente os maiores inimigos do impulso das massas à autonomia, à autogestão, a começar pela sua própria existência e aparição no cenário como instância de liderança ou tutela para as classes que devem elas mesmas se liderarem diretamente. Se as vanguarda intelectuais convencem as massas de que são incompetentes e incapazes politicamente de autogerir-se as massas acabam por crer nisso e se dispersam, desmobilizam, restando às organizações burocráticas lamentar e tentar reacender a chama em que antes jogaram balde água fria, e com o tempo essas organizações acabam por se tornar apenas mais do mesmo na mesma velha sociedade de classes ou numa outra modalidade piorada de domínio. Pois meios heteronômicos não podem jamais ser usados para alcançar a autonomia! Esta ou é a própria mobilização persistente das massas, ou não é nada senão mais submissão, mais servidão voluntária, apatia e conformismo. É o mesmo dizer que partidos simplesmente não devem existir porque eles mijam em cima do impulso de autonomia das classes trabalhadoras! O melhor que as organizações burocráticas fazem é deixarem de existir para dar lugar, no máximo, a clubes ou grupos informais de estímulo à autorganuzação. Partido só serve, como o nome já denuncia, para partir e rachar as massas em frações, facções, açuladas umas contra as outras obedecendo à cultura de conflitos e assim reforçando a institucionalidade já estabelecida. E para fornecer novos quadros para o establishment apparatchik do novo capitalismo piorado resultante da "degeneração" em questão.
@wallyff2868 Жыл бұрын
Up camarada
@tropicalborealis Жыл бұрын
esse ponto da priorização dos trabalhadores de indústria em detrimento dos agricultores por exemplo eu acho problemático... não deu problema por exemplo na Rússia quando teve a expropriação das propriedades rurais? A questão da produção de alimentos, proteção a recursos florestais e segurança alimentar precisa ser atualizada no debate, na minha opinião.
@luigimariotti2770 Жыл бұрын
otimo vídeo, Gustavo! queria aproveitar e pedir um favor que nao tem a ver com o vídeo: consegue disponibilizar os slides do curso do Capital? estou estudando e gostaria de ter acesso sem ter que ficar printando a tela 😅 se puder fazer a boa pra um estudante, agradeço :))
@uiliandebrito Жыл бұрын
Ótimo vídeo. Gustavo, consegue me esclarecer as principais diferenças entre Leninismo, Marxismo, Trotskismo e etc. Eu não tenho tanto conhecimento a respeito do tema, assim, o que vejo é muita briga entre as correntes. Dessa forma, eu como leigo tendo a entender que todas essas vertentes estão na mesma luta, ou seja, o fim do capitalismo e o alcance do socialismo, mas a briga entre os grupos que não consigo compreender.
@Prof.Biocássio9 ай бұрын
Eu já acho hoje que nem todas.
@nilceliobadaro489 Жыл бұрын
Estudar marxismo é como fazer um curso de analista laboratorial achando que vi era médico.
@luanova4214 Жыл бұрын
Gustavo pensa em debater com liberais publicamente? Foi ótimo quando o Elias teve essa oportunidade e trouxe muita gente para o nosso campo. Esse tipo de enfrentamento é muito bom para propaganda.
@dagobertosantosdeoliveira9546 Жыл бұрын
Tbm acho que seria muito producente. O debate do Elias com a Renata foi um choque pra muito liberal, eu inclusiva. Eu era anti-marxista na época
@jesielbredacamilo1476 Жыл бұрын
Pirei!
@julycosta7988 Жыл бұрын
Eu li nos comentários que alguém pediu um vídeo sobre o pessoal do SOBERANA e queria apoiar essa proposta. Também considero perigoso esse revisionismo histórico operado pelo grupo, tentando fazer uma "análise equilibrada" de Stalin, Mao, etc. Também seria interessante entender como o PCB permitiu que essas aberrações se desenvolvessem no interior do partido.
@GabiOpossum Жыл бұрын
Apoio a ideia de video, sobre o PCB eles permitiram pq a soberana é oq o PCB representa a anos
@elderlourenco-biomusica3644 Жыл бұрын
Difícil encontrar um jeito para esta mudança aconteça pois vivemos na servidão voluntária.
@fernandoabadia2415 Жыл бұрын
UMA DAS PRINCIPAIS TAREFAS REVOLUCIONÁRIAS É DIVULGAR CONTEÚDOS REVOLUCIONÁRIOS, COMO ESTE VÍDEO. ENTÃO, LUTADORES(AS), VAMOS DIVULGAR! ABRAÇO!
@mariadasdoresribeiro6623 Жыл бұрын
Aguardando um vídeo sobre sua análise do setor industrial na atualidade. Parece que há um consenso de que não há mais uma Classe Operária quantitativa e qualitativa, capaz de estar na "linha de frente" de uma revolução socialista. Valeu! 👍
@soneborsone Жыл бұрын
Bacana
@CulturaClassica638 Жыл бұрын
Quantas páginas do Capital ou de Lenin se aplicam quase literalmente a tal situação concreta do meio operário e camponês brasileiro? E, para o marxismo, da interpretação filosófica de uma situação histórica determinada para a ação política e revolucionária, só vai a um passo?
@nocontratempodoalgoritmo4810 Жыл бұрын
O marxismo é um filtro que se sobrepõe à realidade e tenta força-la a caber na teoria. Inclusive - e principalmente - por meios violentos.